• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso espera por fim de semana igual a Mônaco

Fernando Alonso elogiou a estrutura e o circuito de Cingapura, palco do primeiro GP noturno da história da F-1, no próximo domingo.

"Acho que o circuito está bom, fizeram um grande trabalho, não só no traçado, mas também nas instalações e com todo o paddock", disse o espanhol, nesta quinta-feira.

"Quanto ao traçado, não podemos esquecer que segue sendo um circuito urbano, onde as ultrapassagens serão praticamente impossíveis, o classificatório será fundamental e nada que mude ao que é um fim de semana, por exemplo, em Mônaco."

Aos jornalistas estrangeiros, Alonso afirmou que a chicane da curva 10 pode ser um desafio grande para os pilotos. Porém, aos colegas espanhóis, ele preferiu não levar o assunto muito a sério.

"Não acho que é preciso dar uma importância especial à chicane, é pergunta da moda hoje, porque é quinta e todo mundo está interessado em como será o circuito, como está de iluminação e quais problemas podem ter", explicou.

"Essa chicane pode ser um problema, ou não. A princípio vi que são bastante altas, mas do carro não são tanto. Prefiro deixar que rodemos na sexta e ver de verdade qual o tamanho do problema."

Questionado se falar sobre o seu futuro o incomoda, Alonso respondeu: "É um equívoco estar falando todo dia do futuro. Quando tomar uma decisão, continuar na Renault ou trocar de equipe, o que seja, haverá um comunicado oficial e todo mundo saberá ao mesmo tempo."

"O rumor de Monza foi acima do normal. Esteve em todos os jornais que eu ia para a BMW, que eram três anos, que tudo estava bem, e que depois que a Ferrari renovou com o Kimi eu já estava na BMW, e em três dias já estava outra na Ferrari", lembrou.

"Eu não sei como se pode escrever tanto e de uma coisa que nem o mesmo interessado saiba", concluiu o bicampeão.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Räikkönen comemora o GP de Cingapura: "gosto da noite"

Os pilotos se preparam para a estréia do GP de Cingapura, primeira prova noturna da história da Fórmula 1. Além da iluminação artificial, há o desafio de aprender um novo circuito de rua e a grande possibilidade de chuva.

"Do ponto de vista do espectador, é emocionante. No que diz respeito aos pilotos, precisamos esperar e ver como será, porque a segurança é o assunto de maior importânica. Ainda não testamos nestas condições", comentou o bicampeão Fernando Alonso.

No entanto, o espanhol, da Renault, vê um lado positivo na corrida à noite, já que não terá de dormir tão cedo. "As partidas de pôquer poderão durar até a madrugada", brincou.

O veterano David Coulthard também quer aproveitar a noite do país asiático. "Poderemos ir às boates depois dos treinamentos", disse o escocês da Red Bull, que admite freqüentar os estabelecimentos quando não está na pista.

O finlandês Kimi Räikkönen, da Ferrari, foi quem mais comemorou. "Já sabem que gosto muito da noite. Gosto de dormir depois da meia-noite e prefiro as atividades durante a tarde do que pela manhã", declarou o atual campeão mundial.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Nas casas de apostas, Hamilton é favorito à vitória em Cingapura

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, é o favorito à vitória no estreante GP de Cingapura, neste final de semana. Para a primeira prova noturna da história da Fórmula 1, o líder do campeonato é o principal cotado ao triunfo nas casas de apostas européias.

A primeira colocação de Hamilton pode render 2,90 euros para cada um euro colocado no piloto. Após ter sua punição confirmada no GP da Bélgica, Lewis também é o grande candidato a conquistar a pole position no circuito de rua da Marina Bay.

Restando quatro etapas para o fim da temporada 2008 - Cingapura, Japão, China e Brasil, apenas um ponto separa Hamilton de Felipe Massa. O brasileiro, da Ferrari, briga pela ponta do mundial neste domingo e é o segundo preferido nas apostas.

Massa paga 3,50 euros para cada um empregado em sua vitória. Para os treinos livres de sexta-feira, os aficcionados europeus acreditam que Felipe será o mais rápido. O finlandês Kimi Räikkönen, companheiro do brasileiro, é o terceiro entre os candidatos ao triunfo.

O atual campeão mundial devolve 4 euros para seus fãs apostadores. Heikki Kövalainen, da McLaren, paga 13 euros, enquanto Robert Kubica, da BMW, reembolsa 16 euros aos seus torcedores e o bicampeão Fernando Alonso, da Renault, dá lucro de 20 euros.

Sebastian Vettel, da Toro Rosso, ganhou a prova passada, o GP da Itália, de forma surpreendente. Agora o alemão tem mais crédito nas apostas e acreditar nele rende 25 euros.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"Que haja luz", brinca Webber antes de corrida da F1 à noite
Por Peter Rutherford

CINGAPURA (Reuters) - A primeira corrida noturna da Fórmula 1 nas ruas da cidade de Cingapura será um "evento espetacular", disse o piloto Mark Webber, da Red Bull -- a não ser que acabe a luz.

O piloto australiano disse a repórteres, nesta quinta-feira, que espera que o circuito noturno do GP de Cingapura, que acontece no domingo, ocorra sem problemas e dê aos espectadores uma atmosfera única.

"A coisa mais animadora para mim são as luzes. O visual será espetacular", disse o piloto, de 32 anos.

Mas ele avisou que a história será bem diferente, caso o sistema de iluminação do circuito tenha alguma falha. "Se acabar a luz, teremos problemas", brincou.

Com a classificação do grid marcada para sábado às 22h (horário local), e a corrida no domingo, às 20h (horário local) , um dos maiores problemas dos pilotos será manter seus corpos e mentes no fuso horário europeu, enquanto estiverem em Cingapura.

Isso significa que terão de dormir nas primeiras horas da manhã e levantar-se de tarde, para tomar café da manhã.

"Os padrões de sono são mais importantes do que tudo", acrescentou Webber. "Temos de adaptar nosso sono um pouco, o que não é muito difícil, já que a Red Bull dá muitas festas todas as noites".

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Massa caminha pelo circuito de Cingapura às 3h da manhã

Procurando manter um bom ritmo nas corridas, o piloto Felipe Massa (Ferrari) adotou uma estratégia diferente de adaptação para a primeira corrida noturna da F-1. O brasileiro está seguindo o fuso horário europeu, ou seja, dorme altas horas da madrugada e acorda só a tarde para tentar alcançar o pleno desempenho na hora da corrida.

"Estou tentando adaptar meu relógio biológico, mantendo quase o mesmo horário da Europa. Por exemplo, na quarta-feira eu estava caminhando pela pista às 3h da manhã. Isso é realmente muito engraçado. Tenho como objetivo ir dormir às 5h da manhã e acordar só 1 da tarde. É diferente não estar no ritmo das pessoas locais," disse Massa.

A 15ª etapa da temporada 2008 está influenciando o comportamento de todos os envolvidos na categoria. O fato da corrida ser noturna tem alterado a rotina de todos, além é claro de aumentar as expectativas tanto do público quanto dos pilotos que farão a estréia da pista de Cingapura.

"Cheguei aqui na terça-feira de manhã para te rum pouco de tempo e conhecer a cidade que parece ser um lugar muito interessante. As expectativas para a corrida são muito boas para todos, desde pilotos até o público. Acho esse um momento muito importante na história da F-1," completou Massa.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton é o melhor de sexta-feira

O inglês Lewis Hamilton fez o melhor tempo dos treinos livres desta sexta-feira para o inédito GP noturno de Cingapura, marcado para domingo. O inglês da McLaren cravou volta em 1min45s518 e ficou à frente de Felipe Massa, seu rival na luta pelo título da temporada, que marcou 1min45s598. Os dois tempos foram feitos ainda na primeira sessão do dia.

O desempenho dos dois pilotos deu um pequeno esboço do acirramento da briga pelo título. Os dois só não lutaram também pela melhor volta do segundo treino livre do dia porque o espanhol Fernando Alonso fez 1min45s654, seguido por Hamilton, com 1min45s752, enquanto Massa fez 1min45s793 e foi o terceiro.

Hamilton é o líder da classificação de pilotos com 78 pontos, seguido de perto por Felipe Massa, que tem 77. Os rivais pelo título trabalham para acertar o carro para o treino oficial de classificação de sábado, marcado para as 11h (horário de Brasília). Isto porque há um consenso que um bom lugar no grid de largada será fundamental para o resultado da prova de domingo por causa da dificuldade de ultrapassar no circuito de rua de Cingapura.

Com a boa volta que conseguiu no segundo treino livre, Alonso foi o terceiro melhor do dia, seguido pelo finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren que fechou volta em 1min45s797.

Com um intervalo mais curto do que o habitual entre a primeira e a segunda sessão de treinos livres da sexta, os principais pilotos demoraram em ir para a pista, e, tanto Hamilton quanto Massa não conseguiram melhorar o tempo que fizeram na primeira tomada de tempos. Assim, o destaque ficou por conta de Fernando Alonso, que conseguiu volta boa no fim.

Outro brasileiro da categoria, Nelsinho Piquet, da Renault, foi o13º melhor do dia, com 1min47s145. Já Rubens Barrichello, da Honda, livrou-se da última posição do dia no fim do segundo treino e acabou em 18º, com 1min48s009.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Trulli leva multa e bronca por andar na contramão

Jarno Trulli levou nesta sexta-feira uma advertência e foi multado em 10 mil euros por pilotar em Cingapura no sentido contrário após uma rodada.

O italiano perdeu o controle de seu Toyota na curva final, durante a primeira sessão de treinos, deu meia volta e retornou aos boxes _andou por um pequeno trecho na contramão. Ele deveria ter completado outra volta e então se dirigido ao pit lane.

Além disso, cruzou a linha que separa o pit e a pista de maneira imprópria.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Só título provará que sou o melhor, diz Hamilton

Lewis Hamilton insistiu que somente terá provado ser o melhor piloto da F-1 quando tiver conquistado um título.

Em entrevista ao "Daily Telegraph", o inglês disse que é "apenas um rapaz normal fazendo parte de um negócio enorme" e que nada estará provado até ter o "número um no carro".

"Tenho talento desde que eu era muito jovem, e era questão de pegar [esse talento], agarrá-lo com ambas as mãos e tentar cultivá-lo", disse.

"Desde cedo, aprendi como tirar coisas positivas de um mau fim de semana. Dou meu coração e minha família me apóia."

"Nunca fui de fazer tais afirmações [de que sou o piloto número um], pois elas podem voltar a você e acertá-lo em cheio. Só terei provado isso quando tiver o número um em meu carro."

Entretanto, durante o julgamento do recurso sobre a punição que levou na Bélgica, o piloto da McLaren afirmou: "Você é um piloto? Não! Corro desde os oito anos de idade e conheço todas as manobras do livro _é por isso que sou o melhor no meu trabalho".

O vice-campeão de 2007, mais rápido desta sexta-feira em Cingapura, tem um ponto a mais que Felipe Massa no Mundial de Pilotos. Restam quatro corridas para o fim da temporada 2008.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Capacete de Kubica recebe 'auto-iluminação' em Cingapura

Apesar dos pilotos destacarem que a iluminação artificial para o GP de Cingapura não irá interferir nos seus trabalhos, o polonês Robert Kubica resolveu se prevenir. O piloto, da BMW, instalou em seu capacete uma lanterna.

Atualmente, Kubica é o terceiro colocado no campeonato, 13 pontos atrás do vice-líder Felipe Massa, da Ferrari, e com 14 de desvantagem para o líder Lewis Hamilton, da McLaren. O polonês ainda pode sonhar com o título, afinal restam quatro etapas e 40 pontos em jogo.

O GP de Cingapura abre esta reta final. É a estréia da nova pista de rua e com a peculiaridade de ser a primeira prova noturna da história da Fórmula 1. Depois, a categoria corre no Japão, na China e no Brasil.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Para Hamilton, circuito de Cingapura é mais difícil que Mônaco

O líder do campeonato, Lewis Hamilton (McLaren) disse após os primeiros treinos livres em Cingapura, que o circuito asiático será duplamente mais exigente que a tradicional etapa realizada no Principado de Mônaco. Assim com os demais pilotos, o inglês afirmou que a pista estava muito acidentada, porém para ele o circuito era 'incrível'.

"Mesmo com os solavancos, o circuito é fantástico. Consegui fazer um bom treino no início, mas depois o carro sofreu um pouco com as condições da pista, mas tudo dentro do possível," disse Hamilton que liderou os treinos de ontem.

Hamilton fez uma analogia da energia gasta pelos pilotos em Cingapura. Para ele o circuito asiático requer o dobro de disposição do que seria necessária para vencer nas ruas de Mônaco.

"Trata-se de um circuito que requer muito fisicamente do piloto, mais ainda do que eu esperava. Posso dizer que é preciso o dobro de energia aqui do que em Mônaco. Uma volta aqui é duas em Monte Carlo," avaliou o britânico.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Alonso brinca com melhor tempo em treino livre

Fernando Alonso brincou com o melhor tempo obtido na segunda sessão de treinos livres para o GP de Cingapura, nesta sexta-feira.

medium.jpg


O espanhol fez 1min45s654, terceiro mais rápido do dia, atrás apenas de Lewis Hamilton e Felipe Massa.

"Já que não fico em primeiro aos sábados e domingos, pelo menos que seja na sexta-feira."

"O primeiro dia de trabalho foi bom. O circuito é interessante, mas muito ondulado em algumas partes, especialmente na curva 7", explicou o espanhol da Renault.

"Não sabia por onde passar, se pela esquerda, pela direita ou pelo centro. É difícil de frear e fazer a curva de maneira precisa porque você dá pulos."

Sobre a visibilidade no circuito urbano, que receberá a primeira corrida noturna da história da F-1, Alonso viu problemas em certos trechos.

"Quanto à iluminação, quando andei pelo circuito fiquei impressionado, mas ao volante e a uma velocidade de 300 km/h, algumas zonas da pista estavam um pouco obscuras. Além disso, quando está dentro do cockpit, você precisa se concentrar em outras coisas", disse.

"Mas, apesar disso, é uma oportunidade tremenda para os espectadores poderem assistir ao vivo a uma corrida noturna. Estou satisfeito com minha jornada de hoje."

O bicampeão coloca como meta da equipe francesa em Cingapura ficar o mais próximo possível de Ferraris e McLarens.

"Quando Ferrari e McLaren se colocam à frente, vão estar em outro mundo. Vamos ver se nos colocamos atrás deles e de Kubica, dando um pouco de guerra", completou Alonso.

Fonte: Tazio
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Autódromo com lotação esgotada em 2008

f9577260.jpeg
Principais equipas de F1 "namoram" Portimão
Tudo indica que as principais equipas de F1 poderão ter em breve encontro marcado com Portugal, nomeadamente, com o Autódromo de Portimão, fazendo regressar os testes a solo português.

Apesar de não serem conhecidas oficialmente quais as equipas que mantém conversações com a administração da Parkalgar para virem testar a Portugal, Paulo Pinheiro referiu que "todas as principais equipas de F1 tem agendadas datas", mas recordou também que o calendário de testes está ainda dependente da homologação do traçado por parte da FIA que não deverá acontecer antes do dia 13 de Outubro. Esta homologação prevê duas variantes distintas da pista para monolugares de F1, das 32 variações que o traçado permite efectuar.

De resto, não são apenas as equipas de F1 que mostraram já interesse em experimentar a nova pista já que a lotação do circuito para testes, acções e corridas está esgotada, entre o dia 2 de Novembro e 22 de Dezembro, prosseguindo a intensa taxa de ocupação para 2009, onde segundo o mesmo responsável, "cerca de 320 dias do ano já tem ocupação prevista, o que é, no mínimo, reconfortante".

Até amanhã, deverá ficar concluída a terceira e última camada de asfalto no traçado algarvio e que segundo Paulo Pinheiro, da Parkalgar, "será relativamente abrasivo, com uma "mancha" muito fechada, o que é permite maior aderência num circuito que, se não tivesse este tipo de asfalto, pela sua invulgar configuração, poderia trazer maiores dificuldades aos pilotos". Depois é só esperar pela inspecção da FIM agendada para 11 de Outubro que deverá confirmar a homologação para provas de motociclismo para que no fim-de-semana de 25 e 26 de Outubro, o Autódromo de Portimão possa ser inaugurado com o Campeonato do Mundo de Superbikes.

FPM​
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ressaltos na pista e pontos escuros causam críticas

eab5305a.jpeg

Pilotos admitem que ainda há trabalho a fazer
Após os primeiros elogios à pista de Singapura quando aí chegaram, os pilotos de Fórmula 1 descobriram ontem alguns aspectos a melhorar no traçado, tendo pedido a Charlie Whiting, director de corrida, que procedesse a alterações em alguns aspectos do circuito.

Entre os aspectos que mereceram reparos por parte dos pilotos encontram-se, sobretudo, algumas zonas com diversos ressaltos, visíveis por diversas vezes nas sessões de treinos de ontem, com os monolugares a tocaram com o fundo plano na pista de forma sistemática. Também a iluminação não está inteiramente ao agrado dos pilotos, com alguns a considerarem que alguns trechos estão escuros demais.

Jarno Trulli foi um dos que se queixou da parca iluminação em algumas zonas do traçado, considerando que "ainda há trabalho a fazer". "Há zonas ainda muito escuras", começou por referir o italiano, acrescentando, de seguida, as outras queixas: "os ressaltos e alguns correctores. Quanto aos ressaltos, o veterano piloto da Toyota disse mesmo que "foram os piores" que enfrentou desde que chegou à F1.

Do mesmo se queixou Robert Kubica, explicando, no entanto, que o melhor que há a fazer é "estabelecer afinações de compromisso para os ressaltos e para o resto da pista".


O líder do Mundial de Pilotos, Lewis Hamilton, também criticou os inúmeros altos no traçado, referindo que o traçado exige "muito mais esforço físico do que pensava". "É ainda mais extenuante do que no Mónaco - uma volta aqui equivale a duas no Mónaco", considerou o piloto britânico.


Já Fernando Alonso, que elogiou bastante o sistema de iluminação na sua primeira passagem a pé pela pista no primeiro dia mudou de opinião após as duas sessões de treinos. "Ao volante, a cerca de 300km/h, algumas partes ainda estão escuras".


Também os correctores da curva 10 não granjearam adeptos, com a maior parte dos pilotos a criticar a sua colocação e até a configuração das chicanes. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Terceira sessão de treinos livres

8f7bab89.jpeg
Alonso continua na frente
Fernando Alonso, em Renault, voltou a mostrar que pode vir a protagonizar alguma surpresa na qualificação para o GP de Singapura, ao voltar a encabeçar a tabela de tempos.

Acentuando as dúvidas, em relação às condições de peso com que alcançou o seu melhor tempo, o piloto espanhol foi o único a efectuar uma volta no segundo 44 (1m44.506s), deixando Lewis Hamilton, da McLaren a mais de meio segundo (0.613s).


Na luta pelo título, continua a marcação cerrada de Felipe Massa a Hamilton, já que voltou a ficar no lugar imediatamente a seguir ao britânico, separado apenas por cerca de um décimo de segundo.


A demonstrar que os Renault se estão a dar bem com este traçado, Nelson Piquet colocou-se em quarto lugar, a escassos três milésimos de Felipe Massa. As surpresas continuam nas duas posições seguintes, com Nico Rosberg a colocar o seu Williams no quinto posto e Jenson Button a levar o Honda ao sexto posto.

Robert Kubica, em BMW, quedou-se pelo sétimo lugar, logo à frente de Mark Webber, da Red Bull, ao passo que os dois Toro Rosso encerraram o lote dos dez primeiros, com Vettel a superiorizar-se a Bourdais.

Nick Heidfeld foi apenas 11º, à frente de Kazuki Nakajima e de Heikki Kovalainen, cujo motor foi mudado de ontem para hoje, coma McLaren a utilizar o 'joker' de que dispunha para o piloto finlandês. Kimi Raikkonen aparece apenas em 17º, já que se viu a braços com problemas no seu monolugar, tendo ficado parado na pista.


A pista voltou a causar problemas a alguns pilotos, em especial a Giancarlo Fisichella, que comprovou, da pior maneira, os receios dos pilotos em relação aos correctores da curva 10, tendo levantado voo ao passar com o seu Force India por cima de uma das lombas ali colocadas, parando apenas no muro.
Para além do italiano, também Alonso, Button, Nakajima, Webber e Barrichello, entre outros, se viram em apuros ao longo da pista, embora sem consequências de maior.
7ae8b745.jpeg
<zd
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
GP de Singapura - Qualificação

54cc3d71.jpeg
Massa esteve imparável

À noite nem todos os gatos são pardos e Felipe Massa deu uma cabal prova das suas intenções rumo ao título mundial conseguindo uma brilhante "pole", tendo efectuado os três melhores parciais do circuito citadino de Singapura.

A diferença para Hamilton, que irá partir a seu lado, foi bastante significativa cifrando-se em mais de 0,6 segundos, demonstrando o bom momento do piloto brasileiro e do seu Ferrari em contraponto com um McLaren que pareceu menos à vontade no piso irregular das ruas de Singapura. Valeu na circunstância o "braço" de Hamilton para compensar, tal como foi possível verificar quando o piloto britânico quase tocou nos muros na curva 17 e durante a sua primeira volta.

Para Massa, "o carro estava perfeito, suave na pilotagem e consegui efectuar uma volta perfeita, o que ajuda bastante. Guiar um Fórmula 1 neste circuito é duro, já que a pista é bastante difícil e não cometer erros em todas as curvas é obra. A visibilidade nunca foi um problema, mas vai ser necessária muita concentração para a corrida, ainda mais do que Mónaco e 10 vezes mais do que num GP normal."

Já Hamilton afirmou no final da qualificação que, "ao contrário de alguns não consegui fazer uma pilotagem suave já que tivemos alguns problemas no Q2, mas estou confiante para a corrida já que vou partir da fila da frente. O pior foi a escolha adequada dos pneus já que não existiam diferenças muito significativas entre ambas as misturas, mas os mais macios não duravam uma volta completa."

Raikkonen em 3º

Quanto a Raikkonen, que cometeu um erro na última curva da sua volta lançada inicial, conseguiu alcançar o 3º posto e partirá para a corrida de amanhã ao lado de Kubica (4º), o melhor dos BMW.

No entanto o calor foi o maior problema do campeão mundial em título: "Tivemos alguns problemas com o volante no 3º treino e desta forma não consegui completar o meu programa, mas o carro esteve sempre bem ao longo do fim-de-semana. Esta pista não é muito exigente fisicamente mas o calor e a humidade, bem como os muitos ressaltos da pista, são um verdadeiro problema."

De realçar que tanto os Ferrari como os McLaren efectuaram os seus melhores tempos com os pneus mais duros. Um ponto importante para ser ponderado nas estratégias para o Grande Prémio.

No quinto lugar da grelha ficou Kovalainen que não conseguiu melhor resultado devido a ter batido no muro com a roda dianteira direita na curva 3 durante a sua última volta lançada e que seria a mais rápida, mas mesmo assim conseguiu terminá-la.

Com Heidfeld na 6ª posição, seguiu-se o recém vencedor do GP de Itália, Vettel que optou por uma estratégia mais conservadora para a corrida de amanhã, o mesmo acontecendo aos dois pilotos da Williams, Rosberg que foi 9º e Nakajima 10º. Logo após Vettel ficou Timo Glock (8º) que suplantou o seu companheiro de equipa Trulli, que não conseguiu passar do Q2.

O mesmo aconteceu a Fernando Alonso que, teoricamente, tinha condições para fazer um briharete nos treinos, mas ficou parado logo na primeira volta da segunda parte da qualificação devido a avaria na bomba de gasolina do Renault e não foi além do 15º tempo, imediatamente à frente de Piquet que não passou da primeira sessão.AS

f9e89879.jpeg
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa mostrou-se imparável na primeira qualificação de Fórmula 1 disputada à noite, tendo alcançado a pole-position para o Grande Prémio de Singapura.

O piloto brasileiro esteve sempre no comando das operações durante a terceira qualificação, e respondeu aos ataques de Lewis Hamilton, que passou pela pole-position provisória nos últimos instantes, com uma volta de cortar a respiração, deixando o inglês, o seu principal adversário na luta pelo título, a mais de seis décimos de segundo.

Kimi Raikkonen deu um ar da sua graça ao registar a terceira marca, suplantando Robert Kubica por menos de dois décimos de segundo. Heiki Kovalainen não foi além do quinto posto, estando numa posição menos favorável para defender o seu chefe de fila que o seu conterrâneo.

Sebastien Vettel voltou a mostrar que é um piloto a ter em conta, pelo menos, na luta pelos pontos, ao assinar o sétimo registo, superiorizando-se a Timo Glock por menos de um décimo de segundo.

A Williams alcançou um bom resultado de conjunto com Nico Rosberg e Kazuki Nakajima a fecharem o dez primeiros. Por seu turno, a Renault teve uma qualificação para esquecer ao ver Nelsinho Piquet eliminado logo na primeira qualificação, ao passo que Fernando Alonso, que foi o piloto mais rápido nas duas sessões de treinos-livres que antecederam a qualificação, foi vítima de problemas mecânicos, ficando-se pela segunda.

POS PILOTO EQUIPA TEMPO VOLTAS
1. Massa Ferrari 1:44.801 16
2. Hamilton McLaren-Mercedes 1:45.465 14
3. Raikkonen Ferrari 1:45.617 16
4. Kubica BMW Sauber 1:45.779 18
5. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:45.873 19
6. Heidfeld BMW Sauber 1:45.964 19
7. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:46.244 15
8. Glock Toyota 1:46.328 21
9. Rosberg Williams-Toyota 1:46.611 17
10. Nakajima Williams-Toyota 1:47.547 20
2ª QUALIFICAÇÃO
11. Trulli Toyota 1:45.038 12
12. Button Honda 1:45.133 14
13. Webber Red Bull-Renault 1:45.212 12
14. Coulthard Red Bull-Renault 1:45.298 16
15. Alonso Renault 1:44.971 6
1ª QUALIFICAÇÃO
16. Piquet Renault 1:46.037 6
17. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:46.389 6
18. Barrichello Honda 1:46.583 7
19. Sutil Force India-Ferrari 1:47.940 10
20. Fisichella Force India-Ferrari s/tempo 2
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Terceiro, Raikkonen diz estar "razoavelmente feliz"

Apesar de não ter ido muito bem nos treinos livres, Kimi Raikkonen conseguiu o terceiro lugar no grid para o GP de Cingapura, neste sábado.

O finlandês explicou ter tido um problema no volante de seu F2008 no terceiro treino livre, mas que este foi o único.

"Estou razoavelmente feliz e o terceiro lugar não é tão ruim. O carro tem estado muito bom e no geral foi tudo até bem", disse o atual campeão.

Ele revelou não ter encontrado o melhor jogo de pneus para a sessão classificatória.

"Eu pensei que íamos melhor com pneus mais macios, mas não estávamos certos, então nós permanecemos com os mais duros e talvez devêssemos ter ido com a outra escolha, mas provavelmente não teria feito uma diferença tão grande", explicou Raikkonen.

O finlandês somou mais desafios para a corrida noturna em Cingapura: "Está muito quente e úmido aqui, o que aumenta o desafio, não muito fisicamente."

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Barrichello culpa o tráfego por posição ruim no grid

O brasileiro Rubens Barrichello será apenas o 18º colocado no grid de largada da 15ª etapa da temporada 2008 de Fórmula 1, o Grande Prêmio noturno de Cingapura - que acontece neste domingo (28) a partir das 20h00, horário local.

Barrichello lamentou o tráfego durante a tomada de tempos oficial, que o prejudicou. "Infelizmente, a classificação não foi boa. Com o tráfego me custando uma melhor posição do grid", disse o piloto da equipe japonesa Honda.

"Na minha segunda saída, fiquei preso atrás do (Nick) Heidfeld, o que comprometeu minha volta. E, depois, na última saída, o (Fernando) Alonso rodou na minha frente e havia bandeiras amarelas, o que me impediu de melhorar no último setor".

"É uma pena porque eu teria melhorado meu desempenho na classificação", explicou o brasileiro. A pole position do GP de Cingapura ficou com o brasileiro Felipe Massa - da Ferrari.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"Foi fantástico", afirma o pole position Felipe Massa

"O carro estava perfeito", declarou Felipe Massa neste sábado após conquistar mais uma pole position na temporada 2008 de F-1. O brasileiro da Ferrari larga da ponta do grid no GP noturno de Cingapura, que acontece neste domingo (28).

"Assim, procurei a volta perfeita. Não cometi nenhum erro nenhum. É um sentimento ótimo. Quando contornei a última curva, já sabia que não erraria mais. Então, percorri a primeira perna e quando cheguei à segunda, pensei: 'Vamos com calma'. Mas era impossível!".

"Sendo assim, pisei fundo e foi fantástico. É o sentimento mais incrível que você pode sentir como piloto. É muito difícil, em uma pista difícil, entrar certo em cada curva", completou Massa.

O brasileiro é o vice-líder do Mundial 2008 de F-1 com 77 pontos ganhos. O líder é Lewis Hamilton (McLaren) com um ponto a mais. O inglês larga da segunda colocação nesse domingo.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
"Perdemos a melhor chance da temporada", lamenta Alonso

O bicampeão Fernando Alonso ficou inconformado com o problema de alimentação de combustível de sua Renault, neste sábado, durante o treino de classificação, que o tirou da briga por uma boa posição de largada no GP noturno de Cingapura.

O espanhol larga apenas na 15ª colocação neste domingo (28). "Nós não estivemos tão bem quanto agora em nenhum lugar nesse ano", lamentou. "Ficamos na frente em todos os treinos, e fui o sexto no Q1 com facilidade".

"Aqui ficamos de fora na melhor chance da temporada", disse. "Não se tratava de ilusão sonhar com um lugar na primeira fila. A pole estava difícil, mas tenho certeza de que teria conseguido o segundo ou o terceiro posto".

"A corrida acabou. Não há como ultrapassar e eu vou começar em 15º, então o que resta é simplesmente levar o carro à pista", encerrou. A pole position em Cingapura ficou com o piloto brasileiro Felipe Massa - da escuderia Ferrari.

Fonte: Amigos da Velocidade
 
Topo