• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Compra de antena rotativa

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Vou comprar um motor diseq e nova antena e um LNB 0,02db para captura
de satelites desde os 42 Este a 40 Oeste.
A minha dúvida é o tamanho da antena, será que uma de 1 metro ou de 1,10metro chega?
Obrigado desde já
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Acabei de comprar um motor diseq e agora surge um problema e gostaria que alguém me desse umas dicas sobre o prato a comprar com LNB 0,01db.
Zona Oeste à beira mar a 40 kms de Lisboa e tenho dificuldades em colocar uma antena de 1,20 metros.
Daí será que uma de 1,00 metro conseguirei captar o Nilsat e os outros desde desde os 42 Este a 40 Oeste.
 

egasegas

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
185
Gostos Recebidos
0
Acabei de comprar um motor diseq e agora surge um problema e gostaria que alguém me desse umas dicas sobre o prato a comprar com LNB 0,01db.
Zona Oeste à beira mar a 40 kms de Lisboa e tenho dificuldades em colocar uma antena de 1,20 metros.
Daí será que uma de 1,00 metro conseguirei captar o Nilsat e os outros desde desde os 42 Este a 40 Oeste.

Não sei onde estás, mas eu também estou na zona oeste, perto de Torres Vedras, com uma antena de 1,20 apanho na boa o nilesat, quando não há muitas nuvens, mas nunca consegui chegar ao turksat 42º E, talvez seja por estar num lugar relativamente baixo.
 

veloce33

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,774
Gostos Recebidos
0
companheiro
na minha opinião, deverias vencer as dificuldades e colocar uma de 1.20, no minimo!
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Amigos obrigado pelas dicas mas tenho um problema que é o vento.
Nesta zona é muito ventoso e um dia destes vou buscar a antena ao telhado do vizinho, porque o suporte possível é fixado à parede com buchas metálicas e não fixado directamente há parede com uma barra de cimento e é num 2.º andar.
Daí o meu receio.
 

egasegas

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
185
Gostos Recebidos
0
Amigos obrigado pelas dicas mas tenho um problema que é o vento.
Nesta zona é muito ventoso e um dia destes vou buscar a antena ao telhado do vizinho, porque o suporte possível é fixado à parede com buchas metálicas e não fixado directamente há parede com uma barra de cimento e é num 2.º andar.
Daí o meu receio.

Queres o meu conselho? Vaí para uma antena de 1 m que dá para apanhar quase tudo.
Depois logo vês o comportamento em relação ao vento. Se bem que com uma antena de 80 cm bem "centradinha" tambem apanhas muita coisa.
Cumps
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Amigos agora que tenho tudo montado e ter perdido um dia em ajustes, se capto o nilsat nos 7W não consigo chegar ao Astra nem ao Hispasat.
Se alinho a partir do Hotbird vou até ao Astra e Sirus e não passa disto, mas a antena gira até aos extremos 60.º Este e 60.º Oeste.

Entre as ajudas de montagens encontrei esta http://www.gforum.tv/board/536/133607/manual-de-montagem-de-motores-diqsec-1-2-a.html colocada pelo amigo touromelga que parece estar muito prática e bem elaborada, surge-me a dúvida no 5.º passo que diz colocar o motor no satelite Nilsat 7.ºW na freq. 12284V e rodar o motor 2.º Este.
Ao colocar o motor no Nilsat basta levantar ou baixar o prato e fico com sinal com boa qualidade e a partir daqui tento os outros satelites nem pensar ficam na posição mas tenho que voltar a mecher na elevação do motor ou da antena.
Já subi a posição do motor e baixei a posição da antena e já fiz o inverso ao milímetro.
Só não rodei o motor mais 2.º Este como fala o nosso amigo depois de afinar o Nilsat.
Agradecia mais algumas dicas se possível sobre este dilema que me vai fazer perder mais alugumas horas ou dias, mas penso contornar.
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Amigos agora que tenho tudo montado e ter perdido um dia em ajustes, se capto o nilsat nos 7W não consigo chegar ao Astra nem ao Hispasat.
Se alinho a partir do Hotbird vou até ao Astra e Sirus e não passa disto, mas a antena gira até aos extremos 60.º Este e 60.º Oeste.

Entre as ajudas de montagens encontrei esta http://www.gforum.tv/board/536/133607/manual-de-montagem-de-motores-diqsec-1-2-a.html colocada pelo amigo touromelga que parece estar muito prática e bem elaborada, surge-me a dúvida no 5.º passo que diz colocar o motor no satelite Nilsat 7.ºW na freq. 12284V e rodar o motor 2.º Este.
Ao colocar o motor no Nilsat basta levantar ou baixar o prato e fico com sinal com boa qualidade e a partir daqui tento os outros satelites nem pensar ficam na posição mas tenho que voltar a mecher na elevação do motor ou da antena.
Já subi a posição do motor e baixei a posição da antena e já fiz o inverso ao milímetro.
Só não rodei o motor mais 2.º Este como fala o nosso amigo depois de afinar o Nilsat.
Agradecia mais algumas dicas se possível sobre este dilema que me vai fazer perder mais alugumas horas ou dias, mas penso contornar.


boas é assim :

alinhas aos 0º sul +-(o melhor possivel)
depois andas com o motor 2º para Este, isto já com a elevação do motor feita...
em seguida levantas milimetricamente a elevação do prato até teres sinal na frequencia indicada, depois é reteficares e veres e tens sinal nos outros ou se necessita de ajustes isso está no manual...

touromelga...
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
isso não teem que enganar assim que metes a elevação do motor não mexe mais depois é a elevação do prato apenas e mais alguns toques se necessario...

só se deve mexer na elevação do motor novamente se esta estiver mal calculada...

touromelga...
 

batistabomb

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,363
Gostos Recebidos
0
pois....é um pouco complicado, eu tambem tenho um motor e bem sei o que passei, conselho: faz isso com muito tempo e calma, lê bem as instruções e os conselhos do touromelga, são muito bons, força e calma.
abraço
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
boas é assim :

alinhas aos 0º sul +-(o melhor possivel)
depois andas com o motor 2º para Este, isto já com a elevação do motor feita...
em seguida levantas milimetricamente a elevação do prato até teres sinal na frequencia indicada, depois é reteficares e veres e tens sinal nos outros ou se necessita de ajustes isso está no manual...

touromelga...

Amigo este ajuste que falas de 2.º Este no motor é puxando todo o comjunto que faz parte do motor ou simplesmente rodar o motor avançando 2.º Este ao satelite através do comando?
A minhas desculpas porque este é o 1.º motor que estou a montar deste tipo.
Montei um ainda no sistema analógico mas era de braço que também muito trabalho me deu e que até rodava o eixo dos satelites na perfeição.
O meu obrigado desde já
 

crokas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
Boas
Regular um motor diseq parece mais complicado do que na realidade é.
Tem estes cuidados e tens de ter isto em atenção:
Tenta regular a sul o melhor que possas 0º.
Os angulos dos satélites NUNCA correspondem á tua longitude,pois não te encontras em longitude 0 (linha imaginária que vem de norte sul a direito desde londres)ou seja, ex: se tivesses em Londres os satélites para ti estariam astra a 19,2º E,hotbird 13º E. Mas como não estás terás de a cada satélite corrigir a posição pois a tua posição estará a -9º.Então fazes assim a todos os satélites a Oeste subtrais o valor ex. Hispasat 30º-9º= 21º , o satélite Hispasat no teu motor diseq estará a 21º.A todos os satélites a Este somas o valor ex: Astra 19,2º+9º=28,2º.
Basta depois fazeres rodar o motor manualmente para estes angulos e depois memorizas manulamente no deco.
Cumprs
 
Última edição:

egasegas

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
185
Gostos Recebidos
0
Amigos agora que tenho tudo montado e ter perdido um dia em ajustes, se capto o nilsat nos 7W não consigo chegar ao Astra nem ao Hispasat.
Se alinho a partir do Hotbird vou até ao Astra e Sirus e não passa disto, mas a antena gira até aos extremos 60.º Este e 60.º Oeste.

Entre as ajudas de montagens encontrei esta http://www.gforum.tv/board/536/133607/manual-de-montagem-de-motores-diqsec-1-2-a.html colocada pelo amigo touromelga que parece estar muito prática e bem elaborada, surge-me a dúvida no 5.º passo que diz colocar o motor no satelite Nilsat 7.ºW na freq. 12284V e rodar o motor 2.º Este.
Ao colocar o motor no Nilsat basta levantar ou baixar o prato e fico com sinal com boa qualidade e a partir daqui tento os outros satelites nem pensar ficam na posição mas tenho que voltar a mecher na elevação do motor ou da antena.
Já subi a posição do motor e baixei a posição da antena e já fiz o inverso ao milímetro.
Só não rodei o motor mais 2.º Este como fala o nosso amigo depois de afinar o Nilsat.
Agradecia mais algumas dicas se possível sobre este dilema que me vai fazer perder mais alugumas horas ou dias, mas penso contornar.

Desculpem eu estar a meter-me nisto, mas eu tambem já passei pelo mesmo.
A unica diferença é que eu montei o motor e afinei tudo no meu quintal e só depois é que instalei a antena no sitio.
Bom pela descrição do amigo AAJ, não tenho duvida que o problema se resume a uma afinação no grau de inclinação da antena.
A minha antena tem um sistema com porcas e contraporcas na traseira, que permite a dita afinação e que faz que quando a antena roda de Este para Oeste vá subindo a inclinação e quando roda de Oeste para Este vá baixando inclinação de modo a ir apanhando os diversos satélites.( no Helasat fica quase na vertical)
Eu só apanho do Hispasat 30ºW até ao Helassat 39º E.
Importantissimo: ver se o poste onde a antena está fixa está mesmo na vertical, pois quando a antena gira se não está na vertical altera todos os angulos de funcionamento da antena.
Espero ter ajudado.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Obrigado amigos pelas dicas.
Irei proceder a todos os ajustes possiveis, alinhamentos repor todos os valores a zeros, confirmar a orientação a sul.
Depois irei informando como estão a decorrer os trabalhos de ajustes e no final pagar algumas Cerveja Gforum Cerveja Gforum Cerveja Gforum a todos.
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Amigo este ajuste que falas de 2.º Este no motor é puxando todo o comjunto que faz parte do motor ou simplesmente rodar o motor avançando 2.º Este ao satelite através do comando?
A minhas desculpas porque este é o 1.º motor que estou a montar deste tipo.
Montei um ainda no sistema analógico mas era de braço que também muito trabalho me deu e que até rodava o eixo dos satelites na perfeição.
O meu obrigado desde já

boas os 2º para este é mo movimento do motor, o conjunto ao ser alinhado a sul não mexe mais, depois só o braço que roda é que anda com a antena, ou seja fazes o motor andar 2º para este e não o conjunto todo...

touromelga...
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
Amigo AAJ não sei se estarás a utilizar a Azbox para o motor, mas quando montei o motor aconteceu-me algo parecido, o problema era de mais fácil resolução do que pensava... as coordenadas. Isto porque quando metes o motor a zero, escolhendo "ir para zero" caso as mesmas não estejam correctas a Azbox envia informações erradas ao motor,( no meu caso era que tinha 7,8º E em vez de 7,8ºW na longitude) e passava-se o seguinte eu acertava um satélite e depois escolhia um outro qualquer e para que esse outro ficasse bom tinha de mexer na elevação da antena, quando coloquei as coordenadas correctas, imediatamente ficou tudo ok. Pode não ser o caso mas se for é esta a provavél solução.

Um abraço a todos.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Amigo AAJ não sei se estarás a utilizar a Azbox para o motor, mas quando montei o motor aconteceu-me algo parecido, o problema era de mais fácil resolução do que pensava... as coordenadas. Isto porque quando metes o motor a zero, escolhendo "ir para zero" caso as mesmas não estejam correctas a Azbox envia informações erradas ao motor,( no meu caso era que tinha 7,8º E em vez de 7,8ºW na longitude) e passava-se o seguinte eu acertava um satélite e depois escolhia um outro qualquer e para que esse outro ficasse bom tinha de mexer na elevação da antena, quando coloquei as coordenadas correctas, imediatamente ficou tudo ok. Pode não ser o caso mas se for é esta a provavél solução.

Um abraço a todos.
Amigo estou a usar o Azbox s710 para os ajustes, e quando mando ir a zeros ele vai, como vai para Este ou para Oeste como envio pelo comamdo e vai para os satelites selecçionados.
Neste momento estou a captar:Telecom 2C, Sirus, Eutelsat W3, Eutelsat 9E, Eutelsat 1W, Hotbird, Eutelsat W2, Astra 1, e Atlantic 3.
Ou seja estou a captar 0.º para Este.
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
E já colocaste as coordenadas no menu do motor ?
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
Amigo só uma pergunta esse motor não suporta a norma USALS?
É que o meu suporta tanto diseqc 1.2 com USALS e acho que tenho falado tanto nas coordenadas por isso, se o motor suportar a norma é mais fácil a instalação e aí sim terás de colocar a tua posição geográfica, caso não seja USALS estou-te induzindo em erro pois já confirmei que a posição geografica não aparece no menu Diseqc 1.2.
 
Última edição:
Topo