Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
O homem e a mulher que hoje sofreram queimaduras graves na sequência de uma explosão na casa onde viviam, em Viseu, apresentam “prognóstico reservado”, informou fonte dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), para onde foram evacuados.
O Gabinete de Comunicação, Informação e Relações Públicas dos HUC refere em comunicado emitido a meio da tarde que o casal deu entrada com “queimaduras graves”.

“Apresentam uma área de superfície corporal queimada superior a 60 por cento”, explica, acrescentando que “um dos doentes encontra-se internado na Unidade de Queimados e o outro permanece na sala de Emergência do Serviço de Urgência, e transitará, a curto prazo, igualmente para a Unidade de Queimados”.

Ambos se encontram “sob ventilação artificial e têm prognóstico reservado”.

A explosão ocorreu cerca das 09:00 de hoje, no Bairro de Santa Luzia, Pascoal, e segundo o comandante dos bombeiros municipais, Jorge Antunes, terá ficado a dever-se a “uma fuga de gás da placa do fogão”.

Segundo Jorge Antunes, estava uma botija de 45 quilos de gás propano no exterior da casa e, “literalmente, foram três quartos da botija injectados para dentro da habitação”.

“O senhor tinha vindo cá abaixo (ao rés-do-chão), estava na cozinha quando aconteceu a explosão e foi projectado. A senhora estava lá em cima na casa de banho (no primeiro andar) e também sofreu consequências da explosão”, contou.

Diário Digital / Lusa
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Novo iPhone 3GS em Portugal nas "próximas semanas"

A Apple lançou ontem um novo modelo do seu smartphone , o iPhone 3G S, que estará disponível nas próximas semanas em Portugal. A empresa lançou ainda o novo software no iPhone, o iPhone OS 3.0 que vai estar disponível gratuitamente a 17 de Junho no sítio da Apple.

A Apple lançou ontem um novo modelo do seu “smartphone”, o iPhone 3G S, que estará disponível nas próximas semanas em Portugal. A empresa lançou ainda o novo software no iPhone, o iPhone OS 3.0 que vai estar disponível gratuitamente a 17 de Junho no sítio da Apple.

A Apple anunciou, ontem, a descida do preço do iPhone de 8 GB para 99 dólares nos EUA, metade do preço actual, bem como o lançamento de um modelo com maior capacidade o iPhone 3GS.

O iPhone 3G S, que tem o dobro da velocidade da versão actual, reforça a aposta no vídeo, com uma câmara de 3 megapixels. O aparelho conta ainda com as funcionalidades de controlo de voz, copiar, cortar e colar, bússola e a possibilidade de aceder a informação económica (bolsas e títulos de jornais sobre as acções consultadas).

A partir de dia 17 de Junho o novo software iPhone OS 3.0 estará disponível gratuitamente no sitio da Apple para actualizações e também poderá ser descarregado pelo iTunes.

O preço do iPhone 3GS em Portugal só será revelado aquando do seu lançamento no país, o que, segundo disse fonte oficial da empresa ao Negócios, ocorrerá “nas próximas semanas”. Nos EUA, a nova versão do iPhone 3G S com 16 GB vai custar 199 dólares, enquanto o de 32 GB terá um preço de 299 dólares.


O preço da versão actual de 8GB vai baixar para 99 dólares e o de 16GB de 299 dólares para 149 dólares nos EUA, mas ainda não há previsão de cortes nos preços do iPhone 3G em Portugal. Em Portugal o aparelho é comercializado pela Optimus e Vodafone.

Com mais de 40 milhões de aparelhos vendidos, a Apple conta com estas novidades aumentar as vendas de iPhones e combater a concorrência, que está também a lançar novos produtos.
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Apple lança novos computadores MacBook a preços mais baixos

A Apple anunciou hoje o lançamento de novos computadores portáteis MacBook, a preços mais baixos, com baterias mais duradouras e chips mais potentes.


Numa conferência de imprensa em São Francisco, o director de marketing da Apple revelou que o novo MacBook Pro, de 15 polegadas, irá ser vendido a partir de 1.699 dólares. Já o modelo com 17 polegadas terá um preço de 2.499 dólares e o de 13 polegadas 1.199 dólares.

Os portáteis são equipados com baterias com uma duração de pelo menos sete horas.

A empresa, que revelou hoje várias novidades na sua gama de produtos, está a contar com novos lançamentos a preços mais baixos para enfrentar a redução da procura.

Entre as novidades reveladas hoje estão também alguns ataques à Microsoft, como um novo sistema operativo, que será lançado em Setembro, antes do Windows 7. O preço da actualização do Snow Leopard será de 29 dólares.

Este sistema operativo, que irá ocupar metade do espaço em disco da versão actual, será vendido já com a nova versão do "browser" Safari, que está disponível a partir de hoje.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
O Ministério da Saúde anunciou hoje que as análises aos dois irmãos com suspeitas de terem contraído a Gripe A (H1N1) deram resultado negativo.
Num comunicado publicado ao fim da tarde no Portal da Saúde, o ministério esclarece que os dois irmãos, de três e 17 anos, que deram entrada esta manhã no hospital Dona Estefânia, em Lisboa, vão ter alta hospitalar ainda hoje.

No caso do mais novo, a juntar aos sintomas de gripe havia o facto de ter estado nos Estados Unidos da América na semana passada.

O irmão mais velho, que também tinha sintomas de gripe, foi internado por precaução, com activação do plano de emergência do hospital, uma das quatro unidades hospitalares de referência do Plano de Contingência para enfrentar uma possível epidemia do vírus A H1N1.

Em análise está ainda o caso de um homem de 52 anos da Madeira, que regressou dos Estados Unidos no Domingo passado e apresenta sinais de gripe.

Até serem conhecidos os resultados das análises, o doente ficará em isolamento.

Portugal tem dois casos confirmados de Gripe A H1N1.

O último balanço da Organização Mundial de Saúde, divulgado hoje, revela que a gripe A (H1N1) já contaminou 26.563 pessoas em 73 países e causou 140 mortes.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
GNR reforça patrulhamento nas saídas de Lisboa e Porto

Dez patrulhas da Unidade Nacional de Trânsito da GNR reforçaram hoje às 12h o patrulhamento rodoviário nas saídas de Lisboa e Porto devido ao aumento de trânsito provocado pelo fim-de-semana prolongado, segundo aquela força policial.
O tenente-coronel António Sá, do Comando Operacional da GNR, disse à Agência Lusa que o reforço da Unidade Nacional de Trânsito nas saídas de Lisboa e Porto vai prolongar-se até às 24h de hoje e voltará a ocorrer entre as 8h e as 12h de quarta-feira.

O patrulhamento nos acessos a Lisboa e Porto será novamente reforçado com os meios da Unidade Nacional de Trânsito domingo entre as 14h e as 24h.

O tenente-coronel António Sá explicou que não se trata de uma operação especial durante os feriados, mas sim de «um reforço dos acessos» nos dias de maior tráfego.

Em Lisboa, as cinco patrulhas, compostas por cerca de 12 militares cada uma, vão estar atentas ao trânsito na Ponte 25 de Abril e Vasco da Gama, na A1 e A8.

Por sua vez, no Porto as vias com um maior patrulhamento são a A1, A4, A3 e A28.

António Sá adiantou que o dispositivo a nível nacional tem orientações para patrulhar as vias consideradas mais críticas, como os acessos ao Algarve.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Falta de cuidado da PJ levou à libertação de alegado violador

O Conselho Superior de Magistratura (CSM) considera que a Polícia Judiciária "não agiu com o cuidado adequado" na detenção do alegado violador que o Tribunal de Idanha-a-Nova libertou na quinta-feira, adiantou hoje à Agência Lusa o vice-presidente do CSM, Ferreira Girão.
O homem foi detido na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ), mas o tribunal deixou passar "por minutos" o prazo de 48 horas de detenção em que poderia interrogá-lo e aplicar medidas de coacção, referiu na altura fonte da PJ.

O CSM mandou averiguar o caso através do inspector da zona e concluiu que o indivíduo foi detido dia 2 de Junho às 17:35, "mas depois foram passados mandados de detenção com a hora de 21:15, que induziram em erro a juíza", referiu à Agência Lusa o juiz conselheiro Ferreira Girão, porta-voz do CSM.

"Quando a juíza se preparava para ouvir o arguido às 18:00, no dia 4, foi alertada por alguém que já tinham passado 48 horas sobre a detenção e teve que cumprir a lei", libertando o suspeito, acrescentou.

"Havia dois horários distintos que induziram em erro a juíza. Os mandados deviam ser apresentados tendo em conta a hora da detenção de facto", que constava de um primeiro registo, destacou.

"É evidente: não pode haver dois horários. A sub-directoria da Polícia Judiciária não actuou com o cuidado adequado", acrescentou. "Isto não é lançar culpas a ninguém, nem às instituições. Mas é a realidade dos factos", realçou.

Segundo o porta-voz do CSM, o processo "termina aqui, nem há qualquer procedimento disciplinar". No entanto, aquele responsável admite levar a questão "ao próximo plenário em Julho para discussão".

Entretanto, o indivíduo detido e depois libertado foi novamente chamado ao tribunal, onde está a ser ouvido esta tarde.

O homem tem 55 anos de idade, casado e reformado, tem antecedentes criminais de violência doméstica e é suspeito da prática de um crime continuado de violação, de que foi vítima uma menor, actualmente com 16 anos de idade, segundo a Judiciária.

Os factos ocorreram na zona de Idanha-a-Nova, durante Setembro e Outubro de 2008. O detido fazia prevalecer o facto de ser patrão do pai da vítima, que era pastor e cuja família, a quem dava casa, dependia totalmente dele, de acordo também com a PJ.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
"Pidá" impedido de cantar no coro

Os serviços prisionais vetaram a presença do mais mediático membro do coro da cadeia de Custóias, Bruno "Pidá", num espectáculo agendado para dia 26, na Casa da Música, no Porto.

O principal arguido no processo Noite Branca, relacionado com homicídios no Porto, é um dos 40 membros da Ala dos Afinados, um coro da prisão de Custóias constituído sob orientação de Jorge Prendas, responsável na Casa da Música pelo projecto artístico Sonópolis.

De acordo com a fonte, apenas metade dos 40 coralistas estão autorizados a participar no espectáculo. As restrições incidem sobretudo sobre presos preventivos - como Bruno "Pidá" - que estão sob alçada dos tribunais e não dos serviços prisionais.

O coro integra presos preventivos e condenados, reclusos nacionais e estrangeiros, membros da ala livre de drogas, pessoas de minorias étnicas, analfabetos e licenciados, "todos em espírito de entreajuda", explicou Jorge Prendas.

No caso de "Pidá", cujo julgamanto está marcado para Setembro, no Tribunal de S. João Novo (Porto), o responsável considerou que a sua participação no projecto é "extremamente válida" e garantiu que "não manifestou qualquer indisponibilidade em ir ao espectáculo, antes pelo contrário".

Jorge Prendas acrescentou que não tem, ante os reclusos da Ala dos Afinados, qualquer "atitude de desculpabilização", entendendo o grupo coral na óptica ressocializadora que está associada ao sistema prisional português.

Fonte:JN
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Vítimas de explosão internadas em estado crítico

O casal vítima de uma explosão na manhã de terça-feira, em Viseu, está internado em "estado crítico" nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Tem queimaduras "graves" em mais de 60 por cento do corpo. A casa ficou destruída.

Num comunicado emitido ontem, o serviço de relações públicas dos HUC refere que as vítimas, ela de 45 anos e ele de 47, estão "sob ventilação e têm prognóstico reservado".

O casal foi assistido no Hospital de S. Teotónio, em Viseu, e a seguir transferido para Coimbra. "Ela foi de ambulância e ele, cujo estado inspirava maiores cuidados, seguiu de helicóptero", disse ao JN Luís Viegas, relações públicas do hospital de Viseu.

Na origem da explosão, registada momentos antes da nove horas da manhã de ontem, numa casa de dois andares do bairro de Santa Luzia, Pascoal, freguesia de Abraveses (Viseu), terá estado uma fuga de gás na placa do fogão.

"Técnicos da Polícia Judiciária de Coimbra e da GALP estiveram na casa a recolher indícios para posterior investigação. À priori, no entanto, tudo leva a crer que tenha havido uma fuga na placa do fogão a gás. Resta saber porquê", avança Jorge Antunes, comandante dos Bombeiros Municipais de Viseu.

A mesma fonte relata que as duas botijas de gás instaladas na véspera, no exterior do edifício, estavam intactas após a explosão. "Uma delas tinha um terço de gás congelado. O resto entrou na casa e alimentou a explosão".

Edson Rodrigo, que passava na rua no momento do acidente, admite ter visto a morte à sua frente. "Valeu-me um pequeno muro. Não fosse ele, e teria sido atingido por milhares de estilhaços de vidro", relatou ainda angustiado.

Apesar da aflição, o vizinho ainda teve sangue frio para retirar as vítimas de dentro de casa. O homem estaria nu. "Consegui retirar o casal pela janela. Estavam os dois muito queimados. Mas ele parecia-me em muito pior estado", testemunhou.

Oriundo de S. Pedro da Cova, arredores do Porto, o casal tinha-se mudado anteontem para a casa nova, alugada no bairro de Santa Luzia, em Pascoal.

"Andaram todo o dia a fazer a mudança com móveis acabados de comprar", relatou a vizinha Palmira Pereira. Cuja habitação também sofreu danos.

O casal terá seis filhos: dois dela e quatro dele. Todos com idades até aos 14 anos. "Os dois filhos da senhora, duas meninas, viviam com eles em permanência. Os outros, costumavam vir passar o fim de semana. Ainda bem que não estavam lá na altura do acidente", declarou António da Cunha Lemos, vereador da Câmara de Viseu.

Sérgio Oliveira, dono de um armazém no mesmo bairro, que em 2004 ardeu totalmente devido a um curto circuito, reviveu a aflição. "Primeiro pensei que era um acidente. Mas não. A azáfama dos bombeiros fez-me lembrar um desgraça da qual ainda sofro as consequências".

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Fábrica alberga marginais

A droga e prostituição na Rua do Arnado, em Coimbra, estão a levar ao desespero moradores e comerciantes. Mas o pior, para um reformado ali residente, é o perigo de derrocada de uma velha fábrica usada pelos marginais.

"Tenho medo que a parede caia e me atinja a casa", afirma Júlio Silva, de 73 anos, que partilha a casa com a filha, poucos metros ao lado das instalações da antiga fábrica Ideal, abandonada há décadas. "Os telhados já estão no chão e as janelas vão caindo aos bocados. Qualquer dia isto desaba tudo", lamenta.

Júlio Silva acusa a autarquia de não ter feito nada sobre a situação da fábrica, mesmo depois de ter exposto o problema à comunicação social, em Março de 2007. "Ninguém liga nada, nunca vieram ter comigo", conta. Há dois anos, o vereador da Habitação da Câmara de Coimbra, Jorge Gouveia Monteiro, afirmou à Lusa que ia "indagar quem eram os proprietários do edifício e intimá-los a realizar obras". O JN tentou ouvir ontem o vereador, mas sem êxito.

António Ramalho trabalha há 30 anos na Auto-Açude, única oficina na rua que mantém as portas abertas (todas as outras estão ao abandono), e mostra-se indignado com o estado em que a rua se encontra.

"É prostituição, droga, pessoas a fazer as necessidades, é a degradação total. Fazem disto dormitório e casa-de-banho", lamenta António Ramalho.

A oficina onde trabalha foi assaltada quatro vezes no último ano, e nas janelas são visíveis agulhas de seringas espetadas. "Temos medo, e andamos a perder clientes por estar nesta rua", destaca António Ramalho, considerando que a rua "é um atentado à saúde pública".

Maria Rita Silva é proprietária de um restaurante e do prédio onde ele se situa. Na sexta-feira chamou a Protecção Civil à rua do Arnado por causa da insegurança que vive.

"Há o problema da droga, e a Protecção Civil esteve a ver se era possível emparedar as oficinas abandonadas, para as pessoas não passarem para as traseiras de minha casa", conta, prosseguindo que não sai de casa ao fim-de-semana com medo do ambiente que a rua vive.

Ao lado do prédio de Maria Rita está uma obra de um hotel que causa preocupação na rua. "Fizeram aqui um muro de betão que tapa a saída das águas pluviais. Estamos aqui encurralados, se chove é logo aqui uma enchente", considera.

O JN tentou ouvir, sem sucesso, o vereador do Urbanismo da autarquia, João Rebelo.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
MP acusa franceses apanhados com 300 quilos de cocaína

O Ministério Público (MP) acaba de deduzir acusação contra dois franceses que em Janeiro deste ano aportaram na Póvoa de Varzim com um veleiro que transportava quase 300 quilos de cocaína, disse fonte judicial. A droga provinha da Venezuela e as autoridades presumem que se destinasse ao mercado espanhol.
Olivier C., 43 anos, e Michel R., 36, agora em prisão preventiva em Portugal, têm antecedentes no tráfico internacional de droga e sobre eles recaem mandados europeus de captura emitidos a pedido das autoridades espanholas.

No processo da Póvoa de Varzim, os dois franceses são acusados da prática, em co-autoria material e na forma consumada, de um crime de tráfico de estupefacientes agravado. São-lhes ainda imputados crimes de falsificação de documento, já que ostentavam passaportes e cartas de condução inválidas. Uma terceira acusação é a de falsidade de declarações, uma vez que em sede de inquérito omitiram as suas identidades reais e os seus antecedentes criminais.

Olivier C. já foi condenado em França a 18 meses de cadeia por crime de receptação, tendo cumprido metade da pena. Tem pendente um mandado europeu de detenção, emitido pelas autoridades espanholas, para concluir uma pena de prisão de 12 anos por tráfico de 124 quilos de cocaína e de posse de armas, facto que omitiu quando foi interrogado pelas autoridades judiciárias portuguesas.

Também Michel R. é procurado pelas autoridades espanholas para concluir uma pena de 12 anos e cinco meses de prisão por co-envolvimento nos mesmos crimes.

Os dois suspeitos de tráfico internacional foram detidos a 23 de Janeiro deste ano quando o veleiro em que seguiam aportou na barra da Póvoa de Varzim.

O veleiro "Lullaby", de pavilhão francês, entrou no porto da Póvoa devido ao estado revolto do mar, fazendo-o à revelia das autoridades marítimas. A embarcação tinha saído do porto de La Cruz - Bahia Redonda, na Venezuela, a 14 de Novembro do ano passado, e o seu destino provável seria a Espanha.

Na revista ao veleiro, as autoridades detectaram que debaixo de um estrado amovível havia uns alçapões onde se encontravam 163 embalagens com um total de 184,399 quilos de cocaína e quatro fardos contendo 112,662 quilos do mesmo tipo de droga.

Na cabina da tripulação, foram encontrados, entre outros, um telefone satélite, um aparelho de GPS, cartas de navegação e uma bolsa contendo dinheiro venezuelano, norte-americano e suíço.

Os arguidos já tinham sido detidos em Pontevedra, Espanha, na posse de 124 quilos de cocaína e tinham em seu poder um disco compacto contendo imagens de estufas de plantação de produto estupefaciente.

Considerando que estes factos indiciam a prática de um crime de associação criminosa, o MP pediu uma investigação autónoma à Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, da Polícia Judiciária.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Acidentes: dois mortos por dia na primeira semana de Junho

A primeira semana de Junho registou 14 mortos e 43 feridos graves provocados pelos acidentes de viação nas estradas de Portugal continental, indica a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR).
Desta forma, em média, a semana passada registou duas vítimas mortais por dia e pouco mais de seis feridos graves diários.

Desde o início do ano, os acidentes de viação resultaram em 285 mortos, 1.023 feridos graves e 16.965 feridos ligeiros.

Estes valores comparam com os 301 mortos, 1.028 feridos graves e 16.601 feridos ligeiros contabilizados em igual período do ano passado.

fonte.diariodigital
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Fátima: Peregrinação das Crianças condiciona trânsito na A1

A circulação automóvel na auto-estrada A1 está condicionada junto ao nó de Fátima, no sentido Norte-Sul, devido à grande afluência ao Santuário para a Peregrinação Nacional das Crianças, que hoje decorre, informou a GNR.
Fonte da Unidade Nacional de Trânsito da GNR disse à Agência Lusa que se regista uma fila compacta de cerca de quatro quilómetros à saída para Fátima, situação que se deverá manter até às 10h.

«O trânsito não está parado, mas circula compacto, devagar», acrescentou a fonte.

O dia 10 de Junho é marcado anualmente em Fátima com a Peregrinação das Crianças, que costuma reunir mais de 20 mil pequenos peregrinos, acompanhados das respectivas famílias.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Pombal: GNR localizou jovem desaparecida desde 29 de Maio

Uma rapariga de 15 anos, que estava desaparecida desde 29 de Maio da localidade de Louriçal, concelho de Pombal, foi localizada terça-feira por elementos da GNR em Riba de Baixo, Penacova.
Fonte da GNR disse hoje à Agência Lusa que a estudante foi encontrada cerca das 17h por militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas do Comando Territorial de Leiria e do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Pombal da GNR na companhia de um amigo.

A rapariga fugira da escola onde estuda, em Louriçal, Pombal, tendo sido encontrada aparentemente «bem de saúde».

A jovem, que estava entregue a uma família de acolhimento quando desapareceu, foi entregue à Segurança Social «para acolhimento, avaliação e ulterior procedimento», disse a mesma fonte da GNR.

A menor, que frequenta o 9.º ano de escolaridade, «saiu da escola sem autorização», no passado dia 29 de Maio, revelou o director financeiro do Instituto D. João V, Nuno Madama.

Segundo o responsável, a adolescente fugiu por volta das 8h30. «A aluna passou entre as grades» do recinto escolar, declarou a mesma fonte, adiantando que, de imediato, foi contactada a Escola Segura da GNR e informados os encarregados de educação.

A jovem reside em casa de uma família de acolhimento, em Almagreira, no concelho de Pombal.

A sua encarregada de educação, Maria da Conceição, garantiu que «nada fazia prever» o desaparecimento da adolescente.

«Ela andava bem, estava normal», declarou Maria da Conceição, que cuida da menor desde que ela tinha dois anos de idade.

Diário Digital / Lusa
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
10 de Junho: Elevada abstenção "empobrece a democracia" e deve "fazer reflectir agent

10 de Junho: Elevada abstenção "empobrece a democracia" e deve "fazer reflectir agentes políticos" - Cavaco Silva

10 de Junho de 2009, 12:56

Santarém, 10 Jun (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou hoje inaceitável o alheamento dos portugueses da vida pública, considerando que a elevada abstenção nas eleições europeias de domingo "empobrece a democracia" e deve "fazer reflectir os agentes políticos".
Cavaco Silva falava na sessão solene das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Santarém.
"Em tempos reconhecidamente difíceis como aqueles em que vivemos, não é aceitável que existam portugueses que se considerem dispensados de dar o seu contributo, por mais pequeno que seja", defendeu o Presidente da República.

lusa
 
R

RoterTeufel

Visitante
Segurança trava assalto e leva facadas

Dolce Vita Tejo, na Amadora
Segurança trava assalto e leva facadas

Um funcionário da empresa de segurança Charon – Prestação de Serviços de Segurança e Vigilância, S.A. foi brutalmente agredido, ontem a meio da tarde, no Centro Comercial Dolte Vita, na Amadora, quando prestava serviço.

Conheça todos os pormenores desta história na edição de hoje do 'Correio da Manhã'.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Mata a mulher e suicida-se

Sobral: Homem usa caçadeira para assassinar e enforca-se
Mata a mulher e suicida-se

A tragédia abateu-se sobre Moitelas, Sobral de Monte Agraço, na madrugada de sábado. Por motivos ainda desconhecidos, Manuel Soares, de 63 anos, desferiu um tiro de caçadeira no tórax da mulher, Maria Alice, de 61 anos, quando esta estava deitada na cama. Após ter assassinado a mulher, o homem enforcou-se na garagem da vivenda que o casal habitava há 17 anos.

Manuel, camionista de profissão mas que se encontrava sem trabalho há algum tempo devido a um problema no joelho, aproveitou a ausência temporária do filho mais novo, que com eles vivia, para consumar a tragédia. Pegou na caçadeira e desferiu um tiro na mulher, costureira.

"O filho, quando chegou a casa, por volta da uma da manhã, foi estacionar o carro na garagem e ouviu o barulho de algo a bater no carro. Eram as pernas do pai, que se tinha enforcado com uma corda", disse uma amiga da família, que preferiu o anonimato.

"Depois de ver o pai, subiu para ver onde estava a mãe e encontrou-a já sem vida, na cama", disse a mesma fonte.

Moitelas emocionou-se ontem no funeral do casal, que foi a enterrar lado a lado no cemitério de Sapataria. A dor era evidente nos familiares e amigos, que desconhecem as motivações para tal acto. "Nunca esta terra viveu uma tragédia assim. Eram pessoas de bem, trabalhadoras, mas também ouvi dizer que já tinham tido alguns problemas entre eles. Mas acho que isso é normal, ainda para mais em alguém que vive junto há muitos anos", disse um outro habitante de Moitelas, que conhecia os falecidos "desde pequenos."

"A Maria Alice era uma jóia de pessoa e ainda há cerca de um mês estive com eles num almoço-convívio no Sobral. Estavam felizes e, como tal, todos fomos apanhados de surpresa com estas mortes. Tenho muita pena por eles e por os dois filhos. Um deles tinha mesmo construído há pouco tempo uma vivenda frente à dos pais para viver perto deles."

PORMENORES

TENTATIVA

Segundo um habitante de Moitelas que conhecia a família há muitos anos, quando o casal ainda vivia perto de Alverca Manuel Soares tentou-se matar-se, ingerindo veneno.

PEDIDO DE SOCORRO

O filho mais novo do casal, o que se deparou primeiro com a tragédia, entrou em estado de choque, a ponto de não ter telefonado a pedir socorro. Acabou por se deslocar no próprio carro para pedir ajuda às autoridades, em Sobral de Monte Agraço.

ALERTA ÀS 02h00

O alerta chegou até aos bombeiros de Sobral de Monte Agraço às duas da manhã de sábado. Estes fizeram deslocar para Moitelas um carro de socorro e uma ambulância.

CADÁVERES

Os corpos do casal só foram retirados da vivenda aproximadamente sete horas depois do alerta, quando chegou ao local o médico-legista, que declarou os óbitos. A Polícia Judiciária investiga.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Seca afecta todo o País

Ambiente: Dois terços de Portugal em condições severas e extremas
Seca afecta todo o País

Todo o território de Portugal Continental está afectado pela seca e mais de metade do País está em condição severa ou extrema. O Interior Norte, a região de Castelo Branco e toda a zona central do País são as mais afectadas, correspondendo a 66 por cento do território. Apenas a Região do Algarve se encontra em seca fraca. O restante território apresenta-se em seca moderada.

As temperaturas elevadas registadas no início e no final do mês transformaram Maio no mais quente dos últimos três anos. De 2 a 8 de Maio registou-se a primeira onda de calor do mês. Évora e Miranda do Douro foram as cidades mais quentes: os dias de calor prolongaram-se por oito dias. Em Beja, Bragança e Figueira de Castelo Rodrigo, a onda de calor teve a duração de sete dias.

A partir do dia 28, refere o relatório climatológico do Instituto de Meteorologia, iniciou-se a segunda onda de calor que, em muitos locais do Interior, ainda prosseguia no final do mês.

Em relação à precipitação verificada em Maio, a média foi bastante inferior à média registada no período de referência, de 1971 a 2000. Maio foi, por isso, um mês seco a muito seco, conforme consta no relatório do Instituto de Meteorologia.

Apesar de os valores serem muito inferiores, estes ainda não se reflectem nas capacidades das albufeiras. Mesmo assim, as bacias hidrográficas registam valores muito inferiores à média mensal em anos anteriores.

DOURO, ARADE E SADO À MÍNGUA

Maio foi um mês arrasador para as reservas hídricas do País, provocando, em relação a Abril, a descida do valor médio em oito bacias hidrográficas e a subida em apenas quatro. Devido a um mês muito seco, mais de metade do País apresenta-se em seca extrema. Douro, Arade e Sado foram as bacias com maiores quebras, registando, respectivamente, descidas de 6,1, 4,8 e 4 por cento.

Quando comparado com a média registada entre os anos hidrológicos de 1990/91 a 2007/08, apenas Guadiana e as Ribeiras do Algarve (Barlavento) apresentam valores superiores.

O MAIO MAIS QUENTE DOS ÚLTIMOS 3 ANOS

Os valores da temperatura média registados em Maio foram 1,4 graus mais quentes do que a média verificada em Maio durante o período de referência (entre 1971 e 2000). É o Maio mais quente dos últimos três anos, segundo os dados do Instituto de Meteorologia. Já Maio de 2008 foi um mês bastante irregular, com temperaturas máximas 1,5 graus inferiores aos valores médios de referência.

Devido à forte precipitação, Maio do último ano marcou, inclusive, o final de um período de seca em todo o País, iniciado em Outubro de 2007. A média da quantidade de precipitação em Portugal Continental esteve ligeiramente acima do valor médio, sendo o Maio mais chuvoso do século XXI. Em 2007, os valores da temperatura média de Maio foram 0,5 a 1 graus superiores à média nos anos de referência, de 1961 a 1990.

SAIBA MAIS

BATATA-DOCE

Maio é mês de plantar batata--doce, de colher fava e de ceifar as cevadas, aveias e trigos precoces.

2002

ano de conclusão da Barragem de Alqueva, o maior lago artificial da Europa, estendendo-se ao longo de 80 quilómetros.

1951

ano em que ficou concluída a Barragem de Castelo de Bode, que abastece a Região de Lisboa.

TABERNAS

A região de Tabernas, Almería (Sul de Espanha) é a única zona semidesértica da Europa. Foi palco de filmes western.
 
R

RoterTeufel

Visitante
Ladrões profissionais fazem roubo milionário

Famalicão: Banco Popular assaltado durante a madrugada
Ladrões profissionais fazem roubo milionário

Um grupo de assaltantes altamente profissionais conseguiu desactivar o sistema de alarme de um banco, entrar nas instalações e aceder ao cofre de abertura retardada, onde se encontrava todo o dinheiro do banco. O assalto aconteceu na dependência do Banco Popular, em Ribeirão, Famalicão, durante a noite de ontem. Desconhece-se quantos eram, sabe-se apenas que muitos dos pormenores do roubo milionário se repetiram. Outro assalto idêntico foi conseguido nos primeiros dias de Abril na dependência do Banco Português de Investimento em Águeda.

Mais uma vez, os ladrões também não deixaram rasto. Mas dadas as dificuldades de acesso e a dimensão do assalto, as autoridades acreditam que tenham sido pelo menos três homens, que lá estiveram pelo menos três horas .

Entraram pelas traseiras, utilizando um andaime roubado de uma obra a decorrer no terreno ao lado. Conseguiram desactivar os alarmes e, já no interior, taparam os sensores de movimento para que não disparassem o alerta. Provocaram depois um corte de energia na zona junto ao cofre e, com uma rebarbadora, entraram na zona do dinheiro.

À saída, voltaram a revelar profissionalismo. Destruíram as câmaras de vigilância e todo o sistema que teria permitido a obtenção de imagens. Não fizeram qualquer ruído e ninguém na vizinhança se apercebeu do assalto.

A GNR de Famalicão esteve no local, mas o caso deverá ser encaminhado para a PJ do Porto, dado que têm competência exclusiva neste tipo de crimes.

ASSALTO SEMELHANTE EM ÁGUEDA

Em Abril deste ano, o BPI de Vale do Grou, em Águeda, também foi alvo de um assalto durante o qual os ladrões roubaram o cofre da dependência. Actuaram sem deixar rasto, uma vez que desligaram o sistema de alarme, destruíram algumas câmaras de videovigilância e levaram outras. Na altura, a Polícia Judiciária registou o "alto grau de profissionalismo " dos assaltantes, considerando que o aparato e a perícia do grupo foram "praticamente inéditos e já não se via há muitos anos neste tipo de assaltos".

O crime pareceu premeditado, já que os assaltantes agiram como se conhecessem muito bem o local. Partiram a porta lateral e, de luvas, derrubaram a parede que protegia o cofre. Foi tudo muito silencioso, pelo que ninguém os viu fugir, até porque, às segundas-feiras à noite, as fábricas nos arredores não estão em laboração. Só quando os funcionários chegaram de manhã é que se aperceberam e alertaram as autoridades.

COM LUVAS PARA NÃO DEIXAR VESTÍGIOS

Os assaltantes usaram luvas e não deixaram vestígios. Também se desconhece o valor que terá sido roubado, mas tudo indica que possa ser elevado, dado que este tipo de assaltos é bastante proveitoso. Ainda segundo o CM apurou, este roubo poderá ter sido cometido por estrangeiros, dada a sofisticação e a raridade com que acontece no País.

Só o conhecimento detalhado do sistema de alarmes permitiria que o mesmo fosse desactivado. Também teriam de saber onde se encontrava o sistema de gravação das imagens, já que não bastaria a destruição das câmaras. A zona escolhida também não terá sido por acaso. Riberão é uma pequena freguesia de Famalicão e o local onde se encontra o banco está longe da zona residencial. Ao lado há uma fábrica e um stand que estavam fechados.

PORMENORES

CONHECIAM O LOCAL

O grupo actuou como se já conhecesse bem o local. Sabiam por onde aceder e como sabotar o sistema de segurança.

DESTRUÍRAM CÂMARAS

Com profissionalismo, desactivaram o sistema de alarme e destruíram as câmaras de vigilância e ainda provocaram corte de energia para entrar no cofre.

NÃO FORAM VISTOS

Na vizinhança ninguém se apercebeu do assalto. Só ficaram a saber quando viram as viaturas da GNR à porta do banco.
 
R

RoterTeufel

Visitante
GPS tira Porsche das mãos de gang

Gaia: Três jovens encapuzados e armados atacam casal dentro de garagem
GPS tira Porsche das mãos de gang

O GPS – com serviço de localização de veículos – que o casal de empresários de Gaia instalou há nove anos salvou, ontem de madrugada, o Porsche que lhes tinha sido roubado horas antes, através do método de carjacking, quando chegavam a casa depois de um jantar. Foi através do sistema de referenciação por satélite que as vítimas, de 51 e 42 anos, conseguiram recuperar a viatura, a 22 quilómetros de distância, numa rua erma de Esmoriz.

O carro de alta cilindrada estava abandonado, na rua Nuno Tristão, mas com as luzes ligadas. "Penso que deixaram ali o automóvel, para ver se alguém dava com ele e para não correrem riscos. Se não o encontrássemos, ficariam com ele", disse ao CM António Meira, o empresário que recuperou a viatura três horas depois do assalto.

Era perto da meia-noite, quando o casal chegou de um jantar a casa, na praceta do Toural, em Gulpilhares, Gaia. Já estava no interior da garagem, quando três jovens armados se acercaram do Porsche.

"Eram três miúdos, muito franzinos, dois estavam armados com pistola e um com uma faca, com pelo menos trinta centímetros. A princípio ainda pensei que fosse o meu filho na brincadeira e meti-me com um deles. Mas estavam muito nervosos", disse António, que afirmou ter conseguido manter a serenidade. "A minha mulher é que reagiu pior. Ficou em pânico e começou a chorar", relembra.

Imediatamente após o assalto, António arrancou no encalço dos assaltantes, até que se lembrou do sistema de segurança do carro. "Voltei para casa, já depois de ter contactado a polícia, para ver onde é que o carro estava", recordou, mostrando ao CM, no seu computador, através do sistema de GPS o percurso feito pelos larápios, em 15 minutos.

"Não tenho dúvidas de que se não fosse o GPS nunca mais via o carro", disse o empresário, que arriscou uma teoria sobre o que motivou assalto. "Acho que há uma organização maior por detrás destes jovens", sintetizou.

ASSALTANTES ROUBARAM BMW NA MAIA

Após o ataque em Gaia, um outro grupo de assaltantes roubou – também pelo método de carjacking – um BMW série 1. Um jovem de 27 anos , residente em Custóias, foi abordado por quatro assaltantes encapuzados e armados com caçadeira, na Via Arnaldo Duarte, ontem às 01h10, quando regressava de uma ida ao cinema. Os jovens ladrões, com idades entre os 20 e 30 anos, que seguiam num Fiat Uno vermelho, atacaram a vítima quando esta saía da viatura para entrar num escritório.

PORMENORES

JOVENS DE PRETO

Segundo a vítima, os ladrões teriam entre 17 e 20 anos, estavam encapuzados e vestiam todos de preto.

MOVIMENTOS SUSPEITOS

Nos últimos dias, o casal de empresários já se tinha apercebido de que havia um grupo de pessoas que andava a rondar a casa.

ERVAS ALTAS

António Meira afirmou que ao entrar na vivenda não se apercebeu dos assaltantes, porque em frente há uma praça, na qual as ervas são altas, tapando a visibilidade.

GPS

Segundo o empresário, o sistema de GPS foi fulcral e gabou-lhe o preço. "Custa cerca de 250 euros e tem uma mensalidade de 11 euros."
 
R

RoterTeufel

Visitante
Roubaram 190 mil euros por telefone

Viseu:Allan Sharif e sete familiares acusados de extorsão e burla
Roubaram 190 mil euros por telefone

O luso-americano Allan Sharif – conhecido por tentar assaltar um banco em Miami por telefone – e sete familiares foram acusados de burlar e extorquir, a partir de Portugal, dezenas de empresas estrangeiras, sob ameaça de bombas. Os arguidos arrecadaram, entre Agosto a Dezembro de 2007, mais de 190 mil euros sem saírem do distrito de Viseu, segundo a Acusação agora deduzida pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra.

As ameaças eram feitas por telefone. Allan Sharif comandava as operações e ligava para as empresas onde funcionavam os serviços financeiros da Western Union ou da MoneyGram, nos EUA, Reino Unido, Holanda e Dinamarca.

A investigação, conduzida pelo DIAP de Coimbra e levada a cabo pela Unidade Nacional Contra--Terrorismo da PJ, concluiu que a rede familiar, encabeçada por Allan Sharif, actuava em duas frentes: extorsão e a burla.

Em alguns casos, o luso-americano telefonava para as empresas e, ameaçando com a existência de bombas prontas a explodir nas instalações das vítimas, exigia o pagamento de avultadas quantias monetárias, a fazer através de transferências. Por vezes, alertava também para a presença de atiradores furtivos nas imediações das empresas, prontos a disparar.

A outras firmas, que foram vítimas de burla, Allan Sharif identificava-se como funcionário do suporte técnico da Western Union. Alegando que o sistema informático estava com problemas, pedia aos funcionários para fazerem um teste de transferência de dinheiro – que afinal era real –, sendo os dados do destinatário (os seus familiares) fornecidos pelo arguido. Há situações em que uma só empresa fez várias operações deste género. No total estão em causa 27 situações de burla e extorsão. Em ambos os casos, o papel dos familiares, a maioria tios e primos do principal arguido, era recolher o dinheiro transferido pelas vítimas.

PORMENORES

MEMÓRIA FUTURA

Trinta funcionários de firmas lesadas ouvidos por videoconferência para memória futura.

PROCESSO VOLUMOSO

O processo tem 18 volumes, mas foram analisados mais de 50 apensos e 200 CD de escutas telefónicas.
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Jovem desapareceu na praia do Seixo

Um rapaz de 15 anos ter-se-á afogado, hoje, na praia do Seixo, em Torres Vedras.

Um jovem de 15 anos está desaparecido no mar numa praia não vigiada a norte de Santa Cruz, Torres Vedras, desde as 13:45, momento em que foram accionados os meios marítimos para o local para iniciar as buscas.

"Por volta das 13:45 foi dado o alerta de duas pessoas na praia da Mexilhoeira, viemos a constatar que eram dois adolescentes de 15 anos, sendo que um conseguiu sair da água e outro está desaparecido", afirmou à agência Lusa o comandante da Capitania do Porto de Peniche, José Luís Guerreiro Cardoso.

"Estamos a fazer buscas desde as 15 horas", adiantou.

Para o local, foram accionados o helicóptero da Força Aérea, a lancha salva-vidas da Ericeira do Instituto de Socorros a Náufragos e uma lancha da Polícia Marítima de Peniche.

"Estão a dirigir-se para o local uma lancha de fiscalização e uma corveta da Marinha", acrescentou o responsável, que assegurou que as buscas "vão manter-se durante o dia" até ser possível encontrar o adolescente.

Trata-se do primeiro caso de afogamento nesta época balnear na área de jurisdição da Capitania do Porto de Peniche, entre o litoral dos concelhos de Caldas da Rainha e Torres Vedras.

Contudo, já este ano foram socorridos outros dois banhistas em praias não vigiadas.

Numa altura em que a época balnear só se inicia a 15 de Junho na região, o comandante da Capitania de Peniche alerta para a necessidade de as "pessoas não frequentarem praias isoladas ou que não conheçam".
fonte.dn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
As buscas para encontrar o jovem de 15 anos desaparecido no mar numa praia a norte de Santa Cruz, Torres Vedras, foram interrompidas às 21:30 e vão ser retomadas quinta-feira a partir das 07:30 para resgatar o corpo.

"As buscas terminaram e estamos a desmobilizar os meios para amanhã serem retomadas as buscas no mesmo local", disse à agência Lusa o comandante da Capitania de Peniche, José Luís Guerreiro Cardoso.


fonte.jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Homem colhido por comboio em Contenças

A circulação ferroviária esteve interrompida várias horas na Linha da Beira Alta, após um homem ter sido colhido mortalmente por um comboio, informou uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

A fonte disse à Agência Lusa que o acidente ocorreu cerca das 16:15, junto à estação de Contenças, concelho de Mangualde, quando a vítima foi colhida por um comboio "Intercidades" que seguia no sentido de Vilar Formoso, o que levou à suspensão do tráfego.

Para permitir a remoção do corpo e o cumprimento das formalidades legais, a circulação de comboios esteve interrompida quatro horas e meia, naquela estação da freguesia de Santiago de Cassurrães, tendo sido restabelecida próximo das 21:00.

Além das autoridades policiais, estiveram no local os Bombeiros Voluntários de Mangualde, apoiados por três viaturas.

fonte:jn
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Economia nacional: vem aí mais uma contracção severa

Desemprego vai crescer até ao final de 2010

A economia nacional vai enfrentar, no segundo trimestre deste ano, uma contracção severa, que se segue a uma quebra de 3,7% nos primeiros três meses deste ano, segundo os dados publicados terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A agência de ratings Fitch alerta, num relatório publicado esta quarta-feira, que o crédito hipotecário vai continuar pressionado nos próximos meses, já que a economia nacional deverá registar uma «contracção severa».

No conjunto de 2009, a Fitch aponta para um recuo de 3%, a que se seguirá um ano de 2010 que será, na melhor das hipóteses, de estagnação. Quanto à taxa de desemprego, que atingiu os 8% no primeiro trimestre deste ano, vai aumentar até ao final do ano que vem, quando deverá atingir valores em torno de 10%.

A agência alerta que esta deverá ser a maior recessão da última década e meia.

Preço das casas vai continuar a cair o resto do ano

No que se refere ao preço das casas, temática também abordada pelo relatório da Fitch, o índice da Confidencial Imobiliário, cresceu 1% em Março, mas no conjunto do primeiro trimestre diminuiu 0,67%. Durante o resto do ano, diz a Fitch, os preços devem continuar a cair mas de forma moderada.

A agência alerta que o valor médio dos imóveis comprados com recurso a hipoteca registou uma forte queda, acompanhando o declínio do mercado e aponta o dedo à introdução de novos produtos de crédito e à subida dos rácios entre o valor do empréstimo e o da garantia prestada, que levaram à deterioração do perfil de crédito das transacções de títulos associados a créditos hipotecários à habitação.

Apesar da evolução do mercado, a Fitch sublinha que o sistema bancário português continua forte e bem capitalizado.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo