Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Governo: Sócrates três dias na Venezuela acompanhado por 80 empresários

O primeiro-ministro português, José Sócrates, encontra-se com o presidente venezuelano, Hugo Chavez, terça-feira, no primeiro dos três dias de visita oficial à Venezuela, em que estará acompanhado por cerca de 80 empresários nacionais.

Ao nível institucional, a comitiva oficial de José Sócrates integra os ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e das Obras Públicas, Mário Lino.

Estarão ainda na visita os secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, do Comércio, Fernando Serrasqueiro, do Turismo, Bernardo Trindade e o presidente da AICEP, Basílio Horta.

Em relação à comitiva empresarial nacional, apesar da presença de grandes grupos nacionais - como a GALP, EDP ou a Caixa Geral de Depósitos -, a maioria é constituída por pequenas e médias empresas nacionais, sobretudos dos ramos agro-alimentar, farmacêutico, tecnológico e materiais de construção.

Logo no primeiro dia, após o encontro entre Sócrates e Chavez no Palácio de Miraflores, em Caracas, Portugal e Venezuela assinam um conjunto de acordos institucionais.

Ao longo dos três dias de visita, Sócrates visitará a faixa petrolífera do Orinoco - durante a qual será assinado um acordo entre a GALP e a PDVSA (a petrolífera venezuelana) - e terá vários encontros como a comunidade portuguesa.

O Governo português refere que a "primeira prioridade" do primeiro-ministro na sua visita à Venezuela é o contacto com a comunidade portuguesa residente neste país, que tem cerca de 600 mil pessoas.

"O primeiro-ministro pretende transmitir um sinal de apoio à comunidade portuguesa", disse fonte do executivo de Lisboa.

A comunidade portuguesa na Venezuela domina o sector da distribuição, tendo as cinco maiores cadeias neste ramo, mas enfrenta problemas de segurança e de instabilidade política.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Agostinho Branquinho diz que 16 dos 18 concelhos do Porto estão com Passos Coelho

Agostinho Branquinho apresentou-se hoje como mandatário distrital do Porto da candidatura de Pedro Passos Coelho à liderança do PSD e disse que 16 dos 18 concelhos do distrito estão com o seu candidato.

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, Agostinho Branquinho antecipou "um resultado excelente" para Passos Coelho nas directas de 31 de Maio.

"O que posso dizer é que na estrutura à qual pertenço há 18 concelhos. Destes 18, eu julgo que 16 apoiarão expressivamente o doutor Pedro Passos Coelho", disse o deputado social-democrata e dirigente da distrital do PSD do Porto.

"Temos dez autarcas, eu julgo que a maioria apoiará o doutor Pedro Passos Coelho", acrescentou, sublinhando que "o distrito do Porto será o sítio onde mais militantes irão votar".

"Eu farei, dentro das minhas possibilidades, com que o maior número de militantes vote também na candidatura do doutor Pedro Passos Coelho", prometeu.

Segundo Agostinho Branquinho, no distrito do Porto há cerca de 30 mil militantes e o PSD tem no total entre 140 e 150 mil.

"A minha expectativa é os militantes do Porto com capacidade eleitoral sejam entre 40 e 50 por cento", adiantou, referindo que o prazo para pagamento de quotas termina no dia 21 deste mês.

Agostinho Branquinho defendeu que Pedro Passos Coelho se distingue dos restantes candidatos à liderança do PSD porque "não está neste combate eleitoral nem para ajustar contas do passado nem para chegar a 2009 e depois logo se vê".

"Está aqui para ser um líder do futuro, que tem novas ideias, novas propostas. É essa a grande diferença. Não é um líder a prazo, traz uma onda de esperança", declarou.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Jornal "O Independente" vai hoje a leilão

Os bens, os títulos e as marcas do jornal "O Independente" vão hoje à tarde a leilão na antiga redacção do semanário depois de no passado dia 19 de Novembro os credores públicos terem chumbado o plano de insolvência proposto pela empresa proprietária do título – Independente Global.

Os bens que vão leilão têm uma base de licitação de 310,4 mil euros. Além de materiais de escritório e informático, um arquivo de imagem digital, uma edição encadernada do semanário de 1988 a 2005, os títulos, "O Independente", "Correio do Brasil" e as marcas "O Independente" e "Independente" estão também à venda esta tarde, sendo que constituem os bens mais valiosos – 170 mil euros.

Recorde-se que a última edição do semanário "O Independente" foi para a rua em Setembro de 2006 depois de ter estado 18 anos nas bancas.

Jornal de Negócios
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Jardim faz declaração aos madeirenses na próxima semana sobre eventual candidatura

O presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, fará uma declaração aos madeirenses na próxima semana independentemente de concorrer ou não à liderança nacional do PSD.

Em declarações aos órgãos de comunicação social que acompanham a sua visita às comunidades portuguesas em Londres e em Jersey, Alberto João Jardim garantiu que "concorrendo ou não, conto fazer uma declaração pública na próxima semana".

O presidente do Governo Regional confirmou ainda estar a decorrer na Madeira uma recolha de assinaturas em todas as sedes do PSD-M com a finalidade de uma possível candidatura à liderança nacional do partido, advertindo, no entanto, que essa situação não quererá necessariamente dizer que concorra.

"Pedi para que estivessem recolhidas as assinaturas necessárias para que, se houvesse condições para avançar, ao chegar, fazia-se isso de um dia para o outro. Mas, trata-se apenas de uma cautela e não há nenhuma decisão", disse Alberto João Jardim, citado pela comunicação social, à chegada a Jersey, onde quinta-feira iniciou uma visita à comunidade madeirense ali residente.

Jardim recordou que "o PSD-M sempre fez previsões para tudo" e que esta tomada de decisão do PSD-M foi articulada com o secretário-geral, Jaime Ramos, e com o vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva, concluindo que tanto poderá anunciar a sua candidatura, como também não o fazer.

Alberto João Jardim remeteu uma tomada de posição para depois da reunião da Comissão Política Regional de quinta-feira, dia 15 de Maio.

À liderança do partido já anunciaram a sua candidatura Manuela Ferreira Leite, Pedro Santana Lopes, Pedro Passos Coelho, Patinha Antão e Neto da Silva.

Lusa
 

petermil

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
518
Gostos Recebidos
0
Boa tarde

Qual o DR que publicou? Alguém pode informar SFF?

O poste inicial é de 2 Maio e diz que foi publicado ontem. Dei uma volta mas não encontrei nada.

Se alguem poder adiantar, agradeço.

Petermil
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
2
vamos esperar para ver o que vão fazer para culmatar esta falta de reçeita :shy_4_02:, e se o estado fica quieto e sereno já que tambem pode ficar com uns trocos :isso_se_faz:
 

Bruce Lee

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2007
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
engano roubo ao estado nao mas a nos

engano roubo ao estado nao mas a nos sim e uma vergonha de todo o tamanho
nos contribuintes e ke pagamos isso eu falo por mim esses sr ke recebem essas furtunas mensais aviam de pensar mais um bocado e ver se tem cabimento claro ke nao tem mas a culpa nao e so deles e do patrao esse governo ke de mim nao o minimo de crebelidade a minha confinaça nessa gente de 1 a 10 e 0
tenham vergonha mas deus nao dorme eu por mim bou andando tenho pena e destes inocentes e os jovens ke futuro tem ne comento portugal ja era e numca muda sr governantes tenha um bocadiho de bom senso ponham se na pele dos contribuintes nem ke seja por um dia avia mais para dizer mas fica para outra oportunidade ja agora vejam isto obg malta.

http://br.youtube.com/watch?v=QsAhl3ra-cc
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Também concordo contigo amigo. Mas não poupes nas virgulas. Sem virgulas, um texto pode tornar-se incompreensível.
cumps

:Espi06:
 

masouto

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
81
Gostos Recebidos
0
:isso_se_faz::isso_se_faz: muita gente neste pais tem de sobreviver com 500€ ou menos pra esses chu----- levar a massa toda:isso_se_faz::isso_se_faz:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
CPLP: Sindicalistas exigem desenvolvimento de "políticas coerentes" de formação de...

09 de Maio de 2008, 22:09

Lisboa, 09 Mai (Lusa) - Representantes de 11 sindicatos do sector da Educação provenientes de sete dos oito Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), exigiram hoje em Lisboa o estabelecimento de "políticas coerentes" de formação de professores.

Aqueles sindicalistas, que integram a CPLP-Sindical de Educação, reafirmaram, por outro lado, "a urgência dos governos assumirem o papel imprescindível das organizações sindicais na negociação das matérias salariais e das políticas educativas", ao mesmo tempo que devem reforçar o diálogo social.

No encontro de hoje, realizado em antecipação do IX Congresso da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) - que decorrerá neste fim-de-semana no Porto - a CPLP-SE aprovou a denominada Declaração de Lisboa.

No texto, defendem, nomeadamente, que "os governos terão de entender que organizações sindicais fortes, com grande capacidade reivindicativa serão os parceiros por excelência do diálogo e da negociação, pilares básicos na construção das verdadeiras sociedades livres e democráticas".

"A sociedade do conhecimento coloca um desafio constante aos governos e cuja resposta passa por um forte investimento na qualificação da população activa", sustentaram.

"Neste sentido, os sindicalistas da CPLP-SE entendem ser fundamental que os governos assumam como uma prioridade o desenvolvimento de políticas coerentes de formação de professores, inicial e contínua, que promovam o seu desenvolvimento profissional, factor essencial a uma escola de qualidade e de sucesso", lê-se no documento.

A promoção de uma "educação de qualidade" assenta na atracção das "pessoas mais qualificadas e mantê-las na profissão docente".

"Para se atingir este objectivo é urgente inverter a tendência generalizada para desvalorizar a profissão docente, dignificando-a através de melhores salários, melhores carreiras e melhores condições de trabalho", exigem.

Daí que os sindicalistas da CPLP-SE apelem aos governos para que executem com urgência "medidas de incentivo à entrada e à manutenção na profissão docente de profissionais qualificados e motivados".

"E essas medidas passam, essencialmente, pela revisão dos investimentos nacionais na educação, que permitam desenvolver uma política de condições de trabalho, de carreiras e de salários atractiva para a actividade docente", acrescentam.

Por outro lado, a CPLP-SE afirmou a sua "total rejeição" à integração da Educação nos acordos da Organização Mundial do Comércio.

"Considera-se que a Educação constitui um pilar fundamental na estratégia social de cada país e, como tal necessita de um grande investimento público e privado", argumentam.

"Os governos, no entanto, não podem alienar a sua responsabilidade em garantir uma educação básica de qualidade para todos", porque, continuam, "a qualidade educativa não é apenas visível nos resultados educativos mas passa também por uma efectiva igualdade de acesso de todos os cidadãos a uma educação de qualidade".

EL.

Lusa/Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0

xatux

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2007
Mensagens
1,918
Gostos Recebidos
0
Anuncio

Eis um anuncio espetacular.

Só espero que parte das receitas tenha ido para a perservação do mundo animal.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Porto: PSP deteve 38 condutores por excesso de álcool, condução ilegal e agressão a a

Porto: PSP deteve 38 condutores por excesso de álcool, condução ilegal e agressão a agente

10 de Maio de 2008, 11:05

Porto, 10 Mai (Lusa) - A PSP/Porto deteve hoje de madrugada 38 pessoas, a maioria das quais (33) por conduzir com excesso de álcool no sangue, durante uma operação em toda a cidade.

A operação policial originou ainda quatro detenções por condução sem carta e uma por agressão a um agente de autoridade.

Foram ainda detectadas 66 condutores a cometer infracções graves e muito graves relacionadas com consumo de álcool.

No total, os agentes da PSP fiscalizaram 746 viaturas que circulavam nas ruas da cidade.

PM.

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
ASAE: Inspector-geral rejeita demissão e reafirma que resultados não são objectivos

ASAE: Inspector-geral rejeita demissão e reafirma que resultados não são objectivos

10 de Maio de 2008, 11:59

Lisboa, 10 Mai (Lusa) - O inspector-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) rejeitou hoje a ideia de uma demissão, exigida pelo CDS/PP, e reafirmou que as alegadas metas traçadas para os inspectores não são objectivos quantificados, mas resultados previsíveis.

O CDS/PP exigiu hoje a demissão de António Nunes, na sequência da divulgação pelo Expresso de um documento com alegados objectivos quantificados para os inspectores.

Reagindo a estas declarações, o inspector-geral da ASAE disse não comentar afirmações de deputados, reafirmando tratar-se de um documento com objectivos e resultados.

"O documento existe e já pesquisámos a informação. É um documento com objectivos e resultados operacionais e tem-se tentado confundir as duas coisas", afirmou em declarações à Lusa.

Segundo António Nunes, o que vincula a ASAE são os objectivos públicos, divulgados no site, e não um documento de trabalho.

"Se tivesse havido uma atitude de condicionamento dos inspectores, eles já teriam dito e os sindicatos também já o teriam afirmado", considerou, acrescentando que basta fazer contas com os resultados de 2006/2007 e os objectivos para 2008, para se chegar à conclusão que os números no documento são os resultados esperados.

António Nunes afirma que se está a "baralhar resultados com objectivos", mas garante que não será por "pequenas vicissitudes" como esta que a ASAE se desviará do seu caminho.

Questionado, assim, sobre se exclui a hipótese de se demitir, António Nunes respondeu estar a "desempenhar a função para que foi designado" e que a pretende "levar a bom porto".

"Não são pequenas vicissitudes que me desviam do meu interesse central que é defender os consumidores. Não faz, por isso, sentido fazer comentários sobre uma demissão", acrescentou.

O Expresso divulga hoje um documento elaborado pela Direcção de Planeamento e Controlo da ASAE e enviado às direcções regionais, alegadamente fixando objectivos de resultados aos seus inspectores para este ano.

Segundo o jornal, o inspector-geral da ASAE começou por negar a existência de metas, mas reconhece agora que estão fixadas num documento de trabalho, enquanto "resultados previsíveis", enviado por engano num ficheiro informático para as direcções regionais.

"Não esperamos do primeiro-ministro outra atitude que não seja demitir rapidamente o inspector da ASAE. O próprio inspector, se tivesse um pingo de bom senso demitia-se, mas já não acreditamos que o faça, tantas vezes foi já apanhado a mentir. Por isso resta ao primeiro-ministro dar provas de que não tolera uma atitude destas de um inspector da ASAE", afirmou à Lusa o deputado Hélder Amaral.

Para o CDS/PP, a notícia do Expresso "põe em causa as afirmações" de António Nunes e prova que este responsável "faltou descaradamente à verdade", quando negou inicialmente o documento, para depois dizer que era da Direcção Regional do Norte, quando na realidade saiu da sede.

O documento em causa prevê um total de 410 detenções, 25.420 processos por infracção, 1.30 suspensões de actividade, 1.40 processos-crime e 12 mil contra-ordenações.

Num comunicado divulgado esta madrugada, a ASAE esclarece ter aprovado um quadro final que fixava os objectivos operacionais para as direcções regionais, "excluindo-se da informação os resultados previsíveis".

Mas "dado que se tratava de um ficheiro informático com várias páginas, foi enviado às Direcções Regionais não só o quadro aprovado pela Direcção, mas os outros ficheiros de trabalho não validados que tinham entretanto sido substituídos".

AL.

Fonte:Lusa/Fim
 

Jorge_Jomi

GF Prata
Entrou
Jun 23, 2007
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
...........e o pessoal não aprende................dasssssssssssss

Já começo a duvidar....será mesmo excesso de alcool no sangue?..........não será noutro sítio qualquer?......................

Vou mandar uma carta ao Sócrates a solicitar a exportação de pedra para todo o mundo tal a quantidade de "penedos" que existe.

Abraço a todos e.........bebam água..........pelo menos de conduzirem.........
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
PSD/Cascais: Médico Ricardo Leite eleito para a comissão política concelhia

PSD/Cascais: Médico Ricardo Leite eleito para a comissão política concelhia
10 de Maio de 2008, 11:27

Cascais, Lisboa, 10 Mai (Lusa) - O médico Ricardo Baptista Leite, de 27 anos, ganhou sexta-feira à noite as eleições antecipadas para a comissão política de Cascais do PSD, depois de ter encabeçado a única lista concorrente.

A candidatura do deputado da Assembleia Municipal de Cascais e da Assembleia Metropolitana de Lisboa desde 2005 foi apoiada pelo presidente da autarquia e antigo presidente da mesa da assembleia social-democrata concelhia, António Capucho, bem como pelo vice-presidente municipal e líder da distrital lisboeta do partido, Carlos Carreiras.

Em declarações à Lusa, Ricardo Baptista Leite explicou que o seu programa pretende iniciar em Cascais uma mudança do "paradigma da forma de fazer política", através de uma nova dinâmica interna que incentive a actividade partidária dos militantes e permita preparar o projecto para as autárquicas de 2009.

O médico e assistente convidado na Universidade Nova de Lisboa pretende também que o partido continue o "excelente" trabalho do executivo de António Capucho, apostando na qualidade de vida dos munícipes e numa política de desenvolvimento sustentável, com especial incidência no turismo, na saúde, no ambiente e na constituição de novos pólos de conhecimento no município.

Para Carlos Carreiras, a eleição da lista de Ricardo Leite traduz a vontade de "renovação" dos sociais-democratas numa perspectiva de "continuidade", sem abandonar a actual linha de actuação.

"É uma pessoa respeitada em Cascais pela sua participação e actividade política e como pessoa e cidadão", disse à Lusa o autarca, acrescentando que a existência de uma única lista evidencia o reconhecimento de que o candidato apresentava " a melhor solução".

Ricardo Baptista Leite irá agora suceder a Pedro Campilho, que ocupará as antigas funções de António Capucho como presidente da mesa da assembleia do PSD Cascais.

Segundo informou o partido, a antecipação das eleições ficou a dever-se à vontade de "preparar adequada e atempadamente" os processos eleitorais autárquicos, legislativos e europeus agendados para 2009.

RYC.

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Sócrates assume tempos difíceis

Sócrates assume tempos difíceis

Por Helena Pereira

O tempo no PS é de toque a rebate. Com a contagem decrescente para as eleições legislativas e a mudança à vista na liderança do PSD, José Sócrates quer pôr o partido a mexer
É nessa linha que colocou já alguns dos principais governantes a correr o país para discutir com os militantes socialistas o Pacote Laboral. Além dele próprio, Vieira da Silva, Augusto Santos Silva, Jorge Lacão e até Mário Lino foram os governantes destacados para, entre ontem e hoje, explicar ao partido as virtudes da proposta de revisão da nova legislação.

Rondas pelo país junto dos militantes socialistas já tinham acontecido em momentos críticos, como o da contestação na Educação. Mas agora o objectivo não é o mesmo. Sócrates está confiante no acordo para a reforma da legislação laboral e a contestação que existe não se assemelha àquela que Maria de Lurdes Rodrigues teve de enfrentar.

O líder do PS, desta vez, quer também agitar o partido e apelar à mobilização para que não escape nenhum voto. E quer «combater a intoxicação» que os partidos de esquerda estão a fazer no capítulo da legislação laboral para, ao mesmo tempo, convencer a plateia dos resultados positivos que o Governo assegura ter alcançado. Tudo isto, porque a disputa eleitoral tornar-se-á mais complicada com a mudança de liderança no PSD e, para Sócrates, o cenário de governar sem maioria absoluta é impensável

Fonte: SOL
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Oposição critica novas ‘SCUT encapotadas’

Oposição critica novas ‘SCUT encapotadas’

Por Manuel Agostinho Magalhães com Sofia Rainho

Os partidos da Oposição são unânimes nas críticas ao Governo pelo adiamento dos encargos com as dez novas subconcessões da rede rodoviária para depois de 2013
«O Governo tem vindo a desdobrar-se em sessões de propaganda por todo o país a anunciar obras cuja ‘factura’ será paga ao longo de décadas pelas actuais e futuras gerações», acusa o comunista Bruno Dias, no requerimento entregue ontem na Assembleia da República, tendo por base a notícia na última edição do SOL.

O PCP quer saber, nomeadamente, quais as consequências «ao nível da dívida pública» e também apurar em concreto «o valor que se prevê» ser pago após 2013. O PCP lembra que as actuais parcerias público-privadas já implicam, em 2008, encargos superiores (648 milhões de euros) ao valor do imposto dos combustíveis (600 milhões de euros) que os deve financiar.

Fonte: SOL
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
'O Independente' recebe oferta de 1100 euros em leilão

Semanário deverá ser negociado directamente, se houver interessado

A oferta de 1100 euros pel'O Independente ficou muito aquém do valor- -base de licitação, fixado em 150 mil euros. "Estava à espera de, pelo menos, 10 ou 15 mil euros", confessou ontem o administrador da insolvência, Carlos Cintra Torres, depois do leilão dos bens, títulos e marcas da Independente Global, na antiga redacção do semanário, em Lisboa.

O valor dos bens rondava os 310,4 mil euros, mas as ofertas não perfizeram os 30 mil euros. Muitas delas não chegaram ao valor-base, ficando agora a venda dependente da decisão da comissão de credores.

Além de material de escritório e informático, esteve também a leilão um arquivo de imagem digital (1100 euros), um arquivo de imagem em papel (1000 euros), uma edição encadernada do semanário (de 1988 a 2005, por 1000 euros), os títulos (O Independente e o Correio do Brasil, por 150 mil euros e por 10 mil euros ), e as respectivas marcas (por 25 mil euros cada uma).

O leilão acontece depois de, em 19 de Novembro de 2007, os credores públicos terem chumbado o plano de insolvência proposto. A dívida ronda os quatro milhões de euros, e entre os credores estão o Estado, ex-trabalhadores, bancos e fornecedores.

DN
 

Jorge_Jomi

GF Prata
Entrou
Jun 23, 2007
Mensagens
222
Gostos Recebidos
0
LOL

com virgulas e pontos final........mas tava didicil....hen bruce..........

ajuda´lá um bocadinho na proxima......

mas sim.......tudo isso é verdade.....mas não é nada de novo.....infelizmente

abraço
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Jardim só avança se tiver a certeza que ganha

Alberto João Jardim assegurou que só avança para uma candidatura à liderança do PSD caso tenha a certeza que pode ganhar as directas no partido. Contudo, o presidente do PSD madeirense diz que ainda é cedo para falar da questão.

O presidente do Governo Regional da Madeira anunciou, no domingo, que só avança para a liderança do PSD nacional caso tenha a certeza que vai ganhar as eleições internas no partido.

«A minha inclinação é só avançar se tiver a garantia de ganhar o partido. É mais difícil ganhar este partido tal como ele está, porque parece que as pessoas não sabem o que querem, do que ganhar, depois, o engenheiro Sócrates», acrescentou Alberto João Jardim.

À chegada ao Funchal no final de uma visita às comunidades portuguesas no Reino Unido e na ilha de Jersey, Jardim explicou que ainda «é cedo para dizer qualquer coisa».

Para o líder do PSD madeirense, para que houvesse uma candidatura teria também de haver «rigor ideológico», «rigor estratégico» e um «timing certo», o que só poderia acontecer «no primeiro trimestre de 2009».

Jardim adiantou ainda que José Sócrates «nem sequer se dá ao trabalho de desafiar o PSD», porque «anda preocupado a combater o PCP e o Bloco de Esquerda, o que significa que ele está descansado perante este espectáculo do PSD».

TSF
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Inacreditável: Dicionário infantil explica que betinho é aquele que não consome droga

O presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) disse hoje, referindo-se ao site www.tu-alinhas.pt, que descodificar o jargão tem utilidade e não envolve nenhum risco acrescido para os jovens, ao contrário do que receiam as associações de pais.

O site do IDT destinado a crianças e jovens a partir dos 11 anos (www.tu-alinhas.pt) contém um dicionário onde se pode aprender que «betinho», «cocó» ou «careta» é «aquele que não consome droga e, por isso, é considerado conservador, desprezível e desinteressante».

Tanto a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) como a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) consideram que o Dicionário do Calão pode suscitar a curiosidade dos jovens, atraídos pela linguagem usada, em vez de ser preventora de comportamentos.

Nesta matéria, psicólogos contactados pela Lusa manifestaram opiniões contraditórias, com alguns a considerar que a divulgação do Dicionário do Calão pode ser perigosa, enquanto outros desdramatizam a sua influência nos comportamentos dos jovens.

Em declarações à Lusa, o presidente do IDT, João Goulão, disse que o dicionário «tem alguma utilidade» e explicou que é mais seguro para um jovem consultar um glossário do que ficar mal informado.

João Goulão adianta que um jovem que desconheça um termo sente-se menorizado e pouco à vontade para perguntar o significado.

«Isso pode ser muito mais perturbador e muito mais desencadeador de curiosidade do que propriamente ter um local onde encontrar respostas às suas dívidas», acrescentou.

O presidente do IDT explicou que o site foi «elaborado e preparado com a colaboração das estruturas do ministério da Educação» e que para já não deverá ser alvo de nova reflexão.

«Não estamos fechados a mais reflexão sobre o assunto (dicionário), mas à partida não me parece que haja necessidade disso», esclareceu.

João Goulão adiantou que esta questão surge na linha da divulgação, há uns meses atrás, relacionada com a divulgação de postais (com informação sobre a droga e redução de danos) em iniciativas participadas por jovens, nomeadamente festivais e queimas de fitas e que contou com a participação do IDT.

«Na altura a distribuição dos postais foi criticado por ser entendida como um estímulo ao consumo. Não é disso que se trata. Não faz mal aos jovens, que obtêm informação por múltiplas vias, tê-la disponível de uma forma credível e respeitável», esclareceu.

«Penso que é necessário dizer aos jovens que as drogas proporcionam sensações agradáveis e é por isso que as pessoas as usam, mas envolvem uma plêiade de riscos que é necessário conhecer», referiu.

Na opinião do presidente do IDT «é fundamental que à partida as pessoas conheçam os riscos envolvidos e tenham tanta informação quanto possível, ficando habilitadas a fazer escolhas conscientes».


Lusa / Sol
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Comissão faz balanço muito positivo

O presidente Nuno Pais afirmou que as Noites do Parque tiveram uma afluência cerca de 20% superior ao ano passado e revelou que Block Party, Manic Street Preachers, 30 seconds to Mars e Tokio Hotel estiveram perto de tocar na Queima

«Há pessoas que não percebem que as alterações na Queima das Fitas não surgiram por vontade da Comissão Organizadora. Nós somos contra. Não há um único elemento da Comissão que concorde com o modelo», afirmou o presidente Nuno Pais na madrugada de domingo, no rescaldo da maior festa académica do país. Nuno Pais defende que eventos tradicionais como o Cortejo, a Récita e a Serenata Monumental mudem novamente de dia.
Apesar das críticas ao novo figurino, que assombraram o evento, em relação às Noites do Parque o presidente faz um balanço “muito positivo, que superou as expectativas”. A afluência ao recinto nas nove noites foi um aspecto destacado. «O ano passado tivemos 480 mil pessoas no Parque. Este ano, sem contar com a noite de James, já tínhamos mais 20% de afluência», explicou. «Também acho que conseguimos o melhor cartaz dos últimos anos e as pessoas gostaram do recinto», acrescentou.
O responsável acrescentou ainda que nomes como Block Party, Manic Street Preachers, 30 seconds to Mars e Tokio Hotel estiveram muito perto de tocar na Queima das Fitas. O acordo estava praticamente fechado, mas a concorrência dos festivais de Verão, como o Rock in Rio, terá complicado a actuação das bandas em Coimbra.
Entretanto João Luís Jesus, presidente do Conselho de Veteranos, entidade responsável pelas alterações do figurino da Queima das Fitas, afirmou que «há coisas que provavelmente toda a gente concorda que podem ser melhoradas». Vai agora ter início um período de reflexão, de forma a implementar novas alterações para 2009 e a melhorar o que correu menos bem este ano.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Ferreira Leite desvaloriza polémica com Santana

A candidata à liderança do PSD Manuela Ferreira Leite desvalorizou hoje o desafio de Pedro Santana Lopes para desistir da corrida e garantiu que sempre votou no partido.

"O dr. Santana Lopes deve ser a única pessoa do país que tem dúvidas que eu algum dia não votei no PSD. Toda a minha vida votei no PSD", afirmou Ferreira Leite antes de um encontro com uma delegação dos Trabalhadores Sociais-Democratas (TSD), em Lisboa.

Hoje de manhã, numa entrevista ao Rádio Clube, Pedro Santana Lopes defendeu que Manuela Ferreira Leite deveria abandonar a corrida por "dar a entender que não votou no PSD" numa entrevista ao Jornal de Notícias, no domingo.

Em entrevista ao Jornal de Notícias, a candidata respondeu "obviamente que não lhe respondo" à pergunta "Votou Santana Lopes em 2005?", o que motivou severas críticas de Santana Lopes.

Hoje, em declarações aos jornalistas, Ferreira Leite foi questionada sobre se votou no PSD em 2005, quando o líder social-democrata era Pedro Santana Lopes.

"No PSD votei toda a vida, nunca deixei de votar no PSD", respondeu.

E votou em Pedro Santana Lopes, questionaram os jornalistas.

"Não foi isso que me foi perguntado [pelo JN]", respondeu.

A candidata à liderança dos sociais-democratas reuniu-se hoje com uma delegação dos TSD, liderada por Arménio Santos, com o Código do Trabalho na agenda.

Manuela Ferreira Leite reservou para depois da reunião uma posição sobre a proposta de revisão das leis laborais.

Ao Rádio Clube, Pedro Santana Lopes defendeu que Ferreira Leite deveria desistir da candidatura à liderança do PSD devido à resposta que deu ao JN.

"Em política há demissões por razões graves. Eu acho que uma candidata à liderança que faz uma afirmação dessas não podia, não pode, não devia, não deve continuar a ser candidata, é a minha opinião", afirmou.

"Acho que uma pessoa não se pode candidatar a líder do PSD dizendo que nas últimas eleições, nas eleições anteriores, dando a entender que não votou PSD", acrescentou o ex-primeiro-ministro.

Lusa
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo