Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Consumo: ASAE procura óleo de girassol contaminado em Portugal

Consumo: ASAE procura óleo de girassol contaminado em Portugal

26 de Abril de 2008, 09:23

Lisboa, 26 Abr (Lusa) - A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a averiguar se existem em Portugal marcas que comercializem óleo de girassol de origem ucraniana, depois de terem sido detectados hidrocarbonetos (óleos minerais) neste produto.

Fonte do gabinete do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor adiantou que a ASAE está no terreno desde sexta-feira, altura em que foi lançado um alerta europeu relativo à contaminação do óleo de girassol ucraniano.

Para já, "não existem certezas" quanto à existência deste produto em Portugal.

O Ministério da Saúde espanhol recomendou sexta-feira que se evite o consumo de óleo de girassol, dado que é impossível garantir que o produto não chegou aos consumidores, até se reunirem todas as informações disponíveis sobre as empresas de distribuição.

Este óleo é distribuído para a maioria dos países da União Europeia, acrescentou a autoridade de segurança alimentar espanhola numa informação dirigida à população.

RCR.

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Porto: PJ investiga morte de homem atingido a tiro no bairro Pinheiro Torres

Porto: PJ investiga morte de homem atingido a tiro no bairro Pinheiro Torres

26 de Abril de 2008, 11:39

Porto, 26 Abr (Lusa) - A Polícia Judiciária do Porto está a investigar a morte de um homem atingido por uma bala sexta-feira à tarde no bairro Pinheiro Torres, no Porto, disseram hoje à Lusa fontes da PS e da PSP.

Ambas as fontes se escusaram a prestar mais esclarecimentos sobre o caso.

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, uma agressão a tiro, sexta-feira à tarde, no bairro Pinheiro Torres, fez um morto e um ferido.

O incidente terá sido o desenvolvimento de uma discussão ocorrida no dia anterior com um alegado traficante.

O matutino acrescenta que a vítima, um homem de 48 anos residente no bairro das Campinas, morreu no local onde foi atingido por uma bala no coração, pouco depois das 17:00.

O ferido, sobrinho da vítima mortal, terá sido atingido numa omoplata, tendo recebido tratamento hospitalar no Santo António, de onde teve alta no próprio dia.

Vizinhos contaram ao JN que o desacato começou no dia anterior, quando uma moradora foi colocar o lixo num contentor e se deparou com um homem, que parecia estar a traficar droga.

"Terá havido uma troca de palavras menos agradáveis entre os dois e o morador terá mesmo agredido a senhora", acrescenta.

Na sexta-feira, vários familiares da senhora (incluindo as duas vítimas), "residentes noutros bairros da cidade, foram até ao Pinheiro Torres para confrontar o agressor", refere o matutino.

O alegado traficante terá puxado de uma arma e, no meio de uma troca de palavras, disparou e pôs-se em fuga.

JAP.

Fonte:Lusa/fim
 

spdss

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
348
Gostos Recebidos
1
é fixe andar aos tiros!!!!
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Santana diz ter apoio de Menezes e Jardim

Santana diz ter apoio de Menezes e Jardim

santana_lopes_lusa.jpg


Santana Lopes garantiu que conta com os apoios de Alberto João Jardim e de Luís Filipe Menezes na corrida para a liderança do PSD. Para o líder da bancada social-democrata, quem vencer as eleições directas tem de «pôr o partido em ordem».

( 11:44 / 26 de Abril 08 )




Pedro Santana Lopes garantiu, esta sexta-feira, em entrevista à SIC Notícias, que conta com os apoios de Alberto João Jardim e de Luís Filipe Menezes na corrida para a liderança do partido.

O líder da bancada social-democrata garantiu que seguiu todos os passos até apresentar a candidatura e que só decidiu avançar depois do encontro de Menezes com o Presidente da República.

No dia em que foi a Belém despedir-se, «é que eu tive a certeza absoluta de que ele não se apresentaria à liderança», bem como depois de o ouvir no Conselho Nacional do PSD, frisou Santana.

Quanto ao presidente do Governo Regional da Madeira, Santana disse que, no Conselho Nacional desta semana, Jardim disse «publicamente» que o apoiaria, mesmo antes de ele se apresentar como candidato.

Na altura, o líder madeirense adiantou que só se candidataria à liderança do PSD se «os candidatos que já se apresentaram retirassem as suas candidaturas», o que não veio a acontecer.

Assim sendo, posteriormente, «Jardim falou comigo numa sala à parte e disse-me claramente que, como os outros candidatos não desistiram, confirmava o que tinha dito ao microfone», frisou Santana.

Estas declarações foram proferidas antes de Alberto João Jardim ter admitido, sexta-feira, que não vai votar nas eleições directas de 31 de Maio, perante um painel tão alargado de candidaturas.

Por seu lado, o líder parlamentar do PSD considerou que a existência de inúmeros candidatos à liderança é positiva e adiantou que o vencedor terá de «pôr o partido em ordem».

«Esta situação não pode continuar», pelo que «depois de ganhar a liderança vou dizer a algumas pessoas que se sentem mal no partido que devem pensar na sua vida», sublinhou.

O antigo primeiro-ministro aproveitou para sublinhar que «nunca esteve no poder a nível nacional o tempo suficiente e com a legitimidade própria para fazer as coisas como entendia».


Fonte:TSF Online
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Euromilhões com jackpot de 27 milhões no próximo concurso

Euromilhões com jackpot de 27 milhões no próximo concurso
Não houve totalistas no sorteio 17/2008 do Euromilhões, pelo que o «jackpot» da próxima semana será de 27 milhões de euros, informou a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Em Portugal, registou-se um segundo prémio (5 números + 1 estrela), no valor de 396.094,85 euros e um terceiro prémio (5+0), no valor de 131.139,51 euros.

Estava em jogo um «jackpot» de 15 milhões de euros e os números sorteados foram 4 - 19 - 26 - 27 - 30 e as estrelas 3 e 8.

Fonte:Diário Digital / Lusa
 

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Todas as semanas temos a esperança renovada.

É assim o jogo!

Com essa esperança voltamos a investir na sorte.

Abraço
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,627
Gostos Recebidos
121
Asae

ASAE: António Nunes nega existência de objectivos quantificados por inspectores


Lisboa, 26 Abr (Lusa) - O presidente da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica negou hoje a existência de objectivos quantificados por inspectores relativos a contra-ordenações ou processos-crime, garantindo que existem apenas metas globais e regionais.

Em declarações à agência Lusa e reagindo às acusações de hoje do líder do CDS-PP, Paulo Portas, António Nunes afirmou que desconhece o documento citado por Portas e garante que não se revê nele e que "não houve orientações nesse sentido".

Paulo Portas, citando um documento oficial da ASAE distribuído dentro da Direcção Regional do Norte daquela entidade, acusou hoje a entidade de estar a "perverter" o seu funcionamento ao definir "objectivos quantificados" anuais que cada inspector deve cumprir.

Segundo Portas, cada inspector daquela direcção da ASAE "tem que detectar 124 infracções, levantar 61 processos de contra-ordenação, que vão terminar em coimas, abrir oito processos-crime e fechar ou suspender o funcionamento de pelo menos seis estabelecimentos".

"E até têm de, por instrução central, fazer, pelo menos, duas detenções de pessoas", frisou.

De acordo com o líder do CDS-PP, instruções semelhantes estarão a ser dadas em outras direcções regionais da ASAE.

António Nunes disse à Lusa que "não é assim que as coisas se passam"; o plano de actividades da ASAE fixa apenas objectivos globais para a instituição e objectivos regionais, acrescentou o responsável.

O presidente da ASAE explicou que são definidas anualmente metas para o número de agentes económicos que devem ser visitados (30 mil, dos quais 8.747 são na região Norte), para o número de processos em instrução processual que têm que ser concluídos e procura garantir-se que as queixas sejam averiguadas num prazo inferior a 60 dias.

A ASAE tem todo o interesse em que "não haja autos de contra-ordenação ou processos-crime", disse António Nunes, pelo que "não faria sentido fixar valores com essa tipologia".

António Nunes disse que não conhece o documento citado por Portas, mas promete averiguar do que se trata.

"Vamos averiguar e perceber a motivação [caso exista o documento]", assegurou o responsável, admitindo que alguém se pode ter enganado e confundido resultados com objectivos.


Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Regime Jurídico - Plenário do CND pronuncia-se sobre proposta de diploma apresentada

27 de Abril de 2008, 09:05

Lisboa, 27 Abr (Lusa) - O plenário do Conselho Nacional do Desporto (CND) reúne-se segunda-feira para se pronunciar sobre a proposta de diploma do novo Regime Jurídico das federações Desportivas apresentada pelo Governo, que suscitou críticas do movimento associativo.

Quinze dias depois de o Conselho para o Sistema Desportivo (CSD), secção do CND, ter dado parecer globalmente positivo à proposta do executivo, o plenário votará o novo Regime Jurídico das Federações Desportivas, que mereceu críticas das associações distritais devido, sobretudo, à representatividade nas Assembleias Gerais (AG) das Federações.

O CSD analisou na especialidade o documento apresentado pela Secretaria de Estado durante seis reuniões e incluiu no parecer final "muitas recomendações, propostas de módulos normativos e sugestões de correcção" feitas pelos conselheiros, como referiu a 14 de Abril, data do último encontro, o presidente da secção, Ernesto Ferreira da Silva.

Ferreira da Silva não precisou, no entanto, se as "recomendações" e as "sugestões de correcção" apresentadas pelos conselheiros no CSD se referiam à questão da representatividade das associações distritais nas AG, que, segundo o novo regime jurídico, passa de 55 para 35 por cento dos votos.

Este ponto levou, inclusivamente, as associações distritais a ameaçarem com greves às competições e a enviarem uma queixa para a FIFA, por considerarem que o Governo estava a ingerir-se no movimento associativo, situação que os estatutos do organismo internacional penalizam com a exclusão das selecções nacionais e dos clubes das provas internacionais.

Na reunião de segunda-feira, os 30 elementos que compõem o CND, organismo presidido pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, vão votar a nova proposta de Regime Jurídico das federações Desportivas, já com as sugestões dos conselheiros do CSD.

Se for aprovado, caberá depois ao governo fazer a redacção final do novo Regime Jurídico das Federações Desportivas, que seguirá o processo legislativo normal.

A reunião está marcada para as 15:00 de segunda-feira, no Centro Cultural de Belém.


MHC.

Lusa/Fim
.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
PR/Cimeira: Grupo de Arraiolos debate Tratado de Lisboa

27 de Abril de 2008, 13:39

Bruxelas, 27 Abr (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, reúne-se terça e quarta-feira em Graz, Áustria, com sete outros Presidentes da União Europeia para discutir as perspectivas abertas com o Tratado de Lisboa e questões de Política Externa e de Segurança dos 27.

Esta será a quinta edição dos debates informais lançados no Outono de 2003 pelo ex-Presidente da República português Jorge Sampaio e que são conhecidos como o "Grupo de Arraiolos" por se terem realizado pela primeira vez naquela vila alentejana.

Segundo fonte diplomática, estes encontros anuais têm por objectivo proporcionar um "quadro informal de discussões" que permita uma troca de ideias sobre questões europeias, de forma "livre e franca", entre Chefes de Estado europeus sem poderes executivos.

Os presidentes de Portugal, Áustria, Alemanha, Finlândia, Hungria, Itália, Letónia e Polónia irão discutir no primeiro dia de trabalhos as "Perspectivas europeias à luz do Tratado de Lisboa".

No dia seguinte, o encontro contará com a presença do Director-Geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Senhor Mohamed El Baradei, e serão abordados temas sobre "Questões de Política Externa e de Segurança da União Europeia".

O programa do Grupo de Arraiolos prevê uma visita guiada à exposição "Thyssen-Bornemisza Art Contemporary".

O Presidente da República é acompanhado nesta deslocação pela mulher, Maria Cavaco Silva, que tem um programa separado do marido durante as sessões formais do "Grupo".


FPB.

Lusa/Fim
 

carlodani

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 31, 2006
Mensagens
73
Gostos Recebidos
0
Mais um carjacking

Um casal de jovens foram abordados cerca das 2h00 no parque de estacionamento, junto ao cemitério de Santa Iria, por dois homens que os obrigaram a sair do carro sob a ameaça de uma arma.

Para além do carro, os assaltantes levaram ainda as botas e a camisa do rapaz.

O casal apresentou queixa na PSP e a Polícia Judiciária já está a investigar o caso.
:shy_4_02: Isto passou-se na cidade de Vila Real
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Isto está bonito está:shy_4_02::shy_4_02:


.
 

pthacker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 10, 2007
Mensagens
967
Gostos Recebidos
1
jogadas atras de jogadas. farto precisamos dum novo 25 de abril
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Manuela Ferreira Leite apresenta hoje candidatura ao PSD

Apresentação está marcada para as 18h30.

Ex-ministra das finanças quer unir partidoA ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite apresenta esta segunda-feira ao fim da tarde as linhas da sua candidatura à liderança do PSD, que os apoiantes defendem ser a mais credível e capaz de unir o partido, diz a «Lusa».

A apresentação está marcada para as 18h30, na sede nacional do PSD, em Lisboa.

«Considerando a demissão do presidente do PSD e a crise aberta no partido, informo os militantes e os portugueses da minha decisão de me candidatar à presidência do PSD», afirmou a candidata na semana passada.

Agência Financeira
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Jardim reserva até "último dia" possibilidade de apresentar candidatura à liderança

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, disse hoje à Lusa que reserva a possibilidade de avançar com uma candidatura à liderança do PSD até ao último dia do prazo, 23 de Maio.

"Temos até ao último dia", afirmou o também líder do PSD/Madeira quando questionado até quando irá aguardar para esclarecer se avança com uma candidatura.

Alberto João Jardim reiterou que o PSD caminha para o "suicídio" e que está dominado pela "comunicação social" e pelos "situacionistas" que não têm ambição de ganhar as eleições a José Sócrates.

Jardim voltou a defender que só uma "revolução" no partido contra "barões e baronetes" por parte das "bases e dos dirigentes patriotas" poderá suster esta caminhada para o "suicídio".

"O partido continua a caminhar para o suicídio, está sem visão de Estado e não está a proceder em termos de ganhar as eleições nacionais, está apenas preocupado em alguém ganhar as eleições internas", disse hoje Alberto João Jardim à agência Lusa, sublinhando ter "até ao último dia (23 de Maio)" a possibilidade de apresentar uma candidatura.

"Eu tenho tido muitos apelos mas o problema é o facto da comunicação social apresentar estes seus candidatos do regime como dados certos e obstaculizando o aparecimento de outros", disse.

Para Alberto João Jardim, "quaisquer dos candidatos que neste momento se apresentam não têm qualquer hipótese de ganhar ao Partido Socialista do engenheiro José Sócrates".

Até agora anunciaram a sua candidatura à liderança do PSD o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, a antiga ministra das Finanças e Educação Manuela Ferreira Leite, o ex-líder da JSD Pedro Passos Coelho, o economista Neto da Silva e o deputado Patinha Antão.

"Mais uma vez - considera Jardim - o PSD está dominado pela comunicação social e pelos grupos situacionistas dentro do PSD".

Para o líder do PSD-M, "aqui só há uma solução: ver se as bases e os dirigentes patriotas do PSD ignoram os barões e baronetes do partido e se reservam para votar numa candidatura que esteja de fora disto tudo".

"Vamos ver. Aqui o que está em jogo é a grande possibilidade de uma grande revolução dentro do PSD ou então de as bases e os dirigentes patriotas do PSD continuarem a deixar que estes barões e baronetes façam o que querem do partido e da vontade das bases", disse.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Estudo avalia consumos de álcool, droga e fármacos em condutores

28 Abr 2008, 11:23h

O Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) está a desenvolver um estudo, no âmbito de um projecto europeu, que avaliará o álcool, droga e substâncias psicotrópicas em 4.000 condutores portugueses, até Junho de 2009.

A recolha das amostras para estudo científico teve início no passado mês de Janeiro e realiza-se no âmbito do Projecto DRUID, da Comissão Europeia, sob coordenação do professor Horst Schulze, do Federal Highway Research Institute, da Alemanha.

O objectivo é obter uma avaliação estatística fundamentada na prevalência do consumo destas substâncias em condutores da União Europeia, considerado um elemento fundamental para o delinear de estratégias posteriores de intervenção.


"O Mirante"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Serralves - Fundação em Festa

Serralves em Festa abre, pela primeira vez, a jovens criadores com projectos inéditos

28 de Abril de 2008, 17:22

Porto, 28 Abr (Lusa) - A Fundação de Serralves, Porto, acolhe a 7 e 8 de Junho o maior festival português de expressão artística contemporânea, iniciativa que decorrerá durante 40 horas consecutivas e terá como novidade a apresentação de criações inéditas de jovens artistas.

"Este ano, aventuramo-nos numa experiência nova", afirmou João Fernandes, director do Museu de Serralves, referindo-se à abertura aos jovens criadores do programa "Serralves em Festa", que tradicionalmente assinala o aniversário do museu.

João Fernandes salientou que esta opção resulta da falta de oportunidades que são concedidas aos jovens criadores para apresentarem os seus trabalhos, mas frisou não ter havido "qualquer redução nos critérios de qualidade" daquele programa.

Para dar esta oportunidade aos jovens artistas de apresentarem criações inéditas, a Fundação de Serralves lançou um concurso de projectos artísticos, que recebeu 120 candidaturas oriundas de todo o país, abrangendo as mais diversas áreas culturais.

Numa conferência de imprensa hoje realizada, a fundação anunciou os 12 projectos vencedores, que incluem música experimental, dança contemporânea, vídeo e teatro de rua, entre outras áreas.

Um dos projectos intitula-se "Coisas de Armários" e é uma proposta do Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda quando Eu Disser, que vai colocar quatro armários espalhados pelo Parque de Serralves, que representam quatro mundos que o público pode visitar.

Outro dos projectos vencedores é um triciclo interactivo que vai circular pelo parque, com uma figura na parte de trás, que apenas ganha vida quando o veículo se movimenta.

"A vida da figura depende da vontade de quem utiliza o triciclo", esclareceu Ana Rita Reis, autora do projecto.

As crianças poderão, entre outras opções, assistir a uma peça de teatro nocturna, intitulada 'O caçador e a fada', que inclui música, dança e fotografia.

Para Gomes de Pinho, presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, o programa que assinala o aniversário do museu é um dos momentos mais importantes da vida da instituição.

"É uma festa da cultura e um encontro da cultura com um público mais vasto e não especializado", disse.

"O público que vem ao 'Serralves em Festa' ultrapassa largamente o que vem ao Museu de Arte Contemporânea", assinalou Gomes de Pinho, salientando ser este "um momento especial de captação de novos públicos, que permite quebrar barreiras que ainda existem com o mundo da cultura e dos museus".

FR.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Deco recebeu 10 queixas/dia...

Deco recebeu 10 queixas/dia sobre agências de viagens no 1º trimestre

28 de Abril de 2008, 17:20


Lisboa, 28 Abr (Lusa) - A associação de defesa do consumidor Deco recebeu, no primeiro trimestre deste ano, uma média diária de 10 queixas ou pedidos de informação sobre a actuação de agências de viagens, segundo dados avançados pela organização.

Entre as queixas, 930 nos primeiros três meses de 2008, a Deco salienta os casos em que o cliente considerou que o hotel não correspondia às expectativas ou ao apresentado na brochura.

A estadia num hotel diferente do previsto ou a não realização de uma excursão ou actividade agendada foram outras reclamações feitas nos três primeiros meses do ano.

A cobrança de uma actividade supostamente incluída no preço e o atraso de voos de ida e volta também constam na lista de críticas divulgadas hoje à agência Lusa.

Os viajantes dirigiram-se ainda à Deco para reclamar a falta de acompanhamento de guias e de funcionários da agência "quando surgiam problemas".

Quando há problemas na viagem, os consumidores dizem assistir ao "sacudir" das responsabilidades entre agências retalhista e grossista.

A falta de informação sobre documentos necessários ao embarque, nomeadamente quando há menores a viajar, foi outra das críticas apresentadas já este ano.

A dificuldades em reaver o dinheiro quando se desiste da viagem e a cobrança de despesas superiores ao permitido foram outras queixas que levaram a Deco a realizar um estudo hoje divulgado.

O estudo realizado pela Deco Proteste em 20 agências de viagens terminou no "chumbo" de doze: falta de informação escrita sobre o serviço contratado e de comprovativos das despesas de cancelamento foram as principais falhas detectadas.

"Embora não tenha havido dificuldade em cancelar, a informação oral e escrita fornecida foi incompleta. A entrega de documentação sem a identificação adequada do serviço contratado ou do preço total foi um dos aspectos negativos", acusa a associação no comunicado divulgado hoje, no qual também é feita referência à "ausência de comprovativos de pagamento das despesas de cancelamento ou de uma descrição clara das mesmas".

Só no ano passado, a associação de defesa do consumidor recebeu mais de quatro mil pedidos de informação e reclamações sobre agências.


SIM

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Carjacking: Automobilistas vão ser alvo de campanha preventiva

Carjacking: Automobilistas vão ser alvo de campanha preventiva e incentivados a adquirir equipamentos de segurança.

28 de Abril de 2008, 17:33



Lisboa, 28 Abr (Lusa) - A circulação com as portas trancadas e janelas fechadas e o uso da chave do carro separada das restantes são alguns dos conselhos que vão ser dirigidos aos automobilistas para evitar o roubo de viaturas designado por "carjacking".

O conjunto de recomendações, que vai constar de um folheto a ser distribuído aos condutores, é uma das propostas do grupo de trabalho formado para combater o "carjacking" e que hoje tornou público o seu primeiro relatório.

Este tipo de roubo de viaturas, feito através da ameaça violenta ao condutor, subiu 33 por cento no ano passado, em relação a 2006, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna.

O grupo de trabalho foi criado há um mês por iniciativa do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e inclui, além de representantes governamentais e das forças de segurança, membros de associações de seguradoras e do sector automóvel.

Alexandre Coimbra, subintendente da PSP e porta-voz da comissão, disse hoje à agência Lusa que o principal objectivo é dissuadir o roubo de carros através de várias medidas, que vão desde alterações do comportamento dos condutores à instalação de equipamentos electrónicos nas viaturas que permitam a sua fácil localização.

A separação da chave do carro das restantes, por exemplo, faz aumentar a hipótese do assalto fracassar, já que são os próprios ladrões, muitas vezes, a retirar as chaves do bolso quando o automobilista se dirige à viatura e é imobilizado sob ameaça de armas.

Sucede que podem levar outras chaves, o que, associado à rapidez com que normalmente actuam, pode abortar o assalto quando constatarem que não conseguem entrar na viatura como tinham programado, explicou o oficial da Polícia.

Outra forma de evitar ou diminuir o roubo de viaturas pelo processo de "carjacking" é a instalação nos automóveis de sistemas que permitam localizá-los via satélite, recorrendo aos sistemas de GPS, ou de equipamentos de imobilização do carro accionados por telemóvel.

Para incentivar a aquisição destes sistemas, o grupo de trabalho propõe que os automobilistas beneficiem de reduções no preço do seguro caso optem pelos equipamentos electrónicos, que poderão também beneficiar de uma redução do IVA cobrado, de modo a torná-los mais baratos.

Outra proposta, neste caso já aceite pelo Governo, disse Alexandre Coimbra, é a compra de equipamento informático que permitirá às forças de segurança saber, no momento em que visualizam uma viatura, se ela foi roubada ou furtada.

Este sistema implica o recurso a uma câmara instalada nas viaturas policiais que faz automaticamente a leitura das matrículas através de computador portátil, que por sua vez está em contacto permanente, via rádio, com a base nacional onde estão registadas todas as viaturas roubadas e furtadas.

O número de equipamentos a adquirir ainda não foi determinado pelo grupo de trabalho.

Alexandre Coimbra disse que um sistema semelhante já foi usado pela Brigada de Trânsito da GNR, mas neste caso apenas permitia detectar viaturas cujas matrículas constavam de ficheiros, por pertencerem a carros que haviam cometido determinadas infracções.

O método funcionava através do carregamento diário dos dados para os computadores instalados nas viaturas, sem qualquer ligação ao exterior e assim impedidos de receberem dados actualizados a todo o momento como o novo sistema permitirá.


AMN.

Lusa/Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Lisboa: Materiais do bar "O Avião" vão ser reciclados


Lisboa: Materiais do bar "O Avião" vão ser reciclados após desmantelamento.

28 de Abril de 2008, 17:32


Lisboa, 28 Abr (Lusa) - A quase totalidade dos "materiais" do bar "O Avião", na 2ª Circular, em Lisboa, vai ser "reciclado", disse à Lusa Jorge Nunes, o encarregado de operações do desmantelamento do aparelho.

A filha de José Gonçalves, o dono do bar "O Avião" contratou "a empresa Ecoproject - Gestão de Resíduos, de Setúbal, para retirar o avião por desmantelamento do local", que com a Rodolixo e Valor 7, estão a remover o aparelho do local, explicou Jorge Nunes.

Do bar "O Avião" estão a ser retirados diversos materiais, lã de vidro, alumínio, madeira, borrachas e plásticos, que são transportados para um aterro no Pinhal Novo, na margem sul para reciclagem, explicou o responsável pelos trabalhos.

Cerca de 30 a 40 por cento dos resíduos vão para aterro com o objectivo de separar os diferentes materiais para futura reciclagem, sendo o alumínio o bem mais valioso dos materiais retirados, explicou Jorge Nunes.

Um trabalho desta grandeza vai demorar de dois a três dias, e tem um custo que não chega aos 5.000 euros, disse o representante da Rodolixo.

O dono do bar, José Gonçalves, morreu na madrugada de domingo, dia 02 de Dezembro, no interior do seu carro na sequência do rebentamento de uma carga explosiva colocada debaixo do lugar do condutor da sua viatura, depois de encerrar as portas do estabelecimento nocturno.

A explosão que vitimou o condutor, destruiu apenas o lugar esquerdo da frente da viatura, sem causar qualquer ferimento nas duas bailarinas que acompanhavam o empresário no carro.

O empresário era uma das testemunhas de acusação no caso 'Passerelle', que está a ser julgado no Tribunal de Leiria e era sócio num outro estabelecimento de "strip-tease", em Ponta Delgada, Açores, com um dos arguidos do processo Passerelle, Jorge Chaves.

A Câmara de Lisboa já tinha notificado o proprietário que "não ia renovar as licenças" camarárias para a exploração do bar de "strip-tease", explicou anteriormente à Lusa o presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rosa do Egipto.

"O encontro foi solicitado pelo sr. José Gonçalves", mas a junta "estranhou o pedido porque em 20 anos nunca ninguém solicitou qualquer tipo de reunião entre o bar e a junta", lembrando que a junta já tinha recebido muitas queixas dos moradores, acusando o bar "O Avião" de excesso de barulho.


MPC.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
INAG aceita antecipação da época balnear, mas com regras

28 de Abril de 2008, 17:09

Lisboa, 28 Abr (Lusa) - O presidente do Instituto da Água (INAG) vê "com bons olhos" a antecipação da época balnear, desde que seja feita sem interrupções, cumpra as mesmas regras do período oficial e abranja uma área geográfica expressiva.

Os concessionários das praias da Costa de Caparica e Fonte da Telha anunciaram a intenção de pedir autorização às autoridades para colocar nadadores salvadores nas praias ao fim-de-semana, depois de um jovem ter morrido afogado sábado.

No entanto, Orlando Borges avisa que uma das condições para antecipar o período balnear (que decorre normalmente entre 01 de Junho e 30 de Setembro) é que o mesmo se faça sem interrupções, a partir da altura em que é autorizado.

"Não podemos estar a abrir e a fechar praias de acordo com as conveniências comerciais ou com o estado do tempo, não é adequado que assim seja", frisou o responsável do INAG, lembrando que a época balnear exige o cumprimento de vários requisitos, entre os quais, análises à qualidade da água de oito em oito dias.

As regras para a antecipação da época balnear são idênticas às do período oficial, nomeadamente, quanto à presença de nadadores-salvadores, qualidade da água e limpeza das praias o que obriga à articulação entre várias entidades públicas com jurisdição neste domínio, além das autarquias e dos concessionários.

Orlando Borges salientou que é preciso analisar os pedidos "caso a caso" e frisou a importância de haver uma dimensão geográfica coerente e expressiva.

"Não podemos aceitar uma praia isolada, convém que se trate de um conjunto de praias de uma zona específica, como a Linha de Cascais ou a Costa da Caparica para não confundir as pessoas e para que estas tenham a certeza que nesses locais podem encontrar uma época balnear segura".

A antecipação da época também envolve "um senão", nomeadamente devido à possibilidade de alterações na qualidade da água, mais comuns quando ainda se verificam períodos de chuva.

"Quando há precipitação verifica-se a escorrência das ribeiras e isso pode afectar a qualidade da água. Se as análises forem menos boas podem determinar a interdição da praia ou a retirada da bandeira azul", explicou o presidente do INAG.

Orlando Borges afirmou que "existe flexibilidade" quando à definição dos períodos balneares, já que "há regiões onde essa procura começa mais cedo".

O Algarve, por exemplo, abriu antecipadamente a época balnear a 10 de Março.

"Na sequência das propostas apresentadas pelos titulares de licenças de apoios balneares foram identificadas, em articulação com os municípios e a Autoridade Marítima, 52 praias", referiu na altura a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, salientando que "podem ser desenvolvidas actividades de apoio aos utentes, nomeadamente a instalação de apoios balneares, acautelando simultaneamente os aspectos de prevenção e informação nos domínios da segurança e salubridade das praias".


RCR.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Lisboa: Brigada de Explosivos esteve no desmantelamento do bar "O Avião"

28 de Abril de 2008, 17:39

Lisboa, 28 Abr (Lusa) - Dois agentes do Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIEXSS) da Polícia de Segurança Pública estiveram esta tarde no local onde está a ser desmantelado o Bar "O Avião".

Os dois agentes da unidade especial de polícia estiveram cerca de uma hora à espera que uma máquina cortasse um rectângulo de alumínio, que apanhava duas janelas, com o tamanho de cerca de dois metros por um metro.

Os polícias especialistas em explosivos carregaram a placa para uma carrinha fechada da PSP, não prestando qualquer declaração aos órgãos de comunicação social no local.

A Lusa contactou fonte da PSP que disse que a recolha de material "não tem nada a ver com as investigações da morte do empresário".

A Câmara de Lisboa anunciou a 1 de Fevereiro que pretendia "desmantelar" o bar "O Avião" e retirá-lo do espaço que ocupa junto ao aeroporto na Segunda Circular, disse na altura à agência Lusa o vice-presidente do município, Marcos Perestrello.

O dono do bar, José Gonçalves, morreu na madrugada de domingo, dia 02 de Dezembro, no interior do seu carro na sequência do rebentamento de uma carga explosiva colocada debaixo do condutor da sua viatura, cerca das 05:00 da madrugada, depois de encerrar as portas do estabelecimento nocturno.

O empresário José Gonçalves era uma das testemunhas de acusação no caso Passerelle, que está a ser julgado no Tribunal de Leiria, e sócio num outro estabelecimento de "strip-tease", em Ponta Delgada, Açores, com um dos arguidos do processo Passerelle, Jorge Chaves.

MPC.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Novos partidos: Movimentos cívicos querem "renovar o panorama político português"

28 de Abril de 2008, 18:22

Lisboa, 28 de Abril (Lusa) - Vários movimentos cívicos e partidos políticos em formação querem renovar o panorama político nacional "gasto e decadente", "debater novas ideias" e acabar com "os políticos profissionais", apontando críticas "aos enormes entraves que existem à formação de novos partidos".

O Partido da Liberdade (PL), o Movimento Mérito e Sociedade (MMS), o Movimento Esperança Portugal (MEP), o Movimento Liberal Social (MLS) e o Partido Respublica e Cidadania (PRC) são, actualmente, cinco dos principais movimentos cívicos de natureza política em Portugal.

O Movimento Mérito e Sociedade (MMS) já terminou, inclusivamente, o processo de recolha de assinaturas e constitui-se formalmente como partido na terça-feira.

"Vamos entregar todo o processo para a formalização do MMS como partido político, terça-feira, dia 29 de Abril, às 14:30, no Tribunal Constitucional", afirmou Eduardo Correia, fundador do MMS, num encontro do movimento ocorrido a semana passada, no Porto.

"Decidi iniciar o movimento por ter percebido que à minha volta não existia um único partido político respeitável", declarou Eduardo Correia à Lusa.

O fundador do MMS disse ainda que "os partidos políticos não debatem ideias" e que "o poder em Portugal tem sido usado para defender interesses que começam agora a ser revelados, basta ver televisão ou ler os jornais".

"Há matérias essenciais que têm sido abandonadas, como a questão do ambiente e das energias renováveis", afirmou.

"O modelo governativo tem de ser revisto e o recrutamento opaco tanto na administração pública como na nomeação dos deputados tem de acabar. Queremos transmitir valores como o rigor, a transparência, o mérito e a responsabilidade", acrescentou Eduardo Correia.

O fundador do movimento concluiu, dizendo que "existe espaço político para fazer coisas bem feitas" e que "o espaço do rigor está completamente desocupado e nós vimos ocupar esse lugar".

Dos outros quatro movimentos, apenas o MLS não tem como objectivo imediato tornar-se partido político.

"A longo prazo temos o objectivo de nos tornarmos partido, mas antes queremos cimentar-nos como movimento e queremos criar uma base estruturada", revelou à Lusa o Presidente do MLS, Miguel Duarte.

O Movimento Liberal Social (MLS), fundado em 2005, "tem como objectivo divulgar o Liberalismo Social em Portugal e agrega indivíduos que acreditam que a velha dicotomia Esquerda/Direita já faz pouco sentido", segundo o portal 'online' do movimento.

"Ideologicamente, o movimento está muito próximo dos Liberais Democratas Europeus, a terceira maior força política no Parlamento Europeu", lê-se na página de apresentação do 'site'.

Em declarações à Lusa, Miguel Duarte disse acreditar que "existe espaço para o liberalismo, visto este não estar representado por nenhum partido em Portugal", considerando no entanto que "é complicado formar novos partidos políticos" e que " os partidos pequenos não possuem bagagem financeira suficiente".

Os outros três movimentos, PL, MEP e PRC que têm, desde o seu início, o objectivo de se tornarem partidos políticos, já estão numa fase adiantada na recolha das 7500 assinaturas necessárias.

Susana Barbosa, líder do Partido da Liberdade (PL), disse à Lusa que conta já "com mais de um terço das assinaturas necessárias" e que "o Partido da Liberdade será um partido para conquistar a verdadeira direita portuguesa, que actualmente não se enquadra em nenhum partido".

"Defendemos os valores da família, da liberdade de expressão e do mérito do trabalho. Hoje em dia não existe liberdade, existe libertinagem", acrescentou.

A líder do PL considerou ainda que "é emergente a renovação política", face a um "panorama político que está gasto, decadente e corrupto".

"Queremos um partido de trabalho, com novas caras e sem 'políticos profissionais'", afirmou.

Susana Barbosa considerou também que "é difícil combater os vícios do sistema" e que "as 7500 assinaturas necessárias são um entrave e blindam a criação de novos partidos".

Rui Marques, líder do Movimento Esperança Portugal, que conta já "com cerca de 2500 assinaturas", acredita neste projecto "para vencer a crise".

"Somos um movimento humanista, com pessoas sem participação partidária, que acredita na política da esperança e que valoriza o esforço e o trabalho", disse o líder do MEP.

"Rejeito visões elitistas, vejo a política como algo que diz respeito a todos e como um meio essencial para lutar por um futuro comum", vincou.

Rui Marques assinalou também que o MEP se destaca por ser "sempre pela positiva, pelo construir, pelo negociar e pelo trabalhar em vitórias comuns".

O líder do movimento rejeitou ainda a ideia de falta de espaço a nível político: "Há espaço, temos entre 35% e 40% de portugueses que habitualmente não votam e outros 20% que flutuam o seu voto, ou seja, metade do eleitorado está disponível".

"O sistema torna a criação de novos partidos quase impossível, isso é um obstáculo muito sério. No entanto é um desafio que queremos cumprir", concluiu Rui Marques.

Manuela Magno, do Partido Respublica e Cidadania (PRC), que foi anunciado este fim-de-semana e que resulta da transformação do Movimento Afirmação da Cidadania (MAC), acredita que como partido terão uma participação mais efectiva do que como movimento.

"Já temos cerca de 2800 assinaturas das 7500 necessárias. Acreditamos que é importante a descentralização do poder, prova disso é a nossa sede de partido em Matosinhos e o facto de contarmos com várias pessoas do norte do país", afirmou Manuela Magno.

"O nosso grande objectivo é o cumprimento da Constituição e a participação política activa dos cidadãos, pois existe actualmente uma grande descrença na política", acrescentou.

Manuela Magno disse ainda estar "muito contente com os milhares de respostas recebidos" e ter como meta "a eleição de um deputado já nas próximas legislativas".

AZF.

Lusa/Fim.
 

R@ul

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 28, 2006
Mensagens
1,518
Gostos Recebidos
0
Loto2: Chave

Boas
Lisboa, 28 Abr (Lusa) - A chave do concurso de hoje do Loto2 é composta pelos números 19 - 20 - 26 - 29 - 32 - 39. O número suplementar é o 41.

O primeiro prémio desta semana é de 496.439 euros.

info de «lusa»
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Consumo: ASAE apreende 330 toneladas de óleo de girassol e bloqueia outras 76

Consumo: ASAE apreende 330 toneladas de óleo de girassol e bloqueia outras 76
28 de Abril de 2008, 22:04

Lisboa, 26 Abr (Lusa) - A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu hoje em Portugal 330 toneladas de óleo de girassol ucraniano, potencialmente contaminado com óleo mineral, e bloqueou outras 76 toneladas que deverão ser apreendidas terça-feira.

Uma parte significativa das quantidades conhecidas do produto entrado no circuito comercial em Portugal já foi apreendida e suspensa a sua venda, assinala em comunicado aquela entidade.

A contaminação de óleo de girassol oriundo da Ucrânia foi reportada pela Rede Europeia de Alerta Rápido, tendo a ASAE informado sábado que uma pequena parte deste produto terá entrado no circuito comercial português através da aquisição directa no mercado espanhol.

Foram importadas de Espanha 438 toneladas de óleo contaminado, entre 10 de Março e 23 de Abril, informou hoje a ASAE.

Existem 32 toneladas de óleo de girassol referenciadas em armazenistas, que não estarão já disponíveis no retalho, uma vez que "os próprios operadores económicos estão a proceder voluntariamente à sua retirada", refere o comunicado.

Isso mesmo será confirmado terça-feira pelas brigadas da ASAE que se encontram no terreno.

Complementarmente a estas diligências, a ASAE afirma ter recolhido "amostras significativas" de óleo de girassol das marcas disponíveis no mercado nacional, para proceder à respectiva análise no seu Laboratório de Segurança Alimentar.

Ainda esta semana, segundo a ASAE, são esperados resultados que deverão atestar "a boa qualidade do óleo de girassol" existente no mercado nacional.

Até serem conhecidos esses resultados, a ASAE recomenda "prudência" no consumo de óleo de girassol.

Reitera que o mesmo não representa um risco acrescido para a segurança e saúde dos consumidores, face ao baixo nível de contaminação até agora conhecido.

TM.

Fonte:Lusa/Fim
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo