Portal Chamar Táxi

Tudo relacionado com "Surto de gripe suína"

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Externato em Benfica encerrado após confirmação de sete casos de gripe A

Um externato em Benfica foi encerrado após a confirmação de sete casos de gripe A, um dos quais um bebé de 18 meses que frequentava esta escola e que regressou recentemente de férias do México, confirmou uma assessora do Ministério da Saúde à TSF.

Contudo, entrevistada pela TSF, Celeste Vasconcelos, da direcção do externato de Pedralvas, confirmou que depois do primeiro caso neste bebé de 18 meses surgiram «mais cerca de três casos», estando agora a ser tomadas medidas.

«Não há que alarmar ninguém. Isto é só uma gripe», acrescentou esta responsável, que confirmou que médicos e enfermeiros estão a falar com os pais das crianças desta escola para esclarecer e «dar medicação profilática».

Celeste Vasconcelos adiantou ainda que este externato irá ser encerrado durante duas semanas e explicou que os país estão a reagir bem e a colaborar com os filhos, que estão a ser levados para casa.

Entretanto, a directora deste colégio, em declarações à agência Lusa, avançou que se confirmam cinco casos de gripe A, quatro com dois anos e uma outra com três.

TSF
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Creche de Ponta Delgada encerrada devido a infecção de gripe A em criança

Uma creche de Ponta Delgada foi encerrada, esta terça-feira, depois de uma criança que frequenta aquele estabelecimento de ensino ter sido infectada pelo vírus da gripe A. Entretanto, o médico e o enfermeiro que atenderam o primeiro caso de gripe A nos Açores estão de quarentena.
TSF
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Portugal fez pré-reserva de vacinas para 30% da população


Hoje às 20:05





A ministra da Saúde anunciou, esta terça-feira, que Portugal já fez uma pré-reserva da vacina contra a gripe A, pretendendo abranger 30 por cento da população. Ana Jorge escusou-se a adiantar quais os grupos prioritários da população que deverão receber primeiro as vacinas.





  • Ana Jorge anuncia pré-reserva de vacinas para 30 por cento da população


A ministra da Saúde anunciou hoje que Portugal já decidiu fazer a pré-reserva de vacinas contra o vírus da gripe A para 30 por cento da população e está a negociar com diferentes laboratórios farmacêuticos.

«Não há qualquer atraso no processo da reserva de vacinas. Existe já a garantia de que teremos a quantidade necessária, assim que a vacina for produzida», o que deverá acontecer em finais de Novembro, garantiu Ana Jorge.

Em conferência de imprensa para fazer o ponto da situação do contágio da gripe A, a ministra escusou-se a adiantar quais os grupos prioritários da população que deverão receber primeiro as vacinas, uma vez que «ainda não está completamente definido».

No entanto, Ana Jorge adiantou que os profissionais de saúde estarão «eventualmente» entre os primeiros a ser vacinados.

Relativamente às últimas 24 horas, a ministra disse que foram confirmados nove casos, cinco por transmissão secundária e quatro casos importados do estrangeiro.

Nos casos de transmissão secundária, foram afectados dois meninos e uma menina, todos de dois anos, uma de quatro anos e um rapaz de 17 que está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. As crianças estão a fazer tratamento em casa, acrescentou a ministra.

Dos casos importados, dois verificaram-se em jovens de 18 anos que estiveram no Reino Unido, um numa mulher de 44 anos vinda do México e outro num menino de dois anos que também regressou do México. Os três adultos estão internados no Curry Cabral e a criança está em casa a fazer tratamento.

Ana Jorge reiterou que o aumento de casos - 57 no total, desde Maio - «já era previsível pelas autoridades de saúde pública» e renovou apelos à calma, lembrando que, «na maioria dos casos, a doença já foi tratada e as pessoas retomaram as suas vidas».
 

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
5,760
Gostos Recebidos
0
pronto os estados já se chegaram à frente com milhões a vacina vai sair em breve
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Gripe A: nova variante do vírus infectou canadianos

Dois trabalhadores de uma suinicultura no Canadá foram infectados com uma nova variante do vírus da gripe A, diferente da H1N1, informaram hoje as autoridades canadianas.

As autoridades definiram o novo vírus, detectado na província de Saskatchewan, como "vírus da gripe A não pandémico".

A ministra da Saúde canadiana, Leona Aglukkaq, disse que está "a trabalhar com a província de Saskatchewan para aprender o máximo sobre este novo vírus da gripe".

"Os resultados preliminares indicam que o risco para a saúde pública é reduzido e que os canadianos que tenham sido vacinados contra a gripe sazonal devem ter algum tipo de imunidade contra esta nova estirpe da gripe", adiantou, num comunicado.

Moira McKinnon, delegada de saúde de Saskatchewan, disse em conferência de imprensa que "no actual cenário de alerta alto" foi "detectado este novo vírus", mas acrescentou que os dois trabalhadores infectados recuperaram totalmente.

McKinnon também disse que as autoridades sanitárias estão a investigar o novo vírus, que "provavelmente não se transmitirá" entre humanos.

"Isto acontece de vez em quando com os vírus da gripe. Misturam-se. O mais comum é que não tenham as características que lhes permitam continuar. No entanto, existe a possibilidade de ser um novo vírus que se espalhe e por isso tomámos estas medidas e seremos muito cuidadosos e vigilantes", adiantou.

As autoridades sanitárias estão a investigar a possibilidade de um outro trabalhador ter sido infectado com o novo vírus.

Todos registaram há duas semanas sintomas semelhantes aos de uma gripe leve e nenhum tinha viajado para fora do país.

O Canadá registou já 37 mortes relacionadas com a gripe A e é o terceiro país do mundo com maior número de infecções. Os últimos dados, de sexta-feira, davam contam de 8883 pessoas infectadas.

PAL.

Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Empresas têm de pagar quarentena a funcionários

Os pais das crianças que frequentam as escolas onde se registaram casos de gripe A não são obrigados a ficar em casa. Podem trabalhar e se as empresas quiserem colocá-los em quarentena têm de apresentar justificação médica e pagar o tempo de afastamento, segundo alguns juristas. Outros defendem que só autoridades de saúde pública podem fazê-lo

Os pais das crianças que frequentam as escolas ontem encerradas (Lisboa e Açores) por terem alunos infectados com gripe A não estão de quarentena e até podem ir trabalhar. E os juristas dividem-se quanto à possibilidade de os patrões ou empresas onde trabalham os poderem obrigar a ficar em casa de prevenção. Certo é que a quarentena é sempre paga, pelo empregador ou pela Segurança Social.

" Os serviços de saúde da empresa podem considerar que há risco e justificar assim a quarentena de um trabalhador", alega o professor de Direito da Universidade de Coimbra, Jorge Leite, defendendo que o salário terá de ser pago na mesma: "Como a decisão é do empregador deve ser ele a pagar" o tempo de ausência.

O jurista Joaquim Dioniso concorda com a possibilidade de a empresa impor quarentena quando está em causa a "saúde e segurança da empresa". O advogado da CGTP lembra que deve ser medido o risco do trabalhador estar infectado ou poder contagiar os outros, cabendo "ao médico da empresa determinar o risco". Se a decisão for suspender a presença do funcionário, este "deve acatar" e a empresa "deve pagar" o salário, diz.

No entanto, a lei não é clara e outros defendem que só as autoridades de saúde pública podem colocar empresas e funcionários de quarentena. "Legalmente, a empresa não tem o poder de determinar a quarentena", afirma Garcia Pereira, salvaguardando os casos em que há "indicação das autoridades sanitárias nesse sentido".

A mesma opinião tem João Correia, para quem uma decisão desse tipo tem de ser tomada pelo serviço de saúde pública, nomeadamente o delegado de saúde. "Neste caso é a Segurança Social que paga ao funcionário, por que é uma baixa que está justificada." O jurista adianta ainda que as autoridades podem "até determinar o encerramento de uma parte da empresa".

Já a Direcção-Geral de Saúde garante que não faz sentido os pais das crianças ficarem isolados. "Não há riscos se não tiverem sintomas", justifica a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicando que não se pode obrigar ninguém a ficar em quarentena.

Ontem à noite havia em Portugal 57 casos, 9 confirmados nas últimas 24 horas. Entre eles dois jovens de 20 anos do distrito de Viana do Castelo, que estiveram em Palma de Maiorca, a zona em que mais portugueses foram infectados

Entretanto, a ministra da Saúde anunciou que Portugal vai fazer uma pré-reserva da vacina para 30% da população. É que tal como o DN noticiou ontem, ao contrário de muitos países, como Espanha e França, que já reservaram milhões de doses, as autoridades portuguesas ainda não tinham decidido a quantidade de vacinas a pedir. Segundo as estimativas, 2,5 milhões de portugueses terão gripe A depois do Verão.

DN
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Creche em prevenção por causa de criança infectada com gripe A

Uma creche de Mem Martins está em prevenção por causa de uma criança de três anos contaminada com gripe A.

Esta criança esteve de férias no México e ainda frequantou durante alguns dias este estabelecimento escolar antes de aparecerem os primeiros sintomas.

Apesar disto, o estabelecimento permanece aberto, isto numa altura em que já foram contactados os encarregados de educação conforme foi pedido pelo delegado de saúde durante o fim-de-semana e dadas informações aos pais na segunda-feira.

«Como até hoje não se verificou nenhuma situação continuamos a fazer os registos e a seguir à risco tudo o que a Direcção-geral de Saúde, a Linha Saúde 24 e o delegado de Saúde nos pediu», adiantou o director da creche, Carlos Silva.

TSF
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Portugal regista 61 casos confirmados

Portugal tem 61 casos confirmados de gripe A (H1N1), de acordo com o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças.

No relatório das 17:00 de hoje, o centro europeu avançava com 61 casos confirmados em Portugal, quatro dos quais reportados nas últimas 24 horas.

A nível europeu, o mesmo relatório indica o registo de 238 novos casos registados nas últimas 24 horas, totalizando 10 820 casos.

JN
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
"Tomar Tamiflu não é nada agradável"

Profissional do sector farmacêutico tomou comprimido antiviral após viagem com colega infectado nos EUA. Medo afastou os amigos.

A mensagem foi curta: "Deu positivo. Estou internado no Curry Cabral". O aviso chegou de manhã ao telemóvel de Ana (nome fictício) um dia depois de ter regressado de uma viagem de trabalho de oito dias aos EUA, no mês passado. Era a confirmação nunca imaginada de que, afinal, o colega que se tinha sentido mal no regresso tinha mesmo gripe A (H1N1). Coube a Ana dar a má notícia aos restantes 28 elementos do grupo. O medo, conta, foi imediato: "Todos pensámos, e agora o que fazemos? Temos filhos e já dormimos com os maridos e as mulheres...".


Das 30 pessoas, todas residentes na Grande Lisboa, Ana diz que era a mais bem informada e, por isso, assumiu a tarefa de saber o que fazer. "Eu tinha Tamiflu em casa, mas contactei a Linha de Saúde 24. Foi-me dito para tomar um comprido durante dez dias e que o meu filho e o meu marido não precisavam de ser medicados". Ana e os outros não tinham sintomas da doença e o enfermeiro da linha telefónica disse-lhe que "podiam ir trabalhar". Os colegas também telefonaram. "Nesse mesmo dia, fomos todos contactados pelo delegado de saúde da área de residência. Eram quatro da tarde e foi excelente. Fiz todas as perguntas e fiquei sem dúvidas".

Há excepção de Ana, mais ninguém tinha o antiviral e foram encaminhados para os respectivos centros de saúde. "Já estavam à espera deles e deram-lhes o Tamiflu, sem pagar. Foi-lhes dito também que no dia seguinte podiam regressar ao trabalho, mas a nossa empresa, por uma questão segurança, sugeriu que só voltássemos no dia seguinte". Feitas as contas, três dias depois de ter regressado dos EUA e de iniciar a toma de Tamiflu, o grupo estava novamente a trabalhar. Mas o cenário de normalidade foi ilusório.

Vendas de Tamiflu caíram para metade
"Nenhum de nós tinha sintomas, logo não poderia haver contágio. Contudo, várias amigas minhas afastaram-se. Parecia que tinha peste", conta Ana. E a experiência ainda teve outro lado negativo: "O medicamento deu-me náuseas e dores da cabeça. A única maneira de suavizar os efeitos era tomar o comprimido depois de um bom pequeno-almoço. Na verdade, tomar Tamiflu não é nada agradável". O mesmo foi-lhe dito pelo colega infectado. "Ele teve febre alta mesmo a tomar dois comprimidos por dia. Diz que foi uma gripe muito forte, mas que foi muito bem tratado". O doente não quis falar ao Expresso - aliás, como a maioria dos outros portugueses adultos infectados.

O Tamiflu é, para já, a única arma terapêutica contra o novo vírus, contudo, os responsáveis de saúde mundiais têm alertado a população para o perigo da automedicação. Em causa está a possibilidade do vírus desenvolver resistências (ver texto em baixo), alerta que também tem sido feito aos médicos.

A mensagem passou, pelo menos em Portugal. Segundo a IMS Health (multinacional que monitoriza o sector do medicamento), as vendas dos armazenistas às farmácias foram reduzidas para mais de metade só num mês. Entre Abril - quando a infecção foi comunicada ao mundo, no dia 24 - e Maio, passou-se de 36.193 embalagens vendidas para 12.918, representando uma redução de €649.664 para €231.878.



O que está a ser feito em Portugal
Tratamento de doentes
A actual rede de hospitais - Estefânia e Curry Cabral, em Lisboa; Hospitais da Universidade de Coimbra e São João, no Porto - para onde são transferidos os casos de infecção vai ser alargada. A ministra da Saúde ainda não disse quando e como, mas o Expresso apurou que a mudança deverá ocorrer quando o número de doentes ascender a 50. Aí, deverão ser 'activados' hospitais no Algarve, Alentejo e no Interior Norte e Centro do país, bem como vários centros de saúde.

Laboratórios
Um grupo de dez novos laboratórios vão poder fazer a confirmação dos casos. Dispersos pelo continente e ilhas, vão ser coordenados pelo Instituto Ricardo Jorge (INSA), o laboratório de referência nacional e que nos dias 9 e 10 Julho vai formar os novos técnicos. Actualmente, o INSA trabalha 24 horas por dia e consegue obter resultados entre quatro a seis horas após a recepção da amostra.

Ambulâncias
Todos os casos suspeitos e doentes têm sido transportados em ambulâncias do INEM, mas o aumento dos casos vai obrigar a recorrer às viaturas dos bombeiros. Os fatos de protecção já estão disponíveis e esta semana o INEM recebeu 10 mil novos equipamentos, mais adequados ao novo vírus. É a primeira encomenda e poderá ser reforçada.

Medicamentos
Esta gripe só é tratada com dois antivirais: o Tamiflu e o Relenza, mais difícil de tomar por ser em pó. Os medicamentos podem ser comprados na farmácia com receita médica e o Estado tem uma reserva estratégica para dispensar aos doentes internados, mas a sua toma deve ser cautelosa. Segundo as orientações internacionais, que os médicos portugueses têm seguido, estes antivirais só devem ser dados nos casos graves. A primeira opção é o Tamiflu, ficando o Relenza guardado para os casos de resistência. Até agora, há dois (Dinamarca e Japão), mas o fabricante do Tamiflu diz ser "absolutamente normal. Nos adultos, 0,4% desenvolvem resistência".

Vacina
Há cinco laboratórios a tentar fabricar uma vacina eficaz, contudo só com um golpe de sorte estará no mercado no tempo certo. A epidemiologista do INSA, Cristina Furtado admite que "o ideal era iniciar a vacinação em Setembro e Outubro, mas a vacina só deverá chegar depois". Portugal vai fazer uma encomenda, cujas quantidades e destinatários - para um máximo de 30% a 40% da população - podem ficar definidos a partir de segunda-feira, após a reunião do Conselho de Ministros europeus. Muitos portugueses vão ficar fora da lista, mas os médicos salientam que esta gripe é benigna e que as mortes estão associadas a outras doenças.

Contágio
A melhor forma para prevenir a infecção é lavar frequentemente as mãos, usar lenços de papel e tapar a boca e o nariz quando se espirra. Em caso de febre acima dos 38 graus deve telefonar-se primeiro para a Linha de Saúde 24. O contágio só acontece quando se está perto, pelo menos uma hora, de um doente que tenha sintomas.

Expresso​
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Encomenda das vacinas contra a gripe A ainda não foi formalizada

A ministra da Saúde revelou, esta quinta-feira, que ainda não foi formalizada a encomenda da das vacinas contra a gripe A. Ana Jorge disse ainda que, quando Portugal tiver as vacinas disponíveis, o processo de distribuição pela população será feito com base em critérios de «equilíbrio» e de «equidade».

Ana Jorge diz que ainda não há contrato sobre a encomenda das vacinas

«Foi definido o número de vacinas que seria importante Portugal ter garantido (cerca de 30 por cento da população), de forma a poder dar resposta àquilo que são os grupos de risco já definidos e reconhecidos, deixando também uma margem para outros grupos de risco que sejam mais tarde definidos em função da evolução e do conhecimento científico que vai sendo produzido pela Organização Mundial de Saúde», declarou a ministra da Saúde.

Segundo Ana Jorge, neste momento, o processo de aquisição das vacinas está na fase de contacto com todas as empresas.

«Penso que, neste momento, já todas as empresas já terão sido contactadas em reuniões, de forma a garantir as condições e para se estabelecer um contrato. Agora, estamos a falar de uma pré-reserva», disse.

Porém, a ministra da Saúde deixou também um aviso sobre a forma como se processará a futura distribuição das vacinas.

«Quando houver disponibilidade para as vacinas, existirá um controlo de regulação (mas não de imposição) sobre o processo de distribuição das vacinas. Seguir-se-ão as normas da Organização Mundial de Saúde e do Conselho da Europa. A distribuição das vacinas, quando estas chegarem, deverá ter como critérios o equilíbrio e a equidade», sustentou.

Em relação aos grupos de risco já definidos, Ana Jorge apontou os casos dos doentes crónicos em qualquer idade, os profissionais de saúde, as forças de segurança e grupos com funções essenciais de manutenção da sociedade.

«Em breve, será definido se as grávidas e as crianças fazem todas parte. Mas, com o número das vacinas, haverá capacidade para responder a todos estes grupos, deixando ainda uma pequena margem para novos grupos de risco a incluir», assegurou.

TSF
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mulher grávida sobe para 10 número de casos confirmados nos Açores

Uma mulher grávida de 33 anos é o 10º caso confirmado de Gripe A H1N1 nos Açores e está internada no Hospital de Ponta Delgada, nos Açores, com estado clínico estável, disse a Secretaria Regional da Saúde.

Miguel Correia, da Secretaria Regional da Saúde, diz que a mulher grávida está clinicamente estável

A mulher, que reside no concelho da Ribeira Grande, na costa norte da ilha de S. Miguel, regressou há dois dias de Espanha.

Miguel Correia, secretário Regional de Saúde dos Açores, disse aos jornalistas que a doente não corre risco, sublinhando que o seu estado clínico é «estável».

Segundo as autoridades sanitárias, foram negativos os resultados das análises realizadas à criança de três anos, irmã do bebé de 13 meses que foi confirmado como portador do vírus H1N1 e que esteve na origem do encerramento preventivo de uma creche em Ponta Delgada.

TSF
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Porcos podem contrair gripe A através do homem

No início da epidemia de gripe A temeu-se que o contacto com porcos pudesse colocar em risco a saúde de humanos. Mas uma equipa de investigadores alemães diz que é ao contrário: é mais provável que os porcos sejam contaminados após contacto com pessoas infectadas.

A equipa alemã, do Instituto Friedrich-Loeffler, inoculou porcos com dez meses com o vírus da gripe A recolhido de um doente alemão contaminado. A experiência, feita em ambiente de biosegurança 3 e controlada (o nível máximo de biosegurança em laboratório é 5), provou que os cinco animais inoculados com o vírus, que desenvolveram febres e diarreia, contaminaram outros três porcos saudáveis com a doença. Mas galinhas postas em contacto com os porcos contaminados permaneceram saudáveis. Os resultados foram publicados na revista científica Journal of General Virology, publicada pela Society for General Microbiology.

“Apesar de, em fases iniciais da epidemia, se ter pensado que os humanos podiam apanhar a doença através do contacto com porcos, isso nunca foi documentado e nem os porcos nem outros animais entraram na cadeia de propagação do vírus A (H1N1) aos humanos”, explica Thomas Vahlenkamp, primeiro autor do artigo.

“No entanto, sabemos agora que temos de evitar a transmissão de humanos para porcos, para que estes animais não se envolvam na propagação da doença”, alerta a equipa, que recomenda que doentes com gripe A não contactem com porcos.

Em Maio foram detectados alguns casos de gripe A entre porcos numa exploração de suinicultura em Alberta, no Canadá, depois de o dono da exploração ter sido infectado com gripe A durante uma viagem ao México. O que já se desconfiava, que o homem podia contaminar os animais, comprova-se agora com a experiência da equipa alemã.

Já sobre o consumo de carne o risco é nulo, tal como assegurou a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, também em Maio passado. Esta organização desaconselhou, por isso, os embargos sobre as importações desta carne, que entendia não serem necessários para garantir a saúde pública. Já a Organização Mundial de Saúde mostrou-se sempre mais prudente nesta matéria, apesar de nunca ter mudado a recomendação de base, segundo a qual comer carne de porco não apresenta perigo para a saúde humana.

Os primeiros resultados obtidos por cientistas que analisaram a fundo a composição genética do novo vírus provaram que este provém directamente de duas estirpes de vírus da gripe suína conhecidas há anos, presentes nos suínos e, ocasionalmente, nos perus. Mas o A (H1N1) constitui, no seu conjunto, uma nova estirpe, originária daquilo que se chama em genética uma permuta de genes. E que pode ter ocorrido quando um animal foi contagiado pelas duas estirpes do vírus ao mesmo tempo.

Em forma de recomendação, a equipa alemã diz que pessoas infectadas ou sob suspeita de terem contraído gripe A não devem contactar com porcos e alertam as autoridades de saúde e de veterinária para tomarem medidas apropriadas para controlar a doença em explorações de suinicultura onde a gripe A tenha sido detectada.

Segundo o comunicado da Society for General Microbiology, estão a ser desenvolvidos estudos para testar se as vacinas disponíveis conseguem imunizar porcos contaminados e evitar a propagação da doença entre estes animais
publico
 

ALEX

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
104
Gostos Recebidos
0
gripe A 43 questões

43 PERGUNTAS E RESPOSTAS:


1 .- P: Quanto tempo pode durar o vírus vivo em uma superfície?
R: Até 10 horas.

2. -P: Qual a utilidade do álcool para limpar as mãos?
R: Deixa o vírus inativo e mata-o.

3 ..- Q: Qual é o meio mais eficaz de infecção deste vírus?
R: O ar não é a forma mais eficaz de transmissão do vírus, o fator mais importante para a fixação do vírus é a umidade, (revestimento do nariz, boca e olhos), o vírus não voa e não atinge mais de um metro distância.

4 .- Q: É fácil a infectar-se em aviões?
R: Não é um meio propício.

5 .- Q: Como posso evitar a infecção?
R:Não levar as mãos ao rosto, olhos, nariz e boca. Não ter contato com pessoas doentes. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

6 .- Q: Qual é o período de incubação do vírus?
R: Em média 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase que imediatamente.

7 .- Q: Quando você deve começar a tomar medicação?
R: Se tomada até 72 horas depois, as perspectivas são muito boas, a melhora é de 100%.

8 .- Q: Qual é a forma como o vírus entra no corpo?
A: Contato ao dar a mão ou beijar na bochecha. Ele penetra pelo nariz, boca e olhos.

9 .- Q: O vírus é letal?
R: Não, o que provoca a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é pneumonia

10 .- Q: Quais os riscos dos familiares de pessoas que morreram?
R: Elas podem ser portadoras e formam uma cadeia de transmissão.

11 .- Q: A água nas piscinas transmite o vírus?
A: Não, porque ele contém substâncias químicas e clorados

12 .- Q: O que faz o vírus para provocar a morte?
R: Uma cascata de reações, tais como insuficiência respiratória, a pneumonia grave é a causa da morte.

13 .- Q: Quando pode iniciar o contágio, mesmo antes ou só quando os sintomas ocorrem?
R: Desde que se tenha o vírus antes dos sintomas

14 .- Q: Qual é a probabilidade de recaída com a mesma doença?
R: 0%, pois fica-se imune ao vírus.

15 .- Q: Onde é que o vírus se encontra no meio ambiente?
R: Quando uma pessoa contagiada tosse ou espirra , o vírus pode permanecer em superfícies lisas, como portas, dinheiro, papéis, documentos, desde que haja umidade. Uma vez que não se pode esterilizar o ambiente é extremamente recomendada higiene das mãos.

16 .- Q: Se eu for para um hospital particular podem cobrar-me o remédio?
R: Não, existe um acordo de não cobrar, porque o governo o está proporcionando a todas as instituições de saúde públicas e privadas.

17 .- Q: O vírus ataca mais os asmáticos?
R: Sim, esse pacientes são mais sensíveis, mas este é um germe novo, todos são igualmente suscetíveis.

18 .- Q: Qual é a população que este vírus está atacando?
R: 20 a 50 anos de idade.

19 .- Q: A máscara é útil para cobrir a boca?
R: Há algumas melhores do que outras, mas se você for saudável é contraproducente, pois o vírus, por seu tamanho, atravessa-a como se ela não existisse e usando a máscara, é criado dentro da área do nariz e da boca um microclima úmido favorável ao desenvolvimento do vírus. Mas se você já está infectado, melhor usá-la para evitar infectar outras pessoas, neste caso ela é relativamente eficiente.

20 .- Q: Posso fazer exercício ao ar livre?
R: Sim, o vírus não vai para o ar e não tem asas.

21 .- Q: Existe alguma vantagem em tomar vitamina C?
R: Não serve de nada para evitar a infecção por este vírus, mas ajuda a resistir aos sintomas.

22 .- Q: Quem está a salvo da doença ou quem é menos suscetível?
R: Não há ninguém a salvo, o que ajuda é a higiene dentro de casa, escritório, utensílios e não ir a lugares públicos.

23 .- Q: Será que o vírus se move?
R: Não, o vírus não tem nem pernas nem asas, só com um empurrão para entrar no interior do corpo.

24 .- Q: Os bichos de estimação podem propagar o vírus?
R: Este vírus não, talvez alguns outros vírus.

25 .- Q: Se eu for a um velório de alguém que morreu deste vírus posso infectar-me?
R: NÃO.

26 .- Q: Qual é o risco de mulheres grávidas com o vírus?
R: As mulheres grávidas têm o mesmo risco de qualquer pessoa, mas é por dois, elas podem tomar antivirais em caso de infecção, mas com rigorosa supervisão médica.

27 .- Q: O feto pode ter lesões se uma mulher grávida é infectada por este vírus?
R: Não sabemos o que pode acontecer, pois é um vírus novo.

28 .- Q: Posso tomar ácido acetilsalisílico (aspirina)?
R: Não é recomendado, pode causar outras doenças, a menos que tenha sido receitado para problemas coronários, nesse caso, deve-se continuar.

29 .- Q: Existe alguma vantagem em tomar antivirais antes dos sintomas?
R: Não é bom.

30 .- Q: As pessoas com HIV, diabetes, aids, câncer, etc. podem ter mais complicações do que uma pessoa saudável, quando do contágio pelo vírus?
R: Sim.

31 .- Q: A gripe convencional poderia tornar-se Influenza A?
R: NÃO.

32 .- Q: O que mata o vírus?
R: O sol, mais de 5 dias no ambiente, o sabão, os antivirais específicos, o álcool gel.

33 .- Q: O que fazer para prevenir infecções, nos hospitais, para outros pacientes que não têm o vírus?
R: Isolamento

34 .- Q. O álcool gel é eficaz?
R: Sim, muito eficaz.

35 .- Q: Se eu sou vacinado contra a gripe sazonal eu estou segura?
R: Não serve de nada, ainda não há vacina para o vírus.

36 .- Q: Este vírus está sob controle?
R: Não totalmente, mas estão sendo tomadas medidas agressivas de contenção.

37 .- Q: O que acontece com a mudança de alerta 4 para 5?
R: Fase 4 não é diferente da fase 5, só significa que o vírus se propagou de pessoa a pessoa em mais de 2 países, e a fase 6, é que se propagou para mais de 3 países.

38 ..- P. Quem foi infectado por este vírus e está saudável, é imune?
R: Sim.

39 .- Q: As crianças que têm tosse e constipações podem estar com a gripe A?
R: É pouco provável, as crianças são pouco afetadas.

40 .- Q: Quais medidas as pessoas que trabalham devem tomar?
R: Lave as mãos várias vezes ao dia.

41 .- Q: Eu posso pegá-lo ao ar livre?
R: Se as pessoas estão infectadas e tossem ou espirram perto de você, pode acontecer, mas o ar é um meio de pouco contágio.

42 .- Q: Pode você comer porco?
R: Sim você pode e não há risco de contágio.

43 .- Q: Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está sob controle?
R: Embora a epidemia esteja controlada agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode retornar e provavelmente não haverá vacina ainda.

 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
H1N1: mais um caso de gripe A em Portugal

Sobe para 72 o número de casos de gripe A em Portugal, anunciam as autoridades esta sexta-feira.

A secretaria regional de Saúde dos Açores confirmou a existência de mais um caso de contaminação do vírus H1N1, esta sexta-feira. Trata-se de uma criança de Angra do Heroísmo, de sete anos de idade, que chegou do México recentemente. No total, só nos Açores existem 11 casos confirmados da doença.

No final da tarde de quinta-feira, a direcção-geral de saúde confirmou mais dez casos de gripe A, ou seja 71. Com esta nova confirmação, contam-se até ao momento 72 casos confirmados.

tvnet
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Gripe A: grande procura de máscaras esgota stocks

A nova gripe está a provocar uma verdadeira corrida às mascaras de protecção. Muitas farmácias do país já esgotaram os stocks, isto apesar das autoridades de saúde ainda não terem recomendado o uso generalizado das máscaras a toda a população.

Existem no mercado as mais variadas máscaras de protecção. Umas mais simples, outras que garantem uma protecção mais eficaz. Máscaras cirúrgicas, máscaras para poeiras não tóxicas, para os pólenes, máscaras com diferentes filtros. A oferta é grande e está, de norte a sul do pais, a registar uma procura cada vez maior junto das farmácias.

Em muitas delas o stock está completamente esgotado, apesar do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças não recomendar, para já, o uso generalizado de máscaras como forma de reduzir o contágio da gripe.

Ajudam a reter as secreções respiratórias quando os doentes tossem ou espirram, mas com tantas disponíveis no mercado, acaba por surgir a dúvida sobre qual será a mais indicada. De qualquer forma, as autoridades de saúde não recomendam o uso de mascaras de protecção e, talvez por isso, ainda há poucos dias um grupo de estudantes portugueses foi convidado a sair de um avião em Palma de Maiorca porque decidiu utilizar máscaras para proteger as vias respiratórias.
TVI24
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Gripe A: mais oito casos confirmados em Portugal

Há mais oito casos de gripe A em Portugal desde o último balanço oficial feito pelo Ministério da Saúde, há 24 horas. O número de infecções sobe de 71 para 79.

Em comunicado, o ministério da Saúde refere que um dos casos é nos Açores, dois correspondem a transmissão secundária e três dos casos são crianças com idades entre um e sete anos.

«Um dos casos é de um menino, de um ano, vindo de Palma de Maiorca, que está internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Outro menino, de 7 anos, proveniente do México, está no Hospital de Angra do Heroísmo, Açores», pode ler-se no comunicado.

«Uma mulher, de 19 anos, que veio da Califórnia, está também no Hospital Curry Cabral. Três homens estão internados no Hospital de São João: um homem, de 27 anos, veio de Miami, outro homem, de 22 anos, vindo de Barcelona, e outro, de 29 anos, procedente de Palma de Maiorca».

Sobre os casos de transmissão secundária, o ministério informa que os «dois dos casos correspondem a transmissão secundária: uma mulher de 23 anos, que está no Hospital Curry Cabral, e um menino de 2 anos, que está no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa».
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Alpes: 23 crianças com gripe A em colónia de férias

Vinte e três crianças contraíram a gripe A numa colónia de férias perto de Megève, nos Alpes franceses, avança a agência «France Press».

Segundo a mesma fonte, já foram tomadas todas as medidas para suster a epidemia.

As crianças são originárias da região parisiense.
TVI24
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Criança é segunda vítima mortal da gripe A no Brasil

A gripe A (H1N1) fez a segunda vítima mortal no Brasil, país que já registou 1.027 casos da doença, informaram hoje fontes oficiais.
A mais recente vítima mortal é uma criança de 11 anos, que morreu a 30 de Junho, num hospital de São Paulo, dois dias após o início de sintomas.

“As vigilâncias epidemiológicas do estado e do município estão a investigar os contactos da criança e da família para encontrar possíveis vínculos com pacientes provenientes do exterior ou com pessoas com sintomas de gripe”, salientou o Ministério da Saúde num comunicado.

O Ministério sublinhou que a maioria absoluta das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente.

O grau de letalidade da nova gripe no mundo (0,45 por cento) é igual à da gripe sazonal. No Brasil, a taxa registada é de 0,19 por cento, inferior à média mundial.

Os casos já foram confirmados em 25 estados de todas as regiões do Brasil, com destaque para São Paulo, com 457 pacientes, sendo que os principais locais de provável infecção foram Argentina, Estados Unidos e Chile.

Autoridades do sector acompanham actualmente 2.973 casos suspeitos, em todo o Brasil, e outros 1.538 pacientes já foram submetidos a exames e descartados.

Pelas regras, uma pessoa é considerada suspeita quando apresenta os sintomas da doença, depois de passar por um país afectado, ou após ter contacto com alguém com esse perfil.

Diário Digital / Lusa
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Jogos da Lusofonia:Caso de Gripe A em atleta brasileiro

A Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia, a decorrerem em Lisboa, informou que foi confirmado um caso de Gripe A (H1N1) num atleta da delegação brasileira.

O atleta, que não foi identificado, encontra-se, segundo a organização dos Jogos, clinicamente bem, devendo ainda hoje ter alta do Hospital Curry Cabral, onde está internado.

O atleta desembarcou em Lisboa na quinta-feira, dia 9, vindo de São Paulo. Aos primeiros sintomas de gripe, verificados já em Lisboa, a Comissão Organizadora e o Comité Olímpico Brasileiro entraram em contacto com as Autoridades Nacionais de Saúde, através da Delegação de Saúde Regional da Região de Lisboa e Vale do Tejo.


Diário Digital / Lusa
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Hoje foi o primeiro dia de Julho sem novos casos confirmados de gripe A em Portugal

Foi o primeiro balanço negativo em quase duas semanas. Às 18 horas de hoje, o Ministério da Saúde informava: “Nas últimas 24 horas não se registou, em Portugal, nenhum caso de infecção pelo vírus da gripe A”.

Durante o dia tinha sido comunicado que um atleta brasileiro, que veio a Lisboa para participar nos Jogos da Lusofonia, estava infectado, mas o caso data de quinta-feira.

Eric Mancini, atleta de ténis de mesa, de 20 anos, desembarcou em Lisboa nesse dia, vindo de São Paulo. Começou a ter os primeiros sintomas pouco depois, tendo sido imediatamente internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde lhe foi diagnosticada a gripe A.

A organização ainda chegou a ponderar suspender os jogos, que decorrem em vários municípios da região de Lisboa, mas recuou depois de receber garantias das autoridades de saúde.

Esta tarde, a ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu que todos aqueles que contactaram com o atleta brasileiro não apresentam sintomas do vírus e estão a ser medicados.

A responsável acrescentou que Mancini está clinicamente bem e que só ainda estava hospitalizado “por não residir em Portugal e não ter casa”. Nos Jogos da Lusofonia participam 1300 atletas.

Em Portugal estão confirmados 86 casos de gripe A, dez dos quais divulgados na passada quinta-feira, que foi até agora o dia com mais diagnósticos.

No balanço que passou a divulgar diariamente, pelas 18h00, o Ministério da Saúde esclarece que, devido ao “crescente número de casos suspeitos que, diariamente são investigados, decidiu comunicar apenas aqueles cujos resultados se revelem positivos”. Acrescenta que, “na maioria dos casos, a doença já foi tratada”.

Público/Clix​
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Gripe A: Dez casos confirmados nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segundo-feira mais dez casos de infecção pelo vírus H1N1, subindo assim para 96 o número de doentes com Gripe A, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde.


Seis dos casos confirmados estão internados no Hospital de São João, no Porto, têm idades compreendidas entre os 13 e os 26 anos e regressaram recentemente de Espanha.

O Ministério da Saúde afirmou ainda que no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, está internada uma menina de cinco anos, referente a um caso de transmissão secundária.
cm
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Jogos da Lusofonia: Gripe A (H1N1) - Tamiflu não é doping nem prejudica rendimento ..

Jogos da Lusofonia: Gripe A (H1N1) - Tamiflu não é doping nem prejudica rendimento desportivo

Porto, 13 Jul (Lusa) - O antiviral oseltamivir está fora da lista de substâncias proibidas e pode por isso ser utilizado por atletas de alta competição e especificamente nos que participam nos Jogos da Lusofonia, na sequência da detecção de um caso de gripe H1N1 num tenista brasileiro.


Expresso/Lusa​
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Doentes de Gripe A passam a receber tratamento em casa
Portugal ultrapassou a barreira dos 100 casos de Gripe A, o que implicará nos próximos dias uma mudança no combate à pandemia. Os pacientes deixam de ser internados e passam a ser enviados para casa, sem confirmação laboratorial da doença

Ministra anuncia aumento dos locais de atendimento em ambulatório
javascript:SendNews()

javascript:ChangeNewsTab(1)javascript:ChangeNewsTab(3)
O número de casos de gripe A em Portugal ultrapassou a centena, somando-se agora 102 ocorrências. Entre os doentes conta-se um voluntário dos Jogos da Lusofonia. Aumentou ainda o número de hospitais de referência preparados para lidar com casos de H1N1, anunciou a ministra da Saúde.
Tal como o SOL avançou na edição de 10 de Julho, a ultrapassagem da barreira referencial da centena de casos implicará, nos próximos dias, uma mudança na resposta do Serviço Nacional de Saúde à pandemia.
De acordo com um infecciologista do Hospital Curry Cabral, de Lisboa, a partir deste momento «todos os doentes serão mandados para casa com a respectiva medicação e, provavelmente, sem a confirmação laboratorial de que se trata mesmo desta gripe».
A explicação é simples: a partir de certa altura, o número de casos ganha tal dimensão que será impossível acudir a todos com a mesma atenção.
Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira, Ana Jorge anunciou o registo de 102 casos de gripe A, incluindo o caso de um voluntário dos Jogos da Lusofonia infectado com o H1N1.
O jovem de 22 anos foi hoje confirmado como o segundo caso de gripe A nos Jogos, que decorrem até domingo na área metropolitana de Lisboa
«A Comissão Organizadora dos II Jogos da Lusofonia informa que foi detectado um segundo caso confirmado de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1). O jovem, clinicamente bem, encontra-se internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa», informa, em comunicado, a organização do evento.
Segundo os responsáveis, o jovem voluntário esteve em contacto com o atleta brasileiro Eric Mancini, o primeiro caso confirmado, no domingo, e único, até ao momento, de atletas que disputam a competição.
O praticante de ténis de mesa, de 20 anos, desembarcou na capital portuguesa na quinta-feira, oriundo de São Paulo.
«Após confirmação laboratorial de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), foram adoptadas as medidas e activados os mecanismos necessários para evitar a propagação do vírus. Os contactos próximos do jovem, todos eles assintomáticos, iniciaram já quimioprofilaxia», acrescentam ainda os responsáveis.

SOL
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Gripe A: voluntário é segundo caso nos Jogos da Lusofonia

Está já confirmado mais um caso de gripe A entre os participantes dos Jogos da Lusofonia. Trata-se de um voluntário de 22 anos. Os Jogos da Lusofonia decorrem em vários concelhos da área metropolitana de Lisboa.

«A Comissão Organizadora dos II Jogos da Lusofonia informa que foi detectado um segundo caso confirmado de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1). O jovem, clinicamente bem, encontra-se internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa», diz a organização dos jogos, em comunicado.

O voluntário terá estado em contacto com o atleta brasileiro Eric Mancini, cuja infecção pelo vírus H1N1 foi confirmada no domingo.


Diário/IOL​
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Gripe A: Portugal vai comprar 3 milhões de vacinas

O Governo aprovou hoje uma verba de 45 milhões de euros para aquisição de vacinas contra a Gripe A que só devem estar disponíveis em Dezembro ou Janeiro.

O Governo aprovou hoje uma verba de 45 milhões de euros para aquisição de três milhões de vacinas contra a Gripe A, correspondentes a seis milhões de doses, que deverão estar disponíveis no prazo máximo até Janeiro.

A resolução foi apresentada pela ministra da Saúde, Ana Jorge, no final do Conselho de Ministros. "Vamos poder ter capacidade de vacinar gratuitamente todos os grupos considerados de riscos, numa altura em que as vacinas já estejam disponíveis para serem utilizadas", declarou Ana Jorge.

A ministra da Saúde adiantou que, "com segurança", as vacinas só estarão disponíveis em Dezembro ou só no início do Janeiro".

"Não sabemos ainda exactamente quando estarão concluídos todos os procedimentos de produção das vacinas, assim como os ensaios clínicos necessários para que seja ministrada em condições de segurança", justificou.

Interrogada sobre os custos totais da operação de combate à Gripe A, a ministra da Saúde não apresentou uma estimativa, apenas adiantando que "vai custar algum dinheiro".

"Teremos de tomar em linha de conta o aumento dos consumos de outros medicamentos, o reforço das equipas e de outros suportes para administração das vacinas. Estamos neste momento a fazer um cálculo aproximado em termos de reforço", disse.

Ana Jorge fez depois questão de frisar que, por recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), "as vacinas vão ser dadas gratuitamente a todas as pessoas, que terão de fazer duas doses".

"Estes três milhões de vacinas vão contemplar todos os grupos de risco e ainda uma margem para poder haver vacinação para outros grupos que forem necessários vacinar. Não haverá necessidade de fazer a vacinação a toda a população, porque é considerado que este grupo é suficiente para conter a propagação da epidemia", sustentou a ministra da Saúde.


Expresso​
 
Topo