Frederico Gil-Gael Monfils 4-6, 3-6, 6-1, 2-6
TENISTA FRANCÊS ELIMINA SINTRENSE NA AUSTRÁLIA
Acabou o sonho de Frederico Gil no Open da Austrália. Diante do número 12 da hierarquia Mundial, o tenista português nunca virou a cara à luta e obrigou o tenista gaulês a aplicar-se a fundo. Porém, Monfils foi mais forte e agressivo, vencendo o jogo em cerca de 2 horas e meia.
Dados estatísticos:
Frederico Gil Gael Monfils
Ases 0 8
Winners 34 57
Duplas faltas 0 5
Erros não forçados 40 41
Break points salvos 5/11 = 45 % 3/7 = 43 %
- Frederico Gil envia a bola à rede e o francês vence o encontro com parciais de 4-6, 3-6, 6-1 e 2-6!
- Triplo match point para Monfils...
- Monfils serve para fechar o encontro, entrando logo ao ataque (40-0).
- Gil serve para se manter no encontro. Para já o português aguenta-se bem e alcança uma vantagem de 40-15. Porém Monfils recupera muito bem e iguala o português. Nas vantagens, Gil adianta-se com um excelente passing shot e fecha o jogo logo depois. (2-5)
- Com um ás e uma bola cruzada de bom nível, Monfils entra no seu jogo de serviço ao ataque (30-0). Gil ainda conseguiu responder mas Monfils fechou o seu jogo com um passing shot. (1-5)
- Frederico Gil avança para 40-0 e tenta desta forma recuperar no set... O francês não gostou nada da forma como perdeu este último ponto e quem pagou foi a sua raqueta. Monfils ainda recuperou para 40-15, mas Gil fechou o jogo logo depois. (1-4)
- Monfils mais uma vez implacável no seu jogo de serviço! (0-4)
- Depois da excelente réplica no terceiro set, Gil parece novamente estar em queda... Monfils chega aos 15-40, quebrando o serviço do português à segunda tentativa. (0-3)
- Mas que fantástica pancada de Gil! Monfils tinha vantagem mas o português responde muito bem... Depois de conseguir evitar duas vezes a vantagem do francês, Gil acaba por ceder. (0-2)
- Monfils procura desde já avançar para uma vantagem de 2-0 mas Gil responde muito bem ao serviço do francês e o jogo segue para as vantagens.
- Gil entrou muito bem no seu jogo, mas permitiu a Monfils a recuperação. O francês tem break point e não perdoa. (0-1)
11H42 - Início do quarto set!
- Frederico Gil parece realmente estar de volta ao encontro. Monfils esteve praticamente irreconhecível neste terceiro parcial e o tenista de Sintra pode ainda ter alguma coisa a dizer em relação ao vencedor do jogo.
- À imagem do que fez durante todo o terceiro set, Frederico Gil fecha o parcial de forma fantástica. O tenista sintrense quebrou o serviço de Monfils, não permitindo ao francês qualquer ponto. (6-1)
- Frederico Gil parece estar mais convicto neste terceiro set. Monfils até se conseguiu adiantar neste jogo de serviço mas o sintrense subiu muito bem à rede para empatar o jogo (30-30) e depois adquirir vantagem. Monfils consegue recolocar o marcador em igualdade mas Gil, com um smash, colocou-se de novo na frente. Na luta pelas vantagens, Monfils evitou a primeira e a segunda mas à terceira tentativa o português não vacilou. (5-1)
- Monfils consegue finalmente responder a Gil e vence o seu jogo de serviço. (4-1)
- Agora é a vez de Gil "oferecer" pontos ao adversário no seu jogo de serviço. Monfils não se faz rogado e avança para 0-30. Porém o português reage bem e empata (30-30), passando depois para a vitória no seu jogo de serviço. (4-0)
- Monfils envia a bola à rede após amortie de Gil e o português tem novo break point e desta feita não desperdiça a oportunidade. (3-0)
- Monfils permite algumas facilidades no seu jogo de serviço e temos duplo break point para Frederico Gil! O francês, de forma fantástica, salva os dois e o jogo segue para as vantagens.
- Monfils tenta desde o primeiro momento responder ao break de Gil, mas o português consegue aguentar bem o forcing do adversário, empatando o jogo a 30 com um fantástico smash. Gil adianta-se logo depois para 40-30 mas Monfils voltar a empatar após uma longa troca de bola. Na primeira vantagem, o tenista sintrense não falha. (2-0)
- Monfils avança no seu jogo de serviço até 40-15, mas Gil consegue recuperar muito bem e quebra o serviço do francês. Depois de dois sets perdidos, este era o melhor arranque possível para o tenista português. (1-0)
11H10 - Início do terceiro set!
- Monfils não falha no seu primeiro set point e vence o segundo parcial! (3-6)
- Gil a subir de forma determinada à rede e a abrir desde logo o seu jogo de serviço por cima (30-0)... Na resposta, Monfils faz um excelente amortie e reduz (30-15), com Gil a avançar depois para 40-15. Porém, Monfils recupera muito bem e tem set point...
- Muito bem Gil a aproveitar uma bola cruzada e a deixar Monfils pregado ao chão, empatando a 30 no serviço do francês. Monfils chega às vantagens e na primeira oportunidade fecha o seu jogo de serviço. (3-5)
O tenista francês apoiou mal o pé num dos lances deste último jogo e parece estar com dores no tornozelo esquerdo...
- Monfils adianta-se (0-15) no jogo de serviço de Gil, mas o português consegue responder bem e acaba por vencer. (3-4)
- Monfils fecha mais um jogo de serviço em branco. Gil bem se esforçou para tentar, pelo menos, pontuar mas o francês está imparável. (2-4)
- Frederico Gil não desperdiça o seu jogo de serviço, depois de apenas ter cedido um ponto. (2-3)
- Implacável! Gael Monfils não cede qualquer ponto no seu jogo de serviço e está na frente do segundo parcial. (1-3)
- Gil abre bem o seu jogo de serviço mas Monfils consegue sempre responder à altura... O português, no entanto, consegue chegar a 40-30 e logo depois reduz a diferença. (1-2)
- O francês amplia a sua vantagem, aproveitando da melhor forma um erro de Frederico Gil. (0-2)
- Monfils quebra o serviço do português logo à primeira tentativa... Que má entrada no segundo set por parte do tenista sintrense. (0-1)
10H38 - Início do segundo set!
- Apesar de ter começado o encontro muito bem, Frederico Gil acabou por desperdiçar uma vantagem inicial de 2-0 e perdeu o primeiro set com um parcial de 6-4.
- Monfils alcança 40-15 e fecha o primeiro set no primeiro set point. (4-6)
- Frederico Gil não desperdiça a oportunidade no seu jogo de serviço e reduz a diferença. (4-5)
- Frederico Gil bateu-se bem no jogo de serviço do francês, mas Monfils consegue mesmo adiantar-se novamente no marcador. (3-5)
- Monfils volta a ter uma vantagem e novo break point e desta vez não perdoa. (3-4)
- Monfils consegue adiantar-se para 0-30 no jogo de serviço de Gil, mas o português acaba por conseguir reduzir para 15-30. O francês avança logo depois para 15-40, mas Gil consegue salvar de forma fantástica os dois breaks do seu oponente.
- Monfils impõe a sua lei no seu jogo de serviço e, com vantagem de 40-15, não vacila e o set está de novo igualado. (3-3)
- Gil tem algumas dificuldades em se adiantar no seu jogo de serviço mas mesmo assim consegue fazer o 40-30, "score" que Monfils anula logo depois, levando desta forma o jogo para as vantagens. Gil consegue então adiantar-se com um poderoso smash e Monfils, logo depois, acaba por atirar a bola para fora e dar ao português a vitória no seu jogo de serviço. (3-2)
- Jogo em branco para Monfils e o set está de novo empatado. (2-2)
- Depois de ter salvo um primeiro break point, Gil deixa escapar o seu jogo de serviço e Monfils reduz para (2-1)
Rui Machado, o outro português que participou no Open da Austrália, está a seguir atentamente o encontro nas bancadas da Margaret Court Arena.
- Vantagem para Monfils e break point para o tenista gaulês mas Gil, com um excelente amortie, anula a vantagem do seu oponente. O tenista português festeja este break point salvo de forma exuberante.
- Gil em vantagem (30-15) no seu jogo de serviço depois de uma longa troca de bola no fundo do corte. Depois de alguns bolas bem jogadas, Gil e Monfils seguem para as vantagens e aí o português acaba por desperdiçar uma primeira hipótese de fazer 3-0...
- Gil entra em vantagem no jogo de serviço de Monfils depois de uma excelente troca de bola junto à rede. O francês responde mas Gil faz logo de seguida dois winners e, aproveitando o primeiro de dois break points, faz o break. (2-0)
- Gil a servir bastante bem e abrir logo uma vantagem de 30-0. Monfils consegue reagir e reduz para 30-15 mas o português consegue depois fechar o seu jogo de serviço aproveitando um erro do francês. (1-0)
9H43 - Início de jogo! Gil é o primeiro tenista a servir...
9H32 - Frederico Gil e Gael Monfils entram neste momento no corte.
9H24 - Na Li vence por 6-3 e 6-2. A chinesa, 9.ª cabeça de série, está na 3.ª ronda.
9H21 - Ainda se disputa no Margaret Court Arena o encontro entre Na Li e Evgeniya Rodina. A chinesa serve neste momento para fechar o jogo. Mal termine essa partida, Gil e Monfils entram para o corte para iniciar o aquecimento.
- Por fim, refira-se que 79 posições separam ambos os tenistas no ranking ATP. Monfils é o 12.º da hierarquia mundial e Gil cota-se pelo 91.º posto.
- Monfils e Gil nunca se defrontaram num torneio ATP, mas já se encontraram por uma ocasião num Challenger em Marrocos, no ano de 2008. Foi Marraquexe, com o francês a vencer por 4-6, 6-3 e 6-3.
- Gael Monfils é um dos mais carismáticos tenistas do circuito ATP, sendo dono de um estilo de jogo bastante agressivo e ao mesmo tempo espetacular.
- Depois de ter conquistado o primeiro triunfo num Grand Slam, Frederico Gil tenta esta quarta-feira bater o francês Gael Monfils, 12.º cabeça de série do Open da Austrália, e escrever mais uma página de história no ténis nacional.
Record