Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Está bonito... assim não vamos lá.
:isso_se_faz:
 
R

RoterTeufel

Visitante
Pai premeditou crime bárbaro

Emoção: Família despede-se de Maria João
Pai premeditou crime bárbaro

João Pinto queria suicidar-se, mas não queria que a filha alguma vez achasse que o pai era um covarde. Por isso preparou a morte da menina, com pormenores até de alguma encenação, mas acabou por recuar quando se tratou do suicídio. Ao ser interceptado pelos inspectores da Polícia Judiciária do Porto na praia de Valadares, em Vila Nova de Gaia, tinha a roupa molhada. Ainda tentara suicidar-se, garantiu o homem, mas desistira de se lançar ao mar. A filha, essa, já estava morta.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Menina russa ligou à família do coração

Barcelos
Menina russa ligou à família do coração

Quase duas semanas depois João e Florinda reconheceram na voz de Alexandra a alegria que a caracterizava. A menina ligou anteontem aos pais a contar que a cadela Lúcia pariu os cães.



'Ligou-me toda contente a dizer que a Lúcia tinha parido os cãezinhos. Disse que teve três brancos, dois castanhos e um preto', contou João Pinheiro.

João não esconde a alegria de voltar a ouvir a voz da sua menina. Alexandra já pediu à família para ir à Rússia buscar um cão.

'Fiquei muito contente por ela me ligar. O nascimento dos cães deu-lhe um bocadinho de alegria. Ela já me pediu para ir à Rússia e eu vou', explicou o pai afectivo.

Hoje, às 14h30, são esperadas centenas de im
 
R

RoterTeufel

Visitante
Milhares nas praias

Calor: O fim-de-semana mais quente do ano leva portugueses a banhos
Milhares nas praias

As altas temperaturas que se fizeram sentir durante todo o dia de ontem levaram milhares de pessoas a rumar até às praias, de norte a sul do País. Os termómetros atingiram os 32 graus em Lisboa e 27 graus na costa algarvia. No Alentejo, Évora chegou aos 35c e Beja ficou-se pelos 34.



O índice ultravioleta esteve Muito Alto em praticamente todo o território Continental. Os especialistas aconselham a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar. Deve ainda ser evitada a exposição ao sol durante as horas de maior calor (entre as 11h00 e as 16h00), devido à incidência dos raios ultravioleta, principalmente no que diz respeito às crianças.

Para hoje, o Instituto de Meteorologia (IM) prevê, como temperaturas máximas, 29 graus para o Porto, 32 para Lisboa e 27 para Faro. No Interior, Castelo Branco e Évora (35), Portalegre e Beja (34) e Bragança e Vila Real (31) serão as cidades mais quentes. Só a partir de amanhã é que, de acordo com o IM, as temperaturas devem baixar. A temperatura da água é que ainda não é muito convidativa: entre os 15 e os 18 graus.

Ainda assim, o Instituto de Meteorologia mantém os distritos de Aveiro, Braga, Guarda, Leiria, Santarém, Lisboa e Évora em alerta amarelo devido às altas temperaturas.

A semana de
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Dia Mundial Sem Tabaco: Sindicato de hotelaria quer proibição total de fumar em espaç

Um sindicato de hotelaria reclamou hoje a revisão da Lei do Tabaco, exigindo a proibição total de fumar em recintos fechados, como "única forma eficaz de defender a saúde dos trabalhadores" do sector.

A reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte (afecto à CGTP) coincide com o Dia Mundial Sem Tabaco, data assinalada em todos os países que aderiram à proposta de controlo do tabagismo no mundo.

Apesar do "balanço positivo" da aplicação da Lei n.º 37/2007, que aprova normas para a protecção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco, o Sindicato alerta, num comunicado, para o incumprimento da lei.
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Nadadores vão salvar vidas de amarelo

O vermelho e branco do equipamento dos nadadores-salvadores é este ano substituído por amarelo e laranja.

"Aproximámos os uniformes do resto do mundo por causa dos turistas", disse à Lusa Nuno Leitão, do Instituto de Socorros a Náufragos, explicando que as novas cores são já usadas em muitos outros países do mundo.

Assim, a "t-shirt" dos nadadores-salvadores passa a ser amarela, em vez de branca e vermelha, assim como o boné, que a partir deste ano pode ser substituído pelo chapéu de abas.

"Introduzimos agora o panamá porque protege mais do sol do que o boné. Temos sido alertados pelos profissionais de saúde para as estatísticas que indicam um aumento do cancro de pele em Portugal", adiantou aquele responsável.

Já os calções dos nadadores-salvadores, até agora vermelhos, vão passar a ser cor-de-laranja.

A partir de segunda-feira, dia da abertura oficial da época balnear, a vigilância das praias passa a ser obrigatoriamente assegurada pelos concessionários, que são normalmente os cafés ou restaurantes que exploram as zonas balneares.

"Fizemos este ano mais cursos de formação para nadadores-salvadores do que no ano passado, um aumento da ordem dos 30 por cento", disse Nuno Leitão.

Para as 533 zonas balneares que existem em Portugal estão este ano disponíveis 5945 nadadores-salvadores, uns formados pelo instituto este ano e outros nos últimos três anos, o período de validade de um curso.

Para as praias não vigiadas, porque não têm concessionário, vão ser disponibilizadas 12 moto-quatro e mais 14 motos de água.

Das 553 zonas balneares reconhecidas como tal em Portugal, quase metade (226) recebeu este ano o galardão da qualidade balnear da Associação da Bandeira Azul, traduzindo um aumento de 20 por cento face ao ano passado.

Vinte e cinco praias reentraram na lista da Bandeira Azul mas outras 15 foram excluídas, entre elas a de Vila Praia de Âncora (Caminha), do Magoito (Sintra), da Rainha (Costa de Caparica) e de São Rafael (Albufeira).

Durante a última época balnear morreram 16 pessoas nas praias: seis em praias vigiadas, sete em praias não-vigiadas, e três em praias fluviais não vigiadas.

Das seis mortes registadas em praias vigiadas, três resultaram do desrespeito pela sinalética das bandeiras: duas mortes com bandeira vermelha e uma com bandeira amarela.

Tal como acontece desde o Verão de 2006, os banhistas têm de estar atentos à sua conduta nas praias, uma vez que a legislação nacional impõe multas a quem desrespeitar regras como a proibição de entrar no mar imposta pela bandeira vermelha hasteada numa praia.

As multas aplicam-se ainda a quem utilizar material de desporto náutico, como motas de água, fora das zonas permitidas pela lei, e também aos nadadores-salvadores (se, por exemplo, se afastarem da área de socorro) e aos concessionários (se encerrarem a zona balnear antes ou depois do período autorizado).

A época balnear termina a 30 de Setembro.
 

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
Lol acho que aqui a cor nao interessa muito, interessa é salvarem vidas :espi28:
Deixem-se de preciosismos e façam o que é realmente necessário
 

Freundlich

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
14,804
Gostos Recebidos
3
do Magoito (Sintra), :right: a minha praia, atenção que a praia foi excluída não pelo facto de ma qualidade da água, mas sim derivado à instabilidade da arriba fóssil (muito rara no Mundo).

Abraço
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
434 injectam-se antes dos 15 anos

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_5364881D-B441-4C3C-BF9B-6E2E96A85EB5_img_detalhe_noticia_pt_1.jpg

Quatrocentos e trinta e quatro miúdos com menos de 15 anos injectaram-se, pela primeira vez, com heroína (256) e cocaína (178) em 2008. Além dos mais novos, 1371 indivíduos com mais de 30 anos também experimentaram os efeitos da droga injectada – heroína (694) e cocaína (677).



Os resultados são do Programa Klotho, de identificação precoce e prevenção da infecção VIH/sida, dirigido a utilizadores de drogas, que contou com as respostas de um universo de 10 716 indivíduos.

João Goulão, presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), explica ao CM que as crianças que consomem por via injectável poderão ser a segunda ou terceira geração dos filhos da droga. "Muito provavelmente são filhos de toxicodependentes, crianças que cresceram num contexto de proximidade com essas práticas [consumo de drogas] e, a partir de um certo momento, passaram a copiar o comportamento dos mais velhos."

Quanto aos indivíduos mais velhos, com mais de 30 anos, a explicação poderá ser outra. "O trajecto do consumo muda e os consumidores, ao fim de alguns anos, necessitam de mais quantidade para ter o mesmo efeito. O consumo por via injectável reduz a quantidade necessária, o que acaba por ser mais barato, e essa pode ser a justificação para um primeiro consumo por via endovenosa a partir dessa idade, o que não quer dizer que seja um primeiro consumo."

O estudo revela ainda que 1258 indivíduos sofreram overdose como consequência de drogas injectadas, 748 sabiam que tinham a infecção do vírus da sida e 96 não aceitaram fazer o teste de despistagem.

42 MIL TOXICODEPENDENTES

O número de pessoas em Portugal, entre os 15 e os 65 anos, que experimentaram alguma vez na vida o consumo de substâncias ilícitas ascende a um milhão, enquanto o número de toxicodependentes que se encontram em tratamento ronda os 37 mil.

O presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência, João Goulão, explica ao CM que o número de utilizadores regulares de drogas, considerados dependentes mas que não procuram ajuda para tratamento nos serviços de saúde, ronda os quatro mil a cinco mil indivíduos, o que significa que se totaliza em 42 mil as pessoas que consomem drogas no País.

Na última década verificou-se uma alteração dos tipos de consumo, com um aumento da preferência por via inalável.
Cristina Serra
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Carro em contra-mão na A2 causa acidente com sete feridos

Carro em contra-mão na A2 causa acidente com sete feridos
Uma inversão de marcha feita na auto-estrada A2, junto a Castro Verde provocou no noite de domingo a colisão de um ligeiro com um pesado, causando sete feridos, informou à Lusa uma porta-voz da Guarda Nacional Republicana


javascript:SendNews()

javascript:ChangeNewsTab(1)javascript:ChangeNewsTab(3)
Cerca de 20h40 de domingo, uma condutora entrou na auto-estrada Lisboa-Algarve pelas portagens de Castro Verde. Momentos depois, ter-se-á dado conta que seguia para Sul quando pretendia fazer a viagem em sentido inverso.
A condutora inverteu então a marcha e assim seguiu durante alguns quilómetros, até que colidiu com um pesado que circulava no sentido correcto.
A marcha em contra-mão causou vários despistes e colisões que fizeram um total de sete feridos.
Lusa / SOL
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Comunidade russa manifesta-se para regresso de Alexandra a Portugal






Comunidade russa manifesta-se para regresso de Alexandra a Portugal

35EE382B70694604550BEFD43E350.jpg








O Diário de Notícias refere que a família afectiva de Alexandra está disposta a abrir um café para a mãe biológica poder trabalhar, de modo a que as duas regressem a Portugal.
"Abro um café, em Braga, onde a Natália Zarubina possa trabalhar", disse ao DN João Pinheiro, durante uma manifestação, em Braga, a defender o regresso da criança.
A mãe afectiva, Florinda Vieira, disse não aguentar de cada vez que recorda "os gritos dela na Segurança Social" e que "temos de lutar por ela".
O jornal avança ainda que o infantário de Barcelos, que a menina frequentava, vai organizar uma vigília na próxima sexta-feira, em Braga.
Mas já ontem as comunidades russas e ucranianas, além de dezenas de portugueses, mostraram a sua "revolta" com "as acusações mentirosas" da mãe biológica da Alexandra contra o casal português que a criou durante quase cinco anos depois de uma alegada denúncia de maus tratos.
"Ajudem a Xaninha a regressar à família que a ama" e "Queremos o bem-estar da pequena Alexandra" escrito em faixas de pano e em cartazes foram bem elucidativos do sofrimento que o casal João Pinheiro e Florinda Vieira está a viver. A dor deles contagiou dezenas de pessoas que se manifestaram no centro de Braga.
Durante a manifestação, Alexandre Afanasiev, um médico de nacionalidade russa, queimou publicamente o seu passaporte russo como forma de protesto contra a retirada da menina ao casal e pela "vergonha de ser russo". "Existe censura pela máfia russa", acusou, denunciando que "foi tudo um grande braço de corrupção com dinheiro do Governo russo".
Alexandre Afanasiev garante, segundo o DN, que irá ter acesso a imagens de Natália e da filha que não passaram na televisão russa porque foram censuradas.

sapo
 
R

RoterTeufel

Visitante
Piratas da internet atacam Fisco

2.278 ataques em 2008
Piratas da internet atacam Fisco

Os piratas informáticos atacam cada vez mais a rede da Administração Fiscal: só em 2008 foi registado, segundo a Direcção-Geral de Informática e Apoio aos Serviços Tributários e Aduaneiros (DGITA), um total de 2.278 ataques provenientes do exterior, um aumento de 72,4 por cento face às 1321 tentativas de acesso não-autorizado via internet ocorridas no ano anterior. A pressão da pirataria informática é tão elevada que a DGITA efectuou mesmo duas análises de risco durante 2008, uma em Janeiro e outra em Novembro.


Fique a saber tudo na edição desta segunda-feira do jornal 'Correio da Manhã'.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Governo garante luta à precariedade

Função Pública: Empregados com falsos recibos verdes em risco
Governo garante luta à precariedade

O Governo garante que tem combatido a situação de precariedade na Administração Pública, com uma redução de 30% nos trabalhadores a recibos verdes, mas não especifica se esta redução resultou de despedimentos ou de integração nos quadros, o que suscita críticas do Sintap.



José Abraão, dirigente do Sintap (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública), questiona o destino destes trabalhadores: 'Queríamos saber que destino foi dado a esses trabalhadores, se ficaram no desemprego ou se entraram no quadro de pessoal da administração pública.'

O secretário de Estado da Administração Pública, Castilho dos Santos, frisa que 'só na administração central houve uma diminuição de 30 por cento do número de trabalhadores a recibo verde desde 2005'. A reacção surge depois de o CM ter avançado em primeira mão que o Governo estava a dispensar os trabalhadores precários. O governante admite que existem situações que infringem a lei, mas que tem sido feito 'um esforço sério' para fazer cumprir a legislação.

O sindicato quer saber, contudo, o resultado das auditorias para averiguar e regularizar as situações de falsos recibos verdes.
 
R

RoterTeufel

Visitante
80 mil chumbam política da ministra

Manifestação: Professores voltaram aos protestos em Lisboa
80 mil chumbam política da ministra

Cerca de 80 mil professores, metade da classe docente, de todo o País, manifestaram-se ontem em Lisboa. Durante duas horas, a avenida da Liberdade, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, voltou a encher-se de docentes, insatisfeitos com as políticas educativas.



Carlos Azedo é professor de Educação Física há 25 anos e foi de bicicleta para o protesto. "Estou a dar o exemplo aos alunos, é uma forma de reduzir emissões de CO2", explicou. O docente de Serpa exige o "regresso da democracia directa à gestão escolar", mostrando-se contra a introdução da figura do director de escola.

Do Norte do País viajou Dora Faria, educadora-de-infância numa escola privada em Vila Nova de Famalicão. Concorda com a avaliação de desempenho, "mas não desta forma". A docente lamentou que, nos concursos, os colegas do ensino público, "só com um mês de aulas, passem logo à frente dos do privado".

Nem os mais de 30 graus que se fizeram sentir na capital demoveram os professores de desfilar com cartazes, bandeiras e estandartes. À frente, seguiram os representantes das várias estruturas que integram a Plataforma Sindical.

Nos Restauradores, o discurso de Mário Nogueira foi aclamado pelos milhares de professores. O porta-voz da Plataforma Sindical e secretário-geral da Fenprof considerou a manifestação "grandiosa" e uma "lição de dignidade para quem há-de levar com mais lições." Sobre o Governo de José Sócrates, o dirigente sindical disse ser difícil dialogar. "Não que a maioria absoluta não seja democrática, mas com alguns governos, nomeadamente o socialista, o diálogo não é possível". Sobre a demissão da ministra, que tem sido exigida pelos professores, afirmou: "Quem se aguentou quatro anos aguenta-se mais três meses."

"É UM MODELO REPROVÁVEL" (Mário Nogueira, Porta-voz da Plataforma Sindical)

Correio da Manhã – Esta manifestação prova todo o descontentamento dos professores?

Mário Nogueira – Quando toda a gente pensava que era um momento de cansaço e de desgaste, quem olha vê que os professores não deixaram de acreditar que têm razão. Mais nenhuma classe profissional deste País mete 50 mil trabalhadores na rua.

– Um protesto a uma semana das eleições é positivo?

– 0s portugueses querem que os partidos assumam compromissos. É uma altura propícia para que digam o que pretendem fazer para a Educação.

– Aceita a substituição dos conselhos executivos por directores?

– É um modelo reprovável. Passam a prevalecer os interesses políticos e administrativos pela forma como têm sido escolhidos os directores.

CANDIDATA PROFESSORA FOI SAUDADA

Ilda Figueiredo, candidata da CDU às Europeias, também participou na manifestação dos professores e considerou que a defesa da Escola pública é essencial na "educação de qualidade das crianças e jovens do País". Ilda Figueiredo manifestou o apoio da CDU à causa dos professores e afirmou que os profissionais precisam de estar motivados e de ser respeitados para que possam "exercer cabalmente a sua actividade". Questionada pelo CM sobre se a sua presença não poderia ser entendida como uma partidarização da manifestação, a candidata comunista explicou que, "apesar de não estar a exercer, sou professora".

Na manifestação de ontem, não foram apenas os professores sindicalizados a marcar presença. Henrique Faria, professor de Educação Visual numa escola de Braga, disse ser um "desalinhado" por não integrar sindicatos. Sobre a actualidade nas escolas, o professor de 41 anos queixou-se da "falta de autoridade" e pediu "maior responsabilização por parte dos pais". Apesar de ter entregue os objectivos individuais, obrigatórios, o professor, que dá aulas há 15 anos, mostrou-se "saturado" com o modelo e a burocracia.

Queixas partilhadas por Nuno Cardoso, professor do 1º ciclo em Odivelas. "O modelo tem muitas ambiguidades, prejudica os alunos." O docente, de 32 anos, e com cinco de profissão critica a introdução da prova de aferição à entrada da carreira. "É uma resposta negativa à capacidade do Ensino Superior em formar professores", afirmou ao CM. O receio de ser penalizado levou-o a entregar os objectivos individuais para a avaliação de desempenho. "Não há democracia, porque o Ministério não negoceia as propostas." É no 1º Ciclo que as crianças mais precisam de atenção. "O actual modelo não nos dá tempo para nos dedicarmos aos alunos."

QUATRO ANOS DE "DITADURA DA INTIMIDAÇÃO"

Nos Restauradores, os 80 mil docentes aprovaram uma moção em que alertam os candidatos a deputados para a urgência de uma "mudança radical na política educativa". No documento é criticada a "imagem socialmente negativa" criada em torno da classe nos últimos anos. "O Governo fez da maioria absoluta uma arma de arremesso contra a Escola Pública e contra os professores, transformou a maioria absoluta na ditadura da incompetência, arrogância e intimidação."

MINISTRA GARANTE QUE NÃO VAI RECUAR

Enquanto em Lisboa metade da classe docente protestava contra as políticas do Governo socialista, em Vila do Conde a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, entregava diplomas a alunos de um Centro de Novas Oportunidades. Sobre a manifestação, a ministra referiu que "os professores têm o direito a manifestar a sua insatisfação e o Governo tem o dever de prosseguir com as políticas públicas em defesa das escolas públicas".

DEPOIMENTOS

"POUCO TEMPO PARA DEDICAR ÀS CRIANÇAS" (Manuela Nunes, 1.º Ciclo, Almancil, Loulé)

"Gostava de ver mudado o actual modelo de avaliação porque obriga a fazer demasiados relatórios e deixa pouco tempo para nos dedicarmos às crianças. Apesar de ser professora titular, não concordo com a divisão por categorias."

"MODELO FAZ UMA PSEUDO-AVALIAÇÃO" (Maria João, 2.º Ciclo, Inglês/Alemão, Figueira da Foz)

"Concordo com a avaliação, mas não com este modelo de pseudo-avaliação. Gostaria de ser avaliada por alguém com capacidades para o fazer. Não entreguei os meus objectivos pessoais nem concordo com a divisão da carreira."

"SITUAÇÃO DESCEU DEMASIADO BAIXO" (José Lucas, 2.º Ciclo, História/Português, Coimbra)

"Não falho uma manifestação porque a situação do ensino já desceu demasiado baixo e o balanço é trágico. As escolas têm tarefas que não têm nada que ver com o ensino. Professores, alunos e escolas estão divididos."

"AMBIENTE DE POUCA EXIGÊNCIA COM ALUNOS" (Sérgio Valente, 2.º Ciclo, Matemática, Almada)

"Estou contra o actual modelo de avaliação e contra o estatuto da carreira de docente. O Ministério da Educação fomenta um ambiente de pouca exigência para com os alunos. É algo que gostaria de mudar."

NOTAS

SILÊNCIO: BOCA TAPADA

Na manifestação, algumas professoras ‘taparam’ a boca com autocolantes com a imagem da ministra e do primeiro-ministro, José Sócrates, em protesto contra as políticas na Educação.

PAULO PORTAS: ACUSA MINISTRA

Paulo Portas (CDS-PP) disse que a prioridade na Educação deve ser repor a "autoridade dos professores" nas escolas e acusou a ministra de querer "virar o País inteiro" contra os docentes.

FRANCISCO LOUÇÃ: CONTRA A PREPOTÊNCIA

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, apoiou os professores que se manifestaram em Lisboa e afirmou estar contra a "prepotência do absolutismo do Ministério da Educação".
 
R

RoterTeufel

Visitante
Sem duvida e uma tristeza,cada vez estamos a chegar mais ao fim do mundo:shy_4_02::Espi43:
 
R

RoterTeufel

Visitante
Em Gouveia Explosão: três em estado grave

Em Gouveia
Explosão: três em estado grave

Uma explosão de uma botija de gás ontem à noite num café em Gouveia, no distrito da Guarda, provocou seis feridos, três deles estão em estado grave.

Os três feridos em estado grave são da mesma família: um homem de 47 anos e duas mulheres de 37 e 70 anos. Foram imediatamente transferidos de helicóptero para os hospitais da Universidade de Coimbra. Têm queimaduras em cerca de 90 por cento do corpo. De acordo com fonte hospitalar, a senhora de 70 anos é a que sofreu menos lesões embora o seu estado seja crítico.

Os restantes feridos sofreram traumatismos ligeiros, foram assistidos no local e já estão em casa.

O acidente terá acontecido antes da meia-noite quando uma botija de gás explodiu, abalando várias estruturas do edifício onde está instalado o café, além do vão da escadaria que terá cedido. O Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda recebeu o alerta dois minutos após a meia-noite e interditou o imóvel.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Condutor atropela rapariga e foge

Castro Marim: Vítima internada no Hospital de Faro
Condutor atropela rapariga e foge

Continua internada no Hospital de Faro, mas livre de perigo, Sandra Fernandes, de 18 anos, atropelada, na EN125, no dia 28, junto ao sítio da Altura (Castro Marim), por um automobilista belga que se pôs em fuga. Foi perseguido por outro condutor, que o interceptou mais à frente, entregando-o às autoridades.



"Vinha em sentido contrário ao da viatura interveniente no acidente e vi uma miúda ser projectada, no ar, por um Polo, e cair no meio da estrada", explicou CM Heliodoro Gervásio, que viria a ter um papel interveniente no caso.

"O condutor de imediato fez marcha-atrás, contornou o corpo inconsciente da vítima e seguiu", diz Heliodoro, que não hesitou em perseguir o automobilista em fuga.

"Constatei que havia pessoas perto, que podiam pedir socorro. Fui atrás dele, fazendo sinais de luzes e apitando, mas só parou dois quilómetros mais à frente, junto a um restaurante", esclarece.

Quando Heliodoro lhe foi pedir explicações, o belga, com cerca de 40 anos, que se fazia acompanhar de uma mulher, disse-lhe que tinha fugido por temer ser vítima de um assalto e ter entrado em pânico.

Versão que João Fernandes, pai da vítima, contesta.

"Atropelou e deixou a minha filha inconsciente, no meio da estrada, como se fosse um cão, podendo ser atropelada por outras viaturas", acusa.

João Fernandes chegou ao local pouco após o acidente, temendo o pior. "A miúda estava em coma, devido à forte pancada que levou na cabeça e foi assistida pelo INEM. Felizmente, tem vindo a recuperar no Hospital de Faro."

A GNR tomou conta da ocorrência.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Destrói carro por prazer

Lisboa: Jovem de 14 anos estava alcoolizado e gabou-se aos amigos de ter lançado fogo à viatura
Destrói carro por prazer

Empolgado pelo muito álcool que já tinha bebido, por estar na companhia de amigos e por se estar a divertir numa festa no Liceu Francês Charles Lepierre, junto ao Centro Comercial das Amoreiras, em Lisboa, um rapaz de 14 anos incendiou, pelas 22h00 de sexta-feira, um automóvel junto àquele estabelecimento de ensino.



Segundo adiantaram testemunhas ao tvi24.pt, o jovem estava "visivelmente alcoolizado" quando, com recurso a um produto inflamável, pegou fogo ao carro, um Volkswagen Polo, na rua Tierno Galvan. Houve quem presenciasse ao sucedido – "foi um disparate e ninguém entende por que motivo ele incendiou o carro" – e o jovem ainda se gabou aos amigos do feito.

O proprietário do veículo, um homem de 25 anos que jantava num restaurante das imediações com outras pessoas, só se apercebeu do sucedido uma hora depois. "Fomos jantar e quando saímos deparámo-nos com o aparato policial e com a viatura com a parte da frente totalmente destruída", disse uma das pessoas que estava no jantar.

Acabou por ser o grupo da vítima a ir buscar o jovem ao interior do liceu, o que criou alguma tensão. Contudo, a presença da PSP evitou quaisquer confrontos.

Devido à idade do jovem, que negou sempre os factos, a polícia não pôde efectuar a detenção.

PORMENORES

PSP NÃO FAZ DETENÇÃO

Devido aos 14 anos do jovem suspeito, a PSP não efectuou detenção. Limitaram-se a evitar confrontos entre os dois grupos e a efectuar a participação do incidente.

SEM DOCUMENTAÇÃO

O jovem incendiário negou sempre os factos e não tinha em seu poder qualquer elemento de identificação. Acabou por ser entregue pela polícia aos cuidados da família.

BOMBEIROS NO LOCAL

Foi necessária apenas uma viatura dos Bombeiros Sapadores de Lisboa para extinguir o fogo posto no carro.
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Risco "máximo" de incêndio em nove distritos

O risco de incêndio é hoje "Máximo" em nove distritos de Portugal continental e "Muito Elevado" em mais cinco, segundo o Instituto de Meteorologia.

Os distritos que têm concelhos com risco "Máximo" são os de Braga, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

Estes distritos têm outros concelhos com risco "Muito Elevado".

Os distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Leiria e Beja têm concelhos com risco "Muito Elevado" de incêndio.

Para hoje, o IM prevê 35 graus Celsius em Castelo Branco e Beja, 34º em Portalegre e 32º em Bragança.

O risco de incêndio engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados, às 13:00 de Lisboa, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), no fim-de-semana foram registados 251 incêndios, 123 dos quais no domingo.
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Homem com Gripe A internado no Hospital de S. João

Ministra da Saúde confirma segundo caso em Portugal. Cidadão de 33 anos viajou este fim-de-semana dos Estados Unidos para o Porto, via Frankfurt, na Alemanha.

A ministra Ana Jorge confirmou o segundo caso positivo de Gripe A (vírus H1N1) em Portugal, num cidadão português, de 33 anos, que está internado no Hospital de S. João, no Porto, para prevenir a transmissão do vírus. Está "clinicamente bem", referiu a governante.

Durante a viagem de regresso de Nova Iorque para o Porto, o cidadão apresentou sintomas gripais, como febre alta, tosse e dores musculares.

Os familiares do doente estão a fazer profilaxia, com a toma diária de um medicamento durante dez dias, indicou ainda a titular da pasta da Saúde.
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Solidariedade alimenta 'banco'

São já 35 as campanhas levadas a cabo pelo Banco Alimentar Contra a Fome (BA), desde Junho de 1992. Com as dádivas a registarem continuamente aumentos significativos, sempre que os milhares de voluntários desta organização não governamental se colocam à porta dos estabelecimentos comerciais, incentivando os portugueses a doarem alimentos para a população mais carenciada.

Os resultados da última campanha, este fim-de-semana, aí estão para o comprovar: até às 18 horas de ontem tinham sido recolhidos mais 15% de alimentos, quando comparados com igual período de 2008 [1600 toneladas]. A instituição apoia actualmente cerca de 250 mil pessoas, através de 1600 instituições de solidariedade para onde são reencaminhadas as toneladas de alimentos recolhidos, duas vezes por ano, em 15 regiões do país. A excepção sentiu-se na área de Braga, onde o impacto da crise se reflectiu numa diminuição dos donativos. O banco de Lisboa continua a ser o maior, tendo já sido distinguido não só como o maior, mas como o mais eficiente dos 230 existentes em 18 países da Europa. A par da adesão dos portugueses às campanhas, destacam-se os mais de 23 mil voluntários que se associam ao apelo do BA.
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
A menina que cumpriu um sonho e foi ver o Papa

Joana Vieira tem 14 anos e viu recentemente concretizado um sonho: esteve no Vaticano com o Papa Bento XVI e viu o túmulo de João Paulo II. Agora, diz-se pronta para tentar concretizar outro sonho: resistir à grave doença.

"Agora vivo com mais esperança de tudo isto vir a acabar", afirma Joana Vieira depois da visita que efectuou ao Vaticano, ao túmulo de João Paulo II e de ter recebido a bênção do Papa Bento XVI. Um sonho que a Terra dos Sonhos - associação que tenta concretizar os desejos das crianças com doenças crónicas ou em fase terminal - tornou recentemente realidade.

Ao falar da visita, a menina esboça um sorriso encantador e contagiante, fazendo esquecer, por momentos, a provação que tem passado desde 2007, quando lhe foi detectado um tumor.

"Sempre tive vontade de ver o Papa Bento XVI", explica Joana Vieira, recordando que o momento mais emocionante foi sentido junto ao túmulo de João Paulo II. "Comecei por ter vontade de chorar, mas de repente deu-me uma vontade grande de sorrir".

Já em casa, com os movimentos e a voz cada vez mais entorpecidos pelas consequências da doença, afirma que conquistou novo ânimo e uma nova esperança que tenta incutir, vezes sem conta, "nos outros". "Não me canso de dizer aos pais com meninos doentes no Hospital para sorrirem e dessa forma lhes darem mais força e alegria (…) nunca devem desistir de ter esperança".

Aprendeu a conviver com a doença que lhe traçou uma sentença impiedosa. "Tento pensar primeiro nas criancinhas mais pequenas que estão muito doentes, na minha família e só depois em mim" acrescenta Joana Vieira referindo que vive com a doença "como se ela não existisse".

Uma determinação que vai minimizando o sofrimento dos pais. A mãe está desempregada há dois anos e o pai de baixa médica devido a uma depressão recente. "Uma vez fiquei muito emocionada quando o meu irmão a chorar pediu para eu não desistir. Prometi-lhe que não desistia, porque a doença não manda em mim".
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo