Portal Chamar Táxi

Duvida XP/Vista

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Boas,

Tenho um colega que instalou o Vista depois do Xp, ficou com o dual boot a funcionar correctamente...

mas como nao gostou do vista :Hee:

perguntou-me se era possivel apagar o vista e ficar so com o XP,

agora pergunto eu,

se formatar a partiçao onde ta o Vista o dual boot vai a vida?

o XP vai arrancar? ou nao vai arrancar nenhum? :Hee:

como nunca fiz isto antes agradeço a vossa preciosa ajuda

abraço

joaortnt

GF Ouro
Entrou
Mai 20, 2007
Gostos Recebidos
0
nunca passei por isso, contudo, ele que veja o seguinte, o boot é configurável!
no XP encontra-se nas "propriedades do sistema" em "definições avançadas" ou algo assim, ai é possível configura-lo (o mesmo se aplica no Vista), contudo resta saber se o boot foi criado pelo Vista ou Pelo XP, e onde é que está a source, se está na partição do vista ou do XP.
Ou método 2, boot.ini em c: (provavelmente oculto e de sistema)

O medo que disseste ai é real. há uma forte probabilidade de, se ele apagar a partição do Vista, nunca mais consiga correr o XP (o boot desaparece caso a sua source estiver na partição do vista)
Ou, tb há outra opção, que é instalar um boot loader (usado em sistemas linux)

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigo Stone,
Não sei nada disto, mas como tenho a mesma coisa no meu pc, Windows Xp e Vista.
Perguntei a uma professora de um curso de Hardware e Software que ando a frequentar de poderia formatar só o Vista e deixar o Xp e ela disse-me que teria de formatar tudo.
Como é informação de outrém tem o valor que tem. Fica só o alerta.

Abraço

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
caro amigo , se ele formatar a partiçao onde esta o vista fica com o problema resolvido . ate mesmo a partir do XP formata a partiçao do vista... o q cho estranho é ter ficado com dual boot automatico instalando primeiro o vista e depois o XP... isso normalmente nunca acontece mas sim apenas no inverso ou seja instalando primeiro o XP e depois o vista fica logo com dual boot... a nao ser q ele tenha dado o boot manualmente.

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
desculpa amigo interpretei mal o q escreveste pois é isso mesmo o dualboot so é automatico evoluindo da isnstalaçao do XP para o vista ou seja dum sistema operativo anterior para o posterior o contrario ja nao.

StoneSour

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
caro amigo , se ele formatar a partiçao onde esta o vista fica com o problema resolvido . ate mesmo a partir do XP formata a partiçao do vista... o q cho estranho é ter ficado com dual boot automatico instalando primeiro o vista e depois o XP... isso normalmente nunca acontece mas sim apenas no inverso ou seja instalando primeiro o XP e depois o vista fica logo com dual boot... a nao ser q ele tenha dado o boot manualmente.

amigo ele instaloo vista depois...por isso é que ficou com o dual a funcionar
se formatar a partiçao resolve?

será assim tao facil??

abraço

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
se formatar a partiçao do vista nao tera problemas nenhuns mas se formatasse a partiçao do xp ja iria ter pq perderia boot e ja nem com xp conseguiria arrancar o pc...portanto ele q formate a partiçao do vista á vontade. depois so tem de estar atento no menu de arranque e dar um toque com seta para cima para arrancar em XP pois vai continuar a aparecer a linha de arranque do vista mas q tb nao faz diferença. tb se pode eliminar mas ja é um pouco mais complicado.

joaortnt

GF Ouro
Entrou
Mai 20, 2007
Gostos Recebidos
0
deltafi; vai dar asneira... se ele formatar sem configurar o boot o Xp não vai entrar... mas pronto.. vocês lá sabem.
é que ele faz o boot por software, e não pela bios .. sao coisas diferentes. se o boot fosse pela bios, (em discos diferentes e não em partições diferentes) acredito que isso funcionasse... assim duvido, a microsoft nessas coisas é complicada

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
amigo Joao tenho 3 pcs em casa com dual boot XP/VISTA e ja formatei varias vezes a partiçao do vista neste aqui onde estou presentemente e fiz dessa forma e o XP ta aqui porreirinho. e antes de reinstalar o vista fico com o XP apenas.

joaortnt

GF Ouro
Entrou
Mai 20, 2007
Gostos Recebidos
0
se ele quiser fazer o teste, ele que faça um backup dos ficheiros ocultos do c: e do d: (suponho que seja onde ele tem o vista) se der barraca ele sempre pode entrar com um disco de arranque e pelo MS-DOS repor os ficheiros para que volte a ter a possibilidade de entrar no sistema operativo.
passos:
fazer o backup
apagar o BOOT.ini , etc da raiz do VISTA
Reboot
(verificar se o deltafi tem razão ou não)
___
se nao conseguir e der raia, entrar com um disco de recuperação, entrar no MS-DOS, xcopy do backup para repor o vista.
________

Tb há outra possibilidade, é arranjar a config do boot de um amigo, apagar a partição do vista e repor os ficheiros do boot e pronto, assunto resolvido

PS: pois, eu tb lido com bastantes maquinas aqui em casa e nao só... por isso é que estou a falar e porque já me aconteceu isso.. precisamente é que digo que não dá!
mas pronto, posso obviamente estar errado.. ha muita maneira de matar pulgas :)
Um abraço!

ebaldo

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
0
Em principio deve dar, se o XP, foi o primeiro SO, eu já não me lembro muito bem, mas penso que podes formatar à vontade, só tens de ter um CD do XP (com boot) à mão, e depois de formatares (se formatares a partição através do XP, reinicia):
CD XP em boot quando acaba de carregar a treta toda carregar R (recovery)
(Entra em prompt tipo DOS)

fixboot <ENTER>
bootcfg <ENTER>
reboot <ENTER>

Penso ser assim, mas já não tenho a certeza...

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Gostos Recebidos
0
apaga a partiçao mas ao arrancar vais ter na mesma dois OS, depois mudas apagando no boot.ini

joaortnt

GF Ouro
Entrou
Mai 20, 2007
Gostos Recebidos
0
apaga a partiçao mas ao arrancar vais ter na mesma dois OS, depois mudas apagando no boot.ini
isto se o boot activo for o da partição do XP.. porque o Vista muda-te o boot do XP para que de prioridade ao boot do vista (o tal dualboot)
contudo a melhor solução é mesmo ter o disco do XP ao pé e fazer o que ebaldo disse, está correctissimo

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Fica aqui registada a minha opiniao, se ele quer eliminar o vista é facil:

Procura um bom antivirus, instala no xp e corre o antiviros, se realmente for bom vai detectar o vista e remover de imediato sem te avisar!
(pelo menos era assim que devia ser, devia existir um antiviros que nos livrasse dessa praga chamada vista)

Mas tb visto por esse prisma o antiviros levava-t o vista, o xp, o 2000, o 98 e afins... com um bocadinho de sorte so te deixava instalar linux e o DOS.

Enfim...

Saudações.

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Gostos Recebidos
0
Fica aqui registada a minha opiniao, se ele quer eliminar o vista é facil:

Procura um bom antivirus, instala no xp e corre o antiviros, se realmente for bom vai detectar o vista e remover de imediato sem te avisar!
(pelo menos era assim que devia ser, devia existir um antiviros que nos livrasse dessa praga chamada vista)

Mas tb visto por esse prisma o antiviros levava-t o vista, o xp, o 2000, o 98 e afins... com um bocadinho de sorte so te deixava instalar linux e o DOS.

Enfim...

Saudações.

tiveste bem

joaortnt

GF Ouro
Entrou
Mai 20, 2007
Gostos Recebidos
0
Não era para isto que o topico foi aberto, mas ja que os fanaticos do linux falam tanto, pessoal, os fanaticos do linux dizem que os sistemas da microsoft so duram 6meses, que só fazem "ecrãs azuis", que o software é um problema, comprar, crackar etc é uma trabalheira...
eu uso ambos, neste momento estou com o Vista (e o fedora em 2º), com o qual trabalho diariamente, e noutro pc tenho o ubuntu e o Xp,
as coisas só duram 6 meses quando o utilizador nao sabe o que faz! os escrãs azuis só aparecem quando ha erros no hardware e/ou má instalaçao da coisa em questao (ou seja, novamente o user), o software? só dá trabalho em crackar quando nao se quer ter trabalho para ler e pesquisar...
eu cinseramente... pa...
os cromos do black metal - e o metal é bom o resto suka
os cromos do linux - o linux é bom e o resto suka
os cromos do futebol - o meu clube é que é o bom e o resto suka
os cromos do Islão - alá é que é fixe e o resto dá guerra JA!
os cromos ...
estao a perceber? o fanatismo é uma cena tão má pa...

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Pronto, para que nao fiquem com ma impressao minha...
Tenho 7 desktops em casa, tenho 2 portatei, tenho 2 pocket pc.

Tenho o xp nos dois portateis, tenho windows 2003 server num dos desktops, tenho o windows 2000 noutro e o xp no resto, tenho o windows mobile 6 num dos pocket pc e o windows mobile 5 noutro pocket pc.

Prontos, está desmistificada a ideia de que seja fanatico pelo linux.

Mas tenho de reconhecer o trabalho de Linus e de todos os que contribuiram para que o Linux se tornasse no sistema operativo que é, mesmo remando contra uns ventos chamados Gates, que possuem um certo monopolio fundado sobre suspeitas de roubo e mais uns crimes q o valha... pronto tadinho, depois de velho e com o peso dos remorsos la fundou uma especie de instituicao q ajudas os pobres e esfomeados, talvez assim compre o seu lugar no ceu.

Quero com isto dizer apenas que o consumidor merecia mais um pouco de respeito por parte desse senhor.

Principalmento no que toca ao Vista, o vista saiu numa altura em que ja ha mt se esperava um sistema operativo novo por parte dos senhores do monopolio. com os consumidores impacientes e sem nada de novo para mostrar, pq o verdadeiro "novo sistema operativo" so estará pronto daki a uns 2 antitos, decidiram impingir ao consumidor uma versao feita ás 3 pancadas, com umas funcionalidades copiadas do OSX e que nem tempo tiveram para as aprefeicoar. (vamos la adocar a boca a canalha, pode ser que deixem de xorar ate o grande bolo estar pronto).
Ja nao é a primeira vez que isto acontece com os produtos da microsoft, vejamos o age of mythology que saiu para calar os fas enquanto esperavam pelo age of empires 3.

Até aí, eles fazem o que lhes apetecer com os produtos deles!

Agora, é inaceitavel o q aconteceu com o lançamento do vista. tds a maquinas vendidas aposteriori do seu lançamento vêm forçosamente com o vista instalado.. (eu nao pedi para que instalassem o vista no meu HP tx1270) no entanto la vinha ele...

O pior é que quando se tenta fazer um downgrade para o xp (que foi o que eu fiz mal o tirei da caixa), vamos reparar que os fabricantes (senao todos, a maioria) nao dao suporte de drivers para o xp, pronto, la tem o ze povinho de correr meia internet ha procura duns malditos drivers que sejam no minimo compativeis para o xp.

Para que raio quero eu o vista no meu portatil se ele consome o dobro dos recusos da minha maquina? para ter o mesmo desempenho que o xp me oferece tenho de duplicar os recusos da maquina, para acabar com um sistema operativo no minimo "mais elegante".

Espero ter-me feito entender, eu nao sou fanatico pelo linux. apenas é da minha opiniao que o linux para alem de ser gratuito oferece-nos mais segurança... se o senhor Gates tem gente incompetente na sua corporacao que os despeça, mas que nos ofereça um sistema operativo com uma fiabilidade semelhante á do linux.

Obrigado senhor Gates pela sua gentileza mas nos nao precisamos que nos ofereça o vista, até ver estamos menos mal servidos com o XP.

Tenho dito.
Saudações

joaortnt

GF Ouro
Entrou
Mai 20, 2007
Gostos Recebidos
0
Nisso tens toda a razao e mais alguma... mas enfim é habito da microsof, e nao ha nada que possamos fazer. é o que fazer ter o grande monopolio nas mãos. é o que acontece com a nossa edp, pt, tvkaka (que acaba de comprar a telha ) enfim... são estratégias de marketing mesmo para aliciar e obrigar o comprador a usar os seus produtos;
e isto faz todo o sentido neste tópico. experimentem ter o vista instalado de raiz e instalem (numa partição diferente mas com um só disco dividido) o Linux... o boot do vista não deixa chegar ao Linux, temos de instalar o Linux primeiro ou instalar um boot manualmente. o vista impede o acesso a o boot do Linux.. experimentem
Um abraço

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Gostos Recebidos
0
Em principio deve dar, se o XP, foi o primeiro SO, eu já não me lembro muito bem, mas penso que podes formatar à vontade, só tens de ter um CD do XP (com boot) à mão, e depois de formatares (se formatares a partição através do XP, reinicia):
CD XP em boot quando acaba de carregar a treta toda carregar R (recovery)
(Entra em prompt tipo DOS)

fixboot <ENTER>
bootcfg <ENTER>
reboot <ENTER>

Penso ser assim, mas já não tenho a certeza...

Amigo Stonesour

Prepara-te para fazer o que diz o Ebaldo, pois é isso mesmo que te vai acontecer.

:spi70[1]: