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Skoda Fabia S2000 de Jean-Dominique Mattei ardeu

O Skoda Fabia S2000 de Jean-Dominique Mattei e Patrick Scipilitti ardeu por completo perto do final da oitava especial do Rali da Córsega, numa situação sempre desagradável, pois nada se salva numa situação destas. Felizmente, nada se passou com a dupla francesa, que saiu incólume antes do fogo ser demasiado.

[video=youtube;HqatINmR5OQ]http://www.youtube.com/watch?v=HqatINmR5OQ&feature=player_detailpage[/video]

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IRC - Rali da Córsega
Dani Sordo cada vez mais isolado na frente

Tendo visto alguns dos seus principais adversários atrasarem-se ou abandonarem, Dani Sordo (MINI S2000) está cada vez mais isolado na frente do Rali da Córsega, com o piloto espanhol a vencer mais dois troços esta tarde e a dispor agora de 29,2 segundos de vantagem sobre Jan Kopecký.

sordofra37-eae3.jpg


A maior luta, aliás, está na definição dos restantes lugares do pódio, com o piloto do Skoda Fabia S2000 a ter Pierre Campana (Peugeot 207 S2000) cada vez mais próximo de si.

Com efeito, a diferença entre os dois é de apenas 0,2 segundos, embora Bryan Bouffier, noutro carro da marca gaulesa, não se encontre igualmente muito longe do lugar mais baixo do pódio. Bouffier está apenas a 6,5 segundos de Campana, prevendo-se uma grande batalha pelas posições do pódio até final.

Mathieu Arzeno, com um Peugeot 207 S2000, está na quinta posição, enquanto Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia S2000), que perdeu mais de dois minutos esta manhã depois de um furo, subiu até ao sexto posto, beneficiando igualmente do abandono de Julien Maurin, por despiste.

1 Sordo Dani / Del Barrio C. 01:43:02.2
Mini John Cooper Works S2000

2 Kopecký Jan / Dresler Pavel 00:00:29.2
Škoda Fabia S2000

3 Campana Pierre / De Castelli S. 00:00:29.4
Peugeot 207 S2000

4 Bouffier Bryan / Panseri Xavier 00:00:35.9
Peugeot 207 S2000

5 Arzeno Mathieu / Jamoul Renaud 00:01:02.3
Peugeot 207 S2000

6 Mikkelsen A. / Floene Ola 00:02:42.1
Škoda Fabia S2000

7 Manzagol J. / Patrone Etienne 00:03:30.6
Peugeot 207 S2000

8 Breen Craig / Roberts Gareth 00:03:30.7
Peugeot 207 S2000

9 Wiegand Sepp / Gottschalk Timo 00:03:51.7
Škoda Fabia S2000

10 Leandri J. / Leonardi P. 00:03:57.5
Peugeot 207 S2000


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Rali do Targa/Serra da Freita – Open de Ralis
Fernando Peres soma e segue

Fernando Peres (Mitsubishi Lancer Evo VII ) venceu o Rali do Targa/Serra da Freita, quinta prova do Open de Ralis, com o piloto do Porto a obter a quarta vitória na competição dilatando ainda mais a sua vantagem no campeonato.

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A correr em 'casa', Fernando Peres (Mitsubishi Lancer Evo VII ) venceu o Rali do Targa/Serra da Freita, numa prova em que sem forçar demasiado, venceu três dos quatro troços que compunham o evento, só perdendo a derradeira especial para Daniel Nunes (Mitsubishi Lancer Evo VI), segundo classificado, numa altura em que controlava por completo o andamento do seu adversário.

O piloto da Peres Competições teve alguma oposição inicial por parte de João Barros (Citroen Saxo Kit Car), o único piloto que logrou vencer no Open (Castelo Branco) para além de Fernando Peres, mas foi sempre dilatando a liderança, ficando mais descansado, quando na terceira especial o piloto do Citroen Saxo Kit Car abandonou com problemas mecânicos, numa altura em que estava 'ainda' a 12,7s do líder.

Quem herdou o segundo lugar foi Daniel Nunes, que manteve sempre atrás de si o terceiro classificado final, Carlos Martins (Mitsubishi Lancer Evo VI), que terminou quase vinte segundos atrás de si. Mário Barbosa (Citroen Saxo Kitcar) foi quarto classificado e o melhor entre os duas rodas motrizes, enquanto Aníbal Rolo (R5 Turbo) venceu os Clássicos.



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Dani Sordo venceu o Rali da Córsega, aos comandos do seu MINI JCW S2000, capitalizando com os problemas alheios e, depois, terminando a prova sem cometer qualquer erro que pusesse em causa a sua prestação.

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O espanhol havia chegado ao comando na sexta-feira depois de Andreas Mikkelsen ter saído de estrada e desde esse momento nunca mais teve a sua posição em risco, mesmo se Jan Kopecký (Skoda Fabia S2000) e Pierre Campana (Peugeot 207 S2000) nunca baixaram os braços para se chegarem à liderança.

“Estou bastante satisfeito por vencer este rali. O carro estava mesmo muito bom e temos de trabalhar um pouco mais, mas vencemos este rali e isso é que é importante”, referiu Sordo, no final da competição, ganha com 17,9 segundos de avanço.

Sem luta pelo comando, o principal ponto de interesse centrou-se na disputa pelo segundo lugar, com Kopecký e Campana a manterem um duelo renhido nos troços finais, tendo mesmo o francês passado pelo segundo lugar. Contudo, um ‘forcing’ final do checo garantiu-lhe o segundo posto, batendo o piloto do 207 por 14,5s.

Na quarta posição ficou Bryan Bouffier, também com um 207 S2000, ficando logo à frente de Andreas Mikkelsen, que ainda recuperou até quinto depois de ter chegado a ser o oitavo, e de Craig Breen, com outro carro da marca francesa. O top 10 ficou completo com as presenças de Jean Marc Manzagol (Peugeot), Sepp Wiegand (Skoda), Hermann Gassner Jr. (Skoda) e Jean-Mathieu Leandri (Peugeot).

1 Sordo Dani / Del Barrio C. 03:22:01.6
Mini John Cooper Works S2000
2 Kopecký Jan / Dresler Pavel 00:00:17.9
Škoda Fabia S2000
3 Campana Pierre / De Castelli S. 00:00:32.4
Peugeot 207 S2000
4 Bouffier Bryan / Panseri Xavier 00:00:53.5
Peugeot 207 S2000
5 Mikkelsen A. / Floene Ola 00:04:19.0
Škoda Fabia S2000
6 Breen Craig / Roberts Gareth 00:05:28.7
Peugeot 207 S2000
7 Manzagol J. / Patrone Etienne 00:06:22.1
Peugeot 207 S2000
8 Wiegand Sepp / Gottschalk Timo 00:06:54.8
Škoda Fabia S2000
9 Gassner H. / Wicha Klaus 00:07:10.2
Škoda Fabia S2000
10 Leandri J. / Leonardi P. 00:07:39.9
Peugeot 207 S2000


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Calheta: António Nunes vence rali disputadíssimo
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Se havia dúvidas quando à atual competitividade do atual Campeonato de Ralis “Coral”, a edição de 2012 do Rali da Calheta dissipou-as completamente!

Até à entrada para o último troço ainda não conhecíamos o vencedor da prova organizada pelo Clube Sport’s Madeira, pois António e Miguel Nunes estavam separados por pouco mais de 1 segundo, e foi preciso mesmo esperar pelo seu fim para se descobrir o vencedor. Depois do azar em São Vicente, onde acabou por abandonar após um toque, António Nunes redimiu-se na Calheta e conquistou a sua primeira vitória à geral no campeonato absoluto.

27195.jpg

Um triunfo que apenas se começou a desenhar muito perto da hora de almoço, pois até essa altura foi Miguel Nunes quem puxou pela armada Mitsubishi, dado que foi na última especial do primeiro round que conseguiu recuperar grande parte da desvantagem que detinha para os líderes da prova. Empenhados em assumir o comando da prova, a dupla do Team Tomiauto Total/Cepsa ataca forte logo na reabertura da prova e acaba ganhando os 1,1 segundos que detinha de atraso e recoloca tudo a zeros na frente, relançando assim a luta pelo primeiro lugar até aos últimos quilómetros.

Miguel Nunes, que até então liderava a prova, vê-se forçado a puxar dos seus “galões” para travar o ritmo fortíssimo imprimido pelo seu irmão mas pouco ou nada pode fazer pois o seu Mitsubishi Lancer Evo X não parecia colaborar, acabando por entregar a vitória ao seu irmãos mais velho. 3,2 segundos foi a diferença entre ambos no final dos 10 troços disputados.

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João Magalhães, que já havia deixado excelentes indicativos em São Vicente, voltou a fazer uma grande prova na Calheta e, se tivesse forçado mais o andamento nas primeiras especiais, teria certamente um palavra a dizer nesta guerra titânica pela vitória. Dos 4 troços disputados à parte da tarde, o antigo campeão do Agrupamento de Produção venceu 3, reduzindo de 10 para quase 5 segundos a sua diferença para as duas equipas que terminaram à sua frente. O terceiro posto alcançado na prova da zona oeste deixam João Magalhães e Jorge Pereira confiantes para a próxima prova.

Filipe Freitas, que surgiu este fim-de-semana com uma viatura ligeiramente mais competitiva, pois equipou o seu Lancer Evo X com uns novos amortecedores, esteve sempre muito perto dos primeiros e conseguiu até vencer um dos vários troços da prova. Ainda assim esse mesmo facto não lhe impediu de terminar a prova a já quase 18 segundos dos primeiros e a 11,2 do lugar mais baixo do pódio.

Duarte Ramos fez uma prova exemplar, não cometeu erros e rodou no seu ritmo, sabendo de antemão que conquistar mais que um quinto lugar em condições normais será muito difícil. Os seus adversários estão munidos de evoluções melhores que a sua e como tal muito dificilmente o piloto da Ponta do Solo conseguirá chegar a uma posição mais honrosa. Ainda assim há que dar os parabéns pois Duarte Ramos e Luís Ramos fizeram passagens muito rápidas e isentas de erros, o que só vem demonstrar que a equipa está em constante evolução aos comandos do Mitsubishi Lancer Evo IX.

No 6º lugar terminou Filipe Pires, o piloto do Citroën C2 voltou a ganhar o “jackpot” no Rali da Calheta, pois venceu o Grupo A, a classe 1600 e o Troféu Eng.º Rafael Costa. Desta feita a missão foi mais difícil, pois encontrou em Isabel Ramos uma adversária duro de “roer” durante toda a prova. O piloto da Pires Competições ainda esteve atrás da campeã feminina em título mas após algum forcing conseguiu abrir um foço que lhe permitiu chegar a mais uma conquista bastante positiva em termos de campeonato. A nota positiva desta prova vai para a piloto do Renault Clio R3, Isabel Ramos, pois foi notório o salto que a mesma deu do Rali de São Vicente para o Rali da Calheta. Segundo a mesma, o acidente sofrido no terminar da época de 2011 acabou por condicionar o andamento na primeira prova, mas quem foi hoje à estrada apercebeu-se certamente do rápido andamento que a campeã em título do troféu feminino imprimiu em diversas especiais, rodando constantemente muito perto dos melhores das duas rodas motrizes. Isabel Ramos e Rubina Gonçalves terminaram a prova a 14,2 segundos de Filipe Pires, uma desvantagem que em São Vicente foi superior a 1 minuto!

André Silva, que hoje esteve em dia não, acabou por terminar na oitava posição, um resultado que acabou por saber a pouco para o jovem piloto do Citroën C2. Nas primeiras especiais o muito empenho acabou por não se mostrar suficiente para assumir o comando do Troféu Eng.º Rafael Costa, deixando cair por terra todo o alento que o campeão do Campeonato Júnior ainda tinha. Ainda assim, nas especiais mais curtas foi André Silva a marcar o ritmo, como aconteceu nas duas passagens pela especial da Raposeira, o que lhe valeu a conquista do segundo lugar na prova organizada pelo Clube Sport’s Madeira.

Fecharam o Top 10 Ana Sofia Correia e Bruno Fernandes, a primeira com mais uma prova digna de registo, rodando sempre muito perto dos seus mais diretos adversários, e o segundo a fazer aquilo que lhe compete: terminar logo após os Citroën C2.

No Campeonato Open foi Francisco Tavares quem comandou as operações, o piloto do Toyota Corolla não deu tréguas a Gabriel Fernandes e só um azar à partida para a segunda secção o fez perder tempo para o piloto do Citroën AX. Ainda assim nas especiais seguintes o “comandante” repôs a ordem dos acontecimentos, não dando quaisquer hipóteses à concorrência. O Campeonato de Ralis “Coral” regressa a 9 de Junho com a realização do Rali de Santa Cruz.


classificação online ****://www.amaweb.pt/2012/ralidacalheta/


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Freita: Peres pois claro

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A correr na terra que tão bem conhece, Fernando Peres não deu hipóteses no Rali do Targa / Serra da Freita, afirmando-se num triunfo indiscutível.

Com três triunfos nos troços iniciais, arrecadou 30 segundos de vantagem para Daniel Nunes e ainda viu João Barros desistir na 3ª PE com problema, depois de ter sido o que mais perto rodou de Peres.

Com o abandono de Barros, Nunes subiu ao 2º posto numa altura em que já estava decidida a ser favor a luta com Carlos Fernandes, e ficavam assim encontrados os nomes dos pilotos que preenchiam o pódio do rali, se Martins não visse uma transmissão partir-se na ligação para o final.

Assim foi Mário Barbosa a colocar o Citroen no 3º lugar de ter visto André Cabeças desistir com um furo no 3ª troço. Luis Mota conseguiu o 4º lugar final triunfando no Regional Norte. Anibal Rolo venceu nos clássicos.

Classificação final:
1º Fernando Peres / José Pedro Silva - Mitsubishi Lancer Evo VII - 35m50,3s
2º Daniel Nunes / Daniel Amaral - Mitsubishi Lancer Evo VI - a 27,2s
3º Mário Barbosa / Bruno Gonçalves - Citroen Saxo Kit-Car - a 1m07,3s
4º Luis Mota / Alexandre Ramos - Mitsubishi Lancer Evo VII - a 1m28,7s
5º André Nunes / Hugo Magalhães - Peugeot 206 S1600 - a 1m44,0s
6º Diogo Gago / Jorge Carvalho - Peugeot 206 GTI - a 2m05,4s
7º Eduardo Veiga / Justino Reis - Ford Escort MKII - a 2m57,9s
8º Rui Peres / José Costa - Peugeot 206 GTI - a 4m07,1s
9º Julio Maia / Alexandre Rodrigues - Peugeot 206 S1600 - a 4m26,8s
10º Anibal Rolo / Luis Cavaleiro - Renault 5 Turbo - a 4m26,9s
(...)




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CRRN: "Rali de Salto Alto" apresentou-se no fim de semana

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Daniela Rodrigues e Laura Natividade estrearam, no Rali Santo Thyrso ConVida, o novo Citröen Saxo com o qual disputarão, esta temporada, o Campeonato Regional de Ralis Norte. A dupla da equipa “Rali de Salto Alto” foi a vencedora da Classe 1 ao terminar a prova na oitava posição da geral.

Horas depois da estreia com o Citröen Saxo, a dupla Daniela Rodrigues/Laura Natividade realizou, no empreendimento turístico Pedra do Couto em Santo Tirso, a cerimónia de apresentação do projecto para esta temporada.

Entre patrocinadores, família e amigos, a jovem piloto do Porto não deixou de agradecer o apoio de todos e explicar os objectivos traçados para esta nova etapa da sua carreira. “Depois de ter iniciado a minha carreira com o Seat Marbella senti que chegou a altura de evoluir um pouco mais e a mudança para o Citröen Saxo foi uma boa aposta. Este carro é muito mais exigente e incomparavelmente mais competitivo mas quer eu como a Laura estamos muito entusiasmadas com esta fase. É logico que temos muito para evoluir e vamos trabalhar nesse sentido. Qualquer que seja o resultado alcançado no final do ano, o mais importante é sentirmos que somos uma dupla muito acarinhada e que os ralis precisam de mais equipas femininas. Este ano as provas do Campeonato Regional de Ralis Norte ficarão, sem dúvida, muito mais colorido”, afirmou Daniela Rodrigues.


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Como se constrói um world Rally Car

Veja este interessante vídeo do Discovery Channel e fique a saber um pouco melhor os segredos da construção dum WRC. No caso o Ford Fiesta RS WRC, um carro que utiliza a base do Fiesta que se vê no vídeo, e 'cresce' até ao WRC, depois de, entre outros, lhe ser colocado o motor 1.6 turbo, com 4 cilindros, 16 válvulas, 1600 cm3, potência máxima de 300 cv/6000 rpm, binário máximo: 450 N.m/4000 rpm, alimentação por injeção direta (Magneti Marelli). Turbo e restritor: Garrett, 33 mm, suspensões da Reiger, Dianteira/Traseira: McPherson, caixa de velocidades da X-trac, transmissão quatro rodas motrizes, embraiagem de duplo prato (AP Racing), Travões de asfalto: 355 mm (frente), 355 mm (atrás), terra: 300 mm (frente), 300 mm (atrás). Comprimento/Largura: 3963 mm/1820 mm. Distância entre eixos: 2480 mm e peso: 1200 kg.

Veja o vídeo.




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Adeptos salvam pilotos num rali na Polónia

Nos ralis, os espectadores são sempre um elemento essencial. Não só pela presença à beira das estradas, mas também pela possibilidade de ajudarem quando algo corre mal. E foi o que aconteceu na Polónia, no Rali Mazowiecki, quando a dupla de um Renault Clio, composta por Patrick Osowiecki e Maciej Wrona, se despistou e capotou rumo a um pequeno lago.

Com Osowiecki e Wrona presos dentro do carro francês e submersos pela água, foram os espectadores que saltaram para dentro de água e ajudaram a salvar aquela dupla, tanto mais que nenhum dos responsáveis da prova estava perto para interceder.

Valeu, assim, a audácia de uma série de espectadores presentes no local.



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Acidente fatal na Bélgica

O Rali Sezoensrally, prova do campeonato belga foi interrompida na sequência dum grave acidente que tirou a vida a Roel Vrolix e Stef Winters, dupla que guiava um Mitusbishi Lancer.

Ao que parece, o carro bateu violentamente numa árvore, e incendiou-se, mas apesar de ter sido possível retirar os seus ocupantes dos destroços, infelizmente acabaram por sucumbir aos graves ferimentos: "O Co-piloto Stef Winters foi resgatado inconsciente mas faleceu na ambulância. Roel Vrolix foi levado de helicóptero em Hasselt, mas morreu a caminho do hospital.", revelou um elemento da organização. O rali foi dado como terminado logo a seguir ao trágico incidente.




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Rali da Córsega - Video

Dani Sordo venceu o Rali da Córsega, dando ao MINI JCW S2000 1.6 Turbo a sua primeira vitória no IRC,em confronto direto com os S2000 ‘convencionais’.

Veja o video.



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Lotus Exige S 4 R-GT ainda sem homologação

Bernardo Sousa: “O carro tem evoluído bem, realizámos cerca de 600 kms de testes sem quaisquer problemas”

Continua sem data marcada a estreia de Bernardo Sousa no novo Lotus Exige S 4 R-GT, já que o carro ainda não recebeu a necessária homologação da FIA, que pode surgir a qualquer momento. A inspeção dos técnicos da entidade que gere o desporto automóvel já foi feita, mas a prova de estreia teve de ser novamente adiada.

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Inicialmente a estreia esteve prevista para abril, nas Mille Miglia, sendo posteriormente adiada para a o Rali da Croácia que se realiza de 24 a 26 deste mês, mas ainda não vai ser desta:

“Estamos à espera do relatório da FIA a qualquer momento. O carro tem evoluído bem, ainda a semana passada realizámos cerca de 600 kms de testes sem quaisquer problemas.”, referiu Bernardo Sousa. A estreia deverá agora ser realizada no Rali da Bulgária, prova do europeu de Ralis que se realiza no início de junho.

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Rali da Catalunha confirmado com piso misto

A exemplo do que sucedeu nos últimos anos, o Rali da Catalunha vai voltar a ter piso misto, com o primeiro dia a disputar-se em piso de terra, e os dois seguintes em asfalto. O quartel general da prova volta a ser em PortAventura, a sul de Tarragona, com os concorrentes a disputarem no primeiro dia, seis especiais, duas delas, mistas, com uma extensão de 44 km num rali com quatro troços acima dos 40 kms.

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Sébastien Ogier testa VW Polo R WRC em asfalto

A Volkswagen continua a desenvolver o Polo R WRC, e desta feita escolheu os pisos de asfalto do sul de Espanha. Sébastien Ogier foi o piloto de serviço, mas Carlos Sainz, a exemplo do que já sucedeu noutros pisos, deu uma ajuda, pois a sua experiência é muito valiosa para os homens da VW, e as suas opiniões são sempre um bom ponto de partida.



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Acidente em França: Piloto enganou-se no percurso?

Já são conhecidos mais alguns detalhes do acidente que ontem vitimou duas pessoas num rali regional em França, quando piloto perdeu o controlo do seu carro, e ao invés de realizar uma curva apertada à direita, seguiu em frente entrando por uma zona onde o público estava colocado, precisamente no enfiamento do percurso.

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Pelas imagens de um vídeo amador, percebe-se que o piloto segue em frente só se apercebendo do erro quando já pouco pode fazer para evitar o embate, dando claramente a sensação que se enganou no percurso, uma situação que vai ser clarificada no inquérito que a procuradoria local já iniciou. Como resultado do acidente, dois mortos, dois feridos em estado grave, com prognóstico reservado, e catorze feridos ligeiros.

Os organizadores alegam que esta prova já se realiza há muitos anos e o percurso sempre foi chancelado porque quem de direito, e que os espectadores estavam bem colocados, mas a verdade é que, apesar de ser completamente impossível reduzir o risco de pilotos e espectadores a zero, pois a 'mecânica' dum acidente é muitas vezes completamente inesperada, a verdade é que demasiadas vezes quem zela pela segurança pelas provas não faz o seu trabalho corretamente, esperando que nada suceda. E a verdade é que nos milhares de ralis que há por esse mundo fora, com imensos acidente graves, quase nunca há espectadores envolvidos, mas há sempre as exceções à regra, e foi este o caso do rali regional francês.

Não sendo claro se existiam pessoas colocadas na estrada em asfalto que serve de escapatória, percebe-se que existe um pequeno muro e a maior parte dos espectadores assistiam à prova em cima desse muro com cerca de 50 cm. Percebe-se que o carro acertou nesse muro, e muito provavelmente as pessoas que faleceram e os feridos mais graves seriam todos os que se encontravam na escapatória.





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Peço desculpa pela chamada... mas seria mais indicado em " Velocidade"... :left: Lotus Exige S 4 R-GT ainda sem homologação

Por uma questão de coerencia apenas e só...

um abraço
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Saída de estrada de Armindo Araújo nos testes

Armindo Araújo testou para o Rali da Grécia, mas não evitou uma saída de estrada que danificou o MINI JCW WRC, o que vai dar algum trabalho extra aos mecânicos do WRC Team MINI Portugal. Ainda assim, foi possível realizar algum trabalho de preparação da prova, naquele que será um dos mais difíceis ralis da temporada, com estradas muito duras e temperaturas bastante quentes.


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Peço desculpa pela chamada... mas seria mais indicado em " Velocidade"... :left: Lotus Exige S 4 R-GT ainda sem homologação

Por uma questão de coerencia apenas e só...

um abraço
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Relativo à chamada de atenção, repare que o post refere a competição de Ralis



Inicialmente a estreia esteve prevista para abril, nas Mille Miglia, sendo posteriormente adiada para a o Rali da Croácia que se realiza de 24 a 26 deste mês, mas ainda não vai ser desta:

“Estamos à espera do relatório da FIA a qualquer momento. O carro tem evoluído bem, ainda a semana passada realizámos cerca de 600 kms de testes sem quaisquer problemas.”, referiu Bernardo Sousa. A estreia deverá agora ser realizada no Rali da Bulgária, prova do europeu de Ralis que se realiza no início de junho.

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Fica alguns detalhes da Máquina

10 de janeiro de 2012: enquanto as pessoas mais sensíveis preparados para o Natal, o trabalho duro da equipe Lotus Motorsport estavam ocupados celebrando os frutos de seu trabalho nos últimos meses após a primeira boa Exige R-GT shakedown carro de rally em 23 de dezembro, em Turim / Itália.
A versão Rally do novo Exige S tomou fase centro com um shakedown pista rápida, pela primeira vez na especificação Rally completa. O carro tratada exatamente como o esperado ea equipe ficaram satisfeitos com os resultados. Teste vai continuar à frente do início do Mundial FIA 2012 Campeonato de Ralis, onde o Exige contenderei FIA GT categoria no asfalto em eventos em Monte Carlo, Tour de Corse e San Remo.

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Claudio Berro, diretor do Grupo Lotus de Motorsport, disse: "Quando você considera que nós só começamos a trabalhar neste carro em julho, acho que temos conseguido durante esse tempo tem sido incrível. Para mim, o Exige S faz com que o carro de rali perfeito GT, tem um incrível motor 3,5-litros, sobrealimentado, e conseguimos equilibrar o peso perfeitamente para atender as regulamentações de peso mínimo. O shakedown hoje só nos fez ainda mais animado para mostrar o carro em forma de corrida verdadeiro início do próximo ano - Acho que estamos fazendo o Lotus automobilismo pedigree orgulho ".





VOLTAR AO RALLY

Que melhor maneira de demonstrar passeio superior Lotus "e manipulação do que por re-entrar adrenalina encheu Rally Championships? Apresentando o novo Exige S 'performance fenomenal, o Exige R-GT vai participar na recém-criada categoria FIA GT do Campeonato de Rally FIA de asfalto em Monte Carlo, Tour de Corse e San Remo.
Para o Grupo Lotus "Diretor de Motorsport Claudio Berro o retorno ao rali tem um significado muito especial:" Minha carreira no desporto motorizado começou em comício, na verdade, eu ainda participou do Talbot Sunbeam Lotus 'campeonato Rally italiana que venceu uma corrida em San Marino volta em 1981 de modo que este é um momento muito nostálgico para mim. Como revelou o carro em Frankfurt, ao lado do carro campeonato originais ganhar, eu tive a chance de voltar para dentro eo cheiro era exatamente o mesmo - que trouxe de volta muitas memórias felizes para mim.

"Com os novos R-GT regras de rally, é um momento muito interessante para nós para retornar ao esporte. Naturalmente nossa abordagem desta vez será diferente de quando ganhamos o campeonato com Talbot três décadas atrás, mas eu acho que a nossa filosofia é . definitivamente o mesmo, queremos competir e, finalmente, nós queremos ganhar nosso novo carro de rali, o Exige GT-R é um sonho para aqueles que são apaixonados por corridas de GT - este será o seu carro ".

A beleza do Exige GT-R é que embora seja um carro de corrida profissional configurado, você não precisa ser um profissional para conduzi-lo - o carro de corrida foi desenvolvido juntamente com o carro da estrada permitindo que a equipe técnica para criar o perfeito máquina de raça, alto desempenho, mas sem perder o senso de diversão de condução e facilidade de uso. Desenvolver a versão de corrida do Exige, em paralelo com o carro da estrada permitiu que os técnicos do Lotus para fazer rápidos avanços em termos de segurança e confiabilidade.

Claudio Berro, comentou: "Nós temos aprendido muito de trabalhar com a criação de Évora e derivados de corrida diferentes ao longo dos últimos 18 meses, particularmente a melhor forma de adaptar um carro de rua para a pista e corrida competitiva. Fomos capazes de colocar esse aprendizado em prática com o projeto Exige. Na minha mente rali é provavelmente o desporto motorizado final, que combina a emoção das corridas de pista com os conhecimentos especializados necessários para a corrida de estrada - nós realmente acreditamos que é uma das formas melhores e mais para a frente para demonstrar as capacidades de nossos produtos ".

Alimentada pelo mesmo motor V6 3,5 litros como o Exige nova estrada, mudanças significativas têm sido feitas para a caixa de velocidades e os restritores sobre o motor, a fim de controlar a potência. Lotus será inicialmente uma parceria com as equipes dos clientes vários seguindo o método experimentado e testado em que Lotus entrou IndyCar e voltou para Le Mans.
O novo GT-R da categoria Rally é a oportunidade perfeita para mostrarmos o desempenho do muito emocionante e verdadeiramente original 2012 Lotus Exige.

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Ficha Técnica:

Chassis
Aço rollcage especificamente projetado e ASN e homologado FIA, parafusado e colado no chassi de alumínio original
Peso: 1200 kg como pela FIA-GT R regulamento técnico
Dianteiro e traseiro específicos proteções underbody
Estilo WRC tripulação proteções laterais e janelas lado lexan
Telhado tomada de ar da cabine

Suspensão
Frente e traseira duplo A-braços
3 maneiras dianteiros e traseiros ajustável amortecedores específicos

Motor
V6 sobrealimentado 3.5l
Potência cv 302 (limitado)
34 mm restritores de ar exigida pelas regras da FIA tecnologia para o R-GT

Transmissão
6 relação de caixa de velocidades sequencial, duas unidades finais homologados
Diferencial LSD
Halfshafts específicas

Freios
Frente específico e disco traseiro e os sinos
Atualizados pinças dianteiras e traseiras
Hidráulica "fly-off" freio de mão
Refrigeração de ar melhorado

Rodas e pneus
7'' x 17'' frente jantes 8'' x18'' frente alternativa jantes
Pneu dianteiro 205-62/17
8'' x 18'' traseira jantes
Pneu traseiro 225-65/18


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ok... erro meu, pela designação de GT... um carro GT a competir em rally...

como amante do desporto automovel, ja nada me espanta... por isso temos os nossos campeonatos nacionais como estão...

peço desculpa @migo mirror, se achares por bem apagar o meu topico, sem reservas...
 

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ok... erro meu, pela designação de GT... um carro GT a competir em rally...

como amante do desporto automovel, ja nada me espanta... por isso temos os nossos campeonatos nacionais como estão...

peço desculpa @migo mirror, se achares por bem apagar o meu topico, sem reservas...


Amigo Dot@com, não tens de pedir desculpa, também eu reparei nesse pormenor de GT em ralis :right:

Assim, com a dúvida colocada, serviu para completar a informação do Lotus Exige S 4 R-GT.

Aquele Abraço
 

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Rali de Acrópole (Grécia)
Regresso de Jari-Matti Latvala

Está de regresso o WRC e também Jari-Matti Latvala, mais de um mês depois do seu acidente numa prova de esqui que o levou à mesa de operações e a ficar ausente do Rali da Argentina, onde foi substituído por Dani Sordo. Aí está ele, com vontade, mas ainda sem ‘físico’. Por isso a luta pela vitória deverá resumir-se novamente a Sébastien Loeb, Petter Solberg, e Mikko Hirvonen, só no caso do seu chefe de fila baquear, mesmo que ande sempre perto da frente, ou mesmo a disputar a liderança com o francês, como sucedeu na Argentina.

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O rali deste ano, que pode muito bem ser o último rali grego no WRC, é um pouco mais longo, 63 km face a 2011 numa prova que ao realizar-se um pouco mais cedo que o habitual ‘apanha’ ainda os troços muito danificados pelo inverno. Portanto, é daquelas provas em que poderá ser prudente uma gestão mais cuidada do andamento.

Como vai estar Latvala?

A competitividade do rali vai depender muito da prestação de Latvala, mas a verdade é que ainda não deverá ter condições para andar a 100%. Sébastien Loeb lidera confortavelmente o Mundial de Pilotos com 18 pontos de diferença para Petter Solberg, mas ninguém conta que o francês comece já a gerir, pelo que é de esperar uma prova de ataque por parte do francês.

A Ford e a Citroen têm dividido as vitórias no Rali da Grécia, com três vitórias para cada marca nos últimos anos. Curiosamente, nos últimos seis anos só franceses e finlandeses venceram na Grécia. Será que é este ano isso muda? Petter Solberg tem a palavra.

Armindo Araújo realiza na Grécia a sua sexta prova, num ano em que as coisas não lhe estão a correr a contento, como foi o caso das últimas duas provas onde ficou pelo caminho quando se preparava para terminar nos pontos. De resto, nomes como Mads Ostberg, Evegny Novikov, Ott Tanak e Martin Prokop (todos em Fiesta) e Thierry Neuville e Nasser Al-Attiyah (em DS3) têm boas possibilidades de aspirar aos lugares cimeiros se souberem passar ao lado de todas as adversidades dos temíveis troços de terra gregos.


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in: autosport
 

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Um regresso “apenas” para se divertir
Kimi Raikkonen quer disputar o Rali da Finlândia

Kimi Raikkonen, atual piloto da Lotus na F1, pretende regressar ao WRC no Rali da Finlândia, prova do WRC que terá lugar no seu país natal, em agosto.

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O campeão do Mundo de F1 de 2007, que passou os últimos dois anos no principal campeonato mundial de ralis ao volante de Citroën DS3 WRC do Junior Team e da sua própria equipa, sem grandes resultados – o melhor que conseguiu foi um quinto lugar na Turquia, em 2010 – ainda não tem garantida a sua participação na prova, mas já manifestou o seu interesse em fazê-lo. Contudo, está a esbarrar com algumas dificuldades, oriundas da Lotus, que não se esqueceu do acidente, num rali italiano, no início de 2011, que afastou o polaco Robert Kubica, na altura piloto da equipa, quando ainda se chamava Renault, da competição. Gato escaldado...


in: autosport
 

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WRC: LOEB MANTÉM-SE NA FRENTE NA GRÉCIA

Sebastien Loeb mantém a liderança no Rali da Grécia no final do segundo dia de prova. Araújo é 12.º

Sebastien Loeb termina o segundo dia do Rali da Grécia na liderança da prova, apesar de Latvala estar agora a apenas a 6,5s do francês, depois de ter encurtado a desvantagem para o líder. No terceiro lugar segue Petter Solberg, que ultrapassou Mikko Hirvonen na geral.

No quinto posto segue Evgeny Novikov, com mais de 3m30s de diferença para o quarteto da frente. Atrás do russo está Martin Prokop, seguido de Nasser Al-Attiyah, em sétimo e de Mads Ostberg em oitavo. No nono posto está agora Sebastien Ogier, com Andreas Mikkelsen a fechar o lote dos pontuáveis.

Quanto a Armindo Araújo, o português conseguiu apanhar Fuchs e ocupa agora o 12.º lugar. O piloto da Mini WRC Team Portugal está a 1m30,3s de Neuville, que é o 11.º da geral.



in: automotor
 

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Rali da Acrópole - Após PEC13
Sébastien Loeb amplia ligeiramente a sua vantagem

Sébastien Loeb ampliou ligeiramente a sua vantagem sobre Jari-Matti Latvala na frente do Rali da Acrópole, com a diferença entre os dois primeiros a cifrar-se agora em apenas 2,2 segundos.

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Na derradeira das quatro passagens da secção matinal, Loeb conseguiu ganhar 1,2 segundos a Latvala, com os dois pilotos a admitirem que estão a dar o seu máximo. A intercalar estes dois ficou Petter Solberg, que perdeu apenas 0,8 segundos para Loeb e mantém-se perto o suficiente da frente para exercer alguma pressão. Solberg está na terceira posição da Geral, a 20,1 segundos de Loeb.

Mikko Hirvonen permanece na quarta posição, mas longe da batalha da frente, perdendo quase dez segundos neste troço para o seu companheiro e ficando cada vez mais distante dos lugares do pódio. Evgeny Novikov (Ford) viu-se forçado a abandonar no final da 12ª classificativa, não começando portanto este troço e deixando Martin Prokop na quinta posição, este apenas com 2,4 segundos de avanço sobre Mads Ostberg.

Armindo Araújo foi 14º neste troço e mantém a 12ª posição, embora efetivamente vá passar para 11º graças ao abandono de Novikov. Na WRC Academy, João Silva conseguiu hoje fazer tempos mais competitivos numa prova que desconhece por completo, conseguindo registar dois quartos tempos e chegando a ocupar a sexta posição da classe. Contudo, viu-se forçado a abandonar na 13ª classificativa, fruto de problemas mecânicos no seu Fiesta R2. Elfyn Evans foi o vencedor da Academia.



in: autosport
 

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Pedro Peres lidera Rali Serras de Fafe

Está na estrada a quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralis, Serras de Fafe, evento que ao cabo de duas especiais é liderado pela dupla Pedro Peres e Tiago Ferreira (Mitsubishi Evo IX), após vencerem as duas primeiras especiais do dia, Ruivães e Montim.

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Na segunda estão Miguel Barbosa e Justino Reis (Mitsubishi Evo IX), já a 18,8s. Terceiro lugar para Ivo Nogueira e Nuno R. Silva (Citroen DS3), primeiros do CPR2, uma competição onde a luta está equilibrada, já que Renato Pita e Alberto Silva (Renault Clio R3) distam apenas dois décimos do piloto do Citroen. De regresso ao CPR e sem carro para mais, Pedro Leal e Redwan Cassamo (Peugeot 206 GTI) são apenas oitavos, muito longe da frente do CPR2. Quem já ficou de fora, foi um dos favoritos, Pedro Meireles. Na foto, o líder do CPR2, Ivo Nogueira.


in: autosport
 
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