Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Regionais

Está a perceber alguma coisa do «caso Madeleine»?


  • Total de eleitores
    0
Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Algarve: GNR deteve dois homens e uma lancha de tráfico de droga

06 de Junho de 2008, 10:58

Lisboa, 06 Jun (Lusa) - A Guarda Nacional Republicana (GNR) interceptou e apreendeu esta madrugada uma "lancha voadora", com dois homens a bordo, após perseguição e abalroamento das embarcações das autoridades pelos traficantes, disse à Lusa o Comando daquela força de segurança.

A "lancha voadora" proveniente da costa do norte de África foi detectada cerca das 04:30 da madrugada ao largo da Tavira pelos militares da GNR, que fugiu a alta velocidade subindo o Rio Guadiana, devido à perseguição de duas lanchas de patrulha de costa.

"Os traficantes detectaram as embarcações da GNR e fugiram para o Rio Guadiana, tendo entretanto descarregado os fardos de droga nas margens espanholas", explicou à Lusa a fonte da GNR.

A Guarda tinha montado um cordão de segurança com o objectivo de abordar e impedir a fuga da embarcação para o mar, sendo nesta altura que a lancha dos traficantes abalroou as embarcações da GNR tendo provocado danos nos barcos.

Momentos depois, quando a lancha voadora dos alegados traficantes tentava fugir em direcção ao mar, já sem os fardos de estupefaciente, as autoridades conseguiram apreender e deter os dois homens a bordo, bem como a lancha utilizada no transporte da droga, estando neste momento a ser rebocada para Vila Real de Santo António, disse a mesma fonte.

MPC.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Torres Novas - Estrada espera por alcatrão há 30 anos

6 Jun 2008, 07:53h

São apenas sete quilómetros mas parecem uma eternidade para quem circula na estrada do Alvorão, que liga Torres Novas à freguesia de Chancelaria. O percurso é feito aos solavancos devido às irregularidades da via, que a água da chuva fez abaular em muitos locais ao longo dos anos. Há 30 anos que a via está para requalificar, apesar das sucessivas promessas de arranjo por parte do município de Torres Novas.


Os automobilistas que por ali passam diariamente estão cansados da situação. João Fernandes, camionista de uma empresa de transporte de mercadorias, não se lembra de ver a estrada de outra maneira, mas recorda-se bem das promessas da sua requalificação. “São promessas políticas, é o que se sabe…”, desabafa, adiantando que apesar de se falar novamente na repavimentação da via não acredita que ainda será desta.


Os habitantes de Chancelaria são da mesma opinião. Diamantino Lourenço diz mesmo que só uma “revolução” popular poderá levar a câmara a agir. “O espírito do 25 de Abril ainda não passou por aqui. Se assim fosse o povo já teria criado uma comissão de utentes da estrada para exigir a realização da obra. Quem não reclama caminha sempre na retaguarda”.


Em declarações a OMIRANTE, uma fonte do município salientou que o projecto de requalificação da via está agora praticamente concluído e que o concurso para a obra deverá ser lançado em breve. O projecto, feito pelo Gabinete de Apoio Técnico (GAT), prevê a repavimentação, um tratamento freático específico para acautelar as águas que vêm das encostas e passeios nos dois lados da faixa de rodagem, em toda a extensão. De acordo com os números avançados, o custo da requalificação da estrada do Alvorão deverá ascender a dois milhões de euros.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
06 de Junho de 2008, 11:04

Ponta Delgada, 06 Jun (Lusa) - O julgamento de um comerciante acusado do homicídio de um alegado assaltante no quintal da sua casa, em São Roque, é uma notícia em destaque nas primeiras páginas de hoje de dois jornais diários açorianos.

O Açoriano Oriental diz que o caso remonta a 22 de Setembro do ano passado e acrescenta que o arguido garantiu em tribunal que "atirou para atingir, mas sem a intenção de matar", mas o Ministério Público "pede uma pena de prisão" para o comerciante.

Já o Diário dos Açores escreve que o comerciante que "se defendeu arrisca-se a prisão e a ter que pagar uma indemnização" à família da vítima do alegado assaltante.

"Conferência Internacional da ONU destaca projecto priolo na Rede Natura 2000", titula o Diário dos Açores, a propósito do programa desenvolvido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves para evitar a extinção daquela ave, que apenas pode ser encontrada em São Miguel.

"Trabalhadores Social-Democratas desafiam Presidente do Governo a baixar IRS" (Diário dos Açores) e "Família de três pessoas pode reduzir para um quarto a factura da água (Açoriano Oriental) são temas de primeira página dos jornais diários de São Miguel.

Ao centro da primeira página, o Açoriano publica uma fotografia da cerimónia de inauguração das obras de requalificação dos Poços de São Vicente Ferreira (São Miguel), com a presidente da autarquia a deixar críticas "a outros poderes que muitas vezes esquecem os problemas dos cidadãos".

O prazo de entrega de candidaturas para o projecto de transformação de lixos em combustíveis terminou na quinta-feira, adianta o Correio dos Açores.

"Diocese dos Açores lança ano de São Paulo", diz o mesmo diário, acrescentando que o Bispo dos Açores "rejeita ser mero gestor de uma empresa".

Em destaque ainda no Correio a manifestação do 06 de Junho de 1975 em Ponta Delgada, com a população e os lavradores da maior ilha açoriana "fartos da má administração" da altura.


APE.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Castanheira do Ribatejo - Vila Franca, Moradores da vivem "pesadelo" há seis anos

6 Jun 2008, 07:43h

“Pensava que era um sonho e está a ser um pesadelo há seis anos”. O desabafo é de Lurdes Pina, uma das moradoras da Quinta dos Anjos em Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira. A urbanização não faz jus ao nome e em vez dum paraíso, alguns habitantes dizem que vivem “num inferno”. As casas começaram a ser comercializadas em 2002, mas a maioria dos moradores ainda não tem licença de utilização sem a qual não pode realizar a escritura que certifica o título da propriedade. Ainda não são donos de pleno direito, mas há muito que sentem dores de cabeça pelos problemas dentro e fora de casa.

O único acesso à urbanização tem apenas 2,70 metros de altura e não permite a entrada do carro de recolha do lixo e das viaturas de combate a incêndios dos bombeiros. Há entulhos por remover, obras por concluir e nuvens de pó no ar provenientes das obras na vizinha urbanização da Cevadeira que alguns moradores acusam de estarem a causar danos nos seus prédios.

Os moradores não poupam o urbanizador por não cumprir com o acordado em relação a construção do acesso, da bacia de retenção, da piscina e de alguns arranjos exteriores que estão por concluir. Mas também apontam o dedo à câmara. “O construtor continua a construir e tudo é permitido na Quinta dos Anjos. A presidente Maria da Luz Rosinha reconhece razão aos moradores e assume parte do problema. “O gabinete jurídico da câmara tem de tomar medidas. Temos de colocar uma brigada fiscal em cima da situação”, referiu a edil que admitiu que os trabalhos na urbanização possam ser totalmente suspensos a curto prazo.

Um assunto para desenvolver na edição impressa de O MIRANTE de 12 de Junho.


O MIRANTE
 

helder75

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
71
Gostos Recebidos
0
estes filhos da p*ta falsos pretensores da protecção animal comem carne, andam aos pontapés aos animais como alguns casos bem conhecidos de membros dessas assossiações em coimbra e ainda vêm dar uma de moralistas... :isso_se_faz:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Madeira: Nova escola do Rancho/Caldeira abre em Setembro

06 de Junho de 2008, 13:24

Funchal, 06 Jun (Lusa) - A deputada do PSD-M na Assembleia Legislativa da Madeira, Sónia Pereira, revelou hoje que a nova escola básica com pré-escolar Rancho/Caldeira, em Câmara de Lobos, entra em funcionamento no ano lectivo 2008/2009.

O grupo parlamentar do PSD-M fez hoje uma visita às obras deste estabelecimento de ensino, tendo a deputada revelado esta infraestrutura que irá dotar este sítio com ensino pré-escolar e actividades a tempo inteiro.

Esta nova escola substituirá as actuais instalações em pré-fabricados localizados no Rancho, servindo uma população escolar de 245 alunos.

Com um polidesportivo a céu aberto, oito salas do 1/o ciclo e três de pré-escolar, esta escola representa um investimento de 2,8 milhões de euros.


EC.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Águeda: Ministro também brincou na "cidade da segurança"

06 de Junho de 2008, 13:42

Águeda, 06 Jun(Lusa) - O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, inaugurou hoje a "cidade da segurança", montada na baixa de Águeda, onde as crianças circulam em pequenas viaturas e aprendem a respeitar as regras da condução.

A "cidade", instalada até ao dia 07 numa área contígua a Águeda, nas proximidades do rio, o Parque dos Abadinhos, faz parte de um programa de segurança rodoviária desenvolvido pela Câmara de Águeda com o alto patrocínio do Presidente da República.

Além de ruas e sinais de trânsito, postos de abastecimento de combustível e oficinas para os pequenos carros motorizados em que as crianças são convidadas a circular, sob a orientação de monitores, existem também para os mais adultos representações comerciais de várias marcas automóveis, alguns dos quais híbridos.

Destinados a todos estão em exposição equipamentos de socorro e segurança, tendo sido realizado hoje um simulacro de demonstração pela corporação de bombeiros local.

O ministro mostrou-se satisfeito com o que observou, louvando a iniciativa por colocar "as crianças a lidar com problemas de segurança rodoviária num contexto de rigor, mas de fruição lúdica".

"É bom que se familiarizem com as questões de segurança que hoje dizem respeito a todos. É preciso termos limiares de segurança para que as pessoas se sintam livres para exercerem os seus direitos e essa é uma missão para a qual temos de convocar os cidadãos desde a infância", comentou.

O ministro acabou por participar na brincadeira, tentando pilotar um mini todo-o-terreno, mas poucos metros andou.

"Levam daqui uma experiência divertida e pedagógica, que não vão esquecer e os vai preparar para serem mais cidadãos", completou.

O presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, referiu que a autarquia "tem vindo a fazer uma forte aposta na educação, proporcionando aos alunos transportes atempados de qualidade e refeições equilibradas, mas quer ir mais longe, pelo que lançou o desafio às escolas do primeiro ciclo para sensibilizar as crianças para as questões da segurança".

"Mais de quatro mil crianças são mobilizadas a participar nas várias actividades da cidade da segurança, para que possam vir a ser cidadãos mais responsáveis", adiantou.

A formação dos jovens foi também valorizada pelo comandante do grupo territorial de Aveiro da GNR, Major Paulo Esteves, que garantiu a disponibilidade daquela força de segurança para participar em acções congéneres "para que os futuros condutores sejam mais responsáveis".


MSO

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Rio Maior - Judiciária detém suspeito de abuso sexual

7 Jun 2008, 08:39h

O Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem ao final da tarde, acerca da detenção de um cidadão de nacionalidade estrangeira suspeito de abusar de uma criança de Rio Maior. A vítima, menor de 13 anos, havia-se “ausentado recentemente da casa dos pais em Rio Maior” e foi localizada pela PSP de Cruz de Pau, Seixal, na quinta-feira, refere um comunicado da PJ.

Na operação, foram "recolhidos indícios da colaboração” do suspeito no desaparecimento da criança, bem como “fortes indícios da prática de um crime de abuso sexual de criança”. O suspeito, de 21 anos, foi presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial, acrescentou a mesma fonte.



O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Tomar - Quercus denuncia abate ilegal de àrvores

7 Jun 2008, 08:43h

A Quercus denunciou esta sexta-feira, em comunicado, o abate, pela Estradas de Portugal, de «dezenas de árvores verdes», de «grande porte», em «boas condições» e sem risco para a segurança rodoviária na berma da Estrada Nacional 110 junto a Tomar, referiu a agência Lusa.

A Quercus quer que a empresa Estradas de Portugal (EP) elabore regulamentação para gestão do arvoredo junto das estradas nacionais, que obrigue a pareceres técnicos fundamentados e autorização de abate através da Direcção-Geral dos Recursos Florestais.


«As Estradas de Portugal deviam ter um sistema que fundamente tecnicamente as árvores que são necessárias abater, recorrendo a relatórios fitossanitários com análises de risco sérios para a segurança rodoviária», afirma o comunicado da associação ambientalista.

Entende a Quercus que a EP deveria igualmente plantar novas árvores que compensem as que tem abatido, «dada a sua importância paisagística e ecológica com o efeito da sombra, a fixação de taludes, armazenamento de carbono e produção de oxigénio para a atmosfera».


A Quercus afirma que já em Maio alertou para o abate de cerca de duas dezenas de choupos-pretos autóctones verdes, na berma da EN 349-3, entre Torres Novas e Tomar. A associação lamenta ainda que a EP entregue o abate das árvores a uma empresa de construção, «que não tem vocação para gestão de arvoredo, cortando as árvores públicas sem que exista qualquer fundamentação técnica para o efeito».


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Cartaxo - Alterações ao trânsito

7 Jun 2008, 08:46h

Desde dia 3 de Junho que a rua José Ribeiro da Costa, no Cartaxo, até ao troço da rotunda de Puccioasa/travessa do Soares, tem apenas um sentido de trânsito, de nascente para poente. A entrada da rua pela rotunda já tem sentido proibido.

Como consequência o estacionamento passa a fazer-se naquela rua, longitudinalmente, do lado direito, apenas com as excepções que estejam devidamente indicadas.

Fruto da alteração na rua José Ribeiro da Costa há implicações em matéria de estacionamento e de trânsito noutras artérias. As ruas Nova do Outeiro e Nova do Soares invertem o sentido de trânsito, passando a ter estacionamento permitido apenas do lado esquerdo, no sentido ascendente. Na rua Nova do Outeiro, o estacionamento passa a fazer-se do lado esquerdo no sentido descendente. A rua Nova do Soares passa a ter estacionamento do lado direito. As alterações de trânsito realizadas pela câmara são a título experimental.

Um dos principais problemas que se vem sentido na rua tem a ver com a entrada e saída de alunos da Escola Secundária do Cartaxo, que tem a porta principal virada para a rua José Ribeiro da Costa. Com dois sentidos na artéria, era frequente ver congestionamento de trânsito com os carros de pais dos alunos estacionados em segunda fila, em plena faixa de rodagem.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - Politécnico altera estatutos e renova imagem

7 Jun 2008, 08:47h

Os novos estatutos do Instituto Politécnico de Santarém (IPS) vão promover uma revolução tranquila na orgânica e na imagem da instituição, visando o reforço da ligação à sociedade civil e na qualidade dos serviços prestados. Uma das principais alterações passa pela criação de três novas unidades orgânicas: Unidade de Investigação; Unidade de Formação Pós-Secundária e Profissional; Biblioteca.


Outra mudança visível passa pela alteração da designação das escolas superiores de Enfermagem e de Gestão, que passam a chamar-se Escola Superior de Saúde de Santarém e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Santarém, respectivamente. Os órgãos do IPS passam a sete, em vez dos actuais três (Conselho Geral, Presidente e Conselho de Gestão), com a criação do Conselho Científico-Pedagógico, Conselho de Avaliação e Qualidade, Conselho Consultivo de Gestão e Provedor do Estudante.


No 28º aniversário do IPS, que decorreu sexta-feira no auditório da Escola Superior de Enfermagem de Santarém, a presidente da instituição, Lurdes Asseiro referiu que um dos objectivos dos novos estatutos é valorizar a participação da sociedade civil nos seus órgãos. Como exemplo deu a criação do Conselho Geral que será cpomposto por 21 elementos, seis dos quais “personalidades externas de reconhecimento mérito”, sendo que uma delas será a presidente desse novo órgão.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
SANTARÉM - Vandalismo nas Portas do Sol

7 Jun 2008, 00:44h

O concessionário do quiosque do jardim das Portas do Sol, em Santarém, quer que a câmara municipal tome medidas para que não se repita o que se passou recentemente, quando dez cadeiras e uma mesa da sua esplanada foram atiradas das muralhas para as barreiras adjacentes. Paulo Vasconcelos soube dos actos de vandalismo ao início da manhã de 25 de Maio. Apenas cinco cadeiras e a mesa se aproveitaram, por terem caído em cima de vegetação.


Noutras mesas e cadeiras de plástico da esplanada, que costumam ficar no exterior, não houve sinal de mexidas. Nessa manhã de domingo Paulo Vasconcelos teve de ir para as barreiras e, com a ajuda do filho, içar as cadeiras e mesa com um cordel.


“Já aconteceu chegar para abrir o quiosque e ter de ir buscar cadeiras perto do lago e das casas de banho. Perguntei ao gerente do restaurante se tinham notado alguma coisa e ele disse que não. O certo é que dantes o guarda-nocturno saía por voltas das 22h00, altura em que fechava os portões do jardim. Agora, o portão é fechado às três e quatro da manhã”, explica Paulo Vasconcelos.


Sem querer dizer que os autores do lançamento das cadeiras tenham sido clientes do restaurante que funciona no jardim, realça que as situações referidas começaram a partir da altura em que entrou em funcionamento, em Março passado.


De maneira diferente pensa um dos gerentes do restaurante Portas do Sol. José Luís Vicente diz que a responsabilidade pela segurança do espaço público, como é o caso do jardim, cabe à câmara. Declarou que anteriormente a autarquia dispunha de pessoal em dois turnos, quando agora existe apenas um funcionário que sai às 18h00. “Porque é que essa pessoa não começa a trabalhar às 18h00 e sai à uma ou às duas da manhã quando há mais movimento? Ou então contrate-se uma empresa para ter aqui um vigilante. Eu já pago a concessão por cinco anos e as despesas correntes”, refere o gerente do restaurante. Que garante ter autorização camarária para funcionar até às duas da manhã com a esplanada.


“Eu próprio fui vítima de tentativa de assalto no restaurante nos primeiros dias. Tive de cá ficar na noite seguinte para ver se a visita voltava”, recorda José Luís Vicente, salientando que o responsável do quiosque deveria sentar-se à mesa consigo para solicitarem à câmara que tome as medidas necessárias. Como o reforço da vigilância e da iluminação.


O MIRANTE tentou saber a posição da Câmara de Santarém em relação ao assunto mas tal não foi possível.


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Entroncamento - Fotografia

Jun 2008, 09:15h

No âmbito do 25º Aniversário da Reconstrução da Capela de S. João das Vaginhas (26/06/1983-2008) vai estar patente na Galeria Municipal do Entroncamento de 14 a 26 de Junho uma exposição comemorativa/Documental e Fotográfica. O visitante poderá efectuar, através de documentos e fotografias, uma viagem desde os Festejos de S. João Baptista às actuais Festas de S. João e da Cidade. A exposição pode ser visitada, no horário das 15h30m às 17h30m nos dias da semana e aos fins-de-semana das 15h00 às 20h00.

O evento é organizado por. Luís Batista, Mestre em História Regional e Local e conta com o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento


O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Novo Aeroporto: Governo lança concessão rodoviária de acessibilidades...


07 de Junho de 2008, 09:14

Coruche, Santarém, 07 Jun (Lusa) - O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações anunciou, em Coruche, que, no segundo semestre do ano, provavelmente em Outubro, vai lançar uma concessão rodoviária que envolve várias estradas que irão servir o Novo Aeroporto de Lisboa (NAL).

Mário Lino falava sexta-feira à noite numa sessão pública sobre os impactos do NAL na região, promovida pela Federação Distrital e pela concelhia de Coruche do PS.

Entre essas vias encontra-se o Itinerário Complementar 10 (Santarém/Almeirim/Coruche/Montemor-o-Novo), cujo estudo prévio está em fase de conclusão, e que, segundo o ministro, deverá estar concluído dentro de um ano.

Mário Lino adiantou que mandou rever o estudo prévio do IC 13 (Montijo/Coruche/Mora/Ponte de Sôr/Alter do Chão/Crato/Portalegre), de forma a adaptar esta via à nova procura de tráfego que será gerada pelo NAL.

O IC 10 e o IC 13 partilharão o viaduto que irá atravessar o Vale do Sorraia, uma infra-estrutura há muito defendida pela autarquia, única forma de retirar o trânsito de pesados do interior da vila e de descongestionar as sete pontes à entrada de Coruche.

Mário Lino anunciou ainda que a obra de consolidação de seis das sete pontes que atravessam o Vale do Sorraia, à entrada de Coruche, foi adjudicada à Conduril e que o auto de consignação vai ser assinado este mês.

A obra, orçada em 3 milhões de euros, deverá estar concluída no prazo de um ano, adiantou.

Se o ponto de situação das acessibilidades rodoviárias deixou satisfeito autarcas e população, o ministro já foi mais cauteloso quanto à reivindicação da melhoria do ramal ferroviário Setil/Vendas Novas.

Mário Lino afirmou que, para já, avançam as obras de beneficiação e supressão de passagens de nível, a decorrer de 2008 a 2010, dependendo qualquer outro investimento naquela ferrovia da expectativa de tráfego, o que, disse, está a ser estudado.

"A procura será determinante", afirmou, adiantando que a Linha do Oeste é para desenvolver.

Para Dionísio Mendes, presidente da Câmara Municipal de Coruche (PS), o aproveitamento da ligação Setil/Vendas Novas, ou a criação de uma nova ligação, é fundamental na ligação do Norte e do Oeste ao novo aeroporto e à plataforma logística do Poceirão.


MLL.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Combustíveis: Rádio de Guimarães promove boleias entre os ouvintes

07 de Junho de 2008, 10:00

Guimarães, 07 Jun (Lusa) - O grupo de comunicação social "Santiago" lançou uma campanha de partilha de boleias entre os seus ouvintes com o objectivo de "poupar gasolina e reduzir as despesas", disse hoje à Lusa o presidente do conselho de administração.

Desde quarta-feira que a Rádio Santiago, em Guimarães está a promover esta "partilha de transporte".

"Entre os ouvintes da rádio, os leitores dos jornais Desportivo de Guimarães e Comércio de Guimarães e o site www.guimaraesdigital.com , temos cerca de duzentas mil pessoas que, potencialmente, podem aderir ao projecto", disse à Lusa Handel de Oliveira.

Com os anúncios na rádio, acrescentou o responsável, "começaram também os registos das pessoas que pretendem partilhar boleias, poupando gasolina".

"Todos quantos se deslocam regularmente para o trabalho de automóvel e desejam partilhar o transporte com outras pessoas da sua área de residência, podem encontrar pessoas que estejam numa situação idêntica", referiu o responsável pelo grupo Santiago.

A rádio disponibiliza os serviços administrativos necessários para registar as inscrições de quem oferece boleia, os horários e os locais de partida e de chegada.

São também os serviços daquela empresa de comunicação social que vão cruzar dados e fornecer os contactos de quem procura e de quem oferece a partilha de transporte.

A campanha, a que a Rádio Santiago chamou de "ajuda para a poupança de combustível", pretende "salvar o ambiente e ajudar as finanças dos ouvintes".

"A partilha de transporte reduz, desde logo, os custos a metade e contribui também para a redução da factura energética do país", frisou Handel de Oliveira.

Um dos exemplos indicados pelos responsáveis pela campanha tem a ver com o número de pessoas que, diariamente, se desloca desde a vila das Taipas, no concelho de Guimarães, até à cidade vimaranense.

Centenas de pessoas fazem o percurso entre as duas localidades de manhã e ao final da tarde.

Com os automóveis "partilhados", além da redução do número de carros na estrada, seria também menor o combustível gasto e haveria mais locais para estacionar.

"A rádio é uma plataforma de contacto entre as pessoas que lhes deve permitir viver melhor e encontrar alternativas à crise", salientou o administrador do Grupo Santiago.


EYM.

Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Sintra: Incêndio em prédio faz 24 vítimas - Protecção Civil

Um fogo num quadro eléctrico num prédio em Algueirão-Mem Martins, Sintra, provocou hoje 24 feridos, dos quais cinco foram hospitalizados, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa.

De acordo com a mesma fonte, cerca das 17:30 ocorreu uma "combustão num quadro eléctrico" no número 3 da rua Dr. Coutinho Pais, Torre Forcão, no bairro de Coopalme, que, segundo os moradores, causou um incêndio.

No entanto, à chegada dos bombeiros ao local, "já não havia incêndio", adiantou um elemento do CDOS de Lisboa.

A Protecção Civil afirmou desconhecer a causa da explosão no quadro eléctrico.

O incidente provocou 24 vítimas por "intoxicação por inalação de fumos e queimaduras muito ligeiras", das quais cinco foram transportadas para o Hospital Amadora-Sintra.

Segundo o CDOS, o prédio, de 12 andares, tem "condições de habitabilidade".

No local estiveram 73 homens, apoiados por 26 veículos, de 11 corpos de bombeiros (Sintra, Algueirão, São Pedro, Montelavar, Colares, Queluz, Belas, Almoçageme, Barcarena, Alcabideche, Carnaxide).

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) esteve no local com quatro veículos - duas viaturas médicas, um veículo de catástrofes e um veículo de apoio, com psicólogos.

JH.

Fonte Inf.- Lusa/fim


.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
anulada

...........................
 
Última edição:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Santarém - CAP lamenta ausência de Sócrates na Feira Nacional da Agricultura

8 Jun 2008, 14:47h

O presidente da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) lamentou que o primeiro-ministro não tenha agenda para visitar a mais importante feira agrícola do país e que o ministro da Agricultura se furte a um "verdadeiro diálogo" com os agricultores.

João Machado reagia à ausência, "mais uma vez", do primeiro-ministro, José Sócrates, na Feira Nacional da Agricultura, que foi inaugurada pelo secretário de Estado Adjunto da Agricultura e Pescas, Luís Vieira, em representação do chefe do Governo.

"O senhor primeiro-ministro foi convidado a inaugurar a feira ou a visitar o certame em qualquer um dos nove dias em que decorre, mas foi-nos comunicado que não tinha agenda", disse, afirmando "estranhar" que José Sócrates tenha "sempre tempo para visitar a Ovibeja, no Alentejo, e não o certame mais importante do país".

Ao contrário do que sucedeu em 2006 e 2007, este ano o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA, organizador do certame), que tem a CAP como principal accionista, convidou o ministro da Agricultura, Jaime Silva, para participar no debate sobre o "Exame de Saúde da PAC (Política Agrícola Comum)", agendado para a tarde de dia 13.

Segundo João Machado, o convite a Jaime Silva surgiu na sequência do anúncio dos Estados Gerais da Agricultura, tendo em conta que o CNEMA tinha agendado, no grande auditório, com a participação de 1.200 agricultores, "o grande debate sobre o 'Health Check' da agricultura portuguesa que o senhor ministro ainda não promoveu".

Para o presidente da CAP, os encontros promovidos pelo ministro da Agricultura, primeiro no Parlamento e sexta-feira no IPIMAR (Instituto Nacional de Recursos Biológicos), não podem ser considerados "discussão", uma vez que foram dados três minutos para cada intervenção "sem direito a perguntas e respostas".

"Até ao momento, o senhor ministro não aceitou o nosso convite. Provavelmente não há interesse em vir e discutir" o estado da agricultura portuguesa com as organizações e os agricultores, afirmou.


Jaime Silva foi convidado para a mesa redonda que terá como moderador o eurodeputado Arlindo Cunha e a participação das quatro confederações do sector, "com direito a perguntas e respostas", afirmou.

João Machado assegurou que "não há apaziguamento" nas relações com Jaime Silva, havendo críticas "muito fortes" à forma como conduziu as negociações do PRODER, do Health Check e dos factores de produção, frisando que Portugal não tomou nenhuma medida para baixar o preço do gasóleo, como fizeram a França e a Espanha.


Questionado sobre a ausência do ministro da tutela no mais importante certame do sector, o secretário de Estado Adjunto da Agricultura assegurou que Jaime Silva está "sempre disponível" para reunir com as organizações, incluindo com a CAP, a qual, reconheceu, "tem tido um papel importante" na agricultura nacional.

Luís Vieira invocou motivos de agenda e justificou as presenças na feira de Beja (que tem recebido a visita do primeiro-ministro e do ministro da Agricultura) pela capacidade que a Ovibeja tem tido em se afirmar.

"Mas a Feira Nacional da Agricultura é emblemática", afirmou, notando que o certame está este ano "renovado, com uma imagem mais bonita, com mais expositores, com uma concepção mais aberta, mais arejada" e com "produtos de grande qualidade, mostrando o que de melhor se produz no país".

O MIRANTE
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Alverca - 2600 DVD''s contrafeitos apreendidos no mercado

8 Jun 2008, 09:15h

Um conjunto de 2.602 DVD, 993 CD´s, 73 perfumes e 131 peças de vestuário contrafeitas foi hoje apreendido na Feira de Alverca, numa operação que envolveu a PSP, a Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Inspecção Tributária, disse à Lusa fonte policial. Durante a operação, em que foram levantados dois autos de notícia por crime, foram ainda fiscalizadas 14 tendas e dois restaurantes. Não há registo de qualquer detenção.


O MIRANTE
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
Ponte de Lima: Os 25 anos do Folclore da C.V.P.

O “folclore faz parte da nossa cultura”, lembrou ontem à tarde a quase afónica vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga perante uma multidão que aguardava o início do Festival Folclórico comemorativo dos 25 anos do Grupo Folclórico da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), ontem efusivamente assinalado. 25 anos que premeiam o esforço e persistência dos que contribuíram para que esta comemoração fosse realidade.”Tudo por carolice”, como depois sublinhou a animadora Elisabete, do Inatel.

Intervenções proferidas na abertura do V Festival de Folclore da Delegação de Braga, no âmbito do programa festivo das bodas de prata referidas e que, no palco montado no espaço em frente à Basílica dos Congregados, contou com a participação dos ranchos folclóricos das Lavradeiras de S. Martinho da Gandra (Ponte de Lima), de Santa Maria de Moure (Barcelos) e Santa Maria de Moreira-Santa Tecla de Longos Va-les, concelho de Monção, para além, do Rancho Típico de Esposade, este vindo de Custóias, Matosinhos.
Antes do grupo aniversa-riante iniciar a festa com um malhão que pôs vários pares da assistência a imitar-lhes, entregaram-se fitas comemorativas e ouviram-se discursos.

Fonte: Correio do Minho
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
Alto Minho: Camionistas buzinam de Ponte de Lima a Viana

O aumento do preço dos combustíveis é o principal motivo do buzinão de protesto que camionistas promoveram ontem entre Ponte de Lima e Viana do Castelo, informou fonte da organização.
Manuel Carvalho, presidente do Núcleo de Camionistas do Minho (NUCAMINHO), adiantou à Lusa que o protesto se deve igualmente ao custo das portagens, às limitações de horários de trabalho impostas pela nova legislação e, até, ao pagamento de 21 por cento de IVA na formação profissional.

“Um camionista tem como salário médio uns 500 ou 600 euros. Se não puder fa-zer umas obras extra, como qualquer trabalhador, e se tiver que levar em cima com aumentos brutais do preço dos combustíveis e das portagens, como vai sobreviver?”, questionou.
Segundo o responsável do NUCAMINHO, é também “inadmissível” a cobrança de 21 por cento de IVA na formação profissional dos camionistas. “Por uma formação que custe uns 300 euros, vamos ainda pagar mais uns 100 de imposto”, criticou.

Por isso, ontem, e por ocasião do oitavo encontro de camionistas, o NUCA-MINHO vai aproveitar o dia de festa para também fazer ouvir as suas buzinas de protesto, ao longo da estrada que liga Ponte de Lima a Viana do Castelo.
“Podemos dizer que, este ano, vai ser uma festa-protesto ou uma festa com protesto dentro”, acrescentou Manuel Carvalho.

Fonte: Correio do Minho
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
Cávado: Animais subiram à serra para a bênção

O santuário de Santo António de Mixões da Serra, em Valdreu, concelho de Vila Verde, foi ontem palco de romaria para pessoas e animais. Continuam a ser muitos os que fazem questão de levar os seus animais à bênção.
Cavalos, gado bovino e cães enchem, todos os anos, o recinto do santuário, repetindo a tradição. Maria Alves, de Ponte da Barca já vem ao Santo António de Mixões da Serra desde pequena. Hoje, com 70 anos, faz questão de trazer duas das suas três vacas de raça barrosã para benzer. “O primeiro ano que cá vim, o meu pai teve de me pôr a cavalo de uma vaca para eu aguentar” contou ontem ao “Correio do Minho”.

Desde que os pais faleceram, Maria Alves dá continuidade à tradição de trazer os animais. “Gosto muito de cá vir”, confessa, acrescentando que a “bênção tem dado sorte”.
David Ferraz, da freguesia vilaverdense de Moure, vem pelo gosto de ver os animais, mais do que pela fé.
Mas ontem notou que havia “pouco gado em relação a anos anteriores”.
David Ferraz atribui o decréscimo aos custos para o transporte dos animais. É preciso ter guias de transporte e fica caro para quem paga o transporte.
Mesmo assim, espera que esta “bonita tradição se mantenha”.
Daniel Abreu, de Ponte da Barca, não falha uma bênção dos animais por altura do Santo António de Mixões da Serra. Ontem, levou dois bois de raça minhota que já foram premiados em concurso o ano passado.

Bênção dos animais escolhida para o brasão de Valdreu

A missa campal e sermão em honra de Santo António, no santuário de Mixões da Serra, foi ontem aproveitada para benzer o brasão da freguesia de Valdreu.
A bênção dos animais é a imagem que se destaca no brasão que a freguesia adoptou.
Esta tradição é um dos momentos marcantes de Santo António de Mixões da Serra. Muitas pessoas aproveitam para fazer piquenique com a família e amigos, trazendo farnel de casa.
Rodrigo Silva assistiu ontem, pela primeira vez, à bênção dos animais e gostou da festa.
Mas se quiser assistir à bênção, tem de ir cedo porque é uma romaria de carros a subir a serra e torna-se difícil encontrar lugar para estacionar.
O espaço envolvente ao santuário dá lugar às tendas de venda ambulante e de petiscos.
O Santo António de Mixões da Serra prossegue até sexta-feira.

Fonte: Correio do Minho
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Açores: Governo anuncia redução do IRS


09 de Junho de 2008, 14:27

Ponta Delgada, 09 Jun (Lusa) - O Governo açoriano anunciou hoje uma redução das taxas de IRS em vigor no arquipélago de 30 por cento para o escalão de rendimento mais baixo e de 25 por cento para o segundo escalão.

A medida fiscal foi tomada em Conselho do Governo que se reuniu sexta-feira e anunciada hoje, na ilha Terceira, pelo vice-presidente do executivo açoriano, Sérgio Ávila.

O executivo decidiu assim, "reduzir as taxas de IRS, com maior impacto nos escalões de menores rendimentos, descendo em 30 por cento a taxa do imposto a aplicar no escalão de rendimento mais baixo e de 25 por cento no caso do segundo escalão", explicou o governante açoriano.

Segundo Sérgio Ávila, esta alteração permitirá que 50.727 famílias (um total de cerca de 78 mil açorianos) passem a beneficiar de uma redução de 30 por cento na taxa de IRS em relação à totalidade dos seus rendimentos e que os restantes 67.840 contribuintes beneficiem de uma redução de IRS a pagar, numa parte significativa dos seus rendimentos colectáveis.

"Esta medida irá aumentar o rendimento disponível de todas as famílias açorianas, beneficiando particularmente as famílias com menos recursos", afirmou o vice-presidente do Governo.

O titular da pasta das Finanças adiantou ainda que com a redução proposta de IRS, "todos os açorianos, a partir de 01 de Janeiro de 2009, irão pagar menos impostos sobre o rendimento do seu trabalho e assim aumentar a sua remuneração líquida".

"Além da redução do IRS, o Governo dos Açores já deliberou reduzir, a partir de 01 de Julho, a taxa do IVA em um ponto percentual, como forma de reduzir os custos sobre a aquisição de bens e serviços", reafirmou Sérgio Ávila.

Também em Janeiro de 2009, vai ser implementado um complemento regional ao Abono de Família, o que representa anualmente um investimento superior a 2,6 milhões de euros.

Além disso, estão previstos apoios suplementares às famílias com filhos a estudar no Ensino Superior ou em cursos de formação pós-secundários, assim como aumentar em cinco por cento o Complemento Regional de Pensão, adiantou Sérgio Ávila.


PC.

Lusa
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Este é socialista, o do continente n é,
é nestas alturas de crise q se vêm os bons governantes.
Parabéns aos açorianos pelo presidente q têm :36_2_51: :36_2_51:
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo