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Cantinho da Velocidade / WTCC

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Portugueses presentes no Grande Prémio de Macau

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O Grande Prémio de Macau irá contar, como habitualmente, com uma grande presença de pilotos portugueses. Assim, e para além de Tiago Monteiro, que ruma a Macau com vontade de se impor nas ruas tortuosas de Macau e de ser o primeiro vencedor lusitano da mais prestigiada corrida de carros de Turismo do Extremo Oriente, estará o local André Couto, que pilotará o segundo Honda Accord da N.Technology e que procurará vingar-se do desaire do ano passado, em que não passou dos treinos depois de destruir um dos Alfa Romeo da equipa italiana.

Para lá de Monteiro e Couto, irão estar igualmente Rodolfo Ávila e César Campaniço, ao volante de dois Ferrari da equipa Mastercar, que levou o primeiro ao título na Challenge asiática de GT, categoria onde agora vão disputar o Grande Prémio.

E, claro, uma plêiade de pilotos oriundos de Portugal, na corrida de Motos, capitaneados por Rui Reigoto e o local João Fernandes e que, uma vez mais, irão lutar da melhor forma com o pelotão de ingleses, especialistas neste tipo de provas, designado por "Road Races" e que tem o seu expoente máximo nas célebres corridas da Ilha de Man.

Horário

Quinta-feira, 13 de Novembro
07H30/08h15 GP Macau de Motos (Tr. livres)
10h30 - 11h00 GP Macau de F3 (Tr. livres)
12h20/12h50 GP Macau WTCC (Teste livre)
14h00/14h45 GP Macau de F3 (Tr. cronometrados)
15h25/16h10 GP Macau de Motos (Tr. cronometrados)
Sexta-feira, 14 de Novembro
07h30/08h30 GP Macau de Motos (Tr. cronometrados)
08h45/09h15 GP Macau WTCC (Tr. livres)
11h15/11h45 GP Macau de F3 (Tr. livres)
12h15/12h45 GP Macau WTCC (Tr. livres)
13h55/14h25 GP Macau Taça GT (Tr. livres)
14h45/15h30 GP Macau de F3 (Tr. cronometrados)
15h50/16h35 GP Macau WTCC (Tr. cronometrados)
Sábado, 15 de Novembro
07h30/07h50 GP Macau de Motos (Tr. livres)
10h50/11h20 GP Macau Taça GT (Tr. cronometrados)
13h45 GP Macau de F3 (Corrida - 10 v.)
15h15 GP Macau de Motos (Corrida - 15 v.)
Domingo, 16 de Novembro
07h50/08h05 GP Macau WTCC (Tr. livres)
08h20/08h40 GP Macau de F3 (Tr. livres)
10h30 GP Macau Taça GT (Corrida - 10 v.)
11h55 GP Macau WTCC (2 Corridas de 9 v. com intervalo de 15 minutos)
15h30 GP Macau de F3 (Corrida - 15 v.)
Nota: Em Macau, são mais 8 horas que em Lisboa

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Tiago Monteiro: "Luz verde para dar o máximo e fazer boas corridas

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O 55º Grande Prémio de Macau, a disputar no próximo fim-de-semana, coloca um ponto final a uma época histórica para a SEAT, que celebra a conquista do título de construtores do WTCC.

É a primeira vez que um carro com motor diesel conquista um campeonato do mundo. Tiago Monteiro teve um papel determinante na estratégia da equipa SEAT, que conseguiu garantir a vitória na etapa de Okayama, no Japão. Com duas vitórias (Puebla e Estoril), o piloto português tem agora pela frente uma etapa com menos pressão, mas nem por isso menos responsabilidade.

O Circuito da Guia é um dos traçados mais carismáticos do mundo e um dos preferidos de Tiago: "O circuito da Guia é um enorme desafio para qualquer piloto. Tem zonas espectaculares e onde o mínimo erro é fatal. Com os carros de turismos o rigor tem de ser ainda maior e qualquer deslize tem um preço elevado. O ano passado gostei muito de pilotar o SEAT León a gasolina, agora estou na expectativa de como será o comportamento do diesel, já que tem mais algum peso. De resto, é bom chegar à última corrida do ano com a sensação de missão cumprida. Não deveremos ter qualquer estratégia de equipa, com excepção da qualificação, já que é importante garantir bons lugares na grelha de partida. Temos o Yvan (Muller) e o Gabriele (Tarquini) a discutir o título de pilotos, e todos nós temos luz verde para dar o máximo e fazer duas boas corridas."

Macau celebra o "ano do León" com a previsão de bom tempo para todo o fim-de-semana e temperatura mínima de 22ºC e máxima de 26ºC. Devido à preenchida agenda de competição do Grande Prémio de Macau, os horários do WTCC são diferentes do que é habitual. O primeiro contacto com a pista está marcado para quinta-feira 13 de Novembro, enquanto as duas sessões de treinos livres e a qualificação estão agendadas para sexta-feira, 14 de Novembro. As corridas acontecem, como sempre, no Domingo.

O Eurosport traz-lhe todas as emoções da última etapa do WTCC em 2008. A qualificação pode ser vista em diferido na noite de Sábado às 23H00, logo seguida da transmissão em directo do Warm Up às 23H45. Já na madrugada de Domingo, as duas corridas serão também transmitidas em directo, respectivamente às 03H45 e às 05H05, hora portuguesa.AS
 

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Dale Earnhardt e Chip Ganassi fundem equipas

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A crise financeira nos Estados Unidos já se está a fazer sentir no automobilismo norte-americano. Tal como o Autosport havia noticiado ontem, a NASCAR sente já os efeitos dos problemas em encontrar patrocínios.
Dale Earnhardt e Chip Ganassi fundem equipas -

E tal como se suspeitava, um dos caminhos a seguir para algumas das equipas em dificuldades passa pela fusão. A Dale Earnhardt Incorporated (DEI) e a Chip Ganassi foram as primeiras a tomar esta saída, passando a formar a Earnhardt Ganassi Racing.

Esta formação será a responsável por quatro carros, entregues a Martin Truex Jr (número 1), Aric Almirola (número 8), Juan Pablo Montoya (número 42) sendo que ainda falta nomear um outro piloto para o carro número 41.

"Nesta era ultra-competitiva da NASCAR, é necessário formar e manter a melhor equipa possível e ao juntarmo-nos às pessoas e aos meios da Dale Earnhardt Inc. isso irá criar um forte programa de quatro carro para os próximos anos. Esta é uma parceria para vencer", disse Chip Ganassi.
Teresa Earnhardt, por seu turno, enalteceu as qualidades de Chip Ganassi, lembrando o seu historial de sucesso em competições como a Indycar e a Grand-Am: "Este é um caso em que unidos somos mais forte do que separados", referiu.

Falta ainda anunciar com que construtor esta recém-formada equipa irá competir, com os rumores mais insistentes a apontarem a Chevrolet como a marca escolhida, fazendo correr quatro motores ECR (Earnhardt Childress Racing).

Apesar das duas equipas não estarem em risco de fecharem portas, a perda de patrocinadores obrigou as duas equipas a severos cortes nos seus orçamentos. Em Julho, a equipa de Ganassi foi mesmo obrigada a colocar de parte o carro número 40, então pilotado por Dario Fracnchitti, levando ao despedimento de 71 pessoas. No entanto, deverá ser agora a DEI a reduzir o seu pessoal.AS
 

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Menu obtém 'pole' em Macau; Monteiro é 12º e Couto 16º

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O suíço Alain Menu, Chevrolet, obteve a 'pole-position' para o GP de Macau, derradeira prova do WTCC, e na qual se irá decidir o título da categoria. Tiago Monteiro irá largar do 12º posto, ao passo que André Couto, com o Honda Accord da NTechnology, ficou com o 16º tempo.
Menu obtém 'pole' em Macau; Monteiro é 12º e Couto 16º -

O piloto português não conseguiu um bom tempo com o seu SEAT Leon TDi, cotando-se mesmo como o último dos carros espanhóis a Diesel.

Na frente, o piloto da marca norte-americana esperou pelos momentos finais da sessão para efectuar o tempo que lhe garantiu a 'pole' (2m30.285s), ficando à frente de Andy Priaulx, que se despede em Macau do seu título, por 0.173s.

Entre os pilotos que discutem o ceptro este ano, foi Yvan Muller a fazer o melhor tempo, ficando mais perto de conseguir o seu objectivo, já que Gabriele Tarquini, o seu adversário no campeonato, não foi além do oitavo posto, o que tendo em conta as dificuldades em ultrapassar no estreito traçado macaense, poderá complicar ainda mais a vida do italiano. Para piorar a sua tarefa, Tarquini foi o autor de um despiste que obrigou à paragem da sessão.

Robert Huff ficou em quarto, Augusto Farfus em quinto e Jordi Gene em sexto. André Couto aproveitou o seu conhecimento do traçado de Macau para efectuar o 16º tempo.

Classificação:

1. Alain Menu Chevrolet Lacetti 2m30.285s
2. Andy Priaulx BMW 320si +0.173s
3. Yvan Muller SEAT Leon TDi +0.653s
4. Rob Huff Chevrolet Lacetti +0.668s
5. Augusto Farfus BMW 320si +0.798s
6. Jordi Gene SEAT Leon TDi +0.942s
7. Rickard Rydell SEAT Leon TDi +1.014s
8. Gabriele Tarquini SEAT Leon TDi +1.244s
9. Nicola Larini Chevrolet Lacetti +1.332s
10. Jorg Muller BMW 320si +1.379s
11. James Thompson Honda Accord +1.427s
12. Tiago Monteiro SEAT Leon TDi +1.519s
13. Felix Porteiro BMW 320si +1.711s
14. Alex Zanardi BMW 320si +2.449s
15. Sergio Hernandez BMW 320si +3.416s
16. Andre Couto Honda Accord +3.539s
17. Tom Coronel SEAT Leon +3.805s
18. Franz Engstler BMW 320si +4.277s
19. Takayuki Aoki BMW 320si +4.514s
20. Manabu Orido Chevrolet Lacetti +4.981s
21. Jaap van Lagen Lada 110 +6.402s
22. Matthew Marsh BMW 320si +6.612s
23. Viktor Shapovalov Lada 110 +7.654s
24. George Tanev BMW 320si +7.989s
25. Kirill Ladygin Lada 110 +8.222s
26. Ibrahim Okyay BMW 320si +9.486s
27. Andrei Romanov BMW 320si +9.591s
28. Masaki Kano BMW 320i +12.869s
29. Melvin Choo BMW 320si +19.067s
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Troféu 500 Abarth ibérico pode esperar

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Apesar de ter sido uma das principais estrelas do Circuito Automóvel do Algarve, estando exposto no átrio de entrada do Autódromo Internacional do Algarve, o Fiat 500 Abarth Asseto Corse viu perder algum do seu interesse para potenciais pilotos portugueses uma vez que o Troféu Ibérico já não se irá realizar.

A decisão foi tomada depois da sugestão da marca italiana Abarth ter considerado não estarem reunidas as condições de sucesso para que o processo avançasse com contornos ibéricos "não só devido à actual crise financeira, como também devido ao aparecimento de outros troféus concorrenciais (n.d.r., no caso o Peugeot 207 THP em Espanha)", conforme deu conta, Nuno Conceiro, da Full Eventos, empresa que se preparava para promover a competição monomarca.

Segundo o mesmo responsável, a Eurocup que irá acompanhar as provas do WTCC, disputadas com os mesmos Fiat 500 Abarth de 200 cavalos, não sofreu qualquer revés e irá, essa sim, mesmo ver a luz do dia. AS
 

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NASCAR: Reutimann e Speed largam da 1ª fila em Homestead

Surpresa na primeira fila da última etapa da Sprint Cup em 2008. A
pole é de David Reutimann, a primeira dele na categoria, e o segundo é
Scott Speed, ex F-1. Ambos os pilotos correm com carros da Toyota.

Reutimann registrou 31,46s no classificatório em Homestead. Speed,
cravou 31,49s. Matt Kenseth, com Ford, é o terceiro no grid.

Na briga pelo campeonato, Carl Edwards, que ainda tem esperanças de
obter a conquista inédita, larga em vantagem com a conquista do quarto
tempo. Jimmie Johnson, que precisa apenas de um 36º lugar para
confirmar o tricampeonato, largará de 30º.

Entre os pilotos oriundos recentemente dos monopostos, além de Speed,
o melhor foi Juan Pablo Montoya, que foi o mais rápido no primeiro
treino livre e é o 11º no grid no oval de Miami.

» Veja abaixo os melhores no grid da prova:
1. David Reutimann - Toyota, 171.636 mph
2. Scott Speed - Toyota, 171.461
3. Matt Kenseth - Ford, 171.429
4. Carl Edwards - Ford, 171.418
5. Kevin Harvick - Chevrolet, 171.043
6. David Ragan - Ford, 170.919
7. Jamie McMurray - Ford, 170.854
8. Kyle Busch - Toyota, 170.729
9. Reed Sorenson - Dodge, 170.627
10. Martin Truex Jr. - Chevrolet, 170.541
11. Juan Montoya - Dodge, 170.449
12. Casey Mears - Chevrolet, 170.411
13. Tony Stewart - Toyota, 170.363
14. Robby Gordon - Dodge, 170.213
15. Bill Elliott - Ford, 170.181
16. Joe Nemechek - Chevrolet, 170.181
17. Jeff Burton - Chevrolet, 170.116
18. Kasey Kahne - Dodge, 170.116
19. Travis Kvapil - Ford, 170.052
20. Brian Vickers - Toyota, 169.929

Fonte: Super SpeedWay
 

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Reutimann obtém 'pole' para a corrida final da NASCAR

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A prova final da temporada de NASCAR, em Homestead, promete ser emocionante, já que o líder do campeonato Sprint Cup International, Jimmie Johnson (na foto) não foi além do 30º posto na qualificação, enquanto que o seu rival, Carl Edwards irá largar da quarta posição.

Longe destas questões, David Reutimann foi o mais veloz da sessão (171.636 mph), garantindo a 'pole' já nos instantes finais, batendo Scott Speed, que irá largar da segunda posição.


Matt Kenseth irá largar de terceiro, logo na frente de um dos candidatos ao título, e em quem as atenções estarão centradas ao longo da corrida, Carl Edwards. Mais atrás, em quinto, ficou Kevin Harvick (171.043 mph).

Já Jimmie Johnson admitiu no final da sessão que teve alguns problemas mas que está "confiante para a corrida, temos um bom carro e tudo irá correr bem". No entanto, o piloto terá de ser muito cauteloso para não se ver envolvido em nenhum acidente no meio do pelotão, de modo a não deitar por terra as suas aspirações na conquista do título.AS
 

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F3: Mortara vence corrida de qualificação

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Edoardo Mortara (na foto - Crédito CGPM) venceu a corrida de qualificação de Fórmula 3 do GP de Macau, com o piloto a concentrar-se agora em obter a vitória final na segunda corrida.

Depois de se ter qualificado em terceiro para esta primeira corrida, atrás de Carlo Van Dam e de Kaisuke Kunimoto, o italiano depressa se impôs no traçado da Guia, não cometendo qualquer erro na corrida de qualificação.

Tendo também a sorte de ver Van Dam abandonar ainda na primeira volta devido a um toque depois de se atrasar fruto de uma má partida, Mortara ultrapassou, de seguida, o japonês Kunimoto antes da curva Lisboa, não tendo a partir daí qualquer adversário.

Kunimoto foi o segundo, sendo seguido por Roberto Streit, o qual ainda se aproximou do japonês no final, mas foi incapaz de o surpreender. Em quarto acabou Oliver Turvey, logo na frente de Sam Bird e do campeão de F3 britânica, Jaime Alguersuari.

Mortara terá, na corrida final, a oportunidade de ser o primeiro piloto desde Michael Schumacher a vencer a corrida com um monolugar da Volkswagen. "É sempre bom vencer em Macau. Mas não nos podemos esquecer que hoje foi apenas uma corrida de qualificação. A verdadeira corrida é só amanhã", disse o italiano.AS
 

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Ávila e Campaniço com boas perspectivas em Macau

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Rodolfo Ávila, campeão do Super Car Challenge Asiático, e o recém-coroado campeão nacional do PTCC, César Campaniço, estiveram em bom plano na sessão de qualificação para a Taça GT Macau, ao obterem a quarta e quinta posições respectivamente.

Para Ávila, a correr em casa, o objectivo é efectuar "uma boa prova e lutar pelo terceiro lugar", algo que o piloto considera ser possível.

A 'pole-position' ficou entregue a Darryl O'Young, com um Porsche 997 GT3 Cup da equipa Jebsen, com o piloto a não ter dificuldades para se impor nos treinos. Tanto mais que o segundo mais rápido, Danny Watts, ficou a mais de dois segundos num carro idêntico.

O Japonês Keita Sawa vai largar da terceira posição, aos comandos de um Lamborghini Gallardo GT3, logo na frente de Ávila, que tripula um Ferrari F430 GT3 e de Campaniço, com um Ferrari F360.

1 Darryl O'Young Porsche 997 GT3 Cup 2m27.110s
2 Danny Watts Porsche 997 GT3 Cup +2.276s
3 Keita Sawa Lamborghini Gallardo GT3 +4.739s
4 Rodolfo Ávila Ferrari F430 GT3 +6.856s
5 Cesar Campaniço Ferrari F360 Challenge +8.044s
6 Samuel Yau Porsche 997 GT3 Cup M +8.807s
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Crise obriga Jetalliance a falhar FIA GT na Argentina

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A crise financeira vai-se fazendo sentir aos poucos no automobilismo mundial. Desta feita, é a Jetalliance Racing, uma das melhores equipas do campeonato FIA GT a falhar a corrida na Argentina, preferindo poupar recursos financeiros.
Crise obriga Jetalliance a falhar FIA GT na Argentina -

O facto de a equipa já não ter hipóteses de chegar ao título na categoria terá ajudado à tomada desta decisão, com o piloto e proprietário da equipa, Lukas Lichtner-Hoyer a explicar que não faz sentido viajar até à Argentina sem nada a ganhar, reafirmando-se contra a política de provas noutros continentes.

"Já manifestei a minha oposição contra corridas noutros continentes devido a questões financeiras no ano passado. Por um lado, já perdemos as hipóteses de sermos campeões. Por outro, sendo homens de negócios como somos, a queda dos mercados força-nos a tomar medidas sérias para reduzir custos", referiu Lichtner-Hoyer, explicando a tomada desta "medida impopular".

Recorde-se que a Jetalliance Racing tem sido uma das grandes animadoras do FIA GT, tendo permitido à dupla Ryan Sharp/karl Wendlinger vencer três corridas em 2008, com o Aston Martin DBR9.

Apesar desta decisão, é de crer que o envolvimento da equipa na série não deverá ser afectado.AS
 

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Tiago Monteiro: "A afinação não correu bem no meu caso"

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Tiago Monteiro explicou que problemas com a afinação do seu SEAT Leon TDi o impediram de fazer melhor do que o 12º tempo na qualificação para a corrida de Macau, mostrando-se, no entanto, determinado em fazer boas provas naquela que é uma das suas pistas favoritas.
Tiago Monteiro: "A afinação não correu bem no meu caso" -

"Nos treinos livres estávamos no bom caminho e os tempos dos SEAT pareciam bem encaminhados. Mas no meu caso as coisas não resultaram tão bem na qualificação. Não tínhamos o melhor acerto e em certas zonas do circuito o carro não estava tão eficaz como seria de esperar", explicou Monteiro, confiante de que no domingo as coisas possam melhorar para o seu lado e recuperar algumas posições, ainda que o peso dos carros a diesel não ajude nesse desiderato.

"Acredito que no Domingo poderemos ter uma afinação melhor. De qualquer forma o peso que os Leon Diesel têm a mais complica a tarefa. O Circuito da Guia é dos mais exigentes do mundo e com este carro não admite hesitações", explicou.

"Mas é sempre bom terminar o campeonato em Macau. Este ano chegamos aqui com o título já conquistado e por isso existe na equipa um ambiente de festa. Isso é o mais importante, mas claro que quando formos para a pista, no Domingo, vamos esquecer tudo e dar o máximo para acabar a temporada com um bom resultado", garantiu o piloto luso.

Tiago Monteiro larga da sexta linha para a primeira corrida, tendo que se preocupar em evitar as habituais confusões que pautam as primeiras curvas da corrida, nas quais os toques costumam ser frequentes e com consequências nefastas para os carros.

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Yvan Muller é Campeão do Mundo de Turismo

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Alain Menu dominou a primeira corrida do WTCC em Macau, liderando do princípio ao fim, enquanto Yvan Muller garantiu antecipadamente o título com um terceiro posto cauteloso.
Yvan Muller é Campeão do Mundo de Turismo -

Menu liderou a corrida do princípio ao fim com uma vantagem sempre confortável sobre os seus perseguidores. Foi apenas nas últimas três voltas que Andy Priaulx conseguiu aproximar-se do piloto suíço, mas nunca conseguiu encontrar maneira de forçar a ultrapassagem,

Com o abandono de Rickard Rydell com problemas mecânicos, Yvan Muller ascendeu ao terceiro posto. O piloto francês passou o restante da corrida a defender-se dos ataques de Augusto Farfus e de Rob Huff, que fica com uma vantagem mínima na luta pelo terceiro lugar do campeonato.

Gabriele Tarquini terminou em sétimo, atrás do seu colega Jordi Gené, nunca demonstrando andamento para levar a luta pelo título até ao fim. James Thompson recuperou até oitavo.

Tiago Monteiro foi batido no arranque por Félix Porteiro, mas depois conseguiu recuperar até ao 11º posto final, enquanto André Couto subiu até 13º, atrás de Sergio Hernández, melhor dos Independentes.AS
 

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Rob Huff vence segunda corrida dramática

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Rob Huff foi o vencedor surpresa da segunda corrida do WTCC em Macau, na despedida do Chevrolet Lacetti do campeonato, garantindo também o terceiro lugar na classificação geral.
Rob Huff vence segunda corrida dramática -

A corrida foi dominada por James Thompson, que nas voltas iniciais ainda teve que se defender de Augusto Farfus, mas o piloto da N. Technology cometeu um erro e bateu duas vezes na parede, partindo a suspensão do seu Honda, a duas voltas do fim.

Isto deixou Farfus na frente a defender-se de Gabriele Tarquini, mas a meia volta do fim, o brasileiro bateu com o seu BMW na parede. As imagens não mostraram o que se passou, mas Farfus deve ter tocado também no carro do italiano, que abandonou na curva seguinte, o óleo do seu Seat apanhando Alain Menu de surpresa.

Nestas condições, Yvan Muller e Andy Priaulx no pódio. Rickard Rydell, que partiu do final da grelha, foi quarto, à frente de Alex Zanardi, que arrancou das boxes, de Franz Engstler, que venceu pela primeira vez os Independentes, Manabu Orido, no Chevrolet convidado, e de Matthew Marsh.

Tiago Monteiro, obrigado a partir das boxes depois de ter trocado a caixa de velocidades, não parece ter visto os problemas do seu carro resolvidos e abandonou na segunda volta, o mesmo se passando com André Couto, que bateu na travagem para a curva do Hotel Lisboa, quando já era nono classificado.AS
 

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Campaniço 4º na GT Cup

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César Campaniço teve uma excelente prestação na Macau GT Cup, classificando-se na quarta posição, no que foi a sua primeira corrida de GT, ao volante do Ferrari 360 Challenge da Mastercar.

O actual campeão do PTCC destacou-se ao volante de um antigo carro de troféu, batendo viaturas de GT3 mais recentes. O seu colega Rodolfo Ávila, que correu num Ferrari 430 GT3, abandonou à 10ª volta com problemas mecânicos.

Darryl O'Young, piloto habitual da Carrera Cup Asia, dominou a corrida, em Porsche 997 GT3, seguido de Danny Watts, actual piloto do A1 Team GBR, e do japonês Keita Sawa, num Lamborghini Gallardo.AS
 

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Kunimoto é vencedor surpresa no GP de Macau

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Keisuke Kunimoto dominou o Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, batendo os principais favoritos, os pilotos oriundos da F3 Euroseries.

O japonês saltou para o comando no arranque, batendo Edoardo Mortara na travagem para o Hotel Lisboa. No entanto, o acidente de Roberto Streit e Sam Bird obrigou à entrada do "safety-car" e foi apenas no recomeço que o piloto da Tom's afastou-se o suficiente para garantir a vitória no Dallara-Toyota.

Mortara, no Dallara-VW da Signature Plus, terminou em segundo depois de algumas lutas com Jaime Alguersuari e Daniel Campos-Hull na fase intermédia. Alguersuari foi depois penalizado e Campos-Hull abalroado, permitindo a ascensão de Brendon Hartley ao terceiro posto.AS
 

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WTCC: Yvan Muller conquista título mundial em Macau

PILOTOS PORTUGUESES DESISTEM DA PROVAS



O francês Yvan Muller conquistou em Macau o título mundial de carros de Turismo, com um terceiro e segundo lugares na útima jornada do WTCC, numa prova em que os portugueses Tiago Monteiro e André Couto desistiram.

Yvan Muller precisava apenas de conquistar seis pontos nas duas corridas, enquanto o seu colega na Seat, Gabriele Tarquini, tinha de conquistar duas vitórias, feito quase impossível devido às regras da prova, em que os primeiros oito da corrida inicial trocam de posições na grelha de partida para a segunda manga.

Logo na primeira corrida, Yvan Muller, com um terceiro lugar, garantiu a vitória no campeonato, já que Tarquini não foi além do sétimo posto.

Na primeira manga, Tiago Monteiro, que logo na volta de aquecimento sentiu problemas no motor que lhe faziam perder velocidade no Leon diesel e o levariam à desistência, ainda conseguiu terminar em 11.º, enquanto André Couto, em Honda Accord, concluiu no 13.º lugar.

Para a segunda corrida, com James Thompson, Gabriele Tarquini e Jordi Gene nas primeiras posições, o trio da frente viu apenas ser substituído Gene pelo brasileiro Augusto Farfus.

Com Thompson a segurar a liderança, Farfus na sua traseira e Tarquini a querer fazer um bom resultado, coube ao brasileiro alterar na última volta todas as contas da corrida: primeiro "atirou" Thompson contra a parede e depois bateu sozinho e um pneu do seu BMW acabou por provocar a saída de Tarquini.

Com o trio da frente fora da corrida a vitória sorriu a Robert Huff, em Chevrolet Lacetti, seguido de Yvan Muller e Andy Priaulx, em BMW, e campeão do mundo nas três primeiras edições do WTCC.

Problema mecânico afasta Tiago Monteiro

No final da corrida, Tiago Monteiro explicou à Agência Lusa que um problema mecânico acabou por o atirar para fora de prova, mas salientou o excelente trabalho dos mecânicos da Seat que substituíram a caixa de velocidades e os injectores na tentativa de ajudar o piloto português.

"Quando saí para a pista na segunda prova percebemos logo que não iríamos conseguir porque o problema continuava e decidimos abandonar", explicou.

Já André Couto, que bateu na curva do hotel Lisboa, disse que travou "normalmente" e explicou que talvez o carro tivesse ficado desequilibrado na primeira, em que houve muitos toques com adversários.

André Couto, que chegaria a ir ao hospital efectuar testes médicos devido às dores que sentia, acabou por sair sem qualquer problema.

"Rc"
 

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NASCAR: Edwards vence última corrida; Johnson é campeão

A vitória na última prova da temporada ficou com o vice-líder do
campeonato, mas nem mesmo o 15º lugar obtido por Jimmie Johnson tirou
dele o campeonato da Nascar Sprint Cup, o terceiro consecutivo dele.

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Kevin Harvick terminou a prova em segundo com Jamie McMurray
assegurando o terceiro lugar.

» Veja abaixo os melhores classificados na prova:
1. Carl Edwards Ford 195 pontos (267 voltas)
2. Kevin Harvick Chevrolet 175
3. Jamie McMurray Ford 165
4. Jeff Gordon Chevrolet 165
5. Clint Bowyer Chevrolet 155
6. Kasey Kahne Dodge 150
7. Travis Kvapil Ford 146
8. Casey Mears Chevrolet 142
9. Tony Stewart Toyota 143
10. Martin Truex Jr Chevrolet 134
11. A.J. Allmendinger Dodge 130
12. Bill Elliott Ford 127
13. Denny Hamlin Toyota 124
14. Scott Riggs Chevrolet 121
15. Jimmie Johnson Chevrolet 123

Fonte: Super SpeedWay
 

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Grande Prémio de Macau: Taça Macau GT

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Rodolfo Ávila traído pelos travões
Rodolfo Ávila traído pelos travões -

Rodolfo Ávila despediu-se da temporada 2008 com nota positiva, mesmo não tendo terminado a corrida da Taça Macau GT da 55ª edição do Grande Prémio de Macau. Na corrida de dez voltas de hoje, problemas relacionados com a temperatura do óleo dos travões do Ferrari 430 GT preparado pela Mastercar Italy, ditaram um abandono prematuro.

"Quando entrei na Curva dos Pescadores notei que o carro não correspondeu à minha travagem e por pouco que não bati no muro. Ainda tentei continuar em pista, mas assim era perigoso e impossível de andar de depressa, pois o carro praticamente não travava", explicou o piloto de 21 anos que apenas completou cinco voltas e que rodava na 4ª posição, não muito longe do 3º classificado, quando foi obrigado a parar nas boxes.

O campeão do Asia SuperCar Challenge ficou desapontado com o resultado, mas de consciência tranquila de quem deu o seu melhor em pista. "O máximo que poderia fazer nesta prova era ser 3º classificado, pois os carros dos dois primeiros eram muito superiores ao meu e por regulamento eram 70 kg mais leves. É sempre frustrante desistir desta forma, mas as corridas são mesmo assim", afirmou Ávila referindo-se ao abandono, citando ainda que "o balanço de 2008 continua a ser positivo, pois cumpri o meu objectivo principal que era trazer o título do Asia SuperCar Challenge para Macau".

Ávila que este ano fez a sua estreia nas corridas de GT, não tem mais nenhuma corrida planeada para 2008 e está já a planear na próxima temporada. "Quero agradecer a todos aqueles que me apoiaram ao longo da temporada 2008. Agora é a altura de pensar o que poderemos fazer em 2009. Há uma série de possibilidades interessantes para estudar", confessa o piloto patrocinado pelo Governo de Macau, MacauSlot.com, BNU, Cerveja Tsing Tao, Restaurante Fat Siu Lau, Sujika Crafts e RP Macau.

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Tiago Monteiro: "Não esqueço a vitória no Estoril com o apoio dos adeptos"

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Tiago Monteiro teve, este fim-de-semana, um final de campeonato complicado, já que problemas mecânicos no seu Seat o impediram de terminar a época da melhor forma. Depois de muito lutar para conseguir terminar a primeira corrida no 11º lugar, já que o León nº 18 revelou sempre problemas nos injectores, e logo na volta de aquecimento. Tudo isso implicou que, durante toda a prova, Tiago tivesse menos 15km/h de velocidade de ponta no seu carro, e perdesse também em aceleração.
A isto acresciam também problemas na caixa de velocidades. Tudo junto, contribuiu para um resultado abaixo das possibilidades de Monteiro.
Tiago Monteiro: "Não esqueço a vitória no Estoril com o apoio dos adeptos" -

Os problemas não puderam ser resolvidos nos poucos minutos que separaram as duas corridas e que obrigaram ao abandono do português logo após o início da segunda contenda:

"Assim que arranquei para a volta de aquecimento na primeira corrida percebi que havia problemas. Pensámos que seria dos injectores porque o carro estava mesmo mais lento. Depois a caixa de velocidades também estava a bloquear. A equipa fez um trabalho incansável para mudar injectores e caixa em apenas 10 minutos entre as duas corridas. Infelizmente, assim que começou a segunda deu para perceber que era um problema mais grave e que o motor estava mesmo a partir. Claro que não era desta maneira que eu queria acabar o campeonato, mas as corridas são mesmo assim e as máquinas também. "

Duas vitórias num ano positivo

Apesar do resultado, Tiago prefere recordar os melhores momentos do campeonato em que contribuiu para que a SEAT conquistasse o título de construtores. O piloto diz que no WTCC a experiência conta muito e que mesmo no segundo ano de participação a aprendizagem é constante:

"No mundial de turismos a experiência é fundamental. Há pilotos que já cá andam há mais de 10 anos e essa experiência nota-se em pista. Sinto que nesta minha segunda temporada aprendi muito e as duas vitórias no campeonato são para mim a prova da evolução e da minha rapidez. A equipa fez um excelente trabalho, ao longo de todo o ano, para chegarmos a este momento em que celebramos a vitória no mundial de construtores e também a vitória do Yvan Muller nos pilotos. Para mim foi um privilégio fazer parte deste trabalho de equipa. A SEAT deu um grande exemplo de como se faz uma equipa vencedora. Fazer parte deste projecto em que um diesel venceu pela primeira vez um campeonato do mundo é muito importante para mim. Também não esqueço a vitória no Estoril, com o apoio de milhares de pessoas, num cenário fantástico. Fantástico é também este traçado em Macau. Apesar de não sair daqui com o resultado que esperava, continua a ser um dos meus circuitos preferidos."

A segunda corrida de Macau mostrou mais uma vez a dureza do Circuito da Guia, com mais de uma dezena de pilotos a não chegarem ao fim. Mas antes, na primeira corrida, o francês Yvan Muller garantiu o título de campeão, num fim-de-semana onde foi a Chevrolet que acabou por conquistar duas vitórias.

Para a próxima temporada estão previstas várias novidades no regulamento do WTCC. Isso será daqui a quatro meses, mais precisamente em Curitiba, no Brasil, que recebe mais uma vez a primeira ronda do Mundial de Turismos.


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Regresso acidentado de André Couto

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Como já é habitual, André Couto regressou temporariamente ao WTCC para tomar parte na Corrida da Guia.
Regresso acidentado de André Couto -

Tal como no ano passado, o piloto macaense representou as cores da equipa N. Technology, embora trocando o agora reformado Alfa Romeo 156 pelo Honda Accord Euro-R, irónico pois Couto é piloto da Toyota nas corridas japonesas.

O seu conhecimento do circuito apenas começou a dar dividendos na segunda corrida, quando já estava mais habituado ao carro, mas Couto acabou por não ter hipóteses de conquistar um bom resultado devido a um acidente no início da segunda volta, quando já tinha recuperado quatro lugares, de 13º para nono. Batendo de frente na curva do Hotel Lisboa, o piloto da N. Technology foi levado ao posto médico, mas apesar da dureza do embate, felizmente não sofreu quaisquer sequelas, tendo já viajado para o Japão para uma sessão de testes.

Couto teve algumas dificuldades nos treinos "devido à minha falta de experiência com o carro. Tive uma qualificação muito complicada mas a equipa fez um bom trabalho. Depois, nas corridas, não fiquei nada satisfeito comigo mesmo, pois cometi um erro quando já estava a ficar mais competitivo. Tinha recuperado vários lugares e a equipa tinha feito um bom trabalho com o carro".

Caso não tivesse abandonado, tendo em conta o número de desistências subsequentes, Couto poderia ter terminado no quarto lugar.

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VÍDEO: Os melhores acidentes da NASCAR

Apesar da animação em pista ter decrescido um pouco relativamente a outros anos, a NASCAR não deixa de proporcionar momentos de pura adrenalina e espectacularidade quer seja pelas melhores ou piores razões. Fique com uma compilação dos melhores acidentes dos últimos dois anos.
 

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Spyker C8 vai ter novo motor

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Sander van Dijk, director de comunicação da Spyker, revelou na entrega de prémios da Le Mans Series, que a marca holandesa vai trocar o motor Audi por um V8 de origem americana.

O novo motor será montado no C8 Aileron, que vai substituir o C8 Laviolette na categoria GT2 das 24 Horas de Le Mans e da Le Mans Series. As hipóteses reais são apenas duas: ou um motor da família LS da GM (LS2 com 6000 cc, LS3 com 6200 ou LS7 com 7000) ou o Cammer da Ford Racing Parts, baseado no Ford Modular (5000 cc).AS
 

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Projectos japoneses na LMS

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A equipa japonesa Kaneko Racing (antiga T2M Motorsport) vai regressar à Le Mans Series em 2009, com três projectos diferentes, um protótipo da categoria LMP1 e dois GT1 de proveniências distintas.

Nos protótipos, a Kaneko continuará a dar apoio técnico ao projecto conjunto da Universidade de Tokai e da YGK, com um chassis Courage LC70 e um motor V8 turbo baseado numa unidade Nissan. A Tokai planeia participar nos 1000 km de Spa para melhor preparar a sua participação nas 24 Horas de Le Mans.

Nos GT, a escuderia de Ietoshi Kaneko vai ser responsável pelo Lamborghini Murcielago do Japan Lamborghini Owners Club (JLOC), com um programa completo para Le Mans e a LMS, bem como do Saleen S7-R do Autoracingclub Bratislava, equipa que coloca finalmente em prática o plano de trocar o FIA GT pela LMS.AS
 

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BMW anuncia primeira dupla de pilotos para ALMS

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Foram confirmados os nomes da primeira dupla de pilotos que vai pilotar o BMW M3 E92 GT2 na American Le Mans Series, com Bill Auberlen e Joey Hand a juntarem-se à equipa Rahal-Letterman Racing.

Auberlen e Hand já estiveram presentes em outros projectos da BMW, nomeadamente quando os antigos E46 GTR eram preparados pela Prototype Technology Group. Nos últimos dois anos, mantiveram-se ligados à PTG, mas ao volante de um Panoz.

O segundo carro vai ser testado esta semana em Sebring e na próxima semana em Road Atlanta por Andy Priaulx, Jörg Müller e Augusto Farfus.

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Susie Stoddart: "Haverá uma mulher com sucesso na F1"

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Susie Stoddart, piloto da Mercedes-Benz no DTM, acredita que uma mulher será capaz de chegar à Fórmula 1 pelos seus próprios méritos, mas escusou-se a sugerir que possa vir a ser ela, garantindo ainda que mantém a aposta no campeonato alemão de carros de turismo.
Susie Stoddart: "Haverá uma mulher com sucesso na F1" -

A jovem piloto escocesa, que em 2008 não logrou alcançar nenhum ponto no DTM, refere que "é um sonho chegar à Fórmula 1", mas garante que "é realista" nesse aspecto e na direcção que a sua carreira irá tomar. Ainda assim, Stoddart acredita que uma mulher irá ter sucesso na modalidade rainha do automobilismo mundial num futuro não muito longínquo.

"Não uma campeã do mundo, mas haverá uma piloto de sucesso na Fórmula 1. Tenho a certeza disso", reforça a piloto da Mercedes. "É o meu sonho mas sou realista. Primeiro tenho de ter sucesso no DTM e mostrar que mereço uma oportunidade na F1", referindo-se ao caso de Paul di Resta, que esta ano já testou com a McLaren Mercedes na Fórmula 1, falando-se ainda de uma possível ligação à Force India, agora que esta recebe apoio da equipa anglo-germânica.

Acerca da sua temporada de DTM, Susie Stoddart mostrou-se "satisfeita, mas não totalmente. Melhorei na última temporada com alguns bons resultados na qualificação e algumas boas corridas, mas preciso de maior consistência e rapidez", apontando, desde logo, os objectivos para a temporada 2009.

"Acumular pontos e bater os meus companheiros de equipa. Eles têm um carro semelhante e as mesmas oportunidades", atirou a jovem piloto, demonstrando ainda que o medo de acidentes não é algo que a acompanhe. "Nunca tenho medo quando estou a competir. Tenho respeito mas o medo abranda-nos", garantiu a jovem de 25 anos de idade.AS
 
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