Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
“Adeus Monza”

Em 1 de setembro de 1977, na edição Nº 1, o Autosport intitulava um artigo “Adeus Monza”, que deve ter deixado alguns adeptos da F1 à beira dum ataque de nervos, já que o texto levantava a hipótese da F1 sair de Monza. Eis o texto:

2012-05-10-181009-4944.jpg


“Os mais otimistas começam a estar seriamente inquietos em Itália, com a eventualidade de o circuito de Monza ter de ser abandonado. A renovação do contrato do autódromo de Monza parece cada vez mais problemática e o Grande Prémio da Itália de 1977 — em setembro — pode muito bem vir a ser a última prova de Fórmula 1 que se correrá naquele "templo do automobilismo". Com a definição da ameaça sobre Monza, o Grande Prémio de Itália pode não vir a realizar-se ali, em virtude da lei da C.S.I. (Comissão Desportiva Internacional) que estipula que, para que um Grande Prémio se realize num autódromo, é necessário que se tenha corrido ali um Grande Prémio no ano anterior. É nesta base que começa a tomar importância o projeto de construção do autódromo de Camporosso, em Vintimilie, perto da fronteira franco italiana. Esta pista, que seria servida pela autoestrada das Flores que assegura a ligação Nice-San Remo, apresenta grandes hipóteses de concretização, visto até estar apoiada por uma boa estrutura hoteleira nas redondezas. Tudo foi estudado com minúcia no projeto Camporosso, pois o circuito ficaria implantado numa zona ideal para transmissões pela televisão e rádio e desenhado sobre as vertentes naturais da montanha. Por outro lado, apresenta um desnível de somente 65 metros entre o seu ponto mais alto e o mais baixo. O circuito poderá ter 2687 ou 4068 metros de perímetro e a utilização ótima das curvas de níveis permite a construção de uma pista com 12 metros de largura. No centro do circuito, o cume do monte permite uma visão completa de todas as pistas. No circuito grande, existem 9 curvas para a direita e 8 para a esquerda. A zona BD do desenho, é uma série de curvas sem grande desnível. Entre D e E, urna descida de 700 metros com um desnível médio de 6,5 por cento. Depois, uma longa subida que leva até à linha da meta. Para a concretização deste projeto, resta conhecer-se a decisão que os organizadores italianos vão tomar sobre a questão de Monza, o que não deixa de ser extremamente interessante.”

Felizmente para a Fórmula 1, todos sabemos que Monza nunca saiu da F1, e por lá se mantém até hoje, com a solitário exceção do ano de 1980, quando foi Imola a receber o GP de Itália.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Jaime Alguersuari testou pela Pirelli em Jerez

Jaime Alguersuari terminou hoje três dias de testes em Jerez de la Frontera, com o novo Renault R30 de 2010, que a marca italiana adquiriu à Renault. O piloto espanhol já experimentou novos compostos que deverão ser utilizados na F1 em 2013, estando agora previstos mais testes para Spa, Monza e Barcelona, lá mais para a frente.

5777844236323509894781414062658787561-7aa4.jpg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Espanha - Treinos Livres 1

Fernando Alonso coloca Ferrari na frente em Barcelona

Fernando Alonso colocou a Ferrari no topo da tabela de tempos da primeira sessão de treinos livres para o GP de Espanha, em Barcelona. Aos comandos do renovado Ferrari F2012, Alonso deu um primeiro motivo de satisfação aos seus compatriotas, rodando em 1.24,430s.

wri200003748-109-14e7.jpg


A análise das novidades aerodinâmicas foi, aliás, a tónica deste primeiro teste, com a maioria das equipas a aproveitar a metade inicial da sessão para avaliação dos monolugares, como foi o caso da McLaren, que teve Lewis Hamilton e Jenson Button em pista a ensaiarem os novos ‘narizes’ dos seus carros.

Apenas nos últimos 45 minutos, os pilotos saíram para a pista com o intuito de cumprirem tempos mais rápidos, com Alonso a rodar em 1.24,430s a cerca de 20 minutos do final, melhorando um registo que já o havia deixado na primeira posição.

Sebastian Vettel foi o segundo melhor com o seu Red Bull, ficando este a 0,378s do espanhol, ao passo que Kamui Kobayashi parece confirmar a boa forma da Sauber com o terceiro tempo, a 0,482s.

Button foi o quarto mais veloz, logo na frente de Valtteri Bottas, que hoje substituiu Bruno Senna na Williams, dando boa conta de si. Seguiram-se Michael Schumacher (Mercedes) e Romain Grosjean (Lotus), ao passo que Hamilton foi oitavo no segundo McLaren. Kimi Raikkonen (Lotus) e Nico Hulkenberg (Force India) completaram o top 10.

1. Fernando Alonso Ferrari 1.24,430 20 Voltas
2. Sebastian Vettel Red Bull-Renault + 0,378 18
3. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari + 0,482 28
4. Jenson Button McLaren-Mercedes + 0,566 24
5. Valtteri Bottas Williams-Renault + 0,690 24
6. Michael Schumacher Mercedes + 0,757 15
7. Romain Grosjean Lotus-Renault + 0,787 16
8. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0,822 20
9. Kimi Raikkonen Lotus-Renault + 0,855 29
10. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes + 0,909 24
11. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari + 0,937 22
12. Felipe Massa Ferrari + 1,003 21
13. Mark Webber Red Bull-Renault + 1,109 23
14. Nico Rosberg Mercedes + 1,177 20
15. Sergio Perez Sauber-Ferrari + 1,488 19
16. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1,796 24
17. Pastor Maldonado Williams-Renault + 1,867 18
18. Paul di Resta Force India-Mercedes + 2,200 21
19. Vitaly Petrov Caterham-Renault + 3,045 20
20. Timo Glock Marussia-Cosworth + 3,837 21
21. Alexander Rossi Caterham-Renault + 4,018 25
22. Charles Pic Marussia-Cosworth + 4,203 22
23. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth + 4,677 19
24. Dani Clos HRT-Cosworth + 7,188 19

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP de Espanha - Treinos Livres 2

Jenson Button foi o mais rápido do segundo treino em Barcelona

Jenson Button foi o mais veloz do segundo treino livre para o GP de Espanha, com o piloto da McLaren a tirar partido dos pneus mais macios da Pirelli para rodar em 1.23,399s.

wri200003757-027-32b1.jpg


Apesar de algumas queixas relativas ao comportamento do seu monolugar, Button conseguiu cotar-se como o mais veloz, logo na frente do Red Bull de Sebastian Vettel, que ficou a 0,164s.

Nico Rosberg (Mercedes) ficou com o terceiro melhor tempo, a 0,372s, surgindo na frente de Lewis Hamilton, no segundo McLaren, este a 0,510s. Kimi Raikkonen mostrou que também a Lotus está na luta pelas primeiras posições ao ficar com o quinto, cotando-se à frente do seu companheiro de equipa, Romain Grosjean.

Mark Webber foi o sétimo melhor com o outro Red Bull, com o australiano a revelar algumas dificuldades que se traduziram numa saída de pista ainda na primeira metade do treino. O top 10 ficou completo com as presenças de Michael Schumacher (Mercedes), Kamui Kobayashi (Sauber) e Nico Hulkenberg (Force India).

Quanto aos Ferrari, que na manhã tiveram Fernando Alonso a ficar com a primeira posição, desta vez foram bem mais discretos, com o espanhol a não ir além do 13º posto, ao passo que Felipe Massa repetiu a 11ª posição da manhã.

1. Jenson Button McLaren-Mercedes 1.23,399 38
2. Sebastian Vettel Red Bull-Renault + 0,164 38
3. Nico Rosberg Mercedes + 0,372 41
4. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 0,510 32
5. Kimi Raikkonen Lotus-Renault + 0,519 32
6. Romain Grosjean Lotus-Renault + 0,565 37
7. Mark Webber Red Bull-Renault + 0,666 34
8. Michael Schumacher Mercedes + 0,681 36
9. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari + 0,815 41
10. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes + 0,966 22
11. Felipe Massa Ferrari + 1,019 35
12. Sergio Perez Sauber-Ferrari + 1,023 32
13. Pastor Maldonado Williams-Renault + 1,069 40
14. Fernando Alonso Ferrari + 1,201 33
15. Paul di Resta Force India-Mercedes + 1,289 30
16. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1,334 34
17. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1,370 37
18. Bruno Senna Williams-Renault + 1,648 42
19. Heikki Kovalainen Caterham-Renault + 2,897 36
20. Vitaly Petrov Caterham-Renault + 3,341 35
21. Timo Glock Marussia-Cosworth + 3,915 27
22. Charles Pic Marussia-Cosworth + 4,265 30
23. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth + 4,836 26
24. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth Sem tempo

Autosport
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Arranca a temporada europeia
ImageGen.ashx


Barcelona vai ser palco do primeiro Grande Prémio europeu da temporada e as expectativas passam por uma grande prova.

Naquele que muitos já apelidam de melhor começo de temporada da história da categoria, Barcelona tem honras de abrir a temporada europeia. Depois de quatro corridas, com quatros vencedores diferentes e de quatro equipas diferentes a subir ao lugar mais alto do pódio, o "Circo" muda-se de armas e bagagens para Barcelona, palco habitual dos testes de pré-temporada.

O traçado catalão não tem segredos para ninguém e será seguramente a prova que vai começar a mostrar quais as equipas que poderão definitivamente assumir a luta pelo Mundial, pois já muitos milhares de quilómetros ali foram percorridos.

Olhando para o equilíbrio de forças, é evidente que a Mclaren que começou melhor a temporada, tem vindo a cair nas duas últimas corridas, acontecendo precisamente o inverso com a Red Bull e a Lotus. A Mercedes tem oscilado bastante, enquanto a Ferrari teve um momento de glória, muito por culpa das condições climatéricas e da exibição de Fernando Alonso.

Serve isto para dizer que o Grande Prémio de Espanha pode reservar ainda algumas surpresas, mas parece evidente que vai deixar claros indícios sobre quem serão as equipas mais fortes.


in: portalf1
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Fernando Alonso domina 1º Treino Livre em Barcelona

ImageGen.ashx


O espanhol da Ferrari rodou em 1m24,430s, cotando-se como o mais rápido numa sessão onde o equilíbrio foi a nota dominante, mas onde ficou ainda evidente que as equipas ainda estão a tirar alguns dados das actualizações que estreiam no começo da ronda europeia.

Sebastien Vettel foi o segundo mais rápido, ficando a três décimos do espanhol, enquanto o nipónico Kamui Kobayashi foi o terceiro com o Sauber.
Jenson Button foi o quarto mais rápido, seguido do surpreendente Valtteri Bottas. O terceiro piloto da Williams voltou a tomar o lugar de Bruno Senna, mostrando-se em plano de destaque.

Bottas não foi o único dos reservas a guiar em Barcelona, pois também Jules Bianchi, Alexander Rossi e Dani Clos estiveram em pista. Bianchi foi o décimo oitavo mais rápido com o Force India, enquanto o norte-americano da Caterham foi o vigésimo primeiro.

Já o espanhol da HRT foi o vigésimo quarto, numa sessão onde os tempos ficaram a cerca de dois segundos dos melhores registos dos testes de pré-temporada.



Pos No Piloto Equipa Tempo Voltas
1 5 Spain Fernando Alonso Italy Ferrari 01:24.430 20
2 1 Germany Sebastian Vettel Austria Red Bull 01:24.808 18
3 14 Japan Kamui Kobayashi Switzerland Sauber 01:24.912 28
4 3 United Kingdom Jenson Button United Kingdom McLaren 01:24.996 24
5 19 Finland Valtteri Bottas United Kingdom Williams 01:25.120 24
6 7 Germany Michael Schumacher Germany Mercedes 01:25.187 15
7 10 France Romain Grosjean United Kingdom Lotus 01:25.217 16
8 4 United Kingdom Lewis Hamilton United Kingdom McLaren 01:25.252 20
9 9 Finland Kimi Räikkönen United Kingdom Lotus 01:25.285 29
10 12 Germany Nico Hulkenberg India Force India 01:25.339 24
11 17 France Jean-Eric Vergne Italy Toro Rosso 01:25.367 22
12 6 Brazil Felipe Massa Italy Ferrari 01:25.433 21
13 2 Australia Mark Webber Austria Red Bull 01:25.539 23
14 8 Germany Nico Rosberg Germany Mercedes 01:25.607 20
15 15 Mexico Sergio Pérez Switzerland Sauber 01:25.918 19
16 16 Australia Daniel Ricciardo Italy Toro Rosso 01:26.226 24
17 18 Venezuela Pastor Maldonado United Kingdom Williams 01:26.297 18
18 11 France Jules Bianchi India Force India 01:26.630 21
19 21 Russian Federation Vitaly Petrov United Kingdom Caterham 01:27.475 20
20 24 Germany Timo Glock United Kingdom Marussia 01:28.267 21
21 20 United States Alexander Rossi United Kingdom Caterham 01:28.448 25
22 25 France Charles Pic United Kingdom Marussia 01:28.633 22
23 23 Spain Pedro de la Rosa Spain HRT 01:29.107 19
24 23 Spain Dani Clos Spain HRT 01:31.618 19




in: portalf1
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Circuit de Catalunya

ImageGen.ashx


Desde 1951, o GP da Espanha faz parte do calendário da Fórmula 1. Trata-se de uma das mais tradicionais provas da categoria. Além de contar com adeptos mais divididos que o normal, onde a Ferrari é maioria absoluta, os espanhóis tem um grande interesse na F-1.

Hakkinen e Schumacher dividem as vitórias neste GP; foram 3 para cada um. O actual circuito é o de Jerez, mas o GP da Espanha já passou por outros 4 circuitos. Foram 11 na Catalunha, 2 em Pedralbes, 4 em Montjuich, 9 em Jarama e outros 5 já em Jerez. O primeiro no actual circuito foi em 1991, com vitória de Mansell. De lá pra cá, Mansell venceu mais 1, Prost, Villeneuve e Hill venceram uma vez. Além das 3 vitórias de Mika e as 3 de Schumacher já citadas.

Em 2001, dizem que a vitória de Schumacher foi pura sorte; mas não foi bem assim. Largando na pole, Schumacher manteve uma boa distância de Hakkinen, cerca de 4 segundos, durante toda a prova. Depois do segundo pit-stop, Schummy voltou com um pneu danificado e seu carro perdia muito rendimento. Sendo assim, Mika conquistava a liderança e abria mais de 25 segundos facilmente em relação a Schumacher. Na última volta, a sorte que lhe faltou quando um pneu teve problemas no segundo pit-stop, sobrou quando Hakkinen parou com problemas no motor na última volta. Schummy conquistou uma vitória que nem ele, e nem ninguém, esperava. Sobre o circuito de Jerez, tem um traçado de alta velocidade, numa extensão de 4.730 m e conta com uma grande recta das boxes, onde os carros passam 300Km/h . Entre as equipes, temos uma acesa disputa. Foram 7 vitórias da McLaren, contra 6 de Lotus, Ferrari e Williams.



in: portalf1
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0

Uma zona DRS em Barcelona

ImageGen.ashx


A FIA já definiu que o traçado de Barcelona vai ter apenas uma zona DRS no Grande Prémio de Espanha, precisamente no mesmo local do ano passado.

A zona para o uso do DRS será na recta principal, com o ponto de detecção a ser entre as curvas quinze e dezasseis.

Os pilotos poderão accionar a asa móvel a cerca de setecentos e cinquenta metros da travagem para a curva 1, naquela que já era a principal zona de ultrapassagens no traçado catalão.



in: portalf1
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel impõe o ritmo no último treino livre

Sebastian Vettel mostrou a sua 'candidatura' à pole position para o GP de Espanha de Fórmula 1, com o piloto alemão da Red Bull a destacar-se com uma volta em 1.23,168s na terceira sessão de treinos livres.

wri200003757-029-fc34.jpg


Contudo, o derradeiro treino livre não clarificou o panorama geral no que diz respeito à ordem esperada para a qualificação, já que se mantém o grande equilíbrio entre as melhores equipas do pelotão, com diversas equipas em posições de lutarem pelas melhores posições da grelha.

Com efeito, não obstante o melhor tempo registo nos instantes finais por Vettel, a sessão havia contado com a liderança dos dois pilotos da Sauber, com Sérgio Perez e Kamui Kobayashi a parecerem bastante competitivos com os pneus macios da Pirelli, o mesmo sucedendo com o Williams de Pastor Maldonado. Foi aliás este a ser destronado a menos de um minuto do final quando Vettel cumpriu uma volta em 1.23,168s, deixando o venezuelano a 0,168s.

Pouco atrás aparece Kobayashi, a 0,182s, ao passo que Mark Webber, tal como o seu companheiro de equipa, esperou pelos momentos finais para registar o quarto tempo, logo na frente de Perez, este a pouco mais de meio segundo.

Fernando Alonso mostrou que o Ferrari está mais competitivo, ficando com o sexto posto e a 0,639s da frente, sendo seguido por Jean-Eric Vergne (Toro Rosso), Jenson Button (McLaren), Kimi Raikkonen (Lotus) e Nico Rosberg (Mercedes). Felipe Massa, a queixar-se de algumas dificuldades com o comportamento do seu F2012, ficou em 11º, ao passo que mais para trás, Lewis Hamilton ficou em 16º. Contudo, note-se que o britânico viu a sua última tentativa, cujos parciais serviriam para o catapultar para as posições da frente, ser estragada pelo tráfego em pista.

Romain Grosjean não chegou a marcar qualquer tempo depois de ter efetuado um pião ainda na fase inicial da sessão.

1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1.23,168 13 Voltas
2. Pastor Maldonado Williams-Renault + 0,168 19
3. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari + 0,182 19
4. Mark Webber Red Bull-Renault + 0,410 16
5. Sergio Perez Sauber-Ferrari + 0,574 22
6. Fernando Alonso Ferrari + 0,639 15
7. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari + 0,665 14
8. Jenson Button McLaren-Mercedes + 0,741 13
9. Kimi Raikkonen Lotus-Renault + 0,768 16
10. Nico Rosberg Mercedes + 0,902 23
11. Felipe Massa Ferrari + 1,011 16
12. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes + 1,155 17
13. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1,163 15
14. Bruno Senna Williams-Renault + 1,241 18
15. Paul di Resta Force India-Mercedes + 1,431 15
16. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes + 1,610 15
17. Michael Schumacher Mercedes + 1,657 17
18. Vitaly Petrov Caterham-Renault + 2,743 20
19. Heikki Kovalainen Caterham-Renault + 3,419 20
20. Charles Pic Marussia-Cosworth + 4,301 18
21. Timo Glock Marussia-Cosworth + 4,521 16
22. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth + 5,039 24
23. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth + 5,205 13
24. Romain Grosjean Lotus-Renault Sem tempo

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton 'voa' para a pole no GP de Espanha

Numa sessão de qualificação bastante emotiva, foi preciso esperar até aos instantes finais para se saber quem ficaria com a pole position para o GP de Espanha. E foi o britânico Lewis Hamilton a alcançar o melhor tempo na fase decisiva, com o piloto da McLaren a fazer uma excelente volta em 1.21,707s.

wri200003759-014-3b8e.jpg


Mas a sessão teve outras figuras, nomeadamente, o segundo posto de Pastor Maldonado, que numa prestação memorável recolocou a Williams na primeira linha da grelha de partida. Fernando Alonso confirmou as melhorias da Ferrari e fez o terceiro tempo.

Já se calculava que a gestão dos pneus seria um fator fundamental neste fim de semana e isso ficou bem provado na sessão de qualificação, a qual se revelou emotiva e com os pilotos a optarem por estratégias diversas no que diz respeito à utilização dos pneus. Com efeito, logo na primeira qualificação, todos os pilotos tiveram de recorrer aos pneus macios, algo que nunca antes havia acontecido e mostrando que o equilíbrio na F1 é nota dominante na atualidade.

Assim, nos decisivos dez minutos finais da qualificação, as equipas optaram por estratégias distintas, com os primeiros cinco minutos a ficarem marcados pela total ausência de ação em pista, já que apenas Sebastian Vettel (Red Bull) cumpriu duas voltas, sem no entanto marcar um tempo. Hamilton foi o primeiro a marcar uma volta rápida, vendo depois as respostas dos seus adversários, primeiro de Fernando Alonso, que levou o Ferrari ao primeiro posto a alguns segundos do final, embora batido pouco depois por Pastor Maldonado, numa prestação surpreendente com o Williams.

Todavia, Hamilton firmou mesmo o melhor tempo, com uma volta em 1.21,707s, o único a descer do segundo ’22, deixando o venezuelano a pouco mais de meio segundo, com Alonso pouco atrás. O duo da Lotus ficou logo a seguir, com Romain Grosjean a superar Kimi Raikkonen, enquanto Sérgio Perez (Sauber) foi o sexto, também ele conseguindo uma boa prestação.

Na Mercedes, Nico Rosberg ainda cumpriu um tempo que lhe valeu o sétimo tempo, ao passo que o seu companheiro de equipa, Michael Schumacher não entrou em pista, poupando pneus e ficando com o nono tempo. Pelo meio ficou mais um alemão, neste caso Vettel, que abortou a sua derradeira tentativa. O lote dos dez melhores fica completo com a presença de Kamui Kobayashi (Sauber), que não chegou a tomar parte da Q3 depois de ter parado em pista no final da Q2 com problemas no seu monolugar.

Webber e Button surpreendidos

Apanhados de surpresa no final da Q2, Jenson Button (McLaren) e Mark Webber (Red Bull) acabaram por ficar de fora da fase decisiva ao serem relegados para a 11ª e 12ª posição, respetivamente, de nada lhes valendo o facto de rodarem dentro do segundo ’22.

Igualmente de fora da Q3 ficaram os dois Force India, com Paul di Resta a ser o 13º e a ficar uma posição à frente de Nico Hulkenberg, seguindo-se os dois Toro Rosso e o Ferrari de Felipe Massa, que não conseguiu imitar a prestação do seu companheiro de equipa, ficando apenas com o 17º lugar da grelha de partida.

Na primeira fase da qualificação, a ‘fava’ calhou a Bruno Senna, que assim irá acompanhar amanhã os pilotos das equipas mais jovens nas últimas linhas da grelha. O piloto brasileiro da Williams poderia, ainda assim, ter garantido a passagem à Q2, mas um erro de Senna na curva 11 acabou com o monolugar atolado na gravilha na sequência de um pião. Atrás de si estarão os dois Caterham, com Vitaly Petrov na frente de Heikki Kovalainen, ao passo que Narain Karthikeyan não conseguiu qualificar o seu HRT, devendo a equipa aplicar um pedido especial ao colégio de comissários para poder participar na prova.


Q3
1. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1.21,707s
2. Pastor Maldonado Williams-Renault + 0,578
3. Fernando Alonso Ferrari + 0,595
4. Romain Grosjean Lotus-Renault + 0,717
5. Kimi Raikkonen Lotus-Renault + 0,780
6. Sergio Perez Sauber-Ferrari + 0,826
7. Nico Rosberg Mercedes + 1,298
8. Sebastian Vettel Red Bull-Renault Sem tempo
9. Michael Schumacher Mercedes Sem tempo
10. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari Sem tempo

Q2 - Tempo limite de passagem à Q3: 1.22,904s
11. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m22.944s
12. Mark Webber Red Bull-Renault 1m22.977s
13. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m23.125s
14. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1m23.177s
15. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m23.265s
16. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m23.442s
17. Felipe Massa Ferrari 1m23.444s

Q1 - Tempo limite de passagem à Q2: 1.24,362s
18. Bruno Senna Williams-Renault 1m24.981s
19. Vitaly Petrov Caterham-Renault 1m25.277s
20. Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1m25.507s
21. Charles Pic Marussia-Cosworth 1m26.582s
22. Timo Glock Marussia-Cosworth 1m27.032s
23. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth 1m27.555s
24. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m31.122s

Autosport
 
Última edição:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel preferiu "uma maior escolha de pneus para a corrida"

Tendo decidido não marcar um tempo na fase decisiva da qualificação para o GP de Espanha, Sebastian Vettel admitiu que essa foi uma estratégia a pensar na corrida de amanhã, que se prevê bastante difícil.

wri200003757-170-0fb5.jpg


“Não houve nada de errado. Decidimos abortar aquela volta para ter uma maior escolha de pneus para a corrida. Se tivesse marcado um tempo, teríamos de começar a corrida com os pneus macios”, começou por referir Vettel à BBC.

“Na Q2, a primeira tentativa era crucial. Mas não consegui fazer uma boa volta [com pneus usados] pelo que tive de usar o meu último jogo de pneus para chegar à Q3. Simplesmente não éramos suficientemente rápidos. Vamos ver como vai correr amanhã. Ficámos um pouco surpreendidos com os passos que os outros conseguiram dar. Mas estou muito confiante para a corrida, temos sempre um bom carro na corrida e temos dois jogos de pneus novos, o que se revelou decisivo para outros em corridas anteriores”, acrescentou o alemão, que vai partir da oitava posição da grelha de partida.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pastor Maldonado: "Demos um grande passo em frente para esta corrida"

Pastor Maldonado esteve em grande forma na sessão de qualificação para o GP de Espanha, ao colocar o seu Williams na segunda posição da grelha de partida, sendo apenas batido por Lewis Hamilton. O piloto venezuelano mostrou-se bastante satisfeito com a sua prestação, enaltecendo a grande progressão da formação de Grove.

wri200003757-194-3452.jpg


"Temos trabalhado arduamente para tentar perceber estes pneus e desenvolver o carro em redor deles. Fizemos um grande trabalho e demos um grande passo em frente para esta corrida", referiu Maldonado após a qualificação.

"Existe um grande ambiente na fábrica e na equipa, o carro está fantástico em especial no que diz respeito ao ritmo de corrida", assumiu ainda Maldonado.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton: "foi uma das minhas melhores qualificações"

Lewis Hamilton estava naturalmente satisfeito com a sua prestação na qualificação para o GP de Espanha. Autor da pole position, o piloto da McLaren destacou aquela que foi uma das suas melhores qualificações de sempre.

wri200003759-049-3596.jpg


“Foi uma qualificação fantástica para mim, estou muito, muito satisfeito, foi uma das minhas melhores qualificações. Foi um trabalho fantástico de todo o pessoal nas boxes e na fábrica, que trabalhou em todas estas novidades”, referiu Hamilton após a sessão, acrescentando que “o carro está ótimo e foi um grande dia para a equipa”.

Para a corrida, o britânico espera uma corrida “incrivelmente difícil com os nossos adversários bastante rápidos”, confessando que “significaria muito para mim poder vencer em Espanha”. Quanto ao facto de não ter conseguido chegar às boxes já depois de ter terminado a qualificação, Hamilton referiu que foi mandado parar pela sua equipa, embora não saiba o motivo.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fernando Alonso: "Este resultado é mesmo um passo em frente”

Após uma primeira fase da temporada em que Fernando Alonso e a Ferrari lutaram na maior parte das vezes pela entrada na derradeira fase da qualificação, esta tarde o piloto espanhol conseguiu novamente estar na luta pelas posições da frente, partindo amanhã de terceiro para o GP de Espanha.

wri200003757-350-ba3f.jpg


A Ferrari trouxe para Barcelona uma série de novidades e estas parecem ter surtido efeito no comportamento do F2012: “Era impossível para nós sonharmos com uma das três primeiras posições nas quatro primeiras corridas, pelo que este resultado é mesmo um passo em frente”, afirmou.

“Conseguimos melhorar, não sei quanto porque penso que a terceira posição é performance a mais. Fiquei muito satisfeito com aquela volta, foi perfeita. Poderia montar mais 100 jogos de pneus que não conseguiria fazer melhor”, acrescentou Alonso.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pole de Lewis Hamilton está sob investigação

A pole position de Lewis Hamilton no GP de Espanha está sob investigação, devido ao facto de o piloto não ter conseguido chegar às boxes depois de terminar a sua tentativa na fase decisiva da qualificação.

wri200003759-044-387c.jpg


O colégio de comissários desportivos está a analisar as circunstâncias em que Hamilton foi mandado parar pela equipa em plena pista após o final da qualificação, contrariando os regulamentos que indicam que os pilotos devem poder regressar às boxes pelos seus próprios meios e com um minímo de um litro de combustível a bordo para que seja retirada uma amostra para análise da FIA.

Desta forma, os pilotos não podem parar em pista para poupar gasolina, numa manobra que é entendida como anti-desportiva, pois permitiria que os monolugares fossem para a pista apenas com combustível para a sua volta e, logo, mais leves do que os seus adversários. Contudo, problemas mecânicos não entram nestas 'contas', pelo que se o problema de Hamilton for técnico, a pole continuará na sua mão.

Da parte de Martin Whitmarshm, diretor da McLaren, a FIA pôde recolher a amostra de combustível necessária, afirmando ao Autosport.com que o tanque do monolugar tinha ainda 1,3 litros no seu interior.

Por outro lado, a FIA confirmou já que o indiano Narain Karthikeyan vai poder competir na prova de amanhã, depois de uma sessão de qualificação muito problemática em que não conseguiu um tempo dentro dos 107 por cento do melhor registo obtido na Q1.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton perde pole position e parte de último para o GP de Espanha

Pastor Maldonado vai partir para o GP de Espanha da pole position, depois de Lewis Hamilton ter sido desqualificado, devido ao facto de não ter regressado às boxes após realizar o melhor tempo na qualificação.

144244877-009e.jpg



Os Comissários Desportivos concluiram que o McLaren de Hamilton não tinha combustível suficiente para regressar às boxes, tal como está estipulado no regulamento, que refere a obrigatoriedade dos monolugares regressarem às boxes com pelo menos um litro de combustível, para anélise da FIA.

A McLaren alegou que foi cometido um erro na colocação de combustível no depósito, mas a FIA entendeu que esse argumento não colhe como “força maior”, já que não se tratou dum problema técnico mas sim um erro da equipa. Assim sendo, Pastor Maldonado parte na frente de Fernando Alonso para a corrida de amanhã.

Grelha de partida

1. Pastor Maldonado Williams-Renault
2. Fernando Alonso Ferrari
3. Romain Grosjean Lotus-Renault
4. Kimi Raikkonen Lotus-Renault
5. Sergio Perez Sauber-Ferrari
6. Nico Rosberg Mercedes
7. Sebastian Vettel Red Bull-Renault
8. Michael Schumacher Mercedes
9. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari
10. Jenson Button McLaren-Mercedes
11. Mark Webber Red Bull-Renault
12. Paul di Resta Force India-Mercedes
13. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes
14. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari
15. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari
16. Felipe Massa Ferrari
17. Bruno Senna Williams-Renault
18. Vitaly Petrov Caterham-Renault
19. Heikki Kovalainen Caterham-Renault
20. Charles Pic Marussia-Cosworth
21. Timo Glock Marussia-Cosworth
22. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth
23. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth
24. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
“Encontro imediato do 3º Grau” entre Michael Schumacher e Bruno Senna

Michael Schumacher e Bruno Senna ficaram de gora do GP de Espanha depois do alemão ter “entrado” pela traseira do monolugar de Bruno Senna no final da reta da meta, aquando de mais uma tentativa de ultrapassagem. O alemão não ficou nada contente com o que se passou, resta saber se com ele próprio ou com o brasileiro. Na repetição televisiva percebe-se que Schumacher roda muito mais rápido que o piloto da Williams, mas resta saber tudo o resto para se saber o que realmente sucedeu...

144173137-2a11.jpg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pastor Maldonado vence GP de Espanha

O GP do Brasil de 2004 marcou a derradeira vitória da Williams na F1, por intermédio de Juan Pablo Montoya e agora a vitória ‘ficou’ um pouco mais acima, na Venezuela, um feito absolutamente incrível.

Kimi Raikkonen (Lotus) foi terceiro classificado, e terminou com o seu Lotus colado ao F2012 de Alonso, recuperando muito tempo nas derradeiras voltas. Romain Grosjean (Lotus) foi quarto na frente de dum espetacular Kamui Kobayashi (Sauber), autor de novas ultrapassagens de antologia

144302849-8b8a.jpg


Sebastian Vettel (Red Bull) foi sexto na frente de Nico Rosberg (Mercedes), com Lewis Hamilton (McLaren) a recuperar do último lugar da grelha até ao oitavo posto, depois de ter passado pelo quinto lugar a meio da corrida. Jenson Button (McLaren) e Nico Hülkenberg (Force India) completaram o top 10 numa corrida em que Mark Webber, com um Red Bull e Felipe Massa (Ferrari) a ‘levarem’ uma volta de avanço.

Fernando Alonso partiu melhor e liderou a primeira parte da corrida mas a vitória de Maldonado desenhou-se quando aproveitou da melhor forma o facto de Fernando Alonso não se ter conseguido desnevecilhar com facilidade do Marussia de Charles Pic, antes duma das suas entradas nas boxes para mudar pneus com o venezuelano sair na frente da corrida quando foi a sua vez de realizar a mesma operação. A partir daí, o homem da Williams construiu uma vantagem de sete segundos que diminui perto do fim, mas à custa dum desgaste acentuado nos pneus do Ferrari, que terminou a corrida novamente a perder tmepo para o venezuelano e já com Kimi Raikkonen muito perto


Classificação

1. Maldonado Williams-Renault 1h39:09.145
2. Alonso Ferrari + 3.195
3. Raikkonen Lotus-Renault + 3.884
4. Grosjean Lotus-Renault + 14.799
5. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1:14.641
6. Vettel Red Bull-Renault + 1:17.576
7. Rosberg Mercedes + 1:27.919
8. Hamilton McLaren-Mercedes + 1:28.100
9. Button McLaren-Mercedes + 1:25.200
10. Hulkenberg Force India-Mercedes + 1 volta
11. Webber Red Bull-Renault + 1 volta
12. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
13. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
14. Di Resta Force India-Mercedes + 1 volta
15. Massa Ferrari + 1 volta
16. Kovalainen Caterham-Renault + 1 volta
17. Petrov Caterham-Renault + 1 volta
18. Glock Marussia-Cosworth + 2 voltas
19. De la Rosa HRT-Cosworth + 3 voltas

Abandonos

Perez Sauber-Ferrari 38ª volta
Pic Marussia-Cosworth 36ª volta
Karthikeyan HRT-Cosworth 23ª volta
Senna Williams-Renault 13ª volta
Schumacher Mercedes 13ª volta

Campeonato

1. Vettel 61
2. Alonso 61
3. Hamilton 53
4. Raikkonen 49
5. Webber 48
6. Button 45
7. Rosberg 41
8. Grosjean 35
9. Maldonado 29
10. Perez 22
11. Kobayashi 19
12. Di Resta 15
13. Senna 14
14. Vergne 4
15. Hulkenberg 3
16. Schumacher 2
17. Massa 2
18. Ricciardo 2

1. Red Bull-Renault 109
2. McLaren-Mercedes 98
3. Lotus-Renault 84
4. Ferrari 63
5. Williams-Renault 43
6. Mercedes 43
7. Sauber-Ferrari 41
8. Force India-Mercedes 18
9. Toro Rosso-Ferrari 6


Autosport
 
Última edição:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fernando Alonso: “Marussia pode-nos ter custado a vitória no GP de Espanha”

Fernando Alonso é de opinião que Charles Pic lhe poderá ter custado a vitória no GP de Espanha, ao referir que o francês ignorou bandeiras azuis, e apesar de ter sido penalizado por esse facto, o atraso do espanhol ninguém lho devolveu: “Tive azar, porque apanhei um Marussia cujo piloto foi penalizado pela infração que cometeu, mas o mais penalizado fui eu porque essa situação nos pode ter custado a vitória na corrida. Estes pilotos têm de entender que devem respeitar as regras.”, referiu Alonso.

144303031-0205.jpg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Schumacher e Senna acusam-se mutuamente

Michael Schumacher é de opinião que a condução defensiva de Bruno Senna foi a cusadora da colisão entre ambos na fase inicial do GP de Espanha. Recorde-se que o Mercedes do alemão “entrou” pela traseira do Williams de Bruno Senna no final da reta da meta, na travagem para a primeira curva do circuito de Montemeló, aquando de mais uma tentativa de ultrapassagem, com os dois pilotos a ficarem fora da corrida:

wri200003757-282-a7d9.jpg


“Se repararem no vídeo podem ver que o Senna deslocou-se para a direita para proteger o interior da curva mas na travagem moveu-se para a esquerda. Quando tentei mudar a trajetória já foi tarde demais...”, referiu Schumacher no que foi contraposto por Senna: “claro que ele não vai dizer que a culpa é dele, mas a verdade é que eu tinha pneus mais gastos que os dele por isso os pontos de travagem não era iguais. Ele tentou cruzar e bateu-me, o que podia eu fazer?”, referiu Senna.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Kimi Raikkonen diz que poderia ter vencido

Apesar de ter conquistado mais um pódio e se afirmar como um dos mais regulares neste princípio de temporada, Kimi Raikkonen lamenta o facto de não ter vencido.

ImageGen.ashx


"Eu larguei muito bem e tive a chance de ultrapassar no exterior da curva, mas não tivemos velocidade suficiente, pois atingi o limitador em quinta. Estou um pouco desapontado com a forma como as coisas nos correram no começo da corrida, pois poderíamos ter vencido", começou por dizer Kimi Raikkonen.

O piloto da Lotus confirmou que existiu um "problema com a velocidade do carro e como está tudo tão equilibrado, um pequeno problema pode custar-nos muito. O nosso carro pode vencer, mas tudo tem que correr bem para podermos chegar lá".

Para Kimi Raikkonen, o problema esteve mesmo no primeiro stint, onde não teve "a velocidade para seguir os dois á minha frente. Trocámos de pneus e as coisas melhoraram, mas eles já estavam muito longe. No final da corrida ainda precisávamos de mais umas voltas para poder vencer", finalizou o finlandês que ocupa o quarto lugar no Mundial de Pilotos.


PortalF1
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Schumacher penalizado pela colisão com Senna

ImageGen.ashx


Michael Schumacher foi considerado como o responsável pela colisão com Bruno Senna na décima terceira volta, resultando daí uma penalização para a qualificação do Mónaco.

O alemão desentendeu-se com o brasileiro na travagem para a primeira curva, dizendo que o piloto da Williams tinha mudado de direcção na travagem.

Os comissários não entenderam dessa forma e Michael Schumacher foi penalizado com a perda de cinco posições na largada para o Grande Prémio do Mónaco que se realiza dentro de duas semanas.

PortalF1
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Incêndio na box da Williams lança pânico no paddock

Uma hora após o final da corrida e num momento em que ainda decorriam os festejos na box da Williams, uma explosão seguida de um incêndio de grande dimensão lançou o pânico no paddock.

ImageGen.ashx


Tudo aconteceu na box da Williams, quando Sir Frank Williams estava a discursar nos festejos da equipa. Segundo foi possível apurar, a explosão está alegadamente ligada a um dos sistemas KERS, com a explosão a provocar um incêndio numa zona onde estaria algum combustível, o que provocou o pânico no paddock, com muito fumo negro a envolver a zona de boxes, enquanto os elementos da Williams e os seus convidados tiveram que literalmente fugir da box da equipa britânica.

As primeiras imagens era verdadeiramente assustadoras, pois não se conseguiu saber nos primeiros minutos se ainda estaria alguém dentro da box da equipa vencedora, quando os elementos de todas as equipas começaram a auxiliar o pessoal da Williams no ataque ás chamas, com uma cortina de fumo preto a percorrer todo o padock, levando a que grande do mesmo fosse evacuado devido ao risco do fogo.

De momento não é possível confirmar o número e gravidade dos feridos, embora tenha sido notório que a equipa de segurança do traçado catalão demorou bastante tempo a chegar á box da Williams, pelo que é difícil apurar até que ponto a situação teria atingindo contornos mais trágicos se não fosse o acto verdadeiramente heróico dos membros das várias equipas, que atravessaram o espesso fumo preto para apagar as chamas na box da Williams.



PortalF1
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
As imagens do incêndio na box da Williams

Veja algumas das imagens do incêndio que deflagrou na box da Williams e causou vários feridos não só de elementos da Williams como também da Force-India, Caterham, entre outros.

144308010-b22e.jpg


144307986-0582.jpg


144307777-5faf.jpg


144307116-ec48.jpg


144306064-3692.jpg


144306034-7a72.jpg


144305676-f8cd.jpg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
FIA confirma 31 feridos no incêndio nas boxes

A Federação Internacional do Automóvel confirmou um total de trinta e um feridos no incêndio na box da Williams, adiantando ainda que vai colaborar nas investigações.

Foi já na noite deste domingo que a FIA confirmou as informações quanto aos feridos, com um total de trinta e um feridos a passarem pela unidade médica do traçado catalão, a grande maioria por inalação de fumo.

Comunicado FIA:

"A FIA confirma que a garagem da Williams foi tomada por um incêndio após o GP da Espanha. As chamas foram rapidamente controladas por pessoas das equipas Williams, Caterham e Force India, também ajudadas por bombeiros do circuito.
Trinta e um membros passaram pelo centro médico do circuito e tiveram alta, com excepção de sete que tiveram de ser transferidos para hospitais locais, onde recebem tratamento.
A FIA está a colaborar com as autoridades espanholas na investigação do incidente e daremos mais informações assim que for possível.
Matteo Bonciani
Chefe de comunicações da FIA"


ImageGen.ashx


PortalF1
 
Topo