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Bernardo Sousa: "Rali de condução pura e isso dá muito gozo"

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O primeiro dia do rali da Nova Zelândia foi concluído sem grandes problemas pelo piloto da Red Bull Rallye Team. Depois de uma manhã mais agitada com dois piões logo no primeiro troço, a tarde correu sem sobressaltos e o dia terminou com um 12º tempo na geral de Produção.

Já estão cumpridos os primeiros cinco troços cronometrados dos 16 que compõem o Rali da Nova Zelândia, sexta etapa do Campeonato do Mundo de Ralis de Produção (PWRC). Este primeiro dia de competição, permitiu a Bernardo Sousa readaptar-se à condução do Mitsubishi Lancer Evo IX - após uma paragem de quase dois meses provocada por uma lesão antiga no ombro. Apesar dos dois piões matinais, que o fizeram perder algum tempo, o resultado desta primeira etapa é positivo. Um 12º lugar na geral de Produção vai ao encontro do objectivo traçado desde o início: fazer quilómetros, conhecer os troços e concluir a prova.

"Foi um dia positivo. A parte da manhã foi mais agitada porque logo no primeiro troço fizemos dois piões, o que fez com que entrássemos no segundo troço um pouco a medo. No entanto, fomos ganhando confiança e a tarde já correu bastante bem", analisa o piloto madeirense, que terminou este primeiro dia na 27ª posição da geral, 12ª entre os carros de Produção. Com um piso com muita gravilha e com algumas zonas com lama, qualquer erro é pago com uma saída de estrada. "Este é um rali onde o conhecimento do terreno é fundamental. Estamos num rali de condução pura e isso dá muito gozo, mas que não dá margem para erros", garante, frisando que a lama ainda complica mais as coisas. "Dá para apanhar alguns sustos, porque o carro foge mais facilmente."

Mais logo, ao início da noite de hoje em Portugal, a segunda etapa terá seis troços cronometrados, num total de 130km. Serão troços novos o que segundo Bernardo "torna tudo mais difícil porque voltamos a partir do zero." E, por isso mesmo, "a concentração extrema e uma grande dose de tranquilidade" serão fundamentais.

CLASSIFICAÇÃO PWRC (após 1ª etapa)

1º M. Baldacci (Mitsubishi Lancer Evo IX), 1h40m27,2s; 2º M. Prokop (Mitsubishi Evo IX), 1h40m37s; 3º F. Nutahara (Mitsubishi Lancer Evo IX), 1h40m39s; (...) 12º Bernardo Sousa (Mitsubishi Lancer Evo IX), 1h44m50,3s.AS
 

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Rali da Nova Zelândia vai decidir-se no último dia

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Latvala lidera em 'jogo' muito táctico

Se ainda restassem dúvidas da importância de 'abrir' a estrada em provas como o Rali da Nova Zelândia a derradeira especial do segundo dia de prova, teria dissipado claramente essa questão.

Jari-Matti Latvala foi o único piloto que não pensou em jogadas tácticas, e por isso logrou ascender de terceiro a primeiro na derradeira especial 'dando' a Hirvonen e a Loeb, respectivamente...18 e 26 segundos, num só troço.

Tanto Mikko Hirvonen como Sébastien Loeb tudo fizeram para evitar chegar ao terceiro dia de prova como o priemiro piloto a passar na estradaa e a verdade é que o conseguiram, perfilando-se assim como os grandes favoritos à vitória no rali. Nesta altura há quatro segundos a separar Hirvonen de Loeb, segundo e terceiro, respectivamente, sendo o francês, pelo que mostrou hoje, quem mais hipóteses tem de vencer.

Estratégias à parte

Se 'descontássemos' a estratégia, e mencionássemos só a velocidade pura, então iríamos referir que Loeb realizou uma espantosa exibição, recuperando paulatinamente os 27 segundos que o separavam do líder Hirvonen, passando para a frente do rali na penúltima especial. O francês beneficiou claramente do facto de Hirvonen abrir a estrada, teve todo o trabalho de recuperar tempo para no final "devolver" parte do benefício, com a esperança de amanhã recuperar tudo...com juros.

Hirvonen permanence em Segundo, e vai partir para o ultimo dia de prova 9.3s atrás do seu companheiro de equipa, com Loeb mais quarto segundos atrás, a treze.

Daniel Sordo é um descansado quarto classificado, a apenas 15.7s segundos do líder, pelo que também ele poderá ter algo a dizer sobre a discussão dos lugares do pódio no dia de amanhã.

Francois Duval é quinto, enquanto Urmo Aava tem conseguido bater o Subaru de Petter Solberg na luta pelo sexto posto. Partem para o último dia com apenas três segundos a separá-los. Per-Gunnar Andersson é oitavo na frente do seu companheiro de equipa, Toni Gardemeister, que voltou a ter problemas no Suzuki SX4 WRC. Federico Villagra completa o top 10. Henning Solberg, que venceu as três especiais da tarde (veja-se a importância de rodar mais atrás) é apenas 13º.

Bernardo Sousa nos pontos

No PWRC Bernanrdo Sousa já logrou ascender ao derradeiro lugar pontuável, o oitavo, enquanto Armindo Araújo, de regresso ao rali, realizou alguns tempos e classificações em especiais de relevo, sem que isso mudasse muito a classificação provisória, mantendo-se na 18ª posição. O líder é agora Martin Prokop, depois dos problemas de Mirco Baldacci, que caiu muito na classificação.

Classificação

1. Latvala Ford 2h57:29.0
2. Hirvonen Ford + 9.3
3. Loeb Citroen + 13.3
4. Sordo Citroen + 15.7
5. Duval Ford + 1:40.9
6. Aava Citroen + 2:49.8
7. P Solberg Subaru + 2:52.8
8. Andersson Suzuki + 4:31.0
9. Gardemeister Suzuki + 6:37.4
10. Villagra Ford + 6:56.8

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Rali da Nova Zelândia perto do fim

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Hirvonen na frente, Loeb fez pião

Numa altura em que faltam apenas três troços para o final do Rali da Nova Zelândia, as notícias são boas para os lados da Ford, já que Mikko Hirvonen regressou ao comando da prova, agora com uma vantagem de 7.1 segundos sobre o seu companheiro de equipa, Jari-Mari Latvala. Sébastien Loeb caiu para quarto, para trás de Dani Sordo, na sequência de um pião, perdendo cerca de 15 segundos com a manobra.



O piloto francês necessitava de se aproximar dos homens da Ford, mas um erro à passagem pelo quilómetro três da especial, levou-o a fazer um pião e danificar um pouco a frente do C4 WRC. Nada de substancial, mas agora a está a 17.6s do líder.

Acreditamos que nos três troços que faltam, que perfazem cerca de 44 kms de especiais, irá suplantar o seu colega de equipa, Dani Sordo, que dista 8,7s, mas o seu outro objectivo, se for de todo impossível ir "buscar" o líder, pelo menos irá tentar recuperar os 10.5s para Latvala, já que se permitir ao finlandês ser segundo atrás de hirvonen, o Mundial fica...empatado.

Para já, a três troços do final, quarto pilotos estão separadosp or apenas 17.6s, o que deixa antever muita acção para os derradeiros três troços.

No PWRC, o líder é agora Martin Prokop, com pouco mais de um minuto de avanço para Patrik Sandell. Bernardo Sousa é sétimo, a 6m52.2s do líder, enquanto Armindo Araújo logrou ascender a 13º, realizando alguns cronos interessantes, entre os melhores classificados do PWRC.AS
 

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Hirvonen na frente, Loeb fez pião

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Numa altura em que faltam apenas três troços para o final do Rali da Nova Zelândia, as notícias são boas para os lados da Ford, já que Mikko Hirvonen regressou ao comando da prova, agora com uma vantagem de 7.1 segundos sobre o seu companheiro de equipa, Jari-Mari Latvala. Sébastien Loeb caiu para quarto, para trás de Dani Sordo, na sequência de um pião, perdendo cerca de 15 segundos com a manobra.



O piloto francês necessitava de se aproximar dos homens da Ford, mas um erro à passagem pelo quilómetro três da especial, levou-o a fazer um pião e danificar um pouco a frente do C4 WRC. Nada de substancial, mas agora a está a 17.6s do líder.

Acreditamos que nos três troços que faltam, que perfazem cerca de 44 kms de especiais, irá suplantar o seu colega de equipa, Dani Sordo, que dista 8,7s, mas o seu outro objectivo, se for de todo impossível ir "buscar" o líder, pelo menos irá tentar recuperar os 10.5s para Latvala, já que se permitir ao finlandês ser segundo atrás de hirvonen, o Mundial fica...empatado.

Para já, a três troços do final, quarto pilotos estão separadosp or apenas 17.6s, o que deixa antever muita acção para os derradeiros três troços.

No PWRC, o líder é agora Martin Prokop, com pouco mais de um minuto de avanço para Patrik Sandell. Bernardo Sousa é sétimo, a 6m52.2s do líder, enquanto Armindo Araújo logrou ascender a 13º, realizando alguns cronos interessantes, entre os melhores classificados do PWRC.AS
 

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Rali da Nova Zelândia com final dramático

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Sorte de campeão na vitória de Loeb
Sébastien Loeb venceu o Rali da Nova Zelândia, depois dos dois homens da Ford, que ocupavam os dois primeiros lugares da classificação à entrada da penúltima especial, terem tido problemas.

Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala entraram no troço de Whaanga Coast em primeiro e segundo, mas o vice-líder do Mundial perdeu 50 segundos com um furo, e um pião, enquanto Latvala se viu forçado a abandonar depois de bater numa pedra e danificar o radiador do seu Focus. Neste contexto, Loeb ascendeu de imediato de terceiro para primeiro.

Oito pontos separam agora Loeb de Hirvonen, enquanto nos construtores a citroen tem agora uma vantagem de 20 pontos. Como curiosidade, caso a classificação se tem mantido como estava à entrada da penúltima especial, o Mundial de Pilotos estava agora...empatado.

Sorte de campeão, numa dobradnha Citroen, já que Dani Sordo acabou na Segundo posição, depois do atraso de Hirvonen, dando assim a Loeb e à Citroen um grande empurrão na discussão dos campeonatos.

No PWRC, a vitória pertenceu a Martin Prokop, enquanto Bernardo Sousa foi sétimo e Armindo Araújo, 12º.

Classificação
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Bernardo Sousa voltou a pontuar

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Um sétimo lugar na classificação final de Produção do Rali da Nova Zelândia, foi o prémio merecido para o trabalho desenvolvido pelo piloto da Red Bull Rallye Team na sua quinta participação numa prova do Mundial.

Foi com grande profissionalismo e tenacidade que Bernardo Sousa superou as dores no ombro e a inexperiência nos troços neozelandeses. A recompensa final chegou na forma de um sétimo lugar na classificação final de Produção do Rali da Nova Zelândia - sexta prova do Campeonato do Mundo de Ralis de Produção (P-WRC) - que lhe valeu a conquista de mais dois pontos na classificação do Mundial, onde no seu ano de estreia, ocupa a 9ª posição, com um total de 12 pontos.

Foi com um misto de dever cumprido e de frustração por não ter conseguido realizar melhores registos à passagem pelos 16 troços da prova neozelandesa - que concluiu na 18ª posição da geral - que o piloto da Red Bull Rallye Team concluiu a sua quinta prova no P-WRC. Apesar do excelente trabalho realizado na Nova Zelândia, Bernardo, que se encontra limitado por uma lesão antiga no ombro, considera que se por um lado superou as suas próprias expectativas iniciais, por outro podia ter ido mais longe. "Se tivesse sido só hoje teria sido excelente. Hoje foi um dia muito bom. Fizemos uma etapa táctica, de muita gestão e o resultado foi óptimo", analisa Bernardo, que apenas se ressentiu das dores mais intensas no ombro e do calor que se fez sentir durante o dia, já que o seu Mitsubishi Lancer EVO IX se portou impecavelmente.

Com apenas 21 anos e a cumprir a sua primeira temporada no Mundial, Bernardo logrou concluir as cinco provas em que até ao momento participou - quatro delas em lugares pontuáveis, sendo que na Grécia foi segundo classificado. "Atendendo às limitações que tinha nesta etapa - o ombro, a paragem de quase dois meses e o desconhecimento dos troços - só posso estar satisfeito com o resultado final, até porque logo de início disse que o objectivo era concluir sem pensar na classificação. Mas por outro lado, acho que se me tivesse empenhado ainda mais um bocadinho podia, talvez, ter conseguido um resultado ainda melhor", refere o piloto, que irá agora fazer mais uma paragem na competição de modo a ser operado na Áustria à lesão no ombro que o tem condicionado. O regresso está marcado para o início de Dezembro (5 a 7) no Rali da Grã-Bretanha, última prova do calendário do P-WRC.

CLASSIFICAÇÃO: 1º M. Prokop (Mitsubishi Lancer EVO IX), 4h13m07,9s; 2º P. Sandell (Mitsubishi Lancer EVO IX), a 36,2s; 3º M. Rauam (Mitsubishi Lancer EVO IX), a 57,8s; (...) 7º Bernardo Sousa (Mitsubishi Lancer EVO IX), a 6m52,4s.

MUNDIAL: 1º A.Aigner, 30 pontos; 2º J.Hänninen, 26; 3º J. Ketomaa, 23; (...) 9º Bernardo Sousa, 12 . AS
 

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Roche prolonga reinado

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Pierre Roche continuou a sua senda de sucessos no Rallye Coeur de France, prova francesa que disputou-se este fim de semana e foi um dos IRC Supporter Event deste ano. Com cinco triunfos, o piloto do Subaru Impreza do Team FJ tornou-se o recordista deste evento da 1ª divisão gaulesa que tem lugar nos arredores de Tours e que é extremamente popular naquele país. Com uma lista de 107 inscritos, o rali juntava várias equipas em WRC e também em viaturas com a homologação F da federação francesa.

Jean Galpin, um dos tradicionais rivais de Roche nesta prova, foi desta vez apenas terceiro com o Subaru Impreza WRC apesar de ter cortado a meta apenas a 6,6 segundos do segundo classificado, Philippe Tafonneau com um Toyota Celica GT-Four. O melhor utilizador de carros de duas rodas motrizes foi Marc Amourette com um Citroën C2 S1600 e a vitória na categoria GT pertenceu a Eric Gonnet com um Lotus Exige Cup. Nesta prova com dez classificativas disputadas na sexta-feira e sábado registaram-se muitos abandonos.

Classificação final
1º Pierre Roche/Martine Roche (Subaru Impreza A8) 1h05m37,3s
2º Philippe Taffonneau/Corinne Taffonneau (Toyota Celica GT-Four) a 2m20,5s
3º Jean Galpin/Françoise Galpin (Subaru Impreza WRC) a 2m27,1s
4º Marc Amourette/Gwenola Marie (Citroën C2 S1600) a 2m58,0s
5º Stephane Clair/Christine Clair (Mitsubishi Lancer IX) a 3m45,6s
6º Eric Gonnet/Loic Brigaudeau (Lotus Exige Cup 255 GT) a 4m05,8s
7º Jean-Pierre Ronfort/Melanie Ronfort (Toyota Celica GT-Four) a 4m23,3s
8º Sebastien Bernollin/Damien Denizot (Peugeot 306 F2) a 5m07,8s
9º Jean-Luc Roche/Olivier Bacle (Peugeot 306 Maxi) a 5m20,3s
10º Laurent Fauguet/Laurene Campagne (Citroën Saxo Kit Car) a 5m22,4s

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Malcolm Wilson: "Nem queria acreditar..."

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O responsável máximo da Ford, Malcolm Wilson, estava, como se pode calcular, com cara de poucas amigos no final do Rali da nova Zelândia. O que a três especiais do final poderia parecer uma dobradinha para a Ford, no que seria uma magnífica operação para o campeonato de Pilotos e Construtores, tornou-se, de repente, num grande balde de água fria. Latvala bateu e Hirvonen perdeu um minuto e duas posições na geral:

"Nem podia acreditar. Nunca, na minha carreira à frente da M-Sport, vivi uma situação assim. Estivemos muito perto de uma dobradinha, e de repente, o melhor que conseguimos é um terceiro lugar. É incrível!"

"Apesar do que sucedeu, tanto o Mikko como o Jari, estiveram bem durante a prova, e eu estou orgulhoso deles. Já a saída de estrada do Duval foi um pouco estranha e só serviu para por ainda mais sal na nossa ferida..."AS
 

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Rali da Nova Zelândia de 'sonho'

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Nos 'antípodas' da monotonia

O Rali da Nova Zelândia parece ter mesmo uma "estrelinha" da sorte, já que os adeptos locais, ao vivo, e todos os que seguem via Internet ou Eurosport, puderam assistir a uma prova que de monótona não teve absolutamente nada.

Senão vejamos: Competição intensa, quatro líderes diferentes, grandes tácticas entre equipas rivais, drama perto do final. Um piloto que fica classificado em nono, é de longe, quem mais especiais vence: Henning Solberg. Outro piloto de 17 anos, o russo Evgeny Novikov, que é segundo no PWRC.

Foi a 50ª vitória da Citroen no WRC. Sébastien Loeb a cometer erros e perder a liderança devido a essa situação. Dois pilotos da ford na frente do rali e de repente, na classificação final, já estão dois da Citroen. As estradas onde é realizada a prova são um autêntico regalo, sem igual em qualquer outro local no mundo, inclusive na Finlândia.

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Prokop foi vencedor surpresa na Nova Zelândia

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Mundial de Produção na fase decisiva

Martin Prokop foi o vencedor surpresa da prova neo-zelandesa, ao aproveitar da melhor forma os problemas dos favoritos. Primeiro quando Mirco Baldacci teve problemas de caixa sendo depois a vez de Aigner (dois furos) e Hänninen (ligeiro capotanço) que deixaram de poder lutar pela vitória.

Mas o homem do rali foi Juho Hänninen. O vice-líder do campeonato regressou em força após a ligeira saída de estrada no primeiro dia, ganhando nada menos que 13 especiais (!) e recuperando até quinto. Como Aigner abandonou, a diferença entre os dois no Mundial foi encurtada para quatro pontos, sendo que o austríaco só tem agora mais uma prova para pontuar (Grã-Bretanha).

Neste contexto, o piloto finlandês é claramente o favorito, já que dos cinco primeiros classificados do PWRC é o único que irá disputar as duas provas.

Por aqui se percebe que a regularidade é um dos factores mais importantes neste campeonato, porque, por exemplo, Andreas Aigner, o líder da competição, venceu por três vezes e não pontuou nas outras duas, desistindo na Nova Zelândia. Agora, Hänninen, poderá somar ainda 46 pontos e Aigner já não irá além dos 40.

Quanto aos dois portugueses estão agora empatados no oitavo lugar da classificação, com 12 pontos, mas Armindo terá ainda duas provas para pontuar, ao contrário de Bernardo que só irá ao Rali da Grã-Bretanha. AS
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Para o Rallye Sanremo

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Andrea Torlasco é piloto BF Goodrich

Andrea Torlasco foi o piloto escolhido pelo painel de 14 jornalistas, Kronos, BF Goodrich e CSAI (federação italiana) para integrar o BF Goodrich Drivers' Team no próximo Rallye Sanremo, a ter lugar entre os dias 25 e 27 de Setembro. O piloto de 24 anos que bateu na votação final Simone Campelli, Piergiorgio Deila, Davide Medici e Sandro Sottile é o actual campeão júnior transalpino e tem-se destacado ao volante tanto dum Renault Clio R3 como dum Renault Clio S1600.

Torlasco confessa que esta eleição foi "uma grande surpresa da qual não estava à espera. Agradeço a todos os que depositaram em mim a sua confiança. A BF Goodrich dá-me uma oportunidade única de participar numa prova internacional e vou dar tudo para colocar o carro em destaque em Sanremo". O primeiro contacto do italiano com o Peugeot 207 S2000 terá lugar no dia 22 de Setembro muito próximo da zona em que se disputa o rali.

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15 anos sobre a primeira vitória e 200 ralis para o Impreza

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Nova Zelândia assinalou dupla efeméride para a Subaru

Apesar do resultado final não ter sido o mais esperado, salvando-se, em todo o caso, o quarto lugar de Petter Solberg (mesmo que por força dos abandonos de Latvala e Duval, na penúltima especial), o Rali da Nova Zelândia teve um significado duplamente especial para a Subaru.

Com efeito, se por um lado assinalou a 200ª participação do Impreza em provas do Mundial, por outro, marcou ainda o 15º aniversário da primeira vitória absoluta da Subaru no Campeonato do Mundo de Ralis, conseguida em 1993 pelo já desaparecido Colin McRae (numa das suas três vitórias nos Antípodas) e naquele que foi, curiosamente, o último rali do Legacy, antes da introdução do icónico Impreza.

Um modelo que, apesar de andar há já muito tempo arredado dos lugares cimeiros, continua a ser o mais vitorioso de sempre na história do Mundial, ex-aequo com o Delta, com 46 triunfos no conjunto das suas várias gerações.AS
 

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"O objectivo era terminar o rali"

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Para Bernardo Sousa era difícil fazer melhor que o sétimo lugar final.

O madeirense chegou à Nova Zelândia ainda a recuperar de uma lesão no ombro contraída nos tempos do karting e que agora o apoquenta sempre que faz esforços mais violentos. Sessões de fisioterapia obrigaram-no a uma longa paragem, o que segundo Bernardo "retirou-nos ritmo e fez-nos entrar no rali com algumas cautelas. Esta prova tem pisos muito específicos e troços rápidos que exigem grande conhecimento prévio. Por isso, só posso ficar satisfeito com o resultado final, principalmente porque terminamos a prova e ganhámos uma experiência importante. O objectivo este ano é terminar os ralis. Nem sequer penso muito nos pontos", analisou.

O certo é que o piloto da Red Bull fez uma prova em crescendo, subindo sempre lugares durante os três dias do rali. No final da primeira etapa era 12º, para no sábado terminar já dentro dos lugares pontuáveis (8º).

Na noite de sábado a equipa decidiu trocar a caixa de velocidades do Lancer, "apenas por precaução porque o problema não era grave". No último dia, Bernardo voltaria a subir um lugar apesar de ter sido pressionado já no final pelo local Stewart Taylor, que ficou a 16 segundos do português.

Agora, segue-se nova sessão de recuperação da lesão, que antecederá uma inevitável cirurgia que provavelmente será realizada ainda este mês. Também para mais tarde ficará a definição do projecto de para a próxima época, apesar do piloto ter confirmado que continuará na esfera da Red Bull. Resta saber se ao volante de um Lancer ou de um S2000.AS
 

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Armindo Araújo (12º) partiu a caixa logo na primeira especial

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"É frustrante não ter pontuado"
Depois de no ano passado ter chegado a passar pelo comando deste rali, Armindo Araújo esperava sair da Nova Zelândia com vários pontos na bagagem para atacar os primeiros lugares do PWRC.

As aspirações do português foram reforçadas pelo teste efectuado em Julho em Itália, onde o seu Lancer foi completamente revisto ao nível das suspensões, barras estabilizadoras, electrónica e diferenciais.

Só que o objectivo de Armindo ficou irremediavelmente comprometido logo ao km 8 da primeira especial, quando a caixa de velocidades explodiu de forma espectacular. "Ainda estou a tentar perceber como isso aconteceu pois a caixa era completamente nova", referiu o piloto de Santo Tirso. "É frustrante não ter pontuado, principalmente porque saio do rali com a noção de que tenho finalmente o carro ao meu gosto".

De facto, após o azar na sexta-feira que o levou a penalizar um total de 35 minutos (cinco por cada troço não completado), Armindo esteve em excelente nível até ao final da prova, principalmente no último dia, quando foi três vezes terceiro, uma vez quarto e venceu a Super Especial de encerramento, em Mystery Creek. "Mesmo sem correr riscos consegui estar entre os mais rápidos, o que me dá outra confiança no carro para o Japão e Grã-Bretanha".

Actualmente, Armindo é oitavo no PWRC mas terá ainda 20 pontos para disputar até ao final da época, ao contrário de quatro dos pilotos que estão à sua frente (Prokop, Sandell, Ketomaa e Aigner), que não pontuarão no próximo Rali do Japão.AS
 

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Versatilidade do piloto do Qatar obrigou a 'pausa'

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O Olímpico (e ausente) Al-Attyiah

A impressionante versatilidade de Nasser Al-Attiyah impediu desta vez o antigo Campeão do Mundo de Produção de estar à partida na Nova Zelândia.

Depois de ter somado em Pequim a sua quarta participação em Jogos Olímpicos na modalidade de tiro desportivo (foi 15º), o simpático piloto do Qatar sagrou-se na passada semana vencedor da Taça Internacional FIA de Bajas, na Hungria.

Isto levou-o a abdicar de uma viagem intercontinental até à Nova Zelândia, optando por ceder o lugar na equipa da federação do Qatar a Misfer Al-Marri.

Convém acrescentar que além dos ralis, TT e tiro desportivo, Al-Attiyah é um adepto fanático de cavalos.AS
 

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Euromilhões PAX Rally com lista de inscritos de luxo

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Já está disponível a lista de inscritos do Euromilhões PAX Rally, prova portuguesa do Dakar Series, que irá trazer a Portugal as três equipas oficiais que habitualmente disputam o Todo-o-Terreno internacional.

Cabeças de cartaz, serão naturalmente Carlos Sainz, Giniel de Villiers, Stéphane Peterhansel, Luc Alphand, bem como os homens da X-Raid, que traz a Portugal cinco BMW X3. Nas motos, Marc coma e Cyril déspres são os nomes mais sonantes, num plantel que, de algum modo irá colmatar a "ferida" que foi a anulação do Lisboa-Dakar do início deste ano.

A não perder dentro de duas semanas entre Lisboa e Portimão.AS
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Rali Além Mar/Ilha Lilás a partir de sexta-feira

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O desfazer de todas as dúvidas

Na continuação da fase de asfalto do Campeonato dos Açores de Ralis, o Rali Além Mar/Ilha Lilás faz aumentar o número de candidatos à vitória, já que aos "habituais" Fernando Peres e Ricardo Moura junta-se agora o regressado Gustavo Louro.

Disputada ao longo de dois dias, entre sexta-feira e sábado próximos, a 30ª edição da prova organizada pelo Terceira Automóvel Clube abrirá com uma etapa nocturna composta por três troços, enquanto na segunda etapa serão propostas mais nove especiais, destacando-se a inserção de alguns segmentos onde foram escritos muitos dos episódios da história dos 30 anos de ralis oficiais na Ilha Terceira.

Em termos desportivos, as duplas do Team Além Mar voltam a estar em particular destaque. Com quatro pontos de vantagem, os líderes Fernando Peres e José Pedro Silva contam com a forte oposição de Ricardo Moura/Sancho Eiró, numa luta onde se deverá intrometer o local Gustavo Louro, todos em Mitubishi Lancer Evo IX.

Na Formula 3, a presença de Luís Ramalho ao lado de Carlos Costa no Citroen Saxo S1600 confere um toque de novidade perante a forte concorrência dos pilotos da casa, onde a presença dos Citroen Saxo Cup de Fernando Menezes, Marco Veredas e de Artur Lima constituiu destaque. Na Formula 2, Abel Carreiro quererá vingar a inglória desistência em Santa Maria, tendo como principal opositores os Renault Clio RS de Olavo Esteves, comandante deste escalão, e do vencedor em Santa Maria, Fernando Amaral.

No total, 69 conjuntos estão inscritos neste Rali Ilha Lilás, entre os quais as duas duplas que participam no V Rali Clássicos do Terceira Automóvel Clube.

HORÁRIO
Sexta-feira, 5 de Setembro
1ª Etapa/1ª Secção
Partida - Angra do Heroísmo 19h00
Parque de Assistência 19h19
PE 1 - Rocha & Mendes/Litoral 1 (3,11 km) 20h00
PE 2 - Fonte Faneca/Veredas (5,52 km) 20h30
PE 3 - Rocha & Mendes/Litoral 2 21h30
Parque de Assistência 21h40
Chegada - Angra do Heroísmo 22h05

Sábado, 6 de Setembro
2ª Etapa/2ª Secção
Partida - Angra do Heroísmo 09h00
Parque de Assistência 09h03
PE 4 - Império/Feteira 1 (8,74 km) 09h45
PE 5 - Barro Vermelho/Achada 1 (12,49 km) 10h20
Parque de Assistência 10h53
PE 6 - Império/Feteira 2 11h25
PE 7 - Barro Vermelho/Achada 2 12h00
Reagrupamento - Kartódromo 12h30
2ª Etapa/3ª Secção
Parque de Assistência 13h03
PE 8 - Vila Nova 1 (7,72 km) 14h00
PE 9 - São Brás/Lagoa do Junco 1 (14,70 km) 14h20
Parque de Assistência 14h55
PE 10 - Vila Nova 2 15h35
PE 11 - São Brás/Lagoa do Junco 2 15h55
Parque de Assistência 16h30
Chegada - Angra do Heroísmo 17h00

Nota: Os concorrentes do Regional (VSH) e dos Clássicos partem 3 minutos depois do último concorrente do Campeonato dos Açores de Ralis.AS
 

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Grande disputa com Lemes

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Vallejo com a BF Goodrich em Oviedo

Sergio Vallejo foi o piloto escolhido hoje em Madrid por um painel de jornalistas para integrar o BF Goodrich Drivers' Team no Rallye Principe de Asturias, sétima ronda do Intercontinental Rally Challenge que se disputa já na próxima semana. A escolha foi bastante difícil e obrigou a uma segunda votação pois ao cabo da primeira eleição aquele piloto encontrava-se empatado com Yeray Lemes.

Apesar de inicialmente inscrito com o seu habitual Porsche 911 GT3, o piloto surgirá mesmo ao volante do Peugeot 207 S2000 preparado e assistido pela Kronos Racing. O primeiro contacto de Vallejo com aquela viatura acontecerá já na próxima segunda-feira perto de Bilbao no local escolhido pela estrutura dirigida por Marc van Dalen para também Nicolas Vouilloz como Freddy Loix encontrarem o melhor acerto para o rali sediado em Oviedo.

AS
 

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Organizadores alemães devem optar por rali histórico

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Rali da Córsega com cinco dias!

Com a ausência do calendário do Mundial de Ralis em 2009, os responsáveis do "Tour de Corse" vão realizar uma prova de cinco dias, ao estilo do Rali Targa-Tasmânia, um evento que permite a participação de todo o tipo de carros, desde os actuais WRC e S2000, como os Grupos B, GT e mesmo Supercarros.

À cabeça deste projecto está Alain Mahe, um antigo co-piloto que venceu por cinco vezes o Rali da Córsega. Já na Alemanha, os seus responsáveis ponderam a possibilidade de realizar um rali ao estilo do Eifel Historic, que tem habitualmente uma Lista de Inscritos que percorre quatro décadas de Mundial de Ralis.AS
 

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997 GT3 vai testar durante dois dias

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Mex não participa no Rali de Lugo

Ao contrário do que estava previsto e fora anunciado, o Porsche 997 GT3 de Mex Machado dos Santos não esteve presente no último Rali do Alvarinho, como carro zero, nem irá à Galiza onde realizaria o Rali de Lugo, prova onde o portuense contava fazer a estreia competitiva da mais recente coqueluche dos ralis nacionais.

O carro alemão está a receber uma nova relação de caixa (mais curta) preparada pela Oreca, bem como um kit de suspensões adquirido ao espanhol Sergio Vallejo. Na próxima semana o 997 GT3 fará dois dias de testes num local a definir.AS
 

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Carlos Sousa testou BMW X3 em Marrocos

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Apesar de ainda não existir qualquer confirmação oficial sobre o futuro de Carlos Sousa no Todo-o-Terreno, a verdade é que a pouco e pouco as coisas vão-se definindo.

Nesse sentido, o piloto português esteve em Marrocos, onde testou o BMW X3 Cross Country, com o que poderá correr já no Argentina-Chile, no início de 2009. Para já, tudo não passa, de acordo com as palavras do piloto: "uma visita que foi um acto de cortesia." , referiu.

Curiosamente, estiveram também presentes na mesma zona as equipas da Mitsubishi e da Volkswagen.AS
 

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S2000+ condenados à nascença

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O surgimento dos S2000+, modelo de viatura que a FIA pretende implementar, dentro de alguns anos, no Mundial de Ralis, poderá, afinal, nem acontecer.

Fontes ligadas a alguns dos construtores interessados na disciplina dão conta que essa poderá ser uma consequência da dificuldade em encontrar uma plataforma de acordo entre as marcas na definição do regulamento técnico desta categoria.

Isso já terá levado mesmo alguns construtores a desinteressarem-se deste projecto ao qual terão de aderir rapidamente de forma a programarem o próximo triénio.

A Comissão de Ralis da FIA não está alheia ao problema e, à semelhança da posição de força da federação internacional noutros assuntos, quer resolver rapidamente a questão. Dessa forma, foi estabelecido como prazo limite para a definição dos limites da evolução técnica destes modelos o próximo mês de Novembro.

Para além desse limite, o organismo presidido por Morris Chandler poderá mesmo optar pelos actuais S2000 como as viaturas de topo no WRC a partir de 2010.AS
 

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Estreia na última prova do Europeu deste ano

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Proton Neo estreia em Outubro

Em Outubro terá lugar outra estreia competitiva dum modelo S2000. Após a primeira aparição pública do Skoda Fabia S2000 em Zlin, é agora a vez da Proton estrear o Neo S2000 naquela que será a última prova do Europeu deste ano.

O carro desenvolvido pela Mellors Elliot Motorsport estará já no final deste mês no sul de França em testes com vista à participação no Rallye Antibes - Cote d'Azur que estará na estrada entre 17 e 19 de Outubro.

O piloto responsável por estas acções é o francês Bryan Bouffier que venceu esta prova há dois anos com um Peugeot 206 S1600 e sagrou-se em 2007 campeão polaco com um Peugeot 207 S2000 do representante local da marca do leão que representa há já sete temporadas.

Dada a grande ligação da Proton à Mitsubishi são muitos os que interpretam esta participação de duas formas distintas. Por um lado, alguns acreditam que esta poderá simbolizar a emancipação dos malaios face aos nipónicos e, por outro, muitos crêem que este poderá ser uma primeira abordagem da marca dos três diamantes aos S2000.

AS
 

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Apenas 11 Super 2000 à partida do Rally Principe de Asturias

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Bruno Magalhães confiante num bom resultado
Disputa-se esta sexta-feira e sábado, em Oviedo, a sétima ronda do IRC, o Rallye Principe de Asturias, com um total de 15 classificativas em asfalto.

Tendo lugar num fim-de-semana em que igualmente têm lugar outras provas de campeonatos nacionais, a etapa espanhola da série promovida pelo Eurosport não contará com a presença de alguns pilotos como Luca Rossetti e Renato Travaglia e tem na sua lista de inscritos apenas 11 concorrentes com viaturas S2000, entre eles o Campeão Nacional Bruno Magalhães.

Depois do bom ritmo mantido na Madeira e do desaire checo, a Abarth aposta em tentar regressar aos triunfos com Giandomenico Basso e Anton Alen, enquanto a postura do Peugeot Team Belux aponta para a conquista de importantes pontos para um campeonato que lideram de forma avassaladora.

A Peugeot Sport España estará defendida por três 207 S2000 entregues a Enrique Garcia Ojeda, Luis Monzon e Oscar Garre e poderá também contar com a ajuda de Sergio Vallejo, o escolhido pela imprensa local para representar o BF Goodrich Drivers' Team. A Fiat do país vizinho fará alinhar um Punto S2000 para Miguel Fuster e Dani Solà regressa à actividade com um carro idêntico.

No entanto, a atenção lusa estará centrada na prestação de Bruno Magalhães que cumpre nesta prova sua segunda participação fora de Portugal. "Estamos limitados pelo desconhecimento do terreno face aos espanhóis, mas partimos como sempre confiantes num bom resultado e em dar o nosso melhor. No que toca à disponibilidade técnica e ao facto de disputarmos um rali do Nacional preponderante na próxima semana, estamos este ano mais tranquilos. Tentarei crescer como piloto tendo em conta as dificuldades e, se possível, acompanhar os outros estrangeiros que disputam habitualmente o IRC", prometeu.AS
 

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Piloto da Red Bull Rallye Team regressa à competição em Dezembro

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Bernardo Sousa operado na Áustria

Bernardo Sousa foi operado, na Áustria, ao ombro direito de modo a resolver a lesão antiga que o tem condicionado nos últimos meses. Dentro de quatro semanas irá iniciar a fisioterapia e no início de Dezembro (5 a 7) regressará à competição para a derradeira etapa do Campeonato do Mundo de Ralis de Produção (PWRC), o Rali da Grã-Bretanha.

A cirurgia ao ombro direito tem o intuito de solucionar a lesão antiga que desde o rali dos Açores, no início de Julho, tem condicionado a sua época competitiva. O objectivo agora é a recuperação completa, que será alcançada com um completo programa de reabilitação e muita fisioterapia. O regresso à competição está agendado para o primeiro fim-de-semana de Dezembro, no rali da Grã-Bretanha, última etapa do Campeonato do Mundo de Ralis de Produção (P-WRC).

"Correu tudo bem e agora é preciso ter alguma paciência e aplicar-me no programa de recuperação. Ainda vou ficar dez dias na Áustria a ser acompanhado e dentro de quatro semanas começo a fisioterapia", conta o piloto, que não esconde o quanto lhe vai custar ficar tantas semanas sem conduzir. "É a minha vida e é natural que custe um bocado, mas tenho de pensar que esta pausa é necessária para que a questão da lesão fique definitivamente resolvida."

O piloto da Red Bull Rallye Team, que depois de uma pausa de quase dois meses, há quinze dias, participou no Rali da Nova Zelândia, tendo terminado na sétima posição e conquistado mais dois pontos para a geral do Mundial, onde é nono classificado, irá agora fazer uma pausa ainda mais longa. "Só regresso à competição em Dezembro. Sei que é uma pausa muito longa e que vou ter de me readaptar ao carro e ao ritmo de competição. Mas até ao fim da época o meu objectivo continuará a ser o mesmo: fazer quilómetros, ganhar experiência e terminar provas. Para o ano, de certeza que os objectivos já serão outros", garante o piloto, que antes de voar para a Áustria não quis deixar de passar pelo Porto e por Gaia para assistir ao vivo à etapa portuguesa da Red Bull Air Race.

"Foi espectacular! Ainda por cima tive a oportunidade de conhecer o Peter Besenyei, de quem sou fã, e em cujo avião estive sentado. Assistir a um evento destes ao vivo não tem nada a ver com assistir através da televisão", refere Bernardo, frisando que não hesitaria em aceitar um convite para dar uma voltinha numa destas máquinas. "Se me convidassem nem pensava duas vezes." AS
 
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