• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

O dia de hoje

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Mundial da Saúde​


O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente a 7 de abril.

A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que no dia 7 de abril se celebra o Dia Mundial da Saúde.

A cada ano a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde, o qual passa a ser uma prioridade na agenda internacional da OMS. O tema do Dia Mundial da Saúde de 2018 foi "Saúde para todos". Ele resumiu o objetivo da OMS ao longo da sua existência, lembrando que a organização está a celebrar 70 anos.

Em 2017, com o lema "Let's talk" (vamos conversar), o tema foi a depressão, cuja iniciativa teve como objetivo ajudar a prevenir e a tratar a depressão.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.

Nas escolas portuguesas realizam-se várias atividades escolares para incutir aos alunos a importância da manutenção de um estilo de vida saudável.

Os programas apresentados no Dia Mundial da Saúde prolongam-se ao longo do ano.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Internacional do Castor​


O Dia Internacional do Castor celebra-se a 7 de abril.

Desde 2009 que se dedica este dia ao divertido e trabalhador animal que ajuda a limpar as águas, a restaurar as zonas húmidas pela construção de barragens, e a parar inundações e secas.

A mitigação de zonas húmidas pelo homem custa entre 10 a 100 mil dólares por acre, sendo que uma família castor cria e mantém vários acres de zonas húmidas de graça.

O objetivo da data criada pela Beavers Wetlands & Wildlife é informar a população sobre a importância deste animal. Foi escolhido o dia 7 em homenagem a Dorothy Richards, nascida neste dia, que estudou os castores por 50 anos.

Neste dia incentiva-se a ver vídeos sobre castores, a ler livros sobre castores, a levar os filhos a ver o animal no jardim zoológico, a contar histórias sobre este amigo animal que resolve problemas ambientais, entre outras sugestões de atividades relacionadas com o castor.

Factos sobre os castores​

  • O castor é o maior roedor da América do Norte e o animal nacional do Canadá.
  • Um castor adulto pode pesar 27 quilos.
  • O castor pode viver até 24 anos.
  • O castor é vegetariano, comendo plantas e árvores.
  • O castor come e utiliza inteiramente a árvore que derruba, desde as folhas aos ramos e ao tronco.
  • Um castor pode ficar debaixo d'água 15 minutos e nadar 8 km por hora.
  • O castor tem pálpebras transparentes para conseguir ver debaixo d'água.
  • A maior barragem construída por castores foi descoberta por imagens de satélite no Wood Buffalo National Park, Alberta, Canadá, apresentando 853 metros de comprimento.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Internacional do Cigano​


O Dia Internacional do Cigano celebra-se a 8 de abril.

O objetivo deste dia é comemorar a cultura e a história do povo cigano, lutando para o seu reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação sentida por essa comunidade.

Neste dia realizam-se atividades em Portugal, como exposições de fotografia sobre a cultura cigana e tertúlias sobre a sua integração.

Ciganos dançando


Origem do Dia mundial do cigano​

É desde 1971 que se comemora o Dia Internacional do Cigano a 8 de abril, pois foi nessa data que se realizou o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. A data foi institucionalizada pela ONU, como International Romani Day.

Quem são os ciganos?​

Os ciganos representam a maior minoria étnica na Europa, e, ao mesmo tempo, a mais discriminada, com um acesso dificultado à educação, à habitação, aos serviços de saúde e ao trabalho.

Sua cultura é fundamentalmente ágrafa, pelo que o desconhecimento corrobora o preconceito contra a comunidade cigana.

As roupas coloridas, os adereços de metal, a fala rápida, a música e a dança animada são alguns aspetos facilmente destacáveis na cultura cigana, marcada por um sentimento de união e por um estilo de vida nómada.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia do Golfista​


O Dia do Golfista comemora-se a 10 de abril.

Este não é um dia do golfe, mas sim do seu praticante em especial, o golfista. A melhor forma de celebração do dia é jogar golfe ou mini golfe num campo perto de casa, ou então praticar o desporto virtualmente, numa consola ou computador, se o tempo não o permitir. Apesar de não ser um desporto coletivo, é possível competir com os amigos ou familiares.

Visto como um desporto elitista, a modalidade tem vindo a massificar-se com a criação de mais de 30 mil campos de golfe pelo mundo. Há quem defenda que "golf" é uma sigla para “gentlemen only, ladies forbidden” (cavalheiros apenas, senhoras proibidas) e que o desporto nasceu na Escócia no século XIV. A primeira referência que se encontra ao golfe como desporto é na Escócia em 1457, quando o rei Jaime II da Escócia decidiu proibir a prática do golfe por considerar que a população estava a perder muito tempo neste desporto, em vez de praticar arco para a defesa nacional.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Mundial da Doença de Parkinson​


O Dia Mundial da Doença de Parkinson tem lugar a 11 de abril.

Neste dia internacional da doença de Parkinson realizam-se iniciativas pelo mundo inteiro com o objetivo de informar e consciencializar a população mundial para a doença. A população pode aderir às iniciativas e ainda fazer donativos para a pesquisa e para o combate à doença.

Foi a 11 de abril de 1755 que nasceu James Parkinson, o médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817. Esta dia é uma iniciativa da Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA - European Parkinson's Disease Association).

Sintomas de Parkinson​

  • tremores quando em repouso
  • rigidez muscular
  • lentidão de movimentos
  • dificuldade em realizar movimentos repetitivos
  • alterações no equilíbrio quando em movimento.

Doença de Parkinson em Portugal​

A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, ainda sem cura, pautada pela destruição das células nervosas. Esta doença ataca cerca de 20 mil portugueses, de ambos os sexos, com uma ligeira preponderância para o sexo masculino. Estima-se que no mundo existam 10 milhões de doentes de Parkinson.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de São Victor​



O Dia de São Victor celebra-se a 12 de abril.

São Victor foi um santo português, nascido numa aldeia chamada Paços, perto de Braga.

Ele se preparava para o batismo, quando ainda jovem se encontrou com um grupo de pagãos que prestava culto a um ídolo, e que o convidou a participar no culto. O jovem Victor se recusou a isso, confessando a sua fé e preparação para o batismo, tendo então o grupo decidido levar o jovem à presença do governador.

O governador romano Sérgio perguntou a Victor a razão por não adorar o ídolo que o império ordenava e este respondeu que Jesus Cristo era o único digno de adoração, sendo Jesus uma pessoa real e não uma ideia, ao contrário dos ídolos romanos.

São Victor foi então preso numa árvore e martirizado, queimado e decapitado, por volta do ano 300. Ficou para a posterioridade como um exemplo de fé e de conquista sobre as tentações. Os testemunhos da sua vida encontram-se nos escritos de Dom Rodrigo da Cunha, arcebispo de Braga e Lisboa.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de São Frutuoso​


O Dia de São Frutuoso festeja-se a 16 de abril.

Também conhecido como Frutuoso de Braga e Frutuoso de Dume, o santo foi um importante monge e bispo do século VII na Península Ibérica.

Nasceu em Astorga nas Astúrias e foi bispo de Dume. Fundou imensos mosteiros, responsáveis pela formação de muitos jovens. Segundo os registos de São Valério, seu discípulo, que escreveu a a sua biografia “Vita Sancti Fructuosi”, ele era um apóstolo incansável com fama de instruir o povo humilde,

São Frutuoso faleceu a 16 de abril de 665. Em Braga encontra-se a Capela de São Frutuoso, na freguesia de Real, que contém parcialmente as suas relíquias, que foram roubadas pelo arcebispo de Compostela Diego Gelmírez e devolvidas em parte oito séculos depois.

A São Frutuoso recorrem as pessoas que sofrem fraturas e luxações, e no passado a sua devoção por parte do povo que o considerava santo estava ligada à fertilidade.

Na Arquidiocese de Braga, a festa litúrgica de S. Frutuoso assinala-se no dia 19 de outubro.

Oração de São Frutuoso​

Carne trilhada
Nervo torcido
Ossos e veias
E cordoveias
Tudo isso eu coso
Com o louvor
De São Frutuoso
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de São Hermenegildo​


O Dia de São Hermenegildo festeja-se a 13 de abril.

Hermenegildo nasceu por volta de 564 e faleceu a 13 de abril de 585 em Terragona. Foi um príncipe visigodo que acabou martirizado por ordem do próprio pai.

Filho do rei Leovigildo, Hermenegildo e seu irmão Recaredo foram educados no arianismo dos visigodos, sendo nomeados príncipes de Sevilha e Toledo, respetivamente. Hermenegildo casou-se com uma princesa católica, Ingonda, que era sobrinha da segunda mulher de Leovigildo, que a todo o custo a tentou converter ao arianismo.

As tensões familiares levaram ao exílio de Hermenegildo em Sevilha, onde se converteu ao cristianismo e teceu um plano para se insurgir contra o pai. Hermenegildo foi derrotado ao fim de anos e foi preso pelo pai, na esperança que o cárcere mudasse as ideias do filho. Hermenegildo não recuou, mesmo perante a ameaça do pai de tirar o seu título, dizendo Hermenegildo que nada lhe custava renunciar à coroa terrestre, pois já tinha garantida a coroa celeste.

Num sábado santo, antes de Páscoa, Hermenegildo pediu para ser confessado e para receber a comunhão na prisão por um padre católico, mas o pai enviou-lhe em vez um bispo ariano. Hermenegildo recusou-se e o rei ordenou então que decepassem a cabeça de Hermenegildo com um machado. Nessa noite ouviram-se músicas celestes e viram-se luzes nos céus, segundo relatos de São Gregório.

O grande milagre de São Hermenegildo consistiu, contudo, na conversão privada de seu pai ao cristianismo, que ainda apontou o filho Recaredo à sua sucessão. Recaredo, irmão de Hermenegildo, viria a governar com prudência, tendo também se convertido ao cristianismo e abandonando a heresia ariana.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia do Beijo​


O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos.

Esta data visa comemorar o ato do beijo e mostrar os benefícios da sua prática. O beijo é um ato comum em várias sociedades, seja como forma de cumprimentar ou saudar alguém ou de demonstrar amor e carinho por outra pessoa.

Acredita-se que se celebrou a data pela primeira vez a 13 de abril de 1882. Atualmente também se celebra o Dia Internacional do Beijo a 6 de julho no Reino Unido e noutros locais do mundo.

Benefícios do beijo​

Beijar faz bem à saúde, tanto a nível emocional como físico.

  • Beijar emagrece - queimamos calorias enquanto beijamos. Ao beijar está a queimar, em média, 12 calorias.
  • Beijar alivia o stress - o ato é um ótimo aliado da tranquilidade e do relaxamento. Quantas vezes não bastou um simples beijo para acalmar?
  • Beijar promove o bem-estar - quando beijamos o batimento cardíaco aumenta e consequentemente a oxigenação das células é maior, melhorando as funções circulatórias do organismo.
No dia do beijo não pode deixar de beijar quem mais ama.

Significado dos beijos​

Os apaixonados trocam beijos na boca, os amigos beijam na face, seja com um, dois ou até três beijos! Para mostrar respeito e admiração por alguém podemos beijar a mão. Curiosamente, as crianças recebem muitas vezes beijos na testa, em forma de bênção.

Beijos famosos​

  • O "Beijo" de Gustav Klimt
  • O "Beijo" de Rodin
  • O beijo de Judas
  • O beijo de "E Tudo o Vento Levou"
  • O beijo da "Bela Adormecida"
  • O beijo de "A Dama e o Vagabundo"
  • O beijo de "Titanic"

Beijo mais longo do mundo​

O beijo mais longo do mundo foi dado em 2013 por Ekkachai Tiranarat e Laksana Tiranarat. O casal tailandês deu um beijo de 58 horas, 35 minutos e 58 segundos, entrando para o Guinness World Records.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Mundial da Voz​



O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de abril.

A celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.

No Dia Mundial da Voz, centros hospitalares e associações promovem rastreios gratuitos e alertam a população para os cuidados a ter com a voz, prevenindo eventuais problemas na voz, através do diagnóstico precoce.

Esta data foi comemorada pela primeira vez em 2003.

Cuidados a ter com a voz​

  • Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
  • Beber bastante água e praticar exercício físico
  • Não gritar em excesso nem em tom agudo
  • Falar pausadamente
  • Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
  • Dormir bem

Sinais de alerta a ter em conta​

  • Alterações na voz
  • Tosse frequente
  • Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz
  • Pigarreia ou rouquidão com frequência
Esteja atento à sua voz e identifique possíveis sinais de alarme. Alterações na voz podem ser sinal de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.

Vozes famosas​

  • Morgan Freeman
  • Elvis Presley
  • Aretha Franklin
  • Nat King Cole
  • Freddy Mercury
  • Frank Sinatra
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Mundial da Hemofilia​


O Dia Mundial da Hemofilia celebra-se a 17 de abril.

Origem da data​

Esta data é também conhecida como Dia Mundial do Hemofílico.

É desenvolvida desde 1989 pela Federação Mundial do Hemofilia, uma organização sem fins lucrativos que atua em 113 países do mundo e que foi fundada por Frank Schnabel em 1963.

O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia por ser o aniversário de Frank Schnabel. O objetivo deste dia é consciencializar as populações para a hemofilia e para outras desordens sanguíneas.

Neste dia é tradição acender os vários monumentos do mundo com luzes vermelhas, chamando a atenção para as pessoas com desordens sanguíneas.

Hemofilia​

A hemofilia é uma anomalia do sangue caracterizada por uma demora ou uma falta de coagulação, sendo que a menor ferida pode provocar uma grave hemorragia.

Esta é uma afeção hereditária, transmitida pelas mulheres, que ataca sobretudo os homens. A forma mais comum de desordem é a hemofilia A, presente em 1 de 5.000-10.000 nascimentos masculinos. Já a hemofilia B acontece em aproximadamente 1 de 20,000-34,000 nascimentos masculinos.

Não existe um registo nacional sobre a hemofilia em Portugal, estimando-se que exista um milhar de pessoas com esta doença em Portugal.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios​


O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril.

A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

Neste dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como visitas e entradas gratuitas nos monumentos. Ao longo da semana que integra este dia, também se realizam comemorações por todo o país, todos os anos com um novo tema.

Monumentos e sítios abertos em Portugal​

Neste dia estarão abertos ao público locais como:

  • Serralves
  • Museu do Vinho do Porto
  • Casa do Infante
  • Museu Nacional Soares dos Reis
  • Museu Bordalo Pinheiro
  • Museu Interactivo do Megalitismo de Mora
  • Museu Nacional do Azulejo
  • Padrão dos Descobrimentos
  • Palácio de São Bento
  • Panteão Nacional
  • Museu dos Biscainhos
Pode conhecer todo o programa de atividades do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios por localidade no site da Direção-Geral do Património Cultural.

Monumentos mais visitados em Portugal​

  1. Mosteiro dos Jerónimos
  2. Torre de Belém
  3. Mosteiro da Batalha
O Palácio Nacional de Mafra é o palácio mais visitado, enquanto que o Museu Nacional dos Coches é o museu mais visitado em Portugal.

Os estrangeiros representam 85% das entradas nos monumentos nacionais, enquanto que 61% das entradas nos museus e palácios são feitas por portugueses.

Origem da data​

A data foi instituída a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de Santa Ema​


É a 19 de abril que se comemora o Dia de Santa Ema.

Santa Ema da Saxónia pertencia a uma família nobre de grande vivência cristã. O seu irmão era bispo. Ainda muito nova, foi dada como esposa a um conde, que a deixou viúva pouco tempo depois.

Apesar dos imensos pretendentes, pela sua beleza e riqueza, Santa Ema decidiu dedicar as restantes quatro décadas da sua vida à oração e à caridade, doando todos os bens aos pobres e necessitados e fundando conventos e abadias. Quando faleceu a 19 de abril de 1045, numa abadia consagrada ao seu esposo, já nada mais tinha para oferecer.

Tentando alcançar a perfeição cristã na viuvez, Santa Ema mereceu não a devoção de um novo marido, mas sim de um país inteiro e de milhões de cristãos espalhados pelo mundo ao longo dos séculos.

Quando o seu túmulo foi aberto séculos depois, todo o seu corpo se encontrava em pó, à exceção da sua mão direita, ainda intacta, um símbolo do poder da sua dádiva.

Santa Ema é muitas vezes representada com pão nas mãos, mostrando a sua caridade com os pobres.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de Santo Expedito​


O Dia de Santo Expedito comemora-se a 19 de abril.

A história de Santo Expedito, o santo das causas urgentes e impossíveis, é vaga. Acredita-se que Expedito foi um comandante de uma legião de soldados romanos em defesa das províncias romanas na Arménia contra o ataque de bárbaros asiáticos.

Terá morrido martirizado a 19 de abril de 303, em Melitene, na Arménia, às mãos do imperador Diocleciano, por recusar-se a negar a fé cristã.

Em diversas igrejas do mundo encontram-se estátuas representando Santo Expedito num traje legionário, com uma mão a segurar uma palma e outra uma cruz com a palavra hodie (hoje). O nome Expedito terá sido utilizado para caracterizar o santo legionário, sempre pronto a agir e a cumprir o seu dever.

A lenda conta-nos que quando Expedito quis se converter, uma tentação se manifestou em forma de corvo à sua frente, gritando "Crás! Crás!" ("Amanhã! Amanhã!" em latim). O legionário não deu ouvidos ao pedido de adiamento do seu batismo e pisou o corvo dizendo: "Hodie! Hodie!" ("Hoje! Hoje!").

Oração a Santo Expedito​

Oh! Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, intercede por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que venha em meu socorro nesta hora de aflição e desesperança. Meu Santo Expedito, tu que és o Santo guerreiro; tu que és o Santo dos aflitos e desamparados; tu que és o Santo dos desempregados; tu que és o Santo das causas urgentes, protege-me, ajuda-me, concedendo-me força, coragem e serenidade. Atende meu pedido! (Fazer o pedido)

Meu Santo Expedito ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegendo-me de todos os que possam prejudicar-me, protegendo minha família, atende meu pedido com urgência, devolvendo-me a paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedito! Estarei agradecido pelo resto da minha vida e propagarei teu nome a todos os que tiverem fé.
Ámen!
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Mundial dos Simpsons​


O Dia Mundial dos Simpsons chegou e é hora de mergulhar no mundo da família mais icónica da televisão.

De momentos hilariantes até curiosidades, contamos tudo o que precisas de saber para comemorar este dia como um verdadeiro fã dos Simpsons!

O Dia Mundial dos Simpsons é celebrado a 19 de abril, porque a família Simpson fez sua primeira aparição no programa de variedades The Tracey Ullman Show em 19 de abril de 1987. Isso quer dizer que os nossos amigos amarelos já animam as nossas vidas há bastante tempo.

Simpsons comemorando
Imagem gerada por inteligência artificial
Falando em amarelo, sabes por que os Simpsons são dessa cor?

A decisão de Matt Groening, o criador da série, de torná-los amarelos foi puramente acidental. Quando estava a desenhar os personagens, simplesmente escolheu esta cor porque era chamativa e fácil de distinguir na televisão.

O lugar onde vivem também não é por acaso. Springfield é uma cidade fictícia, mas inspirada em vários lugares dos Estados Unidos. Groening revelou que é um nome comum nos Estados Unidos e queria que cada espectador sentisse que a série se passava na sua própria Springfield.

casa dos Simpsons
Imagem gerada por inteligência artificial
Outro fato que nos fascina nos Simpsons é que eles são visionários. Os Simpsons são famosos por suas previsões surpreendentes sobre eventos do mundo real. Desde a presidência de Donald Trump até a epidemia do Ébola, a série tem representado numerosos eventos de forma quase profética.

Como celebrar o Dia Mundial dos Simpsons​

Homer Simpson comendo hamburguer
Imagem gerada por inteligência artificial
  • Organiza uma maratona de episódios com os teus amigos
  • Vais precisar de alguns pratos de donuts
  • Compra cerveja Duff ou Fresisuis para beber
  • Prepara hambúrgueres dignos de Krustyburger
  • Sente-te como o Radioactive Man ou como a Stacy Malibu e mergulha no hilariante mundo dos Simpsons
Bart Simpson lendo
Imagem gerada por inteligência artificial
Vamos celebrar o legado desta família amarela e todas as gargalhadas que nos proporcionaram ao longo dos anos.

Não há maneira melhor de passar o dia do que a rir junto com Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie!
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de Santo Anselmo​


O Dia de Santo Anselmo é celebrado a 21 de abril.

Biografia​

Anselmo de Cantuária ou Anselmo de Aosta foi um monge beneditino, filósofo e Doutor da Igreja que nasceu a 1033 em Aosta, Borgonha, e faleceu a 21 de abril de 1109, em Cantuária, na Inglaterra.

Tendo perdido a mãe, e devido ao mau relacionamento com o seu pai, um conde que o queria instalar na nobreza contra o seu desejo, Anselmo fugiu de casa e acabou por chegar a um mosteiro da Normandia, onde se entregou aos estudos religiosos sob a tutela do monge Lanfranco. Em pouco tempo se formou como abade e professor e tomou o lugar do seu mestre e amigo que se tornou arcebispo da Cantuária, começando então uma intensa reforma monástica. Quando Lanfranco faleceu, Anselmo foi chamado para o seu lugar, tornando-se arcebispo de Cantuária, entre 1093 e 1109.

Santo Anselmo exerceu uma grande influência sobre a teologia ocidental, sendo designado de fundador do escolasticismo e de pai da ciência teológica no Ocidente, apresentando uma enorme obra escrita, acabando até por ser perseguido e exilado por dois reis de Inglaterra: Guilherme II e Henrique I.

Existência de Deus​

Santo Anselmo propôs a prova da existência de Deus pela razão. Foi ele o criador do argumento ontológico para a existência de Deus e da visão da satisfação sobre a teoria da expiação. O santo defendia que a razão humana tinha capacidade para investigar os mistérios divinos, propondo que se temos a ideia de um ser perfeito, a perfeição absoluta tem de existir, assim como o ser perfeito, sendo que a essência da redenção se encontra na união do indivíduo com Cristo na Eucaristia.

Frases​

“Não quero compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que sem a fé eu não compreenderia nada de nada.”

“Se alguém não sabe, seja por que não ouviu ou por que não acredita, que há uma natureza, suprema sobre todas as coisas existentes, que sozinha é auto-suficiente em sua felicidade eterna, que através de sua bondade omnipotente concede e faz com que todas as coisas existam ou tenham algum tipo de bem-estar, e uma grande quantidade de outras coisas que devemos acreditar sobre Deus ou sua criação, penso que este devia pelo menos se convencer da maior parte destas coisas pela simples razão se for moderadamente inteligente”.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Mundial da Terra​


Todos os anos, a 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra. Em 2022, o tema desta celebração é “Invista no nosso planeta”.

A data foi criada em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson. Depois de verificar as consequências do desastre petrolífero ocorrido em 1969 em Santa Barbara, na Califórnia, o senador resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.

Atividades para o Dia Mundial da Terra​

Neste dia de cariz educativo, escrevem-se frases e poemas sobre a importância do planeta Terra nas escolas.

É possível juntar-se a atividades existentes, criar eventos próprios, doar dinheiro, ou tomar simples atos como plantar uma árvore ou separar o lixo, por exemplo.

No dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

O Dia Mundial da Terra conta já com mais de mil milhões de atos realizados em prol do ambiente ao longo da história. É o maior dia do ano para o planeta Terra, desejando que todos os habitantes do mundo realizem algum ato que o proteja.

Este ato será uma espécie de semente para regar durante o resto do ano.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Mundial do Escutismo​


O Dia Mundial do Escutismo celebra-se a 23 de abril em todo o mundo.

Esta data é conhecida também como o Dia de São Jorge. Esta santo, que na lenda venceu um dragão, é o patrono mundial do escutismo.

O escutismo nasceu em Inglaterra, com Baden-Powell, que confiou a São Jorge, o santo protetor e patrono de Inglaterra, o movimento escutista mundial.

O escutismo apela ao sentido de entreajuda, à união e ao despertar da coragem e da força, com um desejo de cumprir a vontade de Deus, à imagem de São Jorge. É o sentido prático que caracteriza o escuteiro.

As pessoas, as atividades como as caminhadas, os acampamentos e os encontros entre agrupamentos são alguns dos aspetos que os escuteiros referem como os mais positivos no escutismo.

Em Portugal destacam-se duas organizações escutistas: os Escoteiros de Portugal e o Corpo Nacional de Escutas (CNE).
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia Nacional da Educação de Surdos​


O Dia Nacional de Educação de Surdos tem lugar todos os anos a 23 de abril.

Este dia, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo, tem como finalidade sensibilizar as pessoas para a situação das pessoas surdas e da sua linguagem em específico, sublinhando a necessidade de lutar por condições de vida, trabalho e educação mais apropriadas.

As atividades desde dia consistem em fóruns comemorativos, exposições, encontros de adultos e jovens surdos com partilha de experiências, entre outras. As atividades visam a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva e ainda a afirmação da linguagem gestual.

Língua Gestual Portuguesa​

A comunidade falante de Língua Gestual Portuguesa (LGP) é composta por mais de 30 mil pessoas. O número de intérpretes, que são obrigados a ter um curso superior, é de cerca de 150. Em Portugal não existem escolas exclusivas para alunos surdos, sendo os estudantes incorporados em instituições, com turmas constituídas por jovens surdos.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,630
Gostos Recebidos
813

Dia de São Jorge​


O Dia de São Jorge, conhecido como "santo guerreiro", celebra-se a 23 de abril.

Não existem muitos dados históricos sobre a vida deste popular santo da Igreja. Apesar da sua história se basear em documentos lendários e apócrifos, aponta-se o ano de 275 para o seu nascimento e o ano de 303 para a sua morte (a 23 de abril).

As lendas descrevem que este cavaleiro da Capadócia (atual Turquia) salvou uma mulher de um dragão, o que levou ao batismo de milhares de pessoas. Defendendo a sua fé até à morte, foi torturado e decapitado por ordem do Imperador Diocleciano, que mandou prender todos os soldados romanos cristãos e prestar tributo aos deuses romanos.

São Jorge montado no seu cavalo atacando dragão


São Jorge é celebrado especialmente em locais como o Reino Unido, a Bulgária, a Geórgia, a Lituânia, o Canadá, a Catalunha, Génova, e Rio de Janeiro.

São Jorge é um orago menor de Portugal. D. Nuno Álvares Pereira considerava São Jorge o responsável pela vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota, encontrando-se a Capela de São Jorge, em Leiria, e o Castelo de São Jorge, em Lisboa, em seu nome. Julga-se que foram os cruzados ingleses que auxiliariam D. Afonso Henriques a conquistar Lisboa, em 1147, que trouxeram a devoção a São Jorge para Portugal.

Além de santo protetor e patrono de Inglaterra, São Jorge é o patrono mundial do escutismo, celebrando-se também o Dia Mundial do Escutismo a 23 de abril.
 
Topo