• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Mundial do Canhoto


O Dia Mundial do Canhoto celebra-se a 13 de agosto.

Como o nome sugere, o Dia Mundial do Canhoto é um dia de celebração de todos os canhotos existentes no mundo – cerca de 10% da população mundial.
Origem do dia mundial do canhoto

O dia internacional do canhoto foi celebrado pela primeira vez a 13 de agosto de 1976, e apesar de ser comemorado anualmente nesta data desde então, só foi declarado oficialmente pelo clube britânico Left-Handers Day Club na década de 90.

O objetivo era protestar contra a discriminação sofrida pelos esquerdinos no mundo, além de divulgar as vantagens e desvantagens de ser canhoto.
Lista de canhotos famosos


albert-einstein_c.jpg
Albert Einstein, famoso físico alemão, era canhoto

Albert Einstein: físico alemão que elaborou a famosa Teoria da Relatividade.
Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo.
Fidel Castro: líder revolucionário e estadista cubano.
Leonardo DaVinci: um dos mais completos e importantes artistas da história.
Ludwig Van Beethoven: compositor de obras famosas, como a Nona Sinfonia.
Mahatma Gandhi: líder nacionalista indiano.
Napoleão Bonaparte: imperador francês.
Paul McCartney: baixista dos Beatles.

Discriminação do canhoto

Muitos produtos são feitos especialmente para destros (cadeiras escolares, teclados de computador, caixa de mudanças, etc.) e antigamente, na escola, castigava-se o uso da mão esquerda.

Olhando para o dicionário encontra-se desde logo a discriminação para com o canhoto: se o destro possui destreza, o canhoto é definido em vários dicionários como desajeitado.
Vantagens de ser canhoto

Apesar da discriminação relativamente aos destros, ser parte da minoria tem as suas vantagens, para além de se sentir especial e de se ter um dia no calendário dedicado a si.

Os estudos científicos indicam que o canhoto é mais rápido a raciocinar do que o destro (em 0,51 segundos). No desporto, no combate, na condução ou a jogar videojogos, o canhoto é apontado como sendo mais rápido que o destro.

Como utilizam mais os dois hemisférios do cérebro, os canhotos podem ser mais imaginativos, ter uma visão diferente do mundo e resolver questões do quotidiano mais facilmente.
Desvantagens de ser canhoto

Além de ser uma minoria de mercado para a construção de muitos produtos, e de ter de trocar os talheres à mesa, o canhoto tem uma desvantagem importante apontada pela ciência: estar mais suscetível a certas doenças, como esquizofrenia e epilepsia.

Também se podem registar problemas de aprendizagem, com rotinas mais complexas para o canhoto.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia do Gato Preto


O Dia do Gato Preto celebra-se a 17 de agosto.

Criado nos Estados Unidos da América como Black Cat Appreciation Day, o Dia da Apreciação do Gato Preto alastrou-se pelo mundo como um evento aberto a todos.

O objetivo central da data é o de divulgar a discriminação sofrida pelos gatos pretos e de promover a adoção destes felinos mais escuros.

Devido às superstições em certas culturas, o gato preto é associado ao azar, sendo o gato mais abandonado, o menos adotado e o mais rapidamente abatido. Por alturas do Halloween, não se permite a adoção de gatos pretos nos Estados Unidos devido ao registo de sacrifícios brutais com este animal.

gato-preto_c.jpg


Mitos sobre gatos pretos

Se hoje em dia se diz que cruzar-se com um gato preto dá azar, em séculos passados acreditava-se que os gatos pretos estavam ligados às trevas e que eram bruxas em forma de animal, levando à perseguição e extermínio destes animais.

Ironicamente, na Idade Média, a exterminação de gatos pretos levou até à proliferação das pestes nas populações europeias, através dos ratos.

O Dia do Gato visa combater os equívocos. Os gatos pretos são mesmo apontados por estudiosos como os gatos mais amigáveis e sociáveis.

Recuando mais atrás no tempo, encontra-se na Pérsia antiga a crença de que o gato preto era um espírito amigo, criado para fazer companhia ao homem no mundo, sendo que qualquer agressão a este animal era uma agressão ao espírito amigo.
Atividades para o Dia do gato preto

Neste dia pode fazer um favor a si próprio e adotar um gato preto.

Pode também partilhar fotos do seu “escurinho” nas redes sociais, colocar os filhos a desenhar e pintar gatos pretos ou, simplesmente, dar um mimo especial ao seu gato preto.

Além disso, também pode ver filmes e séries com gatos pretos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Mundial Humanitário


O Dia Mundial Humanitário celebra-se anualmente a 19 de agosto.

O objetivo do Dia Mundial Humanitário é homenagear todos os voluntários do mundo pelo seu trabalho e divulgar as obras realizadas pelas organizações humanitárias espalhadas pelo globo, apesar de todas as dificuldades vividas.

A data também é conhecida como o Dia Mundial da Ajuda Humanitária e o Dia da Memória dos Trabalhadores Humanitários, prestando tributo a todos os funcionários e trabalhadores humanitários que foram mortos no exercício do seu trabalho.

Neste dia, onde o mote é ajudar o próximo, pode fazer donativos ou juntar-se a uma organização humanitária local ou global. Pode também divulgar a data e as causas atuais urgentes nas redes sociais. Existem mais de 130 milhões de pessoas a precisar de ajuda humanitária para sobreviver.


Origem do dia mundial humanitário

O Dia Mundial Humanitário foi comemorado pela primeira vez em 2009, após a Assembleia Geral da ONU ter decretado o dia em sessão plenária em dezembro de 2008.

O dia 19 de agosto foi escolhido em honra do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Mello (1948-2003), e de outros 21 funcionários e colaboradores da ONU falecidos no Iraque em 2003 durante uma missão de paz.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Mundial da Fotografia


O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto.

A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.

Esta data comemorativa celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia. Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo atual.

Nesse dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como por exemplo, workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras.


dia-mundial-da-fotografia_c.jpg
homem fotografando

Origem do dia mundial da fotografia

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851), em 1837.

Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo. A 19 de agosto do mesmo ano, o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".

Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot (1800-1877), fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.
Frases para o dia mundial da fotografia

Fotografar é elevar um momento à eternidade.
Fotografar é congelar um momento da vida.
A fotografia é a arte das memórias e da celebração da vida humana.
Certas coisas vivem para sempre, se forem fotografadas.
Fotografar é ver o mundo por outra perspetiva.
A fotografia mudou a forma de vermos o mundo.
Com a fotografia os nossos olhares se cruzam.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Internacional do Animal Abandonado


O Dia Internacional do Animal Abandonado é comemorado todos os anos no terceiro sábado de agosto desde 1992.

A data tem o objetivo de promover a adoção de animais abandonados, educar as pessoas para não abandonar os animais, além de mostrar os benefícios de tratar devidamente os animais domésticos.

Adotar, cuidar e esterilizar são os conceitos divulgados neste dia, que ajudam a combater a super população de animais nas ruas.

Todos os dias são abandonados animais a sua sorte nas ruas, estando dependentes da bondade de estranhos ou de instituições de abrigo aos animais para sobreviverem. Em Portugal, são abandonados cerca de 10 mil animais por ano, havendo mais de meio milhão de animais sem dono no país.

Neste dia realizam-se eventos, como a promoção da adoção de animais, nos centros das cidades portuguesas. Centenas de animais abandonados são transportados, pelos canis e associações, para locais públicos no intuito das pessoas se apaixonarem por um animal e o levarem para casa.


abandonados_c.jpg
cão abandonado


Vantagens de adotar um animal

Ganhar um novo membro na família;
Ter um amigo incomparável para a vida;
Ter um animal já tratado, esterilizado e vacinado;
Ter um novo alarme para a casa;
Ter um novo aparelho terapêutico antistresse;
Ter um animal já educado, treinado e de personalidade forte;
Ter um animal experiente, resistente e para sempre agradecido ao novo dono;
Contribuir para a diminuição do abandono animal e do número de atropelamentos nas estradas.

Frases de adoção animal

Aumente a sua família, adote um animal.
Adote um animal, pelo seu bem.
Adotar um animal contribui para a felicidade de todos.
Adotar um animal é o melhor antidepressivo do mundo.
Seja um deus, adote um animal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Mundial do Mosquito

O Dia Mundial do Mosquito observa-se no calendário a 20 de agosto.

Esta data recorda a descoberta de Sir Ronald Ross (1857-1932), em 1897, na Índia, da transmissão de malária ao homem pelos mosquitos fêmea. Desde 1930 que a London School of Hygiene & Tropical Medicine celebra este dia com exposições e outros eventos de divulgação.

O objetivo do Dia Mundial do Mosquito é informar as pessoas sobre as causas da malária e sobre a sua prevenção, sobretudo nos países infetados por esta doença.

É um dia de combate às doenças transmitidas pelo inseto que continuam a matar anualmente dois milhões de pessoas pelo mundo.

Deste modo, argumenta-se que o mosquito é o animal mais perigoso do mundo. Alimentando-se do sangue do homem, as fêmeas de determinadas espécies de mosquitos podem transmitir doenças como a malária, a febre amarela, a filaríase, a dengue, entre outros.

Além dos perigos em decorrência das doenças que transmite, há ainda o fator da alergia à picada dos mosquitos, que acomete muitas pessoas.
mosquito


mosquito-malaria_c.jpg
O mosquito é o transmissor da malária e outras doenças perigosas


Como proteger-se dos mosquitos

É no verão que eles aprecem com toda a força. Para evitar o desconforto com esses insetos, temos algumas dicas para você:

Feche portas e janelas logo ao anoitecer;
Se não resistir o calor e precisar manter portas e janelas abertas, instale redes;
Na cozinha, mantenha frutas e outros tipos de alimentos cobertos;
Certifique-se que não têm sítios em casa que acumulem água - vasos e garrafas sem tampa, por exemplo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo


O Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo celebra-se a 23 de agosto.

Este dia, também denominado de Dia da Fita Preta, originalmente Black Ribbon Day, é um tributo a todas as vítimas dos regimes autoritários e totalitários.

É celebrado todos os anos na Europa depois de, em 2008, se ter assinado a Declaração de Praga sobre Consciência Europeia e Comunismo.

Foi com esta declaração que o Parlamento Europeu instituiu esta data como um dia a ser celebrado anualmente com dignidade e imparcialidade, para homenagear as vítimas das deportações e dos extermínios em massa na Europa. Dos 409 eurodeputados que assinaram essa declaração 11 eram portugueses.

Foi escolhido o dia 23 de agosto para essa comemoração já que foi a 23 de agosto de 1939 que se assinou o Pacto Molotov-Ribbentrop, o qual acordou a não-agressão entre a Alemanha e a União Soviética.

hitler-and-stalin-montagem_c.jpg
Hitler (à frente) e Stalin, uns dos maiores ditadores da história

O que foi o Pacto Molotov–Ribbentrop?

O acordo Pacto Molotov–Ribbentrop previa que se um conflito fosse inciado pela Alemanha conta a Inglaterra ou contra a França, em decorrência de investidas, por sua vez, da Alemanha contra a Polónia, a URSS não se manifestaria.

Apesar do estabelecimento de não-agressão, um documento secreto foi anexado a esse documento, o qual fazia referência ao interesse da União Soviética à Polónia.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição

O Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição tem lugar a 23 de agosto.

Foi escolhido o dia 23 para a celebração em referência à noite de 22 para 23 de agosto de 1791, quando escravos de São Domingos se revoltaram contra o sistema de escravidão, dando lugar à Independência do Haiti.

O acontecimento foi um ponto de viragem na história humana, tendo um grande impacto no estabelecimento dos direitos humanos.

independencia-do-haiti_c.jpg
Pintura ilustra a Independência do Haiti, proclamada em 1.º de janeiro de 1804

O Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição funciona como uma homenagem às vítimas de escravidão e à sua luta.

Este dia foi adotado pela UNESCO através da Resolução 29 C/40, sendo celebrado anualmente desde 1998. A UNESCO divulga todos os anos uma mensagem em memória deste dia e faz um convite aos governos e às organizações para aumentarem os seus esforços de reconciliação e para compartilharem as suas iniciativas.

Essa comemoração traz consigo a oportunidade para as pessoas conscientizarem -se desse problema e refletirem sobre os preconceitos raciais que surgiram com a escravidão, que desde 2001 é reconhecida internacionalmente como crime contra a humanidade, tal como o tráfico de escravos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Internacional da Música Estranha


O Dia Internacional da Música Estranha comemora-se a 24 de agosto. Como o nome indica, a premissa desta data é libertar a estranheza em forma de música.

Neste dia do ano é feito o convite às pessoas para tocarem música menos convencional ou para ouvirem estilos musicais que habitualmente não ouvem. Vale tudo o que seja diferente ou bizarro para o ouvinte, já que a estranheza é relativa e subjetiva.

A premissa do dia é ouvir sem preconceitos, para que a música consiga mudar a forma como olhamos para os diferentes aspetos da vida e incrementar o respeito entre todos. Da diferença pode nascer, assim, a união. A ideia ganhou adeptos um pouco por todo o mundo, dando lugar a concertos e mesmo a uma editora discográfica.


Para estimular a mente deve, então, tentar tocar ou ouvir músicas diferentes do habitual, pelo menos uma vez por ano: a 24 de agosto!

Desde sintonizar rádios alternativas a ouvir música do Tibete ou da Sibéria no YouTube, desde assistir a um concerto de um estilo para os seus ouvidos inédito a pesquisar novos estilos no Spotify enquanto trabalha, há muitos opções para comemorar este dia.
Origem do dia da música estranha

O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia do Artista


O Dia do Artista comemora-se a 24 de agosto.

Neste dia, também conhecido como Dia dos Artistas, estão de parabéns todos os artistas do mundo. São exemplos: o ator, o realizador, o poeta, o escritor, o pintor, o escultor, o compositor, o músico, o dançarino, o artesão, o fotógrafo, o desportista, entre tantos outros.

O artista é todo aquele que se expressa através da arte e que cultiva o sentimento do belo e da arte, sendo assim possível encontrar artistas em variados campos.

Essa data tem o objetivo de agradecer a todos aqueles que, com a sua arte, fazem o homem fugir à sua realidade e sonhar. Sem os artistas o mundo não seria tão colorido e valioso.

Como esses profissionais, muitas vezes, sacrificam grande parte das suas vidas para produzirem obras para o bem da comunidade, esta data surgiu para homenagear o seu trabalho.

Se você é artista, hoje é o seu dia, e você está de parabéns!


artistas.jpg

Como comemorar o dia do artista?

Para comemorar este dias, as nossas dicas são:

Divulgue os seus artistas preferidos nas redes sociais;
Conheça a arte de novos artistas;
Patrocine artistas emergentes;
Dê largas à imaginação e liberte o artista que há em si.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Internacional da Igualdade Feminina


É a 26 de agosto que se celebra o Dia Internacional da Igualdade Feminina.

A efeméride é comemorada neste dia em alusão à ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão a 26 de agosto de 1789, em França.

Esta data comemora as conquistas das mulheres na sociedade ao longo da história, na luta por condições de igualdade entre géneros.


Origem do dia internacional da igualdade feminina

O dia foi criado para celebrar a igualdade de géneros, além de promover reflexões sobre as relações de poder na sociedade, em que os homens são privilegiados. Dessa forma, tem como intuito de agir no combate à desigualdade, para se obter a plena equivalência entre homens e mulheres.

Graças ao movimento feminista, as mulheres alcançaram muitas vitórias ao longo das últimas décadas. São exemplos, o direito ao voto, a entrada no mercado de trabalho, no ensino, e na vida política.

Entretanto, ainda existem muitas situações a melhorar, como a paridade salarial e o fim da violência perpetrada contra a mulher. Violência tal que, muitas vezes, leva ao que chamamos de feminicídio (assassinato de mulheres por sua condição feminina).

Neste dia realizam-se atividades de natureza informativa e ativa com o objetivo de diminuir progressivamente, até eliminar de raiz, a desigualdade entre géneros.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia do Cão

O Dia do Cão comemora-se anualmente a 26 de agosto. Sim, o melhor amigo do homem tem um dia especial!

O Dia do Cão celebra este impressionante animal e todas as suas características, em especial a sua lealdade! Um dos mais queridos animais de estimação dos seres humanos desde tempos imemoriais tem assim uma oportunidade de ser homenageado e ainda mais acarinhado pelos seus donos.


cachorro-dia.jpg
dia do cão

Aproveita-se ainda o Dia Mundial do Cão para consciencialização das populações para a importância da defesa dos direitos dos cães e dos animais em geral. Infelizmente, ainda existem muitos cães vítimas de maus tratos no mundo.

Muitos vivem na rua, um problema que se agrava com altas taxas de abandono, especialmente na altura do verão. Vem daí também a importância da escolha do mês de agosto para a celebração da data.

A data é aproveitada ainda para promover vários tipos de ação, entre as quais a adoção consciente de cães em canis ou abrigos temporários.

É importante relembrar que o abandono e maus-trato a animais de companhia em Portugal constituem crime segundo os artigos 387º e 388º da Lei n.º 69/2014, de 29 de Agosto.

O Dia Mundial do Cão é comemorado no dia 26 de agosto por influência da América do Norte, que começou a celebrar o National Dog Day nessa data.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Internacional contra Testes Nucleares

O Dia Internacional Contra Testes Nucleares observa-se anualmente a 29 de agosto.

O objetivo do Dia Internacional Contra Testes Nucleares é claro: unir esforços para alcançar o fim dos testes nucleares.

Este dia é um trampolim para discussões e iniciativas que almejam a paragem dos testes nucleares no globo.

testes-nucleares_c.jpg
Teste nuclear feito pelos EUA durante a Guerra Fria

Por todo o mundo juntam-se esforços nesta luta, desde as iniciativas da ONU às mensagens dos representantes dos países, das ações das organizações intergovernamentais e não governamentais à divulgação exercida pelas redes de jovens, de media e das instituições académicas.

Encontros de líderes mundiais, simpósios, conferências e exposições são assim alguns dos eventos realizados anualmente nesta data para chamar a atenção mundial para esta causa.

O Dia Internacional Contra Testes Nucleares é uma data recente: foi a 2 de dezembro de 2009 que a ONU declarou este dia na resolução 64/35.

A origem da data deriva do facto de que foi a 29 de agosto de 1991 que se encerrou um dos maiores locais de ensaios nucleares do mundo: o Semipalatinsk, no Cazaquistão.

A Assembleia Geral da ONU instituiu o Tratado de Interdição Completa de Testes Nucleares em 1996, mas este não foi ainda ratificado por países como Estados Unidos, China, Coreia do Norte, Israel, Índia, Egito, Irão e Paquistão, o que impede a sua entrada em vigor.

Enquanto estes países não ratificarem o tratado, continuar-se-á a desenvolver testes nucleares pelo mundo e a se celebrar esta data de combate.

O primeiro teste nuclear decorreu a 16 de julho de 1945, tendo-se registado desde então cerca de dois mil testes nucleares.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Internacional do Tubarão-Baleia


O Dia Internacional do Tubarão-Baleia celebra-se anualmente a 30 de agosto.

A data surgiu em 2012 com o objetivo de preservar este animal em perigo.

Apesar de poder mergulhar a mais de três mil metros, de medir 16 metros e de pesar 12 toneladas, o tubarão-baleia é vulnerável, sendo muito procurado pelo homem pelas suas barbatanas e carne, que são vendidas a alto preço.

tubarao-baleia_c.jpg
tubarão-baleia

O tubarão-baleia é o maior tubarão e o maior peixe do mundo, com uma boca de cerca de 5 metros, mas que se alimenta apenas de plâncton por filtração.

É um animal inofensivo ao homem e uma atração turística em locais como o Japão. A sua real população é desconhecida e a sua espécie é considerada em perigo.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados

O Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados ocorre a 30 de agosto.

A data foi instituída pela ONU em dezembro de 2010, através da resolução 65/209, começando-se a ser celebrada em 2011.

O objetivo é unir os líderes dos países e combater o desaparecimento forçado de pessoas por todo o mundo.



Esta resolução proclamou a entrada em vigor da Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados, já adotada em 2006 (e assinada por Portugal em 2007).

Outrora associados às ditaduras militares, os desaparecimentos forçados são hoje cometidos em situações variadas e intrincadas de conflito interno, como um meio de repressão política dos adversários.

Milhares de pessoas foram detidas e encontram-se atualmente presas sem as mínimas condições em lugares ocultos, fora do contacto dos seus familiares.

Este Dia Internacional das Vítimas do Desaparecimento Forçado recorda o destino das vítimas de sequestro, muitas vezes com o conhecimento das autoridades, assim como presta tributo aos familiares das vítimas, em constante sofrimento.

O apelo feito por entidades como a ONU e a Amnistia Internacional neste dia, é que os países do mundo se juntem para ratificar a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra os Desaparecimentos Forçados, para acabar finalmente com esta brutalidade.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia da Tomatina

O Dia da Tomatina, ou Dia de La Tomatina, no seu nome original, celebra-se todos os anos na última quarta-feira de agosto, na cidade de Buñol, na província de Valência, durante a semana de festividades de Buñol.
Celebrações tradicionais

As celebrações começam por volta das 10h na Plaza del Pueblo, com a tentativa de alcançar um grande presunto colocado no topo de um poste seboso por parte dos mais aventurosos.

Enquanto isso, as pessoas presentes cantam e dançam e lavam com água no corpo. Mal o presunto cai, a festa caótica está pronta a começar.

É por volta das 11h que se ouve um disparo e que chegam os camiões carregados de tomates, as munições para os participantes, para se dar início à guerra dos tomates.

Os tomates vêm de Estremadura e são cultivados especificamente para este dia, sendo de inferior qualidade e sabor. Gastam-se cerca de 150 mil tomates no Dia da Tomatina. São cerca de 100 toneladas de tomates que pintam tudo e todos de vermelho.
Regras da Tomatina

Apesar de todo o caos, existem regras. A lotação foi limitada a 20 mil pessoas e o evento passou a ser organizado por uma empresa privada dada toda a despesa que gerava à Câmara Municipal de Buñol.

Cada participante tem de pagar 10 euros de inscrição, apesar de haverem turistas e locais que participam gratuitamente. Quem quiser subir ao camião para obter melhores resultados no combate tem de pagar 750 euros.

Antes de se atirar um tomate, ele deve ser esmagado, para não se ferir ninguém.
Não se pode levar garrafas e objetos que magoem.
Não se pode puxar pelas roupas dos presentes.
Recomenda-se levar óculos de proteção (como os de mergulho) e luvas.
Ao segundo tiro a batalha termina.

Depois de uma hora de diversão os bombeiros lavam as ruas e os participantes usam mangueiras dos moradores locais para se lavarem.
Origem da Tomatina

A origem do Dia da Tomatina remonta a 1945, quando num desfile de gigantones e cabeçudos uns jovens locais começaram a atirar tomates e verduras aos participantes, já que estavam chateados por não participarem também na festa.

Apesar da repressão policial, nos restantes anos o gesto repetiu-se, com os moradores a tirarem tomates das suas casas e tornou-se uma tradição, até que nos 80 a Câmara Municipal de Buñol assumiu a organização do Dia de la Tomatina.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Mundial da Barba

O Dia Mundial da Barba celebra-se todos os anos no primeiro sábado de setembro, pelo que convém deixar crescer a barba com bastante antecedência.

No Dia Mundial da Barba celebra-se a alegria de se ter uma barba e amigos barbudos, visto que a barba é um ponto de ligação entre as pessoas.

dia mundial da barba
dia-mundial-da-barba_c.jpg

Nesta data o elemento barbudo da família costuma ser poupado do trabalho e as atividades realizadas consistem em encontros, desfiles, grelhados, concursos de melhor barba, festivais de cerveja e mesmo em combates entre homens barbudos e homens imberbes.

Qualquer que seja a atividade em que participe, só não pode fazer uma coisa neste dia: cortar a barba. Tirar os pelos do rosto neste dia é considerado um crime.


Origem do Dia Mundial da Barba

A origem do dia é desconhecida, mas acredita-se que já os vikings dinamarqueses celebravam esta data 800 anos antes de Cristo, até por centenas de vezes ao ano.
Cuidados com a barba

Se você gostaria de manter sempre a sua barba bonita, preste atenção a essas dicas:

Escolha um desenho para a sua barba;
Faça a limpeza da barba utilizando produtos específicos, como shampoos, cremes, ceras e óleos;
Apare sempre o bigode, não deixando cobrir a boca;
Mantenha a barba alinhada.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Internacional do Abutre


O Dia Internacional do Abutre comemora-se todos os anos no primeiro sábado de setembro.

A data tem como objetivos sublinhar a importância ecológica do abutre e chamar a atenção mundial para o perigo de extinção de determinadas espécies de abutres.

Os envenenamentos, os abates ilegais, a colisão em linhas de alta tensão e a perda do habitat colocam esta espécie em perigo.
abutre Britango


abutre-britango_c.jpg
Abutre Britango ou Abutre-do-Egito

Os abutres são aves de rapina que vivem em grupo e que se alimentam de animais mortos.

Ao contrário do que as pessoas pensam, eles têm um papel relevante no ambiente, impedindo a contaminação e o espalhar de doenças e contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas.
Abutres em Portugal

Em Portugal estas aves podem ser encontradas na região do Douro. O abutre mais comum em Portugal é o abutre Britango, o mais pequeno, conhecido também como Abutre-do-Egito.

As outras duas espécies de abutres em Portugal são o Grifo e o Abutre-Negro.

Estes abutres estão em destaque neste dia mundial do abutre, nos jardins zoológicos da Maia, de Lisboa, de Lagos e de Lourosa, assim como no Parque Biológico de Gaia, que organizam atividades especiais relacionadas com estes animais.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Internacional da Caridade


O Dia Internacional da Caridade celebra-se a 5 de setembro.

O dia 5 de setembro assinala o aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá que dedicou toda a sua vida a ajudar os outros. A data foi instituída pela ONU em 2012 e comemorada pela primeira vez em 2013.

O Dia Internacional da Caridade foi criado para reconhecer o papel fulcral das instituições, dos governos e das pessoas de todo o mundo que praticam a caridade e aliviam o sofrimento humano. Dar é o verbo desta data: neste dia as pessoas são convidadas a dar algum do seu tempo, conhecimento ou dinheiro a quem precisa.

A caridade é um dos atos mais louváveis do homem. Ela contribui para o diálogo e para o entendimento entre as pessoas, aproximando o coração destas. Quem dá faz um favor ao próximo, mas também a si próprio.

Em Portugal realizam-se ações de solidariedade a favor dos carenciados em centros comerciais de várias cidades. Como a data se aproxima do início das aulas, as pessoas doam tradicionalmente material escolar ou fazem donativos monetários. Estas ações de voluntariado são organizadas por instituições como a Cáritas.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,604
Gostos Recebidos
812
Dia Internacional da Literacia

O Dia Internacional da Literacia celebra-se a 8 de setembro.

O objetivo da data é destacar a importância da literacia para as pessoas e para as sociedades. Numa sociedade moderna, tecnológica e avançada, estima-se que cerca de 800 milhões de pessoas adultas ainda não sabem ler nem escrever, enquanto mais de 122 milhões de crianças em idade escolar não vão à escola. As mulheres constituem dois terços da população analfabeta mundial.

O relatório PISA (Program for International Student Assessment) 2012 apontou Portugal como o segundo país que melhor combateu o insucesso escolar no novo milénio (em 17 países analisados).

O dia mundial da literacia foi criado pela UNESCO em novembro de 1965 e celebrado pela primeira vez em 1966.

A UNESCO realiza anualmente uma cerimónia de entrega de prémios de literacia internacional.
 
Topo