Portal Chamar Táxi

Tudo relacionado com "Surto de gripe suína"

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Associação Nacional de Farmácias recusa ideia de corrida para comprar Tamiflu


Hoje às 12:05





O presidente da Associação Nacional de Farmácias garante que não ter havido corrida para a compra do Tamiflu. À TSF, João Cordeiro recordou que este medicamento é caro, tem validade e só pode ser adquirido com receita médica.









  • João Cordeiro recusa ideia de corrida ao Tamiflu


A Associação Nacional de Farmácias não confirma a ideia de que terá havido nos últimos dias uma corrida para a compra do medicamento anti-viral Tamiflu, que está indicado para a nova gripe.
João Cordeiro, presidente da Associação Nacional de Farmácias, ouvido pela TSF, sublinhou que este é um medicamento que só pode ser vendido com receita médica e que o aumento de vendas não tem sido significativo.
«Surgiram algumas receitas médicas com o Tamiflu. De qualquer maneira, nada do outro mundo, até porque o mercado está abastecido e devemos tratar esta situação com todo o cuidado, com toda a cautela», explicou.
O presidente da associação que representa as farmácias lembrou ainda que o Tamiflu é um medicamento caro e que tem uma validade e por isso «só pode e deve ser adquirido por receita médica e nas condições que se justifiquem».
«Não tenho números, porque isto foi nos últimos dois dias. Mas posso garantir que não tem havido corrida ao medicamento», frisou

tsf
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Ministros da Saúde decidem manter voos para o México


Hoje às 18:50





Os ministros da Saúde decidiram, esta quinta-feira, não suspender as viagens para o México, como tinha sido pedido pela França. Entretanto, Ana Jorge garantiu que Portugal não vai limitar aos hospitais a venda de anti-virais eficazes no combate à nova gripe.








  • Ceia Marques Azevedo apresenta as conclusões da reunião dos ministros da Saúde da União Europeia


Os titulares da pasta da Saúde dos 27 Estados-membros, que estiveram reunidos no Luxemburgo, decidiram não suspender as viagens para o México, como tinha sido pedido pela ministra da Saúde francesa, Roselyne Bachelot, mas antes «reforçar as medidas de informação a quem viaja», disse Ana Jorge no final do encontro.
A ministra da saúde explicou que a propagação do vírus e a mobilidade das pessoas não permitem controlar a doença, mas afirmou que os 27 decidiram reforçar a informação entre Estados membros.
Os ministros apelaram também à calma de todos os europeus, reafirmando que os planos de contingência estão todos activados.
Segundo a governante portuguesa, a discussão entre os ministros europeus mantém-se agora quanto à produção de uma vacina que combine as propriedades da que já existe com a da gripe A do vírus H1N1 - nova designação da Organização Mundial de Saúde para a gripe suína.
Ana Jorge garantiu ainda que Portugal não vai seguir o modelo espanhol de limitar aos hospitais a venda de anti-virais eficazes no combate a esta gripe, porque existe reserva de medicamentos suficiente para qualquer situação que o país venha a enfrentar.


http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/tag.aspx?tag=Ana Jorgetsf
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Teste a portuguesa suspeita de ter doença conhecido dentro de 48 horas


19h11m

Até ao momento não existe nenhum caso confirmado de gripe A em Portugal, assegurou a ministra da Saúde em conferência de imprensa, esclarecendo que a mulher de 30 anos observada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, se encontra no domicílio.
O teste que realizou pelo Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, deu positivo para o vírus da gripe tipo A não sazonal e só haverá resultados finais "dentro de 48 horas", assinalou Ana Jorge no Ministério da Saúde, revelando que a colheita seguiu para os laboratórios certificados da Organização Mundial de Saúde em Londres.
"A senhora apresentava um quadro compatível com o das pessoas infectadas pelo vírus e, como tinha vindo de uma zona infectada, o México, está em casa, com indicação para o cumprimento das regras anti contágio: o uso de uma máscara e a lavagem frequente das mãos", esclareceu a ministra.

JN
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe H1N1: Autoridades mexicanas anunciam aparente estabilização da epidemia

03 de Maio de 2009, 12:05

Cidade do México, 03 Mai (Lusa) - As autoridades mexicanas anunciaram hoje uma aparente estabilização da pandemia de gripe A (H1N1), que até agora afectou 18 países e infectou 787 pessoas em todo o mundo.
As autoridades mexicanas, no centro do principal foco epidémico, anunciaram que o vírus já provocou 19 mortes, com 506 casos confirmados da doença, mas mostraram-se optimistas.
"Cada dia que passa verificamos uma diminuição do número de casos graves e, de facto, a mortalidade diminuiu", frisou o ministro da Saúde mexicano, José Angel Cordova, acrescentando que a última morte ocorreu há já alguns dias, a 28 de Abril.

sapo
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe H1N1: Espanha, com 40 casos confirmados, continua a ser país europeu com maior número

03 de Maio de 2009, 14:51

Madrid, 03 Mai (Lusa) - O número de casos confirmados de gripe A (H1N1) em Espanha, o país europeu com maior número de casos registados, subiu hoje para 40, dobrando o anterior registo de 20 contaminações, anunciou o Ministério da Saúde.
Relativamente ao anterior total, apenas se mantém ao número de doentes ainda hospitalizados: seis.
O anterior balanço, revelado sábado à noite, dava conta de 20 casos confirmados.

sapo
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Resultados das análises ao caso suspeito de gripe A devem chegar a Portugal na segunda-feira


Hoje às 19:34





Os resultados das análises à única doente portuguesa suspeita de ter o vírus da gripe A ainda não chegaram ao Ministério da Saúde, disse à TSF uma fonte da tutela, que adiantou que os dados só devem ser conhecidos segunda-feira.
Os exames da paciente em causa ainda se encontram no laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Londres, de acordo com uma fonte do Ministério da Saúde.
Segundo a tutela, tudo indica que os resultados em causa apenas cheguem a Portugal na segunda-feira.
Na conferência de imprensa de sábado, a ministra da Saúde, Ana Jorge, disse que a probabilidade da mulher de 31 anos ter a nova gripe é muito baixa, acrescentando que a paciente já não apresenta sintomas da doença.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe A H1N1: Portugal sem casos em investigação, mas já com autonomia para testes - ministra da Saúde

06 de Maio de 2009, 18:48

Lisboa, 06 Mai (Lusa) - A ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou hoje que a partir do final da semana o Instituto Ricardo Jorge estará em condições de realizar autonomamente os testes definitivos ao vírus da gripe A (H1N1).
O instituto terá "capacidade para desenvolver com autonomia toda a investigação laboratorial do vírus", afirmou a ministra em conferência de imprensa, em Lisboa, acrescentando que os reagentes que permitem essa análise foram entregues terça-feira ao final do dia.
"Os profissionais estão agora a prepará-los para poderem ser utilizados. Todo o processo deverá estar concluído no final desta semana", indicou, referindo que apesar da autonomia vão manter-se os contactos com as organizações internacionais e restantes parceiros europeus.

sapo
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Dos dois portugueses internados no São João só um apresenta sintomas suspeitos


Hoje às 07:12





Dos dois portugueses que regressaram, esta semana, do México, e que se encontram internados no Hospital São João, no Porto, só um é suspeito de ter contraído o vírus da gripe A, apurou a TSF.
No hospital de São João estão internados dois portugueses, regressados esta semana do México, mas apenas um deles apresenta sintomas suspeitos de ter contraído a gripe A.
Segundo apurou a TSF, dos três sinais mais característicos da doença, febre alta, dores musculares e articulares, este cidadão apenas apresenta um deles sem que tenha sido especificado, qual será o sintoma.
Quanto ao outro português está internado por precaução, uma vez que esteve em contacto permanente com o companheiro, não só no México, como nos dias que se seguiram.

tsf
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Vacina contra Gripe A pode estar quase pronta para testes


Hoje às 08:16





Um investigador norte-americano que trabalha na elaboração de uma vacina contra a gripe A H1N1 declarou, quinta-feira, que espera que a vacina contra este vírus esteja pronta em duas a três semanas para ensaios clínicos em ratos de laboratório.
Suresh Mittal, professor na Universidade de Purdue, Indiana, acrescentou que a vacina estará pronta para ser produzida dentro de alguns meses.
«Gostaríamos de ter uma vacina dentro de duas ou três semanas para começar a efectuar testes em ratos», declarou Suresh Mittal, professor na escola de medicina veterinária da Universidade, num comunicado.


http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/tsf
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
OMS contabiliza 4.379 casos em todo o mundo, mais 939 desde sexta
Os casos de gripe A H1N1 em todo o mundo ascendem a 4.379, um aumento de 939 novas infecções num dia, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS)


javascript:SendNews()

javascript:ChangeNewsTab(1)javascript:ChangeNewsTab(3)
No entanto, a organização aponta que não aumentou o número países com casos registados, 29 no total.
Os dados da OMS apontam para um balanço de 49 mortos: 45 no México, dois nos Estados Unidos, um no Canadá e um na Costa Rica.
Contudo, as autoridades de saúde dos Estados Unidos anunciaram hoje que um homem de 30 anos infectado pelo vírus da gripe A H1N1 foi a terceira vítima mortal registada naquele país, na quarta-feira.
Apesar do doente que se encontrava internado no Estado de Washington sofrer de anomalias cardíacas e penumonia viral na altura da morte, as autoridades consideram que o vírus A H1N1 foi um factor que contribuiu para o seu falecimento.
Nos dados globais hoje divulgados pela OMS, por países, os Estados Unidos surgem com 2.254 casos, o México com 1.626, o Canadá com 280 e a Costa Rica com 8.
O resto dos países com casos confirmados pela OMS são: Alemanha (11), Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Brasil (6), China/Hong Kong (1), Colômbia (1), Coreia (3) Dinamarca (1), El Salvador (2), Espanha (93) e França (12).
Completam esta lista a Guatemala (1), Reino Unido (39), Holanda (3), Israel (7), Itália (9), Japão (4), Nova Zelândia (7), Panamá (3), Polónia (1), Portugal (1), Suécia (1) e Suíça (1).
Lusa / SOL
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Medicamentos antivirais “Tamiflu” e “Relenza

Medicamentos antivirais “Tamiflu” e “Relenza

Medicamentos.jpg

Região tem antivirais suficientes para tratar gripe As reservas das unidades de saúde da Região dos medicamentos antivirais “Tamiflu” e “Relenza”, usados em caso de gripe, são suficientes para assegurar o tratamento a 973 pessoas, revelou ontem Miguel Correia, secretário regional da Saúde.

A garantia do responsável surgiu depois de ter sido divulgado que o Tamiflu está esgotado nas farmácias.

Existente em pouca quantidade por ser pouco receitado, o Tamiflu acabou por esgotar nos pontos de venda privados com o aumento da procura do medicamento, na sequência das notícias do perigo de contágio da Gripe A.

Mas, como assegurou o secretário regional da Saúde, “os stocks que existem nos Açores são mais do que suficientes para os casos que poderemos vir a ter. Estão muito acima do que seria aconselhável para este alerta de nível 5”, insistiu, afirmando que nas farmácias hospitalares e centros de saúde da Região há medicação suficiente para tratar 973 eventuais casos de gripe A. Ora, sublinha Miguel Correia, “é preciso não esquecer que em todo o mundo existem 1893 casos de Gripe A”.

Em relação às farmácias, o secretário regional adianta que “até ao fim desta semana chegarão mais 900 embalagens de Tamiflu e 100 de Relenza.

Diz por isso que “não há razão para alarme: o Tamiflu chegará em tempo oportuno às farmácias e o que temos de garantir é que temos os stocks suficientes nas nossas unidades de saúde para tratar os casos que se vierem a confirmar”.

O secretário regional da Saúde assegura ainda que todas as medidas adequadas ao nível de alerta 5 estão a ser tomadas. “Temos assegurado o questionário aos passageiros que venham de zonas afectadas - delegados de saúde e equipas sanitárias vão receber os passageiros aos aeroportos e aos cruzeiros”, referiu.
Tendo em conta que só na terça-feira isso começou a ser feito, questionamos Miguel Correia se a ida para o terreno não deveria ter ocorrido mais cedo. O responsável respondeu que “não houve atraso na ida para o terreno, pelo contrário, temos é de observar a rapidez com que conseguimos montar e tomar estas medidas, em consonância absoluta com as medidas tomadas a nível nacional e internacional”, sustentou.

Ainda ontem, a ministra da Saúde afirmou à agência Lusa que, apesar do número de casos ter vindo a aumentar diariamente no mundo, do ponto de vista clínico a situação não é de grande morbilidade, sendo assim considerada de “baixa gravidade”. Ana Jorge aconselhou ontem os diversos organismos e empresas a accionar ou a construir os seus planos de contingência para a gripe H1N1. Além do caso já confirmado de infecção com o vírus A H1N1, há um casal que esteve no México e está internado no hospital São João, no Porto, com sintomas de gripe, estando as autoridades sanitárias a aguardar o resultado das análises.
paula gouveia

Fonte:Açoriano Oriental

 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe A H1N1: Espanha chega aos cem doentes - oficial

12 de Maio de 2009, 19:45

Lisboa, 12 Mai (Lusa) - Espanha chegou hoje aos cem casos confirmados de gripe A (H1N1), continuando a ser o país europeu mais atingido pela epidemia, revela o mais recente balanço divulgado pelo Ministério espanhol da Saúde, ressalvando que nenhum doente está hospitalizado.
De acordo com o portal do Ministério da Saúde, Andaluzia (30 casos), Comunidade Valenciana (29) e Catalunha (26) são as regiões mais afectadas.
A tutela adianta que há 23 casos suspeitos sob investigação.


lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Três novos casos de gripe A no Reino Unido
Estão confirmados três novos casos de gripe H1N1 no Reino Unido, elevando o número total de casos para 71 naquele país. Destes pacientes, dois vivem em Londres e um no este de Inglaterra. Todos tiveram contacto com pessoas que já tinham sido confirmadas como portadoras do vírus


javascript:SendNews()

javascript:ChangeNewsTab(1)javascript:ChangeNewsTab(3)
Também na Bélgica foi hoje confirmado o primeiro caso de gripe A. As autoridades belgas recusaram prestar mais detalhes sobre o caso. A Bélgica transforma-se assim no 34.º país onde já foi diagnosticada a doença.


SOL com agências
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Novo caso suspeito em Portugal

18 de Maio de 2009, 14:46

Uma senhora que veio recentemente os Estados Unidos da América, deu entrada nas últimas horas no Hospital de Vila Real com sintomas de gripe A.


Segundo a TVI, ainda não se sabe se a doente internada está infectada com o vírus H1N1, mas já está a ser avaliada pelo Centro Hospital de Trás os Montes e Alto Douro.

A Direcção Geral de Saúde deverá activar o plano de contingência e a senhora será transferida para o Hospital de S. João, no Porto.


@SAPO
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe A: Mais um caso suspeito nos Açores

22 de Maio de 2009, 11:07


Um homem de 34 anos está em observação no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, para que se investigue a presença do vírus da Gripe A no seu organismo.
A informação é avançada na página de Internet do Governo da Região Autónoma dos Açores. De acordo com esta fonte o paciente em causa "chegou há dois dias dos Estados Unidos, não apresentando à chegada quaisquer sintomas".
No entanto os sintomas que se manifestaram nos dias posteriores, bem como a sua proveniência, levaram à validação do caso para investigação".
O resultado das análises efectuadas será divulgado logo os testes estejam concluídos, sendo que a previsão aponta para o final do dia de hoje.
Este já é o segundo caso suspeito que se verifica no Arquipélago dos Açores. Na semana passada uma mulher, também proveniente dos Estados Unidos da América, também esteve internada no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, mas as análises assinalaram negativa a presença do vírus da Gripe A.

sapo
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe A ataca exército espanhol

Gripe A ataca exército espanhol


exercitoespanhol_pagina.jpg
Há dezenas de casos confirmados de gripe A no exército espanhol.


Notícias Relacionadas


Vírus da Gripe A “ataca” Marinha dos EUA 06/05/09
Pior cenário da gripe A aponta para 75 mil mortos 09/05/09
Gripe mexicana infectou mais mil pessoas nas últimas 24 horas 21/05/09
Segundo caso suspeito de gripe A em Ponta Delgada 12:31







Foram confirmados 11 casos de gripe A num quartel espanhol, estando mais 57 militares sob observação médica, revelou o Governo espanhol.
O Instituto “Carlos III” confirmou os casos de gripe A nos militares do quartel de Hoyo de Manzanares, em Madrid, sendo que todas as infecções não parecem ser graves, informou hoje a vice-primeira-ministra espanhola, Maria Teresa Fernández de la Vega, citada pelo jornal “El Mundo”.

A mesma fonte adiantou que nove militares estão hospitalizados, enquanto outros 57 permanecem sob observação.

Os novos casos aumentam as preocupações com a saúde dos militares espanhóis, depois de ontem o ministério da Defesa do país anunciou ter colocado em quarentena a Academia Militar de Engenharia desta localidade madrilena.

tsf
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe ataca soldados americanos no Kuwait

Gripe ataca soldados americanos no Kuwait
Vários soldados norte-americanos que estão no Kuwait estão infectados com o vírus da gripe H1N1. Muitos estão a abandonar o país e outros estão a ser assistidos no hospital da base americana

Rússia confirma primeiro caso de gripe A
javascript:SendNews()

javascript:ChangeNewsTab(1)javascript:ChangeNewsTab(3)
Não é ainda conhecido ao certo o número de soldados infectado ou para onde tinham viajado.
O Kuwait é um país aliado dos EUA e serve de base logística aos militares americanos que prestam serviço no Iraque.

SOL com agências
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe A H1N1: Número de militares espanhóis infectados em base militar sobe para 18

24 de Maio de 2009, 15:06

Madrid, 24 Mai (Lusa) - O número de militares espanhóis infectados com a gripe A H1N1 numa base da província de Madrid subiu para dezoito depois de terem sido confirmados sete novos casos, informou hoje o ministério espanhol da Saúde e Política Social.
Todos os afectados apresentam um quadro clínico favorável e estão a responder bem aos tratamentos, precisaram as autoridades sanitárias.
Os militares vão permanecer durante todo o fim-de-semana na base por precaução
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
25.288 casos em 73 países, 139 mortos, segundo OMS

A gripe A (H1N1) contaminou 25.288 pessoas em 73 países e causou 139 mortos, indica o último balanço hoje publicado no sítio da Internet da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desde o anterior balanço da OMS, publicado sexta-feira, foram registados oficialmente 3.348 novos casos de gripe A (H1N1) e mais 14 mortos.

A maioria dos novos casos foi registado nos Estados Unidos (mais 2.163, incluindo mais dez mortos).

As maiores progressões foram também observadas no México (mais 154 casos, incluindo três mortos), na Austrália (mais 175), no Canadá (mais 320), no Reino Unido (mais 129), na Argentina (mais 55) e no Chile (mais 42).

Um primeiro caso mortal foi registado na República Dominicana, onde 44 doentes foram diagnosticados.

As ilhas Caimão (um caso), a Dominica (um), Trindade e Tobago (dois) e os Emirados Árabes Unidos (um) entraram pela primeira vez na lista dos países oficialmente afectados pela doença.

O anterior balanço da OMS referia a existência de 21.940 pessoas contaminadas em 69 países e 125 casos mortais.


Diário Digital / Lusa
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
OMS admite que declaração de pandemia está iminente

OMS admite que declaração de pandemia está iminente

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu hoje que a declaração de uma pandemia da gripe A (H1N1) está iminente e só ainda não o fez porque está a preparar o mundo para que entenda correctamente esse passo.

"Sabemos que o vírus continua a espalhar-se pelo mundo, e que a actividade do mesmo está a aumentar em diferentes países. Estamos cada vez mais perto de uma situação pandémica, mas a OMS está a trabalhar de forma exaustiva para preparar os países, as pessoas", disse o director-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, em conferência de imprensa.

"Queremos que se entenda muito bem a mensagem de que se declaramos a fase 6 da pandemia (a actual é a 5), isso significa que o vírus se espalha e que há contágios estabelecidos em países de diferentes regiões", assinalou Fukuda.

O director-geral adjunto da OMS acrescentou, contudo, que "isso não significa que o vírus se tenha tornado mais grave, que a doença seja mais severa ou que tenha aumentado a taxa de mortalidade".

Com a política de prudência, disse, pretende-se evitar efeitos adversos, entre os quais citou restrições de viagens, fecho de fronteiras ou bloqueios ao comércio.

"Mas estamos realmente muito perto de declarar uma pandemia. Agora estamos ainda mais perto do que há uma semana", insistiu Fukuda.

Keiji Fukuda confirmou que a OMS decidiu não ter em conta o critério da gravidade para passar à fase 6 e "manter os anteriores critérios " de expansão do vírus.

"Decidimos continuar com os nossos critérios, e, se declararmos a fase 6, dar conselhos diferentes aos países segundo as diferentes situações em que se encontrem".

Fukuda afirmou que nos últimos dias aumentou a preocupação pela rápida expansão da gripe A na Austrália, e por se terem detectado contágios estáveis no Estado de Vitória.

Segundo os últimos dados divulgados hoje, um total de 26.563 casos foram comunicados à OMS por parte de 73 países, com 140 mortes.


Diário Digital / Lusa
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Análises aos dois irmãos com resultado negativo

Análises aos dois irmãos com resultado negativo

O Ministério da Saúde anunciou hoje que as análises aos dois irmãos com suspeitas de terem contraído a Gripe A (H1N1) deram resultado negativo.

Num comunicado publicado ao fim da tarde no Portal da Saúde, o ministério esclarece que os dois irmãos, de três e 17 anos, que deram entrada esta manhã no hospital Dona Estefânia, em Lisboa, vão ter alta hospitalar ainda hoje.

No caso do mais novo, a juntar aos sintomas de gripe havia o facto de ter estado nos Estados Unidos da América na semana passada.

O irmão mais velho, que também tinha sintomas de gripe, foi internado por precaução, com activação do plano de emergência do hospital, uma das quatro unidades hospitalares de referência do Plano de Contingência para enfrentar uma possível epidemia do vírus A H1N1.

Em análise está ainda o caso de um homem de 52 anos da Madeira, que regressou dos Estados Unidos no Domingo passado e apresenta sinais de gripe.

Até serem conhecidos os resultados das análises, o doente ficará em isolamento.

Portugal tem dois casos confirmados de Gripe A H1N1.

O último balanço da Organização Mundial de Saúde, divulgado hoje, revela que a gripe A (H1N1) já contaminou 26.563 pessoas em 73 países e causou 140 mortes.


Diário Digital / Lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe A: OMS perto de declarar pandemia

Gripe A: OMS perto de declarar pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou esta terça-feira que está perto de declarar o estado de pandemia mundial




Keiji Fukuda, o número dois da OMS, afirmou hoje aos jornalistas em Genebra que a doença, também conhecida como gripe suína, já conta com 26.563 casos em 73 países, e 140 mortes. Em apenas um dia registaram-se mil novos casos de gripe A.

"Nós estamos realmente muito próximos de saber que estamos numa situação de pandemia", declarou Fukuda à imprensa.

Keiji Fukuda
disse ainda que a OMS quer evitar o "pânico excessivo", deixando claro que os países estão preparados para lidar com a situação. O alerta de pandemia da OMS encontra-se actualmente no nível cinco, numa escala de seis.

 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Gripe A: estrangeiro residente na Madeira sob suspeita

Um estrangeiro de 52 anos, residente na Madeira, está isolado no Hospital Central do Funchal depois de apresentar sintomas suspeitos de gripe A H1N1, o primeiro caso identificado no Arquipélago.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do Instituto Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAUDE), Maurício Melim, confirmou «estar em investigação uma situação identificada hoje de um cidadão que chegou domingo dos Estados Unidos da América».

Adiantou que o caso foi registado numa consulta particular no Funchal, quando o homem procurou o médico depois de começar a sentir-se cansado, com dores musculares e de garganta.

Depois de observar o paciente, o médico contactou a linha de saúde que validou a situação, tendo sido encaminhado para a unidade hospitalar da capital madeirense.

Maurício Melim garantiu que foram adoptadas as medidas preconizadas para esta situação e que «as primeiras análises não foram conclusivas, pelo que foi recolhido material e posteriormente enviado para análise no Instituto Ricardo Jorge».

Este responsável pelo sector da saúde madeirense, atestou que o doente «está no isolamento do Hospital Central do Funchal mas está bem».

Acrescentou que os resultados das análises só deverão ser conhecidos ao final da tarde de quarta-feira.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Hong Kong confirma primeiro caso interno e encerra escola como medida preventiva

As autoridades de saúde de Hong Kong anunciaram o primeiro caso de contaminação interna de gripe A H1N1 e ordenaram o encerramento de uma escola enquanto decorrem testes a vários estudantes.

Thomas Tsang, responsável pelo Centro de Protecção de Saúde, revelou que o paciente, um homem de 55 anos, foi contaminado com o vírus numa festa onde uma outra pessoa, já confirmada com o vírus, também esteve presente.

O mesmo responsável acrescentou que o homem confirmado com o vírus A H1N1 não esteve fora de Hong Kong no último mês.

fonte.jn
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Gripe A H1N1: Estruturas de saúde, instituições e empresas devem preparar-se para implicações em Portugal - DGS

11 de Junho de 2009, 17:48

Lisboa, 11 Jun (Lusa) -- O director geral da Saúde exortou hoje as estruturas de saúde e outras instituições, entidades e empresas a estarem "adequadamente informadas e preparadas" para as implicações resultantes da evolução da epidemia da nova gripe A (H1N1) em Portugal.
Em comunicado a propósito do anúncio, hoje, da Organização Mundial de Saúde (OMS), da subida para a fase seis da pandemia da gripe A (H1N1), Francisco George esclareceu que este nível "não reflecte qualquer alteração imediata na situação epidemiológica de Portugal".
"Por esta razão, mantêm-se as medidas previstas no plano de contingência, que têm demonstrado ser eficazes", lê-se no comunicado, disponível no site deste organismo do Ministério da Saúde.
sapo
 
Topo