Fernando Alonso exímio na qualificação para o GP de Singapura
Fernando Alonso esteve ao seu melhor nível na sessão de qualificação para o GP de Singapura, com o piloto da Ferrari a conseguir a sua segunda pole position consecutiva ao serviço da equipa transalpina. O piloto espanhol bateu Sebastian Vettel por escassa margem, com Lewis Hamilton a ficar com o terceiro melhor tempo.
Apenas duas semanas depois de ter conquistado a sua primeira pole position com a Ferrari, Fernando Alonso voltou a estar em grande nível em Singapura, voltando a ser o melhor da qualificação com uma volta imbatível em 1.45,390s. O piloto da Ferrari já havia demonstrado estar muito veloz nas duas outras fases da qualificação, não obstante ainda ter passado por um pequeno susto quando detetou alguma irregularidade no seu motor ainda na Q2. Pouco antes, na Q1, Felipe Massa havia parado na pista com um problema no seu motor, pelo que a equipa 'chamou' Alonso à boxe para modificar a gestão do motor. Com essa preocupação a menos, o asturiano pôde explorar todas as potencialidades do seu monolugar, assegurando uma pole um tanto ou quanto inesperada, em especial depois de vista a performance dos Red Bull nos treinos livres.
Foi na sua primeira tentativa na Q3 que Alonso realizou o seu melhor tempo, já que na sua derradeira tentativa, o espanhol não logrou melhorar. No entanto, o mesmo sucedeu com os seus principais rivais, com Sebastian Vettel a melhorar (havia feito uma má primeira volta) mas não o suficiente para conseguir bater o registo anteriormente feito por Alonso.
"Foi uma qualificação muito importante e excitante com os pilotos separados por poucas décimas. Um problema com o carro do Felipe obrigou-nos a mudar os planos e a sermos mais conservadores com o nosso motor para não termos o mesmo problema. Mas tudo correu bem, ataquei ao máximo. Estamos na melhor posição para tentar vencer amanhã", afirmou Alonso.
Logo atrás de Vettel ficou Lewis Hamilton, com o piloto da McLaren a obter um terceiro melhor tempo, logo atrás dos seus dois rivais na luta pelo título, mas conseguindo bater o seu companheiro de equipa e o líder do Mundial, Mark Webber, no outro Red Bull. O australiano não conseguiu emular a performance de Vettel, acabando por ficar em posição mais complicada dos cinco que lutam pelo campeonato. A seu lado, Webber terá o brasileiro Rubens Barrichello, que obteve uma das suas melhores prestações deste ano, colocando o Williams perto dos lugares de destaque.
Os dois Mercedes chegaram à Q3, com Nico Rosberg (sétimo) a bater uma vez mais Michael Schumacher (nono), mesmo se o heptacampeão tem contra si o facto de nunca ter competido em Singapura antes deste fim de semana. Pelo meio dos dois Mercedes ficou o Renault de Robert Kubica, ao passo que o top 10 ficou completo com a presença do Sauber de Kamui Kobayashi, que parece não ter sentido qualquer pressão por contar com um novo companheiro de equipa, muito mais experiente.
Force India em má forma, Felipe Massa em último
Com efeito, Nick Heidfeld não foi além do 15º posto, sendo claramente batido pelo jovem japonês. De fora dos dez primeiros, destaque ainda para o 11º posto de Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e para o 12º de Nico Hulkenberg (Williams), com o jovem alemão a não esconder a sua frustração por não ter chegado à Q3. Contudo, recorde-se que o piloto da Williams contará com uma penalização de cinco posições por troca de caixa de velocidades.
Em má forma estiveram os dois Force India, que não conseguiram chegar à Q3 mas, pior, a demonstrar pouca competitividade em Marina Bay. Adrian Sutil foi apenas o 16º melhor, tendo atrás de si o seu companheiro de equipa, Vitantonio Liuzzi, numa má prestação de conjunto da equipa de Vijay Mallya.
Entre as equipas novatas, destaque para o 18º tempo de Timo Glock, oferecendo à Virgin a posição de melhor representante das equipas estreantes, mesmo se Heikki Kovalainen ainda tentou bater o alemão. Contudo, parece mesmo que o alemão conta com o circuito de Marina Bay como talismã. Na HRT, bastante longe até das outras equipas novas, Christian Klien superiorizou-se a Bruno Senna.
Q3
1 Fernando Alonso Ferrari 1:45.390
2 Sebastian Vettel RBR-Renault 1:45.457
3 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:45.571
4 Jenson Button McLaren-Mercedes 1:45.944
5 Mark Webber RBR-Renault 1:45.977
6 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1:46.236
7 Nico Rosberg Mercedes GP 1:46.443
8 Robert Kubica Renault 1:46.593
9 Michael Schumacher Mercedes GP 1:46.702
10 Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari 1:47.884
Q2
11 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 1:47.666
12 Nico Hulkenberg Williams-Cosworth 1:47.674
13 Vitaly Petrov Renault 1:48.165
14 Sebastien Buemi STR-Ferrari 1:48.502
15 Nick Heidfeld BMW Sauber-Ferrari 1:48.557
16 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1:48.899
17 Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 1:48.961
Q1
18 Timo Glock Virgin-Cosworth 1:50.721
19 Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 1:50.915
20 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 1:51.107
21 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 1:51.641
22 Christian Klien HRT-Cosworth 1:52.946
23 Bruno Senna HRT-Cosworth 1:54.174
24 Felipe Massa Ferrari Sem tempo
Autosport