Eu vou debitando posts, apesar da pouca participação, mais que não seja para informação futura de outros utilizadores
Após resposta da Philips em que ficou confirmado que o meu LCD não suporta ARC, muito ficou explicado e as coisas começaram a fazer mais sentido, sendo que hoje acabei por comprar um cabo áudio Coaxial Digital para testar um novo setup.
Liguei então a box NOS Iris directamente ao LCD por HDMI e liguei o cabo Coaxial do LCD ao AMP, até porque queria ouvir som pelas colunas quando trocava de fonte no LCD e até aqui não tinha.
A diferença é da noite para o dia. O Som agora ficou de facto muito bom.
Tenho feito vários testes, com a box ligada ao amp (video e audio via HDMI) e com a box ligada ao LCD (Video via HDMI e som via Coax).
Sem dúvida que existe uma grande diferença nestes 2 tipos de ligação. Via HDMI o som é muito fraco e via Coax o som é mesmo muito bom.
Não deveria ser ao contrário?
O cabo Coax apesar de ser da Philips nem é grande coisa, é fininho e nem custou €5, portanto nada de especial.
De qualquer forma, confirmo que o som da box da NOS é uma autêntica vergonha.
Sempre que venho de outra fonte para a fonte da Box tenho que aumentar o som para o dobro ou mais.
É um mal crónico ou da box ou da Nos, está mais que confirmado.
A única desvantagem deste novo setup, é que antes, como antes estava tudo ligado directamente ao Amp, só precisava usar 1 comando para gerir as fontes e agora preciso de 2.
De qualquer forma quando ligo o LCD o Amp liga-se tb e quando ligo a Box a o Amp muda par a respectiva fonte.
Não sei se fui eu que fiz isto ou não, mas não lhe todo mais.
Comprei tb uma Google Chromecast para facilitar o streaming na rede lá de casa. De certa forma tornar o LCD mais smart do que é, por já vai ficando muito burro... eheheh
Assim sendo, as minhas ligações agora estão da seguinte forma:
Box NOS Iris --> HDMI --> LCD
PC/Portátil --> HDMI --> AMP
AMP --> HDMI --> LCD
LCD --> Cabo Coaxial Digital --> AMP
Como o LCD não tem ARC e as portas HDMI são todas de Input, de maneira que a melhor forma que encontrei de enviar o som para as colunas foi por via do cabo Coaxial Digital
Output.
Já estou a entender estas coisas de Input e Output, mas sentadinho com uma folha e uma caneta na mão, a fazer desenhos, ajuda bastante.
Deixar tudo na cabeça, às vezes parece mais complicado do que verdadeiramente é