Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Kamui Kobayashi e Sergio Perez destapam o Sauber C30

368x276


Estreia do novo monolugar da Sauber terá lugar esta terça-feira no circuito de Valência, no primeiro dia de testes de pré-temporada

A Sauber F1 Team apresentou esta segunda-feira, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, o novo C30, o monolugar com que a escuderia suíça vai enfrentar a nova temporada de Fórmula 1.

O novo «bólide» da escuderia de Peter Sauber está equipado com um motor Ferrari, e destaca-se, em termos estéticos, pelo «nariz» elevado e o patrocínio da Telmex, patrocinador que pagou o lugar de Sergio Pérez, piloto mexicano que fará dupla com o japonês Kamui Kobayashi.

«Ao desenvolvermos o C30-Ferrari, o nosso objectivo foi manter os pontos forte do C29 e eliminar os fracos», referiu James Key, director técnico da equipa. «Para além disso, é importante para nós irmos para os testes de Inverno com um carro que ‘percebemos’. Haverá muito para aprender com os novos pneu Pirelli e, em relação a este tema, queremos garantir que não existirão surpresas», acrescentou o responsável da escuderia.

Para Peter Sauber, o objectivo é claro, a presença regular nos lugares pontuáveis: “Queremos estar regularmente nos lugares pontuáveis, e melhorar a nossa posição no Mundial de Construtores. Em 2010, comemoramos o 41º aniversário da escuderia, e foi um dos mais difíceis da nossa história”.

A estreia do C30 em pista terá lugar amanhã (terça-feira) no circuito de Valência, durante o primeiro dia dos primeiros testes colectivos de pré-temporada.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Lotus Renault mostrou R31 e confirmou Senna como piloto de testes

368x276


Novo monolugar da Lotus Renault recupera a mítica pintura preta e dourada dos antigos carros da Lotus

A Lotus Renault, antiga Renault F1 Team, apresentou hoje no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, o seu novo monolugar, o R31, para o Mundial de Fórmula 1 de 2010 – na mesma cerimónia confirmou que Bruno Senna, sobrinho de Ayrton Senna, será piloto de testes da escuderia. A escuderia foi a quarta a apresentar o novo monolugar para 2011, depois da Ferrari, Lotus e Sauber - as duas últimas, também nesta segunda-feira, sendo que os suíços recorreram igualmente ao Circuito Ricardo Tormo, em Valência, como cenário.

No circuito espanhol, e a anteceder três dias de testes no circuito Ricardo Tormo, a Lotus Renault confirmou o regresso das míticas cores da «John Player Special» preto e dourado da década de oitenta, na sequência do acordo com a Lotus Group.

Ao volante do novo R31 estarão novamente o polaco Robert Kubica e o russo Vitaly Petrov, tendo Bruno Senna, Romain Grosjean, Jan Charouz, Ho-Ping Tung e Fairuz Fauzy como pilotos de teste e reserva.

Pronto para iniciar a sua segunda temporada na formação, Robert Kubica traça um objectivo: a luta pelo pódio com Red Bull, Ferrari e McLaren.

“O meu objectivo, como sempre, é alcançar um bom desempenho e ser consistente ao longo do ano. Essa é a meta para qualquer piloto. Neste momento, é difícil saber o quão competitivo o nosso conjunto vai ser, mas os engenheiros decidiram avançar para um design inovador, o que é bom”, referiu Kubica.

“Esperamos dar um novo passo em termos de desempenho, com vista a disputar as posições cimeiras com equipas como a Ferrari, McLaren e Red Bull. Sabemos que isso não será fácil, mas vamos trabalhar para ter a certeza que podemos fazer parte dessa luta”, acrescentou.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
368x276


Escuderia alemã mostrou novo monolugar antes da apresentação oficial, no circuito de Valência

A Mercedes divulgou a primeira imagem do novo monolugar para o Mundial de Fórmula 1 de 2011, o MGP W02, antes da sua apresentação oficial, agendada para a próxima terça-feira, em Valência.

Na imagem, é possível perceber mudanças significativas na dianteira do monolugar e na pintura, nomeadamente na apresentação do patrocinador da escuderia alemã, a Petronas.

A escuderia, liderada pelo mediático Ross Brawn, terá novamente como dupla de pilotos, os alemães Michael Schumacher e Nico Rosberg.

Até ao momento, apenas a Ferrari apresentou a sua nova máquina, o Ferrari F150, para a próxima temporada.

Calendário do lançamento dos novos monolugares:

31 de Janeiro - Lotus Renault, Valência, Espanha
31 de Janeiro – Sauber, Valência, Espanha
1 de Fevereiro - Red Bull, Valência, Espanha
1 de Fevereiro - Team Lotus, Valência, Espanha
1 de Fevereiro - Mercedes, Valência, Espanha
1 de Fevereiro - Toro Rosso, Valência, Espanha
1 de Fevereiro – Williams, Valência, Espanha
4 de Fevereiro – McLaren, Berlim, Alemanha
7 de Fevereiro - Marussia Virgin, Londres, Inglaterra
10 de Fevereiro - Force India, Jerez, Espanha
Data a anunciar – Hispania

Testes Pré-Temporada

1,2 e 3 de Fevereiro - Circuito Ricardo Tormo de Cheste (Valência)
10,11,12 e 13 de Fevereiro - Circuito de Jerez (Jerez de la Frontera, Cádiz)
18,19,20 e 21 de Fevereiro - Circuito de Montmeló (Barcelona)
3,4,5 e 6 de Março - Circuito Internacional de Bahrein (Shakir, Bahrein)

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Williams apresenta o novo FW33/Cosworth

Escuderia britânica está optimista para a nova temporada, tendo o patrão Frank Williams garantido que quer voltar a chegar perto das equipas da frente

A Williams divulgou as imagens do novo FW33/Cosworth, monolugar com que irá correr no Mundial de Fórmula 1 de 2011, e que se estreia esta tarde no circuito de Valência. O novo monolugar apresenta-se no circuito espanhol com cores ainda «temporárias», mas já se pode perceber que terá «nariz» elevado e laterais esculpidas.

A escuderia britânica está optimista para a nova temporada de Fórmula 1, tendo o patrão Frank Williams garantido que quer voltar a chegar perto das equipas da frente.

A Williams parte para a nova temporada com dois sul-americanos ao volante do novo FW33, o brasileiro Rubens Barrichello e o venezuelano Pastor Maldonado, vencedor do GP2 em 2010.

“A nossa ambição é voltar à frente da grelha. Sabemos que não será fácil. Mas esperamos que o novo carro nos aproxime mais dos líderes do que em 2010”, referiu Frank Williams.

Também o director técnico da equipa se mostrou optimista para a nova temporada, apesar de reconhecer que ainda não sabe como estão os adversários. “Antes de começar, nunca sabemos como se vai comportar a concorrência. Mas estamos otimistas. Pensamos que temos um bom carro. Mas vamos ter uma melhor perspectiva nas próximas semanas”, referiu Sam Michael.

Com problemas de liquidez, depois da saída de alguns dos principais patrocinadores, a escuderia britânica precisa de fazer uma boa temporada para recuperar financeiramente.

Em 2010, Barrichelo foi 10.º classificado no mundial de pilotos e a Williams ficou em sexto nos construtores, com menos 429 pontos do que a campeã Red Bull.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Vettel entra «a todo o gás» nos testes de pré-temporada

Piloto alemão foi o mais rápido no primeiro dia de testes de pré-temporada, que decorrem até quinta-feira no circuito Ricardo Tormo, em Valência

Sebastian Vettel (Red Bull) foi hoje o piloto mais rápido no primeiro dia de testes oficiais para a nova temporada de Fórmula 1, que decorrem no circuito de Valência (Espanha) até quinta-feira. O campeão do mundo realizou 93 voltas, registando como melhor marca o tempo de 1m13,769s, superando o piloto de testes da Force India, Nico Hülkenberg, por 0,169s.

Com o terceiro melhor tempo outro piloto de reserva, neste caso o britânico Gary Paffett (McLaren-Mercedes), com um tempo de 1.14,292s. Na estreia como piloto de testes da Force India, o escocês Paul di Resta, conseguiu o quarto melhor registo, a 0,692s de Vettel.

Fernando Alonso (Ferrari), que liderou na parte da manhã fechou o dia com o melhor tempo de 1.14,553s, protagonizando ainda uma situação de bandeiras vermelhas, quando o F150 parou em pista, numa altura em que faltava apenas um minuto para o final da sessão.

As restantes equipas que participaram nos testes com carros novos deram primazia a ajustes, ficando longe dos melhores tempos. A Williams, por exemplo, terminou com o 11º tempo, com 1min17s335 após 78 voltas realizadas.

Michael Schumacher, da Mercedes, participou nos testes durante a tarde, alcançando o nono melhor tempo, batendo o colega de equipa, Nico Rosberg, o pior no primeiro dia de testes.

Auto Portal
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
As novas “armas”

Após as apresentações de ontem, iniciaram-se hoje os testes de pré-temporada em Valência (no autódromo e não no circuito citadino) com mais quatro equipas a apresentarem as suas novas “armas” com as quais lutarão pelo título deste ano.

Red Bull
redbull1c.jpg


O RB7, a "arma" dos campeões do mundo.

Os campeões do mundo eram aqueles para os quais todos os fãs de Fórmula 1 olhavam: com o primeiro título conquistado em 2010, os austríacos tinham uma grande pressão sobre eles para demonstrar que não se tratara de um sucesso fugaz, mas sim de um processo de ascensão e manutenção no topo da maior competição de automobilismo.

O novo carro, por isso, é mais uma evolução do seu antecessor, com o novo RB7 a apostar nos pontos fortes do RB6, bem como em alguns conceitos novos para acomodar as regras de 2011, no entanto não aparentam ser uma revolução completa. No geral, o carro parece estar digno de campeões mundiais (liderou o treino de hoje com Vettel).

Toro Rosso
tororosso1n.jpg


O projecto de Faenza.

Após se ter separado da “irmã mais velha”, a Red Bull, no ano passado, a Toro Rosso tem vindo a depender da sua estrutura técnica para projectar os seus novos monolugares, e não do projectista Adrian Newey. Os efeitos desta medida têm-se vindo a fazer sentir, com os italianos a terem perdido muito terreno para os rivais, tendo-se limitado a bater as equipas novas em 2010. Muito pouco, de facto…

O novo monolugar, por isso, não surpreendeu, com as soluções aerodinâmicos a parecerem algo ultrapassadas, como o “nariz” mais baixo até agora. Prevê-se mais um ano complicado para os lados de Faenza, ainda para mais com a melhoria de performance prevista da Lotus, por exemplo.

Williams
williams1g.jpg


A mudança radical de estilo no novo Williams.

Pelo segundo ano consecutivo, a Williams recorre a uma autêntica revolução no seu projecto na tentativa de sair do anonimato, e de volta às vitórias (que não atinge desde 2004). Depois de ter perdido múltiplos patrocinadores para este ano (RBS, Air Asia, Allianz, Phillips,…), os britânicos viram-se forçados a contratar o venezuelano Pastor Maldonado (campeão da GP2) de modo a obter o patrocínio de quase 20 milhões de euros da PDVSA.

O resultado é um monolugar vazio de patrocínios, mas a equipa já afirmou que não se trata da pintura definitiva. A ver vamos… Enfim, no geral o carro apresenta algumas linhas interessantes, pelo que esperemos que, finalmente, a Williams consiga regressaràs performances que nos habituou nos seus tempos dourados.



Gazeta Press
 

The Cure

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2008
Mensagens
281
Gostos Recebidos
0
Veja a asa ajustável do C30 da Sauber, nos testes de Valência

 
Última edição:

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Robert Kubica «vence» primeira sessão de testes de pré-temporada

368x276


Mais rápido no terceiro e último dia de testes, piloto polaco foi também o mais rápido no cômputo geral dos três dias de testes em Valência

Robert Kubica, aos comandos do novo Lotus-Renault R31, foi o piloto mais veloz do terceiro e último dia de testes oficiais para a nova temporada de Fórmula 1, no circuito Ricardo Tormo, em Valência. Com o tempo de 1m13,144s registado na parte da tarde do último dia de testes, o piloto polaco foi também o mais rápido no cômputo geral dos três dias de testes.

Adrian Sutil, com o «velhinho» Force India da temporada passada ficou com o segundo melhor tempo 1min13s201, alcançado na parte da manhã. O piloto alemão foi também aquele que mais voltas cumpriu ao traçado espanhol – 117 voltas.

Jenson Button (McLaren Mercedes) também não melhorou a marca que estabeleceu pela manhã e encerrou os testes em Valência com 1min13s533 como melhor marca, terceiro melhor na tabela de tempos.

Mark Webber foi hoje o piloto de serviço da Red Bull, tendo alcançado a quarta melhor marca - 1min13s936 -, à frente do Ferrari F150 de Felipe Massa, que registou como melhor tempo marca de 1min14s017 durante as 80 voltas que realizou da parte da tarde.

Felipe Massa parte motor do novo Ferrari F150

O primeiro e único dia de testes do brasileiro com o novo Ferrari F150 nesta sessão de testes em Valência ficou marcado por uma fuga de óleo no motor do Ferrari, que acabou por dar origem a um pequeno incêndio logo pela manhã.

A «caravana» da Fórmula 1 ruma agora em direcção ao circuito de Jerez de La Frontera, palco da segunda sessão de testes de pré-temporada, que decorrerá entre os próximos dias 10 e 13 de Fevereiro.

Tempos do terceiro dia de testes em Valência:

1. Robert Kubica (POL/Lotus Renault GP): 1min13s144
2. Adrian Sutil (ALE/Force India Ferrari): 1min13s201
3. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes): 1min13s553
4. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): 1min13s936
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min14s017
6. Timo Glock (ALE/Virgin Cosworth): 1min14s207
7. Pastor Maldonado (VEN/Williams Cosworth): 1min14s299
8. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): 1min14s469
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min14s537
10. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso Ferrari): 1min14s801
11. Narain Karthikeyan (IND/Hispania Cosworth): 1min16s535
12. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus Renault): sem tempo

Auto Sport
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Mercedes mostra-se contra ideia de três carros por equipa

Medida é defendida por Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, que prefere três carros por equipa em lugar das pequenas equipas

Norbert Haug, director desportivo da Mercedes Grand Prix, mostra-se totalmente contra a ideia de três carros por equipa na Fórmula 1. A medida é defendida por Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, que prefere três carros por equipa em lugar das pequenas equipas como é o caso da Hispania, Virgin e Lotus - o responsável italiano acredita que introdução de um terceiro carro iria aumentar a competitividade e acabar com com o que chama de “carros com qualidade inferior à dos GP2”.

No entanto, Norbert Haug segue um discurso oposto ao de Montezemolo, afirmando que a Mercedes fará tudo o que estiver ao alcance para impedir que a ideia do presidente da Ferrari vá para a frente.

“Três carros por equipa é algo que nós não apoiamos”, afirmou o alemão em entrevista ao site holandês «F1 Today», durante os testes que terminam esta quinta-feira em Valência.

Montezemolo insiste: "Três carros por equipa fazem mais sentido"

O responsável alemão vê a introdução de um terceiro carro como o fim da existência de equipas menos endinheiradas na competição, e defende que tudo se mantenha como está.

“Seria desastroso para as equipas pequenas, por isso vemos a actual situação como a mais saudável. Se pudermos evitar ter três carros por equipa, tudo faremos”, acrescentou Haug.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Sutil leva Force India ao topo na manhã azarada de Felipe Massa

368x276


Piloto alemão foi o mais rápido durante a sessão da manhã do último dia de testes de pré-temporada no circuito de Valência

Adrian Sutil levou o «velhinho» Force India da temporada passada ao topo da tabela de tempos na manhã do terceiro e último dia dos testes de pré-temporada que estão a decorrer no circuito Ricardo Tormo, em Valência. O piloto alemão bateu os tempos alcançados por Sebastian Vettel e Fernando Alonso dos dois primeiros dias ao registar como melhor marca o tempo de 1min13s201, à frente do britânico Jenson Button, da McLaren, segundo melhor nesta quinta-feira, a pouco mais de 0,3s do tempo de Sutil.

Michael Schumacher levou o novo monolugar da Mercedes até ao terceiro melhor tempo da sessão, com a marca de 1m14s537. Mark Webber, Pastor Maldonado e Sebastien Buemi completaram a tabela dos seis melhores tempos de uma sessão que foi interrompida por trinta minutos devido ao incêndio no Ferrari F150 de Felipe Massa.

Felipe Massa parte motor do novo Ferrari F150 (fotos)

O piloto brasileiro não conseguiu realizar mais do que 12 voltas à pista, depois de um princípio de incêndio despoletar no motor, obrigando inclusivamente à intervenção dos comissários de pista, de forma a evitar que as chamas se propagassem.

Entretanto, os técnicos da Ferrari tentam recuperar o F150 de forma a permitir a Felipe Massa participar na sessão de treinos que terá lugar durante a tarde no circuito espanhol.

Tempos da manhã no terceiro dia de testes em Valência:

1. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min13s201 (63 voltas)
2. Jenson Button (ING/McLaren), a 0s352 (42)
3. Robert Kubica (POL/Renault), a 0s692 (41)
4. Sergio Perez (MEX/Sauber), a 1s257 (58)
5. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s336 (46)
6. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1s383 (70)
7. Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1s643 (55)
8. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1s879 (52)
9. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin), a 2s412 (79)
10. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s412 (12)
11. Narain Karthikeyan (IND/Hispania), a 3s796 (41)
12. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault) - sem tempo

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
McLaren Mercedes «constrói» novo MP4 26 nas ruas de Berlim

368x276


Ao invés de levantar um pano, alguns mecânicos da McLaren foram montando algumas partes do novo carro da McLaren na praça Potsdamer Platz

A McLaren apresentou esta sexta-feira, na Potsdamer Platz, em Berlim, Alemanha, o MP4-26, o novo monolugar da escuderia britânica para o Mundial de Fórmula 1 de 2011. Para o efeito, a escuderia britânica procedeu a uma cerimónia de apresentação muito diferente do que é habitual: o novo monolugar foi sendo 'construído' pelos mecânicos da McLaren Mercedes, que foram montando algumas partes do carro, perante uma grande multidão que, aos poucos, se foi reunindo junto dos edifícios da Vodafone, patrocinador da McLaren.

Assim, ao invés de simplesmente levantar um pano para desvendar o novo monolugar, alguns mecânicos foram montando algumas partes do carro, com os dois pilotos da equipa, Jenson Button e Lewis Hamilton, a serem os responsáveis pela montagem das últimas partes do carro.

A escuderia britânica havia prometido uma imagem arrojada e cumpriu… O McLaren-Mercedes MP4-26 mantém o «nariz» em posição elevada, mas a asa dianteira foi bastante trabalhada apresentando alguns detalhes interessantes nas laterais e na secção central. Além disso, os flancos foram, igualmente, bastante trabalhados e apresentam um desenho arrojado, o mesmo acontece com a tomada de ar para o motor, agora dividida em duas.

Robert Kubica «voa» no último dia de testes em Valência

A escuderia britânica, que volta a contar com a dupla britânica Jenson Button e Lewis Hamiton, optou por não levar o novo carro para os primeiros testes da temporada, que decorreram nesta semana, em Valência, recorrendo antes ao monolugar da temporada passada para avaliar diversos novos componentes.

Jenson Button acredita que a equipa saiu beneficiada por lançar o novo carro três dias depois das principais rivais: "Tenho a certeza que eles estão a dizer que tiveram vantagem, também porque testaram o novo carro, mas acho que assim tivemos mais tempo para desenvolver o novo carro", afirmou o piloto, explicando a estratégia adoptada pela equipa.

"Para nós foi melhor correr em Valência com o carro antigo para que pudéssemos avaliar melhor a mudança de pneus", acrescentou.

A escuderia britânica vai estrear o novo MP4-26 no primeiro dia de testes da segunda bateria de testes de pré-temporada, que têm lugar na próxima semana no circuito de Jerez de La Frontera, em Espanha.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Mercedes contra três carros por equipa

Medida é defendida por Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, que prefere três carros por equipa em lugar das pequenas equipas

orbert Haug, director desportivo da Mercedes Grand Prix, mostra-se totalmente contra a ideia de três carros por equipa na Fórmula 1. A medida é defendida por Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, que prefere três carros por equipa em lugar das pequenas equipas como é o caso da Hispania, Virgin e Lotus - o responsável italiano acredita que introdução de um terceiro carro iria aumentar a competitividade e acabar com com o que chama de “carros com qualidade inferior à dos GP2”.

No entanto, Norbert Haug segue um discurso oposto ao de Montezemolo, afirmando que a Mercedes fará tudo o que estiver ao alcance para impedir que a ideia do presidente da Ferrari vá para a frente.

“Três carros por equipa é algo que nós não apoiamos”, afirmou o alemão em entrevista ao site holandês «F1 Today», durante os testes que terminam esta quinta-feira em Valência.

Montezemolo insiste: "Três carros por equipa fazem mais sentido"

O responsável alemão vê a introdução de um terceiro carro como o fim da existência de equipas menos endinheiradas na competição, e defende que tudo se mantenha como está.

“Seria desastroso para as equipas pequenas, por isso vemos a actual situação como a mais saudável. Se pudermos evitar ter três carros por equipa, tudo faremos”, acrescentou Haug.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Ferrari aprova «zonas de ultrapassagem» na Fórmula 1

368x276


FIA pretende criar uma zona de ultrapassagem, limitada a 600 metros, para a utilização das asas traseiras ajustáveis

Aldo Costa, director técnico da Ferrari, aprova a ideia sugerida pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) na criação de «zonas de ultrapassagem» para facilitar a adaptação dos pilotos à utilização das asas traseiras ajustáveis - uma das novidades para a nova temporada de Fórmula 1.

A FIA pretende criar uma zona de ultrapassagem para a utilização das asas traseiras ajustáveis, limitada a 600 metros onde o piloto perseguidor, que esteja a menos de um segundo do monolugar da frente, possa activar o sistema, ganhando dessa forma cerca de 10 a 12 km/h de velocidade adicional, permitindo-lhe uma pequena e não clara vantagem.

Aldo Costa considera que a distância ideal deveria ser superior a 600 metros, mas elogiou a iniciativa por parte da FIA em tentar melhorar o espectáculo nas corridas.

"Do nosso ponto de vista, achamos que 600 metros está no limite do aceitável. Para uma ultrapassagem, achamos que é preciso mais, mas a FIA quer começar de uma situação difícil, não com ultrapassagens fáceis, o que não seria tão bom para o espectáculo", afirmou o responsável.

"Assim, entendemos e concordamos com o conceito apresentado, mas os nossos números revelam que [a área] é pequena demais."

Os primeiros testes com a «zona de ultrapassagem» terão lugar nos testes oficiais de Jerez de la Frontera, na próxima semana, com a avaliação definitiva a ter lugar na última bateria de testes de pré-temporada, no Bahrain, poucos dias antes da primeira corrida.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Robert Kubica «voa» no último dia de testes em Valência

368x276


Mais rápido no terceiro e último dia de testes, piloto polaco foi também o mais rápido no cômputo geral dos três dias de testes em Valência

Robert Kubica, aos comandos do novo Lotus-Renault R31, foi o piloto mais veloz do terceiro e último dia de testes oficiais para a nova temporada de Fórmula 1, no circuito Ricardo Tormo, em Valência. Com o tempo de 1m13,144s registado na parte da tarde do último dia de testes, o piloto polaco foi também o mais rápido no cômputo geral dos três dias de testes.

Adrian Sutil, com o «velhinho» Force India da temporada passada ficou com o segundo melhor tempo 1min13s201, alcançado na parte da manhã. O piloto alemão foi também aquele que mais voltas cumpriu ao traçado espanhol – 117 voltas.

Jenson Button (McLaren Mercedes) também não melhorou a marca que estabeleceu pela manhã e encerrou os testes em Valência com 1min13s533 como melhor marca, terceiro melhor na tabela de tempos.

Mark Webber foi hoje o piloto de serviço da Red Bull, tendo alcançado a quarta melhor marca - 1min13s936 -, à frente do Ferrari F150 de Felipe Massa, que registou como melhor tempo marca de 1min14s017 durante as 80 voltas que realizou da parte da tarde.

Felipe Massa parte motor do novo Ferrari F150

O primeiro e único dia de testes do brasileiro com o novo Ferrari F150 nesta sessão de testes em Valência ficou marcado por uma fuga de óleo no motor do Ferrari, que acabou por dar origem a um pequeno incêndio logo pela manhã.

A «caravana» da Fórmula 1 ruma agora em direcção ao circuito de Jerez de La Frontera, palco da segunda sessão de testes de pré-temporada, que decorrerá entre os próximos dias 10 e 13 de Fevereiro.

Tempos do terceiro dia de testes em Valência:

1. Robert Kubica (POL/Lotus Renault GP): 1min13s144
2. Adrian Sutil (ALE/Force India Ferrari): 1min13s201
3. Jenson Button (GBR/McLaren Mercedes): 1min13s553
4. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): 1min13s936
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari): 1min14s017
6. Timo Glock (ALE/Virgin Cosworth): 1min14s207
7. Pastor Maldonado (VEN/Williams Cosworth): 1min14s299
8. Sergio Perez (MEX/Sauber Ferrari): 1min14s469
9. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): 1min14s537
10. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso Ferrari): 1min14s801
11. Narain Karthikeyan (IND/Hispania Cosworth): 1min16s535
12. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus Renault): sem tempo

Auto Portal
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Hamilton confiante para a nova temporada


A cerca de um mês do início do Mundial, agendado para o Bahrein, a escuderia britânica expôs pela primeira vez o novo “bólide”, que segue a tendência já notada nos novos modelos das rivais Ferrari, Red Bull e Renault: mais alto e mais estreito.

A equipa de Fórmula 1 McLaren apresentou hoje o seu novo MP4/26, na emblemática Postdamer Platz, em Berlim, e o seu piloto britânico, Lewis Hamilton, mostrou-se «relaxado, mas determinado» em levar a cabo uma boa temporada de 2011.

«Parto para a época com um estado de espírito relaxado, mas determinado. Não economizei esforços na preparação física neste Inverno e sinto-me em forma, em todos os capítulos, mais concentrado e fresco do que na primeira temporada de Fórmula 1, em 2007», declarou o colega de também britânico Jenson Button.

Após os primeiros testes da época, esta semana em Valência, ainda com o monologar do ano passado, a McLaren e as restantes equipas voltam a treinar e a experimentar soluções entre 10 e 13 de Fevereiro, no também espanhol circuito de Jerez de La Frontera.

Antes disso, Tarragona será o próximo destino, especificamente a pista de alta velocidade “Idiana Proving Ground” para uma sessão de filmagens.



sapo desporto

______________
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Lewis Hamilton não está preocupado com excesso de botões

368x276


Piloto britânico considera que a situação é complicada, mas que todos estão no mesmo barco e espera que as equipas encontrem soluções para minimizar as dificuldades

As críticas de Aldo Costa, director técnico da Ferrari, ao excesso de botões nos volantes dos novos monolugares de Fórmula 1 – muito devido ao regresso do sistema KERS e da introdução da asa traseira ajustável – não encontraram em Lewis Hamilton um aliado.

O piloto britânico, campeão de 2008, considera que a situação é complicada, mas idêntica para todos e, além disso, passa a ser uma responsabilidade acrescida para as equipas encontrarem soluções de modo a facilitar o trabalho dos pilotos.

“Estamos sempre no limite, então quando nos dão mais coisas para fazer, estão a elevar-nos ainda mais esse limite. Mas estamos todos no mesmo barco, com excepção das equipas que não vai usar o KERS. Para as equipas, o desafio é tornar o mais simples possível. Os nossos engenheiros apresentaram algumas boas ideias e tornaram tudo um pouco mais fácil de utilizar”, revelou o piloto britânico.

Barrichello revela preocupação com excesso de botões no volante

No entanto, Hamilton admitiu que em certas situações – como nas sessões de classificação – os pilotos podem ter dificuldades com tanto aparato. “Ok, quando estivermos em aceleração máxima numa volta de classificação, usar o KERS e a asa traseira deverá tonar-se difícil, mas nas corridas não devemos ter problemas”, analisou.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Bernie Ecclestone: "Sebastian Vettel vai pilotar pela Ferrari um dia"

368x276


«Patrão» da Fórmula 1 está firmemente convicto que o piloto alemão irá um dia pilotar para a Ferrari

Bernie Ecclestone, mais conhecido como o «patrão» da Fórmula 1, acredita que Sebastian Vettel irá um dia pilotar pela Ferrari num futuro não muito longínquo. Numa entrevista ao jornal italiano «La Repubblica», o detentor dos direitos comerciais da F1 foi inquirido acerca dessa possibilidade e a sua resposta não poderia ter sido mais clara.

"Sim, o Sebastian vai pilotar pela Ferrari, um dia. Todos os pilotos, nalgum ponto da sua carreira, têm o desejo de pilotar pela Ferrari. É por isso que praticamente todos os grandes por lá passaram", respondeu o britânico, negando que faça estas declarações para apelar à comunicação social italiana. "Não, acredito sinceramente que sim. A Ferrari é algo de realmente especial. É um pouco como os cantores. Os maiores querem sempre cantar nos palcos mais importantes", considerou.

"Sebastian Vettel daria um bom genro"

Na mesma entrevista, Ecclestone foi «desafiado» a escolher a sua equipa ideal, com dois pilotos e três elementos da equipa técnica, com o britânico a mostrar alguma indecisão entre escolher Alonso ou Jenson Button para fazer dupla com Vettel.

"Para técnico escolheria [Adrian] Newey da Red Bull e lhe diria para escolher quem quisesse. Para os pilotos deveria dizer Alonso e Vettel. Mas depois não funcionava. Seria muito difícil de gerir. Provavelmente, escolheria o Button. No final de contas, o Jenson é um rapaz com que é fácil de lidar e é muito veloz. Assim, Vettel e Button".

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Tiago Monteiro: "Vai ser muito díficil para Narain Karthikeyan"

368x276


Piloto português, antigo colega de equipa de Narain Karthikeyan na Jordan, acredita que o indiano terá dificuldades na sua adaptação à actual F1

Tiago Monteiro, antigo colega de equipa de Narain Karthikeyan na Jordan, acredita que o piloto indiano terá grandes dificuldades na sua readaptação à Fórmula 1 depois de uma ausência de cinco anos.

O português explica que o facto de Karthikeyan ter estado afastado das competições ao mais alto nível, nomeadamente nos monolugares, poderá ser um problema, pelo menos no início, no seu regresso à Fórmula 1, com a escuderia espanhola Hispania (HRT).

"Vai ser muito, muito difícil. Tenho a certeza que ele irá acabar por ficar bem, pois é um piloto rápido, mas esteve longe da competição ao mais alto nível por muito tempo", afirmou Tiago Monteiro.

Hispania confirma regresso de Narain Karthikeyan

"É certo que ele fez algumas corridas na Superleague, mas é um carro completamente diferente. Como sabemos, não há muitos testes, por isso será difícil para ele se adaptar. Além do carro não o ajudar em nada", acrescenta Monteiro sobre o piloto indiano, até ao momento, o único piloto confirmado pela Hispania para a nova temporada.

"Mas tenho a certeza de que fará algumas boas corridas”, acredita o piloto português, acrescentando que “as pessoas não podem esperar milagres, já que a HRT não atravessa um bom momento, não será fácil, mas acredito que ele será suficientemente forte".

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Force India confirma data de lançamento do novo monolugar

368x276


Apresentação do novo bólide da escuderia indiana terá transmissão em directo no site oficial

A Force India confirmou o lançamento do novo monolugar, o VJM04, para a próxima terça-feira, dia 8 de Fevereiro. A apresentação terá transmissão em directo no site oficial da equipa - Force India F1 Team - Official Team Site - dois dias antes do novo carro fazer a sua estreia em pista, na segunda jornada de testes de pré-temporada, que arranca quinta-feira, em Jerez de la Frontera.

A escuderia indiana, que mantém parceria técnica com a McLaren e a Mercedes até 2012, participou na primeira fase de testes, em Valência, com o carro da temporada passada, o VJM03, com o objectivo de obter os primeiros dados sobre o comportamento dos novos pneus Pirelli.

Auto Portal
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Kubica com prognóstico reservado

Os médicos escusaram comentar a gravidade da lesão na mão direita, que chegou a estar em vias de ser amputada.



O prognóstico médico do piloto de fórmula 1 Robert Kubica mantém-se reservado depois de ter sido operado a fracturas múltiplas sofridas hoje num acidente ocorrido numa prova de rali.
Segundo a agência noticiosa Ansa, os médicos não se pronunciaram sobre a possibilidade de o piloto da Lotus-Renault recuperar todas as funcionalidades da mão direita.
«Os cirurgiões procuraram restabelecer a funcionalidade da mão direita. Conseguiram restabelecer o sistema vascular e recuperaram as fracturas», afirmou o empresário de Kubica. Daniele Morelli acrescentou que os médicos vão agora analisar «o restabelecimento das funções musculares da mão».
Kubica, de 26 anos, foi operado durante a tarde, num hospital perto de Génova, depois de ter sofrido um acidente no rali Ronde di Andora, quando o Skoda Fabia que pilotava saiu de estrada e embateu no muro de uma igreja.
O piloto ficou encarcerado na viatura e foi retirado pelos bombeiros, enquanto o seu copiloto, Jacub Gerber, saiu ileso.

sapo
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Lewis Hamilton: "Schumacher não estará melhor este ano"

368x276


Piloto britânico duvida que Schumacher faça melhor que na temporada passada em que foi constantemente batido pelo colega de equipa

Lewis Hamilton acredita que Michael Schumacher não deverá estar muito melhor em 2011 em relação ao desempenho que mostrou na temporada passada. Longe dos tempos em que coleccionava vitórias como quem colecciona berlindes, o alemão foi constantemente batido pelo colega de equipa e compatriota, Nico Rosberg, em 2010.

"Ele é um heptacampeão do Mundo pelo que devemos assumir, que se a Mercedes construiu um bom carro ele voltará ao seu melhor, se quiser. Mas pessoalmente, não penso que vá ser muito diferente de 2010. Contudo, ele pode provar facilmente que estamos errados", referiu Hamilton.

Bernie Ecclestone: "A ter de apostar, aposto em Alonso para vencedor"

Button, por seu turno, prefere ser mais cauteloso: "Estou convencido que o Ross Brawn terá produzido um carro competitivo, que dará ao Nico e ao Michael uma boa possibilidade de alcançarem bons resultados. São definitivamente uma equipa a levar em conta na luta pelas vitórias, este ano", defende Button.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Alonso foi o primeiro a visitar Robert Kubica no hospital

368x276


Piloto espanhol deslocou-se ao hospital Santa Corona di Pietra Ligure para dar apoio aos familiares de Robert Kubica

Fernando Alonso foi o primeiro piloto da Fórmula 1 a visitar Robert Kubica, que está internado no hospital Santa Corona di Pietra Ligure, na região da Ligúria, perto de Génova, depois de sofrer um violento acidente neste Domingo, no inicio do Rali «Ronde di Andora», em Itália.

Alonso, um dos maiores amigos de Kubica na Fórmula 1, deslocou-se ao hospital para dar apoio à família do piloto polaco que deverá ficar afastado da competição por um período nunca inferior a um ano.

Robert Kubica com prognóstico reservado após operação

Kubica, de 26 anos, foi operado durante a tarde, depois de ter sofrido um acidente no rali «Ronde di Andora», quando o Skoda Fabia S2000 que conduzia saiu de estrada e embateu no muro de uma igreja. O piloto ficou encarcerado na viatura e foi retirado pelos bombeiros, enquanto o seu navegador, Jacub Gerber, saiu ileso.

Esta foi a segunda vez que Kubica sofre lesões em acidentes de estrada, pois em 2003, quando corria na F3, despistou-se violentamente num carro de ralis quando treinava com amigos na Polónia, o que o colocou fora das pistas por vários meses.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Hispania apresenta F111 com decoração «tipo» classificados


368x276


Escuderia espanhola é a única que ainda não tem confirmada a dupla de pilotos para a nova temporada de Fórmula 1

A escuderia espanhola Hispania Racing Team divulgou esta terça-feira, as primeiras imagens do monolugar, o F111, para a nova temporada de Fórmula 1, com a decoração a centrar as atenções.

O segundo monolugar na história da escuderia espanhola troca o discreto cinza e laranja da temporada passada por uma combinação em xadrez e vermelho. A nova pintura dá destaque ao patrocínio da Tata Motors, construtor automóvel indiano que patrocina a participação de Narain Karthikeyan, piloto que foi colega de equipa de Tiago Monteiro na Jordan, em 2005. No entanto, deixa muitos espaços para a entrada de novos patrocinadores, que devem ser preenchidos pelo segundo piloto - ainda por confirmar.

"Vai ser muito díficil para Narain Karthikeyan", prevê Tiago Monteiro

"Estamos muito orgulhosos do carro que os nossos pilotos irão conduzir na nova temporada. Apesar do enorme desafio que foi o primeiro ano, terminamos na 11ª posição do Mundial de Construtores. Agora, estamos orgulhosos por apresentarmos o F111, que significa um grande esforço da nossa parte. No entanto, este é apenas a primeira de muitas novidades que prometemos mostrar este ano", assegura o presidente da Hispania, José Ramon Carabante.

Para Daniel Simon, designer da Cosmic Motors e responsável pelo design da escuderia espanhola, o novo monolugar "expressa perfeitamente a combinação das suas ideias com as da Hispania". O alemão - que foi anunciado como "um dos mais criativos e aventureiros designers de Hollywood e da indústria automóvel" - foi responsável pela criação dos veículos utilizados no filme "Tron: o Legado".

No entanto, o HRT F111 apenas deverá fazer a sua estreia em pista na última jornada de testes antes do início da época, no Bahrain.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Flavio Briatore prevê rápido regresso de Kubica às pistas

Kubica foi operado durante mais de sete horas depois do acidente aos comandos de um Skoda Fabia S2000 no rali Ronde di Andora

O antigo director desportivo da Renault, o italiano Flavio Briatore, garantiu hoje que o polaco Robert Kubica está “tranquilo” e acredita que regressará em breve às pistas de Fórmula 1.

“Tem uma motivação incrível. Estes jovens têm um físico excepcional. Os prazos [de recuperação] são dados normalmente para gente normal, mas os pilotos são diferentes e certamente ele voltará em breve”, disse o antigo «patrão» da Renault ao canal «Sky».

Robert Kubica sofreu domingo um acidente grave num rali no norte de Itália e está internado em Génova, onde foi surpreendido pela visita de Briatore, com quem terá mantido momentos de algum humor.

“O acidente foi uma infelicidade. Não há que deitar as culpas a ninguém”, disse, quando questionado sobre a oportunidade da participação num rali antes de começar a época de Fórmula 1.

Kubica foi operado durante mais de sete horas depois do acidente aos comandos de um Skoda Fabia S2000 no rali Ronde di Andora-Memorial Roberto Melotto, embatendo no muro de uma igreja: os médicos não descartam a possibilidade de novas intervenções cirúrgicas.

Os momentos depois do acidente de Kubica... (vídeo)

Após a operação, os médicos descartaram a necessidade de amputar a mão direita, mas defendem que o piloto polaco vai precisar de pelo menos um ano para recuperar a plenitude das funções do membro.

Entretanto, os pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa manifestaram o seu público apoio a Kubica, através da página da Ferrari na Internet.

Massa, que reza pela recuperação do companheiro de profissão, pretende transmitir-lhe “um pouco de energia”: “Quero desejar-lhe o melhor, neste momento tão difícil. Já vivi uma situação parecida e aprendi o quão importante é sentir toda a força possível da família, amigos e das pessoas que nos são queridas”.

“Robert tem uma grande força interior e estou certo de que também vai vencer desta vez. O mais importante é que a sua vida não corra perigo. Para o resto, há tempo. Estou com ele em pensamento e coração”, acrescentou Alonso.

Auto Portal
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,087
Gostos Recebidos
484
Ford processa Ferrari devido à designação F150

368x276


Marca norte-americana alega que a utilização da designação por parte da Ferrari está a causar sérios danos à sua imagem

A Ford anunciou que interpôs um processo contra a Ferrari nos tribunais norte-americanos por uso indevido da designação F150 novo monolugar de Fórmula 1 da marca italiana. A marca norte-americana, que fabrica a famosa «pick-up» F150 há mais de três décadas, alega que a utilização da designação por parte da Ferrari estará a causar sérios danos à sua imagem.

Além disso, a Ford acusa também a Ferrari de cybersquatting (pirataria de domínios), devido à criação do site Ferrari F150 - Live from Maranello, presentation of the brand new ferrari single-seater.

De acordo com um comunicado da Ford, a Ferrari terá usado indevidamente a designação F150, considerando que "através das vendas exaustivas, publicidade e uso exclusivo, a Ford ganhou inestimável valor através da marca registada F-150. Esse apoio conquistado arduamente encontra-se seriamente ameaçado pela adoção do nome F150 por parte da Ferrari".

A marca italiana escolheu a designação F150 para o monolugar para a nova temporada de Fórmula 1 como forma de comemoração do 150º aniversário da República italiana – a própria decoração do novo Ferrari dá grande destaque às cores da bandeira italiana.

Auto Portal
 
Topo