Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso é o quarto maior pontuador da história

Fernando Alonso tornou-se o quarto maior pontuador da história da F-1. O espanhol marcou pontos nos últimos cinco GPs, incluindo duas vitórias, em Cingapura e no Japão.

O bicampeão chegou aos 543 pontos e ultrapassou Rubens Barrichello, que tem 530, e David Coulthard, 535. Kimi Raikkonen também está no encalço dos dois experientes pilotos: o atual campeão tem 525 pontos.

Alonso, agora, se aproxima do tricampeão Ayrton Senna: o brasileiro marcou 614.

Felipe Massa é o 19º nesse ranking, com 288 pontos. Ele ultrapassou Emerson Fittipaldi e Riccardo Patrese com o segundo lugar no GP da China, no último domingo.

O líder em número de pontos é o heptacampeão Michael Schumacher, com impressionantes 1369, seguido por Alain Prost, 798,5.

Fonte: Tazio

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Mercado de patrocínio da F-1 é muito disputado

A equipe Williams é uma das equipes da F-1 que precisam de apoio de empresas para continuar com suas atividades. O time recebe motores da Toyota, mas necessita de outros acordos para manter seus carros em condições competitivas.

Para se ter uma idéia, o mercado da F-1 não é acirrado apenas dentro das pistas, mas também no âmbito comercial. Quem explica esse método é o diretor da escuderia, Dominic Reilly, que fala sobre como são fechados os acordos na categoria.

"A indústria na qual trabalhamos é muito competitiva. Não estamos apenas competindo com as outras equipes, mas sim com os times de futebol, com outros meios de comunicação, por isso o mercado está cada vez mais acirrado," analisou Reilly.

Fonte: Amigos da Velocidade

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Schumacher completa dois anos longe da F-1

Já faz dois anos que a F-1 não vê Michael Schumacher em ação em uma corrida. Em 22 de outubro de 2006, o alemão fez sua última prova na categoria, o GP Brasil, em um dia histórico.

Além da retirada do heptacampeão, Interlagos viu naquela ocasião a primeira vitória de um brasileiro, Felipe Massa, em casa desde Ayrton Senna em 1993 e a conquista do bicampeonato de Fernando Alonso, da Renault.

A última etapa do Mundial foi dominada pelo postulante ao título de 2008. Já o alemão teve de recuperar-se após um furo de pneu na oitava volta: caiu para 20º, fez uma série de ultrapassagens e recebeu a bandeirada pela última vez em quarto lugar.

O piloto da Renault fez o necessário para obter mais um título e cruzou a linha 18s658 atrás de Massa, em segundo lugar. Jenson Button, da Honda, fechou o pódio.

Atualmente, Schumacher é consultor da Ferrari, testa quando necessário e aventura-se em categorias menores de moto; Massa briga com Lewis Hamilton pelo título de 2008; Alonso vem em boa fase e ainda não divulgou se permanece ou não na Renault em 2009.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Carros da F-1 começam a chegar a Interlagos

Os carros da F-1 começaram chegar a Interlagos, São Paulo, nesta quarta-feira e a previsão é que todos estejam na capital paulista até o fim desta semana.

Segundo a assessoria do GP Brasil, equipamentos de Ferrari e BMW já estão no autódromo. Os da equipe italiana até já foram retirados dos compartimentos de carga e estão protegidos por capas.

A prova de Interlagos, última do calendário da atual temporada, acontecerá no próximo dia 2. Na sexta-feira, dia 31, acontecerão os primeiros treinos livres.

Somente Felipe Massa e Lewis Hamilton estão na briga pelo título, e ao inglês basta um quinto lugar para levar a taça, perdida em 2007 para Kimi Raikkonen.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Räikkönen admite que Hamilton é mais veloz que Ferrari

O finlandês Kimi Räikkönen (Ferrari) disse que ficou satisfeito com o terceiro lugar na etapa da China e que pretende ajudar seu companheiro de equipe Felipe Massa a conquistar o título do mundial, batendo o líder Lewis Hamilton (McLaren).

Por falar no inglês, Räikkönen admitiu que o piloto da escuderia britânica estava muito forte em Xangai e por este motivo ele não conseguiu superá-lo na primeira posição. Mesmo sem vencer desde a etapa da Espanha, o finlandês contou que estava contente, já que subiu ao pódio nas duas últimas etapas da temporada.

"Tivemos a possibilidade de ganhar, mas nosso ritmo na China não foi bom o suficiente para derrotar nossos concorrentes. O carro não se comportou mal, mas também não estava 100%," falou Räikkönen.

"Nós tínhamos o mesmo peso por causa do combustível e era preciso só que o Hamilton cometesse um único erro, mas ele foi mais rápido do que nós nas primeiras voltas e depois da parada não conseguimos alcançá-lo," encerrou.

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
1
11_MVB_SENNA.jpg

Honda pode ter jovem piloto brasileiro em 2009
RIO - São grandes as chances de um jovem piloto brasileiro ocupar o lugar de Rubens Barrichello na Honda para a temporada de 2009. De acordo com o site F1-Live.com, a nova patrocinadora da equipe, a Petrobras, que por muitos anos foi parceira da Williams, teria pedido a contratação de um jovem piloto brasileiro para ser companheiro de equipe de Jenson Button.

O principal nome para ocupar este lugar é o vice-campeão da GP2 Bruno Senna, que deve realizar testes com a Honda em breve. A situação de Barrichello na equipe parece não ser nada boa, mas o experiente piloto brasileiro tenta convencer a Honda.

- No próximo ano experiência vai ser fundamental - disse.

Outro piloto brasileiro que pode ser uma opção para a Honda é Nelsinho Piquet, que provavelmente não deve continuar na Renault para 2009.

No entanto, a Honda ainda espera que Fernando Alonso aceite a proposta que a equipe fez.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Alonso: "Estou 99% certo do que eu vou fazer"

À revista holandesa "Formule 1 Race Report", Fernando Alonso disse estar "99% certo" de qual equipe correrá na próxima temporada.

O bicampeão é a grande figura das principais especulações para 2009. Ele já foi "contratado" por Ferrari, BMW, Honda, Renault e até por Toro Rosso.

Após a melhora considerável da Renault a partir do meio desta temporada, porém, o espanhol tende a continuar na escuderia francesa.

"Eu estou 99% certo do que eu vou fazer. Mas só depois do Brasil todos saberão", afirmou Alonso à publicação holandesa.

A Honda ainda pode ser um destino do espanhol, mas ele está bem confiante com as últimas apresentações da Renault.

Alonso ganhou os GP de Cingapura e do Japão, e recordou mais uma vez que a vitória em Fuji "não teve safety car".

"Ninguém pode negar que nós estávamos simplesmente rápidos lá."

"A partir do meio da temporada, nós soubemos quais os nossos problemas com o carro, e agora parece que nosso trabalho recompensou", completou o piloto da Renault.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Schumacher acredita que Massa pode ser campeão

Michael Schumacher acredita que seu ex-companheiro, Felipe Massa, ainda pode ser campeão desta temporada.

Para tal, o brasileiro precisa superar uma diferença de sete pontos para Lewis Hamilton na última corrida do ano, em Interlagos.

Segundo Schumacher, muitas pessoas supervalorizam Hamilton e se esquecem da capacidade de Massa. "Fico sempre um pouco preocupado quando falamos 'ele é o melhor ou não? ele é melhor que Felipe?'"

"É estranho como as pessoas parecem subestimar um homem pronto para ser campeão, o que em si é uma contradição para mim", disse o heptacampeão.

"Sei que Felipe pode dar conta do recado. Eu o vi pilotando, corri ao lado dele e sei o quão talentoso ele é. Ele é um piloto poderoso e um oponente perigoso. Talvez, pelo fato de ele ainda parecer um menino, as pessoas têm dificuldade para ver isto", completou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Para Massa, sucesso desfez sua imagem negativa

Felipe Massa acredita que seu atual sucesso na F-1 está desfazendo a imagem de piloto inconsistente que adquiriu em seus primeiros anos na categoria.

Massa chega para o GP do Brasil deste ano com a chance de ser campeão mundial após uma temporada na qual obteve cinco vitórias. Para isto, precisa superar uma desvantagem de sete pontos em relação a Lewis Hamilton.

Para Massa, sua imagem negativa foi construída devido à sua estréia ruim na Sauber, em 2002, quando acumulou oito abandonos em 16 corridas.

"Tenho certeza de que se eu tivesse começado minha carreira como um piloto de testes da Ferrari, minha reputação teria sido completamente diferente. Por causa do meu primeiro ano, que foi ruim, minha fama tem sido má por anos", lamentou o brasileiro.

"Sempre me colocaram fora do páreo. Ninguém espera que você faça um bom trabalho e aí, quando você mostra algo no qual eles não acreditam, é muito melhor para você", acrescentou.

Segundo Massa, seus sucessos nesta temporada são resultados de sua maior experiência como piloto.

"Se você tem um carro que não combina com seu estilo, é muito fácil cometer erros quando você pilota o tempo todo no limite. Com a experiência, comecei a descobrir do que eu precisava, o que eu queria do carro e como trabalhar com o time", disse o brasileiro, que afirma ter aprendido muito ao lado de Michael Schumacher.

"Michael foi como um professor. Aprendi muito com ele sobre como crescer dentro do time, dizer o que você quer e trabalhar forte em todas as áreas", disse o brasileiro. "Tentei aprender o máximo e esperei pela minha hora, que está vindo aos poucos e estou muito contente com isto".

Sobre suas chance de ser campeão em casa, Massa diz que tanto ele quanto Lewis Hamilton precisam tomar cuidado com imprevistos de última hora, como problemas de confiabilidade.

"Tivemos corridas como os GPs da Hungria e Cingapura e muitas outras onde infelizmente não pontuamos. Mas o esporte é assim e, até a última volta, você nunca sabe o que acontecerá", disse o ferrarista.

"Você pilota um carro onde tudo está no limite para que você obtenha o máximo de seu desempenho, mas também para que você termine a corrida. Você aprende bastante com esses resultados ruins", finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Briatore: "Hamilton aprendeu com erros de 2007"

Flavio Briatore explicou suas declarações sobre Lewis Hamiton, no último fim de semana.

Em Xangai, o chefe da Renault afirmou ao jornal italiano "Gazzetta dello Sport" que o líder do campeonato estava, outra vez, deixando o título do Mundial escapar de suas mãos, assim como em 2007.

Principalmente após o erro na largada do GP do Japão.

"Ele e a McLaren já foram ótimos no ano passado: perder o campeonato com 17 pontos de vantagem a duas corridas do final é digno do Livro dos Recordes", ironizara o italiano, antes do GP da China.

"Se alguém consegue isto nestas condições, ele pode repetir os mesmos erros com cinco pontos de vantagem. Para mim, Massa levará o título."

Porém, o inglês da McLaren ganhou a corrida em Xangai e aumentou para sete pontos sua vantagem para Felipe Massa, 94 a 87. A última etapa de 2008 acontece em Interlagos, em 2 de novembro.

Ao site da revista "Autosport", Briatore, agora, explicou que o que tinha dito era "bastante simples": "O que eu disse é que é difícil quando você tem pressão como aquela [que ele teve em 2007]."

"No último ano, ele perdeu 17 pontos em duas corridas e às vezes é o segundo, o terceiro, o quarto lugar que é a meta. Essa foi minha opinião."

"Não é possível ganhar todo o tempo. Às vezes, quando você está brigando pelo campeonato, é bom terminar em segundo ou terceiro também. Ou até em quinto", explicou o dirigente, lembrando que Hamilton precisa apenas de um quinto lugar para ser campeão do Mundial.

"Ele aprendeu do ano passado para este. Eu penso que nós vimos, duas ou três corridas atrás, que ele tinha a possibilidade de já ganhar o campeonato, e ele não conseguiu."

"Eu acredito que quando você está brigando pelo campeonato você precisa olhar para os pontos, não apenas para as vitórias", falou.

Questionado se apostaria em Hamilton como campeão, Briatore respondeu: "Ainda existe uma corrida para o final. Geralmente, se eu precisasse colocar dinheiro em alguém, então é claro que eu colocaria no Hamilton. Ele tem muito mais chance do que qualquer um".

O chefe da Renault, porém, pensou pelo lado financeiro da aposta: "Mas se eu fosse questionado para apostar, então eu apostaria no Massa, porque isso me pagaria mais, se eu ganhasse."

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Mesmo sem título, Kubica se diz satisfeito

Embora tenha deixado a briga pelo título após a última corrida, em Xangai, Robert Kubica diz que não está desapontado com o desempenho da BMW nesta temporada.

O polonês tem respectivamente 19 e 12 pontos de desvantagem para Lewis Hamilton e Felipe Massa, o que significa que seu melhor resultado para esta temporada seria o terceiro lugar caso chegue na frente de Kimi Raikkonen no Brasil.

Embora tenha se queixado da falta de empenho da BMW no desenvolvimento de seu carro ao longo do ano, Kubica se diz satisfeito com seus resultados nesta temporada, onde acumulou uma vitória, uma pole e sete pódios.

Para ele, o terceiro lugar nesta temporada estaria de bom tamanho. "Você nunca sabe se terá outra chance nos próximos cinco anos. Nossa consistência e confiabilidade é o que nos manteve na briga pelo campeonato".

"Claro, sou muito ambicioso e sempre dou 100%, mas você sempre tem o sentimento de que poderia ter feito melhor. No entanto, devemos ficar felizes com o que conquistamos", completou o polonês.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
McLaren deve testar em Algarve em dezembro

Segundo os administradores do circuito de Algarve, em Portugal, a McLaren deve realizar uma bateria de testes de pré-temporada no traçado durante o mês de dezembro.

"Isto está praticamente confirmado, mas ainda não há nada", disse o chefe-executivo de Algarve, Paulo Pinheiro, que garantiu que outros times da F-1 também entraram em contato para realizar testes do autódromo português.

Algarve foi construído com um orçamento de 200 milhões de euros (cerca de R$ 600 milhões) com o objetivo de recolocar Portugal no mapa da F-1, já que desde 1996 o país não abriga uma corrida da categoria.

"É muito importante que os carros da F-1 possam usar esta pista, pois a F-1 é o maior nível do automobilismo e esta é uma marca muito importante de se ter, aquela que confirma que você cumpre com os padrões da F-1", disse Paulo Pinheiro.

Embora categorias como Le Mans Series, A1GP, FIA GT e Superbike possam usar o circuito em breve, ainda não se sabe se a F-1 voltará a Portugal em um curto prazo.

"Fizemos nossa parte, que era construir um circuito de alto nível que fosse capaz de receber a F-1. Ter um GP não é algo que podemos decidir ou fazer algo a respeito", explicou Pinheiro.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Canadá pode retornar ao calendário da F-1 em 2009

De acordo com o prefeito da cidade de Montreal, Gérald Tremblay, o GP do Canadá poderá voltar ao calendário da F-1 em 2009. Em reunião com o chefão da F-1, Bernie Ecclestone, nesta quinta-feira em Londres, o prefeito disse que ainda existe a possibilidade do retorno da prova na próxima temporada.

Além de Ecclestone e Tremblay estavam presentes na reunião o Ministro de Desenvolvimento Econômico da província de Quebec, Raymond Bachand, e do ministro de Comércio Internacional Michael Fortier.

O encontro durou cerca de duas horas e meia, mas não apresentou nenhum acordo concreto, apesar do otimismo mostrado por Tremblay.

"Tivemos uma reunião construtiva e entendemos melhor as questões. Agora temos que trabalhar muito para que todas as opções sejam analisadas, mas ainda assim é possível realizar o GP do Canadá em 2009 e nos próximos anos," falou Tremblay.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Schumacher aconselha Hamilton em busca do título

O heptacampeão de F-1 e agora consultor da equipe Ferrari, Michael Schumacher, enviou conselhos para o líder do mundial 2008 Lewis Hamilton (McLaren), O alemão disse que caso queira levar o caneco na etapa do Brasil, o inglês só precisa pensar em seu trabalho e esquecer os demais pilotos.

Mesmo sendo consultor da equipe Ferrari e ex-companheiro de equipe de Felipe Massa que tem sete pontos de desvantagem para Hamilton, Schumacher disse que o britânico é um dos melhores pilotos da atualidade e tem grandes chances de vencer o mundial.

Dono de inúmeros recordes na categoria, Schumacher contou que Hamilton tem surpreendido e que por seu um nova to - está em seu segundo ano - ainda tem muito que mostrar na F-1.

"Ele realmente é impressionante. Acredito que em pouco tempo ele fará muitas coisas. No ano passado, em sua temporada de estréia ele andou lado a lado com o Alonso, e quase foi campeão," falou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Gostaria de ver Massa campeão, diz Nelsinho Piquet

Nelsinho Piquet, da equipe Renault, prestes a fazer sua primeira corrida oficial no Brasil como piloto de Fórmula 1, declarou que gostaria de ver seu compatriota Felipe Massa conquistar o título mundial em Interlagos no dia 2/11.

O GP Brasil, que encerra a temporada 2008 da categoria, pela terceira vez seguida decidirá o campeonato. Estão na briga neste ano: Lewis Hamilton (McLaren) e Felipe Massa (Ferrari).

"Para ser honesto, gostaria de ver (Felipe) Massa conquistar o título no Brasil. E, se isso acontecer, o país irá à loucura. Contudo, Lewis (Hamilton) é o favorito e será difícil para Felipe, que terá um grande apoio da torcida", declarou Nelsinho.

Vale lembrar que Piquet e Hamilton foram adversários na Fórmula GP2. Na temporada de 2006, o campeonato da categoria escola foi decidido nas provas finais e Lewis conquistou o título com Nelson em 2º.

Brasil - "Será a primeira vez que guiarei um carro de F-1 em Interlagos. Já corri lá por outras categorias e adoro a pista. O circuito é bastante técnico, de um certo ponto de vista, já que tem uma longa reta com um miolo mais lento. A prioridade durante os treinos livres será achar o equilíbrio nessa situação", falou.

O bom desempenho nas últimas corridas do ano poderá facilitar a renovação do acordo que Piquet e Renault mantém. Todavia, ainda nada está decidido. A equipe francesa deve anunciar seus planos, e pilotos, para 2009 somente após o GP Brasil.

"Esta é uma decisão do Flavio (Briatore, chefão da equipe). E tenho certeza que ele o fará bem e na hora certa. Tudo o que posso fazer e me concentrar e fazer o melhor trabalho possível na última corrida do Mundial", finalizou Nelsinho Piquet.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
BMW aprenderá com falhas de 2008, diz Theissen

O chefe da BMW, Mario Theissen, afirmou que seu time aprenderá com os erros cometidos na segunda metade da temporada 2008 para se tornar um dos concorrentes ao título no ano que vem.

A equipe de Hinwill chegou à liderança do Mundial de Pilotos após o GP do Canadá com Robert Kubica, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de desenvolvimento das rivais McLaren e Ferrari na segunda parte do campeonato.

Para Theissen, tal falta de progressos foi um fator decisivo que precisa ser corrigido em 2009.

"De fato, alguns de nossos projetos de desenvolvimento não entregaram os ganhos de performance esperados na pista. Mas tenho certeza de que aprenderemos as lições disto para 2009. No final das contas, todos queremos brigar pelo título na próxima temporada", disse o dirigente.

Apesar de reconhecer a queda da BMW no segundo semestre, Theissen afirma estar contente com a evolução geral apresentada pela equipe ao longo deste ano.

"Conquistamos nossas metas ambiciosas pelo terceiro ano consecutivo. Isto não aparece por sorte. Nosso trunfo nesta temporada foi uma confiabilidade impecável, nossa excelente estratégia de corrida, o grande trabalho nos pit stops e um número muito pequeno de erros de nossos pilotos", finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Barrichello: "Interlagos não será minha despedida"

Rubens Barrichello assegura que o GP do Brasil deste ano não será sua despedida da F-1.

O brasileiro, que em 2008 se tornou o piloto com o maior número de GPs diputados na história, ainda não recebeu nenhum parecer da Honda a respeito de sua permanência para a próxima temporada.

Contudo, Rubinho promete encarar a corrida em Interlagos como apenas mais uma de sua carreira. "Será apenas outro GP do Brasil, uma corrida que é sempre fantástica por causa da energia dos torcedores", disse Barrichello.

"Não farei minha corrida de despedida ainda. Não preciso pensar nisto agora", afirmou o brasileiro à agência "Associated Press". "Simplesmente tentarei fazer uma boa corrida, Interlagos estará cheia de torcedores apoiando Felipe [Massa] e eu também", finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Com obras, Interlagos pode ter público recorde na F-1

De acordo com a administração do autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, o 37º GP Brasil de F-1 poderá receber um público recorde no próximo dia 2 de novembro -- data em que a prova encerra o Mundial 2008 da categoria.

Com as obras realizadas pela Prefeitura de São Paulo, sobretudo nos setores VIPs, a capacidade do circuito aumenta de 70 mil torcedores para 75 mil. Mas, vale lembrar que por razões de segurança a Polícia Militar limita esse número em 10% menos. Ou seja, 67.500.

Em 1973, no primeiro GP Brasil, Interlagos recebeu um público estimado em 25 mil pessoas. Em 2003, quando Rubens Barrichello ainda pilotava para a escuderia Ferrari, o autódromo paulistano recebeu cerca de 64 mil pessoas em suas arquibancadas e áreas VIPs.

Os promotores da prova esperam um público de 135 mil pessoas entre os três dias de evento. A saber: treinos livres (6ª-feira), classificação (sábado) e prova (domingo). Os ingressos para a corrida já estão esgotados desde o mês de julho.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Mesmo sem precisar vencer, Hamilton diz que correrá forte em SP

Das agências internacionais
Em Londres (ING)

Líder do Mundial de pilotos com sete pontos de vantagem para o brasileiro Felipe Massa, o britânico Lewis Hamilton chega ao GP Brasil, agendado para o dia 2 de novembro, com a tranqüilidade de não precisar vencer a prova para abocanhar o troféu do campeonato. Ainda assim, o piloto da McLaren está disposto a brigar pelas primeiras colocações em Interlagos.

"Meu objetivo no Brasil será ligeiramente diferente daquele de outros GPs. Não preciso vencer a corrida, mas isso não me impedirá de tentar estar o mais forte possível, como ocorreu em Xangai, onde eu não tinha a intenção de pressionar muito mas me vi na ponta e não tive problemas para ganhar", lembra o britânico, referindo-se à corrida da semana passada na China.

No entanto, o breve histórico de Hamilton no circuito paulista não é dos melhores. No ano passado, ele chegou ao GP Brasil também com uma das mãos no título, mas não completou a corrida e viu Kimi Räikkönen, que estava a sete pontos de distância, sagrar-se campeão.

Olhando para trás, o jovem piloto de 24 anos reconhece que seu nervosismo foi incontrolável naquela prova. "Chegamos a Interlagos com o título próximo, e minhas emoções subiam e abaixavam. Foi uma corrida muito emocionante, porque eu sabia que terminaria em um grande êxito ou uma grande decepção", conta Hamilton, que ainda tinha a concorrência de Fernando Alonso, seu então companheiro na McLaren. "As coisas não foram bem para mim, mas ainda assim creio que tive um grande ano de estréia".

Apesar das recordações amargas em relação a Interlagos, Hamilton revela que gosta muito do circuito. "É maravilhoso correr em um traçado tão natural", garante. "Além disso, ele gira no sentido anti-horário, o que é um desafio a mais para os pilotos".

Fonte: UOL Esporte

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
F-1 está preparada para sair da crise, diz Williams

O chefe-executivo da Williams, Adam Parr, acredita que a ação conjunta dos times com a FIA salvará a F-1 da crise econômica que a afeta.

Para o inglês, o encontro entre Max Mosley e a Associação dos Times da F-1 (em inglês, FOTA) nesta semana já foi um grande passo rumo à redução dos custos da categoria em um curto prazo.

"Só um idiota estaria confiante com alguma coisa hoje", disse Parr em entrevista à revista "Autosport". "Agora, ao menos acho que todos entendem que precisamos fazer alguma coisa. É como quando você admite que é um alcoólatra. Até que você chegue a este ponto, não há cura", comparou.

Parr concorda com FIA que o foco para o corte nos custos deva ser os motores, mas se mostrou reticente quanto à padronização da peça proposta pela entidade.

"Quando congelamos o motor por cinco anos, foi um grande erro, pois fizemos isto com uma peça muito cara, acreditando que isto não era um diferencial na performance, mas descobrimos que talvez fosse", disse o dirigente.

"Portanto, o que você vai fazer? Qual é o sentido em ter um motor que não é um diferencial na performance e que ainda custa uma imensa quantia de dinheiro?", questionou Parr. "A visão da Williams é que ainda não sabemos qual é a solução, mas claramente deve começar pelo motor", finalizou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Heidfeld tem surpresa boa com asfalto de Interlagos

Nick Heidfeld admitiu nesta sexta-feira ter ficado surpreso com o asfalto de Interlagos em 2007. O alemão conheceu uma pista ondulada, mas, após completo recapeamento para a prova do ano passado, o problema foi muito minimizado.

O piloto da BMW, quinto colocado no campeonato, quer saber se continua boa após um ano inteiro.

"Estou muito curioso para ver se a pista ainda é a mesma de 2007, quando tive uma surpresa, pois o asfalto costumava ser realmente muito ondulado", disse.

Heidfeld elogiou a capital paulista, mas afirmou saber da violência: "Acho São Paulo muito legal como cidade, mas sempre existem histórias de assaltos e você ouve coisas assim todos os anos".

Já Robert Kubica declarou que Interlagos é um circuito "muito exigente" por ser anti-horário, algo não muito comum no calendário, e "muito interessante". Além disso, citou sua corrida de F-Renault Brasil em 2002, seu primeiro contato com o autódromo paulistano, evento vencido por ele.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Chance de chover na sexta-feira do GP Brasil é maior

As previsões atuais do "Weather Channel" apontam, no máximo, 40% de chance de chuva para o fim de semana do GP Brasil de F-1 em São Paulo.

A possibilidade de 40% é justamente da sexta-feira, dia dos primeiros treinos livres, em que a temperatura deverá estar entre 18ºC e 26ºC.

Para sábado, quando ocorrerá o treino classificatório, há 30% de chance de chover e 17ºC e 23ºC são as temperaturas mínima e máxima esperadas.

O serviço meteorológico diz nesta sexta-feira que, para 2 de novembro, dia da prova final de 2008, há 30% de probabilidade de chover na capital paulista. É prevista uma pequena variação na marcação dos termômetros, de 17ºC a 19ºC.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Hamilton talvez precise ser sujo, opina Jordan

Eddie Jordan resolveu dar conselhos a Lewis Hamilton nesta semana. O ex-dono de equipe afirmou que o inglês precisa estar pronto para ser duro com Felipe Massa se o brasileiro iniciar uma batalha não muito limpa com ele.

O piloto da McLaren necessita apenas de uma quinta posição em Interlagos no próximo dia 2 para levar a taça, independentemente de vitória do rival da Ferrari.

Mas Jordan defendeu que Hamilton tire ambos da prova caso haja um ataque "como o do GP do Japão", aquele que gerou punição ao vice-líder do Mundial.

"As pessoas talvez não gostem de mim por dizer isso, mas, se Massa tentar tirá-lo, como fez no Japão, para roubar seu título, Lewis precisará estar pronto para isso", disse ao "Daily Express".

"Se ele tentar algo assim, Lewis terá de virar seu volante em direção a Massa para garantir que ele não acabe a corrida também."

O irlandês observa haver dois Hamiltons: o de Fuji e o de Xangai. Ele acredita fortamente naquele da China, que dominou o fim de semana com autoridade.

"O que acontecerá no campeonato dependerá do que Lewis aprendeu nas duas últimas provas. Ele foi brilhante na China, foi perfeito, mas foi horrível no Japão. Se o Hamilton da China for o do Brasil, ele será campeão", afirmou.

Para Jordan, todos estão contra Hamilton. "Ele precisa ser cuidadoso. Ele sabe que agora o mundo está contra ele _os outros pilotos e os comissários estão na oposição. Creio ainda que o que aconteceu com ele após vitória em Spa foi terrível e a punição no GP do Japão foi muito dura também."

Hamilton, segundo Jordan, precisa de um melhor apoio do companheiro Heikki Kovalainen. O ex-dirigente disse que o finlandês tem de obter um lugar nas duas primeiras filas do GP Brasil para que as chances do inglês aumentem.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Williams acredita que Vettel pode ser campeão em breve

O dono da equipe Williams, Frank Williams, falou que o jovem Sebastian Vettel, atualmente na Toro Rosso pode se tornar campeão mundial em breve. Na próxima temporada Vettel substituirá o veterano David Coulthard na escuderia Red Bull.

O alemão de apenas 21 anos entrou para a história da categoria como o piloto mais novo a vencer uma etapa de F-1. Com o triunfo em Monza, na Itália o jovem alemão despontou como uma das revelações do automobilismo neste ano.

"Acho que o Vettel pode chegar a uma boa equipe e levar o campeonato mundial dentro de dois anos," falou Williams proprietário do time que tem seu nome ao jornal Bild.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Diretor da BMW admite que não alcançou Ferrari e McLaren

O diretor da BMW, Mario Theissen, admitiu que sua equipe não foi capaz de diminuir a distância que a separava de Ferrari e McLaren na briga pelo título do mundial de construtores.

No entanto a temporada da equipe alemã foi muito positiva. O time chegou até a etapa da China com chances matemáticas de vencer os dois campeonatos - pilotos e construtores - além de ter feito a dobradinha no GP do Canadá e ter ido ao pódio em onze oportunidades.

Agora a idéia da escuderia é desenvolver o carro para a próxima temporada e assim tentar nivelar as condições com as duas favoritas aos títulos de 2008. Por este motivo Theissen espera que o período de pré-temporada seja proveitoso para todos.

"Em termos de desempenho ainda temos muito que fazer para se aproximar de Ferrari e McLaren. Na verdade nossos projetos não produziram os resultados que nós esperávamos. Mas estou certo que aprendemos muito para 2009," finalizou Theissen.