Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Russell lidera primeiro treino livre na Hungria, Pérez não evitou saída de pista
George Russell impôs o ritmo no primeiro treino livre em Budapeste. Numa sessão afetada pela chuva, o britânico liderou a tabela de tempos à frente do McLaren de Oscar Piastri e do Aston Martin de Lance Stroll.
Devido à previsão de chuva, muitas equipas colocaram os seus pilotos em pista na fase inicial do treino. No entanto, uma bandeira vermelha causada por um acidente de Sergio Pérez estragou os planos das equipas.
A Red Bull é uma das equipas que trouxe atualizações para o Hungaroring este fim de semana, mas o mexicano não evitou uma saída na Curva 5 na primeira volta rápida.
Quando a sessão recomeçou, 10 minutos mais tarde, os pilotos depararam-se com condições muito diferentes com a chuva a cair.
Muitos pilotos optaram por ficar na garagem à medida que as condições pioravam e Carlos Sainz acabou mesmo por bater nas barreiras na saída da Curva 3 e interromper a sessão.
À medida que as condições melhoravam, foi Russell quem estabeleceu o tempo mais rápido da sessão. O piloto da Mercedes fez uma volta ao circuito húmido de Hungaroring em 1:38.795, à frente de Piastri por 0,359s.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Hungria
Leclerc foi o mais rápido na frente de Norris no FP2 do GP da Hungria
Charles Leclerc foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres em Budapeste, com o piloto da Ferrari a marcar o ritmo à frente do McLaren de Lando Norris e do Alpine de Pierre Gasly.
Com o FP1 a ser afetado pela chuva, os pilotos foram rápidos a sair para a pista no FP2 para se familiarizarem com o circuito de Hungaroring e testarem as novas evoluções.
Após uma fase inicial em que os monolugares rodaram com muito combustível, as equipas colocaram pneus macios para realizar algumas voltas de simulação de qualificação e foi Leclerc que estabeleceu a volta mais rápida do dia com um tempo de 1:17.686, à frente de Norris por apenas 0,015s.
Gasly foi o terceiro mais rápido, com o seu colega de equipa da Alpine, Esteban Ocon, a pouco mais de um décimo e meio, em quinto. O seu antigo colega de equipa, Yuki Tsunoda, ficou em quarto com o AlphaTauri.
Nico Hulkenberg foi sexto com a Haas, à frente do impressionante Valtteri Bottas em sétimo, uma vez que tanto ele como o seu colega de equipa, Zhou Guanyu, em nono, optaram por não utilizar o pneu macio na sessão, o que significa que os seus tempos mais rápidos foram feitos com médios.
O líder do campeonato, Verstappen, ficou em 11º, não tendo feito voltas com pouco combustível e pneus macios. Lewis Hamilton, oito vezes vencedor na Hungria, e o seu colega de equipa, George Russell, foram 16º e 20º, respetivamente, para a Mercedes. No entanto, ambos os pilotos não usaram os pneus macios, optando por se concentrarem em stints mais longos com os médios.
Depois de marcar o ritmo na fase inicial da sessão, Sargeant terminou em 17º, à frente de Sergio Perez, que foi 18º na tabela de tempos.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Hungria
Hamilton na frente antes da qualificação na Hungria
Lewis Hamilton foi o mais rápido no terceiro treino livre do Grande Prémio da Hungria. Numa sessão que decorreu em piso seco, o equilíbrio foi a palavra-chave com o Top 16 separado por menos de 1 segundo.
Com obrigatoriedade de usar um tipo de pneu em cada sessão da qualificação neste fim de semana e a redução de 13 jogos para apenas 11, as equipas tentaram usar o FP3 como preparação para cada fase da qualificação.
Lewis Hamilton foi o único piloto a rodar no segundo dezassete (1:17.811), deixando Max Verstappen e Sergio Pérez a cerca de 0.250s.
Nico Hulkenberg foi o melhor piloto com unidade motriz da Ferrari ao levar o Haas até ao quarto lugar na frente de Lando Norris e George Russell.
Seguiram-se os dois Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, com Fernando Alonso e Valtteri Bottas a fecharem o Top 10.
Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Hungria
Lewis Hamilton surpreende e conquista a Pole Positon na Hungria
Lewis Hamilton bateu Max Verstappen por apenas 0,003s na última volta do Q3. Foi a primeira pole do heptacampeão mundial desde o Grande Prémio da Arábia Saudita de 2021.
Numa qualificação que teve um formato diferente (os pilotos foram obrigados a rodar com pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3), Lewis Hamilton fez a melhor volta em 1:16.609. Verstappen foi segundo por 0,003s, com Norris oito centésimos atrás em terceiro e Oscar Piastri em quarto, numa boa qualificação para a McLaren.
Zhou Guanyu esteve em destaque ao terminar no quinto lugar, seguido pelo Ferrari de Charles Leclerc e pelo companheiro de equipe Valtteri Bottas, que demosntrou o ritmo forte da Alfa Romeo no sinuoso circuito de Hungaroring.
Fernando Alonso e Aston Martin tiveram que se contentar com a oitava posição, enquanto Sergio Perez conseguiu finalmente terminar a sequência de cinco provas sem ir ao Q3, embora tenha ficado apenas em nono. Nico Hulkenberg foi o décimo e último no Q3.
George Russell foi a grande desilusão do dia, não tendo ido além do 18.º lugar. O tráfego na fase final do Q1 complicou a vida do piloto britânico, que comprometeu a temperatura dos pneus para encontrar “pista limpa”.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Hungria
Max Verstappen triunfou no Hungaroring, com Lando Norris e Sergio Pérez a completarem o pódio. O bicampeão mundial alcançou o seu sétimo triunfo consecutivo e o 12.º da Red Bull, batendo o recorde da McLaren.
Verstappen ultrapassou o Lewis Hamilton na partida, abrindo logo uma vantagem para o pelotão perseguidor, conquistando uma vitória e aumentando a vantagem no campeonato de pilotos.
Lando Norris, que ficou atrás de Oscar Piastri no arranque, recuperou o lugar no primeiro pit stop e Pérez subiu de nono para terceiro numa boa recuperação do piloto mexicano.
Lewis Hamilton salvou o quarto lugar, tendo ultrapassado Oscar Piastri na fase final da corrida.
Charles Leclerc cruzou a linha de meta na sexta posição, mas ficou atrás do outro Mercedes de Russell devido a uma penalização de cinco segundos por excesso de velocidade no pit lane. Carlos Sainz terminou em oitavo.
O quinto lugar na grelha de Zhou Guanyu tornou-se num humilde 16.º na corrida. Um mau arranque do piloto chinês e um toque no Daniel Ricciardo logo na primeira curva, provocou uma colisão que envolveu quatro carros e levou ao abandono dos dois pilotos da Alpine.
Sainz lidera treino livre disputado à chuva em Spa-Francorchamps
A única sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica foi realizada à chuva e terminou com o Ferrari de Carlos Sainz no topo da tabela de tempos.
O piloto espanhol rodou em 2:03.207 na sua volta mais veloz com o composto intermédio da Pirelli e bateu o McLaren de Oscar Piastri por cerca de seis décimos de segundo em Spa-Francorchamps.
Lando Norris, o outro piloto que recorreu aos pneus intermédios, ficou na terceira posição num treino em que as condições climatéricas condicionaram fortemente a rodagem em pista.
Logan Sargeant, que provocou uma bandeira vermelha ao sair de pista na sequência de Les Combes, Lance Stroll, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Max Verstappen não estabeleceram um tempo na sessão.
Embora as previsões de chuva ameacem a realização da sessão de qualificação desta tarde, a Federação Internacional do Automóvel comunicou que não será a classificação deste treino livre, mas sim a ordem do campeonato a ditar a grelha de partida para o Grande Prémio de domingo.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Bélgica
Verstappen esmaga a concorrência e Leclerc herda a pole position em Spa-Francorchamps
Charles Leclerc registou o segundo melhor tempo na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica e arrancará do primeiro lugar para a corrida de domingo.
O piloto monegasco beneficiou da penalização de cinco posições atribuída a Max Verstappen para ascender ao primeiro posto em Spa-Francorchamps.
Embora tenha estabelecido uma impressionante marca que lhe permitiu ser oito décimos de segundo mais rápido do que Leclerc em solo belga, Verstappen partirá de sexto para o Grande Prémio devido a uma sanção relacionada com a troca da caixa de velocidades do seu Red Bull.
Sergio Pérez terminou a sessão no terceiro lugar e partilhará, assim, a primeira linha da grelha com o Ferrari de Leclerc.
Depois de ter regressado às poles no passado fim de semana em Budapeste, Hamilton foi o quarto mais veloz na qualificação de Spa, o que significa que irá arrancar de terceiro.
Carlos Sainz ficou na quinta posição e à frente da dupla de pilotos da McLaren, com Oscar Piastri a superar o outro MCL60 de Lando Norris.
George Russell não foi além da oitava posição, diante dos Astons Martins de Fernando Alonso e Lance Stroll.
Numa segunda fase da sessão em que as condições da pista permitiram a utilização de pneus slicks nos derradeiros minutos, ficaram de fora o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o Alpine de Pierre Gasly, o Haas de Kevin Magnussen, o Alfa Romeo de Valtteri Bottas e o segundo A523 de Esteban Ocon, que saiu de pista na Curva 9.
O Williams de Alex Albon, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu, o outro FW45 de Logan Sargeant, o AlphaTauri de Daniel Ricciardo, que viu a sua melhor volta ser apagada pela direção de corrida, e o Haas de Nico Hulkenberg foram eliminados na primeira fase da sessão.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Bélgica
Verstappen supera Piastri por 11 milésimos e está na pole para a corrida sprint em Spa
Max Verstappen foi o mais rápido na sessão de qualificação shootout do Grande Prémio da Bélgica e partilhará a primeira linha da grelha de partida para a corrida sprint com o McLaren de Oscar Piastri.
O piloto neerlandês estabeleceu uma marca de 1:49.056 com os pneus macios da Pirelli e superou Piastri por escassos 11 milésimos de segundo em Spa-Francorchamps.
Carlos Sainz terminou na terceira posição e apenas 25 milésimos atrás de Verstappen, enquanto Charles Leclerc levou o outro carro da Ferrari ao quarto posto.
Na quinta posição ficou o McLaren de Lando Norris, que terá o Alpine de Pierre Gasly ao seu lado na terceira linha da grelha na corrida desta tarde.
Lewis Hamilton registou o sétimo tempo ao volante do Mercedes, ao passo que Sergio Pérez foi oitavo classificado com o Red Bull.
O Alpine de Esteban Ocon e o Mercedes de George Russell concluíram a tabela de tempos no SQ3 em solo belga.
A segunda fase da sessão terminou de forma prematura após Lance Stroll ter protagonizado um acidente na Curva 9.
O piloto canadiano tinha apostado nos pneus slicks numa altura em que a pista se encontrava a secar, mas perdeu o controlo do Aston Martin na sua volta rápida.
Nesse segmento da sessão, para além de Stroll, ficaram de fora o AlphaTauri de Daniel Ricciardo, os Williams de Alex Albon e Logan Sargeant e o outro Aston Martin de Fernando Alonso.
Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Zhou Guanyu e Nico Hulkenberg, que não estabeleceu um tempo, ficaram eliminados na primeira fase da sessão.
Classificação da qualificação shootout do Grande Prémio da Bélgica
Verstappen vence corrida sprint em Spa, Piastri e Gasly completam posições do pódio
Max Verstappen venceu a corrida sprint do Grande Prémio da Bélgica na frente do McLaren de Oscar Piastri e do Alpine de Pierre Gasly.
O aparecimento da chuva numa altura em que os carros já se encontravam na grelha de partida levou a direção de corrida a adiar o arranque para a corrida sprint em Spa-Fracorchamps.
Cerca de 30 minutos após a hora originalmente definida para a partida, a corrida iniciou-se atrás do Safety Car, que se manteria em pista durante cinco voltas – situação que reduziu a distância da prova de 15 para 11 voltas.
Assim que o Safety Car saiu da frente do pelotão, todas as equipas chamaram um dos seus carros às boxes para que os compostos para chuva forte obrigatórios para o arranque fossem trocados pelos intermédios.
Verstappen, que tinha garantido a pole position na sessão de qualificação shootout desta manhã, efetuou a sua paragem na segunda volta e emergiu das boxes na segunda posição, atrás de Piastri.
Na quarta volta da corrida, altura em que o neerlandês atacava a primeira posição de Piastri, o Safety Car regressou à pista devido a uma saída de pista de Fernando Alonso na curva Pouhon.
Verstappen acabaria por superar facilmente o McLaren de Piastri após o reinício e viria a cruzar a linha de meta com seis segundos de vantagem sobre o australiano, que nunca tinha terminado uma corrida nas posições do pódio.
Gasly, sexto na grelha de partida, beneficiou de uma excelente operação de boxes da Alpine para ascender a terceiro, posição que preservou até à bandeirada de xadrez.
Embora tenha alcançado o quarto lugar em pista, Lewis Hamilton incorreu numa sanção de cinco segundos por ter causado uma colisão com Sergio Pérez, que se viu forçado a abandonar devido à extensão dos danos no seu Red Bull.
Essa penalização atirou o britânico da Mercedes para sétimo, o penúltimo lugar pontuável na corrida sprint.
Carlos Sainz e Charles Leclerc levaram os carros da Ferrari à quarta e quinta posições, enquanto Lando Norris foi o sexto classificado com o segundo McLaren.
O Mercedes de George Russell encerrou os lugares pontuáveis, diante do Alpine de Esteban Ocon e do AlphaTauri de Daniel Ricciardo.
Classificação da corrida sprint do Grande Prémio da Bélgica
Verstappen alcança oitava vitória consecutiva em Spa-Francorchamps
Sem surpresa, uma penalização de cindo lugares na grelha de partida não foi um obstáculo difícil de ultrapassar para Max Verstappen, que garantiu a sua oitava vitória consecutiva em Spa-Francorchamps.
O piloto neerlandês, sexto na grelha em solo belga, ganhou duas posições no arranque e rapidamente superou Lewis Hamilton e Charles Leclerc para ascender a segundo.
Na liderança da corrida estava o outro Red Bull de Sergio Pérez, que tinha ultrapassado o Ferrari de Leclerc após a partida para o Grande Prémio.
O mexicano ainda conseguiu manter a posição durante o primeiro período de paragens nas boxes, mas não resistiu à pressão imposta pelo seu colega de equipa e foi ultrapassado na 17ª volta.
Daí em diante, Verstappen controlou a corrida para obter a sua 10ª vitória da temporada e dar mais um passo rumo ao título de campeão do mundo.
Pérez terminou cerca de 22 segundos atrás de Verstappen e confirmou a dobradinha da Red Bull, enquanto Leclerc subiu ao lugar mais baixo do pódio com o Ferrari.
Lewis Hamilton repetiu o quarto posto alcançado há uma semana em Budapeste e resgatou o ponto referente à volta mais rápida.
Atrás do heptacampeão do mundo da Mercedes ficou Fernando Alonso, que colocou o Aston Martin em quinto após ter arrancado de nono.
O outro Mercedes de George Russell foi o sexto classificado, ao passo que Lando Norris conseguiu um sétimo lugar aos comandos de um McLaren pouco competitivo nas retas do traçado de Spa-Francorchamps.
Esteban Ocon concluiu a derradeira corrida antes da pausa de verão na oitava posição, diante do Aston Martin de Lance Stroll.
Yuki Tsunoda encerrou os dez primeiros e somou o seu primeiro ponto desde o Grande Prémio do Azerbaijão.
Depois de se terem envolvido num incidente na primeira curva da corrida, Oscar Piastri e Carlos Sainz abandonaram com problemas nos respetivos monolugares.
Verstappen começa o fim de semana na frente de Alonso em Zandvoort
Max Verstappen liderou o treino livre inaugural da edição de 2023 do Grande Prémio dos Países Baixos.
O piloto neerlandês rodou em 1:11.852 no final de uma sessão que esteve interrompida durante alguns minutos devido a uma saída de pista de Nico Hulkenberg no último setor.
Fernando Alonso colocou o Aston Martin no segundo posto ao ser 0,278s mais lento do que Verstappen, enquanto Lewis Hamilton foi o terceiro classificado com o Mercedes.
Sergio Pérez terminou em quarto e quase meio segundo atrás do seu colega de equipa, ao passo que Alex Albon e Logan Sargeant levaram os monolugares da Williams à quinta e sétima posições.
O McLaren de Lando Norris intrometeu-se entre os carros da Williams ao ser sexto e o outro MCL60 de Oscar Piastri averbou a oitava melhor marca da sessão.
Nas duas últimas posições do top 10 ficaram o AlphaTauri de Yuki Tsunoda e o Alpine de Esteban Ocon.
Robert Shwartzman, que substitui Carlos Sainz a bordo do Ferrari SF-23, fechou a sessão no 19º lugar e à frente do Aston Martin de Lance Stroll, que não registou um tempo por ter sofrido um problema no motor do AMR23.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos
Norris lidera, Piastri e Ricciardo sofrem acidentes na segunda sessão em Zandvoort
Lando Norris foi o mais veloz na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos.
O piloto britânico estabeleceu o melhor tempo numa sessão marcada por um período de bandeira vermelha causado por um acidente que envolveu os dois australianos da grelha: Oscar Piastri perdeu o controlo do seu McLaren na Curva 3 e Daniel Ricciardo também colidiu com as barreiras ao tentar evitar o carro do seu compatriota.
Ricciardo apresentou queixas na sua mão direita após o impacto e foi visto a sair do centro médico com o braço ao peito, estando por isso a sua participação no que resta do fim de semana em dúvida.
Max Verstappen, que tinha liderado o primeiro treino livre, foi quem mais se aproximou de Norris, terminando apenas 23 milésimos de segundo atrás do piloto da McLaren.
Alex Albon impressionou ao ser o terceiro mais rápido com o Williams, enquanto Lewis Hamilton levou o Mercedes à quarta posição.
Em bom plano esteve também Yuki Tsunoda, que aos comandos do AlphaTauri fechou a sessão no quinto posto e à frente do seu ex-colega de equipa Pierre Gasly.
Sergio Pérez foi apenas sétimo classificado com o segundo monolugar da Red Bull, imediatamente à frente do Aston Martin conduzido por Lance Stroll, que tinha visto a sua primeira sessão ser condicionada por um problema de motor.
O Alfa Romeo de Valtteri Bottas e o Aston Martin de Fernando Alonso completaram as dez primeiras posições em Zandvoort.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos
Verstappen lidera último treino livre com três bandeiras vermelhas em Zandvoort
Max Verstappen foi o mais rápido numa terceira sessão de treinos livres disputada com o piso molhado em Zandvoort.
O piloto neerlandês utilizou o composto intermédio da Pirelli para rodar em 1:21.631 com o monolugar da Red Bull.
Antes de os pilotos terem tirado partido de uma pista a secar para realizarem os seus melhores tempos, as condições de aderência precárias provocaram três períodos de bandeira vermelha: Kevin Magnussen embateu nas barreiras da Curva 3, Zhou Guanyu saiu de pista e ficou preso na escapatória situada à entrada da última curva e Liam Lawson efetuou um pião na sua estreia com o carro de 2023 da AlphaTauri.
George Russell terminou a sessão no segundo lugar e 0,379s atrás da marca de Verstappen, enquanto Sergio Pérez levou o outro Red Bull à terceira posição ao ser um segundo mais lento do que o seu colega de equipa.
Fernando Alonso colocou o Aston Martin no quarto posto após ter sido apenas três milésimos mais lento do que Pérez, ao passo que Lewis Hamilton foi o quinto classificado aos comandos do segundo Mercedes.
Alex Albon voltou a mostrar um ritmo competitivo com o Williams e registou a sexta marca, diante do McLaren de Oscar Piastri.
O oitavo lugar ficou para o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, que superou o Ferrari de Charles Leclerc e o McLaren de Lando Norris.
Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos
Verstappen alcança a oitava pole do ano, Leclerc e Sargeant causam bandeiras vermelhas em Zandvoort
Max Verstappen conquistou a pole position diante do público neerlandês e partilhará a primeira linha da grelha de partida com o McLaren de Lando Norris.
O piloto neerlandês estabeleceu um tempo de 1:10.567 numa longa sessão em que saídas de pista de Charles Leclerc e Logan Sargeant causaram períodos de bandeira vermelha em Zandvoort.
Norris foi o principal opositor do bicampeão do mundo em título e garantiu a segunda posição ao ser cerca de meio segundo mais lento do que o seu rival da Red Bull.
George Russell assegurou a terceira posição aos comandos do Mercedes, enquanto Alex Albon brilhou ao colocar o Williams no quarto lugar.
Fernando Alonso levou o Aston Martin ao quinto posto e dividirá a terceira linha da grelha com o Ferrari do compatriota Carlos Sainz.
Ao volante do segundo monolugar da Red Bull, Sergio Pérez não foi além do sétimo lugar, à frente do McLaren de Oscar Piastri e do Ferrari do acidentado Leclerc.
Sargeant alcançou a terceira fase da sessão de qualificação pela primeira vez na sua carreira, mas uma saída de pista na Curva 2 impediu-o de ir além do 10º lugar.
O Aston Martin de Lance Stroll, o Alpine de Pierre Gasly, o Mercedes de Lewis Hamilton, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda e o Haas de Nico Hulkenberg ficaram pelo caminho no Q2, disputado com uma pista a secar.
Eliminados numa primeira fase da sessão também realizada com os pneus intermédios ficaram o Alfa Romeo de Zhou Guanyu, o Alpine de Esteban Ocon, o Haas de Kevin Magnussen, o segundo C43 de Valtteri Bottas e o AlphaTauri de Liam Lawson, que foi chamado pela formação de Faenza para substituir o lesionado Daniel Ricciardo.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio dos Países Baixos
Verstappen vence na frente de Alonso em Zandvoort, Gasly estreia-se nos pódios com a Alpine
Max Verstappen triunfou diante do seu público em Zandvoort e igualou o recorde de nove vitórias consecutivas que Sebastian Vettel tinha estabelecido em 2013.
O Grande Prémio neerlandês iniciou-se com o piso seco, mas o surgimento de um forte aguaceiro alguns momentos após o arranque causou uma situação de desordem no pelotão.
Verstappen, que arrancou da pole position pela oitava vez em 2023, esperou pelo final da segunda volta para trocar os pneus slicks por intermédios e perdeu posições para aqueles que se tinham dirigido de imediato às boxes.
Sergio Pérez, um dos pilotos que colocou os pneus intermédios no final da volta inaugural, tirou partido dessa tomada de decisão para assumir a liderança da corrida.
Depois de ter regressado à pista no 13º posto, Verstappen rapidamente ultrapassou os pilotos que se mantiveram em pista com pneus macios para se aproximar de Zhou Guanyu e Pierre Gasly, segundo e terceiro classificados.
O chinês da Alfa Romeo e o francês da Alpine, que tinham ganho vantagem ao parar na primeira volta, não tiveram argumentos para acompanhar o ritmo de Verstappen, que partiu em perseguição do outro Red Bull de Pérez.
Com um ritmo incrivelmente mais rápido do que o seu colega de equipa, Verstappen reduziu a diferença para dois segundos antes de entrar na via das boxes para voltar a equipar o seu monolugar com o composto macio da Pirelli.
Pérez efetuou a sua travessia pela via das boxes na volta seguinte e emergiu no segundo lugar, cerca de três segundos atrás de Verstappen.
O período de Safety Car que se seguiu, motivado por um acidente de Logan Sargeant, não beliscou a liderança de Verstappen, que rapidamente se voltou a distanciar de Pérez.
Na 60ª de 72 voltas, a chuva regressou ao traçado de Zandvoort de forma intensíssima, obrigando a uma nova troca para os pneus intermédios e provocando diversas saídas de pista.
Depois de pilotos como Pérez e Lewis Hamilton e Yuki Tsunoda terem falhado a travagem para a primeira curva, Zhou Guanyu não evitou um contacto com as barreiras nesse ponto do circuito, situação que motivou um período de bandeira vermelha.
No reinício de corrida, Verstappen defendeu-se do Aston Martin de Fernando Alonso, que tinha entretanto superado Pérez, para garantir a sua 11ª vitória da temporada.
Embora não tenha conseguido obter o seu primeiro triunfo desde 2013, Alonso subiu ao pódio pela sétima vez em 2023, igualando os resultados que tinha conquistado no Mónaco e em Montreal.
Pérez viu a bandeira de xadrez no terceiro posto, mas uma penalização de cinco segundos por ter excedido o limite de velocidade na via das boxes fê-lo cair para quarto e permitiu que Pierre Gasly garantisse o seu primeiro pódio ao serviço da Alpine – e o quarto da carreira.
Carlos Sainz concluiu a corrida no quinto posto e imediatamente à frente do Mercedes de Lewis Hamilton, que tinha alinhado em 13º na grelha de partida.
Lando Norris terminou em sétimo e apenas 23 milésimos atrás do heptacampeão do mundo da Mercedes, ao passo que Alex Albon pontuou pela quarta vez em 2023 ao ser oitavo.
Os lugares pontuáveis foram encerrados pelo McLaren de Oscar Piastri e pelo Alpine de Esteban Ocon.
Liam Lawson terminou a sua corrida de estreia na Fórmula 1 no 13º lugar, enquanto Charles Leclerc foi forçado a juntar-se a Sargeant e Zhou na lista de abandonos devido a um problema no seu Ferrari.
Verstappen foi o mais rápido no treino livre de abertura em Monza
Max Verstappen liderou a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália.
O neerlandês, que procura tornar-se este fim de semana o primeiro piloto a triunfar em dez corridas consecutivas, rodou em 1:22.657 numa sessão em que os cinco mais rápidos estabeleceram os seus tempos com o composto duro da Pirelli.
Carlos Sainz, o aniversariante do dia em Monza, terminou no segundo lugar e apenas 46 milésimos atrás de Verstappen, enquanto Sergio Pérez colocou o outro Red Bull no terceiro posto.
Charles Leclerc, aos comandos do outro Ferrari, foi o quarto classificado, diante do Mercedes de George Russell e do Aston Martin de Fernando Alonso, que realizou a sua melhor volta com pneus médios.
Lando Norris recorreu aos pneus macios para levar o McLaren à sétima posição e superar o Mercedes de Lewis Hamilton em solo italiano.
Com uma marca apenas dois milésimos mais lenta do que a de Hamilton, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda ficou com o nono posto, à frente do Williams de Alex Albon.
O brasileiro Felipe Drugovich substituiu Lance Stroll a bordo do carro da Aston Martin e encerrou a sessão no 18º lugar.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália
Verstappen bate o recorde de vitórias consecutivas na Fórmula 1 e lidera dobradinha da Red Bull
Max Verstappen voltou a mostrar-se intocável no Grande Prémio de Itália e tornou-se o primeiro piloto a conquistar 10 vitórias consecutivas na Fórmula 1.
O piloto neerlandês arrancou da segunda posição para a corrida e travou uma intensa batalha com o Ferrari de Carlos Sainz na fase inicial da prova em Monza.
Sainz, que tinha levado os Tifosi à loucura ao conquistar a pole position no sábado, conseguiu defender-se de múltiplos ataques de Verstappen, mas acabou por perder a liderança na 15ª volta, quando um erro na travagem para a Curva 1 permitiu que o bicampeão do mundo da Red Bull se aproximasse e consumasse a ultrapassagem na Variante della Roggia.
Verstappen controlou a corrida até à bandeirada de xadrez e garantiu o 10º triunfo consecutivo – e o 15º para a Red Bull, também um recorde na história do desporto.
Atrás do líder do campeonato, Sainz, Charles Leclerc e Sergio Pérez discutiram a segunda posição durante grande parte da corrida, com o mexicano da Red Bull a levar a melhor para dar a dobradinha à Red Bull.
O terceiro lugar ficou para Sainz, que susteve a forte pressão do outro Ferrari SF-23 de Leclerc até à linha de meta em solo italiano.
George Russell terminou isolado no quinto posto, enquanto o outro Mercedes de Lewis Hamilton recuperou até ao sexto lugar.
O heptacampeão do mundo foi penalizado em cinco segundos por ter causado uma colisão com Oscar Piastri, mas fechou a corrida com uma margem superior sobre o sétimo classificado.
Sexto na grelha de partida, Alex Albon superou o McLaren de Lando Norris para ser sétimo e igualar o seu melhor resultado com a Williams na Fórmula 1.
Fernando Alonso, ao volante do Aston Martin, e Valtteri Bottas, com o Alfa Romeo, encerraram os lugares pontuáveis.
O AlphaTauri de Yuki Tsunoda, que sofreu um problema de fiabilidade na volta de formação, e o Alpine de Esteban Ocon compuseram a lista de abandonos em Monza.
Leclerc lidera FP1 condicionado pela presença de lagartos na pista de Singapura
Charles Leclerc liderou o primeiro treino livre do Grande Prémio de Singapura na frente de Carlos Sainz. A sessão foi interrompida três vezes por bandeiras amarelas causadas por um lagarto na pista.
Logo atrás da dupla da Ferrari ficou Max Verstappen, a 0.126s do melhor tempo. Lando Norris, com várias novidades aerodinâmicas no MCL26, ficou em quarto lugar, à frente dos dois Mercedes.
Numa sessão maioritariamente livre de problemas, sem bandeiras vermelhas ou períodos de safety car virtual, as bandeiras amarelas foram acionadas duas vezes devido à presença de lagartos no circuito.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Singapura
Sainz termina o dia na frente do outro Ferrari de Leclerc em Singapura
Os monolugares da Ferrari voltaram a ser os mais rápidos na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Singapura, desta feita com Carlos Sainz na frente de Charles Leclerc.
Sainz rodou em 1:32.120 sob as luzes do Circuito de Marina Bay e terminou o dia com 18 milésimos de segundo de vantagem sobre Leclerc, que tinha sido o mais vez na primeira sessão.
George Russell colocou o Mercedes na terceira posição, diante do Aston Martin de Fernando Alonso e do outro W14 do seu colega de equipa Lewis Hamilton.
Lando Norris registou o sexto tempo aos comandos do McLaren, enquanto os Red Bulls de Sergio Pérez e Max Verstappen foram apenas sétimo e oitavo classificados, cerca de sete décimos de segundo atrás da marca de Sainz.
O Haas de Kevin Magnussen e o Alfa Romeo de Valtteri Bottas encerraram a primeira metade da tabela de tempos.
Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Singapura
O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) conquistou hoje a 'pole position' para o Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1, 15.ª prova da temporada, num dia que correu mal para a Red Bull.
Carlos Sainz fez a sua melhor volta em 1.30,984 minutos, deixando o britânico George Russell (Mercedes) na segunda posição, a 0,072 segundos, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro, a 0,079.
Pela primeira vez em cinco anos, nenhum dos dois Red Bull passou à derradeira das três fases de qualificação, com o mexicano Sérgio Pérez e o neerlandês Max Verstappen eliminados na Q2, na que foi a pior qualificação da Red Bull desde o GP da Rússia de 2018.
Pérez terminou em 13.º, depois de fazer um pião, enquanto Verstappen foi empurrado para fora da Q3 pelo neozelandês Liam Lawson, piloto substituto do australiano Daniel Ricciardo na Alpha Tauri, a equipa satélite da Red Bull.
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) publicou uma diretiva técnica dias antes da prova de Singapura que parece ter afetado especialmente os Red Bull.
A FIA procurou restringir liberdades criativas ao nível da aerodinâmica, clarificando a rigidez de determinadas peças, como as asas dianteiras e traseiras.
Certo é que na primeira prova após essa clarificação, os dois Red Bull sofreram como não sofriam há cinco anos, numa temporada em que têm dominado de fio a pavio, com 14 vitórias em outras tantas corridas (12 para Verstappen e duas para Pérez).
"Já sabia que seria complicado chegar à 'pole' mas não esperava isto [o 11.º lugar]", disse Max Verstappen aos jornalistas.
O bicampeão mundial queixou-se que, "nas travagens, não tinha carga [aerodinâmica]", garantindo que não tem carro "para chegar ao pódio".
"Nesta altura, o importante é percebermos porque foi tão mau. Isso é mais importante do que tentar marcar dois pontos este fim de semana", concluiu.
Sem a sombra de Verstappen e da Red Bull, emergiu a Ferrari e o momento de forma de Carlos Sainz, que conquistou a segunda 'pole' consecutiva, quinta da carreira.
Mas, acima de tudo, emergiu um grande equilíbrio na frente, com os três primeiros separados por menos de uma décima de segundo e os cinco primeiros a caberem todos em meio segundo, com os britânicos Lando Norris (McLaren) em quarto e Lewis Hamilton (Mercedes) em quinto, a 0,501.
O GP de Singapura é a 15.ª de 22 corridas previstas, depois do cancelamento do GP da Emilia Romagna, em maio, devido às cheias que afetaram Itália.
Max Verstappen chega como líder até aqui incontestado, com 364 pontos, contra 219 de Sérgio Pérez, que é segundo, e os 170 de Fernando Alonso, que é terceiro.
Impressionante. Aston Martin de Lance Stroll ficou partido ao meio
O piloto saiu, aparentemente, sem ferimentos deste incidente.
Ficou quase aos bocadinhos o monolugar de Lance Stroll. Nos treinos de qualificação para o Grande Prémio Singapura, próxima prova do Mundial de Fórmula 1, o piloto da Aston Martin despistou-se e o seu carro ficou partido ao meio. O piloto saiu, aparentemente, sem ferimentos deste incidente.