Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton: "O segundo tempo foi o máximo que consegui"

Lewis Hamilton viu-se batido por Sebastian Vettel no limite da sessão de qualificação para o GP de Abu Dhabi, mas o piloto britânico da McLaren garante que deu o máximo com o seu monolugar e que o segundo lugar da grelha foi o máximo a que podia aspirar.

b9d067ba.jpeg


"Foi uma boa sessão para mim e dois dias positivos para nós. Esta posição é uma grande melhoria para mim em comparação com a última corrida. Fomos rápidos na qualificação e o carro está bom. Mas no final, aquela volta foi o mais rápido que eu pude fazer. Não foi particularmente brilhante, mas a vida é assim. Parabéns ao Sebastian, que fez uma grande volta. A corrida amanhã e é o mais importante", referiu Hamilton.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pilotos da Ferrari não ficaram surpreendidos com resultados da qualificação

Fernando Alonso antevê grandes dificuldades para conseguir chegar ao pódio na corrida de amanhã em Abu Dhabi. O piloto da Ferrari alcançou o quinto posto na grelha de partida, a cerca de meio segundo de Sebastian Vettel, autor da pole position, um resultado que não surpreendeu o piloto espanhol.

44e210f3.jpeg


"Estamos mais ou menos onde esperávamos estar no início da sessão. Não é por ser a oitava vez em dezoito que começo de quinto. Tem sido assim ao longo de todo o ano, com algumas raras exceções, com a McLaren e a Red Bull a serem mais rápidos do que nós no sábado, mas no domingo a situação é geralmente diferente, com as diferenças muito menores", referiu o piloto da Ferrari.

"Sabemos que podemos lutar pelo pódio mas para o conseguirmos temos de fazer tudo de forma perfeita, começando na partida e passando pela estratégia. Planeava só fazer uma tentativa na qualificação, mas a primeira não foi boa, pelo que optámos por dar tudo no final, o que não é tão penalizante na medida em que a degradação dos pneus não é muito grande", acrescentou, considerando que a partida e a primeira volta de amanhã serão importantes para ganhar posições, em especial saindo da parte limpa da pista.

Quanto a Felipe Massa, que vai partir do sexto posto, o brasileiro confessou que "esperava melhor desta qualificação. Tive mais dificuldades do que esperava para tirar o melhor partido dos pneus na primeira volta lançada, pelo que talvez tivesse sido melhor fazer uma série longa com duas voltas lançadas. Como esperado, a McLaren e a Red Bull mostraram que têm vantagem sobre nós".

Autosport
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
GP de Abu Dhabi de F1 em Yas Marina - Preview g forum

lar-abu-dhabi-2010-615.jpg

Largada do GP de Abu Dhabi em 2010

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 11 de Novembro de 2011
Treino Livre 1 07:00 - 08:30 (SporTV)
Treino Livre 2 11:00 - 12:30 (SporTV)
Sábado, 12 de Novembro de 2011
Treino Livre 3 08:00 - 09:00 (SporTV)
Classificação 11:00 (Globo)
Domingo, 13 de Novembro de 2011
Corrida 11:00 (Globo)

Pista de Yas Marina - Abu Dhabi
O circuito Yas Marinas em Abu Dhabi é inegavelmente uma obra prima da arquitetura, mas por vezes tem sido acusado de proporcionar corridas com pouca emoção. No entanto, como o circo da F1 volta para o deserto, os pilotos e os fãs esperam que a combinação de DRS e KERS ajudem a incrementar muito a ação na pista.

Do ponto de vista técnico, as longas retas combinadas com curvas de raio curto faz com que as zonas de frenagem sejam fortes e vai premiar as equipes com uma boa velocidade final, equilíbrio do carro durante a frenagem e ótima tração nas saídas de curva. Apesar de ser novembro, o calor do deserto e poeira ainda vão colocar uma pressão extra nas equipes que estão perto ou no final da quantidade de motores permitidos para a temporada.
Yas Marina
pista-abu-dhabi-f1.jpg

amanho da pista 5.554km (3.451 milhas)
Número de voltas 55
Corrida total 305.355km (189.739 milhas)
Recorde da volta 1’40.279 (199.388 kph) por Sebastian Vettel, 2009
Volta mais rápida 1’39.695 (200.556 kph) por Lewis Hamilton, 2009
Velocidade máxima 317 kph (196.975 mph)
Aceleração plena 60%
Consumo de pneu Médio
Consumo de freio Alto
Nível de downforce 8/10
Troca de marchas por volta 52
Consumo por volta 2.699kg
Perda no pit lane 20.5 segundos
Pneu principal em 2010 Médio (2009: Médio)
Pneu opcional em 2010 Super Macio (2009: Macio)
Pole em 2010 Sebastian Vettel (1'39.394)
Vencedor em 2010 Sebastian Vettel


Últimos resultados em Abu Dhabi
Vitórias
2010 Sebastian Vettel
2009 Sebastian Vettel
2008 -

Poles

2010 Sebastian Vettel
2009 Lewis Hamilton
2008 -

VMR
2010 Lewis Hamilton
2009 Sebastian Vettel
2008 -


Previsão do tempo para Abu Dhabi
Sexta-feira
Mínima de 21º e máxima de 28º
Ensolarado
Sábado
Mínima de 19º e máxima de 29º
Ensolarado
Domingo
Mínima de 18º e máxima de 29º
Ensolarado

Bolsa de apostas em Londres
Para cada $1,00 apostado
Sebastian Vettel
1.80
Jenson Button
6.50
Lewis Hamilton
6.50
Fernando Alonso
7.50
Mark Webber
9.00
Felipe Massa
67.00
Nico Rosberg
151.00
Michael Schumacher
201.00
Adrian Sutil
1,001.00
Bruno Senna
1,001.00
Jaime Alguersuari
1,001.00
Paul di Resta
1,001.00
Vitaly Petrov
1,001.00
Kamui Kobayashi
1,501.00
Rubens Barrichello
1,501.00
Sebastien Buemi
1,501.00
Sergio Perez
1,501.00
Heikki Kovalainen
2,001.00
Jarno Trulli
2,001.00
Pastor Maldonado
2,001.00
Timo Glock
2,501.00
Daniel Ricciardo
3,001.00
Jerome D'Ambrosio
3,001.00
Vitantonio Liuzzi
3,001.00
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,085
Gostos Recebidos
481
Abu Dhabi: Vettel abandona

Abu Dhabi: Vettel abandona


O alemão Sebastian Vettel, já consagrado campeão do Mundo de Fórmula 1, foi forçado a abandonar o Grande Prémio de Abu Dhabi devido a um furo no seu Red Bull/Renault.

Vettel, que arrancou para a penúltima etapa do campeonato do mundo na pole position, sofreu o furo pouco depois da entrada para a segunda volta onde seguia na liderança.

O piloto germânico fez uma volta completa sob a jante antes de entrar nas boxes. Com muitos danos no monolugar, Vettel acabou por abandonar.

É o primeiro abandono de Vettel esta temporada.


A Bola
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sonho de Vettel igualar Schumacher...furou

Sebastian Vettel abandonou o Grande Prémio de Abu Dhabi de F1 na sequência dum furo na roda traseira direita do seu Red Bull RB7, ainda na primeira volta, depois de ter arrancado na frente da corrida.

f1b4886e.jpeg


Desta forma e depois de ter vencido 11 corridas este ano, Vettel perdeu a hipótese de igualar as treze vitórias de Michael Schumacher em 2002, no mesmo fim de semana que igualou o recorde de 14 poles que Nigel Mansell conseguiu em 1992. Este foi o segundo abandono de Vettel em 2011, o primeiro teve lugar na Coreia, quando o motor Renault do RB7 cedeu.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton vence, Sebastian Vettel desiste

Lewis Hamilton obteve em Abu Dhabi a sua terceira vitória do ano, num Grande Prémio em que Sebastian Vettel desistiu logo na primeira volta, na sequência dum furo. Fernando Alonso tirou o máximo do Ferrari, mas só conseguiu ser segundo, a pouco mais de oito segundos do vencedor. Jenson Button completou o pódio, apesar dum McLaren com muitos problemas no KERS.

f0c80fc6.jpeg


Mark Webber foi apenas quarto, na frente de Felipe Massa, novamente longe do andamento do seu companheiro de equipa. Bom resultado de conjunto para a Mercedes e também para a Force-India, com Nico Rosberg a terminar na sexta posição, na frente de Michael Schumacher. Logo a seguir os dois Force India, com Adrian Sutil a bater Paul di Resta. Kamui Kobayashi colocou o Sauber no derradeiro lugar pontuável. Boa corrida de Rubens Barrichello, que levou o seu Williams de último na grelha até ao 12º lugar.

Classificação

1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h37:11.886
2. Alonso Ferrari + 8.457
3. Button McLaren-Mercedes + 25.881
4. Webber Red Bull-Renault + 35.784
5. Massa Ferrari + 50.578
6. Rosberg Mercedes + 52.317
7. Schumacher Mercedes + 1:15.900
8. Sutil Force India-Mercedes + 1:17.100
9. Di Resta Force India-Mercedes + 1:40.000
10. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 volta
11. Perez Sauber-Ferrari + 1 volta
12. Barrichello Williams-Cosworth + 1 volta
13. Petrov Renault + 1 volta
14. Maldonado Williams-Cosworth + 1 volta
15. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
16. Senna Renault + 1 volta
17. Kovalainen Lotus-Renault + 1 volta
18. Trulli Lotus-Renault + 2 voltas
19. Glock Virgin-Cosworth + 2 voltas
20. Liuzzi HRT-Cosworth + 2 voltas

Abandonos

Ricciardo HRT-Cosworth 49ª volta
Buemi Toro Rosso-Ferrari 19ª volta
D'Ambrosio Virgin-Cosworth 18ª volta
Vettel Red Bull-Renault 1ª volta


Campeonatos

Pilotos

1. Vettel 374
2. Button 255
3. Alonso 245
4. Webber 233
5. Hamilton 227
6. Massa 108
7. Rosberg 83
8. Schumacher 76
9. Petrov 36
10. Sutil 34
11. Heidfeld 34
12. Kobayashi 28
13. Alguersuari 26
14. Di Resta 23
15. Buemi 15
16. Perez 14
17. Barrichello 4
18. Senna 2
19. Maldonado 1

Construtores

1. Red Bull-Renault 607
2. McLaren-Mercedes 482
3. Ferrari 353
4. Mercedes 159
5. Renault 72
6. Force India-Mercedes 57
7. Sauber-Ferrari 42
8. Toro Rosso-Ferrari 41
9. Williams-Cosworth 5

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Stefano Domenicali: "Há uma corrida pela frente e o lugar de vice-campeão para

Stefano Domenicali: "Há uma corrida pela frente e o lugar de vice-campeão para alcançar"



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fórmula 1 com teste a meio da época em Mugello

O calendário de testes da F1 já foi divulgado confirmando-se a suspeita da existência dum teste a meio do ano, o que já não sucedia desde 2008. Apesar das críticas iniciais das equipas, a saída da Toyota e da BMW da Fórmula 1 deu na altura razão a Max Mosley na tentativa de controlar e baixar os custos na disciplina. Assim sendo, a época de 2012 da F1 arranca em Jerez de la Frontera entre 7 a 10 de fevereiro, prosseguindo em Barcelona, de 21 a 24 fevereiro e novamente entre 1 e 4 de março. O teste a meio da época terá lugar em Mugello de 1 a 3 de maio, entre as corridas do Bahrein e Barcelona.

566d827c.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pedro de la Rosa: "Só três pilotos na F1 conseguem vencer sem ter o melhor carro"

De acordo com Pedro de la Rosa, piloto de testes da McLaren, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Fernando Alonso são os únicos três pilotos da atual F1 que conseguem chegar às vitórias em Grandes Prémios sem que para isso tenham de ter o melhor carro: "Tenho a sensação que eles têm sempre alguns décimos de segundo no bolso. Para mim sem qualquer dúvida, Hamilton, Vettel e Alonso são os únicos pilotos que conseguem vencer sem ter o melhor carro do plantel.

dabeb033.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Christian Horner: "Não há possibilidade de conseguir informação relevante através

Christian Horner: "Não há possibilidade de conseguir informação relevante através duma única peça"

Christian Horner reforça que não está nada preocupado com o facto dos 'tifosi' terem 'desviado' a asa dianteira do Red bull RB7 de Mark webber, aquando do seu despiste em Monza. Logicamente, isto só é questão, porque existem nos 'mentideros' quem diga que a asa frontal do monolugar da Red Bull pode estar em Maranello. Obviamente ninguém sabe se isso acontece, ou simplesmente ornamenta uma qualquer montra de troféus dum incógnito adepto, como aliás já foi referido por alguém que alega ter a peça em sua casa.

60a8ad9b.jpeg


De qualquer forma, Chirstian Horner diz que não está preocupado: "Não há problema, pois não há qualquer possibilidade de conseguir informação relevante através duma única peça.", referiu ao La Stampa. A questão surge também porque a Ferrari surgiu recentemente, no GP da Índia, com uma nova asa dianteira "flexível", que tem vindo a ser testada. Fonte oficial da Ferrari apelidou o assunto de "completo disparate"


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Martin Whitmarsh: "Jenson Button realizou um trabalho magnífico em Abu Dhabi"

Martin Whitmarsh, diretor da McLaren ficou muito agradado com a prestação que Jenson Button teve no Grande Prémio de Abu Dhabi, pois apesar de ter passado vinte voltas da corrida sem o KERS, logrou, ainda assim chegar ao pódio.

09c0967b.jpeg


"Ele perdeu o KERS muito cedo na corrida, e levámos algum tempo para fazer o reset. Contudo, o KERS voltou a falhar e a partir dessa altura o Jenson manteve o ritmo, defendeu eficazmente a sua posição e safou-se bem no tráfego, mesmo com os travões do seu monolugar muito instáveis devido ao'vai e vem' do KERS. Foi incrível o trabalho que ele fez nestas condições e muito difícil chegar ao pódio aquelas condições.", referiu Whitmarsh.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Renault, Williams, HRT e Virgin com lugares disponíveis

Renault, Williams, HRT e Virgin são as únicas equipas que ainda não têm definido o seu 'line-up' completo de pilotos para 2012. Já não é novidade para ninguém que a Williams aposta tudo em Kimi Raikkonen, numa operação que muito dificilmente será bem sucedida. Por isso, Adrian Sutil e Jules Bianchi 'protegido' da Ferrari também negoceiam com a Williams, embora o francês 'só' possa substituir Pastor Maldonado, pois a Williams não se pode dar ao luxo de ter dois pilotos inexperientes com um novo carro para desenvolver.

cd4dc139.jpeg


Na Renault, com Robert Kubica de fora, Vitaly Petrov tem contrato assinado, e entre Senna, Grosjean, Van der Garde e Barrichello, deverá sair o companheiro de equipa do russo. Na Virgin, Timo Glock deve permanecer, e da lista Robert Wickens, Stefano Coletti, Luca Filippi, Giedo Van der Garde e Charles Pic devrá sair o 'rookie'.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Paul di Resta e Nico Hulkenberg 'efectivos' em 2012

Apesar de ainda não o terem anunciado oficialmente, os responsáveis da Force India já escolheram a sua dupla de pilotos para 2012, Paul di Resta e Nico Hulkenberg. Por isso, Adrian Sutil, apesar de dizer que espera ainda uma resposta da equipa, a verdade é que já desde o GP da Coreia que tem conhecimento que não será piloto efetivo, e por isso está em negociações com a Williams, sendo mesmo uma forte hipótese para substituir Rubens Barrichello.

77450d5f.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Jean-Eric Vergne lidera 'rookies' em Abu Dhabi

Jean-Eric Vergne foi o mais rápido no primeiro dia de testes dos 'rookies' que está a ter lugar em Abu Dhabi. O francês, que foi segundo nas WSR Formula Renault 3.5, terminou o dia com quase um segundo de vantagem para Jules Bianchi (Ferrari). Robert Wickens, campeão das WSR Formula Renault 3.5, foi terceiro, aos comandos do Renault. Fabio Leimer, que se estreou com um F1, foi quarto classificado.

f5403784.jpeg



Tempos

1º Jean-Eric Vergne Red Bull-Renault 1m40.011s 83 voltas
2º Jules Bianchi Ferrari 1m40.960s 85 voltas
3º Robert Wickens Renault 1m42.217s 78 voltas
4º Fabio Leimer Sauber-Ferrari 1m42.331s 67 voltas
5º Gary Paffett McLaren-Mercedes 1m42.912s 41 voltas
6º Max Chilton Force India-Mercedes 1m43.016s 81 voltas
7º Valtteri Bottas Williams-Cosworth 1m43.118s 71 voltas
8º Oliver Turvey McLaren-Mercedes 1m43.502s 35 voltas
9º Sam Bird Mercedes GP 1m43.548s 51 voltas
10º Rodolfo Gonzalez Lotus-Renault 1m44.022s 87 voltas
11º Stefano Coletti Toro Rosso-Ferrari 1m45.278s 87 voltas
12º Dani Clos HRT-Cosworth 1m45.329s 68 voltas
13º Charles Pic Virgin-Cosworth 1m46.930s 30 voltas
14º Adrian Quaife-Hobbs Virgin-Cosworth 1m47.292s 32 voltas

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Revolução no calendário da Fórmula 1 em 2012?

Um qualquer adepto norte-americano de desportos motorizados é capaz de ter ficado preocupado com a concomitância de datas da corrida de encerramento da NASCAR com o previsto Grande Prémio dos Estados Unidos de F1, que se vai realizar em Austin, no Texas, mas a verdade é que, começando por Bernie Ecclestone, poucos acreditam que o circuito esteja pronto a tempo do Grande Prémio em novembro do próximo ano.

Os promotores do GP estão a encontrar um caminho cheio de pedras, e desconfia-se que pessoas ligadas à NASCAR e à IndyCar tudo fazem para não permitir o sucesso desta iniciativa. Por isso não será de estranhar a substituição da prova, num calendário que teria de ser completamente revisto, já que trocar uma prova nos EUA, dificilmente isso poderá acontecer com uma europeia, em virtude da data prevista (novembro). Portanto, caso as obras em Austin continuarem atrasadas, o mais certo é uma autêntica revolução no calendário da F1 pois a última coisa que Ecclestone vai permitir é corridas a menos que as previstas.

578929f8.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Charles Pic na Marussia Virgin para 2012

573dbb59.jpeg


Apesar do próprio Charles Pic preferir não comentar as notícias que referem a sua contratação pela Marussia Virgin para 2012, insistindo em concentrar-se no teste de Abu Dhabi que realiza com a equipa, o francês já deverá ter confirmado o contrato, substituindo Jerome D'Ambrosio , num anúncio oficial que poderá ser feito durante o GP do Brasil.

Sabia-se que Charles Pic, filho de um dos homens mais ricos de França, tinha um excelente 'dote' e o seu nome estava referenciado também pela Williams, acabando por ser a Virgin a assegurar o piloto. Recorde-se que Charles Pic já venceu corridas na Fórmula Renault 3.5 e GP2, competição que este ano terminou na quarta posição.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pirelli descarta falha estrutural no furo do pneu do Red Bull de Vettel

A Pirelli excluiu falha estrutural no pneu traseiro direito do monolugar de Sebastian Vettel, e atribui o furo sofrido a, provavelmente, detritos na pista de Abu Dhabi. Em comunicado emanado ontem a marca italiana tenta fazer alguma luz sobre o assunto: "Fizemos uma análise, e uma falha estrutural foi descartada pelo que provavelmente ou foram detritos em pista ou outra causa desconhecida a causar o furo".

18e42213.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Grande Prémio dos EUA de F1 em sério risco

O Autosport ainda ontem noticiava problemas com o Grande Prémio dos EUA previsto para o próximo ano, e pelos vistos os problemas agravaram-se ainda mais, já que os trabalhos pararam mesmo.

a616e212.jpeg


Já na India Bernie Ecclestone tinha revelado às equipas que não tinha certeza que o GP fosse avante, e já depois disso, os promotores do evento, a Full Throttle Productions e a empresa que organiza o Grande Prémio e gere a construção do circuito, a Circuit of América, desentenderam-se, devido a falhas nos pagamentos acordados, pelo que a situação piorou e os receios de Ecclestone confirmaram-se na totalidade.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Robert Kubica e a Ferrari

Há muito se sabe que a Ferrari mantém uma opção sobre Robert Kubica, que terá deixado expirar a meio deste ano, alguns meses depois do acidente do polaco. O acordo foi assinado no início de 2010 e dava possibilidade à Ferrari de ter Kubica ao seu serviço em 2013. Nessa altura, este manteve-se sob contrato da Lotus Renault GP, vínculo que termina no final deste ano.

ef70c7ef.jpeg


Tendo em conta as fracas prestações de Massa, e se continuar a não vislumbrarem melhorias na sua forma a Scuderia vai mesmo trocar de piloto no final de 2013 e Kubica é o primeiro da lista. Só que, como se sabe, há muitas questões a esclarecer antes disso, depois de terminada a recuperação física do piloto e com a limitação de testes de F1, não vai ser fácil tomar uma decisão consubstanciada, ainda que a Ferrari o possa colocar aos comandos de um F1 antigo, em Mugello e Fiorano, com facilidade. Portanto, o polaco vai continuar a recuperar serenamente, e esperar por um convite para correr em 2013.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pirelli F1 de 2012 estreiam-se com os 'rookies' em Abu Dhabi

Os pneus de F1 que a Pirelli vai apresentar em 2012 fizeram a sua estreia no teste para jovens pilotos, que decorre em Abu Dhabi. O teste de três dias está concebido para as equipas testarem novos pilotos que, possuindo uma licença Internacional A, ainda não tenham completado mais de dois Grandes Prémios, mas é também uma excelente oportunidade para a Pirelli experimentar alguns dos pneus da gama de 2012 para a F1, na medida em que os testes durante a época estão atualmente proibidos.

87e48f4c.jpeg


O desenho dos pneus sofreu ligeiras alterações para o próximo ano: a última evolução dos pneus P Zero apresenta novos perfis para a frente e para trás e uma seleção de compostos totalmente novos, sendo o composto super macio o único a manter-se sem alterações. Os pneus para 2012 terão um perfil mais quadrado, desenhado para distribuir o desgaste de forma mais uniforme pela pegada do pneu, ao passo que os compostos mais macios foram ajustados para reduzir o risco de bolhas.

Esta nova gama de pneus está concebida para fazer com que não exista uma diferença tão grande entre a performance relativa dos compostos, tornando assim a estratégia um fator ainda mais importante no próximo ano. Os novos pneus também estão concebidos para aumentar a performance.

Nos termos do acordo atual com a FOTA (Formula One Teams Association - Associação das Equipas de Fórmula 1), as equipas têm 100 jogos de pneus para usar em testes durante o ano. A maior parte desses jogos já foram utilizados durante os quatro testes de pré época, mas, em média, ainda sobram 10-15 jogos de pneus a cada uma das equipas. A somar a isso, as equipas irão receber oito jogos extra de pneus, incluindo uns da atual gama de compostos bem como outros de compostos macios em fase de desenvolvimento.

Com base nos dados recolhidos, os compostos experimentais serão então ajustados a tempo para o novo teste marcado da Fórmula 1 - o primeiro da temporada de 2012 - que será efetuado em Jerez entre 7 e 9 de Fevereiro.

"Agora quando a época está virtualmente terminada, nós já estamos a avançar em bom ritmo com as nossas preparações para 2012. Vamos pôr a uso alguns pneus experimentais, amanhã em Abu Dhabi, e também iremos pôr a rodar alguns pneus novos no Brasil. Em conjunto com a informação que acumularemos durante o teste de jovens pilotos, estamos a recolher muitos dados em preparação para o próximo ano. Embora os jovens pilotos não tenham a mesma experiência que os pilotos regulares, este teste de três dias serão um bom ensinamento para eles. É também muito importante em termos de recolha de informações, tanto para nós como para as equipas, na medida em que aspiramos a fazer dos pneus, uma característica ainda mais proeminente da acção em 2012.", referiu o Director da Pirelli Motorsport, Paul Hembery.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Jean-Eric Vergne repete a 'dose' no teste dos 'rookies' em Abu Dhabi

37885f35.jpeg


Jean-Eric Vergne voltou a ser o mais rápido no segundo dia de testes dos 'rookies' na Fórmula 1. O francês, que guiou um Red Bull, teve problemas mecânicos no seu monolugar (fuga de óleo), mas ainda assim logrou realizar um crono que o colocou no topo da tabela de tempos, na frente de Jules Bianchi (Ferrari) e apenas a 0.091s atrás do francês. Apesar de uma falha no seu McLaren, Gary Paffett foi terceiro, na frente de Valtteri Bottas, em Williams.

Tempos

1º Jean-Eric Vergne Red Bull-Renault 1m40.188s
2º Jules Bianchi Ferrari 1m40.279s a 0.091
3º Gary Paffett McLaren-Mercedes 1m41.756s a 1.568
4º Valtteri Bottas Williams-Cosworth 1m42.367s a 2.179
5º Johnny Cecotto Jr Force India-Mercedes 1m42.873s a 2.685
6º Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m43.637s a 3.449
7º Sam Bird Mercedes GP 1m43.734s a 3.546
8º Kevin Korjus Renault 1m43.776s a 3.588
9º Luiz Razia Lotus-Renault 1m43.944s a 3.756
10º Kevin Ceccon Toro Rosso-Ferrari 1m44.808s a 4.620
11º Jan Charouz HRT-Cosworth 1m46.644s a 6.456
12º Charles Pic Virgin-Cosworth 1m46.698s a 6.510
13º Nathanael Berthon HRT-Cosworth 1m48.646s a 8.458

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Kimi Raikkonen acionista da Williams?

De acordo com informações postas a circular na imprensa internacional, a possibilidade de Kimi Raikkonen rumar à Williams 'joga-se' inclusivamente em ações da equipa.

94fcf749.jpeg


Segundo Joe Saward, um reputado jornalista inglês, o finlandês procura adquirir ações da Williams como contrapartida à sua entrada como piloto, no que pode ser um excelente negócio, pois as ações da equipa estão com um valor baixo, devido à queda de prestações da Williams nos últimos anos, e se às parcerias já negociadas para 2012, juntarmos um piloto do calibre de Raikkonen, podem estar prestes a juntar-se os ingredientes certos para a Williams voltar aos seus bons velhos tempos. Uma 'jogada' de mestre?

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Três em três para Jean-Eric Vergne em Abu Dhabi

Jean-Eric Vergne foi o mais rápido nos três dias de testes de F1 que os 'rookies' realizaram esta semana em Abu Dhabi. Hoje, o piloto da Red Bull realizou um crono apenas a quatro décimas do tempo que Sebastian Vettel gastou para assegurar a pole position no Grande Prémio de Fórmula 1 de Abu Dhabi. Sam Bird, da Mercedes, ficou colocado logo a seguir, quase a dois segundos do francês. Jules Bianchi (foi terceiro) na frente de Oliver Turvey (McLaren).

9efeb30e.jpeg


Tempos

1. Jean-Eric Vergne Red Bull-Renault 1m38.917s
2. Sam Bird Mercedes GP 1m40.897s
3. Jules Bianchi Ferrari 1m41.347s
4. Olivier Turvey McLaren-Mercedes 1m41.513s
5. Max Chilton Force India-Mercedes 1m41.575s
6. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1m42.049s
7. Mirko Bortolotti Williams-Cosworth 1m43.277s
8. Kevin Ceccon Toro Rosso-Ferrari 1m43.686s
9. Alexander Rossi Lotus-Renault 1m44.283s
10. Jan Charouz Renault 1m44.470s
11. Stefano Coletti Toro Rosso-Ferrari 1m44.545s
12. Nathanael Berthon HRT-Cosworth 1m45.839s
13. Robert Wickens Virgin-Cosworth 1m45.934s
14. Charles Pic Virgin-Cosworth 1m46.348s

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP dos Estados Unidos em Austin pode ser adiado para 2013

Os organizadores do Grande Prémio dos Estados Unidos da América (EUA) estão preparados para aceitar um eventual adiamento da primeira prova a realizar no circuito de Austin, no Texas, depois de uma semana em que a burocracia fez parar as obras no local.

5d0e46e6.jpeg


Problemas contratuais do Circuito das Américas levaram as obras no local a parar esta semana, facto que deixou Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, a pensar seriamente em adiar o regresso da Fórmula 1 aos Estados Unidos por mais um ano, sendo que agora também o presidente do Circuito das Américas, Steve Sexton, admite que o adiamento seria uma escolha aceitável.

"Temos estado bastante entusiasmados por podermos trabalhar para o GP dos EUA para 2012 e compreendemos que o Sr. Ecclestone está interessado em passar a corrida de Austin para 2013. Sabemos que o mercado norte-americano é importante para as equipas e para os seus patrocinadores e 2013 daria tempo ao circuito para estar totalmente pronto", refere Sexton num comunicado de imprensa lançado hoje.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Vitaly Petrov pede desculpa após críticas à Renault

Vitaly Petrov está no centro de uma polémica depois de o piloto russo ter atacado publicamente a sua equipa, a Renault, numa entrevista a um canal de televisão russo, Rússia 2, no qual critica a falta de desenvolvimento do monolugar e, também as estratégias da equipa ao longo das corridas. Contudo, já hoje, a empresária de Petrov veio a terreiro pedir desculpa pelos comentários depreciativos para a equipa de Enstone.

d9bd2ebd.jpeg


Na entrevista ao canal de televisão Rússia 2, Petrov deixou bem claro que o seu contrato não lhe permite tecer críticas públicas à Renault mas não conseguiu conter alguns comentários que não caíram bem na direção da equipa posteriormente.

"Infelizmente, não posso dizer nada de mal sobre a minha equipa, é o que diz o meu contrato. Mas muitas coisas já foram escritas sobre isso na imprensa. Dizem que a equipa criticou os pilotos. Desculpem-me, leiam as minhas entrevistas, não critiquei a equipa apesar de tudo aquilo que perdemos tantas vezes. Quanto é que nós já perdemos nas paragens nas boxes? E com as estratégias?", disse o piloto na entrevista.

"Perdemos posições em dez corridas ou mais. Mesmo sem um carro rápido teríamos pontuado, poderíamos ter terminado nos pontos se tivéssemos tido uma boa estratégia. Mas não pude dizer em entrevistas que os perdemos com as paragens nas boxes e também não posso falar sobre isso. Mas não posso continuar calado - chega! Não consigo continuar a conter tudo", acrescentou, lembrando ainda que o ritmo de desenvolvimento do monolugar abrandou de forma dramática, com resultados nítidos nas prestações da equipa.

"No início do ano, nas primeiras cinco ou seis corridas, estávamos muito fortes. Não conseguíamos lutar com a Ferrari, Red Bull ou McLaren, mas estávamos bastante perto da Ferrari e muito mais rápidos do que a Mercedes. (...) Mas quando os desenvolvimentos do túnel de vento vieram, as novas peças não resultaram por causa dos escapes com saídas para a frente. Trabalhámos na asa dianteira, na traseira, nos difusores, no fundo do carro, mas o que quer que fizéssemos era inútil. Por cerca de dez corridas não tivemos nada, pelo que na verdade tivemos o mesmo carro com que começámos a época", observou ainda, considerando que a equipa não o quer manter para a próxima temporada, mesmo havendo um contrato.

Contudo, e após estas declarações terem vindo a público, o piloto terá pedido desculpas à sua equipa pelas mesmas, com a sua empresária, Oksana Kossatchenko, a confirmar esse facto e a lembrar que a entrevista foi "bastante emocional".

"Foi uma entrevista emocional. Foi uma exceção e ele pediu desculpa depois à equipa. Nunca voltará a acontecer. Lamentamos muito e a direção da equipa já debateu o assunto com o Vitaly", afirmou Kossatchenko à agência Reuters.

Autosport
 
Topo