Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Mercedes: Ross Brawn na porta de saída

Entrada de Paddy Lowe (McLaren) está a ser estudada


0dbc1b0882eac16ea00c2ce8ce12df26022ba906.jpg


A Mercedes poderá trocar o seu chefe de equipa Ross Brawn por Paddy Lowe, atual diretor técnico da McLaren, que dividiria funções com o recentemente contratado Toto Wolff. A notícia é avançada pela BBC, que explica que Wolff seria o chefe de equipa, enquanto Lowe ficaria encarregue dos aspetos desportivos e técnicos da equipa.

As duas equipas não confirmam o cenário, com a McLaren a recusar, sequer, emitir um comentário. A Mercedes diz que é algo “especulativo”.

O certo é que, paulatinamente, a Mercedes vai operando uma revolução na equipa. Depois das saídas do piloto Michael Schumacher e do diretor Norbert Haug, entraram Niki Lauda e Toto Wolff para comandarem a equipa e Lewis Hamilton para fazer dupla com Nico Rosberg na pista.

Ross Brawn assumiu funções na Mercedes em 2010, depois de ter levado Jenson Button ao título mundial no ano anterior, na equipa com o seu nome, a Brawn.

Segundo a BBC, Lowe está interessado na mudança mas ainda não assinou contrato. As possibilidades de ficar na McLaren serão, nesta altura, escassas.

Eddie Jordan, comentador da BBC e uma das primeiras fontes a confirmar a chegada de Hamilton, não tem dúvidas. “Paddy Lowe vai para a Mercedes e isso parece indicar que o Ross Brawn e também o Nick Fry estão de saída”, afirmou.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Red Bull renova com Sebastien Buemi

Suíço continuará a ser o terceiro piloto da equipa


6ff6a84e1a3419e0b8224d550e9c9d4023ab7f00.jpg


A Red Bull vai manter Sebastien Buemi como terceiro piloto da equipa por mais uma temporada. Será a segunda época seguida que o suíço irá desempenhar estas funções, depois de ter perdido o lugar na Toro Rosso no início de 2012.

“Conheço toda a gente na Red Bull e é bom ficar mais um ano. É claro que o meu objetivo é pilotar nas corridas de novo, mas ainda estou a aprender com este trabalho na equipa. Ajudo no desenvolvimento do carro e dou feedback durante a temporada quer na fábrica quer nas corridas”, afirmou o piloto.

Buemi chegou a ser apontado à vaga que ainda está aberta na Force India, mas foi descartado. A equipa estará a escolher, ainda, entre Jules Bianchi e Adrian Sutil.

Para o piloto trata-se de continuar na sua equipa de sempre. Sebastien Buemi está na Red Bull desde que deixou os karts, em 2004. Aos 24 anos, continuará a trabalhar com Sebastian Vettel e Mark Webber, dupla principal da equipa.

Christian Horner, chefe da Red Bull, congratulou-se com o anúncio. “Ele tem uma experiência de corrida significativa. É um membro de pleno direito da equipa e vai realizar trabalhos importantes no simulador ao longo da época”, explicou.

Na última época, para além do papel na Red Bull, Buemi participou nas 24 horas de Le Mans ao serviço da equipa Toyota LMP1.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa: "Eu e Alonso estamos no mesmo nível"

Brasileiro está confiante para a nova temporada

054c6944d35bfebea8d18e1d68735164c2de559f.jpg

Felipe Massa está confiante para a temporada 2013 na Fórmula 1. Apesar de andar longe das grandes decisões praticamente desde que perdeu o título na última curva do Grande Prémio do Brasil de 2008, para Lewis Hamilton, o brasileiro acredita que a nova temporada poderá mostrar um lado que parece escondido.

“Quero ganhar muito mais do que no ano passado e tentarei somar conquistas”, prometeu Massa, em conversa com os fãs na internet.

Questionado sobre as diferenças para o seu companheiro Fernando Alonso, Massa desvalorizou: “Ambos somos pilotos top e corremos na competição de automóveis mais famosa do mundo. Estamos no mesmo nível e no mesmo carro.”

O brasileiro disse, ainda, que os jornalistas “não acreditam” que Massa pode melhorar, mas essa desconfiança está longe de lhe tirar o sono. A ideia do brasileiro é repetir a segunda metade da última temporada, quando foi duas vezes ao pódio e esteve, até, em melhor plano do que Alonso.

“Alguns episódios e erros meus fizeram-me perder algumas posições em 2012. Mas a partir de agosto fui mais consistente e consegui conquistar bons resultados em algumas ocasiões. Na segunda metade da temporada as nuvens negras que estavam em cima de mim diluíram-se”, explicou.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Toto Wolff: "Espero que Ross Brawn fique na Mercedes"

Novo diretor executivo acredita na continuidade

b277d8e3fe3bc3f0e23471f31a1645924fb96fd8.jpg

Toto Wolff, novo diretor executivo da Mercedes, veio a público colocar um pouco de água na fervura, depois das notícias que colocavam Ross Brawn na porta de saída da equipa. A BBC deu eco a uma notícia que teve origem na Alemanha e acrescentou-lhe um dado: a Mercedes planeava substituir o seu atual chefe de equipa por Paddy Lowe, diretor técnico da McLaren.

Durante uma conferência de imprensa esta terça-feira, em que confirmou que Robert Kubica irá testar um Mercedes DTM, Wolff também falou do futuro de Ross Brawn.

“Ele está cá e é parte da nossa equipa. Espero que ele fique. Esta é a situação atual”, descreveu o dirigente.

Wolff considerou que seria “muito mau” estar a falar em “substituir seja quem for”. “É especulação dos jornais, acho que deveria estar preparado para isso. Ele é parte da equipa e espero que fique o máximo de tempo possível”, reiterou.

Em relação a Lowe, Wolff frisou que é “uma pessoa reconhecida” no paddock e que está “há mais de 15 anos na McLaren”. Depois alinhou pelo mesmo diapasão. “Na Fórmula 1 há sempre muita especulação mas não posso dizer nada nesta altura”, concluiu.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Mateschitz não descarta retorno do GP da Áustria
F1-gp-austria-2003-grid-largada730.jpg

Dietrich Mateschitz, o bilionário proprietário da Red Bull, não está descartando um futuro retorno da Áustria ao calendário da Fórmula 1.

Anteriormente, A1-Ring, ex-sede do GP da Áustria – agora reformado e com o novo nome de Red Bull Ring – foi considerado para a 20ª data no calendário de 2013.

Mas Bernie Ecclestone descartou a pista de Spielberg, uma cidade com uma população de cerca de 5 mil pessoas, devido ao fato de a infraestrutura hoteleira local ser insuficiente.

Porém, Mateschitz declarou à Speed Week: “Há muita coisa a favor de um GP em Spielberg. Muitas condições e fatores poderiam justificar isso, mas se vai acontecer novamente ou não é especulação, algo que esta companhia não faz”.

Contudo, o proprietário da Red Bull e da Toro Rosso parece estar falando sério quanto às aspirações de seu GP, insistindo que, se fechar um acordo, ele teria de ser para “pelo menos três a cinco anos”.
autoracing.com
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Webber vai pilotar o novo Red Bull antes de Vettel

Australiano fica com os primeiros dois dias de testes em Jerez

4bf85578225b9c65a8ccbf8389a89120afa3887b.jpg

Mark Webber será o primeiro piloto da Red Bull a testar o novo carro da equipa para 2013, o RB9.

O piloto australiano estará ao volante do monolugar nos primeiros dois dias de testes da pré-temporada, marcados para 5 e 6 de fevereiro, em Jerez de la Frontera. Nos últimos dois dias será Sebastian Vettel, tricampeão do mundo, a pilotar.

O RB9 será dado a conhecer ao público a 3 de fevereiro, na fábrica de Milton Keynes, bem a tempo dos testes, acabando com a especulação que se criou de que a Red Bull não teria o carro pronto a tempo.

Já na época passada a Red Bull tinha dado a Mark Webber os primeiros dias com o carro.

O australiano, recorde-se, vai para a sua 12ª temporada na Fórmula 1 e muitos acreditam que será a última.


Apresentações nos novos monolugares:

31 janeiro: McLaren
1 fevereiro: Force India
1fevereiro: Ferrari
2 fevereiro: Sauber
3 fevereiro: Red Bull
4 fevereiro: Mercedes
4 fevereiro: Toro Rosso
19 fevereiro: Williams

Calendário de testes de pré-temporada:

5 a 8 de fevereiro: Jerez de la Frontera
19 a 22 de fevereiro: Barcelona

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Pirelli deverá anunciar Kobayashi como piloto de testes
F1-kobayashi-brasil-2012-rosto-quinta730.jpg

Kamui Kobayashi parece destinado a passar a temporada 2013 testando pneus para a Pirelli, fornecedora oficial da Fórmula 1.

A marca italiana convidou a mídia para sua sede em Milão nesta quarta-feira para o lançamento dos pneus de 2013 da categoria e uma conferência “com os principais protagonistas da Pirelli no automobilismo”.

As fontes francesas F1i e Eurosport estão relatando que Kobayashi deverá ser anunciado como o principal piloto de testes da Pirelli neste ano. Uma fonte italiana relatou o mesmo.

No final do ano passado, quando Kobayashi foi mencionado como um possível piloto de testes para 2013, Paul Hembery, da Pirelli, respondeu: “É uma possibilidade. Vamos ver o que acontece com ele. Imagino que ele ainda está tentando conseguir uma vaga de titular, então vamos aguardar”.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Wolff vai manter sua ligação com a Williams “por enquanto”
F1-toto-wolff-logo-williams730.jpg

Enquanto Toto Wolff começa a trabalhar na Mercedes, a situação na Williams permanece incerta.

Quando a troca de equipe do austríaco foi anunciada, a Williams deixou claro que Wolff “vai manter sua participação acionária”. Acredita-se que suas ações da Williams valem até 40 milhões de euros.

Fontes disseram que o fato de Wolff ter ações de equipes competidoras – ele comprou 30 por cento da Mercedes – é legítimo, mas resta ser visto se a situação vai mudar.

“Por enquanto, vou manter aquelas ações (da Williams)”, declarou ele na terça-feira. “Tenho uma responsabilidade como acionista. Não posso deixar todos na mão. Vou analisar a situação nas próximas semanas ou meses”.

“Estou trabalhando 100 por cento pela Mercedes, como diretor e tentando obter sucesso com a Mercedes. Mas tive uma longa participação na Williams, e você não pode matar uma emoção simplesmente deixando um cargo de diretor”.

Rumores indicam que há um aspecto positivo para a Williams, com sugestões de que a nova ligação de Wolff com a Mercedes poderia proporcionar uma troca de fornecedora de motor para a organização baseada em Grove. “Não houve nenhuma discussão”, disse Wolff.
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pirelli promete incertezas para a temporada 2013 da Formula 1

F1-pirelli-pneus-cingapura-2012-quinta730.jpg

Os fãs da Formula 1 estão esperando mais “incertezas” em 2013 graças aos agressivos pneus novos Pirelli, mas a empresa descarta uma repetição do cenário do ano passado, quando tivemos sete vencedores diferentes nas sete primeiras corridas.

A Pirelli organizou um evento de pré-visualização 2013, em sua sede de Milão na quinta-feira para falar sobre seus planos para a próxima temporada, que incluem novas construções e novos compostos.

A fabricante de pneus italiana acredita que o seu esforço deve resultar em corridas mais espetaculares, e garantir que não haja repetição de corridas do tipo “procissão” que marcaram uma série de eventos no segundo semestre de 2012.

O presidente da Pirelli Marco Tronchetti, disse que sua empresa trabalhou duro para satisfazer o desejo de equipes que estavam preocupadas com a direção que as corridas com uma só parada estavam tomando.

“Foi pedido que proporcionássemos mais incertezas e mais desempenho”, disse Tronchetti. “Incerteza significa que as equipes têm que encontrar o acerto ideal e os pilotos têm que usar o pneu corretamente.”

“Como na temporada passada, nas primeiras cinco ou seis corridas, os pilotos não estavam usando os pneus no máximo, mas no final eles estavam muito bem.”

“As equipes nos pediram para fazer algo diferente, porque de outra forma os pilotos poderiam utilizar um conjunto para a corrida inteira. Esta incerteza é algo que as equipes pediram.”

Os pneus de 2013 da Pirelli serão mais macios do que os do ano passado, com o novo composto duro sendo equivalente ao médio do ano passado.

Em termos mais específicos, as paredes laterais dos pneus serão mais macias e os ombros mais fortes. O objetivo desta mudança de projeto é entregar uma degradação térmica mais rápida, mas uma janela operacional mais ampla.

Os pneus também vão entregar uma tração melhor.

Haverá também uma diferença maior de desempenho entre os compostos, cerca de 0,5 segundo por composto.

A Pirelli também ajustou a cor das paredes laterais do composto duro para torná-lo mais visível. Ao contrário da cor prata do ano passado, agora será laranja.

Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, acredita que as mudanças vão ser boas para as corridas, mas não vai tornar as coisas tão imprevisíveis como foram no início de 2012.

“É ilusão imaginar que teremos sete vencedores diferentes em sete corridas novamente”, disse ele. “Mas eu acho que vai ser uma temporada ‘estranha’.”

“Se você conversar com as equipes, alguns já estão pensando em 2014 e fazendo enormes investimentos nos novos carros e motores.”

“Vai ser o caso de usar as primeiras corridas para determinar o nível de investimento – e, se as equipes sentirem que estão no caminho certo, vão continuar a desenvolver. Se não, eles vão cair fora e colocar todos os seus recursos em 2014.”
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pirelli promete incertezas para a temporada 2013 da Formula 1

F1-pirelli-pneus-cingapura-2012-quinta730.jpg

Os fãs da Formula 1 estão esperando mais “incertezas” em 2013 graças aos agressivos pneus novos Pirelli, mas a empresa descarta uma repetição do cenário do ano passado, quando tivemos sete vencedores diferentes nas sete primeiras corridas.

A Pirelli organizou um evento de pré-visualização 2013, em sua sede de Milão na quinta-feira para falar sobre seus planos para a próxima temporada, que incluem novas construções e novos compostos.

A fabricante de pneus italiana acredita que o seu esforço deve resultar em corridas mais espetaculares, e garantir que não haja repetição de corridas do tipo “procissão” que marcaram uma série de eventos no segundo semestre de 2012.

O presidente da Pirelli Marco Tronchetti, disse que sua empresa trabalhou duro para satisfazer o desejo de equipes que estavam preocupadas com a direção que as corridas com uma só parada estavam tomando.

“Foi pedido que proporcionássemos mais incertezas e mais desempenho”, disse Tronchetti. “Incerteza significa que as equipes têm que encontrar o acerto ideal e os pilotos têm que usar o pneu corretamente.”

“Como na temporada passada, nas primeiras cinco ou seis corridas, os pilotos não estavam usando os pneus no máximo, mas no final eles estavam muito bem.”

“As equipes nos pediram para fazer algo diferente, porque de outra forma os pilotos poderiam utilizar um conjunto para a corrida inteira. Esta incerteza é algo que as equipes pediram.”

Os pneus de 2013 da Pirelli serão mais macios do que os do ano passado, com o novo composto duro sendo equivalente ao médio do ano passado.

Em termos mais específicos, as paredes laterais dos pneus serão mais macias e os ombros mais fortes. O objetivo desta mudança de projeto é entregar uma degradação térmica mais rápida, mas uma janela operacional mais ampla.

Os pneus também vão entregar uma tração melhor.

Haverá também uma diferença maior de desempenho entre os compostos, cerca de 0,5 segundo por composto.

A Pirelli também ajustou a cor das paredes laterais do composto duro para torná-lo mais visível. Ao contrário da cor prata do ano passado, agora será laranja.

Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, acredita que as mudanças vão ser boas para as corridas, mas não vai tornar as coisas tão imprevisíveis como foram no início de 2012.

“É ilusão imaginar que teremos sete vencedores diferentes em sete corridas novamente”, disse ele. “Mas eu acho que vai ser uma temporada ‘estranha’.”

“Se você conversar com as equipes, alguns já estão pensando em 2014 e fazendo enormes investimentos nos novos carros e motores.”

“Vai ser o caso de usar as primeiras corridas para determinar o nível de investimento – e, se as equipes sentirem que estão no caminho certo, vão continuar a desenvolver. Se não, eles vão cair fora e colocar todos os seus recursos em 2014.”
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Helmut Marko faz duras críticas a Mark Webber

f1-helmut_marko-650.jpg

Nem tudo são flores na atual equipe tricampeã mundial de F1…

Helmut Marko, que é uma espécie de conselheiro da equipe Red Bull, depois de ter disparado críticas contra Fernando Alonso na semana passada, agora lançou um ataque surpreendente em relação ao desempenho de Mark Webber, piloto da própria Red Bull na Formula 1.

O australiano terminou 102 pontos atrás de seu companheiro de equipe Sebastian Vettel em 2012, apesar de ter liderado o campeonato.

Marko disse ao Red Bulletin de janeiro de 2013:

“A mim, parece que Webber tem em média duas corridas por ano onde ele é imbatível, mas ele é incapaz de manter esta forma durante todo o ano. Assim que suas perspectivas começam a parecer boas no campeonato, ele começa a ter problemas com a pressão que isto cria.”

“Se ocorre algum contratempo técnico, ele cai de forma relativamente fácil em uma espiral descendente.”

“Em comparação com a forma crescente de Seb, parece-me que a forma de Mark de alguma forma achata.”

“Webber sempre foi considerado um grande piloto guiando carros errados em sua carreira. Então a Red Bull o coloca em um carro vencedor e, de repente, chega um jovem garoto e arrebata a presa bem debaixo do nariz de Mark.”

“E isso prejudica a confiança de qualquer um. É mais do que compreensível…”
autoracing.com
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
F1 – Alonso fora dos primeiros testes. Veja programação

jerez_test.jpg

Fernando Alonso não vai participar dos primeiros testes de pré-temporada da Formula 1 em Jerez. A Ferrari elegeu Felipe Massa e Pedro de la Rosa como os primeiros a experimentar o novo carro.

Massa vai conduzir a nova Ferrari nos primeiros três dias em Jerez, de 5 a 8 de fevereiro, com de la Rosa inaugurando sua parceria com a equipe italiana no último dia.

Alonso entretanto, usará essa semana para trabalhar em sua condição física, antes de guiar a Ferrari nos primeiros três dias de testes em Barcelona, ​​que começam em 19 de fevereiro. Massa, então, vai guiar no último dia daquela semana.

Para o teste final em Barcelona de 28 de fevereiro a 3 de março, Alonso e Massa vão dividir as tarefas de condução.

Na quinta-feira (28) e sábado (2 de março) Massa vai guiar, enquanto Alonso vai guiar nos outros dois dias.

Veja a programação das equipes para os primeiros testes em Jerez:Equipe 5 de fevereiro 6 de fevereiro 7 de fevereiro 8 de fevereiro
Red Bull *AC AC AC AC
Ferrari Massa Massa Massa de la Rosa
McLaren Button Perez Button Perez
Lotus Grosjean Grosjean Raikkonen Raikkonen
Mercedes AC AC AC AC
Sauber Hulkenberg Hulkenberg Gutierrez Gutierrez
Force India AC AC AC AC
Williams AC AC AC AC
Toro Rosso AC AC AC AC
Caterham AC AC AC AC
Marussia AC AC AC AC


*AC – a confirmar
autoracing.com
 

castrolgtx

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2012
Mensagens
3,225
Gostos Recebidos
0
Fórmula 1 pode voltar a Portugal este ano


O "patrão" da Fórmula 1 (F1), Bernie Ecclestone, admitiu hoje que disciplina rainha do desporto automóvel pode regressar a Portugal já em 2013, para um Grande Prémio a disputar no Autódromo do Algarve, a 21 de Julho.

Ecclestone revelou ao jornal austríaco Salzburger Nachrichten que, "para a data que ainda está livre, existe o interesse da França e, agora, também de Portugal, com o novo circuito do Algarve", cuja sociedade gestora está em Processo Especial de Revitalização (PER).

Na resposta à pergunta seguinte à entrevista publicada na edição online do diário austríaco, o dirigente britânico, de 82 anos, observou que "já existem demasiadas corridas na Europa para que ainda se realize mais um Grande Prémio".

Ecclestone tinha dito a 09 de Janeiro que o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2013 deverá ser composto por 19 provas em vez das 20 inicialmente previstas, entrevista ao diário austríaco Krone Zeitung.

"A data de 21 de Julho vai ficar livre", disse Ecclestone, em referência à data prevista para a realização do Grande Prémio da Europa, que a Áustria pretendia organizar no circuito de Spielberg.

Caso aquelas declarações de Ecclestone se confirmem e a França e Portugal fiquem fora da rota da F1, o Mundial de 2013 deverá contar apenas com a realização de uma prova no período compreendido entre 07 de Julho e 25 de Agosto, o Grande Prémio da Hungria, a 28 de Julho.

Por decisão judicial, a Parkalgar, gestora do Autódromo Internacional do Algarve, viu aprovado um plano de reestruturação financeira, que prevê o perdão de 40 dos 160 milhões de dívida acumulada, ao abrigo de um Processo Especial de Revitalização (PER).
Portugal recebeu um Grande Prémio de Fórmula 1 pela última vez foi em 1996, no autódromo do Estoril, numa corrida ganha pelo canadiano Jacques Villeneuve.







economico
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Pirelli: Alguersuari e Di Grassi continuam como pilotos de testes

Kamui Kobayashi descartado


9c71277ec1732abdce3fc8f0da8163fa0e21c7c3.jpg


Durante o dia surgiram notícias que colocavam Kamui Kobayashi como estando perto de assumir o lugar de piloto de testes da Pirelli, mas a marca de pneus, fornecedora da Fórmula 1, decidiu continuar com a mesma dupla.

Assim sendo, Jaime Alguersuari e Lucas Di Grassi continuarão a ser os pilotos oficiais da marca. A confirmação foi dada por Paul Heembery, diretor da Pirelli, durante a apresentação dos pneus para a nova época.

“Li no Twitter que Kamui Kobayashi seria revelado como piloto de testes hoje, mas não vai. Não há motivos para mudar o que temos. Estamos muito bem com o Jaime Alguersuari e o Lucas di Grassi”, afirmou o dirigente.

Alguersuari chegou a ser apontado à Force India e à BMW no DTM, numa vaga que, agora, pode ser para Timo Glock.

Fórmula 1 deverá ter mais paragens nas boxes em 2013

Ainda assim, será necessário chegar a acordo com os pilotos para renovar o contrato, algo que acontecerá depois de decidido o futuro da Pirelli na Fórmula 1. O contrato que liga a fornecedora à competição termina esta temporada.

“Precisamos renovar o nosso contrato antes de decidirmos tudo com os pilotos. Depois vamos olhar para os compostos e pneus. Haverá muito mais uso do simulador, porque trabalhamos extensivamente na modelagem dos pneus. É assim que vamos focar os desafios de 2014”, concluiu.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lotus é a primeira equipa a apresentar o novo carro

Novo E21 será mostrado online na próxima segunda-feira


8351bffbe22cc6fdf0f944e04b6a6e0b92965c3f.jpg


A Lotus divulgou que o seu novo carro para a temporada de 2013 de Fórmula 1 será mostrado na próxima segunda-feira, dia 28 de janeiro. O anúncio será feito online.

A equipa de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean será, assim, a primeira a mostrar o novo carro, o E21, e fá-lo de uma forma original. A equipa irá divulgar através de streaming na sua página de Youtube a pequena cerimónia, na fábrica de Enstone.

Em 2012 a Lotus realizou uma temporada positiva, sobretudo devido à performance de Kimi Raikkonen, que venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi e terminou o campeonato no terceiro lugar.

Os primeiros testes estão marcados para 5 de janeiro, em Jerez de La Frontera, Espanha.

Apresentações nos novos monolugares:


28 janeiro: Lotus
31 janeiro: McLaren
1 fevereiro: Force India
1fevereiro: Ferrari
2 fevereiro: Sauber
3 fevereiro: Red Bull
4 fevereiro: Mercedes
4 fevereiro: Toro Rosso
5 fevereiro: Caterham
19 fevereiro: Williams

Calendário de testes de pré-temporada:


5 a 8 de fevereiro: Jerez de la Frontera
19 a 22 de fevereiro: Barcelona
28 de fevereiro a 3 de março: Barcelona

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Circuito citadino de Valência está ao abandono (vídeo)

Estado de degradação da pista é evidente


583dddcc9f4f1d3e1034ccdf4d82363ce12ce627.jpg


O circuito citadino de Valência que ainda no último mês de junho acolheu o Grande Prémio da Europa de Fórmula 1 está ao abandono, num estado lastimável.

O caso foi divulgado pelo jornal espanhol «Marca» que descreve a pista como muito degradada, com “quadros de luz saqueados”, “esgotos sem tampas” e “postes de iluminação sem cabos elétricos”.

O local terá sido palco de vários assaltos, com os ladrões a levarem tudo o que entenderam ter algum valor naquela zona. O glamour da Fórmula 1 já é, apenas, uma recordação.

O túnel que dá acesso à pista, durante as corridas, está completamente inundado e a ponto, que custou cerca de dois milhões de euros, só tem utilidade para os sem-abrigo que lá procuram algum conforto.

É este o cenário da pista que, em 2008, recebeu a sua primeira corrida de Fórmula 1.

A reportagem da «Marca» mostra vários populares, vizinhos do local, a pedir à Câmara que encontre uma solução para o circuito.

Valência não integra o calendário de Fórmula 1 para 2013. O seu lugar encontra-se ainda em aberto, depois de Nova Jérsia, que deveria ser o substituto ter adiado a estreia. Era suposto que o Grande Prémio de Espanha alternasse entre Barcelona e Valência, mas essa é uma hipótese que ainda não está completamente definida.



Veja a reportagem que mostra as condições do circuito



2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Bastidores: chefe da Red Bull de visita à Ferrari?

Notícia rebentou esta quarta-feira em Itália


7c12773698f593bafbf5cdbb4cd5466f2598a499.jpg


E se nos bastidores da Fórmula 1 se estiver a preparar uma operação bombástica que leve Christian Horner e Adrian Newey da Red Bull para a Ferrari?

A hipótese é levantada esta quarta-feira pela imprensa italiana e começa a ganhar eco por toda a Europa. Na base está uma alegada visita de Christian Horner à sede da Ferrari, em Maranello.

O site «Moto-Total» assume que Horner esteve junto dos responsáveis da Ferrari depois do Natal, embora não especifique a data.

Mario Mairano, responsável pelos Recursos Humanos da Ferrari, foi uma das figuras presentes na reunião. O jornal diz que a hipótese de Adrian Newey, projetista-chefe da Red Bull e, para muitos, grande responsável pelo sucesso da equipa, se mudar para a Ferrari foi discutida.

Horner e Newey são inseparáveis. Todos os seus contratos são assinados em conjunto. Se um sair é muito provável que o outro vá atrás.

Para além dos dois dirigentes, a Ferrari já foi colocada como hipótese para o próprio Sebastian Vettel, uma ideia que a Red Bull tem tentado desmentir mas que não perde força.

Naturalmente esta mudança seria apenas para os campeonatos de 2014, quando está preparada uma revolução nas normas da Fórmula 1.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fórmula 1 deverá ter mais paragens nas boxes em 2013

Pirelli apresentou pneus para a nova temporada com novidades


9f26e7dabd594d475c1bee077fc3e51589e0b1b4.jpg


A Pirelli pretende que os pilotos sejam obrigados a parar duas a três vezes por corrida na temporada de 2013 da Fórmula 1, o que poderá aumentar a imprevisibilidade das mesmas e, dessa forma, contribuir para o espetáculo.

Cada vez mais, saber gerir os pneus é essencial para o sucesso na modalidade e a Pirelli, marca que fornece a Fórmula 1, pretende exigir mais dos pilotos nesse âmbito. A nova gama foi lançada em Milão, esta quarta-feira. E traz novidades.

Os novos pneus têm uma nova estrutura com componentes mais macios, de modo a que a degradação seja maior, algo que se viu no início da temporada 2012, quando várias equipas se queixaram das estratégias de várias paragens que eram obrigadas a fazer. Com o decorrer da época, os pilotos começaram a controlar a degradação e corridas como Índia, Abu Dhabi ou EUA só tiveram uma paragem nas boxes.

“Queremos que haja entre duas e três paragens. Sentimos que estavamos a ser um pouco conservadores no final da última época”, admitiu Paul Hembery, diretor da Pirelli, em declarações à ESPN.

O responsável espera que os novos pneus seja um desafio para as equipas no início da época e acredita que a Pirelli continuará a lançar novos reptos com o decorrer da mesma.

A marca modificou, também, a cor dos pneus duros, trocando o cinzento escuro pelo laranja. Os supermacios continuam a ser identificados pelo vermelho, os macios pelo amarelo e os médios por branco. Os pneus de chuva terão identificação azul.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Raikkonen marca corrida no gelo a meio da pré-temporada

Finlandês leva alguns amigos pilotos até à Rússia


166eed121d84c08a3e0946c72a8c32acc1260213.jpg


Kimi Raikkonen estará presente numa corrida na Rússia, num circuito oval no gelo. A prova decorrerá entre os testes de pré-temporada da Fórmula 1.

Com o nome de «Corrida das Estrelas», o evento de Moscovo vai juntar outros pilotos da Fórmula 1. Charles Pic, agora na Caterham, também já confirmou a presença, tal como Vitaly Petrov, que correrá em casa.

A prova decorre a 23 de fevereiro, no Hipódromo de Moscovo. Ou seja, começa logo a seguir ao término da segunda bateria de testes de pré-temporada na Fórmula 1, em Barcelona.

A corrida no gelo é realizada com carros de turismo da Renault. Logo após o final da última temporada, Raikkonen esteve numa prova de snowmobile na Áustria.

A organização está muito satisfeita com a presença de Raikkonen, o segundo piloto mais famoso no país depois de Fernando Alonso.

“Será uma grande oportunidade para que todos os fãs do Kimi o vejam em ação antes de 2014, quando se estreará o Grande Prémio da Rússia, em Sochi”, afirmou Anastasia Bendikova, promotora da corrida.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Nelson Piquet: "Se sou melhor que Ayrton Senna? Eu estou vivo..."

Humor negro do tricampeão do mundo de Fórmula 1

18a45a3e4d7cf9464e84c74b67728bbd87bc62d3.jpg


Nelson Piquet foi sempre conhecido pela forma sincera sem complexos como abordava os diálogos com a comunicação social. Com o tempo, o brasileiro, tricampeão do mundo de Fórmula 1 foi moderando o discurso mas agora voltou a soltar uma das suas tiradas características, que ameaça ficar na história.

No programa «Linha de Chegada», do canal brasileiro SporTV, Piquet contou uma história relacionada com Ayrton Senna.

“Um dia um jornalista pediu-me para dizer com sinceridade quem era melhor, eu ou o Senna. Respondi: eu estou vivo”, atirou Piquet, entre risos. O tema foi encarado com boa disposição por todo o painel, onde também se incluía Nigel Mansell, campeão do mundo em 1992.

A morte de Ayrton Senna, em maio de 1994, continua a ser um marco na Fórmula 1, até porque foi o último acidente fatal da história da modalidade. “E pensar que, de 1994 até hoje, não houve mais fatalidades”, comentou Mansell.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton: "Alonso é o melhor piloto"

Inglês confirma que a sua relação com o piloto da Ferrari está melhor


2b8ba96c9cddb9e102110af19eaf913710fa1066.jpg


Lewis Hamilton devolveu os elogios que Fernando Alonso lhe traçou recentemente, quando o apontou como o principal rival na corrida ao título em 2013. Para o inglês, agora na Mercedes, não há grandes dúvidas: Alonso é o melhor.

Outrora companheiros na McLaren, a relação entre ambos foi algo tumultuosa. Alonso tinha acabado de se sagrar bicampeão do mundo e chegava da Renault. Hamilton surgiu de rompante nesse ano e dominou o início de temporada. Com isso começaram a levantar-se dúvidas sobre em quem a equipa apostaria, acabando as atenções por serem divididas entre ambos, o que não foi bem aceite.

O campeão acabou por ser Kimi Raikkonen e Alonso viria a partir para a Ferrari. Agora o cenário é diferente.

“A minha relação com o Fernando é muito melhor. Finalmente viramos a página. Acho que ele já me aprecia como piloto e eu agradeço isso. Creio que ele é o melhor”, defendeu o inglês.

Hamilton definiu ainda como possível um eventual regresso à McLaren. “É claro que poderia voltar a juntar-me a eles. Aquela equipa é a minha casa. Vai ser sempre o lugar onde cresci e um lugar que está no meu coração”, garantiu.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
As frases mais emblemáticas de Nelson Piquet

Brasileiro voltou a fazer faísca com tirada de humor negro sobre Ayrton Senna


11c759979f3b567feed7455ae3b356fb6351fbca.jpg


Nelson Piquet voltou a mostrar uma das suas características mais vincadas: as tiradas que ficam para a história. Questionado sobre quem era melhor, ele ou Ayrton Senna, Piquet, tricampeão do mundo de Fórmula 1, resolveu brincar um pouco: “Eu estou vivo.”

O humor negro de Piquet pode não colher o respeito ou admiração de todos, mas a verdade é que, ao longo da história, o brasileiro sempre se destacou não só pelo que fazia na pista, mas também pelo que dizia fora dela.

Aproveitando a “boleia”, o Autoportal recolheu algumas das melhores e mais famosas frases de Nelson Piquet. Polémicas, bem dispostas ou, simplesmente, marcantes.

Frases famosas de Nelson Piquet:

[Antes das corridas: ]
«Então Piquet, vai correr para ganhar?»

«Não, vou correr para ficar em nono.»

«Piquet vai ganhar hoje?»

«Sou piloto, não sou vidente»


[Após as corridas:]
«Piquet, você não esperava esta vitória, não é?»

«Não. Esperava que todos batessem na primeira curva.»


[Após a morte do amigo Gilles Villeneuve, piloto da Ferrari:]
«Os carros da Ferrari são caixões sobre rodas.»

«O Gilles usava um capacete muito pequeno que lhe comprimia o cérebro. Depois era só metê-lo na cabeça e sair por aí a fazer asneiras.»


[Após o primeiro dos três títulos na Fórmula 1:]
«Ser campeão do mundo não muda nada na sua vida. No outro dia continuo a acordar com fome, com dor de barriga, largo-me...»

[Sobre Ayrton Senna:]
«Ele gosta é de garotões. Nunca o vi com mulheres.»

«Ele vive para o desporto e tira o máximo proveito de ser considerado o grande herói das pistas. Às vezes acho que ele não sabe fazer mais nada na vida.»

«Ele vai matar-se, se for preciso, para chegar ao título e ser considerado o melhor de todos os tempos.»


[Questionado sobre o medo de morrer:]
«Nunca tive medo da morte. O que não quero é ficar aleijado. Disso sim, tenho um medo que me pelo.»

«O trânsito no Brasil é muito mais fatal do que um circuito de Fórmula 1.»


[Um conselho aos mais novos:]
«Ninguém ganha uma corrida na primeira volta. Mas muitos podem perdê-la.»

[No auge da rivalidade com Nigel Mansell:]
«Mansell é o maior idiota que já vi»

«Quando descobria uma coisa boa para o meu carro só contava em cima da hora. Assim já não dava para o Mansell também aproveitar.»


[Sobre a vida de piloto:]
«O dinheiro é importante?»

«Lógico, é muito importante.»

«E as mulheres?»

«Ajudam a gastá-lo.»


[Após o seu primeiro teste na Fórmula 1:]
«Já se tinha sentado num F1?»

«Já. O Emerson [Fittipaldi] tem um e eu sentei uma vez no banco para tirar uma foto.»


[Sobre Alain Prost:]
«Não sei quem se lembrou de chamar-lhe Professor. Ele foi o tipo que fez mais asneiras na Fórmula 1.»

[Sobre o seu estilo:]
«Digo o que penso e depois arrependo-me, muitas vezes. Mas se pensasse muito antes de falar, era como o Emerson [Fittipaldi] que só diz bem de toda a gente.»

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ross Brawn: "Eu é que sou a referência da Mercedes"

Chefe da equipa garante que está para ficar mas confirma contactos com Paddy Lowe

21ee58e0948202f3a02fb08914f68114e88dc8ce.jpg


Ross Brawn veio a público clarificar a sua posição na Mercedes, garantindo que não deixou o seu cargo e tem intenções de continuar. Esta tomada de posição vem refrear as notícias que colocavam o dirigente na rota de saída.

“Sou o chefe de equipa e ainda trabalho na vertente desportiva, técnica e de competições. O Toto Wolff vem para um outro lado deste negócio e não quero envolver-me”, assegurou, garantindo que quer ficar no cargo enquanto se sentir importante e motivado para desempenhar as funções.

Com Toto Wolff e Niki Lauda como diretores executivos, sendo que o primeiro irá estar mais perto das equipas de Fórmula 1 e DTM. “O que ele vai fazer é complementar ao que eu faço no que diz respeito a gerir a equipa, mas é preciso haver uma referência. Todos sabem que a única forma de gerir uma equipa é ter uma referência e eu é que sou essa referência”, assegurou Brawn.

Ainda assim, a ideia de que Paddy Lowe, da McLaren, poderia mudar-se para a Mercedes não é descabida. Ross Brawn confirmou a abordagem mas apenas num cenário de renúncia do próprio.

“Estou a par da situação. A Mercedes quer uma ligação a longo prazo e, obviamente, com tanta gente nova quero ver como as coisas correm antes de assumir isso. E temos de ter opções”, frisou.

Brawn lembrou a sua sucessão na Ferrari, frisando que tomou parte na mesma. Por isso, quer fazer o mesmo na Mercedes. “Falei com o Paddy, conheço a situação. Mas eu planeio ficar cá por muito tempo”, garantiu.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ferrari: Fernando Alonso falha primeiros testes

Novo monolugar será pilotado por Felipe Massa e Pedro de la Rosa em Jerez


890236e555838cf8131461622e9bcfb4e080877e.jpg


Fernando Alonso não irá pilotar o novo Ferrari nos primeiros testes da temporada, marcados para 5 a 9 de fevereiro, em Jerez, Espanha. A confirmação foi dada pela equipa através de comunicado no seu site oficial.

Felipe Massa será, assim, o grande destaque dos primeiros dias da Ferrari na temporada 2013. O brasileiro irá estrear o carro e estará ao volante nos três primeiros dias. No último dia de testes, o dia 9, o carro será entregue a Pedro de la Rosa, que assim fará a sua estreia como terceiro piloto da equipa.

Ferrari: Alonso melhor que Massa no primeiro duelo do ano

Para Fernando Alonso a estreia está marcada para a Catalunha, a 19 de fevereiro, na segunda bateria de testes. O espanhol, vice-campeão do mundo, estará ao volante do Ferrari nos três primeiros dias, entregando-o a Massa no último.

Por fim, a 28 de fevereiro, decorrerão os últimos teste de pré-temporada, de novo em Barcelona e outra vez com a dupla principal de pilotos, que irão alternar. Massa estará no primeiro e terceiro dias, Alonso no segundo e quarto.

A Ferrari apresenta o novo monolugar a 1 de fevereiro, na sua fábrica em Maranello.


Apresentações nos novos monolugares:

28 janeiro: Lotus
31 janeiro: McLaren
1 fevereiro: Force India
1fevereiro: Ferrari
2 fevereiro: Sauber
3 fevereiro: Red Bull
4 fevereiro: Mercedes
4 fevereiro: Toro Rosso
5 fevereiro: Caterham
19 fevereiro: Williams


Calendário de testes de pré-temporada:


5 a 8 de fevereiro: Jerez de la Frontera
19 a 22 de fevereiro: Barcelona
28 de fevereiro a 3 de março: Barcelona

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Ecclestone confirma: Portugal quer Fórmula 1 em 2013!

Circuito de Portimão atento à vaga que falta atribuir a 21 de julho




A notícia tinha desaparecido com a mesma velocidade com que surgiu, há meses, levantada por um site italiano. Mas regressa com toda a força: Portugal quer voltar a receber a Fórmula 1.

A ideia foi confirmada pelo próprio Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais. A temporada de 2013 continua incompleta, com uma vaga em aberto a 21 de julho. É a essa vaga que Portugal, através do circuito de Portimão, poderá concorrer.

Ecclestone já tinha admitido a ideia de o calendário ter, apenas, 19 corridas, em virtude do adiamento da prova de Nova Jérsia por um ano. Agora diz desconhecer. “Para ser sincero, não sei como vai ser”, assumiu.

“Ainda há interesse em França e agora também em Portugal. Eles querem fazê-lo no novo circuito do Algarve”, revelou.

A FIA modificou o calendário para acolher uma nova corrida na Europa. Inicialmente a vaga estaria destinada à Turquia, mas o Governo turco não aceitou colaborar no financiamento. O Red Bull Ring, na Áustria, foi vetado por falta de condições a nível de hotelaria.

"Circuito de Austin? Portimão é mais excitante"

A vaga estará em aberto apenas em 2013, visto que Nova Jérsia já deverá organizar a sua corrida em 2014. Mas nada está confirmado.

Ecclestone continua fiel à ideia de ter apenas 19 Grandes Prémios. Mas está aberto a sugestões.

“Se alguém quiser organizar a vigésima corrida, ela acontecerá, desde que haja pista e esteja tudo bem. Nós ajudamos na organização. Contudo, as equipas não são muito a favor que essa prova se realize, e tenho dúvidas que venha a acontecer”, assumiu.

O «patrão» da Fórmula 1 confirmou, ainda, o Grande Prémio da Alemanha será em Nurburgring e rejeitou a hipótese do calendário vir a albergar mais de 20 corridas no futuro.

O Grande Prémio de Portugal realizou-se pela primeira vez em 1958, no circuito da Boavista, com vitória de Stirling Moss. No ano seguinte viajou para Monsanto, antes de regressar à Boavista. Seguiu-se uma longa interrupção. Em 1984 voltou, agora no Autódromo do Estoril, realizando-se de forma ininterrupta até 1996, quando se fez o último.

2008_logoAUTOPORTAL_semiol_bigger.gif
 
Topo