Portal Chamar Táxi

Tudo sobre o "fenómeno" propagação

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Ao contrário do que já se disse aqui no forum, a propagação que está a afectar a TDT não é refletida na Ionosfera. A ionosferefa não reflete frequências superiores a cerca de 30 Mhz.
Este fenómeno passa-se muito mais abaixo na troposfera que é a camada da atmosfera logo acima da superficie terrestre e que tem o seu limite superior a cerca de 15Km de altitude.
No caso da TDT as ondas não são refletidas diretamente, ou seja, a troposfera não funciona como um espelho refletindo as ondas para a terra. Reparem que se assim fosse o percurso total da onda não passaria acima das escassas dezenas de Km e cairia portanto dentro do intervalo de guarda não causando grandes estragos na qualidade do sinal.

O que se passa é que devido às mudanças de temperatura na troposfera são criados uma espécie de "tubos" onde entram as ondas que são transportadas durante Km e mais à frente quando o "tubo" é interrompido essas ondas são refletidas para a terra caíndo fora do intervalo de guarda.

Tudo isto se passa a escassas centenas de metros da superficie da Terra, por isso é que no Interior do país este fenómeno práticamente não se faz sentir, pois as montanhas interrompem o tal "tubo" não deixando que ele tenha muito comprimento.

A imagem anexa ajuda a perceber este fenómeno.

propagacao_troposferica.jpg

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Hoje, alguma actividade do fenómeno práticamente todo o dia. Embora cá por casa não tenha provocado problemas na recepção, em algumas casas muitas perturbações.

Confirmo

neste momento 13/5 até ás 11 horas excesso de propagação.

Vou dar uma volta a algumas antenas que instalei com rede para tirar conclusoes

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Confirmo

neste momento 13/5 toda a manhã excesso de propagação.

Vou dar uma volta a algumas antenas que instalei com rede para tirar conclusoes

Confirma-se TDT off... Ontem estive em casa dos meus avós, chegou-se às 20:50 e a TDT foi-se abaixo, o meu avô rogou preguedo e foi amuado para a cama... E ele tem razão, gastou o dinheiro nos receptores e na antena para ter TDT a funcionar apenas no mês de Abril para agora ficar sem TV.

O mais triste é que a PT e a ANACOM não querem saber de corrigir este problema que afecta todo o país.

As zonas sombra por si só já é um problema, as zonas que têm cobertura deixam de a ter com o fenómeno. Os únicos que estão sempre bem (como sempre) são os das cidades que têm 4 ou 5 emissores por proximidade.

TRISTEZA!!!!!!!!!

Segundo o mapa que o amigo rato disponibilizou vamos ficar sem TDT praticamente a semana toda.

Última edição:

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Caro user DX2 é o que faço e, neste momento é do que vivo exclusivamente à já 4 anos.... Levo o mais a serio possível aquilo que faço e faço sempre as coisas com a maior da justiça e seriedade para com o cliente.... Mais que instalador sou pessoa e mais que isso sou também consumidor.... Não gosto de andar a enganar os outros!! qual o objectivo afinal de andar a enganar?? tento sempre chegar a acordo com o cliente para que se chege a um acordo favorável para os 2 indo ao encontro do que o cliente quer e precisa... Não preciso de grande publicidade e desde que comecei trabalho nunca me faltou!

No que toca ao tdt ja expressei a minha opinião varias vezes e acho VERGONHOSA a forma como está implantada a rede de emissores neste momento: poucos, a mandarem "bujardas" de sinal pk trabalham todos praticamente no limite, todos a emitir na mesma frequência deixando o ch56 completamente saturado!!!! Deixando as pessoas sem acesso a televisão em condições.... Olhando apenas a questões económicas e de interesses financeiros que deixam beneficiados sempre os mesmos e os "amigos" dos mesmos -.- Tenho clientes a que fiz a instalação logo no inicio disto e ficou tudo bem mas depois esses senhores andam sempre a fazer experiências nos emissores aumentando e baixando o nivel de sinal como lhes apetece adicionando emissores onde lhes apetece fazendo me depois andar a corrigir as instalações...... há por ai muitas pessoas a gastar o dinheiro em aparelhos e em antenas que depois não dão por motivos varios e a irem para a cama com pilhas de nervos e ninguem quer saber, e nesta altura do campeonato não tenho maos a medir e esta M*rd* faz me andar as vezes a caminhar para casa dos mesmos clientes 2 e 3 vezes fico tão possesso com isto so me apetece partir responsável para a TDT da ANACOM á "porrada".... Não lhe deve faltar TV a ele... deve ter o serviço MEO ou ZON de graça!!!! -.-

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Durante toda a manhã alguma perturbação mas não suficiente para causar danos cá por casa. Parece que o "bicho" amansou...

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Aqui em casa desde que acordei até este momento não há nada para ninguém, só apareceu durante uns minutos e foi-se outra vez...

Edit: Virei a antena mais uma vez e já está a dar, embora instável, mas sei que é temporário. Ainda antes de ontem ao fim do dia a antena dava melhor onde estava hoje já dá melhor onde está, enfim... Ainda bem que tenho a antena na varanda facilmente acessível...

E mais, a antena está, a bem dizer, apontada para o chão para dar melhorzito...

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Aqui em casa desde que acordei até este momento não há nada para ninguém, só apareceu durante uns minutos e foi-se outra vez...

Edit: Virei a antena mais uma vez e já está a dar, embora instável, mas sei que é temporário. Ainda antes de ontem ao fim do dia a antena dava melhor onde estava hoje já dá melhor onde está, enfim... Ainda bem que tenho a antena na varanda facilmente acessível...

Já experimentaste subir a antena

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0

Experimenta a técnica da rede mas não da forma que fizeste. Envolve toda a antena num rolo de rede, se possível mais comprida que a própria antena.Tapada na parte de trás e aberto na parte da frente, claro.
Utiliza uma rede com malha fina, máximo 1 cm, mas sem exagerar por causa do vento.

Direciona ao emissor e (se calhar) vais ver televisão.

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Já experimentaste subir a antena

Já, aí é que desaparece tudo por completo, mesmo em dias de pouca propagação!

Tive que a tirar do telhado para a varanda para dar alguma coisa...

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Experimenta a técnica da rede mas não da forma que fizeste. Envolve toda a antena num rolo de rede, se possível mais comprida que a própria antena.Tapada na parte de trás e aberto na parte da frente, claro.
Utiliza uma rede com malha fina, máximo 1 cm, mas sem exagerar por causa do vento.

Direciona ao emissor e (se calhar) vais ver televisão.

Já pensei fazer uma espécie de caixa em rede mas o problema é que acho que o emissor interferente está mais ou menos no mesmo alinhamento do emissor onde recebo...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Já pensei fazer uma espécie de caixa em rede mas o problema é que acho que o emissor interferente está mais ou menos no mesmo alinhamento do emissor onde recebo...

Em um dos meus posts anteriores podes ver um esquema de como o fenómeno actua. O sinal interferente (de um emissor distante) vem de cima mas não basta tapar o diopolo por trás ou por cima pois esse sinal é refletido por todo o lado acabando por entrar na antena. Estou convicto que tapando a antena como disse, pode melhorar significativamente.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Já, aí é que desaparece tudo por completo, mesmo em dias de pouca propagação!

Tive que a tirar do telhado para a varanda para dar alguma coisa...

Pois, subir a antena é para esquecer.

Já agora, estás a usar amplificador? Se estás durante a actividade do fenómeno experimenta a retirálo e ligar directo da antena ao televisor.

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Pois, subir a antena é para esquecer.

Já agora, estás a usar amplificador? Se estás durante a actividade do fenómeno experimenta a retirálo e ligar directo da antena ao televisor.

Também já tentei com outra antena (DAT 45) ligado directamente a TV acontece igual, sinal presente, qualidade nula. Andar pelo quintal com a antena numa mão e portátil noutra à "procura" de sinal também não apresenta nada de positivo. Até tentei colocar a antena debaixo da varanda abrigando os sinais vindos de cima. A mesma coisa. Quando a qualidade desaparece, desaparece mesmo...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Também já tentei com outra antena (DAT 45) ligado directamente a TV acontece igual, sinal presente, qualidade nula. Andar pelo quintal com a antena numa mão e portátil noutra à "procura" de sinal também não apresenta nada de positivo. Até tentei colocar a antena debaixo da varanda abrigando os sinais vindos de cima. A mesma coisa. Quando a qualidade desaparece, desaparece mesmo...

Provávelmente tens o sinal muito baixo, (pouca margem de segurança) por isso mesmo com pouca actividade do fenómeno vai-se a qualidade.

Solução: Aumentar o sinal do emissor que se pretende receber, mas sem subir a antena e sem amplificar o sinal.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0

Como tens a antena na varanda, não consegues arranjar um bidon de 200 litros vazio aperta-lo no gradeamento e meter a antena dentro,. possivelmente ela não cabe com os refletores mas retira-os

Se alguém vê o armanho chama-te maluco :Espi06::Espi06:

Última edição:

gafanhoto38

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Gostos Recebidos
0
boas pessoal!eu,embora nao estando em portugal,leio todos os vossos posts com muito interesse,porque vamos sempre aprendendo com os outros.Mas este fenomeno de propagaçao,eu por aqui,nunca houvi falar,dà sempre tudo ok.portanto a minha pergunta é esta:isso é so em portugal?ou hà por outras bandas?
Obrigado,e fiquem bem

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Como tens a antena na varanda, não consegues arranjar um bidon de 200 litros vazio aperta-lo no gradeamento e meter a antena dentro,. possivelmente ela não cabe com os refletores mas retira-os

Se alguém vê o armanho chama-te maluco :Espi06::Espi06:

LOL um bidão não pus mas tentei envolvê-la com rede (excepto a frente claro) e nada resolveu.

De notar que quando não existe este fenómeno o meu LCD indica 100% qualidade e os receptores entre 80 a 90% não creio que o sinal seja fraco. O sinal interferente é que deve ser muito forte.

Devo também mencionar que nestes dias eu recebia em analógico o emissor de Montejunto (cerca de 200km daqui) 100% nítido, muito melhor do emissor da Lousã que era o que eu recebia.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
boas pessoal!eu,embora nao estando em portugal,leio todos os vossos posts com muito interesse,porque vamos sempre aprendendo com os outros.Mas este fenomeno de propagaçao,eu por aqui,nunca houvi falar,dà sempre tudo ok.portanto a minha pergunta é esta:isso é so em portugal?ou hà por outras bandas?
Obrigado,e fiquem bem

O fenómeno da propagação é velho foi investigado á décadas e como sabes está relacionado com as explosões solares.
Tenho ouvido comentários de emigrantes em França que criticam aí a TNT agora o comum do cidadão não entende estes fenómenos e não faz o relacionamento

Se leres num outro post dos concelhos em Portugal com problemas de sinal repara que até ao momento todos estão no litoral e quase todos têm mar

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
LOL um bidão não pus mas tentei envolvê-la com rede (excepto a frente claro) e nada resolveu.

De notar que quando não existe este fenómeno o meu LCD indica 100% qualidade e os receptores entre 80 a 90% não creio que o sinal seja fraco. O sinal interferente é que deve ser muito forte.

Devo também mencionar que nestes dias eu recebia em analógico o emissor de Montejunto (cerca de 200km daqui) 100% nítido, muito melhor do emissor da Lousã que era o que eu recebia.

Eu fui dar uma volta a umas antenas que instalei e falei com os clientes e verifiquei que a rede colocada em antenas de um só eixo é uma mais valia. No entanto em antenas de 3 eixos tive algumas queixas menos a ikusi da foto mas pode ser da localização. Quanto a antenas de 3 eixos sem proteção nao tenho nenhuma instalada pessoalmente , mas falei com alguns que tem essas e é o caos.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
O fenómeno da propagação é velho foi investigado á décadas e como sabes está relacionado com as explosões solares.
Tenho ouvido comentários de emigrantes em França que criticam aí a TNT agora o comum do cidadão não entende estes fenómenos e não faz o relacionamento

Se leres num outro post dos concelhos em Portugal com problemas de sinal repara que até ao momento todos estão no litoral e quase todos têm mar

Este fenómeno que afecta a TDT em Portugal está presente um pouco por todo o mundo. Em algumas zonas do globo manifesta-se mais do que em outras.

Este problema só se põe em países que utilizem redes TDT SFN (canal único) como é o nosso caso.

Este fenómeno não traz só desvantagens. Existem algumas comunicações que se fazem aproveitando esta propagação. Claro que não se pode estar à espera que seja regular pois acontece pontualmente.

Este fenómeno em concreto nada tem a ver com explosões solares. Não confundir com as reflexões na Ionosfera, essas sim são devidas às ionizações provocadas pelas explosões solares, mas não afectam as frequências acima dos 30MHz como é o caso da TDT.

Alguns posts atrás está a explicação para este tipo de propagação que tem a ver exclusivamente com diversas variantes da metereologia ao nivel da troposfera.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Este fenómeno em concreto nada tem a ver com explosões solares. Não confundir com as reflexões na Ionosfera, essas sim são devidas às ionizações provocadas pelas explosões solares, mas não afectam as frequências acima dos 30MHz como é o caso da TDT.

Alguns posts atrás está a explicação para este tipo de propagação que tem a ver exclusivamente com diversas variantes da metereologia ao nivel da troposfera.

Não sei se é assim, O fenómeno é a consequência das explosões solares que acontecem picos de 11 em 11 anos e andam a descer 5,5 e a subir 5,5 quanto á frequência trabalho com vhf há 30 anos que como sabes vai de 30 a 300 mhz e os seus picos de propagação corresponde aos picos de explosões solares. Sempre foi mais acentuada com a temperatura mas no fim do verão é mais notória, isto devia ser explicado por um astrofisico,. Por acaso em UHF que vai de 300 mhz a 3ghz não tenho grande experiência mas acho que não deve ser muito diferente

Se tens outra teoria tens que explicar o seu fundamento

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Agora isto está assim, para ver alguma coisa de dia tenho que virar a antena para um lado, para ver de noite tenho que virar para outro, valha-me Deus...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Agora isto está assim, para ver alguma coisa de dia tenho que virar a antena para um lado, para ver de noite tenho que virar para outro, valha-me Deus...

Monta um rotor no mastro e com o comando fazes rodar a antena!

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Boa noite... depois de ler uns posts acho mesmo que o emissor da figueira não está a trabalhar a "100%".... Passo a explicar: aqui a tempos instalei no Saloon Quinta do Paul - Ortigosa em Leiria uma antena da tdt (FAGOR Diana Aktive), como o sinal do emissor de leiria "o mais perto" não era nada que preste ;P escondi a antena e ficou virada penso que para a figueira da foz quase de certeza sinal 5* CBER e-6 MER 30 limpo de ecos etc... esta semana ligaram me a dizer que não tinham sinal nas tvs e qual é o meu espanto quando não tinha sinal nenhum na antena de jeito... pensei que fosse a antena como tem dipolo activo mas ao tira-la do suporte verifiquei que de leiria ela captava..... conclusão tive de mudar aquela bodega toda e fixar a antena pro outro lado e agora ficou virada para leiria "ou alcogulhe" mas os nives não estão nada ao meu gosto.... amanha la se lembram de por aquilo bom e tenho de alterar aquilo tudo outra vez para onde estava so para não deixar ninguem sem TV... ganda m*rd* -.-