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Cantinho da Velocidade / WTCC

sneto2000

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INDY: Dixon domina sessão única do dia no Texas

Scott Dixon dominou o primeiro dia de treinos para a etapa do Texas da Indy, a sétima desta temporada, nesta quinta-feira.

Líder do campeonato e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis 2008, o neozelandês ficou com o melhor tempo, 24s4953, em uma sessão realizada entre o pôr-do-sol e os primeiros minutos da noite e da qual foi o mais duradouro ponteiro.

A segunda posição foi ocupada por Marco Andretti, 0s0427 atrás, que foi seguido por um parente seu, John Andretti, da Roth, o terceiro mais veloz.

Dan Wheldon, companheiro de Dixon na Ganassi, finalizou o treino em quarto, à frente de A.J. Foyt IV e Ed Carpenter, que completaram os seis primeiros colocados.

O melhor brasileiro foi o vice-líder do campeonato, Hélio Castro Neves, o 11º. Vitor Meira foi o 13º, Tony Kanaan, o 18º, Jaime Câmara, o 22º, Bruno Junqueira, o 23º, Enrique Bernoldi, o 24º, e Mário Moraes, o 27º e penúltimo.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

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INDY: Dixon obtém quarta pole em 2008 no Texas

Scott Dixon vive um momento favorável na Indy e conseguiu nesta sexta-feira a pole position da etapa do Texas, a sétima desta temporada.

Atual líder do campeonato e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, o neozelandês de novo mostrou-se eficiente em classificações e conquistou sua quarta pole em 2008.

Com 1min37s5063 na somatória de quatro voltas seqüenciais, o piloto da Ganassi foi mais ameaçado pelos carros da Penske.

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Hélio Castro Neves, vice-líder, ficou em segundo. O brasileiro obteve o tempo de 1min37s5525, contra 1min27s9398 de Ryan Briscoe, o ganhador da última prova.

Os três foram os únicos a andar na casa de 1min37s. Apenas os dois primeiros entraram na casa das 214 milhas por hora de velocidade média.

A quarta posição do grid será ocupada pelo japonês Hideki Mutoh, o melhor da Andretti-Green, que ficou à frente de Danica Patrick, a quinta, sua companheira.

Entre os outros brasileiros, o mais bem-sucedido foi Vitor Meira, o nono. Tony Kanaan sairá da 13ª posição, Enrique Bernoldi, da 20ª, Jaime Câmara, da 21ª, Mário Moraes, da 22ª, e Bruno Junqueira, da 26ª. Eles estarão entre os 28 pilotos que participarão da prova.

A etapa do Texas começará às 22h30 deste sábado, horário de Brasília, 02h30horário de Lisboa.

Confira o grid de largada da corrida:

1°. Scott Dixon (NZL/Ganassi), 1min37s5063
2°. Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 1min37s5525
3°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), 1min37s9398
4°. Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), 1min38s1426
5°. Danica Patrick (EUA/Andretti-Green), 1min38s2562
6°. Tomas Scheckter (AFS/Luczo Dragon), 1min38s2684
7°. John Andretti (EUA/Roth), 1min38s4383
8°. Will Power (AUS/KV), 1min38s5537
9°. Vitor Meira (BRA/Panther), 1min38s5971
10°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal-Letterman), 1min38s6062
11°. Dan Wheldon (ING/Ganassi), 1min38s6098
12°. Ed Carpenter (EUA/Vision), 1min38s7153
13°. Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green), 1min38s7594
14°. Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), 1min38s8424
15°. A.J. Foyt IV (EUA/Vision), 1min39s0065
16°. Oriol Servia (ESP/KV), 1min39s1421
17°. Darren Manning (ING/Foyt), 1min39s1682
18°. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), 1min39s2384
19°. Marty Roth (CAN/Roth), 1min39s2412
20°. Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), 1min39s4254
21°. Jaime Câmara (BRA/Conquest), 1min39s4955
22°. Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), 1min39s6508
23°. Justin Wilson (ING/Newman-Haas-Lanigan), 1min39s6953
24°. Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast), 1min39s7435
25°. Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), 1min39s9515
26°. Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), 1min39s9753
27°. Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), 1min40s0479
28°. Ernesto Viso (VEN/HVM), 1min40s0987

Fonte: Tazio
 
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NASCAR: Kasey Kahne leva a pole em Pocono

Pela primeira vez na temporada Kasey Kahne (Dodge) levou a pole. Nesta
sexta ele fez um tempo de 52,87s e ficou à frente de Jimmie Johnson e
Mark Martin, na disputa da Pocono 500, a 14ª etapa, no Pocono Raceway.

A 2ª fila terá Mark Martin e Regan Smith, e na 3ª fila Joe Nemechek e
Carl Edwards. O melhor piloto oriundo dos carros de fórmula foi A.J.
Allmendinger, que larga da 8ª posição do grid. Dario Franchitti
largará depois, na 14ª posição.

» Veja abaixo os melhores no grid da prova:
1. Kasey Kahne 52.87s (170.219 mph)
2. Jimmie Johnson 52.99s
3. Mark Martin 53.29s
4. Regan Smith 53.34s
5. Joe Nemechek 53.34s
6. Carl Edwards 53.41s
7. Dale Earnhardt Jr 53.41s
8. A.J. Allmendinger 53.42s
9. Scott Riggs 53.45s
10. Kyle Busch 53.53s
11. Kurt Busch 53.53s
12. Tony Stewart 53.55s
13. Matt Kenseth 53.58s
14. Dario Franchitti 53.59s
15. Brian Vickers 53.60s

Fonte: Super SpeedWay
 

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Dez corridas e muita animação

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WTCC em Portugal a 12 e 13 de Julho
Falta pouco mais de um mês para a realização do WTCC em Portugal, este ano no circuito do Estoril. São dez as corridas que integram o programa da etapa portuguesa deste ano do Mundial de Carros de Turismo), antecedidas por outras tantas sessões de treinos e qualificação, divididas por sábado e domingo, para cada uma das categorias presentes: WTCC, Monolugares Fórmula Master, Seat Eurocup, International GT Open e PTCC.

Mas os espectadores que se deslocarem ao Autódromo terão ainda outros motivos de interesse face às diferentes propostas de animação, desde as exibições coreografadas de papagaios de papel, até às evoluções das "demo-trial-bikes", música ao vivo e simuladores de condução.

Bilhetes grátis...e para todos os gostos

A pouco mais de um mês da realização do evento, são várias as propostas para os espectadores, desde os bilhetes VIP, com acesso à zona reservada e respectivo "catering", à venda na Talento (pacotes a preço especial ou outras quantidades) e Unibanco (quaisquer quantidades), aos bilhetes de "Paddock", onde pode acompanhar minuto a minuto o desenrolar da competição e o trabalho de "box", que estão disponíveis na Unibanco ou através da Ticketline.

Como oportunamente foi anunciado os bilhetes para todas as bancadas são gratuitos (máximo de seis por pessoa), estando os respectivos vouchers em distribuição no Autódromo do Estoril (lojas 11 e 13 da ACDME), no Auto Museu da Maia (Porto), e entre 1 e 13 de Julho na exposição do evento no CascaiShopping. Este é mais um evento promovido pela Talento, na sequência do êxito da prova de 2007 disputada no Circuito da Boavista na cidade do Porto.AS
 

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Campeonato de Espanha de GT - Jerez

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Bom ensaio para Ricardo Bravo/Miguel Cristovão

A ASM Team vai participar na segunda etapa do Campeonato de Espanha de GT, que terá lugar este fim de semana no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. A equipa portuguesa inscreve as duplas Ricardo Bravo/Miguel Cristovão no Ferrari F430 líder do campeonato e Renato del Noce/Pedro Bastos no Porsche 911 RSR.

A dupla do carro italiano chega a Jerez de la Frontera na liderança do campeonato, mas devido à vitória e ao 3ª lugar obtidos nas duas corridas de Jarama, terão de cumprir 30 segundos de penalização na primeira corrida do fim de semana. As regras do campeonato assim o determinam, e cabe agora à equipa portuguesa lutar pelo melhor resultado possível, pois neste campeonato tão competitivo todos os pontos são preciosos na altura de fazer as contas no final do ano.

Para a dupla do Porsche RSR, Renato del Noce e Pedro Bastos, esta etapa prevê-se bastante promissora depois do bom resultado na primeira corrida de Jarama e dos upgrades operados no carro alemão, que se apresenta em Jerez com uma aerodinâmica renovada em termos de pára-choques e fundo plano.

Nas três sessões de treinos livres que decorreram ontem debaixo de muito calor, a dupla do Ferrari F430 foi das que mais evoluiu ao longo do dia, conquistando o 2º lugar na derradeira sessão, com o tempo de 1.49,470 depois de ter ficado em 4º e 5º lugar nas duas primeiras sessões.

Para a equipa do Porsche, a evolução foi subitamente interrompida devido a um problema de caixa no segundo treino livre, onde a equipa nas escassas voltas que realizou fez o 6º melhor tempo da sessão, depois de na primeira ter ficado apenas no 10º lugar. Os referidos problemas impediram que o carro saisse para a pista na 3ª sessão.AS
 

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Beirão da Veiga penalizado

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Depois de ter sido o mais rápido na sexta-feira, Lourenço Beirão da Veiga manteve a nota na sessão de qualificação, conseguindo assinar a terceira marca, o que lhe permitia sair da segunda fila da grelha para a primeira corrida. Porém, o piloto viu serem-lhe retiradas todas as marcas dos treinos cronometrados pela organização por ter cortado vezes demais um corrector.

Com isso Lourenço Beirão da Veiga largou apenas de 23º, o que desde logo condicionou um pouco o resultado, daquele que foi um dos mais rápidos pilotos do fim-de-semana. "Foi muito injusto o que fizeram. Aliás nem houve um critério lógico, porque a alguns retiraram os tempos todos, como foi o meu caso, a outros retiraram os três melhores e a outros os dois. Aquilo que me disseram foi que passei por cima de um corrector por quatro vezes, o que nem sequer é verdade, pois fiz apenas três voltas rápidas. Senão querem que se passe daquela forma coloquem pinos ou pneus", afirmou descontente o piloto português.

Ainda assim, Beirão da Veiga conseguiu assinar uma recuperação notável até ao 11º, o que lhe vai permitir amanhã nas duas corridas curtas lutar pelos lugares pontuáveis., tal como já conseguiu hoje, pois na corrida longa os pilotos garantem pontos até ao 12º lugar. "Arranquei bem, mas perdi algum tempo com um adversário que fez um pião à minha frente. Ainda assim, foi recuperando lugares, mas com o esforço que é pedido ao motor ele vai aquecendo e perde sempre um pouco de rendimento, pelo que não foi possível chegar mais à frente", concluiu o jovem apoiado pela Vodafone. AS
 

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INDY: Dixon vence no Texas e amplia folga na liderança

Scott Dixon faturou sua terceira vitória em 2008 neste sábado, na etapa do Texas, e segue como líder isolado da Indy.

Agora com 284 pontos, o neozelandês da Ganassi aumentou de 28 para 35 pontos a vantagem para o vice-líder do campeonato, Hélio Castro Neves, que concluiu a prova na segunda posição. Ryan Briscoe completou o pódio.

Tony Kanaan foi o quinto colocado, duas posições à frente de Vitor Meira. Bruno Junqueira terminou em 15º. Mario Moraes, Enrique Bernoldi e Jaime Câmara não completaram a prova.
Scott Dixon conquistou sua terceira vitória na temporada 2008 neste sábado, na etapa do Texas.

A prova

Logo na largada, Hélio Castro Neves partiu para cima do pole Scott Dixon e assumiu a liderança rapidamente, enquanto seu companheiro de Penske, Ryan Briscoe, manteve a terceira colocação.

A primeira bandeira amarela aconteceu na volta 11, quando Mario Dominguez perdeu a potência de seu motor e andava bastante lento. Com efeito, boa parte dos pilotos aproveitou para fazer o pit-stop.

Nos boxes, Helinho perdeu a ponta para Dixon e Ryan Briscoe e entrou no lugar reservado à Ganassi de Dan Wheldon e, por isso, foi obrigado a parar novamente como punição.

Na relargada, Castro Neves reassumiu a ponta. No entanto, Scott Dixon não se entregou e imprimiu forte pressão sobre o brasileiro da Penske, que durou várias voltas até que Helinho levasse a melhor.

Depois deste embate, outro concorrente pela ponta, Marco Andretti, apareceu e aproveitou-se do trânsito para ser agressivo e roubar a liderança de Hélio Castro Neves na volta de número 81.

No entanto, o norte-americano não pôde saborear a ponta durante muito tempo, uma vez que Vitor Meira, que adotou um "timing" diferente para seus pit-stops, aproveitou a parada dos concorrentes para ficar com a primeira posição.

Meira bem que tentou segurar o posto, mas nada pôde fazer no momento em que finalmente foi para os boxes, onde seus 9.9 segundos parado foram suficientes para que Dixon recuperasse mais uma vez a liderança da prova.

Já nas voltas finais, o neozelandês teve que batalhar mais uma vez pela ponta, já que Marco Andretti voltou à carga e, por alguns minutos, ameaçou a festa de Dixon.

Contudo, a cinco voltas do fim, a vitória veio de mão beijada para Dixon, que viu Andretti e Ryan-Hunter Reay se tocarem e abandonarem a prova.

A nona etapa da Indy acontecerá no próximo dia 22, no circuito de Iowa.

Confira o resultado da etapa do Texas:

1°. Scott Dixon (NZL/Ganassi), 228 voltas
2°. Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 0s0479
3°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 0s6173
4°. Dan Wheldon (ING/Ganassi), a 3s3000
5º. Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green), a 4s3124
6º. Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), 0s0571
7º. Vitor Meira (BRA/Panther), a 1 volta
8º. Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 1 volta
9º. Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1 volta
10º. Danica Patrick (EUA/Andretti-Green), a 1 volta
11º. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 1 volta
12º. A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 2 voltas
13º. Will Power (EUA/KV), a 2 voltas
14º. Ernesto Viso (VEN/HVM), a 2 voltas
15º. Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 2 voltas
16º. John Andretti (EUA/Roth), a 2 voltas
17º. Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 2 voltas
18º. Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), a 5 voltas
19º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), a 6 voltas
20º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal-Letterman), a 6 voltas
21º. Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast), a 6 voltas
22º. Marty Roth (CAN/Roth), a 7 voltas
23º. Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 18 voltas
24º. Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 18 voltas
25º. Tomas Scheckter (AFS/Luczo Dragon), a 172 voltas
26º. Oriol Servia (ESP/KV), a 181 voltas
27°. Justin Wilson (ING/Newman-Haas-Lanigan), a 189 voltas
28º. Darren Manning (ING/Foyt), a 209 voltas

Fonte: Tazio
 

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INDY: Dixon lamenta vitória sob bandeira amarela

Scott Dixon lamentou que sua terceira vitória na temporada 2008 da Indy, no Texas, tenha ocorrido poucas voltas após um acidente envolvendo seus concorrentes diretos.

Marco Andretti e Ryan-Hunter Reay, que ocupavam respectivamente a segunda e terceira posições, se tocaram e abandonaram a prova a apenas cinco voltas do fim, dando a vitória de bandeja para o neozelandês da Ganassi.

"É ótimo para mim e para a equipe", disse Dixon. "Lamento ver isto [a corrida] terminar sob alerta. Teria sido uma vitória boa e limpa. É uma pena que isto tenha acontecido, mas foi bom para nós", completou.

Após este triunfo, Scott Dixon é mais líder do que nunca da Indy. O neozelandês soma 284 pontos, aumentando de 28 para 35 a vantagem para o segundo colocado, Hélio Castro Neves.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

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Castro Neves: "Era para mim ter vencido"

Hélio Castro Neves não escondeu a frustração com a segunda posição na corrida deste sábado, no Texas.

Segundo o brasileiro, a punição que sofreu por ter violado a velocidade máxima no pitlane comprometeu decisivamente sua corrida.

Pelo carro que tinha, deveria ter vencido. Estou chateado", lamentou Helinho, vice-líder da Indy com 239 pontos, 35 a menos do que Scott Dixon.

"Deixei aqueles [a equipe] decepcionada. Eles fizeram um trabalho incrível ao me colocarem na liderança na primeira volta. Terminar em segundo é ótimo, dadas as condições", finalizou.

Fonte: Tazio
 

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"Optámos por não alinhar e provavelmente abandonar a Supercopa"

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Disputou-se ontem em Jerez de la Frontera a segunda jornada da Supercopa Seat Leon. O piloto Duarte Félix da Costa esteve em bom nível ao alcançar a pole position.

No entanto numa decisão estranha da direcção de prova em penalizar 19 concorrentes para o final da grelha, entre eles Félix da Costa, fez com que o português optasse por não alinhar na prova como forma de protesto.

Na sessão de qualificação Duarte Félix da Costa mostrou, mais uma vez, o bom momento de forma que atravessa, realizando a pole position entre mais de 30 pilotos, tendo sido 0,2 seg mais rápido que o 2º classificado: "Com o primeiro set de pneus estava em 3º, no entanto sabia que era possível melhorar. Como tal, com o segundo jogo de pneus ataquei forte e saltei para 1º. Foi uma volta quase perfeita que me deixou muito satisfeito e com óptimas perspectivas para a corrida", referiu o piloto de Cascais.

Penalizações para 19 pilotos

No entanto o pior estava para vir, pois após a sessão de qualificação 19 pilotos foram chamados à direcção de prova e penalizados por alegadamente terem pisado um corrector, situação que é naturalmente praticada com regularidade em todas as pistas por todos os pilotos. O mais grave é que a própria organização não sabe ao certo justificar o sucedido, não tendo nem vídeos, nem confirmações.

Assim sendo o piloto de 23 anos em conjunto com a sua equipa técnica e de "management" decidiram não alinhar na prova: "Depois do sucedido, em conjunto com todos aqueles que estão englobados no meu projecto 2008, optámos por não alinhar nesta prova e provavelmente abandonar a Supercopa Leon. Este campeonato não foi feito para pilotos portugueses o ganharem e aqui está a prova disso... Assim sendo, preferimos apostar a 100% no Eurocup, uma competição com o selo FIA e com forte credibilidade e identidade a nível Internacional", referiu o piloto da Bastos Sport com o seu reconhecido profissionalismo.

Duarte Félix da Costa estará já na próxima 4ª feira em acção, numa sessão de testes marcada para o Estoril, de forma a preparar da melhor maneira a corrida que segue no calendário do Seat Leon Eurocup, que terá lugar nesse mesmo traçado do Estoril. O piloto é 4º na classificação geral do campeonato a apenas 6 pontos do lider.AS
 

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Campeonato de Espanha de GT - Jerez

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Brilhante vitória da dupla Ricardo Bravo/Miguel Cristovão

A equipa ASM Team conquistou hoje em Jerez de la Frontera mais uma brilhante vitória no Campeonato de Espanha de GT, com os seus pilotos Ricardo Bravo e Miguel Cristovão a levarem o Ferrari F430 GT2 da equipa portuguesa ao lugar mais alto do pódio.

Ricardo Bravo fez o primeiro turno de condução rodando sempre muito perto do terceiro classificado mas sem o conseguir ultrapassar até à paragem nas boxes para troca de piloto. Apesar de ainda ter 10 segundos de penalização, Miguel Cristovão retomou a corrida na segunda posição.

Segundo o piloto português: "conseguimos ultrapassar dois adversários na troca de pilotos, tendo depois de imprimir um ritmo muito forte para apanhar o primeiro classificado. Consegui a ultrapassagem já na última volta, o que mostra que a nossa táctica de ontem terminar em 4º lugar em vez de 3º de modo a diminuir o handicap foi a mais acertada. O carro no final da corrida estava excelente e tive confiança para poder atacar e conseguir chegar à primeira posição". Depois desta corrida com um final impróprio para cardiacos, a equipa ASM Team ocupa o primeiro lugar do campeonato destacada.

O Porsche RSR da equipa portuguesa realizou um bom começo de corrida, rodando na 5ª posição até perto das paragens nas boxes obrigatórias. Depois o desgaste permaturo dos pneus fez com que a equipa perdesse o contacto para os primeiros classificados,caindo alguns lugares. A equipa viria a repetir o 9º lugar obtido na corrida de Sábado, terminando pela segunda vez consecutiva nos lugares pontuáveis.

Classificações

Corrida 1 (12 horas): 1º Vodafone Portugal (Felipe Martins/António Coimbra/Rui Reigoto/António Baiona/Pedro Estrela), 308 voltas; 2º Unicer (Rafael Pinto/Nuno Andrés/António Leitão/Pedro Silva/António Ribeiro), a 4 voltas; 3º Prime Promotion (Pedro Marreiros/Luis Reis/Tiago Raposo Magalhães/Diogo Tavares), a 5 voltas; 4º BL Sport/Carglass (José Lopes Rodrigues/Paulo Pires/Rui Costa/José Lopes/Nuno Lopes), a 9 voltas; 5º Dinis Lucas Consulting (José Dinis Lucas/Mário Dinis Lucas/Luis Tirano/Pedro Grancha/Filipe Miguel/Alexandre Bruno/Jorge Dantas da Cunha/Bruno Albernaz), a 12 voltas; 6º Bloco (João Diogo Lopes/Fernando Soares/Pedro Moleiro/Miguel Cabral/Miguel Ferreira), a 14 voltas; 7º Tchowa I (Luis Cardoso/Francisco Guedes/João Maló/Nuno Torres), a 16 voltas; 8º Entreposto (Fernando André Silva/Miguel Neto/João Andrade/Nuno Santos/Jorge Roldão), a 17 voltas; 9º Tchowa II (Mário Cajada/Rui Lopes/Anselmo Ferreira/Marco Freitas), a 21 voltas; 10º Salam - Sociedade Imobiliária (Francisco Penha/Joaquim Bessa/Antero Silva/Rui Salgado/Rui Ribeiro/Manuel Ferrão/Diogo Ferrão), a 25 voltas; 11º Seat Portugal III (Tiago Ribeiro/José Cerqueira/Filipe Matias/Pedro Silva/António Ferreira/Luis Silva), a 32 voltas; 12º Seat Portugal IV (Joaquim Pinho/Américo Teixeira/Martim Fernandes/Paulo Rego/Bruno Santos/Jorge Pinheiro), a 38 voltas; 13º Seat Portugal I (António Santos/Fernando Graça/Hugo Patrocínio/José Alferes/Paulo Martins/Pedro Tranchete/Tiago Mendes), a 45 voltas; 14º Seat Portugal II (António Praça/António Luis/João Nisa/Rui Martins/Rogério Gonçalves/João Antunes), a 65 voltas.

Corrida 2: 1º BL Sport/Carglass, 308 voltas; 2º Entreposto, a 1m34,251s; 3º Unicer, a 2 voltas; 4º Salam - Sociedade Imobiliária, a 5 voltas; 5º Bloco, a 5 voltas; 6º Seat Portugal III, a 7 voltas; 7º Dinis Lucas Consulting, a 15 voltas; 8º Seat Portugal IV, a 15 voltas; 9º Vodafone, a 20 voltas; 10º Seat Portugal II, a 22 voltas; 11º Tchowa I, a 78 voltas; 12º Tchowa II, a 83 voltas; 13º Seat Portugal I, a 249 voltas.AS
 

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Andretti acidentado perde vitória

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Dixon vence no Texas

Scott Dixon venceu pela terceira vez este ano uma prova da IRL Indycar Séries, ao herdar o triunfo na Bombardier Learjet 550, realizada na Texas Motor Speedway, após Ryan Hunter-Reay ter colocado fora de corrida o então líder da prova, Marco Andretti

Com a eliminação de Andretti e Hunter-Reay, Hélio Castro Neves e Ryan Briscoe subiram ao segundo e terceiro lugar, respectivamente.

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Pedro Salvador vence em Figueiró dos Vinhos

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Pedro Salvador repetiu a prestação da primeira prova do ano na Régua e impôs o seu Juno SSE para mais uma vitória no Campeonato de Portugal de Montanha, numa prestação onde nem sequer necessitou de recorrer a pneus novo para melhorar os seus registos. Mesmo assim, terminou com 8,856s de vantagem sobre Paulo Ramalho, também ao volante de um Juno SSE.

Assim, foi fácil de perceber que interesse, só na luta pelo terceiro lugar, que teve como protagonistas o Radical de Joaquim Teixeira e o BRC de Joaquim Rino. Teixeira acabou por chamar a si o lugar mais baixo do pódio, mesmo se por apenas 0,518s de diferença.

Mesmo não indo além do sexto lugar absoluto, António Nogueira não teve, no entanto, dificuldades em impor o Porsche GT2 pela terceira vez consecutiva na Categoria 1. O Campeonato de Portugal de Montanha regressa agora no último fim-de-semana deste mês com a realização da Rampa de Bragança.

Classificação

Somatório: 1º Pedro Salvador (Juno SSE), 4m53,743s (1º Cat. 2); 2º Paulo Ramalho (Juno SSE), a 8,856s; 3º Joaquim Teixeira (Radical SR3), a 17,306s; 4º Joaqim Rino (BRC CM05), a 17,306s; 5º João Portinha (Silver Car), a 18,705s; 6º António Nogueira (Porsche 911 Turbo GT2), a 19,781s (1º Cat. 1); 7º João Fonseca (BRC CM02), a 22,966s; 8º António Barros (BRC CM02), a 26,501s; 9º Luís Nóvoa (BRC CM02), a 28,938s; 10º António da Cunha (BMW M3), a 37,191s; 11º António Rodrigues (Toyota Corolla T-Sport), a 44,069s; 12º Roberto Meira (Renault Clio RS), a 49,438s; 13º José Carlos Magalhães, a 1m09,053s; 14º Jorge Meira (Citroen Saxo Cup), a 1m10,112s; 15º Ricardo Lima (Renault Megane), a 1m11,202s; 16º Nuno Guimarães (Toyota Corolla GTI), a 1m20,993s.

Campeonato (Após 3 provas): 1º P. Ramalho, 22 pontos; 2º P. Salvador, 20; 3º J. Teixeira, 12; 4º J. Portinha, 11; 5º P. Siquier, 10; 6º E. Ramos, 8; 7º A. Nogueira, 6; 8ºs J. Fernandez e A. Barros, 5.AS
 

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24 Horas by Seat: Vodafone vence troféu

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Terminaram há pouco as 24 horas by Seat, derradeira prova da Vodafone Cup by Seat, com a equipa da "casa", a Vodafone Portugal a levar de vencida a competição, depois dum duelo emotivo com a Bloco.

Estas 24 Horas do Estoril, foram divididas em "duas" corridas, de 12 horas cada, e tudo se decidiu somente na "segunda parte". E com muita emoção! A Bloco "só" necessitava do quarto posto para assegurar a conquista do troféu, precisamente o posto onde rodou grande parte das últimas 12 horas.

Contudo, na derradeira troca de pilotos, a Bloco desceu para quinto e não conseguiria recuperar qualquer posição até final, o que deixou tudo empatado, quer no número de pontos no troféu (57), como no número de vitórias em corridas (duas). Assim, foi pelo terceiro (!) factor de desempate (o número de segundos lugares) que se decidiu o vencedor da competição, que foi a Vodafone Portugal.

Classificações

Corrida 1 (12 horas): 1º Vodafone Portugal (Felipe Martins/António Coimbra/Rui Reigoto/António Baiona/Pedro Estrela), 308 voltas; 2º Unicer (Rafael Pinto/Nuno Andrés/António Leitão/Pedro Silva/António Ribeiro), a 4 voltas; 3º Prime Promotion (Pedro Marreiros/Luis Reis/Tiago Raposo Magalhães/Diogo Tavares), a 5 voltas; 4º BL Sport/Carglass (José Lopes Rodrigues/Paulo Pires/Rui Costa/José Lopes/Nuno Lopes), a 9 voltas; 5º Dinis Lucas Consulting (José Dinis Lucas/Mário Dinis Lucas/Luis Tirano/Pedro Grancha/Filipe Miguel/Alexandre Bruno/Jorge Dantas da Cunha/Bruno Albernaz), a 12 voltas; 6º Bloco (João Diogo Lopes/Fernando Soares/Pedro Moleiro/Miguel Cabral/Miguel Ferreira), a 14 voltas; 7º Tchowa I (Luis Cardoso/Francisco Guedes/João Maló/Nuno Torres), a 16 voltas; 8º Entreposto (Fernando André Silva/Miguel Neto/João Andrade/Nuno Santos/Jorge Roldão), a 17 voltas; 9º Tchowa II (Mário Cajada/Rui Lopes/Anselmo Ferreira/Marco Freitas), a 21 voltas; 10º Salam - Sociedade Imobiliária (Francisco Penha/Joaquim Bessa/Antero Silva/Rui Salgado/Rui Ribeiro/Manuel Ferrão/Diogo Ferrão), a 25 voltas; 11º Seat Portugal III (Tiago Ribeiro/José Cerqueira/Filipe Matias/Pedro Silva/António Ferreira/Luis Silva), a 32 voltas; 12º Seat Portugal IV (Joaquim Pinho/Américo Teixeira/Martim Fernandes/Paulo Rego/Bruno Santos/Jorge Pinheiro), a 38 voltas; 13º Seat Portugal I (António Santos/Fernando Graça/Hugo Patrocínio/José Alferes/Paulo Martins/Pedro Tranchete/Tiago Mendes), a 45 voltas; 14º Seat Portugal II (António Praça/António Luis/João Nisa/Rui Martins/Rogério Gonçalves/João Antunes), a 65 voltas.

Corrida 2: 1º BL Sport/Carglass, 308 voltas; 2º Entreposto, a 1m34,251s; 3º Unicer, a 2 voltas; 4º Salam - Sociedade Imobiliária, a 5 voltas; 5º Bloco, a 5 voltas; 6º Seat Portugal III, a 7 voltas; 7º Dinis Lucas Consulting, a 15 voltas; 8º Seat Portugal IV, a 15 voltas; 9º Vodafone, a 20 voltas; 10º Seat Portugal II, a 22 voltas; 11º Tchowa I, a 78 voltas; 12º Tchowa II, a 83 voltas; 13º Seat Portugal I, a 249 voltas.AS
 

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Nuno Vinagre no pódio

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Depois dos problemas em Jarama, Nuno Vinagre vingou-se da falta de resultados na primeira prova do Copa Getz com dois pódios em Jerez. O piloto da Veloso Motorsport afirmou que "quando cheguei cá não esperava ser terceiro e segundo, mas como tive um mau arranque para a segunda corrida, onde caí para sexto, acredito que tinha andamento para lutar pela vitória. Nestas condições já não foi possível, pois na recuperação acabei por gastar demasiado os pneus. Mas consegui fazer a volta mais rápida nas duas mangas".

O seu colega de equipa, David João Rodrigues, também conseguiu dois resultados de relevo, ao terminar as duas corridas na quarta posição. Rodrigues tinha feito a pole para a primeira corrida, "que ainda cheguei a liderar, mas depois o motor foi perdendo rendimento e desci para quarto. Na segunda, estive a lutar pelo segundo posto, mas queimei demasiado os pneus numa travagem e voltei a perder posições". Salvador Posser de Andrade, no carro preparado pela Bastos Sport, abandonou na primeira corrida mas conseguiu recuperar até sexto na segunda.

Copa Coupé com falta de inscritos

Enquanto não falta animação com os pequenos Hyundai Getz, o troféu disputado com os Hyundai Coupé anda em crise, com apenas cinco carros a apresentarem-se à partida da corrida de sprint, entre eles o de Nuno Batista, que terminou classificado na quarta posição. O piloto da Veloso Motorsport podia ter terminado no pódio, "mas levei um toque que me deixou o carro desalinhado". A corrida de resistência foi anulada devido à falta de inscritos, com Batista a considerar que "se em Albacete não aparecerem os 17 carros prometidos pela organização, é possível que o troféu deixe de se realizar".AS
 

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Campeonato Italiano de GT

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Cruz Martins vence novamente

Francisco Cruz Martins voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, ao vencer a segunda corrida da terceira ronda do Campeonato Italiano de GT, que teve lugar no Autódromo de Magione.

O piloto português que fez equipa com Richard Lietz ao volante do Porsche 997 GT3-RSR da Autorlando Sport (o único carro em prova que não era um Ferrari 430), foi décimo nos treinos para a primeira corrida, mas conseguiu recuperar até à sexta posição, apesar de ter um "handicap" de 30 segundos para a paragem nas boxes, aproveitando o facto de "a equipa ter conseguido deixar o Porsche bastante competitivo para as corridas".

Na segunda manga, foi o austríaco Lietz quem fez a pole, não tendo depois problemas em manter a primeira posição, construindo uma vantagem de cerca de 30 segundos sobre o Ferrari de Emanuele Moncini. Quando se realizaram as paragens nas boxes, Cruz Martins passou a ser perseguido por Alex Caffi, mas "ainda consegui ganhar mais cinco segundos" sobre o ex-piloto de Fórmula 1.

Com este resultado, Francisco Cruz Martins, que teve três colegas de equipa diferentes até agora, lidera o campeonato sozinho à geral com 58 pontos, tendo aumentado ligeiramente a vantagem sobre os seus perseguidores, as duplas Mediani/Linossi e Moncini/Caffi.AS
 

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Campeonato Rolex Sportscar Series

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Barbosa 9º em Watkins Glen

Decorreu no traçado de Watkins Glen, NY, mais uma corrida do Campeonato Rolex Series, as Sahlen's 6H of the Glen. Depois da equipa Brumos ter partido da 12ª posição, tendo o companheiro de equipa JC France efectuado os treinos cronometrados, conseguiram alcançar mais um lugar no top10.

Durante a corrida, João Barbosa conseguiu manter um ritmo bastante elevado, ao mesmo nível dos pilotos da frente, a equipa foi ganhando lugares mas infelizmente alguns problemas mecânicos impediam a equipa de se manter na mesma volta do lidere devido às paragens mais demoradas nas boxes para as devidas reparações.

Faltando cerca de 30m para o final, o pace car entrou em pista devido a um acidente e João Barbosa encontrou-se mesmo atrás do actual líder em era muito importante recuperar essa volta para tentar ainda salvar o dia. Foi o que veio a acontecer como comenta João Barbosa:

"Foi de facto uma corrida muito intensa em que tive que dar sempre o meu máximo. Depois de o pace car entrar para a boxe e a corrida ter reiniciado, consegui passar o piloto que estava na primeira posição e recuperei a volta de atraso que tinha, eu estava com um bom andamento mas infelizmente a corrida estava a aproximar-se do fina e não havia mais nada a fazer. Por isso o 9º lugar final tem um sabor bem amargo pois consegui passar o carro que estava em 1º e até nova situação de pace car estive sempre na frente do carro que acabaria por ganhar a corrida. Se não tivéssemos tido alguns pequenos problemas poderíamos ter saído de Watkins Glen com um resultado bem melhor, mas são coisas que acontecem e só penso na próxima corrida"

João Barbosa está agora de partida para Le Mans onde irá participar pela 5ª vez consecutiva nas 24H de Le Mans, que se disputam no próximo fim de semana, ao volante do LMP1 Pescarolo/Judd , fazendo equipa com Vanina Ickx e Stephan Gregoire.AS
 

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NASCAR: Kasey Kahne vence a prova Pocono 500

Numa prova com 12 pilotos diferentes liderando-a o vencedor foi Kasey
Kahne (Dodge), que venceu pela 2ª vez na temporada 2008. Kahne tinha
largado na pole e assim foi o primeiro a conseguir o feito em 2008.

Em 2º lugar chegou Brian Vickers (Toyota), seguido por Denny Hamlin
(Toyota). Dale Earnhardt Jr (Chevrolet) e Jeff Burton (Chevrolet)
fecharam os Top 5 desta prova, a 14ª etapa da temporada da Nascar.

O melhor piloto oriundo das categorias de fórmula foi, novamente, A.J.
Allmendinger (Toyota), que terminou a prova na 12ª colocação.

» Veja abaixo os melhores classificados na prova:
1. Kasey Kahne Dodge 195 pontos (200 voltas)
2. Brian Vickers Toyota 175
3. Denny Hamlin Toyota 170
4. Dale Earnhardt Jr Chevrolet 160
5. Jeff Burton Chevrolet 155
6. Jimmie Johnson Chevrolet 155
7. Matt Kenseth Ford 151
8. Kurt Busch Dodge 142
9. Carl Edwards Ford 143
10. Mark Martin Chevrolet 134
11. Bobby Labonte Dodge 130
12. A.J. Allmendinger Toyota 127
13. Kevin Harvick Chevrolet 124
14. Jeff Gordon Chevrolet 121
15. Greg Biffle Ford 123

Fonte: Super SpeedWay
 

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Fim-de-semana infeliz para Beirão da Veiga

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Fim-de-semana infeliz para Lourenço Beirão da Veiga. Se na sexta-feira tinha sido o mais rápido e ontem vítima de uma penalização por parte da direcção da corrida, que o obrigou a largar de 23º recuperando até 11º, tudo se tornou ainda mais complicado no dia de Domingo.

O piloto português arrancou da sexta fila da grelha, mas logo na primeira volta ficou fora de prova. "Logo no arranque um fusível queimou e o carro entrou em safe mode, pelo que não tinha nada a fazer. Ainda parei na boxe para tentar resolver o problema, mas tal não foi possível e como não fiz 70% desta corrida não podia alinhar na última", referiu desalentado.

Este acaba por ser um fim-de-semana extremamente infeliz para o piloto apoiado pela Vodafone, pois como se viu nas sessões de treinos tinha condições de discutir as vitórias. "Essa era o meu objectivo e sinto que teria sido possível. Ontem foi aquela decisão algo incompreensível que me retirou os tempos e me obrigou a largar muito de trás. Como se viu pela recuperação que fiz estava muito rápido e podia mesmo ter lutado pela vitória e infelizmente acabei por somar apenas dois pontos. Hoje tive ainda menos sorte, pelo que saiu de Jerez de la Frontera muito desapontado com o desfecho das corridas, porque as hipóteses de vencer eram reais", concluiu o português. AS
 

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24 Horas Le Mans

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A Batalha final

Depois de um ano "para ver como era", a Peugeot está de volta a Le Mans, agora para ganhar e com Pedro Lamy como um dos candidatos à vitória

Disputam-se no próximo fim-de-semana as 24 Horas de Le Mans, a mais famosa prova de automobilismo de resistência do mundo, e que volta a contar com os ingredientes necessários para uma edição de luxo, com a Audi e Peugeot a reatarem a luta do ano passado.

Contudo e desta feita a experiência da Audi não será suficiente para conter a ameaça dos seus adversários franceses. Agora que o 908 HDi está no seu segundo ano, a Peugeot poderá estar mais segura da conquista do seu terceiro triunfo em Le Mans, 15 anos depois da última vitória do 905. A marca francesa não só foi mais rápida nos testes da semana passada, com quatro segundos de vantagem, como também vai poder lutar de igual para igual com a equipa alemã, inscrevendo três carros.

Em 2008, poderemos também ter o primeiro triunfo de um piloto português na prova francesa, pois Pedro Lamy volta a fazer parte do "line up" da Peugeot, partilhando o volante com Stéphane Sarrazin e um dos novos recrutas da marca, Alexander Wurz.

Em termos regulamentares, uma vitória Peugeot significaria também o triunfo de uma filosofia específica nas corridas de sport-protótipos em geral e na categoria LMP1 em particular: a superioridade dos protótipos de "cockpit" fechado, que possuem uma vantagem aerodinâmica em relação aos protótipos abertos, como o Audi, oferecendo menor resistência ao ar.

"Outsiders" com poucas hipóteses

Com seis carros de dois construtores automóvel à partida, as outras equipas não deverão ter grande oportunidade para brilhar ou de ascender ao pódio, a não ser que uma hecatombe elimine os Audi e Peugeot.

A Pescarolo, uma das equipas mais experientes em Le Mans, com um bom palmarés de fiabilidade, foi quem esteve mais perto das equipas oficiais, mas muito longe para poder lutar pela vitória à geral. Os "Pesca" foram mais rápidos que os seus adversários da Oreca-Courage (no primeiro ano de parceria entre as duas marcas, depois da Oreca ter comprado a equipa de Yves Courage) e que o Lola-Aston Martin, um dos mais intrigantes inscritos em estreia este ano. O Lola-Aston, desenvolvido em conjunto com a Prodrive, é um de três novos protótipos de "cockpit" fechado, que começam a gerar interesse entre os construtores LMP1. Além deste, estreiamtambém o Dome S102, cavalo de batalha entre os participantes oriundos do Japão, e o Epsilon Euskadi, desenvolvido inteiramente em Espanha, mas ainda pouco fiável.


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Circuito MCE - 1 inaugura temporada histórica

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Fórmula Júnior é novidades absoluta

Afinal, a montanha não deverá ter parido um rato - e a realização do Circuito MCE - 1 até poderá ser um sucesso. Apesar de, como dizia o outro, os prognósticos serem feitos apenas depois do jogo terminar, a verdade é que os receios de que a organização desta prova, sob a esforçada chancela do Motor Clube do Estoril, se traduzir num fiasco parecem afastados.

Tudo porque os homens do MCE se debateram com a estreia absoluta em Portugal de duas competições - a Fórmula Júnior FR 2.0 e o Campeonato de Portugal de Resistência. Sobre a primeira, nunca subsistiram grandes dúvidas sobre a sua viabilidade e aceitação junto dos pilotos e operadores económicos (leia-se, patrocinadores...). Quanto mais não seja porque se trata do reavivar de uma tradição, desaparecida já lá vão cinco longos lustres, e que é a existência de uma competição de monolugares dentro de portas, evitando assim que futuros pilotos internacionais tenham que trespassar fronteiras para verem possibilidades de continuar a sua carreira ao mais alto nível. Por isso, não é com grande surpresa que estão previstos 16 carros nesta primeira grelha, sendo de assinalar que, com o continuar da temporada, outros interessados podem surgir.

Carlos Rodrigues, da Rodrive, e que inscreve cinco carros já no Estoril, vai mais longe, admitindo mesmo que, "depois do final do Europeu e de outras competições um pouco por toda a Europa, o nosso campeonato, como termina mais tarde, possa servir de ensaio para muitas equipas estrangeiras." Francisco Gallego, o mentor e organizador da competição, manifestou também a sua convicção de que "vai ser um sucesso", garantindo que a sua realização nunca esteve em causa e que continua a receber pedidos de muitos interessados em participar no campeonato.

Reviravolta completa

O mesmo não pode ser dito sobre o Campeonato de Portugal de Resistência. Idealizado pela FPAK para substituir o defunto e de má memória Open, na sua génese era o reunir de diversas categorias de viaturas, desde os GT aos Sport e Protótipos. A intenção confessada era tentar aliciar a vinda de GT desde Espanha, bem como a continuação das espectaculares "barchettas", que até ao ano passado conviviam no campeonato e troféu de Clássicos com carros menos performantes, para desagrado de alguns pilotos.

Porém, depressa se percebeu que estas "barchettas" não tinham sido feitas para corridas de resistência, com uma hora de duração e desde logo os seus proprietários se afastaram da possibilidade de aderirem à nova competição. Mais tarde, a FPAK recuou também no formato das corridas, que deveriam juntar carros de Turismo com GT numa e Sport e Protótipos noutra, estabelecendo ainda handicaps de paragens nas boxes, para as diversas categorias, for forma a uniformizar os respectivos "andamentos".

No Estoril deverão correr todos os carros juntos, esperando-se "entre 25 a 30 carros", segundo António Lima, presidente do MCE. Garantidos, estão alguns Radical SR3 e SR8, bem como alguns dos Protótipos habitualmente vistos no Nacional de Montanha e um par de GT. Porém, também os Caterham deverão estar presentes no Estoril, contribuindo para o enriquecimento da grelha e da própria competição.

As listas de inscritos definitivas, quer da Fórmula Júnior, como do CPR, apenas hoje deverão ser de facto conhecidas, sabendo-se que as inscrições terminaram oficialmente no final da passada sexta-feira. Mas, como boa tradição, tudo é deixado para a última hora e acredita-se que, até quarta-feira, dia em que as portas do circuito estão abertas a testes das equipas participantes, possam aparecer mais carros inscritos.

HR

 

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Protótipos e GTs correm em conjunto

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O clube organizador das 24 Horas de Le Mans, o ACO (Automobile Club de l'Ouest) continua a apostar em quatro categorias para preencher os 55 lugares na grelha de partida, uma fórmula de sucesso que tem permitido colocar em confronto directo os melhores representantes das corridas de resistência em todo o mundo, tanto em protótipos como em GT.

A categoria LMP1, onde se destacam os Audi e Peugeot, é a favorita à vitória final, mas durante a prova, existirão vários motivos de interesse mais para baixo na classificação, onde outros carros lutam pelo triunfo na respectiva classe. Os LMP2, a segunda categoria de protótipos, têm como chamariz especial a aguardada estreia dos Porsche RS Spyder, carros que muitos apontam como grandes favoritos, caso sejam capazes de resistir as 24 horas. Nos últimos anos a velocidade pura não tem sido um factor determinante e quem estiver em pista para receber a bandeira de xadrez arrisca-se a vencer esta categoria.

Passando para os GT, a categoria GT1 volta a ser animada pela luta entre duas equipas oficiais: a General Motors, com os dois Corvette C6.R e a Aston Martin, com os DBR9 que este ano surgem com a clássica decoração da Gulf. Os carros britânicos bateram, finalmente, os americanos o ano passado, depois de várias tentativas, e este ano foram também mais rápidos nos testes.

Os GT2 costumam ser os carros mais lentos, em pista mas são também capazes de dar espectáculo. A Porsche e a Ferrari deverão degladiar-se pelo triunfo, com a marca alemã a tentar provar que, apesar de luta desigual, com três carros contra sete da Ferrari, deverá ser capaz de lutar pela vitória. Os Spyker tomam o papel de "outsiders" na categoria.AS
 

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Lamy candidato à vitória nas 24 Horas de Le Mans

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Sonho português pode tornar-se realidade
É já este fim-de-semana que se disputam as 24 Horas de Le Mans, a mais emblemática prova de resistência do mundo e que este ano conta com um piloto português entre os mais sérios candidatos à vitória. A experiência, talento e destreza de Pedro Lamy, aliados à rapidez e fiabilidade do Peugeot 908 HDi FAP poderá ser o concretizar do sonho de milhares de adeptos lusos em ver um piloto português subir ao lugar mais alto do pódio.

No ano passado - ano de estreia do 908 HDi FAP no circuito de La Sarthe - Lamy, Sebastien Bourdais e Stephane Sarrazin conquistaram um excelente resultado para a marca francesa, subindo ao segundo lugar do pódio no final das 24 horas de prova e colocando a fasquia para este ano ainda mais elevada. Contudo, meses de preparação, milhares de quilómetros de testes percorridos e uma equipa bastante homogénea, não intimidam as ambições de Lamy e dos seus companheiros de equipa:

"O nosso trabalho de preparação começou imediatamente após a edição do ano passado das 24 Horas de Le Mans. A equipa trabalhou intensamente de forma a nos proporcionar um carro ainda mais competitivo e fiável e julgo que neste momento, estão reunidas todas as condições para lutarmos pela vitória da prova. O carro está extremamente competitivo, eu e os meus companheiros de equipa da Peugeot super motivados e preparados para enfrentar esta dura prova", referiu Pedro Lamy que este ano realiza a sua 9.ª participação em Le Mans.

Este ano, Pedro Lamy volta a ter como companheiro de equipa Stephane Sarrazin, "um piloto extremamente rápido e consistente", tendo, uma vez mais, comprovado essas qualidades nos testes oficiais para a 76.ª edição das 24 Horas de Le Mans, "onde estabeleceu um novo recorde para o circuito de La Sarthe, rodando em 3m 22,222s, cerca de 4 segundos mais rápido que a anterior melhor marca". A este duo, junta-se este ano, Alexander Wurz (piloto reserva da Honda F1 Team), formando uma das equipas de pilotos mais fortes da edição de 2008.

A aposta da Peugeot é muito forte para estas 24 Horas de Le Mans. Além do 908 n.º 8 entregue a Pedro Lamy, Stephane Sarrazin e Alexander Wurz, terá mais dois carros na sua formação. Jacques Villeneuve, Nicolas Minassian e Marc Gene serão responsáveis pelo Peugeot n.º 7, enquanto que Franck Montagny, Ricardo Zonta e Christian Klien assumem os comandos do 908 n.º 9: "Esta aposta da Peugeot faz todo o sentido. Apesar de ser uma prova com 24 horas de duração e onde tudo pode acontecer, somos, juntamente com a Audi, apontados como os principais candidatos à vitória. Como tal, temos aqui mais uma hipótese de lutar de igual para igual com a marca alemã", justifica o piloto português que em Le Mans já conquistou um 2.º lugar em 2007, foi 4.º em 2001 e 5.º em 1997 e 2002.

Quanto ao que esperar da edição n.º 76 das 24 Horas de Le Mans, Pedro Lamy é peremptório: "Em primeiro lugar uma corrida muito competitiva e extremamente interessante de se seguir. O lote de equipas e pilotos inscritos é muito bom e estão reunidas todas as condições para levar ao rubro os milhares de espectadores presentes em Le Mans e telespectadores que seguem esta mítica prova de resistência. Contudo e, tal como já tive oportunidade de referir, numa prova de 24 horas tudo pode acontecer. Quem passar menos tempo nas boxes terá mais hipóteses de ganhar, pelo que é necessário ter atenção também às restantes equipas".

"Em termos pessoais, seria fantástico conseguir um triunfo nas 24 Horas de Le Mans. No ano passado subi ao segundo lugar do pódio - que representou a melhor classificação portuguesa de sempre - mas este ano gostaria de fazer melhor. A vitória nas 24 Horas de Le Mans seria um sonho tornado realidade".

A 76.ª edição das 24 Horas de Le Mans terá lugar já este fim-de-semana (dias 14 e 15 de Junho). Apesar de contar com um total de 55 equipas inscritas e, na esperança de poderem ver a bandeira portuguesa hasteada no lugar mais alto do pódio, certamente que os olhos de todos os portugueses estarão voltados para o Peugeot n.º 8 e para Pedro Lamy, que este ano poderá voltar a fazer história no automobilismo português.AS
 

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Lamy: "Em 24 horas tudo pode acontecer"

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No segundo ano em representação da Peugeot e umano depois de ter conquistado o segundo lugar à geral, Pedro Lamy acredita que tem hipóteses de vencer a prova, mas adianta que "em 24 horas tudo pode acontecer".

Para o piloto português, "a experiência acumulada e os milhares de quilómetros que já fizemos este ano permitem-nos estar melhor preparados. Com três carros em pista, também podemos lutar de igual para igual com a Audi. Foi uma escolha lógica por parte da Peugeot ter mais um carro".

A marca alemã, que já venceu Le Mans em sete ocasiões, continua a ser um adversário a respeitar para Lamy e os seus colegas de equipa, "pois sabemos que eles têm vantagens que poderão explorar. Teremos que ver que vantagens serão essas para podermos dar-lhes réplica", acrescentando que, "no início vai ser muito complicado, pois nas primeiras horas tanto eles como nós vamos andar muito depressa".

Depois do seu colega Stéphane Sarrazin ter estabelecido um novo recorde nos testes oficiais, com um tempo na casa dos 3m22s, o piloto português está confiante que o Peugeot 908 será capaz de conseguiram tempo semelhante nos treinos cronometrados: "Foi uma marca muito boa, mas acredito que podemos repeti-la. A pista nunca teve muita borracha durante os testes e deve acontecer o mesmo na qualificação. O tempo que fizermos vai depender das afinações e também do tráfego que apanharmos".

Táctica não definida

A Peugeot ainda não definiu a táctica para a prova, pelo que Lamy ainda não sabe "quem vai fazer a pole, quem vai iniciar a corrida, e como serão distribuídos os turnos. O mais provável é que comecemos por conduzir dois turnos de cada vez e que passemos para três ao início da noite". O piloto da Team Peugeot Total espera que não chova, "pois isso ia tornar tudo mais complicado".

Este ano, Lamy tem um novo colega de equipa, com Alexander Wurz a substituir Sébastien Bourdais. O piloto austríaco já venceu as 24 Horas, na edição de 1996, mas "esta não é necessariamente uma vantagem ou que nos coloca no papel de favoritos. OWurz já admitiu que agora está tudo mais competitivo. Dentro da Peugeot temos colegas de equipa muito fortes, e o Marc Gené, o Villeneuve e o Minassian venceram a última prova da Le Mans Series em que participámos este ano."

Lamy não tem dúvidas em afirmar que "a Audi será o principal adversário. Nós e eles estamos um degrau acima do resto da concorrência. Mas quem passar menos tempo nas boxes também pode ganhar, e vamos ver o que farão a Oreca e a Pescarolo". AS
 

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Quifel ASM com objectivos realistas

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Apesar de ter lutado pela vitória na classe LMP2 nas provas da Le Mans Series em anos anteriores, a Quifel ASM Team ainda não conseguiu terminar as 24 Horas de Le Mans.

Por isso, António Simões, director da equipa portuguesa, avança com "perspectivas mais realistas para 2008. A experiência que acumulámos nos últimos anos já nos permite perceber as dificuldades que vamos ter pela frente, e este ano vamos tentar antever os problemas para que possamos responder imediatamente quando acontecer alguma coisa com o carro".

O Lola B05/40-AER, adquirido à Chamberlain-Synergy Motorsport em 2006, tem tido alguns problemas este ano na LMS, nomeadamente ao nível de fiabilidade, além de demonstrar que já não é tão rápido como alguns dos seus concorrentes, como o Porsche, o Zytek ou o Embassy, mas "em Le Mans a corrida ganha-se nas boxes, pelo que se estivermos atentos a qualquer problema que possamos ter com o motor ou a caixa de velocidades, poderemos fazer um resultado melhor do que os que temos obtido este ano na LMS".

A Quifel ASM Team apresenta-se também em Le Mans com uma nova equipa de pilotos, que Simões acredita ser "mais sólida e mais forte. O Miguel Pais do Amaral já tem bastante mais experiência ao volante do Lola e o Olivier Pla e o Guy Smith também são rápidos. Para esta prova, fomos buscar o Guy porque queríamos ter mais um piloto com experiência em Le Mans". Como poucos LMP2 costumam chegar ao fim, se a ASM conseguir sobreviver, poderá vencer a prova.

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