• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Mundial da Terapia Ocupacional

O Dia Mundial da Terapia Ocupacional celebra-se anualmente a 27 de outubro.

O objetivo do dia é divulgar a terapia ocupacional e homenagear os seus profissionais. O terapeuta ocupacional é um profissional que presta apoio a pessoas idosas, doentes ou com alguma deficiência, possibilitando a autonomia, a reabilitação e a integração destas. O terapeuta ocupacional pode trabalhar em hospitais, escolas, lares de idosos, centros de dia, centros de saúde, piscinas, entre outros.

Neste dia realizam-se encontros de terapeutas ocupacionais, jornadas e ações de divulgação junto da população do cargo de terapeuta ocupacional. Muitos países realizam a semana ou o mês da terapia ocupacional em outubro.

Os terapeutas ocupacionais portugueses são cerca de 2200. Eles são representados pela Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais. O curso de Terapia Ocupacional surgiu em Portugal 1957, por ação da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, existindo atualmente 6 cursos de licenciatura em Terapia Ocupacional em ensino politécnico.

As iniciativas deste dia a nível mundial são coordenadas pela World Federation of Occupational Therapy – WFOT. A data foi celebrada pela primeira vez em 2010.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Mundial do Património Audiovisual

O Dia Mundial do Património Audiovisual comemora-se a 27 de outubro desde 2005.

Foi a 27 de outubro de 1980 que na Assembleia Geral de Belgrado, a UNESCO adotou a Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento.

A data foi instituída pela UNESCO para chamar a atenção da importância dos documentos audiovisuais do mundo inteiro e para a necessidade urgente de os proteger.

Os documentos audiovisuais como filmes, programas de rádio e televisão, e gravações de áudio e vídeo, são património de todos, identificativos de uma cultura, e contêm informação chave dos séculos XX e XXI, que forma parte da história do homem.

Para celebrar a data várias instituições organizam colóquios sobre a conservação e a valorização do cinema e do audiovisual, assim como são exibidos grandes filmes da história do cinema.

As celebrações têm como base um tema anual. A UNESCO encoraja os arquivos audiovisuais de todo o mundo para se juntarem à celebração, apresentando as suas valiosas coleções, como parte de um esforço internacional para promover o valor do património audiovisual.

Em Portugal as iniciativas têm lugar na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia dos Jornalistas Pela Paz


O Dia dos Jornalistas Pela Paz observa-se anualmente a 27 de outubro.

Este é um dia de reflexão sobre o papel do jornalista e de comemoração de todos os jornalistas que com o seu trabalho contribuem para a edificação de um mundo melhor e mais justo.

O papel do jornalista consiste em relatar os factos isentamente, sem interesses pessoais e sem influências, sejam políticas, monetárias, ou de outra natureza. Neste dia destaca-se o sentido de responsabilidade, a ética, a independência e o profissionalismo dos jornalistas que relatam a verdade sem ceder a pressões internas e externas.

Os meios de comunicação social, por intermédio dos seus profissionais, podem ser um meio eficaz para derrubar injustiças, desconfianças, conflitos e para semear a compreensão, o respeito e a unidade.

Num contexto onde a informação é selecionada, escondida ou dada sem imparcialidade, é incentivada a desigualdade, a desordem, o conflito, o ódio e a guerra.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Nacional de Desburocratização

O Dia Nacional de Desburocratização comemora-se anualmente na última quinta-feira de outubro.

Esta data tem o objetivo de simplificar e facilitar a participação dos utentes nas atividades de serviços.

Neste dia debatem-se problemas processuais, formas de modernizar tecnologicamente a Administração Pública e de simplificar os seus processos. São apresentados sistemas inovadores e propostas alternativas, entre outras iniciativas.


Origem do Dia Nacional de Desburocratização

A data foi criada em 1990 tendo como objetivo:

... sensibilizar vontades, mobilizar recursos, e promover iniciativas concretas no sentido de facilitação das formalidades exigidas aos utentes e da simplificação dos procedimentos administrativos." (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/90)

De acordo com Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/90, a coordenação desse dia é responsabilidade do, até então, Secretariado para a Modernização Administrativa.

Criada em 2007, A Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) é atualmente o instituto público responsável por assegurar o desenvolvimento da modernização, ao nível da administração pública, no nosso país.

A AMA atua no atendimento, transformação digital e simplificação e está sob a tutela do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa. Entre as suas responsabilidades, a autenticação eletrónica (Cartão de Cidadão e serviços de autenticação) é uma das mais conhecida entre os portugueses.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Mundial da Terceira Idade


O Dia Mundial da Terceira Idade celebra-se a 28 de outubro.

Este dia tem como objetivo chamar a atenção para a situação económica e social da população idosa. As pessoas mais idosas são as que passam mais tempo sozinhas. Muitos idosos vivem em carência económica e isolados dos seus familiares, ao abandono, em lares de terceira idade ou em casa.

Os idosos são pilares no seio da família, eles são responsáveis pela transmissão de valores e de conhecimentos aos mais novos, funcionando como um ponto de equilíbrio familiar, ajudando à criação dos mais novos da família.

Neste Dia Mundial da Terceira Idade, o destaque vai todo para os idosos, com a realização de atividades como encontros de idosos e crianças, colóquios sobre problemas dos idosos como maus-tratos, entre outras iniciativas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Internacional da Animação


O Dia Internacional da Animação é celebrado a 28 de outubro.

Foi a 28 de outubro de 1892 que se registou a primeira exibição de imagens animadas do mundo: a exibição do filme Pauvre Pierrot, por Emile Reynaud no seu teatro ótico, no Museu Grevin, em Paris.

O Dia Internacional da Animação foi criado em 2002 pela Association Internationale du Film d'Animation e é celebrado em mais de 40 países, incluindo Portugal, em comemorações que se estendem a várias cidades e dias.

As celebrações consistem na exibição de filmes de animação, em concursos de curta-metragens, em workshops de animação, demonstrações técnicas, exposições, entre outras iniciativas ligadas à animação. A Casa da Animação é quem organiza tradicionalmente as celebrações em Portugal.

A animação é uma arte que cria a ilusão de movimento através de uma sequência de imagens que exibem uma fase diferente de animação. A animação original era feita à mão mas atualmente a animação é feita principalmente por intermédio do computador, via CGI (Computer-generated imagery – imagens geradas por computador).

Pode celebrar o Dia Internacional da Animação participando numa das suas várias atividades. Também pode mostrar os seus desenhos animados preferidos aos seus filhos (os desenhos mais antigos) ou ver com os amigos e familiares novas animações conceituadas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Mundial da Psoríase

O Dia Mundial da Psoríase celebra-se a 29 de outubro.

Esta data visa informar a população sobre a doença e combater o estigma social, a discriminação e o isolamento dos doentes que sofrem de psoríase, uma vez que, de modo geral, as pessoas desconhecem que a doença não é contagiosa e que tem tratamento.

Pelo mundo fora realizam-se vários eventos em prol da consciencialização da psoríase.
O que é Psoríase?

A psoríase é uma doença crónica da pele, não contagiosa e com tratamento. Existem diversos tipos de psoríase; o mais comum é a psoríase em placas, que representa 90% dos casos.

Outros tipos são a psoríase gutata, psoríase inversa, psoríase eritrodérmica e a psoríase com pústulas.


Origem do Dia Mundial da Psoríase

O Dia Mundial da Psoríase foi instituído para mostrar à sociedade uma doença escondida, que só em Portugal afeta mais de 250 mil pessoas e cerca 125 milhões em todo o mundo.

A data celebrou-se pela primeira vez em 2004, quando várias organizações se uniram com o intuito de divulgar às pessoas o que é a doença e as formas de tratá-la. Através da informação à população, a criação dessa data tem como objetivo o combate ao preconceito que os portadores da doença sofrem.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia de Compras na Net

O Dia de Compras na Net celebra-se a 29 de outubro em 2021.

A data foi criada pela ACEPI (Associação da Economia Digital) e tem como objetivo promover, durante 24 horas, o comércio eletrónico em Portugal. A data comemora-se habitualmente em outubro, por volta do dia 25, mas a data é por vezes alterada: em 2015 a data foi antecipada para 25 de setembro e em 2016, para 14 de outubro.

Em Portugal, várias marcas importantes participam no Dia de Compras na Net, que está integrado no âmbito da Internet Portugal Week.


Descontos nas Lojas Online

Neste dia decorrem várias campanhas promocionais e de ofertas nas lojas online, de forma a levar mais pessoas a efetuarem compras na internet. Portes gratuitos são um exemplo de ofertas neste dia de compras na internet.

Pretende-se ainda fazer com que as pessoas que nunca fizeram compras pela internet experimentem realizar compras online, assim como se deseja informar sobre os principais requisitos para comprar de forma segura nas lojas eletrónicas.

As pessoas que estão habituadas a comprar online podem usufruir de condições especiais e dar largas ao gosto de comprar na internet.

Se você é um adepto das compras online, também pode se interessar por:

Cyber Monday - No fim do ano, mas sem data fixa, a Cyber Monday é comemorada 4 dias depois do Dia de Ação de Graças.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Mundial do AVC

O Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) celebra-se a 29 de outubro.

Neste dia internacional do AVC tenta-se chamar a atenção para os perigos dos acidentes vasculares cerebrais e divulgar informações importantes como reconhecer um AVC.
AVC em Portugal e no Mundo

O AVC é a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal. As regiões do interior são as mais afetadas, devido à falta ou atraso de assistência médica.

A mortalidade do AVC é maior em mulheres do que em homens. Segundo a Organização Mundial de Saúde morrem anualmente 3,2 milhões de mulheres no mundo devido ao ACV.


Como reconhecer um AVC?

A assistência imediata é essencial para o tratamento e recuperação da vítima de AVC. Os principais sinais de um AVC são:

Boca ao lado e dificuldade em falar;
Falta de força no braço.

Como prevenir um AVC?

Não fumar nem beber álcool em excesso;
Praticar exercício físico regularmente;
Evitar o excesso de sal para não aumentar a pressão arterial.

O que fazer em caso de AVC?

É essencial contactar imediatamente o 112 (INEM) e tentar explicar em detalhe os sintomas.
Recuperação de um AVC

A recuperação do AVC é longa e os primeiros seis meses são essenciais no tratamento. Para evitar um novo acidente é necessário tratar as causas que originaram o primeiro AVC.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama celebra-se a 30 de outubro, com ações de sensibilização e de informação sobre a doença.

Neste dia faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama. Uma eco ou mamografia é suficiente para detetar a doença, que tem 95% de hipóteses de bom prognóstico se detetada numa fase inicial.
Cancro da Mama em Portugal

Em Portugal são detetados anualmente cerca de 6000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. Apesar da gravidade dos números, a taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e é a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada pelo cancro da mama.

Estima-se que surjam todos os anos 430 000 novos casos na Europa e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos.

hoje-e-dia-nacional-de-prevencao-do-cancro-da-mama_c.jpg
Prevenção do Cancro da Mama

A partir dos 40 anos, é aconselhável realizar anualmente uma mamografia por prevenção. A eficácia do tratamento é muito mais eficaz na sequência de um diagnóstico precoce.
Fatores de Risco do Cancro da Mama

Idade - probabilidade aumenta com a idade. Uma mulher com mais de 60 anos apresenta maior risco. O cancro da mama é menos comum antes da menopausa.
Reincidência do cancro da mama - uma mulher na qual tenha sido detetado cancro numa mama, tem maior risco de ter a doença na outra mama.
História familiar - o risco é agravado se a mãe, tia ou irmã tiveram cancro da mama, especialmente em idades mais jovens (antes dos 40 anos).
Alterações genéticas - alterações em certos genes (BRCA1, BRCA2, entre outros).
Primeira gravidez depois dos 31 anos.
História menstrual longa - mulheres que tiveram a primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos de idade), tiveram uma menopausa tardia (após os 55 anos) ou que nunca tiveram filhos (nuliparidade), apresentam um risco aumentado.
Terapêutica hormonal de substituição - mulheres que tomam terapêutica hormonal para a menopausa (apenas com estrogénios ou estrogénios e progesterona), durante 5 ou mais anos após a menopausa parecem, também, apresentar maior possibilidade de desenvolver cancro da mama.
Raça - o cancro da mama ocorre com maior frequência em mulheres caucasianas (brancas), comparativamente a mulheres latinas, asiáticas ou afro-americanas.
Obesidade após a menopausa.
Falta de atividade física.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Mundial da Poupança

O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente a 31 de outubro.

O objetivo deste dia é consciencializar as pessoas acerca da necessidade de poupar, bem como da sua importância em resposta a dificuldades financeiras.
Origem do Dia Mundial da Poupança

Esta data foi criada com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.

A ideia de criar uma data especial para promover a noção de poupança surgiu em outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão.

Assim, a data foi comemorada pela primeira vez pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança, em 1925, na Itália.


Poupança em Tempos de Crise

Muitos portugueses alegam que não fazem qualquer tipo de poupança, diária, semanal, mensal ou anual.

Contudo, alguns estudos mostram que é em períodos de crise que se registam os maiores índices de poupança. Empresas e famílias portuguesas fazem esforços para reduzir custos e conseguir poupar.
Ferramentas de Poupança

Para auxiliar e facilitar a poupança, existem cada vez mais ferramentas e técnicas de poupança, fornecidas por entidades bancárias, governos e economistas.

Para ajudar à poupança existem várias aplicações financeiras gratuitas que podem ser instaladas no smartphone. Na internet também encontram-se vários sites destinados à poupança.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Mundial do Veganismo

O Dia Mundial do Veganismo é celebrado todos os anos no dia 1 de novembro.

O objetivo deste dia é tentar chamar a atenção da população para a exploração e para o abuso dos animais, lembrando a importância de outros alimentos na alimentação diária.

Neste dia são exibidos documentários sobre a alimentação, são promovidas ações de divulgação e demonstrações de cozinha, entre outras iniciativas. Para celebrar este dia podes experimentar comida vegana!

Além de recusar a alimentação de base animal, os veganos também recusam a utilização de qualquer coisa com essa origem, tal como roupas ou cosméticos.
Origem do Dia Mundial Vegano

A data é conhecida mundialmente como World Vegan Day, tendo sido instituída em 1994 por Louise Wallis, presidente da sociedade vegana do Reino Unido, no ano em que se comemoram 50 anos da instituição.


Veganismo: o que é?

O veganismo é uma filosofia de vida e uma prática de abstinência do consumo e uso de quaisquer produtos de origem animal. Assim, o veganismo é ainda mais extremo do que o vegetarianismo, que ainda compreende o consumo de leite, ovos e mel, entre outros.

Acredita-se que a dieta alimentar de uma pessoa sem carne, laticínios e ovos evita até 100 mortes de animais por ano.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Início do Ano Hidroelétrico


O Início do ano hidroelétrico acontece anualmente a 1 de novembro.

A hidroeletricidade consiste na utilização das águas fluviais contidas em barragens como força motriz para a produção de energia elétrica.

A potência criada é proporcional à altura da queda e à vazão da água. Esta energia é convertida em energia cinética antes de se tornar em energia elétrica. A transformação sucede com a passagem da água numa turbina hidráulica.

A utilização da hidroeletricidade iniciou-se em Portugal no final do século XIX. Com a definição da Rede Elétrica Nacional, na década de 1940, começou a construção de aproveitamentos hidroelétricos de grande dimensão em solo nacional. Atualmente existem cerca de 50 barragens com centrais hidroelétricas em Portugal aproveitando as bacias hidrográficas dos rios Douro, Tejo, Guadiana, Mondego, Lima, Cávado, Vouga e Ave.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas


O Dia internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas ocorre a 2 de novembro.

A data foi criada pela ONU em dezembro de 2013 com a resolução A/RES/68/163, após o assassinato de dois jornalistas franceses no Mali a 2 de novembro de 2013. A primeira celebração deste dia internacional em defesa dos jornalistas ocorreu em 2014.

Segundo as Nações Unidas, nos últimos 10 anos morreram 700 jornalistas apenas por fazerem o seu trabalho e 90% dos casos de violência contra os jornalistas não são devidamente punidos.

Nesta data a ONU denuncia casos de violação dos direitos humanos dos profissionais dos meios de comunicação social espalhados pelo mundo e apela aos governos e às organizações para tomarem medidas que impeçam e castiguem essas violações.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia da Sanduíche

O Dia da Sanduíche ocorre a 3 de novembro.

Esta data é celebrada todos os anos mundialmente. Neste "Sandwich Day" o prato de destaque nos restaurantes e cafés snack bar é inevitavelmente a sanduíche.

A sanduíche, ou sandes (o termo mais popular), é um prato rápido constituído por duas fatias de pão, queijo, fiambre e outros alimentos a gosto, como alface e tomate. As combinações que se podem fazer são múltiplas. De tão saborosa e popular que é, a iguaria mereceu um dia no calendário para a sua celebração e degustação.

Pela sua facilidade e rapidez de preparação, a sanduíche é muito utilizada nas refeições. Portugal conta com uma das melhores sanduíches do mundo: a francesinha, pelo que se pode aproveitar o Dia da Sanduíche para se degustar esta iguaria tradicional portuguesa. Também pode experimentar novas combinações de sanduíches neste dia e constituir um top das suas sanduíches preferidas para referência futura.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia da Dona de Casa

O Dia da Dona de Casa é comemorado a 3 de novembro.

Esta data, conhecida mundialmente como "Housewife’s Day", é celebrada globalmente, tendo subido de popularidade em anos recentes.

O Dia da Dona de Casa tem como objetivo honrar a mulher por todo o seu esforço em tornar uma casa num lar, num espaço em que uma família possa viver confortavelmente e com amor.

A origem do Dia da Dona de Casa não é certa. Acredita-se que foi uma dona de casa anónima que criou esta data, não ficando com o crédito, como é apanágio de uma dona casa. A verdade é que a data ganhou contornos mundiais com o passar dos anos e que serve como uma lembrança importante para todos os homens e filhos para apreciarem e mimarem a mulher da casa que tanto faz por eles.

Neste dia leve a dona de casa a jantar fora, ofereça-lhe umas massagens ou uma ida a um Spa. Também pode fazer as tarefas dela por um dia para aliviar-lhe o trabalho e para ficar a saber o trabalho que dá lidar com uma casa. O objetivo é repetir a iniciativa mais frequentemente, e não só uma vez por ano.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
O Dia da Dona de Casa é comemorado a 3 de novembro.

Esta data, conhecida mundialmente como "Housewife’s Day", é celebrada globalmente, tendo subido de popularidade em anos recentes.

O Dia da Dona de Casa tem como objetivo honrar a mulher por todo o seu esforço em tornar uma casa num lar, num espaço em que uma família possa viver confortavelmente e com amor.

A origem do Dia da Dona de Casa não é certa. Acredita-se que foi uma dona de casa anónima que criou esta data, não ficando com o crédito, como é apanágio de uma dona casa. A verdade é que a data ganhou contornos mundiais com o passar dos anos e que serve como uma lembrança importante para todos os homens e filhos para apreciarem e mimarem a mulher da casa que tanto faz por eles.

Neste dia leve a dona de casa a jantar fora, ofereça-lhe umas massagens ou uma ida a um Spa. Também pode fazer as tarefas dela por um dia para aliviar-lhe o trabalho e para ficar a saber o trabalho que dá lidar com uma casa. O objetivo é repetir a iniciativa mais frequentemente, e não só uma vez por ano.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Mundial dos Materiais

O Dia Mundial dos Materiais comemora-se anualmente na primeira quarta-feira de novembro.

Desde 2003 que se celebra esta data, destacando-se a importância dos diversos materiais para a sociedade e para a economia e discutindo-se formas de inovar a nível dos materiais.

Em Portugal a data é organizada pela Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) e pelo Colégio de Engenharia da Ordem dos Engenheiros, em colaboração com a FEMS (Federation of the European Materials Societies).

Nesta data são apresentadas em Portugal teses de alunos finalistas de cursos das áreas de Ciências e Engenharia, incluindo os Institutos Politécnicos, que são debatidas entre docentes e alunos de várias escolas de engenharia. Estas teses são submetidas a um concurso que premeia os melhores trabalhos de Ciência e Tecnologia dos Materiais.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia de Consciencialização do Stress

O Dia de Consciencialização do Stress comemora-se tradicionalmente na primeira quarta-feira de novembro. A data foi criada pela ISMA (International Stress Management Association) em 1998, no Reino Unido.

Os objetivos da data passam por fornecer informação sobre o stress e por promover a importância do bem-estar para o indivíduo, partilhando estratégias de combate ao stress às organizações e ao indivíduo.

O trabalhador é incentivado a dialogar com a sua empresa sobre o stress que conhece no desempenho do seu trabalho, enquanto a empresa é convidada a adotar medidas que atenuem esse mesmo stress.

O Dia de Consciencialização do Stress é uma oportunidade para as pessoas começarem a tomar contas de si mesmas, tirando tempo para identificar as pressões individuais a que estão sujeitas e descobrir formas de as eliminar ou reduzir.

Apesar de invisível, o stress tem um peso elevado. Ignorar o stress no trabalho ou no quotidiano pode levar a sérias complicações de saúde, com o declínio do sistema imunitário, o aumento da pressão arterial e da suscetibilidade a doenças do coração.


Formas de combater o stress

Contar até dez e respirar fundo;
Fazer pausas no trabalho;
Dividir o trabalho em tarefas e estabelecer prioridades;
Anotar todas as tarefas e obrigações;
Organizar o espaço de trabalho;
Decorar o espaço de trabalho como itens pessoais;
Mudar a decoração com frequência;
Fazer exercício físico;
Dormir bem;
Alimentar-se saudavelmente;
Sorrir;
Ter pensamentos positivos;
Ouvir música instrumental;
Ver vídeos engraçados;
Envolver-se menos emocionalmente;
Fazer meditação.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,570
Gostos Recebidos
809
Dia Internacional da Gestão de Projetos

O Dia Internacional da Gestão de Projetos comemora-se anualmente na primeira quinta-feira de novembro.

A data destaca o trabalho dos gestores de projetos de todo o mundo e dos profissionais envolvidos diariamente na sua gestão.

O objetivo da comemoração é incentivar as empresas e as organizações, que utilizam metodologias de gestão de projetos, a promoverem boas práticas e a congratularem os seus gestores e equipas pelo trabalho realizado.

Por isso, se tem um gestor de projetos na sua empresa, responsável pelo cumprimento exemplar de projetos, este é o dia do ano para lhe mostrar agradecimento.

Todos os anos o International Institute of Learning, a entidade envolvida na criação e na organização desta data, realiza uma conferência neste dia.

Em Portugal também se realizam eventos comemorativos nas empresas como palestras e encontros sobre a eficaz gestão de projetos.


Frases para Homenagear Gestores de Projetos

“De todas as coisas que eu fiz, a mais vital foi coordenar os talentos daqueles que trabalham para nós e alinhá-los em direção a uma meta”. (Walt Disney)

“Aqueles que planeiam obtém melhores resultados do que aqueles que não planeiam, ainda que raramente sejam aderentes ao planeador”. (Winston Churchill)

“Uma meta sem um plano não passa de um desejo”. (Larry Elder)
 
Topo