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In Memoriam
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Pilotos analisam os pneus para o Canadá
Kimi Raikkonen e Jaime Alguersuari falaram sobre o funcionamento dos pneus para o Grande Prémio do Canadá, considerando ambos que será uma prova desafiante.
Para Kimi Raikkonen, "Montreal é um circuito desafiante pois os níveis de aderência mudam muito ao longo da volta. Há diferentes tipos de superfície de pista, de modo que temos de encontrar um bom set-up e estar confiante que os pneus irão funcionar em todas as superfícies. Vimos um largo espectro de condições climatéricas e temperaturas no Canadá ao longo dos anos, e as temperaturas da pista e dos pneus parece ser um desafio interessante esta época. Não há muitas curvas de alta velocidade na volta, por isso os pneus têm de funcionar nas condições exigidas pelas travagens e trações. É preciso que o carro seja bom nas travagens, pois não queremos ter nenhum momento vazio. Este ano, os pneus da Pirelli são bons para mim. Para a estratégia, trabalho com os meus engenheiros e fazemos as melhores escolhas que podemos. Por vezes acertamos, como no Bahrain. Por vezes ficamos muito perto, como em Xangai. Depois da corrida da China e depois da qualificativa no Bahrain, as pessoas provavelmente começaram a pensar que éramos idiotas e que não podíamos fazer tudo certo. Mas mostramos na corrida porque fizemos o que fizemos. Foi já perto na China e dessa vez a nossa estratégia correu-nos muito bem. Faz tudo parte da corrida e é o mesmo para todos."
Já o espanhol Jaime Alguersuari, piloto de testes da Pirelli diz que "os pneus são absolutamente cruciais: corremos com muita força descendente para conseguirmos muita velocidade de ponta nas retas, e como resultado tudo depende da aderência mecânica e não da aerodinâmica. Por causa disso, e da superfície da pista, espero ver muita derrapagem durante todo o fim de semana, e isto também aumenta o desgaste dos pneus. A combinação de pneus supermacios e macios ficará muito estreita em Montreal: as temperaturas são geralmente muito baixas e os níveis de aderência também muito baixos. Tomar conta dos traseiros é particularmente importante. Se conduzirmos da melhor maneira, no entanto, conseguimos vantagem: há certamente boas oportunidades para ultrapassar em Montreal, e estou certo que será uma corrida muito entusiasmante."
Notas técnicas:
Os pneus no Canadá sofrem muito com os pilotos a usarem as bermas para conseguirem a linha correta de corrida, particularmente na última curva. Os impactos dos pneus com as bermas nesse ponto ocorrem a aproximadamente 130 km/h.
Comparados com a maioria dos circuitos de F1, Canadá tem muitas lombas. Isto torna mais difícil conseguir tração: um dos principais desafios em Montreal. Os pneus traseiros são os mais pressionados por esta razão e os pilotos têm de ter cuidado para evitar que a roda gire em falso, que é a principal causa de desgaste dos pneus.
Montreal tem umas boxes incomuns. A superfície consiste numa secção de asfalto e uma de concreto, cada uma com diferentes coeficientes de fricção, o que naturalmente afeta a quantidade de borracha deixada no piso e a aderência.

Kimi Raikkonen e Jaime Alguersuari falaram sobre o funcionamento dos pneus para o Grande Prémio do Canadá, considerando ambos que será uma prova desafiante.
Para Kimi Raikkonen, "Montreal é um circuito desafiante pois os níveis de aderência mudam muito ao longo da volta. Há diferentes tipos de superfície de pista, de modo que temos de encontrar um bom set-up e estar confiante que os pneus irão funcionar em todas as superfícies. Vimos um largo espectro de condições climatéricas e temperaturas no Canadá ao longo dos anos, e as temperaturas da pista e dos pneus parece ser um desafio interessante esta época. Não há muitas curvas de alta velocidade na volta, por isso os pneus têm de funcionar nas condições exigidas pelas travagens e trações. É preciso que o carro seja bom nas travagens, pois não queremos ter nenhum momento vazio. Este ano, os pneus da Pirelli são bons para mim. Para a estratégia, trabalho com os meus engenheiros e fazemos as melhores escolhas que podemos. Por vezes acertamos, como no Bahrain. Por vezes ficamos muito perto, como em Xangai. Depois da corrida da China e depois da qualificativa no Bahrain, as pessoas provavelmente começaram a pensar que éramos idiotas e que não podíamos fazer tudo certo. Mas mostramos na corrida porque fizemos o que fizemos. Foi já perto na China e dessa vez a nossa estratégia correu-nos muito bem. Faz tudo parte da corrida e é o mesmo para todos."
Já o espanhol Jaime Alguersuari, piloto de testes da Pirelli diz que "os pneus são absolutamente cruciais: corremos com muita força descendente para conseguirmos muita velocidade de ponta nas retas, e como resultado tudo depende da aderência mecânica e não da aerodinâmica. Por causa disso, e da superfície da pista, espero ver muita derrapagem durante todo o fim de semana, e isto também aumenta o desgaste dos pneus. A combinação de pneus supermacios e macios ficará muito estreita em Montreal: as temperaturas são geralmente muito baixas e os níveis de aderência também muito baixos. Tomar conta dos traseiros é particularmente importante. Se conduzirmos da melhor maneira, no entanto, conseguimos vantagem: há certamente boas oportunidades para ultrapassar em Montreal, e estou certo que será uma corrida muito entusiasmante."
Notas técnicas:
Os pneus no Canadá sofrem muito com os pilotos a usarem as bermas para conseguirem a linha correta de corrida, particularmente na última curva. Os impactos dos pneus com as bermas nesse ponto ocorrem a aproximadamente 130 km/h.
Comparados com a maioria dos circuitos de F1, Canadá tem muitas lombas. Isto torna mais difícil conseguir tração: um dos principais desafios em Montreal. Os pneus traseiros são os mais pressionados por esta razão e os pilotos têm de ter cuidado para evitar que a roda gire em falso, que é a principal causa de desgaste dos pneus.
Montreal tem umas boxes incomuns. A superfície consiste numa secção de asfalto e uma de concreto, cada uma com diferentes coeficientes de fricção, o que naturalmente afeta a quantidade de borracha deixada no piso e a aderência.
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