Portal Chamar Táxi

Peugeot 306 1993 com folga...

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Ora bem, então vamos a ver se sou capaz de explicar o meu problema.A coisa de 6 meses adquiri um peugeot 306 1993 1.4i.O carro sempre andou bem, mas a coisa de um mes fui surpreendido por um problema...Ao virar o carro, a roda dianteira lado condutor dava uma guinada enorme, ou seja a roda rodava sozinha, depois quando endireitava o volante, ele para o carro ir direito, ficava com o voltando a fazer quase um angulo de 30 graus...Depois passados uns 30 segundos +- voltava a roda a dar uma valente guinada e o volante passava para o seu sitio certo...Escusado será dizer que em cada guinada o carro ia sempre a fugir, quase que causando acidentes....Levantei o carro do lado condutor, e abanei a roda...Ela vai para dentro cerca de 3 ou 4cm...Reparei logo que a ponteira do triangulo estava rota, troquei-a, o que reduziu bastante este defeito, mas mesmo assim ainda o faz...Ao levantar a roda, ela move-se na parte da frente do pneu para dentro...O rolamento esta bom, pois o que mexe é todo o conjunto, da roda, junto com o amortecedor...Vejo no semi eixo da direcção, que no fole junto à caixa é aí que esta a folga....

Agora, queria saber o que fazer e como despistar de onde esta realmente o problema...Ou seja, como sei se o problema é na caixa ou no semi-eixo?

Mais um detalhe...

Ao virar a direcção para a esquerda o semi eixo faz toc toc toc....

Aconselham so a comprar a ponteira junto a caixa ou as 2? Ou será dentro da caixa o defeito?

Abraços

kablamis

pmdias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2008
Gostos Recebidos
0
Não sera melhor levar o carro a uma oficina antes que tenha ou provoque um acidente??? Assim é dificil dizer o problema do seu carro, mas provavelmente tem ai não um mas dois problemas....junta homocinetica (cardan completo) com folga e a caixa de direcção.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! O carro tem estado parado...Aki não se pode ir a uma oficina...Os mecanicos cobram só 70 euros hora!!!E como tenho umas luzes de mecanica vou reparando eu...Keria apenas uma opinião mais profissional/formada sobre o tema....A mim dame a sincera impressão de ser realmente o semi eixo , particularmente o cardan junto a caixa, pois é esse que tem a folga....Durante esta semana ja saco o semi eixo e vejo se tem algo de errado...

Abraços

kablamis

Não sera melhor levar o carro a uma oficina antes que tenha ou provoque um acidente??? Assim é dificil dizer o problema do seu carro, mas provavelmente tem ai não um mas dois problemas....junta homocinetica (cardan completo) com folga e a caixa de direcção.

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
amigo na minha opinião, trocava a caixa de direcção completa, uma vez que se a folga é assim tanta, pode muito bem ter danificado a cremalheira dentro da caixa e não só a bielete de direcção e o terminal da direcção. tente ver o preço de uma recondicionada. A lizarte costuma ter bons preços mas tens que entregar a velha e não pode estar partida.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Obrigado pela ajuda, acredite dou-lhe mt apreço...Agora, eu nâo estou em Portugal...Este carro comprei-o aki no estrangeiro mesmo para percorrer a ilha, pois o carro custou mt mt pouco dinheiro....A folga apresentada é dentro do fole antes da caixa, logo leva-me a parecer que o problema esteja mesmo no cardan...

De todas as maneiras mt provavelmete ou quarta ou quinta já saco o semi eixo fora...Não tenho é chave 30 para o sacar...A ver se alguem em empresta uma...

Abraços

kablamis

amigo na minha opinião, trocava a caixa de direcção completa, uma vez que se a folga é assim tanta, pode muito bem ter danificado a cremalheira dentro da caixa e não só a bielete de direcção e o terminal da direcção. tente ver o preço de uma recondicionada. A lizarte costuma ter bons preços mas tens que entregar a velha e não pode estar partida.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Após substituição do semi eixo completo,pois estavam os dois cardans lixados, e também o amortecedor que ja estava a babar óleo, o problema da direcção virar mantem-se...Ou seja, se vou em segunda em linha reta e acelero o carro começa imediatamente a fugir para a direita, e ao desacelarar sinto a roda a virar sozinha...Acham que é a caixa de direcção? Existe alguma maneira de lhe tirar esta folga???O carro é sem direcção assistida....

Abraços

kablamis

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
Antes de começar a mexer dentro da caixa de direcção. já viste o estado dos silentblock´s a virgula que leva na parte de tras do braço vende-se imenso e rotulas dos braços de suspensão. Mas continuo a dizer que na minha opinião devias ter trocado a caixa de direcção completa, ao menos eliminavas todas as hipóteses de folgas na caixa, bieletes e terminais de direcção.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Dos silentblocks, mudei a rotula que agarra no conjunto do disco,por baixo do rolamento da roda....Estou com um bocado de duvidas em relação ao outro...

Agora....A virgula não sei onde está..Podes colocar aki uma imagem pf?

O que parte todo é o seguinte...Coloco o carro no ar, vou a roda direita, abano e nada mexe...

Mexo na roda esquerda e a roda na parte da frente vai para dentro...Ou seja o semi eixo no ultimo cardan, vai para dentro e para fora, diria um centimentro....

Se abanar a roda em cima, para ver se o rolamento tem folgas, a roda não se mexe...É so mesmo se tocar na roda às 9 horas...E empurrar para dentro é ke mexe...

O bielete tirei-o hoje mesmo esta bom, o amortecedor mudeio, pois vi o outro babado de oleo e mesmo assim o problema persiste...O carro foge para a direita , pois claro, pois se a roda no ar se move para dentro na sua parte da frente....reparei também que o volante mexe quando mexo na roda esquerda...O triangulo fica quieto, o amortecedor gira um bocado de lado, e o conjunto vai para dentro...Mas o triangulo não mexe...é possivel que seja a caixa da direcção, pareçe-me...porque se fosse o triangulo a roda ficava quieta a frente e ao forçar o triangulo, ele movia-se...Não?

é possivel ter a caixa de direcção estragada so de um lado?

Abraços

kablamis

Antes de começar a mexer dentro da caixa de direcção. já viste o estado dos silentblock´s a virgula que leva na parte de tras do braço vende-se imenso e rotulas dos braços de suspensão. Mas continuo a dizer que na minha opinião devias ter trocado a caixa de direcção completa, ao menos eliminavas todas as hipóteses de folgas na caixa, bieletes e terminais de direcção.

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
a caixa dentro é constituída por pinhão e cremalheira por isso se tiveres folga dentro da caixa é nas duas rodas. agora podes é ter folga na bielete ou terminal de direcção e isso só te afecta uma roda. na primeira mensagem falavas num barulho toc toc toc... já viste o estado da junta homocinética. No braço deves ter um silentblock parecido com este tambem conhecido com virgula.silentblock.jpg

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Ora bem...Então é assim...Ja detectei o problema..Fonix...

Ao colocar a nova ponta no triangulo, usei o parafuso antigo, hoje ao andar de volta disto, é ke reparei ke a folga ke tinha na roda, se devia ao mau aperto do parafuso....A ponteira estava larga dentro do buraco...Tentei apertar mas estava moido, para desenroscar so a mt custo...Ja substitui o parafuso e acabou a folga...Mas tenho um problema ainda...

O carro ao passar por lombas foge para a direita , igual se pisar o acelador em reta...Ao passar por lombas faz uma chiadeira da porcaria...Fogo...

Ja reparei ke tenho essa virgula no triangulo esquerdo lixada...Posso só mudar essa, ou tenho de mudar a da frente ( posterior ) também?

Tenho de mudar nas duas rodas ou basta nesta que tem o defeito?

Abraços e obrigado epla ajuda prestada!

Kablamis

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Gostos Recebidos
0
Isso convinha mudar as duas e depois alinhar a direcção.

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas! Quando disse as duas, falou-me nas virgulas, iguais às da imagem que o membro boxcar colocou?uma de cada lado???

Abraços

kablamis

Isso convinha mudar as duas e depois alinhar a direcção.

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Gostos Recebidos
33
Boas! Quando disse as duas, falou-me nas virgulas, iguais às da imagem que o membro boxcar colocou?uma de cada lado???

Abraços

kablamis

Exactamente como o nosso amigo F.B.I diz, convem trocar as duas porque se a do lado esquerdo nao esta boa a do lado direito nao deve andar muito melhor mais tarde ou mais cedo vai ter que a trocar tambem. E claro depois de mexer na direcção ou na suspensão da frente alinhar sempre a direcção.