32.ª edição da Festa do Avante
Um cartaz para todos os gostos e feitios, onde não falta sequer o yoga
De Xutos & Pontapés à música clássica
Do fado à ópera, passando pela literatura, futsal, política ou artesanato. Enfim, não se pode dizer que o Avante! não seja eclético
Vasco Lopes (com Lusa)
A música, o teatro, a ciência, os livros, as exposições e os debates políticos fazem parte do programa 'para vários tipos de público', da 32.ª edição da Festa do Avante!, que, este ano, terá uma grande novidade no seu dia de abertura, que, desde 1995, tem sido consagrado à música clássica: uma gala de ópera no dia 5 de Setembro, com a interpretação de obras de Puccini, Verdi ou Bizet, entre outros.
'Ao fim de 32 anos, esta é a maior iniciativa político-cultural do País, uma festa para todos', afirmou Alexandre Araújo, da organização da Festa do Avante!, no início da conferência de imprensa de apresentação do programa, que contou também com Ruben de Carvalho, membro do comité central do PCP e vereador da Câmara Municipal de Lisboa.
Em declarações ao nosso jornal, Ruben de Carvalho não quis fazer qualquer destaque dentro do imenso cartaz dos três dias da festa, 'uma vez que há motivos de interesse para cada tipo de público e cada pessoa encontrará os seus', 'Basicamente, o programa acaba por corresponder a toda uma variedade de públicos', frisou ainda.
MUITO POR ONDE ESCOLHER
Tanto Alexandre Araújo, como Ruben de Carvalho destacaram o teatro, os espectáculos musicais, os debates, as exposições e as actividades desportivas e científicas que vão ter lugar nos três dias da festa.
Os mais de quarenta debates que constam do programa da Festa do Avante! têm temas que vão do Tratado de Lisboa à questão do Código do Trabalho, passando pela 'crise económica e a exploração capitalista',
Em termos de música, haverá uma gigantesca variedade de estilos, que vai desde o gospel ao jazz e ao blues, passando pela world music, pelo fado e até pelo rock. Da Weasel, Xutos & Pontapés, Camané, Wraygunn, Júlio Pereira, Nuno Mindelis e Vieux Farka Touré serão alguns dos nomes que marcarão presença nesta 32.ª edição da Festa do Avante.
Quanto ao teatro, será representada a peça «O tinteiro», de 1961, e estarão presentes grupos de teatro como «O Bando» e «A Barraca», com as peças «Grão de Bico» e «Obviamente, demito-o!», respectivamente.
Na «Festa do Livro» será, entre outras actividades, apresentada uma nova edição de «Quando os lobos uivam», de Aquilino Ribeiro, com um prefácio inédito de Álvaro Cunhal.
O artista e antigo militante do PCP Rogério Ribeiro, falecido este ano, será também alvo de uma homenagem durante a festa.
OS PRINCIPAIS PAVILHÕES
Por seu turno, o «Espaço Internacional» da Festa do Avante! vai ser constituído por stands de partidos de vários países do mundo, entre os quais o Partido Comunista Alemão, Chinês, Colombiano, Cubano, o MPLA, de Angola, a Frelimo, de Moçambique e a FRETILIN, de Timor-leste.
À semelhança de anos anteriores, haverá também um Pavilhão dos Imigrantes, o qual é definido no site da festa como 'um importante espaço de diálogo, de encontro de culturas, de igualdades e diferenças, de lutas e também de solidário e franco convívio', Numa altura em que o problema da integração das diversas comunidades de imigrantes na sociedade portuguesa voltou à ordem do dia, o PCP realiza uma exposição política subordinada ao tema, «Cidadania, um direito, um dever», a qual abordará matérias como «Os imigrantes e a participação política», «Os imigrantes e as organizações representativas dos trabalhadores», «Os imigrantes e o movimento associativo» e o «Não à Europa Fortaleza e à vergonhosa directiva do retorno».
«Com o PCP dar mais força à luta das mulheres» será, por seu turno, o lema do Pavilhão da Mulher Comunista, no qual o visitante poderá observar uma exposição que o PCP elaborou para evocar o Dia Internacional da Mulher (que, recorde-se, assinala-se a 8 de Março).
A festa terá ainda um espaço de ciência, de tecnologias de informação e Internet, bem como vários espaços de artesanato e animação. Como nem só de folia vive a Festa do Avante!, haverá também lugar para um vasto programa polidesportivo, no qual destacaríamos a corrida de 10 quilómetros Atalaia/Seixal/Atalaia, que terá lugar na manhã de dia 7 de Setembro, às 10h30, uma vez terminada a corrida, segue-se uma sessão de yoga para relaxar um pouco. É de notar que o programa desportivo inclui tanto desportos mais físicos, como o futsal, como outros bem menos exigentes para o corpo, como o xadrez.
Claro está, do ponto de vista político, o ponto alto será mesmo o tradicional discurso de encerramento, que ficará a cargo do secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa.
BILHETES A 18,5 EUROS
É de referir que os bilhetes para a Festa do Avante! permitem a entrada nos três dias e estão disponíveis em vários pontos de venda por todo o País, custando 18,5 euros em venda antecipada e 27 euros a partir do primeiro dia do evento.
A organização não quis avançar quaisquer expectativas quanto ao número de visitantes, mas, independentemente de tudo o mais, Ruben de Carvalho quis salientar ao nosso jornal que 'a qualidade da primeira edição, realizada em 1976, não tem qualquer comparação com a da edição deste ano, já que, ao longo destes 32 anos, procurámos sempre aliar um elevado nível cultural a uma melhoria das condições', Por conseguinte, a organização não teme qualquer visita da «temida» ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica), uma vez que, 'todos os anos, é feita, a pedido da organização, uma vistoria pelas autoridades sanitárias do concelho do Seixal',
Os Xutos & Pontapés serão uma das grandes atracções musicais de um cartaz altamente diversificado
Luís Brás
Fonte: o primeiro de janeiro