Portal Chamar Táxi

Cantinho do Rally

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Rali de Portugal: Pagamentos a bombeiros regularizados

Comandante Distrital de Operações de Socorro de Faro confirma a regularização dos serviços prestado pelos bombeiros no Rali de Portugal
368x276

O Comandante Distrital de Operações de Socorro de Faro reconheceu hoje que o Automóvel Clube de Portugal tem pago "tardiamente" os serviços prestado pelos bombeiros no Rali de Portugal, mas sublinhou que os relativos à última edição "já foram regularizados".
"Pelo que sei, essa situação já está regularizada. O Automóvel Clube de Portugal (ACP) pagou ontem (segunda feira) a todos os bombeiros do Algarve", afirmou Vaz Pinto, acrescentando que a situação dos colegas do Alentejo também deve estar resolvida.
O Comandante informou que recebeu na segunda feira um e-mail do ACP a dar conta da realização da transferência com as verbas que ainda se encontravam em dívida pelo trabalho prestado pelos bombeiros do Algarve no Rali de Portugal de 2010, prova que pontuou para o campeonato do mundo (WRC).
Rali de Portugal: bombeiros ameaçam não comparecer
Questionado sobre se estava excluída a possibilidade de os bombeiros algarvios não prestarem serviço na próxima edição da prova, Vaz Pinto respondeu que essa hipótese não foi equacionada.
"Garantidamente nunca esteve em causa a comparência na próxima edição. Isso foi apenas falado por uma corporação", acrescentou.
No domingo, um elemento dos voluntários de Castro Verde disse à Lusa que os bombeiros poderiam “não ir ao Rali de Portugal” de 2011 se não recebessem os pagamentos pelo serviço prestado na última edição.
Segundo Filipe Susana, a situação afectava entre 20 a 30 bombeiros no distrito de Beja, estando na mesma posição os colegas do Algarve.
Em causa estavam entre 120 a 130 euros por cada bombeiro, correspondentes ao pagamento de 10 euros por hora, que devia ter sido efectuado ao fim de sete dias úteis pelo ACP, segundo a mesma fonte, frisando que também a GNR estaria na mesma situação e só o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) teria sido pago.
“Nós também não recebemos um milhão, em falta do Instituto do Desporto. Assim que recebermos será tudo pago, obviamente”, garantiu na altura fonte do ACP, indicando que a situação estava “em vias de resolução”.
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Kimi Raikkonen com equipa própria no mundial de ralis

pequena.php



Kimi Raikkonen confirmou a participação na nova temporada do mundial de ralis com a inscrição de uma equipa própria, com a designação «ICE 1 Racing Team».

Kaj Lindstrom será o navegador do finlandês que volta a apostar nos ralis e o carro escolhido será o novíssimo Citroen DS3 WRC, o mesmo que será utilizado por Sebastien Loeb, Sebastien Ogier, Petter Solberg, entre outros.

De acordo com o site oficial do WRC, a inscrição da equipa foi feita pouco antes do fim das inscrições para esta temporada. O jornal «Turun Sanomat» assegura que a equipa de Raikkonen vai participar em, pelo menos, dez das 13 provas que compõem o calendário da próxima temporada.

A nova temporada do mundial de ralis WRC arranca já a 10 de Fevereiro com a realização do Rali da Suécia.

"autoportal"
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Bruno Magalhães pronto para o Rali de Monte Carlo

pequena.php


Um ano depois, Bruno Magalhães está de volta ao Rali de Monte Carlo, para a edição que assinala o centenário da mítica prova que arrancou em 1911 e passou a definir, desde então, a história dos ralis. A edição de 2011 deste desafio épico tem um total de 1.341,75 km, dos quais 337,06 km são percorridos em 13 provas de classificação, e estará na estrada a partir de quarta-feira (dia 19) de manhã até à madrugada de sábado (dia 22).

Esta será a segunda vez que Bruno Magalhães vai representar as cores nacionais neste rali, sendo agora acompanhado por Paulo Grave, que está de regresso à competição, após três anos de ausência. O co-piloto substitui Carlos Magalhães no banco do lado direito do 207 Super 2000 da Peugeot Sport Portugal.

O Rali de Monte Carlo assinala o começo da quinta época do IRC (Intercontinental Rally Challenge), onde, no ano passado, Bruno Magalhães terminou em quinto lugar, após ter realizado 9 das 12 provas.

Para a equipa portuguesa trata-se do primeiro desafio do ano, onde Bruno Magalhães e Paulo Grave terão pela frente mais de 30 máquinas da mesma categoria (Super 2000), o que deixa antever uma luta muito cerrada para melhorar o sétimo lugar alcançado no “Monte Carlo” de 2010.

Para o piloto da Peugeot Sport Portugal “é uma grande satisfação poder voltar a participar no Rali de Monte Carlo, e no ano em que a prova assinala o centenário da sua primeira edição, com uma lista de inscritos de tão vasta qualidade que, atrevo-me a dizer, é a melhor lista de sempre. Por outro lado, esta é uma prova “ingrata”, na qual o resultado final pode depender, em muito, da escolha acertada dos pneus. Numa região onde as condições atmosféricas estão em permanente mudança torna-se difícil saber qual é a melhor opção depneus para realizar cada classificativa”.

O objectivo de Bruno Magalhães “é mostrar que evoluí e que estou a andar mais depressa, muito embora saiba que esta prova é muito traiçoeira, onde tanto se pode sair da estrada na primeira como na última curva.”

“Mas recuso-me a fazer qualquer projecção em termos de resultados porque a lista de inscritos não tem comparação possível com a do ano passado, quando fui sétimo à geral”.

Quanto à troca de ocupante do banco do lado direito do seu Peugeot 207, com Paulo Grave a regressar à competição, “é uma situação que não me preocupa, apesar do tempo de paragem do Paulo, pois sempre funcionámos muito bem e de todos os ralis que ele fez apenas cinco não foram comigo, pelo que estou tranquilo”.

Carlos Barros: “Objectivo é terminar nos pontos”

Para o Director Desportivo da Peugeot Sport Portugal, Carlos Barros, “o objectivo é terminar nos pontos, que agora são atribuídos até ao décimo lugar, a exemplo do que se passa no “Mundial” e fazer melhor do que no ano passado, tanto mais que é a segunda vez que lá vamos. Sabemos que a concorrência é mais forte, que é uma prova com características muito especiais, face à instabilidade das condições atmosféricas, mas vamos confiantes.”

Segundo Carlos Barros, “o 207 Super 2000 teve algumas evoluções, depois de em San Remo termos utilizado um motor mais evoluído, o Spec 3, mas vamos dispor, ainda, de uma caixa optimizada, de travões mais eficazes e mais leves e de amortecedores desenvolvidos, especificamente, para Monte Carlo.”

E para se ter uma ideia das dificuldades que a dupla portuguesa da Peugeot vai enfrentar, basta lembrar alguns dos inscritos: Juho Hanninen, que defende o título, Jan Kopecky, Freddy Loix, o piloto com mais vitórias em provas do IRC, Nicolas Vouilloz e Andreas Mikkelsen alinharão em Skoda Fabia. Petter Solberg, Bryan Bouffier, François Delecour, Stéphane Sarrazin, Guy Wilks, Toni Gardemeister, Giandomenico Basso e Thierry Neuville estarão na ‘armada’ Peugeot 207. Henning Solberg estará ao volante do Ford Fiesta e Per Gunnar Andersson e Chris Atkinson, em Proton Satria Neo.

Programa do Rali:
1.ª ETAPA - Quarta-feira, 19 de Janeiro
09h00 – Partida – Valence
10h05 – 1.ª PEC – Le Moulinon – Antraigues (36,87 km)
11h40 – 2.ª PEC – Le Burzet – St. Martial (41,06 km)
14h11 – 3.ª PEC – St. Bonnet Le Froid 1 (25,22 km)
16h20 – 4.ª PEC – St. Bonnet Le Froid 2 (25,22 km)

2.ª ETAPA - Quinta-feira, 20 de Janeiro
11h00 – Partida – Valence
12h23 – 5.ª PEC – St. Jean en Royans – Font d’Urle 1 (23,05 km)
13h04 – 6.ª PEC – Cimetiere de Vassieux – Col de Gaudissart 1 (24,13 km)
16h07 – 7.ª PEC – St. Jean en Royans – Font d’Urle 2 (23,05 km)
16h48 – 8.ª PEC – Cimetiere de Vassieux – Col de Gaudissart 2 (24,13 km)

3.ª ETAPA - Sexta-feira, 21 de Janeiro
06h30 – Partida – Valence
09h08 – 9.ª PEC – Montauban sur L’Ouvèze – Eygalayes (29,89 km)
13h53 – Chegada – Monte Carlo
19h15 – 10.ª PEC – Moulinet – La Bollène Vésubie 1 (23,41 km)
19h58 – 11.ª PEC – Lantosque – Lucéram 1 (18,81 km)
23h25 – 12.ª PEC – Moulinet – La Bollène Vésubie 2 (23,41 km)

Sábado, 22 de Janeiro
00h08 – 13.ª PEC – Lantosque – Lucéram 2 (18,81 km)
01h30 – Chegada – Monte Carlo
Nota – Hora francesa (menos uma hora em Portugal)

O Rali de Monte Carlo na televisão:

Os amantes dos ralis, e em particular do Rali de Monte Carlo, vão ter a possibilidade de acompanhar a par e passo o desenrolar da prova, uma vez que o Eurosport vai efectuar uma intensa cobertura em directo das 13 provas de classificação que integram o traçado da competição.

São estes os horários das transmissões, de acordo com a hora portuguesa:

Quarta-feira, 19 de Janeiro
09h00 – 10h00 – 1.ª PEC – Eurosport 2
10h30 – 11h45 – 2.ª PEC – Eurosport 2
13h00 – 14h00 – 3.ª PEC – Eurosport
15h00 – 16h15 – 4.ª PEC – Eurosport
18h45 – 19h15 – Resumo do dia - Eurosport

Quinta-feira, 20 de Janeiro
11h15 – 13h00 – 5.ª PEC e 6.ª PEC – Eurosport 2
15h00 – 16h45 – 7.ª PEC e 8.ª PEC – Eurosport
18h30 – 19h00 – Resumo do dia – Eurosport

Sexta-feira, 21 de Janeiro
17h45 – 19h45 – Resumo da 9.ª PEC; Transmissão da 10.ª PEC e 11.ª PEC – Eurosport
22h00 – 00h00 – 12.ª PEC e 13.ª PEC – Eurosport

"autoportal"
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Hélder Rodrigues: «Sinto-me preparado para vencer o Dakar'2012»

Português ambicioso para próximo ano

O piloto português Hélder Rodrigues disse esta quarta-feira acreditar que pode ganhar o rali Dakar'2012, depois do terceiro lugar conquistado este ano na prova que decorreu na Argentina e no Chile.

"Se tiver um bom projeto, um bom trabalho durante o ano, um bom acompanhamento, sinto-me preparado para vencer, para andar na frente", disse.

À chegada ao Aeroporto de Lisboa, onde o esperavam cerca de meia centena de pessoas, Hélder Rodrigues lembrou que "o objetivo é trabalhar o ano inteiro, para no próximo Dakar estar bem, em forma, para lutar por um lugar melhor que este ano".

"É esse sempre o meu objetivo. Mas ainda estamos no início do ano, ainda não sei o projeto que vou ter e que vou conseguir. A meio do ano, já terei uma melhor noção, mas vou começar já a trabalhar para melhorar no próximo ano", afirmou.

Hélder Rodrigues partiu para o penúltimo dia da prova na quarta posição, a mesma alcançada em 2009, mas problemas na moto do chileno Francisco 'Chaleco' Lopez permitiram-lhe ser o primeiro português a subir ao pódio do Dakar.

"Em 2010 perdi o pódio por uma coisa insignificante na moto, um filtro de gasolina. Felizmente, neste Dakar isso passou-se com outra pessoa e ganhei o pódio no último dia. Mas acreditei sempre, lutei sempre até ao fim", afirmou.

Record
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
TT: UMM Alter, Nissan Terrano e Suzuki Jimny de regresso ao nacional

Motor Clube de Guimarães pretende fazer regressar os «velhinhos» UMM Alter Turbo, Nissan Terrano II a Diesel e Suzuki Jimny ao campeonato de todo-o-terreno
368x276

Uma nova competição está a ser promovida pelo Motor Clube de Guimarães em colaboração com as suas parcerias, e demais Organizadores de provas do Campeonato, e pretende dar corpo a uma participação de novos e antigos pilotos, com custos controlados para os UMM Alter Turbo, Nissan Terrano II a Diesel e Suzuki Jimny, que alinharam nos últimos Campeonatos. Integram esta nova Taça as cinco provas integradas no Campeonato de Portugal de Todo o Terreno abiaxo descritas.
Os custos de participação serão controlados e muito baixos, pois as inscrições são baixas. Não será obrigatório o dispositivo de segurança “Hans” nem o sistema “GPS/GSM, e os fatos e os cintos de segurança não necessitam de estar homologados.
As equipas aderentes a esta Taça, e irão realizar somente parte do percurso das provas, sendo o custo das inscrições de 300 euros por prova mais o seguro.
Esta será uma forma de se participar no TT, com alguns dos veículos que estão parados e animaram os últimos Campeonatos, andando alguns deles em lugares pontuáveis, e trazendo nova animação às jornadas do Campeonato Nacional que bem necessitam.
Da parte dos Organizadores, está ainda em aberto a possibilidade de outros veículos mais recentes poderem participar se houverem interessados, devendo neste caso ser pensada uma nova forma de pontuação, para não se criar grandes diferenças e desmotivações desnecessárias.
Serão admitidos a participar na 1ª Taça TT Pré-Classic, única e exclusivamente veículos da marca UMM, modelo Alter Turbo, com as originais motorizações turbo diesel, fabricados entre 1989 e 1995, de Marca Nissan, modelo Terrano II, com motorização turbo diesel fabricados até 1999 e de Marca Suzuki, modelo Jimny, versão a gasolina 1.3 JLX produzidos até 2002.
Provas pontuáveis:
Abril 16 e 17 - Ervideira Rali TT
Junho 25 e 26 - Rali TT Serras do Norte
Setembro 03 e 04 - Baja Cidade de Beja
Outubro 01 e 02 - Rali Terras da Raia
Outubro 27 e 29 - Baja 500 Portalegre
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
IRC: Bryan Bouffier vence nos 100 anos do Rali de Monte Carlo

Francês venceu pela primeira vez o Rali de Monte Carlo e arrancou de modo perfeito a temporada do campeonato IRC de ralis
368x276

O piloto francês Bryan Bouffier, em Peugeot 207 S2000, conquistou na noite de sexta-feira a vitória na edição comemorativa dos 100 anos do Rali de Monte Carlo, primeira prova da temporada do campeonato IRC (Intercontinental Rally Challenge).
Bryan Bouffir terminou a prova com um total de 3:32.55,6 horas, batendo o belga Freddy Loix (Skoda Fabia), segundo classificado, por 32,5 segundos, e o britânico Guy Wilks (Peugeot 207), terceiro, por 1m19,7s.
Stéphane Sarrazin terminou na terceira posição, mas uma penalização de 30 segundos atirou o francês para a quarta posição final, à frente do experiente François Delecour (Peugeot 207).
Bruno Magalhães explica despiste em Monte Carlo
O português Bruno Magalhães (Peugeot 207 S2000) também participou no Rali de Monte Carlo, mas abandonou logo na última especial da primeira etapa, quarta-feira, ao sair de estrada, quando seguia no nono lugar.
Classificação final:
1º Bouffier B. - Panseri X. Peugeot 207 - 3:32:55.6
2º Loix F. - Miclotte F. Skoda Fabia - +32.5
3º Wilks G. - Pugh P. Peugeot 207 - +1:19.7
4º Sarrazin S. - Renucci J. Peugeot 207 - +1:21.9
5º Delecour F. - Savignoni D. Peugeot 207 - +1:22.4
6º Hänninen J. - Markkula M. Skoda Fabia - +1:29.3
7º Vouilloz N. - Veillas B. Skoda Fabia S2000 +4:47.8
8º Kopecký J. - Starý P. Skoda Fabia S2000 +7:45.9
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Loeb esperançado no DS3 WRC


O heptacampeão mundial de ralis vai iniciar o Mundial ao volante de um novo carro e perspectiva que no Rali de Portugal possa estar em condições de lutar pela vitória.

Na apresentação da equipa Citröen e do DS3 WRC para o Mundial de Ralis 2011, o francês Sebastien Loeb mostrou-se cauteloso na abordagem ao campeonato em virtude de ir estrear o novo 1.6 turbo da marca francesa.


«Ninguém sabe o verdadeiro potencial de cada um (Mini e Ford são as outras marcas em prova), pelo menos nas duas primeiras provas que são um pouco atípicas. A neve da Suécia não transmite aquilo que os carros valem e no México a altitude condiciona a performance dos motores. Por isso, só no Rali de Portugal poderemos ter a noção correcta do que valem todos», afirma Loeb, que adianta que é no nosso país que pensa «estar à altura de discutir a vitória».


sapo desporto

_____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Petição pede Armindo Araújo no WRC



O piloto português espera a resposta de um patrocinador para poder confirmar se entra ou não no WRC.

O bi-campeão do Mundo de Ralis na categoria de Produção, Armindo Araújo, está às portas do WRC, mas falta ainda a confirmação de um apoio para que o piloto português possa colocar em marcha o projecto que nesta altura está já totalmente planeado. Posto isto, uma petição pública procura sensibilizar o patrocinador em causa para disponibilizar ao piloto as verbas necessárias para chegar à categoria máxima dos ralis.


A Mini e a Ford estão interessadas em contar com o piloto de Santo Tirso para esta temporada, mas por enquanto as verbas disponíveis ainda não são suficientes e Armindo espera pacientemente pela resposta positiva de um dos patrocinadores, que lhe permitirá então a entrada no WRC.


«O projecto para alinhar no próximo mundial com um WRC está bem encaminhado e as negociações, felizmente, entraram no caminho certo. Recebemos sucessivas confirmações da quase totalidade dos patrocinadores, muito satisfeitos com o retorno alcançado a todos os níveis. Aliás, até um sponsor estrangeiro se juntou ao projecto, sinal inequívoco do prestígio e da notoriedade alcançados pela nossa carreira. No entanto, falta ainda a confirmação de um patrocinador muito forte para colocar o projecto em andamento.»


Para ajudar à decisão, foi então lançada uma petição pública que visa facilitar ao piloto o apoio que necessita:


«Armindo Araújo, conhecido piloto Português bi-Campeão Mundial de Ralis, depende única e exclusivamente da resposta de um patrocinador para dar o salto para a categoria máxima do desporto Automóvel (ralis) WRC. Gostaríamos de sensibilizar a GALP a decidir rapidamente e a favor do seu maior embaixador no mundo», pode ler-se na petição, que conta já com quase 500 subscritores.


sapo desporto
____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Campeonato nacional com 9 inscritos a três semanas do início

368x276


Primeira prova do «nacional» de ralis, o Rali Torrié 2011, vai para a estrada a 26 e 27 de Fevereiro

É mais um sinal da crise que se vive há muito na competição automóvel em Portugal. Numa altura em que faltam apenas três semanas para o início da temporada e terminado o prazo para o desconto máximo, apenas 9 pilotos estão inscritos no Campeonato de Portugal de Ralis.

Paulo Neto foi o primeiro piloto a inscrever-se a 24 de Janeiro, para nos dias seguintes o fazerem também Hugo Mesquita, Pedro Peres, Ivo Nogueira, Victor Calisto, João Silva, e já no último dia do mês, Frederico Gomes, Isabel Ramos e Ricardo Moura.

A primeira prova do «nacional» de ralis, o Rali Torrié 2011, vai para a estrada a 26 e 27 de Fevereiro, arrancando de Póvoa de Lanhoso e terminando em Vieira do Minho.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Kubica gravemente ferido num acidente de ralis

Piloto de F1 com prognóstico reservado

Robert Kubica, piloto da Lotus Renault, ficou gravemente ferido este domingo no rali "Ronde di Andora", perto de Génova, e o diagnóstico do piloto polaco é reservado, segundo fonte médica garantiu à France Press.

Kubica, de 26 anos, conduzia um Skoda Fabia na Segunda Ronda de Andorra – Memorial Roberto Melloto quando se despistou e embateu a alta velocidade contra uma parede de uma igreja. O piloto foi prontamente transferido de helicóptero para o Hospital Santa Corona, em Génova e, embora se encontre consciente, apresenta vários traumatismos.

O co-piloto, Jacub Gerber, saiu ileso do acidente.

Record
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Armindo Araújo a um passo do WRC

368x276


Piloto de Santo Tirso está apenas à espera da resposta de um último patrocinador para escolher entre a Ford ou a Mini

O piloto português Armindo Araújo, bicampeão da classe de Produção, admitiu esta segunda-feira Agência Lusa que está a um passo de participar no próximo Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), faltando apenas a resposta definitiva de um patrocinador.

“Estamos com projecto definido, temos mais de uma marca com abertura para corrermos por eles. Basicamente, temos tudo fechado com todos os patrocinadores, faltando apenas um que ainda não nos deu uma resposta definitiva, resposta essa que está por dias”, afirmou Armindo Araújo à Lusa.

O piloto de Santo Tirso adiantou que “o trabalho para entrar no WRC está todo feito” e revelou que, mal tenha “luz verde” do último patrocinador, terá que escolher entre a Ford ou a Mini, as duas equipas que se mostraram interessadas no português.

“Quando esse patrocinador der uma resposta positiva, anunciaremos o nosso programa e a equipa. Agora nada pode ser feito sem termos uma resposta positiva do patrocinador que falta. A equipa que der melhor melhores condições de trabalho futuro vai ser a equipa que iremos escolher”, referiu o piloto de 33 anos.

Para já, Armindo Araújo será “baixa” certa no Rali da Suécia, que está agendado de 12 a 14 de Fevereiro e que assinala o arranque da temporada 2011 do WRC.

“Sabemos que não se pode montar um projecto destes e ganhar logo no primeiro ano. Isso aconteceu, por exemplo, quando apostámos na Produção. Este é um projecto a médio longo prazo com o objectivo de sermos campeões mundiais”, explicou Armindo Araújo.

Em 2009 e 2010, o piloto português venceu o campeonato de Produção (PWRC) com um Mitsubishi Lancer.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
«Rail» entrou na frente e saiu pela traseira do Skoda de Kubica


368x276


Novos detalhes do violento acidente sofrido pelo piloto polaco Robert Kubica no Rali «Ronde di Andora», em Itália

A pouco e pouco vão sendo revelados mais detalhes do violento acidente sofrido por Robert Kubica no Rali «Ronde di Andora», em Itália. Agora, um vídeo divulgado no Youtube mostra três fotos, de frente e traseira, onde se percebe que o «rail» que atingiu o piloto polaco atravessou todo o interior do Skoda Fabia S2000 de Kubica, que sofreu fracturas múltiplas no braço, perna e mão direita.

Jakub Gerber, co-piloto de Robert Kubica, explicou os detalhes do acidente que deixou o piloto polaco em estado muito grave. "Sabíamos que o piso estava um pouco escorregadio devido à humidade e estávamos preparados para enfrentar essas condições. Depois de derrapar, o carro foi contra o primeiro rail de proteção e depois bateu no segundo...", começa por referir Gerber, que saiu ileso do acidente.

"O rail entrou pelo carro e foi mesmo contra o Robert. Vi logo que era grave... Ele tinha também uma nódoa bastante negra debaixo do olho por ter batido contra o volante. Depois disso, o Robert desmaiou e eu tive de sair pela janela porque a porta ficou presa", acrescentou.

O italiano Mauro Moreno foi o primeiro piloto a passar na zona do acidente e foi através do seu co-piloto que foi feita a primeira chamada para alertar os bombeiros e a organização.

"Foi um cenário horrível. Chamei-o várias vezes, mas ele não respondia. O rail estava todo dentro do habitáculo. Perguntei ao co-piloto se ele estava bem e ele disse que não qualquer problema. Fiz o mesmo com o Robert mas não valeu de nada. Ele estava inconsciente e não conseguia falar", referiu Mauro Moreno.

Veja as imagens:



Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
WRC: Tudo pronto para uma nova «era» no Mundial de Ralis

368x276


Nova regulamentação técnica, espectáculos de domingo à tarde e mais equipas inscritas são as principais alterações para a nova temporada do mundial de ralis

Está tudo pronto para o início de uma nova «era» no «World Rally Championship». Nova regulamentação técnica, motores “universais”, caixas de velocidades diferentes, espectáculos de domingo à tarde nas televisões e mais equipas inscritas são as principais alterações para a nova temporada do mundial de ralis, tudo com o objectivo de trazer maior competitividade e espectáculo ao Mundial de Ralis.

Tanto em termos técnicos, como em termos desportivos, os responsáveis da Federação Internacional do Automóvel (FIA), do WRC e dos construtores e equipas, após longas negociações, concordaram com várias alterações de fundo.

A começar pelos carros, com a adopção de uma plataforma mais curta e estreita, indo ao encontro dos veículos de série mais comuns. Por exemplo, os Citroen C4 e os Ford Focus foram substituídos pelo DS3 e pelo Fiesta, respectivamente, e vão ter a concorrência do novo Mini Countryman, a grande novidade em termos de marcas para esta temporada.

Em termos mecânicos, é adoptado um novo bloco «universal» de 1,6 litros, com turbo, que pode ser utilizado por outras categorias desportivas, nomeadamente em especialidades com provas em circuito, como os turismos – WTCC também adopta os 1.6 Turbo. A potência deverá continuar perto dos 300 cavalos, como os motores de 2,0 litros, com turbo, da era anterior (1996-2010), mas com menos binário e regimes mais elevados.

Enquanto isso, mantém-se a «tradicional» transmissão às quatro rodas, mas sem diferenciais centrais electrónicos, nem patilhas de mudança de velocidades ao volante. As antigas manetes na consola estão de volta, embora de comando sequencial (um toque).

Também nos pneus há novidades, com a francesa Michelin como único fornecedor de “borrachas” no WRC, após a partida do fabricante italiano Pirelli para a Fórmula 1.

Armindo Araújo a um passo do WRC

Para aumentar o espectáculo foi criada uma «Super etapa especial». A última prova especial de classificação de cada uma das 13 provas, aos domingos, vai dar três pontos de bónus ao piloto com o melhor registo, dois ao segundo mais rápido e um ao terceiro, promovendo mais espectáculo, com vista às transmissões televisivas.

Os habituais pontos do campeonato para cada classificação final dos ralis mantêm-se - 25 pontos para o vencedor, 18 para o segundo classificado, 15 para o terceiro, etc.

«Monster girls» revelam novo carro de Ken Block

No que diz respeito aos concorrentes, as categorias e formas de inscrição foram alargadas, com oito equipas já inscritas no campeonato, embora algumas só alinhem com uma viatura e, em certos casos, só em parte da temporada, até porque as marcas não estão a conseguir responder à procura pelos novos modelos – não são permitidos carros da temporada passada.

As equipas habituais (Citroen, Ford, Stobart), com duas viaturas, e a Munchi’s (uma viatura) vão ter a companhia das escuderias privadas de Kimi Räikkonen (Ice1Racing), de Dennis Kuipers (FERM Power Tools), de Ken Block (Monster) e de Khalid Al-Qassini (Abu Dhabi), estando também já confirmada a participação de Petter Solberg aos comandos de um Citroen DS3 WRC.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
WRC: «Monster girls» revelam novo carro de Ken Block

368x276


Piloto norte-americano tem confirmada participação no Rali de Portugal, assim como em três «Gymkhanas»

Ken Block e a Monster World Rally Team apresentaram ao seu melhor estilo as cores do Ford Fiesta WRC com que o piloto norte-americano, mais conhecido pelos seus «malabarismos» com carros de competição, irá participar na nova temporada dos mundial de ralis, que arranca esta semana com o Rali da Suécia.

O programa inclui a participação no Rali de Portugal, mas também no Festival de Goodwood, nos famosos «X Games», assim como em algumas provas de Rallycross e ainda três «Gymkhanas».

"Sou um grande sortudo por fazer isto tudo, acredito que vai ser um ano fabuloso", comentou Ken Block, que espera fazer melhor que na temporada passada, que ficou longe de resultados de relevo.

No vídeo mais abaixo e na galeria de fotos poderá ficar a conhecer as novas «Monster Girls».

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Armindo Araújo no WRC: "Tudo está do lado do patrocinador"

368x276


Projecto do piloto português está apenas dependente da decisão de um patrocinador. Ford ou Mini são as duas marcas interessadas

Armindo Araújo, bi-campeão mundial de Ralis na categoria de Produção (P-WRC), disse hoje que caso venha a competir no WRC terá um projecto a três anos e que espera de um “grande resultado” a médio/longo prazo. O piloto português reafirmou que apenas lhe falta a resposta de um patrocinador, sem confirmar ou desmentir que se trata de uma petrolífera nacional, e que só com esse apoio é que poderá entrar no campeonato mundial de ralis.

“Mais uma semana, menos uma semana, tem que haver uma decisão. Tudo está do lado do patrocinador”, referiu o piloto.

Certo é o interesse de duas marcas nos serviços do português, a Ford e a Mini, mas Armindo Araújo explicou ainda não ter sido tomada uma decisão, dependendo do projecto em que venha a ser inserido.

“(Queremos) uma equipa que nos dê um projecto a médio/longo prazo e que nos insira nos programas de desenvolvimento e testes. A minha decisão tem a ver com a minha posição futura dentro da equipa e não tanto com o ano de 2011”, acrescentou.

Armindo Araújo eleito «Personalidade do Ano» no WRC

Com a possibilidade do WRC no horizonte, o piloto de Santo Tirso não fará o calendário completo, já que uma época inteira tem um custo entre os 3,0 e os 3,5 milhões de euros.

“Será um programa seleccionado de corridas e estamos a fazer um investimento mais ou menos como fizemos na produção, em que apresentámos um projecto a três anos”, disse o piloto de 33 anos, colocando já de parte o arranque de época (rali da Suécia).

O piloto especificou que os orçamentos também dependem dos projectos e da quantidade de testes realizados pelas equipas, sabendo que a “grande fatia” nos orçamentos são esses mesmos testes e que é algo muito variável.

Depois de tão grande sucesso na produção, com os títulos mundiais de 2009 e 2010, a ideia é usar a mesma estratégia de médio prazo para o WRC, sabendo “que nada se faz de um dia para o outro”.

O Mundial de ralis é um sonho na carreira do piloto, uma meta para a qual diz ter trabalhado durante toda a vida, e considera que mais do que um objectivo pessoal, é um projecto abrangente, que passa por Portugal ter um piloto permanente na categoria máxima.

“É o maior desafio da minha carreira”, acrescentou, não colocando de lado, com a equipa, o momento e o carro certos, a hipótese de também vir a ser campeão mundial na categoria.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
WRC: Tudo pronto para uma nova «era» no Mundial de Ralis (fotos)

368x276


Nova regulamentação técnica, espectáculos de domingo à tarde e mais equipas inscritas são as principais alterações para a nova temporada do mundial de ralis

Está tudo pronto para o início de uma nova «era» no «World Rally Championship». Nova regulamentação técnica, motores “universais”, caixas de velocidades diferentes, espectáculos de domingo à tarde nas televisões e mais equipas inscritas são as principais alterações para a nova temporada do mundial de ralis, tudo com o objectivo de trazer maior competitividade e espectáculo ao Mundial de Ralis.

Tanto em termos técnicos, como em termos desportivos, os responsáveis da Federação Internacional do Automóvel (FIA), do WRC e dos construtores e equipas, após longas negociações, concordaram com várias alterações de fundo.

A começar pelos carros, com a adopção de uma plataforma mais curta e estreita, indo ao encontro dos veículos de série mais comuns. Por exemplo, os Citroen C4 e os Ford Focus foram substituídos pelo DS3 e pelo Fiesta, respectivamente, e vão ter a concorrência do novo Mini Countryman, a grande novidade em termos de marcas para esta temporada.

Em termos mecânicos, é adoptado um novo bloco «universal» de 1,6 litros, com turbo, que pode ser utilizado por outras categorias desportivas, nomeadamente em especialidades com provas em circuito, como os turismos – WTCC também adopta os 1.6 Turbo. A potência deverá continuar perto dos 300 cavalos, como os motores de 2,0 litros, com turbo, da era anterior (1996-2010), mas com menos binário e regimes mais elevados.

Enquanto isso, mantém-se a «tradicional» transmissão às quatro rodas, mas sem diferenciais centrais electrónicos, nem patilhas de mudança de velocidades ao volante. As antigas manetes na consola estão de volta, embora de comando sequencial (um toque).

Também nos pneus há novidades, com a francesa Michelin como único fornecedor de “borrachas” no WRC, após a partida do fabricante italiano Pirelli para a Fórmula 1.

Armindo Araújo a um passo do WRC

Para aumentar o espectáculo foi criada uma «Super etapa especial». A última prova especial de classificação de cada uma das 13 provas, aos domingos, vai dar três pontos de bónus ao piloto com o melhor registo, dois ao segundo mais rápido e um ao terceiro, promovendo mais espectáculo, com vista às transmissões televisivas.

Os habituais pontos do campeonato para cada classificação final dos ralis mantêm-se - 25 pontos para o vencedor, 18 para o segundo classificado, 15 para o terceiro, etc.

«Monster girls» revelam novo carro de Ken Block

No que diz respeito aos concorrentes, as categorias e formas de inscrição foram alargadas, com oito equipas já inscritas no campeonato, embora algumas só alinhem com uma viatura e, em certos casos, só em parte da temporada, até porque as marcas não estão a conseguir responder à procura pelos novos modelos – não são permitidos carros da temporada passada.

As equipas habituais (Citroen, Ford, Stobart), com duas viaturas, e a Munchi’s (uma viatura) vão ter a companhia das escuderias privadas de Kimi Räikkonen (Ice1Racing), de Dennis Kuipers (FERM Power Tools), de Ken Block (Monster) e de Khalid Al-Qassini (Abu Dhabi), estando também já confirmada a participação de Petter Solberg aos comandos de um Citroen DS3 WRC.
comentar artigo torne-se fã no facebook

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Sebastien Loeb procura oitavo título na nova «era» dos WRC's

368x276


Novos carros e novos regulamentos para uma maior competitividade e espectáculo numa nova «era» do mundial de ralis

O piloto francês Sebastien Loeb (Citroen) parte para mais uma temporada do Mundial de Ralis (WRC) com a “barriga cheia” de sete títulos, numa nova “era” do campeonato devido à adopção de muitas alterações técnicas e desportivas.

Novos carros, motores 1.6 Turbo, caixas de velocidades diferentes, espectáculos de domingo à tarde nas televisões e mais equipas inscritas são as principais alterações para a nova temporada do mundial de ralis, tudo com o objectivo de trazer maior competitividade e espectáculo à competição.

Loeb e o seu novo concorrente interno, o compatriota Sebastien Ogier, vão ver o habitáculo reduzido do C4 para o DS3, mas os adversários da Ford, os finlandeses Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen, também vão ser transferidos dos Focus para os Fiesta, antevendo-se a estreia dos saudosos Mini para Maio, na Sardenha, sem esquecer o privado norueguês Petter Solberg (Citroen).

“Sou sempre prudente porque não sou do género de prometer coisas que não sei se posso cumprir. Espero continuar como nas épocas passadas. Vou enfrentar cada corrida com um novo carro, novas regras, novo colega de equipa (Ogier), portanto há muitas mudanças e imponderáveis”, disse Loeb, referindo que o novo modelo “dá mais luta ao piloto que o antigo”.

Tudo pronto para uma nova «era» nos Ralis

Luta deverá também dar Ogier, vencedor em Portugal e no Japão em 2010, embora a Ford esteja mais avançada na preparação dos novos carros de Latvala e Hirvonen.

Já o português Armindo Araújo, bicampeão mundial de Produção (PWRC), continua sem saber se vai conseguir uma vaga entre a elite mundial, mas mostrou-se recentemente esperançado num projecto a três anos e um “grande resultado” a médio/longo prazo.

Armindo Araújo no WRC: "Tudo está do lado do patrocinador"

Armindo Araújo reafirmou que apenas lhe falta a resposta de um patrocinador e que só com esse apoio é que poderá entrar no campeonato mundial de ralis.

“Mais uma semana, menos uma semana, tem que haver uma decisão. Tudo está do lado do patrocinador”, lamentou, referindo-se à resposta que tem de dar aos responsáveis de Ford e Mini.

Ainda no WRC, outra novidade é a nomeação de uma mulher para líder da direcção: a francesa Michele Mouton, de 59 anos, a única piloto feminina a conseguir ganhar o Mundial, no início da década de 1980, ao volante do emblemático Audi Quattro.

A temporada arranca já esta quinta-feira com o Rali da Suécia que se disputa entre 10 e 13 de Fevereiro, e termina a 13 de Novembro, com o Rali da Grã-Bretanha, num total de 13 provas, incluindo a portuguesa, que se realiza de 24 a 27 de Março, no Algarve.

- Rali da Suécia (Karlstad), 10 a 13 de Fevereiro
- Rali do México (Leão), 03 a 06 de Março
- Rali de Portugal (Algarve), 24 a 27 de Março
- Rali da Jordânia (Mar Morto), 14 a 16 de Abril
- Rali de Itália (Sardenha), 05 a 08 de Maio
- Rali da Argentina (Córdova), 26 a 29 Maio
- Rali da Grécia (Acrópole), 16 a 19 de Julho
- Rali da Finlândia (1000 Lagos), 28 a 31 Julho
- Rali da Alemanha (Renânia-Palatinado), 18 a 21 de Agosto
- Rali da Austrália (Nova Gales do Sul), 08 a 11 de Setembro
- Rali da França (Alsácia), 29 Setembro a 02 de Outubro
- Rali da Espanha (Catalunha), 20 a 23 de Outubro
- Rali da Grã-Bretanha (País de Gales), 10 a 13 de Novembro

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Rali de Barcelos com uma centena de inscritos

368x276


Lista de concorrentes recheada na segunda prova do Campeonato Open de Ralis de 2011

Organizado pelo Clube Automóvel do Minho, o Rali de Barcelos atraiu uma centena de inscritos para a segunda etapa do Campeonato Open de Ralis 2011, que decorre no próximo fim-de-semana, dias 11 e 12 de Fevereiro. O Clube Automóvel do Minho alterou um pouco a prova em relação à edição do ano passado, mantendo, no entanto, uma estrutura com muita diversidade de classificativas, sempre muito do agrado dos pilotos.

Em termos desportivos, desde logo o destaque vai para Fernando Peres que defende o triunfo alcançado o ano passado e de novo aos comandos de um Ford Escort Cosworth. Também o seu primo Pedro Peres está na lista de inscritos, ele que já venceu o Open de Ralis por três vezes.

Mas a lista de potenciais vencedores não se fica por aqui. De facto há mais nomes que podem discutir o triunfo nesta segunda etapa do Campeonato Open de Ralis. Ricardo Teodósio é um deles, desta vez aos comandos de um Citroen Saxo Kit-Car, bem como Jorge Santos em carro semelhante. Mário Barbosa e Luis Cambão, também em Citroen Saxo Kit-Car, são outros nomes a levar em conta. Em estreia estará o Peugeot 206 S1600 pelas mãos de Nuno Ralha.

Depois há ainda que contar com os Mitsubishi, onde estão nomes como os de Daniel Nunes, Luis Mota, Aníbal Rolo, Armindo Neves, Renato Pita e Hélder Oliveira, este um piloto do Todo-o-Terreno, que alinha na prova da sua terra.

No Troféu Nacional de Clássicos, Vitor Torres, André Pimenta e José Veiga, surgem em destaque, o mesmo sucedendo a Daniel Nunes, Samir Sousa e André Mota no Campeonato Júnior. Já no Campeonato Regional de Ralis Norte, André Martins defende a primeira posição.

Esta jornada dá também início aos Troféus Monomarca que animam o Open de Ralis. O Modelstand, com os Peugeot 206, conseguiu reunir um grande lote de pilotos que devem lutar fortemente pelo triunfo, Ao vencedor em 2010, Daniel Ribeiro, juntam-se, entre outros, Nuno Pina, Gil Antunes, João Ruivo, Manuel Inácio e Sérgio Arteiro, numa lista com cerca de 20 nomes.

Passando ao Troféu Fastbravo, com os Seat Marbella, Fábio Ribeiro, Rui Garcia e Diogo Gago estão entre os potenciais vencedores. Já o Troféu Fiat em Nós e Acelera, com os Fiat Uno, Luis Delgado surge a defender o ceptro do ano passado em conjunto com Carlos Santos e João Rebelo Martins

O Rali de Barcelos começa com as especiais de Midões/Chorente (11,87 km), Courel-Cristelo (11.50 km) e Carvalhal/Pereira (5,13 km), na primeira secção. Na segunda, os concorrentes têm que cumprir as classificativas de Vilar do Monte/Feitos (8,47 km), Aldreu/Durrães (8,24 km) e Coussorado/Roriz (19,60 km). Tudo terminará com a Super-Especial Barcelos/DST (4,44 km). Ao todo serão percorridos 169,41 quilómetros, com 69,25 dos quais, a serem cronometrados.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Rali da Suécia: Henning Solberg o mais rápido do «shakedown»

368x276


Primeira prova da temporada de 2011 do Mundial de Ralis arranca esta noite com a realização da super-especial

O norueguês Henning Solberg, em Ford Fiesta WRC, alcançou o melhor tempo no «shakedown», sessão de treinos livres para o Rali da Suécia, primeira etapa do Campeonato do Mundo de WRC, que arranca esta noite com a realização de uma super-especial.

No percurso de 3,9 quilómetros, perto de Hagfors, a noroeste de Estocolmo, Solberg foi ligeiramente mais rápido que o finlandês Mikko Hirvonen (Ford Fiesta WRC) e que o irmão Petter Solberg (Citroen DS3 WRC).

Sebastien Loeb (Citroen DS3 WRC) realizou o quarto melhor tempo, na frente de Jari-Matti Latvala (Ford Fiesta WRC) e PG Andersson (Ford Fiesta WRC). Sebastien Ogier, colega de equipa na equipa oficial da Citroen, não fez melhor que o nono tempo.

Tempos do shakedown:

1. Henning Solberg (NOR/Ford Fiesta RS) 2:02.5
2. Mikko Hirvonen (FIN/Ford Fiesta RS) 2:02.6
3. Petter Solberg (NOR/Citroën DS3) 2:02.7
4. Sébastien Loeb (FRA/Citroën DS3) 2:02.8
5. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford Fiesta RS) 2:03.2
6. Per-Gunnar Andersson (SUE/Ford Fiesta RS) 2:03.4
7. Mads Ostberg (NOR/Ford Fiesta RS) 2:03.9
8. Kimi Räikkönen (FIN/Citroën DS3) 2:04.5
9. Sébastien Ogier (FRA/Citroën DS3) 2:05.3

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Luzes! Câmara! Acção! Aí está o novo WRC

368x276


Nova regulamentação técnica, espectáculos de domingo à tarde e mais equipas inscritas são as principais alterações para a nova temporada do mundial de ralis

Está tudo pronto para o início de uma nova «era» no «World Rally Championship». Nova regulamentação técnica, motores “universais”, caixas de velocidades diferentes, espectáculos de domingo à tarde nas televisões e mais equipas inscritas são as principais alterações para a nova temporada do mundial de ralis, tudo com o objectivo de trazer maior competitividade e espectáculo ao Mundial de Ralis.

Tanto em termos técnicos, como em termos desportivos, os responsáveis da Federação Internacional do Automóvel (FIA), do WRC e dos construtores e equipas, após longas negociações, concordaram com várias alterações de fundo.

A começar pelos carros, com a adopção de uma plataforma mais curta e estreita, indo ao encontro dos veículos de série mais comuns. Por exemplo, os Citroen C4 e os Ford Focus foram substituídos pelo DS3 e pelo Fiesta, respectivamente, e vão ter a concorrência do novo Mini Countryman, a grande novidade em termos de marcas para esta temporada.

Sebastien Loeb procura oitavo título na nova «era» dos WRC's

Em termos mecânicos, é adoptado um novo bloco «universal» de 1,6 litros, com turbo, que pode ser utilizado por outras categorias desportivas, nomeadamente em especialidades com provas em circuito, como os turismos – WTCC também adopta os 1.6 Turbo. A potência deverá continuar perto dos 300 cavalos, como os motores de 2,0 litros, com turbo, da era anterior (1996-2010), mas com menos binário e regimes mais elevados.

Enquanto isso, mantém-se a «tradicional» transmissão às quatro rodas, mas sem diferenciais centrais electrónicos, nem patilhas de mudança de velocidades ao volante. As antigas manetes na consola estão de volta, embora de comando sequencial (um toque).

Também nos pneus há novidades, com a francesa Michelin como único fornecedor de “borrachas” no WRC, após a partida do fabricante italiano Pirelli para a Fórmula 1.

Armindo Araújo a um passo do WRC

Para aumentar o espectáculo foi criada uma «Super etapa especial». A última prova especial de classificação de cada uma das 13 provas, aos domingos, vai dar três pontos de bónus ao piloto com o melhor registo, dois ao segundo mais rápido e um ao terceiro, promovendo mais espectáculo, com vista às transmissões televisivas.

Os habituais pontos do campeonato para cada classificação final dos ralis mantêm-se - 25 pontos para o vencedor, 18 para o segundo classificado, 15 para o terceiro, etc.

«Monster girls» revelam novo carro de Ken Block

No que diz respeito aos concorrentes, as categorias e formas de inscrição foram alargadas, com oito equipas já inscritas no campeonato, embora algumas só alinhem com uma viatura e, em certos casos, só em parte da temporada, até porque as marcas não estão a conseguir responder à procura pelos novos modelos – não são permitidos carros da temporada passada.

As equipas habituais (Citroen, Ford, Stobart), com duas viaturas, e a Munchi’s (uma viatura) vão ter a companhia das escuderias privadas de Kimi Räikkonen (Ice1Racing), de Dennis Kuipers (FERM Power Tools), de Ken Block (Monster) e de Khalid Al-Qassini (Abu Dhabi), estando também já confirmada a participação de Petter Solberg aos comandos de um Citroen DS3 WRC.

A primeira prova da temporada do «novo» Mundial de Ralis arranca esta quinta-feira (10 de Fevereiro) com o Rali da Suécia.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Open: Helder Oliveira no Rali de Barcelos

368x276


Piloto de Barcelos aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo, acompanhado de Paulo Primaz

Helder Oliveira vai fazer uma esporádica participação no Open de Ralis, disputando o rali da sua terra aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo, sendo acompanhado pelo experiente Paulo Primaz, com quem já fez parceria em provas de Todo-o-Terreno.

O piloto de Barcelos vai participar numa competição que irá reunir cerca de uma centena de concorrentes, nomes bem conhecidos do mundo dos ralis e excelentes máquinas.

“A minha participação não tem qualquer objectivo desportivo associado. A prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho tem conseguido reunir um excelente lote de participantes e por ser disputada na minha terra achei interessante estar também presente. Conto com a experiência do Paulo para colmatar parte da que me falta a mim e espero acima de tudo divertir-me”, salientou Helder Oliveira.

Rali de Barcelos com uma centena de inscritos

O Rali de Barcelos começa com a disputa das especiais de Midões/Chorente (11,87km), Courel-Cristelo (11.50km) e Carvalhal/Pereira (5,13km), na primeira secção. Na segunda, os concorrentes têm que cumprir as classificativas de Vilar do Monte/Feitos (8,47 km), Aldreu/Durrães (8,24km) e Coussorado/Roriz (19,60km). Tudo terminará com a Super-Especial Barcelos/DST (4,44km). Ao todo serão percorridos 169,41 quilómetros, com 69,25 dos quais, a serem cronometrados.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
WRC: Raikkonen e Ken Block despistam-se no «shakedown»

368x276


Raikkonen e Block iniciaram nova temporada em grande estilo com despistes no shakedown para o Rali da Suécia

Kimi Raikkonen e Ken Block começaram a nova temporada de WRC ao melhor estilo, não evitando ambos, ligeiras saídas de estrada esta quinta-feira, no decorrer do «shakedown», sessão de treinos única para o Rali da Suécia.

E não fossem os enormes bancos de neve que ladeiam as classificativas suecas, as «distracções» de ambos teriam tido outros contornos, nomeadamente para os mecânicos de ambos.

Ainda assim, Kimi Raikkonen ainda conseguiu fazer o oitavo melhor tempo, à frente de Sebastien Ogier, que apenas se ficou com a nona marca no «shakedown».

O Rali da Suécia arranca a série esta noite (quinta-feira) com a realização da super-especial de Karlstad, sendo que a prova prossegue amanhã (sexta-feira) com mais seis troços.

Saída de estrada de Kimi Raikkonen:



Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
WRC: Per-Gunnar Andersson vence super-especial do Rali da Suécia

368x276


Piloto sueco está na frente da primeira prova da temporada, na frente de Jari-Matti Latvala e Petter Solberg

O sueco Per-Gunnar Andersson, em Ford Fiesta, assumiu a liderança do Rali da Suécia, primeira prova da temporada do mundial de WRC, depois de ter sido o mais rápido na super-especial.

Andersson cumpriu o percurso de 1,9 quilómetros na região de Karlstad, a noroeste de Estocolmo, em 1m39,7s, deixando a mais de meio segundo o finlandês Jari-Matti Latvala (Ford Fiesta). Petter Solberg (Citroen DS3) foi o terceiro mais rápido.

Sebastien Loeb (Citroen DS3) foi o quinto mais rápido, logo atrás de Mikko Hirvonen (Ford Fiesta).

Amanhã, sexta-feira, cumprem-se mais seis especiais – três durante a manhã e outras tantas à tarde – na região de Hagfors, a norte de Karlstad.

Classificação após a super-especial:

1. Per-Gunnar Andersson-Emil Axelsson (SUE/Ford Fiesta RS) 1:39.7
2. Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila (FIN/Ford Fiesta RS) a 0.6
3. Petter Solberg-Chris Patterson (NOR-GBR/Citroën DS3) 0.9
4. Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (FIN/Ford Fiesta RS) 1.0
5. Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA-MON/Citroën DS3) 1.1
6. Mads Ostberg-Jonas Andersson (NOR-SUE/Ford Fiesta RS) 1.6
7. Sébastien Ogier-Julien Ingrassia (FRA/Citroën DS3) 2.3
8. Anders Grondal-Veronica Engan (NOR/Subaru Impreza) 5.9
9. Patrik Flodin-Goran Bergsten (SUE/Subaru Impreza) 6.0
10. Kimi Räikkönen-Mikko Hirvonen (FIN/Citroën C4) 6.1

Auto Portal
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Ostberg assume liderança e Loeb tem furo

«Não sei exactamente onde furei, nem porquê, pois não embati em nada. Seguíamos em linha recta, por isso penso que não tivemos muita sorte. Começamos a ficar demasiado longe», lamentou o Loeb.

O norueguês Mads Ostberg assumiu esta sexta-feira a liderança do Rali da Suécia, após a conclusão da primeira prova do Campeonato do Mundo, marcada pela neve e o atraso de Sébastien Loeb, heptacampeão mundial, vítima de um furo.


O piloto francês furou um dos pneus do Citroen DS3 no início do sétimo troço da prova sueca, que decorre na região de Hagfors, e terminou o dia no nono lugar, com 2.48,4 minutos de atraso em relação a Ostberg (Ford Fiesta RS).


«Não sei exactamente onde furei, nem porquê, pois não embati em nada. Seguíamos em linha recta, por isso penso que não tivemos muita sorte. Começamos a ficar demasiado longe», lamentou o Loeb.


Ostberg ganhou apenas duas das seis “especiais” da primeira etapa da prova sueca, mas isso foi suficiente para se colocar no comando, com 14,8 segundos de vantagem sobre o finlandês Mikko Hirvonen (Ford Fiesta RS), que não se impôs em nenhum troço.


Com Loeb longe do topo da classificação, coube a Petter Solberg (Citroen DS3) procurar contrariar o domínio dos pilotos da Ford, mas o piloto norueguês, apesar de ocupar a terceira posição, está a 57,4 segundos de Ostberg.


O finlandês Jari-Matti Latvala, a 1.10 minutos, e o norueguês Henning Solberg, a 1.20,3, ambos em Ford Fiesta RS, seguem no quarto e quinto postos, respetivamente, confirmando o domínio dos carros da marca norte-americana na neve da Suécia.


A segunda etapa da prova sueca realiza-se no sábado, ao longo de nove provas especiais de classificação, num total de 686,46 quilómetros, 127,50 dos quais cronometrados.


sapo desporto

____________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,075
Gostos Recebidos
464
Três feridos em acidente no Rali de Barcelos

368x276


Na sequência de um despiste de um concorrente na freguesia de Fragoso. Classificativa foi anulada

Três pessoas que estavam a assistir à terceira edição do Rali de Barcelos ficaram hoje feridas, “aparentemente sem gravidade”, na sequência do despiste de um dos concorrentes, na freguesia de Fragoso, informou à Lusa o médico da prova.

Segundo Manuel Fernandes Cerqueira, o caso que inspira mais cuidados é o de um adolescente, que sofreu “traumatismos a nível craniano, mas sem perda de conhecimento”.

Foi encaminhado para o hospital, onde a situação clínica “será reavaliada”. Os outros dois sofreram apenas ferimentos ligeiros, mas foram igualmente conduzidos ao hospital de Barcelos.

Rali de Barcelos com uma centena de inscritos

O despiste ocorreu cerca das 14:30, na classificativa entre Aldreu e Durrães. Numa curva poucos metros após a linha de partida, um piloto “entrou a direito”, embatendo contra as grades de protecção e apanhando os três espectadores. A grade foi projectada e causou alguns danos numa viatura ali estacionada. Na sequência do acidente, aquela classificativa foi anulada.

O Rali de Barcelos conta para o campeonato Open de Ralis 2011.

Auto Portal
 
Topo