• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Compra de antena rotativa

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
Então no menu escolhe USALS depois tens de por as tuas coordenadas.
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
Primeiro vais menu>ajuste de antena> opcões de motor

Neste menu em ajuste do motor selecionas a norma USALS, deve-te pedir as coordenadas longitude e latitude (caso não peça, carregas o botão azul ).
Depois de as teres inserido, ves se já dá, se não der provavelmente terás de iniciar de novo a instalação de o motor.
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
Última edição:

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
E ainda para calcular a longitude e latitude exacta utilizei o site h**p://www.multimap.com/
E para calcular os angulos azimute, elevação um site muito completo h**p://www.satlex.it/pt/azel_calc-params.html

Um abraço.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Amigos com todos os dados que me cederam irei só no próximo sábado fazer todas as correcções e ajustes, porque é o dia disponível, durante a semana trabalha-se e escurece cedo.
Depois informarei como decorreu.
Um abraço
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Amigos, vou ter que fazer tudo de novo uma vez que o mastro que tinha colocado está ligeiramente impenado (não está devidamente na vertical) daí não conseguir alinhar a antena, o que irei fazer talvez no próximo fim de semana.
Depois direi como correu.
Um abraço
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Só agora montei novo mastro e parece-me que está nívelado, pelo que no próximo fim de semana irei proceder a todas as afinações do prato para captar tudo o que for possível.
Depois darei a resposta que espero positiva.
Um abraço
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Amigos o que me aconselham:
Tenho a antena montada e afinada só que consigo captar os satelites desde os 42.º Este até ao 7.º Oeste, cerca de 14 satelites não sonsigo captar o hispasat, roda até lá, rodo o motor em manual, faço busca de satelite não me dá qualquer sinal.
Mais alguma solução, agradecia.
Um abraço
 

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,061
Gostos Recebidos
11
Amigos o que me aconselham:
Tenho a antena montada e afinada só que consigo captar os satelites desde os 42.º Este até ao 7.º Oeste, cerca de 14 satelites não sonsigo captar o hispasat, roda até lá, rodo o motor em manual, faço busca de satelite não me dá qualquer sinal.
Mais alguma solução, agradecia.
Um abraço

Companheiro AAJ:

Tens a antena demasiado curvada para Este. Para corrigires terás de a deslocar lateralmente um pouco para Oeste. Certifica-te que tens o mastro bem na vertical e que o friso do tubo do motor está centrado com os acessórios de fixação da antena.
Normalmente quando já estamos numa sintonia fina basta inclinar ligeiramente com as mãos o prato para percebermos quanto e onde é o ajuste - usar dois satélites extremos, por ex.: Hispasat 30W e Astra 28ºE (não esquecer de não descurar o do meio, por ex.: Nilesat7ºW ou o Atlantic Bird8ºW - obviamente para Portugal). Ver no anexo os erros e soluções habituais.

Um abraço.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Obrigado pela dica será mais um ajuste a fazer.
Embora já o tenha feito, vou voltar a fazê-lo.
Estou a fazer este ajuste ao milímetro, arranjei um esticador para inclinação da antena com porca e o mesmo para a inclinação do motor assim irei conseguir nem que demore uma semana.
Obrigado
 

sotam

GF Prata
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
208
Gostos Recebidos
0
Então, quanto mais para Sul mais dificuldades o foot print é reduzido o que obriga a uma antena, quanto maior melhor e um metro chega? Não creio e para mais em zonas ventosas e próximas do mar. Para mim no minimo 1,20, porque o ideal para o efeito 1,80.
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Então, quanto mais para Sul mais dificuldades o foot print é reduzido o que obriga a uma antena, quanto maior melhor e um metro chega? Não creio e para mais em zonas ventosas e próximas do mar. Para mim no minimo 1,20, porque o ideal para o efeito 1,80.


boas amigo, é assim em Portugal, com uma antena de um metro e um lnb de 0.3db dá para captar quase tudo o que se pode receber em portugal a exepção de alguns satelites que se necessita de uma antena minino de 1.20cm, no entanto a história varia consuante a localização no pais e os satelite que se pretendem receber, portanto na zona centro do pais é o ideal com um tacho de um metro consegue captar tudo e com de 1.20cm tudo a 100%, depois quanto mais para norte pior para receber por exemplo o nilesat 7ºW, e para sul o astra 28.2 e eurobird, portanto, dependendo da localização e do que se pretende ver varia o tamanho das antenas perante os footprints dos satelites para se receberem os sinais e a localização...

portanto a antena ideal é uma antena de 1.40cm para ver tudo sem problemas mesmo com mau tempo, mas o mau tempo apenas se reflete na antena, onde esta estiver montada, num sitio alto sujeita a fortes rajadas e chuva intensa, ou no solo abrigada isto tudo contribui para uma boa recepção...

tenho uma de 1m a motor e tenho 34 satelites, é logico que nos que mais interessam nos dias de mau tempo tenho sempre sinal estavel sem problemas, agora nos de sinal mais fraco eles ficam cheios de frezes ou mesmo deixo-os de receber durante o mau tempo, mas isso acontesse mesmo com uma antena de 1.80cm, a antena ideal para funcionar tudo a 100% mesmo com mão tempo, era uma antena de 3m de aluminio reforçado, isso é que era mas é uma antena muito grande e pesada para manobrar, logo não se pode ter tudo...

a que fazer opções...

eu se tivesse dinheiro era uma com 22m de diametro no telhado da casa motorizada... ehehehehe...


touromelga...
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Amigos é assim:
Já estou a captar desde os 39.º Este até aos 15.º Oeste, mas com a elevação no motor já vai 60.º uma vez que a antena ainda nas pontas anda acima da orbita dos satélites.
Vou subir mais ainda o motor e descer a antena tendo sempre em atenção o Nilsat nos 7.º Oeste.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,584
Gostos Recebidos
78
Parece que finalmente ontem acabei de ajustar a antena, mas com o firm original.
Cerca de 35 satelites penso não conseguir melhor.
Aconselho para este tipo de ajustes sempre o firm original.
Andei 6 meses embora aos poucos e acertava uns desapreciam outros.
ontem meia hora firm original e está feito.
Um obrigado a todos que me ajudaram.
 
Topo