Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
O Dia do Software Livre comemora-se anualmente no terceiro sábado de setembro.
Criada em 2004, o objetivo desta data é divulgar o software livre e as suas vantagens, assim como incentivar o seu uso, seja na escola, no trabalho ou em casa.
Esta celebração mundial conta anualmente com a participação de mais de 100 cidades e com mais de 300 eventos que podem ser conhecidos no site oficial Software Freedom Day.
Pode celebrar este dia juntando-se a um evento, fazendo uma equipa e criando uma atividade, ou simplesmente utilizando e partilhando software livre.
Os principais públicos-alvo deste dia são as famílias, os alunos, os empresários e os membros dos governos. A organização sem fins lucrativos Software Freedom International está responsável pelo apoio global às iniciativas deste dia.
O que é o software livre?
O software livre é aquele que o utilizador pode aceder, estudar, usar, partilhar, distribuir e modificar. Chama-se livre porque o utilizador tem liberdade para o utilizar da forma que quiser para o fim que bem entender.
Ao escolher software livre, o utilizador está a destacar o direito de aprender e a incrementar a partilha do que se aprende uns com os outros.
O Dia Internacional da Limpeza Costeira é celebrada anualmente no terceiro sábado de setembro.
A data, criada pela organização Ocean Conservancy, tem como objetivo promover a proteção dos oceanos, o sistema de sustento à vida do planeta, que representa 70% da extensão da Terra e que alimenta mil milhões de pessoas.
Dia Internacional da Limpeza Costeira
Todos os anos neste dia organiza-se a maior limpeza voluntária do globo, envolvendo milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.
Estima-se que 5 milhões a 12 milhões de toneladas de plástico entupam os oceanos todos os anos, matando mais de 1 milhão de aves marinhas (90% delas come plástico) e mais de 100 mil tartarugas, focas e baleias, para além de um imenso número de peixes.
A data apela também a comportamentos preventivos nas praias, como guardar todo o lixo produzido e o despejar num caixote de lixo.
Neste dia pode dirigir-se à sua praia preferida com um saco de lixo para a limpar ou juntar-se à causa no site da Ocean Conservancy, onde pode baixar uma aplicação para registar o lixo que recolhe e a distância que percorre, partilhando depois os resultados da sua caça ao lixo.
O Dia Internacional do Panda Vermelho celebra-se a 17 de setembro em 2022.
A data é festejada anualmente no terceiro sábado de setembro. O objetivo da data é promover a preservação dos menos de 2.500 pandas vermelhos selvagens que existem no mundo.
Os pandas-vermelhos, também conhecidos como panda pequeno, sofrem com a destruição do seu habitat, a dificuldade em se reproduzirem e a caça.
O pequeno mamífero nativo das florestas de grande altitude de Nepal e de áreas adjacentes dos Himalaias, como a China, a Índia e Myanmar e alimentam-se de bambu, mas também comem frutas, bolotas, cogumelos, raízes e ovos.
Animal em extinção
É um animal que vive sobretudo nas árvores e que deambula pelas florestas à noite ou pela madrugada.
Eles são assim difíceis de serem avistados, a não ser no jardim zoológico. Solitários na natureza, mas sociais num ambiente de cativeiro agradável, os pandas vermelhos estão em destaque neste dia nos jardins zoológicos mundiais.
O zoológico de Lisboa conta com dois exemplares dessa espécie.
O Dia Internacional de Falar como um Pirata encontra-se no calendário a 19 de setembro.
Neste dia as pessoas são convidadas a falar como piratas e a agir como estes perigosos navegadores.
A origem do Dia Internacional de Falar como um Pirata remonta a 1995, quando dois norte-americanos (John Baur e Mark Summers) jogavam squash e um deles se lesionou e reagiu à dor com um "Aaarrr”.
Em 2002 decidiram recorrer a Dave Barry, um colunista de humor para contarem a sua ideia e o festejo anual que realizavam. Foi então que o Dia Internacional de Falar como um Pirata ganhou asas, sendo festejado atualmente em cerca de 40 países com atividades muitos variadas.
Muitos bares organizam noites de concertos especiais nesta data, com uma bebida em promoção: rum.
Sugestões de atividades
Falar como um pirata durante 24 horas
Fazer geocaches com arcas de tesouro
Vestir-se como um pirata
Organizar festas com um concurso de melhor disfarce de pirata
Realizar torneios de insultos de pirata
Ver filmes de piratas
Jogar videojogos de piratas (como Escape From Monkey Island ou Piratas das Caraíbas)
O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente a 21 de setembro.
Esta iniciativa mundial foi estabelecida pelas Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982.
Em 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz.
Objetivos do Dia Internacional da Paz
A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado, entre outros, o fim dos conflitos entre povos, o cessar-fogo e a consagração da paz mundial.
Todos os anos, um tema é escolhido como reflexão para a data. Confira alguns a seguir.
2021: "Recuperando-se melhor para um mundo justo e sustentável"
2020: "Moldando a Paz Juntos"
2019: "Ação Climática pela Paz"
2018: "O Direito à Paz - Comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos"
2017: "Juntos pela Paz: Respeito, Segurança e Dignidade para Todos"
O fim deste dia é que a pessoa faça algo pela paz. Entre outras ideias, pode colocar uma bandeira branca na sua casa, perdoar um amigo, fazer um donativo, juntar-se aos eventos realizados pelo mundo, partilhar a página oficial deste dia ou uma música, como Imagine de John Lennon, nas redes sociais ou assinar petições que circulam pela internet pela paz.
Atividades e tema
As atividades desde dia vão desde concertos mundiais pela paz a exposições de arte, colóquios e caminhadas.
Em Portugal, as atividades desenvolvidas são realizadas tradicionalmente pelo Conselho Nacional para a Paz e Cooperação, em cidades como o Porto e Lisboa.
No dia 1 de janeiro celebra-se também o Dia Mundial da Paz, uma data criada pela Igreja Católica.
O Dia Mundial da Doença de Alzheimer celebra-se a 21 de setembro.
Estima-se que existam cerca de 60 mil pessoas com doença de Alzheimer em Portugal. No mundo serão 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer, com o número a duplicar até 2030.
A Alzheimer é uma patologia do cérebro de causa desconhecida, com agravamento progressivo, lento e irreversível, que afeta principalmente as funções intelectuais: a compreensão, a orientação, a atenção, o pensamento, a memória.
Dia Mundial da Doença de Alzheimer
É a forma mais comum de demência, surgindo principalmente a partir dos 65 anos. A doença ataca metade da população a partir dos 85 anos.
O seu nome deriva do médico alemão que em 1907 descreveu a doença: Alois Alzheimer.
Não foi ainda descoberta a cura para esta doença, sendo que o tratamento é feito com recurso a fármacos que atenuam os seus sintomas.
Em Portugal realizam-se atividades neste dia relacionadas com a doença, como check-ups em centros hospitalares, caminhadas, campanhas informativas e de solidariedade com doentes de Alzheimer.
Como identificar a Alzheimer
De acordo com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer, os sinais de alerta são:
Esquecer-se de parte ou da totalidade de um acontecimento;
Progressivamente perder a capacidade de seguir indicações verbais ou escritas;
Progressivamente perder a capacidade de acompanhar a história de uma novela ou filme;
Esquecer-se progressivamente de informação que conhecia, como dados históricos ou políticos;
Perder progressivamente a capacidade de, autonomamente, se lavar, vestir ou alimentar;
Progressivamente perder a capacidade de tomar decisões;
Progressivamente perder a capacidade de gerir o seu orçamento;
Não saber em que data ou estação do ano está;
Ter dificuldades em manter uma conversa, não conseguindo manter o raciocínio ou lembrar-se das palavras;
Esquecer-se do local onde guardou um objeto e não ser capaz de fazer o processo mental retrativo para se lembrar.
Ações para reduzir o risco
Praticar exercício físico;
Manter o cérebro ativo (fazer palavras cruzadas, jogar às cartas);
Ter uma alimentação saudável;
Dormir bem;
Proteger a cabeça de lesões;
Não fumar e não beber álcool em demasia.
O Dia Mundial da Gratidão celebra-se a 21 de setembro.
O verbo do Dia Mundial da Gratidão é agradecer. Neste dia, as pessoas são convidadas a agradecer a todos aqueles que fazem parte das suas vidas.
Este é o dia do ano de parar e de refletir em tudo o que de bom há na vida, um gesto que acaba por ter impacto no bem-estar da pessoa e por fazê-la mais feliz.
Por isso, para celebrar esse dia, envie mensagens de agradecimento aos seus familiares e amigos.
Demonstre às pessoas especiais o quanto elas são importantes para si, mas não se deixe ficar por aí: sorria e agradeça a todos os que o rodeiam e a todas as pessoas com que se cruza. Contribuirá para a alegria dos outros e também para a sua.
Dia Mundial da Gratidão
Origem do Dia Mundial da Gratidão
Este dia teve origem em 1965 no Havaí, onde se realizou um encontro internacional sobre a ideia de tirar um dia do ano para agradecer formalmente por todas as coisas de bem que se encontram no mundo.
De regresso à casa, no ano seguinte, no mesmo dia 21 de setembro, muitos dos participantes no encontro mantiveram o gesto. Desde então, o Dia Mundial da Gratidão ganhou mais adeptos, passando a se celebrado um pouco por todo o mundo.
Mensagens de Gratidão
“O ato de agradecer traz leveza, nos oferece conforto e ilumina nossos dias. Ser grato é uma atitude que muda nossas vidas e nos inspira a aproveitar cada momento.”
“Agradecemos a vida e a todas as circunstâncias que nos conduziram aos que nos tornamos. Escolha transformar a vida com a gratidão e preencher a alma com positividade e paz.”
“Amar, perdoar e agradecer são escolhas que quando feitas diariamente podem mudar a forma como vivemos.”
“O Dia Mundial da Gratidão é uma oportunidade para olhar o passado com a alegria, viver o presente com satisfação e aguardar o futuro com esperança.”
O Dia Internacional do Minigolfe comemora-se a 21 de setembro.
Não se encontra uma origem concreta para esta data, mas o facto é que se realizam vários eventos internacionais neste dia em campos de minigolfe espalhados pelo globo.
Neste dia pode dirigir-se a um dos mais de 100 campos de minigolfe que existem em Portugal e divertir-se com os amigos, os familiares ou a cara-metade.
Também pode visitar mais do que um campo de minigolfe neste dia ou instalar o próprio campo de minigolfe no jardim de casa.
Dia Internacional do Minigolfe
Origem do Minigolfe
O minigolfe surgiu no início do século XX na Grã-Bretanha como uma alternativa ao golfe, para chegar à parte menos elitista da sociedade e às mulheres em especial, com o uso de tacos mais pequenos e leves.
Pelas pequenas dimensões do campo, a modalidade é também encarada como uma forma de praticar as habilidades de putting para o golfe normal.
O primeiro campo de minigolfe de que há registo é o “Golfstacle”, no jornal “The Illustrated London News” de 1912, o primeiro jornal ilustrado semanal do mundo.
O minigolfe fez a sua grande estreia comercial com circuitos padronizados em 1926, em Pinehurst, Carolina do Norte, com o nome de Thistle Dhu (derivado da pronúncia escocesa de "this'll do”, “isto eu farei”).
Regras do Minigolfe
Este desporto consiste no arremesso de uma bola com um taco a partir de um ponto de saída, para que esta chegue ao buraco, ultrapassando sucessivos obstáculos, com o menor número de tacadas.
Cada jogador tem seis tacadas para colocar a bola no buraco. Caso não o consiga, tem uma tacada de penalização e desloca-se para a pista seguinte (ou então passa a vez a outro jogador). Uma tacada vale um ponto. Quem tiver menos pontos no final das 18 pistas ganha.
Túneis, rampas e moinhos são alguns dos obstáculos que dificultam a missão e que contribuem para a diversão dos jogadores e para o sucesso do minigolfe.
O Dia Nacional da Guarda Fiscal ou o Dia da Unidade encontra-se no calendário anual em 21 de setembro.
Foi escolhido este dia para a celebração visto ser o dia de São Mateus, o santo escolhido para patrono da Guarda Fiscal, que era um coletor de impostos antes de seguir Jesus.
Foi em 1964 que o Papa Paulo VI oficializou a escolha do apóstolo São Mateus para patrono da Guarda Fiscal e foi em 1965 que se celebrou pela primeira vez o Dia da Guarda Fiscal.
guarda fiscal
A Guarda Fiscal foi formada em 17 de Setembro de 1885 mas foi extinta em 1993 enquanto corpo independente, metamorfoseando-se na Brigada Fiscal, incorporada na Guarda Nacional Republicana.
Com o fim da Guarda Fiscal, o dia 21 de setembro passou a ser comemorado pela Brigada Fiscal como o Dia da Unidade, com celebrações a decorrerem em diferentes locais do país.
O Dia Europeu Sem Carros celebra-se anualmente a 22 de setembro.
A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.
Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros é celebrado através da promoção de ações de sensibilização.
sem carro
Nas cidades que aderem à iniciativa do Dia Europeu Sem Carros, algumas ruas são fechadas ao trânsito de forma a incentivar os cidadãos a escolher meios de mobilidade, como os transportes alternativos mais amigos do ambiente. Neste dia é possível andar e explorar as ruas de forma diferente, sem o perigo e a pressa dos carros.
Esta data surgiu em França em 1998 e foi adotada pela União Europeia no ano de 2000.
Semana Europeia da Mobilidade
Já a Semana Europeia da Mobilidade surgiu em 2002 e observa-se todos os anos de 16 a 22 de setembro.
O tema da Semana Europeia da Mobilidade 2019 é "Caminha e pedala em segurança".
As localidades portuguesas aderentes à Semana Europeia da Mobilidade podem ser conhecidas no site oficial do evento.
O equinócio de outono em 2022 verifica-se em Portugal a 23 de setembro às 02h04.
O que é o Equinócio de Outono?
O equinócio de outono é a designação que a Astronomia atribui ao fenómeno natural que assinala o final do verão e a chegada da nova estação. É o instante preciso em que o Sol cruza o plano do equador celeste, o que decorre em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.
O termo latim “equinócio”, composto pelas palavras aequus e nox, significa “igual” e “noite”. Aplica-se a este momento, pois durante os equinócios os dias e as noites, com aproximadamente 12 horas, têm a mesma duração.
equinócio de outono
Registam-se dois equinócios por ano: o equinócio da primavera, em março, e o equinócio de outono, em setembro. As datas dos equinócios variam de ano para ano, consoante o ano tenha 365 ou 366 dias.
O Solstício, por sua vez, é o fenómeno astronómico que marca o início do verão e do inverno.
Há pessoas para as quais o significado do equinócio vai além da mudança da estação. Em várias culturas, o equinócio carrega um forte significado místico.
Também conhecido como equinócio do outono, este é o nome que se utiliza na Astronomia para o fenómeno que marca o final do verão e chegada da nova estação, o outono.
O equinócio de outono assinala o instante em que o Sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste. É o que se verifica em setembro, no hemisfério norte, e em março, no hemisfério sul.
O outono do hemisfério norte é o "outono boreal", enquanto o outono do hemisfério sul chama-se "outono austral".
A estação do outono traz consigo mais frio e chuva. Traz também as folhas amarelas e vendedores de castanha, que se espalham pelas cidades portuguesas.
Especialmente no início da estação, ainda se sente um calorzinho que vai despedindo-se à medida que nos aproximamos do inverno. De qualquer forma, em geral, a temperatura é amena no outono.
Por esse motivo, muitas pessoas aproveitam as temperaturas mais frescas para passear. Há passeios incríveis que combinam muito bem com o cenário do outono. Aproveite para fazê-los antes que o frio se encarregue de nos manter quentinhos em casa.
Em Portugal, o outono termina a 21 ou 22 de dezembro, dando lugar ao inverno.
O Dia da Síndrome das Pernas Inquietas ocorre todos os anos a 23 de setembro.
Foi escolhido o dia 23 de setembro em homenagem a Karl-Axel Ekbom, nascido neste dia. Ekbom foi um neurologista sueco, que descreveu a doença pela primeira vez, em 1945.
A Síndrome das Pernas Inquietas é também conhecida como Doença de Willis-Ekbom (DWE).
Dia da Síndrome das Pernas Inquietas
O objetivo da data é promover esta síndrome junto da população e aumentar o seu entendimento na comunidade médica. A Síndrome das Pernas Inquietas é uma condição crónica, que não se pode prevenir e para a qual ainda não existe cura.
Ela caracteriza-se pela necessidade involuntária de movimentar as pernas, sobretudo à noite, ao deitar-se, perturbando o sono. Acredita-se que nesta síndrome existe um desequilíbrio no funcionamento dos neurónios que usam a dopamina como neurotransmissor.
Os níveis de ferro no sangue também podem estar na origem da DWE. O tratamento da DWE é ajustado caso a caso e visa atenuar os sintomas e o desconforto do doente.
Ele envolve geralmente hábitos e práticas de melhoria do sono e o recurso a suplementos de ferro ou magnésio, por exemplo.
O Dia Internacional do Coelho é celebrado todos os anos no último sábado de setembro.
O seu objetivo é promover a proteção dos coelhos selvagens e domésticos do mundo. Os coelhos são vítimas mortais do homem, quer na realização de testes com fins cosméticos e farmacêuticos, quer na caça, na cozinha, ou no vestuário.
Da sua pele à sua carne, o coelho é um animal inofensivo muito procurado pelo homem.
Dia Internacional do Coelho
O coelho pode viver em prados, florestas, bosques, campos, quintais, áreas húmidas, desertos e mesmo dentro de casa, como animal de companhia. Ele pode ser ensinado a usar a caixa de areia ou até a aparecer quando chamado.
O coelho está associado à fertilidade, à inocência, à Páscoa e à Primavera, entre outros.
Atividades
Neste dia pode contar histórias infantis com coelhos aos seus filhos ou fazer desenhos de coelhos com eles, pode dar uma cenoura extra ao seu coelho de estimação, ou simplesmente divulgar a data nas redes sociais.
Também pode assistir a filmes e a desenhos animados de coelhos com os seus filhos ou familiares mais pequenos.
Sabia que?
O tempo de vida dos coelhos é de 3 anos.
O coelho tem mais força nas patas traseiras do que nas dianteiras.
O coelho utiliza as patas dianteiras durante o movimento e usa as mesmas como as mãos são usadas pelas pessoas para o salto de quatro.
Um coelho consegue atingir os 55 km/h para fugir aos inimigos.
O Dia Europeu do Ex-fumador celebra-se a 26 de setembro. A data celebrou-se pela primeira vez em 2013.
O dia do ex-fumador é celebrado nos países membros da União Europeia e visa felicitar todos aqueles que conseguiram deixar de fumar ou que estão a tentar deixar de fumar.
As pessoas são encorajadas a enviarem mensagens de apoio e de parabéns a quem está a lutar contra o tabaco.
Dia do Ex-Fumador
Este dia, criado pela Comissão Europeia e a Fundação Europeia do Pulmão, é apoiado por diversas celebridades como forma de incentivar as pessoas a deixarem de fumar.
Fumadores em Portugal
Estudos indicam que o número de fumadores em Portugal tem vindo a baixar. Contudo, estima-se que existam perto de 2 milhões de fumadores em Portugal.
Doenças associadas ao tabagismo
O tabaco é a principal causa de morte evitável, sendo responsável por cerca de 10% das mortes que ocorrem no mundo (mais de 5 milhões de óbitos anuais).
Muitas formas de cancro, como da faringe, pulmão ou bexiga, ou doenças como as cardiovasculares ou a Doença Pulmonar Obstrutiva Cónica têm uma relação direta com o hábito de fumar.
Sabia que?
Sete em dez fumadores desejam deixar de fumar por motivos de saúde.
Cinco em dez fumadores pensam deixar de fumar pelas pessoas que os rodeiam ou pelo preço do tabaco.
O Dia Nacional do Farmacêutico celebra-se a 26 de setembro.
O objetivo do Dia Nacional dos Farmacêuticos é divulgar a profissão no seio da sociedade e proporcionar o encontro dos farmacêuticos portugueses das diversas áreas de intervenção profissional.
Neste dia estão de parabéns todos os farmacêuticos nacionais que prestam apoio aos portugueses diariamente.
Dia Nacional do Farmacêutico
Em Portugal realizam-se comemorações organizadas pela Ordem dos Farmacêuticos, com especial incidência em Lisboa, no Porto e em Coimbra.
Esta é uma profissão com séculos de existência. O primeiro diploma sobre a atividade farmacêutica é a Carta Régia dos Boticários do Reino, de 1449, de D. Afonso V.
O dia 26 de setembro foi acolhido pela Ordem dos Farmacêuticos como o Dia do Farmacêutico em homenagem a São Cosme e São Damião, os padroeiros dos farmacêuticos. Já o Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado no dia anterior, a 25 de setembro.
O Dia Europeu das Línguas comemora-se a 26 de setembro.
O objetivo deste dia é celebrar a diversidade de línguas na Europa e procurar atingir a compreensão intercultural no velho continente.
Saber se comunicar em outras línguas traz benefícios para a saúde mental, vida social e também pode ser um grande diferencial na carreira profissional das pessoas.
Dessa forma, este dia é um incentivo à aprendizagem de línguas estrangeiras.
Em 2001 o Conselho da Europa teve a iniciativa de criar a data, que se celebra em todos os 47 países membros desta entidade.
Aulas de línguas, sorteios de cursos de idiomas, exibições de filmes, concertos, oficinas, exposições, espetáculos de dança, programas de rádio especiais, encontros e conferências são algumas das atividades realizadas neste dia.
Tais eventos tem maior incidência em embaixadas, universidades, institutos de línguas e institutos culturais.
Em Portugal as atividades são coordenadas pela EUNIC Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, sob o patrocínio da Comissão Europeia. Os eventos e celebrações podem ser conhecidos no site oficial do dia.
Você sabia que?
Na Europa existem 225 línguas autóctones (aproximadamente 3% do total mundial).
Existem 24 línguas oficiais na UE.
Existem cerca de 60 línguas minoritárias ou regionais.
Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares
O Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares decorre a 26 de setembro.
A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 2013 e celebrada pela primeira vez em 2014.
O objetivo desta data é informar sobre os perigos das armas nucleares, assim como as vantagens económicas e sociais da eliminação total destas armas.
O atraso das negociações sobre a ameaça atómica levou a ONU a estabelecer esta data, que tem como derradeiro fim proibir a posse, produção, aquisição, teste, desenvolvimento, armazenamento, transferência, uso ou ameaça de uso, e a destruição das armas nucleares.
Este dia surge no seguimento do Dia Internacional Contra Testes Nucleares, também concebido pela ONU.
Para marcar a data realizam-se anualmente na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, reuniões entre os representantes da ONU e dos seus Estados-membros.
O Secretário-Geral da ONU faz um apelo às nações para a urgência da eliminação das armas nucleares e transmite uma mensagem para o mundo, no intuito de unir esforços para vencer um dos maiores desafios da humanidade.
Desde o primeiro teste nuclear em 1945 foram registados cerca de 2 mil testes nucleares, existindo aproximadamente 15 mil armas nucleares no mundo.
O Dia Mundial da Contraceção celebra-se a 26 de setembro.
Os objetivos da data passam por esclarecer a população sobre os diferentes tipos de contraceção existentes e por divulgar informação essencial para a vida sexual ativa.
Neste dia discutem-se as vantagens e as desvantagens dos vários métodos de contraceção e realizam-se atividades com o fim de promover informação sobre estes métodos.
Dia Mundial da Contraceção
São também revelados estudos com dados sobre os métodos contracetivos.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Ginecologia e da Sociedade Portuguesa de Contraceção, 94% das mulheres em Portugal usam algum método contracetivo.
A pílula é o método contracetivo mais usado, mas a sua utilização tem diminuído em Portugal, registando-se um aumento do uso do dispositivo intrauterino, do implante subcutâneo, do adesivo e do anel vaginal.
A pílula, o anel e o adesivo apresentam uma eficácia de 91 a 94%, enquanto o implante uma eficácia de 99%.
O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro.
Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.
O tema do Dia Mundial do Turismo 2020 é: "Turismo e desenvolvimento rural".
Os temas dos anos anteriores foram:
2019: "Turismo e emprego: um futuro melhor para todos";
2018: "Turismo e a transformação digital”;
2017: "Turismo sustentável: um instrumento a serviço do progresso";
2016: "Turismo para todos – promover a acessibilidade universal”
2015: "Turismo e desenvolvimento comunitário"
2014: "Turismo e desenvolvimento comunitário"
2013: "Turismo e água: proteger o nosso futuro comum"
Dia Mundial do Turismo
Origem da data
A data começou a ser celebrada no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo.
Importância do turismo
Considerado um dos maiores setores económicos do mundo, o turismo assume-se de importância vital para a economia de muitos países, que têm neste setor um elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento económico.
Sendo um setor que regista elevados índices de crescimento, o turismo não só apresenta benefícios económicos, como assume importância fulcral na promoção da cultura, língua e costumes de um país, povo ou população.
O Dia Mundial da Raiva observa-se a 28 de setembro.
Também conhecido como Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, este dia é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva, com o apoio da Organização Mundial de Saúde.
O Dia Mundial da Raiva é celebrado todos os anos no dia 28 de setembro, em homenagem a Louis Pasteur, falecido neste dia, que foi quem desenvolveu a primeira vacina eficaz contra a raiva. A primeira celebração ocorreu em 2007.
Esta é uma campanha internacional contra uma doença fatal ao homem. A raiva é infeciosa e causa a inflamação do cérebro em animais de sangue quente, podendo ser transmitida de uma espécie para outra. Ao homem é geralmente transmitida através da mordedura de cães doentes, encontrando-se o vírus na saliva.
dia mundial da raiva
É preciso combater a raiva para uma boa convivência entre animais e humanos
Todos os anos se desenvolvem iniciativas neste dia, como campanhas de vacinação de animais domésticos, caminhadas, maratonas, palestras e a distribuição de material informativo. Às pessoas que trabalharam para a eliminação da raiva são entregues prémios.
O objetivo das celebrações é erradicar as mortes por raiva canina até 2030.
Sabia que?
A doença considera-se erradicada em Portugal desde 1956.
Só a vacinação prévia pode salvar o homem contra esta doença.
A raiva mata uma pessoa no mundo de 10 em 10 minutos, sobretudo crianças até aos 15 anos (60% das vítimas).
O Dia Internacional do Direito ao Saber celebra-se a 28 de setembro.
A data enaltece o direito de acesso à informação por parte de toda a gente e as vantagens dos governos transparentes.
Promover a liberdade de informação como condição essencial para a democracia e para a boa governança foi um dos objetivos traçados em 2002, num encontro de organizações mundiais que trabalham com liberdade de informação, em Sófia, Bulgária.
Deste encontro, que terminou a 28 de setembro, nasceu o primeiro Dia Internacional do Direito ao Saber.
governo transparente
O direito à informação é um direito humano fundamental, que todas as pessoas, independente de qualquer fator, deveriam usufruir. Neste dia apela-se à partilha de informação governamental a todos os cidadãos.
Todos os anos se realizam nesta data campanhas de sensibilização para o direito à informação e para conseguir sociedades abertas e democráticas, onde o cidadão pode efetivamente participar e estar informado.
Conferências, concertos, competições, entrega de prémios, peças de teatro, filmes, abertura de novos sites, lançamento de livros e de relatórios, são alguns dos eventos realizados neste dia.
Todos os cidadãos podem e devem participar dos eventos. Geralmente estão envolvidos nessas atividades jornalistas, professores, ativistas, funcionários públicos, membros de organizações não governamentais e membros das organizações civis.
O Dia de Confúcio é celebrado tradicionalmente a 28 de setembro.
O aniversário de Confúcio calha no 27.º dia do oitavo mês lunar do calendário chinês.
O Dia de Confúcio é celebrado oficialmente em Taiwan como “Dia do Professor” a 28 de setembro e em Hong Kong no terceiro domingo de setembro, apesar da data tradicional também se observar.
Dia de Confúcio
As cerimónias do Dia de Confúcio remontam à Dinastia Zhou. Atualmente as cerimónias decorrem durante 60 minutos no nascer do dia 28, com 37 peças precisamente coreografadas, em Qufu (Shandong), o local de nascimento de Confúcio, no Templo de Confúcio em Taipei, Taiwan, e em templos em toda a China.
Confúcio é considerado o primeiro professor chinês e o filósofo mais influente da Ásia, deixando ao mundo cerca de 500 ditados. Não faças aos outros o que que não queres que façam a ti é uma das sabedorias partilhadas por Confúcio, que foi ainda editor e político.
Nascido em 551 a.C. e falecido a 479 a.C., Confúcio partilhava princípios com base na tradição chinesa, defendendo a forte lealdade da família, o culto dos antepassados e o respeito pelos mais velhos.
O seu legado de ensinamentos e princípios éticos enfatizam a auto iluminação através das cinco virtudes: da caridade, da justiça, da integridade, da sabedoria e da fidelidade.
O Dia Mundial do Coração celebra-se também em Portugal, a 29 de setembro.
Foi a Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) quem escolheu o dia 29 de setembro para celebrar mundialmente o Dia do Coração, desde o ano 2000.
O objetivo da data é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano.
dia mundial do coração
A organização apresenta medidas e sugestões para as pessoas praticaram um estilo de vida saudável.
Das iniciativas desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular, a World Heart Federation destaca a necessidade de praticar rituais saudáveis no local de trabalho e em casa. A UNESCO e a Organização Mundial de Saúde também participam na organização da data.
Neste dia realizam-se campanhas em Portugal, e por todo o mundo, para promover hábitos de vida saudáveis entre as pessoas, como caminhadas e corridas.
As atividades são organizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com câmaras municipais e diversas entidades.
Manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Este é o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis.
O Dia Marítimo Mundial celebra-se a 29 de setembro de 2022.
É na última semana de setembro que a data tem lugar no calendário anual, cujas festividades decorrem de acordo com a disponibilidade dos governos e das entidades envolvidas nas celebrações.
O objetivo da data é chamar a atenção para a importância da segurança na navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e da proteção do ambiente marinho.
Dia Marítimo Mundial
A data foi criada em 1978 pela Organização Marítima Internacional (OMI), a agência Nações Unidas especializada na segurança da navegação e na prevenção da poluição marinha provocada por navios.
Realiza-se também um evento paralelo à data anualmente, desde 2005, num país membro da OMI.
Sabia que?
Cerca de 80% do comércio mundial em volume e mais de 70% do comércio global por valor são transportados por mar e são manipulados por portos em todo o mundo.
Sem o transporte marítimo a importação e exportação de mercadorias na escala necessária para sustentar o mundo moderno não seria possível.
Existem mais de 50.000 navios mercantes a comercializar internacionalmente, transportando todo o tipo de carga. A frota mundial está registada em mais de 150 nações e é tripulada por mais de um milhão de trabalhadores marítimos de praticamente todas as nacionalidades.