Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Montezemolo quer mudança no sistema de pontos

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, acredita que o atual sistema de pontuação da F-1 deveria ser mudado, pois não beneficia o vencedor de um GP.

Em 2003, a FIA alterou as regras dos pontos: antes, o segundo colocado recebia seis, mas passou a ganhar oito, enquanto o ganhador de uma prova continuou a levar dez.

Antes, também, os pontos iam até o sexto lugar (10-6-4-3-2-1). Porém, a partir de 2003, os oito primeiros começaram a ser beneficiados: 10-8-6-5-4-3-2-1.

"Eu acredito que o sistema de pontos deveria realmente mudar. Massa ganhou seis corridas, enquanto Hamilton venceu cinco, mas o inglês conquistou o título", afirmou o dirigente ao jornal italiano "La Stampa".

Sobre o título desta temporada, Montezemolo recordou de outra vez em que um piloto da Ferrari perdeu o campeonato por apenas um ponto.

"Isso me lembra 1976, quando Niki Lauda perdeu um título por apenas um ponto para outro inglês, James Hunt, da McLaren."

Naquela temporada, Hunt chegou à última corrida da temporada, no Japão, três pontos atrás de Lauda. O austríaco não pontuou, enquanto o inglês marcou quatro pontos e subiu para 69, enquanto o rival manteve-se com 68.

Fonte: Tazio

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Theissen diz que BMW lutará pelo título em 2009

Mario Theissen não mudou a meta da BMW para a próxima temporada e acredita que a equipe será uma das candidatas ao título do Mundial de Construtores.

Em 2008, a escuderia alemã terminou o campeonato na terceira posição com 135 pontos, contra 172 da campeã Ferrari e 151 da McLaren.

O chefe da BMW explicou que os trabalhos já estão inteiramente focados no modelo do próximo ano.

"Os desafios são grandes, mas nós persistiremos com nosso ambicioso objetivo: em 2009, queremos ser uma das equipes brigando pelo título", afirmou Theissen ao site oficial da equipe.

Com as mudanças no regulamento para a próxima temporada, o dirigente aposta em um grid mais equilibrado.

"Uma mudança no equilíbrio de forças no grid da F-1 em 2009 é inteiramente possível. Em 2009, a F-1 terá pela frente a mais dramática mudança de regras na história do esporte. Devido às restrições aerodinâmicas, a aparência dos monopostos será bem diferente dos carros desde ano."

Para o próximo ano, além das restrições aerodinâmicas, a categoria terá a volta dos pneus slick, a introdução do sistema KERS de reaproveitamento de energia cinética e os motores terão que durar três GPs.

"Em Munique e Hinwil [fábricas da BMW], nós temos trabalhado muito nos desenvolvimentos para a próxima temporada, e o trabalho nos diferentes projetos está progredindo como o planejado, também", disse Theissen.

"A apresentação do F1.09 foi programada para o dia 20 de janeiro, em Valência. Depois disso, nós conduziremos três testes antes do início da temporada 2009, em Melbourne, em 29 de março", completou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Em vídeo, namorada parabeniza Hamilton e declara seu amor

A bela Nicole Scherzinger, vocalista do grupo Pussycat Dolls, namorada do campeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton, fez sua homenagem na internet ao piloto - que conquistou o título no último domingo no GP Brasil de F-1.

Em um vídeo de 40s, postado no You Tube, Nicole afirma: "estou tão empolgada. sinto que estou no topo do mundo. Por que? Porque gostaria de parabenizar meu namorado Lewis Hamilton pelo título. Eu te amo, eu te amo, eu te amo".

Nicole, de 30 anos, começou o relacionamento com Hamilton (de 23 anos) no ano passado após premiação da MTV Europa.

Confira o vídeo:

Fonte: Amigos da Velocidade

Última edição:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa revela incômodo sem o controle de tração

Felipe Massa revelou que o começo da temporada 2008 foi bem complicado, principalmente por causa da extinção do controle de tração nos carros.

Nas duas primeiras corridas do ano, na Austrália e na Malásia, o brasileiro da Ferrari não marcou pontos. Em Melbourne, teve um problema com o motor de sua Ferrari; em Sepang, estava na segunda posição quando perdeu a traseira, rodou e abandonou a prova.

"Aprendi muito no começo do ano. Na F-1, eu sempre tinha usado o acelerador 100%. Para mim, funcionava como um botão. Aprendi muito sobre mapas de aceleração, coisas assim", explicou o vice-campeão de 2008 ao programa "Linha de Chegada", do Sportv, na última terça-feira.

O controle de tração era um recurso eletrônico que impedia que os pneus não girassem em falso (como naquelas fritadas de pneus que aconteciam nas largadas).

Para 2009, novas mudanças no regulamento estão previstas, como a volta dos pneus slick, as restrições aerodinâmicas e a introdução do sistema KERS de reaproveitamento de energia cinética.

"Acho que o campeonato pode ser mais equilibrado, com algumas quebras no começo", disse Massa.

Sobre a acirrada disputa pelo título deste ano, o ferrarista afirmou que a estratégia da Ferrari era a de jogar toda a pressão em cima de Lewis Hamilton, para que acontecesse o mesmo que em 2007.

O inglês perdeu o campeonato daquele ano para Kimi Raikkonen quando tinha 17 pontos de vantagem restando dois GPs para o final.

"O objetivo foi jogar mais a pressão nele, sabendo que era uma situação difícil, mas sabendo também que ele não é um piloto extremamente calculista", falou o brasileiro.

Felipe Massa ganhou a última prova da temporada, em Interlagos, mas Hamilton conquistou o quinto lugar que lhe garantiu a conquista do Mundial.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Massa promete cumprimentar Hamilton pelo título

Vice-campeão da temporada, Felipe Massa pretende cumprimentar Lewis Hamilton pelo título conquistado no último domingo, em Interlagos.

Hamilton levou seu primeiro campeonato depois de uma corrida dramática, na qual só obteve o quinto lugar na última volta graças a Timo Glock, que perdeu rendimento por estar usando pneus secos em uma pista molhada.

"Quero encontrar Hamilton e seu pai para dizê-los que o título foi merecido", disse Massa ao jornal "Gazzetta dello Sport", descartando que Timo Glock tenha facilitado a vida de seu rival. "Glock não cedeu a posição de propósito", afirmou.

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, acredita que a perda do título deste ano fortalecerá Massa para a temporada de 2009.

"Minha dor foi por Massa, pelo que ele fez. Mas acho que ele foi forte, bom e justo. Experiências como essas tornam sua vida melhor, Junto com o homem, um grande piloto está crescendo na Ferrari", elogiou.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Citando Senna, Hamilton faz juras de 'amor eterno' para a McLaren

Lewis Hamilton, novo campeão mundial de Fórmula 1, animado com a conquista do título inédito pela equipe McLaren/Mercedes - que investe na sua carreira há muitos anos - fez juras de 'amor eterno' para a trupe comandada pelo britânico Ron Dennis.

"Amo essa equipe e daqui não saio para lugar algum", declarou o jovem piloto. "Essa é a melhor equipe do mundo. Estou muito orgulhoso de tudo o que a McLaren conseguiu conquistar (nos últimos anos", complementou Lewis Hamilton, de 23 anos.

"Eu costumava ir a sede da McLaren para ver o carro campeão de Ayrton Senna, de Mika Häkkinen. Eu tocava o volante o sonhava com o dia que poderia ter o Nº 1 na frente do carro. E esse sonho se transformou sem realidade", comentou Lewis.

Hamilton também afirmou que gostaria de conquistar, no mínimo, três títulos com a equipe. E o piloto espera ganhar de presente, pelo campeonato, um modelo de rua esportivo McLaren F1 LM. "É o carro mais legal do mundo", disse.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Em 2009, GP Brasil será no dia 18 de outubro

Nesta quarta-feira, a FIA anunciou algumas revisões para o calendário 2009 da F-1.

O GP da China, que aconteceria em 18 de outubro, passou para abril, no dia 19, duas semanas depois da corrida na Malásia.

A corrida no Bahrein, que estava marcada para o dia 19, acontecerá uma semana depois, em 26 de abril.

Com isso, as últimas provas da próxima temporada têm datas diferentes: a corrida em Fuji foi adiantada de 11 para 4 de outubro; o GP Brasil passa de 1º de novembro para 18 de outubro; e a última etapa, nos Emirados Árabes Unidos, será em 1º de novembro.

Por enquanto, a FIA não anunciou a volta do GP do Canadá, que foi retirado do calendário no começo de outubro. Além disso, os organizadores da etapa da França cancelaram a corrida do próximo ano.

A entidade máxima do automobilismo também anunciou mudanças nos horários dos GP da Austrália, da Malásia e do Japão: as corridas em Melbourne e em Sepang serão às 17h, horário local, e a prova em Suzuka acontecerá às 15h, horário local.

A F-1 terá 17 etapas em 2009, confira as novas datas do calendário:

29.mar, Austrália
5.abr, Malásia
19.abr, China
26.abr, Bahrein
10.mai, Espanha
24.mai, Mônaco
7.jun, Turquia
21.jun, Inglaterra
12.jul, Alemanha
26.jul, Hungria
23.ago, Europa (Valência)
30.ago, Bélgica
13.set, Itália
27.set, Cingapura
4.out, Japão
18.out, Brasil
1º.nov, Abu Dhabi

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Hamilton é homenageado em sede da McLaren na Inglaterra

WOKING, Inglaterra (Reuters) - O piloto inglês Lewis Hamilton, recém-coroado campeão da Fórmula 1, retornou nesta quarta-feira à sede da McLaren e prometeu aos funcionários da equipe que continuará na escuderia pelas próximas temporadas.

A fábrica da McLaren, que fica a 32 quilômetros de Londres, parou para aclamar Hamilton, que entrou no local dirigindo o carro usado na emocionante final do campeonato mundial, no último fim de semana, no Grande Prêmio do Brasil.

O campeão mais jovem da Fórmula 1 foi cegado por um mar de flashes de câmeras quando subiu em uma plataforma repleta com os troféus acumulados em suas duas temporadas na categoria -- 22 chegadas de pódio em 35 corridas.

Mais de 1.000 empregados, muitos deles com as roupas laranjas da escuderia e outros chorando de emoção, vibraram enquanto Hamilton fazia seus agradecimentos.

"Olho para trás e me lembro de quando tinha 13 anos e quando visitei a fábrica antiga. Depois, vejo tudo que aconteceu desde então, e agora aqui estamos -- campeões do mundo", afirmou o piloto.

"Tenho visto muitos de vocês há anos, e saber que sou parte desta equipe e que posso fazer tantas pessoas tão felizes me deixa lisonjeado".

Ele contou sobre quando tocava os carros dos ex-campeões mundiais Ayrton Senna e Mika Hakkinen, imaginando como seria dirigi-los um dia.

"Agora posso ter meu carro aqui, um carro que graças a vocês nunca parou comigo, com o número um nele, e isso me deixa mais orgulhoso do que nunca", afirmou.

"Somos uma equipe e estivemos juntos durante todos os problemas e desafios que tivemos nesta temporada, e eu acredito sinceramente que não há nada como nós nos boxes da F1".

Hamilton foi ainda mais aplaudido quando respondeu sobre seu futuro na McLaren e no esporte.

"Não vou a lugar nenhum", disse ele. "Estou pilotando com a equipe que sempre sonhei pilotar e tenho o carro que sempre quis. Então para que mudar?".

Fonte: UOL Esporte

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton comemora vitória de Obama

O britânico Lewis Hamilton, que acabou de ganhar seu primeiro título na F-1, falou nesta quarta-feira, que estava 'muito feliz' com a eleição do democrata Barack Obama para presidente dos EUA.

"Eu estou muito feliz. Tentei acompanhar o quanto pude, tenho um enorme respeito pelos outros candidatos, mas estou muito contente e orgulhoso de ver Obama na presidência. Parabéns a ele," falou Hamilton.

No último domingo, durante o dramático GP Brasil, Hamilton se tornou o mais jovem piloto a vencer um campeonato mundial aos 23 anos.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
FIA muda regras de direção de prova na F1 para reduzir polêmicas

PARIS (Reuters) - As regras de direção de provas serão revisadas na próxima temporada da Fórmula 1 em uma tentativa de reduzir o número de decisões polêmicas, informou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nesta quarta-feira.

A duração dos motores será prolongada de duas para três corridas em 2009, e o Grande Prêmio da China será promovido em abril, em vez de outubro, disse a FIA em nota depois de uma reunião de seu conselho mundial em Paris.

A FIA publicou um calendário com 17 corridas do qual o Canadá e a França foram retirados, como planejado.

Diretores de prova nacionais, segundo a FIA, terão de observar no mínimo uma corrida antes de exercer as funções oficiais pela primeira vez.

Um novo sistema de replays estará disponível para os diretores de prova e todos os incidentes serão investigados e as ações serão tomadas durante a corrida, a não ser que mais evidências sejam necessárias, acrescentou a FIA.

Uma explicação por escrito da decisão dos diretores será publicada no site da FIA depois da corrida.

Ex-pilotos também poderão se inscrever para licenças de diretor de prova nacional.

As direções de prova, compostas por um painel de um integrante nacional e dois internacionais, tomaram diversas decisões polêmicas na temporada, algumas das quais levaram a apelações das equipes.

Fonte: UOL Esporte

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Gostos Recebidos
0
GP dos EUA pode estar de volta, diz Fry

Os dirigentes da F-1 estão negociando para que a América do Norte volte a ter uma etapa da F-1, segundo o diretor da Honda Nicky Fry. O continente que em 2007 teve a etapa dos EUA em Indianápolis, ficará sem corridas no ano que vem, com a saída do calendário do GP do Canadá, em Montreal. Especula-se que em 2010 os EUA voltarão a receber uma corrida.

"Sei que as negociações estão avançadas para que os EUA recebam uma corrida da F-1 e por isso todas as equipes estão extremamente esperançosas que conseguirão chegar a um acordo o mais rápido possível", contou Fry.

O diretor disse que a América do Norte é um 'mercado vital' para os fabricantes de automóveis e muito patrocinadores envolvidos na F-1. Fry admitiu que um novo circuito pode estar sendo desenvolvido perto de uma grande cidade americana.

"Voltar a Indianápolis é uma opção. Mas existem outros lugares que podem receber a etapa, na costa leste, próximo a cidade de Nova York," falou.

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Timo Glock: "Quem pensa que eu permiti a ultrapassagem é completamente estúpido"

5b2e53bf.jpeg
Timo Glock continua no centro das atenções na sequência do sucedido no domingo, no final da corrida de Interlagos. Apesar das explicações que foram dadas, muitos continuam a achar que a sua prestação não foi "normal". Entretanto, o alemão já veio a público apelidar essas suspeitas de "completamente estúpidas".

Em declarações ao Daily Mail, o jovem piloto alemão foi claro: "Quem pensa que permiti que Lewis Hamilton me ultrapassase é completamente estúpido", referiu Glock, não fazendo a "coisa" por menos...

Muito naturalmente, os ecos desta situação têm-se feito ouvir um pouco por toda a imprensa brasileira, mas a verdade é que tudo não passa de uma grande "teoria da conspiração". Basta ler bem as palavras de Glock no dia de ontem, para se perceber o que sucedeu:

"Nas últimas voltas vimos a oportunidade de ganhar posições com a chuva, já que começou por chover pouco a seis voltas do fim. Tomámos a decisão de permanecer em pista, de modo a tentarmos ganhar vantagem devido ao facto de outros pilotos irem perder tempo ao passarem pelas boxes para trocar pneus, pois julgávamos que só nas últimas voltas o pneu de chuva fosse claramente superior. Ficámos em pista e subimos ao quarto lugar."

"Não foi demasiado difícil até à última volta, pois aí sim, começou a chover muito e foi muito complicado manter o carro em pista. Tudo fiz para andar o mais rápido possível, embora aquela volta tenha sido a mais difícil para mim na F1. Era quase impossível manter o carro na pista. De qualquer maneira, penso que foi uma boa opção manter os mesmos pneus, já que estava em sétimo antes da chuva e cheguei à quarta posição, perdendo depois as duas posições para o Vettel e o Hamilton. Portanto, penso que foi uma boa estratégia."

"Sei o significado que teve aquela minha última volta, mas eu corro é para a Toyota. Para além disso nem sequer sabia que o Lewis Hamilton estava atrás de mim. A equipa disse-me que o Sebastian Vettel estava a apanhar-me, e foram-me indicando onde ele estava. Concentrei-me a fazer o meu trabalho, e manter o carro em pista. Só me apercebi que o Lewis me tinha passado depois do final da corrida. Fui passado por três ou quatro carros na última volta, e a minha preocupação era manter-me em pista.", referiu Glock.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
A despedida de Coulthard

53e3d9d5.jpeg
David Coulthard participou no Brasil no último Grande Prémio da sua carreira, colocando um ponto final numa aventura que se iniciou em circunstâncias dramáticas no GP de Espanha de 1994, quando substituiu na Williams o malogrado Ayrton Senna.

Quase 250 corridas depois, Coulthard decidiu pendurar o capacete, "não por considerar que não tenho mais condições para continuar a correr, mas por sentir que esta viagem chegou ao seu fim natural."

Preterido na Red Bull Racing em favor de Sebastian Vettel para 2009, Coulthard preferiu terminar a sua carreira por não pretender arrastar-se numa das equipas do final do pelotão, mas também para assegurar a sua continuada ligação com a marca de Dietrich Mateschitz.

O escocês vai continuar ligado à equipa de F1 do austríaco, funcionando como supervisor tanto da Toro Rosso como da Red Bull e está previsto que efectue mesmo alguns testes em 2009, "pois a minha paixão pela pilotagem mantém-se intacta e com a minha experiência vou poder ajudar a equipa a desenvolver alguns dos seus novos sistemas."

Muitas homenagens

Como é tradicional nestas circunstâncias, não faltaram homenagens a Coulthard, com os seus mecânicos a oferecerem-lhe uma réplica do seu RB4, mas movida a pedais, para entregar ao filho que vai nascer dentro de poucos meses. E para que o "retrato" ficasse completo, a equipa também lhe ofereceu um mini-macacão e uma réplica do seu capacete, também em tamanho de bebé.

Os mecânicos de Coulthard também trabalharam na sexta feira com kilts em vez de calças, numa forma de mostrar a sua empatia com o piloto escocês e ao longo do fim-de-semana o piloto de Twynholm recebeu dezenas de pequenas ofertas de gente que trabalhou com ele noutras equipas antes de rumar à Red Bull.

Por uma boa causa

Nesta sua última corrida, David Coulthard alinhou com um RB4 pintado nas cores da fundação Wings for Life, depois das restantes equipas terem aceite que a Red Bull alinhasse com dois carros pintados de forma distinta, o que contraria o regulamento.

O escocês, que também passou a ser embaixador desta fundação, explicou que, "esta é a nossa forma de alertar as pessoas para o facto de só três por cento dos acidentes que resultam em lesões cervicais acontecerem na prática de desportos radicais, pois os outros 97 por cento acontecem em acidentes domésticos ou de estrada. Precisamos de fundos para que se continue a pesquisa para a cura destas lesões e nada como uma acção como esta para promover a fundação."

Recorde-se que a Wings for Life foi fundada por Dietrich Mateschitz e Heini Kinigardner, depois do filho deste famoso motociclista austríaco ter ficado paralisado na sequência de um acidente. A sua missão é a recolha de fundos para ajudar à pesquisa médica para a resolução deste tipo de lesões e a Red Bull Racing tem sido o principal meio de divulgação utilizado pela Wings for Life.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Felipe Massa: "Estou super motivado para 2009"

3fe74ae0.jpeg
Rei morto, Rei posto! É a melhor atitude que Felipe Massa pode ter perante o infortúnio de perder o título mundial de Fórmula 1, "in-extremis". Como se sabe, Massa passou a meta no GP do Brasil em primeiro lugar, com seu adversário na luta pelo título, Lewis Hamilton, em sexto, o que lhe dava o título da F1. Nos últimos metros, Hamilton passou Timo Glock, que rodava com pneus para pista seca, e conquistou a posição que precisava para garantir o troféu.

Para Felipe Massa, ficou a sensação do dever cumprido, e a certeza que, tudo o que fez, foi suficiente para garantir o título, que perdeu por culpa de outros. A quebra do motor do Ferrari na Hungria e inusitada situação da mangueira em Singapura, foram dois exemplos de momentos determinantes para o desfecho final do campeonato:

"Foi uma grande mistura de emoções e nunca tinha sentido nada como isto na vida. Deu vontade de gritar, de chorar, de agradecer aos adeptos. Mas tudo isto faz parte do desporto, principalmente quando disputamos um campeonato equilibrado como foi este."

"Independentemente de quem vencesse o campeonato, ele ficaria em boas mãos. Mas por outro lado estou feliz porque sempre soube que o Brasil é apaixonado pela Fórmula 1, mas desta forma não imaginava. Nunca vi uma "torcida" como aquela em qualquer lugar do mundo. Estou plenamente convicto que ganhei adeptos, não só aqui mas no mundo todo. Agora quero pensar nas férias, relaxar, e já estou ansioso pelo próximo ano. Estou super motivado para 2009."

AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Alonso comprovou melhoria da Renault

f2225121.jpeg
Fernando Alonso tirou o melhor partido da estratégia da Ferrari relativamente a Kimi Raikkonen, das cautelas de Lewis Hamilton e do total desacerto de Kovalainen para conseguir o seu terceiro pódio em quatro corridas, terminando o GP do Brasil na segunda posição.

Desta forma, os 43 pontos marcados por Alonso nas últimas seis corridas do ano dão bem uma ideia da progressão da Renault na segunda metade da temporada.

Em Interlagos o espanhol tomou a decisão correcta ao ser dos primeiros, entre os pilotos da frente, a trocar para pneus de piso seco logo na nona volta e isso acabou por o promover do sexto lugar em que se encontrava nas primeiras voltas para o terceiro posto, depois de superar Trulli, Raikkonen e Hamilton, que pararam mais tarde do que ele.

Com Vettel numa estratégia mais agressiva, Alonso nunca teve possibilidades de atacar o piloto da Toro Rosso, mas a paragem extra do alemão foi-lhe fatal e, por isso, Alonso ascendeu à segunda posição a 20 voltas do final da corrida, com Raikkonen a mais de sete segundos.

Mas o finlandês - liberto da necessidade de continuar a marcar Hamilton - apanhou-o em apenas dez voltas e parecia capaz de o superar, quando a chuva voltou a cair. Aí a Ferrari optou pelo seguro, dando ordem a Raikkonen para manter a terceira posição, pois Hamilton estava "andar para trás" e havia que evitar qualquer erro que desse ao inglês o mínimo ponto extra.

Por isso Alonso pôde manter o seu segundo posto, "que mostra até que ponto evoluímos este ano, mesmo se a diferença para as duas equipas da frente ainda é grande." E os oito pontos conquistados ontem também lhe permitiram superar Heidfeld no Mundial de Pilotos, concluindo o ano na quinta posição.

Piquet durou apenas três curvas, pois foi surpreendido como Coulthard no Esse do Senna, numa estreia muito curta face ao seu público.

AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Brawn quer atingir nível da BMW em 2009

2b22457e.jpeg
Ross Brawn, director de equipa da Honda Racing, aponta a BMW como a formação a igualar na temporada de 2009, acreditando que as novas regras da modalidade irão modificar significativamente a face da Fórmula 1.

O britânico, que afirmou em meados desta época que aos esforços seriam concentrados no desenvolvimetno do monolugar de 2009 ao invés de continuar a evoluir o RA08, aponta a marca bávara como o alvo a igualar.

"O potencial de uma equipa na nossa posição poder melhorar depende do trabalho que fizermos e do que todos os outros fizerem", começou por dizer Brawn, recordando os anos da Ferrari, em que nem sempre o material à disposição era o melhor: "Havia alturas em que dispunhamos de monolugares modestos mas todos os outros faziam um trabalho horrível, e lembro-me de anos em que tinhamos carros fantásticos, bem como todos os outros, o que representava um grande desafio", disse.

"É difícil de prever", acrescentou, referindo ainda que o equilíbrio voltará a marcar a época e que o "potencial está nos nossos meios".

"Temos os recursos que precisamos, temos gente inteligente e penso que seria demasiado optimista pensar que poderíamos lutar pelo título no próximo ano, mas temos que ser muito, muito melhores do que somos hoje", observou Brawn, dando como exemplo a BMW: "Fizeram um trabalho impressionante. Ainda têm de continuar a progredir mas julgo que, se enquanto equipa pudermos atingir os seus índices de competitividade, eu ficaria muito agradado", explicou.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Os testes de Fórmula 1 até ao Natal

ef90d981.jpeg
As equipas já definiram os seus programas de testes daqui até ao final do ano, com a boa novidade para os portugueses do novo circuito do Algarve fazer parte destes planos, como noticiámos há algumas semanas.

Só a Toyota não tem previsto rodar na Europa, optando por ir a solo para o Bahrein, onde vai testar com dois carros entre 10 e 12 de Dezembro e, depois, entre os dias 15 e 17 do mesmo mês.

Dentro de duas semanas, oito equipas - faltando apenas a Toyota e com a Force India sem saber se vai poder manter os motores da Ferrari depois de romper o contrato com a marca italiana - vão estar em Barcelona, entre os dias 17 e 19 de Novembro, seguindo-se uma pausa de duas semanas antes do regresso às pistas.

Entre os dias 9 e 11 de Dezembro sete equipas - faltando a Toyota, Red Bull e Force India - vão estar em Jerez de la Frontera, com quatro - BMW, Williams, Red Bull e Toro Rosso - a ficarem no Sul da Espanha para um derradeiro teste antes do Natal, entre os dias 15 e 17 de Dezembro.

Mas, e isso é o mais importante para os portugueses, nesses mesmos três dias a McLaren, a Ferrari e a Honda vão estar no Autódromo Internacional do Algarve, no primeiro teste de Fórmula 1 na nossa nova pista. E caso tudo se passe como esperamos - sem problemas, é claro - então a maior parte das equipas deverá marcar presença no Algarve na terceira semana de Janeiro de 2009, no primeiro grande teste colectivo do novo circuito lusitano.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
FOTA reúne-se em Londres antes do Conselho Mundial

764e0e4c.jpeg
A FOTA reúne-se hoje em Londres, para ultimar as propostas que vai apresentar à FIA relativas aos regulamentos técnico e desportivo do próximo ano, antes da reunião do Conselho Mundial da Federação, que vai ter lugar na próxima sexta-feira.

Em Interlagos coube aos Directores Técnicos encontrarem-se na quinta-feira à tarde para tentar avançar com propostas concretas que levassem a uma redução de custos - incluindo especificar as áreas em que todos poderiam ter de utilizar as mesmas peças ou decidir em que áreas não se poderiam efectuar desenvolvimentos durante a temporada - mas a verdade é que, uma vez mais, os técnicos não chegaram a qualquer acordo neste campo.

O máximo que conseguiram, segundo nos confirmaram três dos participantes naquela reunião, foi assinar uma carta na qual todos pediam aos patrões das equipas para definirem um tecto de orçamento para todas as equipas, única forma segura, segundo os engenheiros, de garantirem uma efectiva redução dos custos.AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Renault isolada no seio da FOTA

a0d3f785.jpeg
O que até agora tinha sido a impenetrável união da FOTA começou a ficar em risco na semana passada quando, subitamente, Flavio Briatore mudou de postura e começou a servir de tampão a muitas das mudanças propostas pela associação de equipas de Fórmula 1.

De forma totalmente surpreendente, o italiano fez saber que é, agora, contra a redução da quilometragem e dias de testes, da qual tinha sido um dos grandes defensores.

Para além disso, Briatore é o único representante dum construtor que é abertamente favorável à introdução do motor único e já fez saber que se a FOTA insistir nas suas actuais propostas poderá fazer a Renault sair desta estrutura. Isso seria um forte golpe para a força da FOTA, mas a verdade é que em Interlagos os patrões das diversas equipas com que falámos desvalorizaram essa possibilidade, chegando mesmo a dizer-nos que, "se a Renault se quiser aliar à FIA, pode fazê-lo à vontade pois com os outros quatro grandes construtores e a Ferrari unidos, não precisamos do Flavio para nada."

Em surdina as acusações do "paddock" centravam-se também na alegada ilegalidade da asa traseira que os Renault R28 têm utilizado desde o GP de Singapura. Apoiada por imagens televisivas, esta teoria defende que as asas traseiras dos carros franceses flectem muito para além do que o regulamento permite, mas todas as chamadas de atenção a Charlie Whitting caíram, para já, em saco roto, pois a FIA ainda não inspeccionou especificamente aquelas peças.

Seria contra esta ajuda a que a Renault terminasse na quarta posição no Mundial de Construtores que Briatore teria decidido tirar o tapete à FOTA ajudando Mosley e a FIA a imporem as suas ideias, segundo elementos de outras equipas.

O que é certo é que no paddock de Interlagos Briatore foi interpelado por gente como Mansour Ojjeh, Bernie Ecclestone, John Howett e outros, todos com cara de poucos amigos, sendo voz corrente que o italiano estava isolado no seio da FOTA e que teria mesmo havido pressão dos outros construtores junto de Carlos Ghosn para afastar o italiano da sua equipa no final desta temporada.

AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Pentacampeão do Mundo vai testar um RedBull F1

7ad57ff7.jpeg
Sebastien Loeb: "Espero não fazer uma figura ridícula!"

Conquistado o quinto título consecutivo de Campeão do Mundo de Ralis,Sébastien Loeb recebeu uma magnífica prenda da RedBull, parceiro da equipa Citroën Sport, pelo seu brilhante desempenho. A RedBull vai oferecer ao piloto da Citroën a possibilidade de testar um RedBull RB4 de Fórmula 1 aquando dos testes oficiais de 17 de Novembro no traçado espanhol de Montmeló, Barcelona. Na sequência do convite, Sébastien irá deslocar-se a Milton Keynes à sede da equipa RedBull F1 para fazer todos os preparativos para essa sessão de testes.

E para que nada seja deixado ao acaso, o piloto francês fará um primeiro contacto com o carro em testes preliminares a realizar em Silverstone. Obviamente que Sébastien está muito satisfeito com a oportunidade de ter esta fabulosa experiência.

"Estou verdadeiramente entusiasmado com este presente oferecido pela RedBull para celebrar o meu quinto título consecutivo de Campeão do Mundo de Ralis. Já tive a ocasião de testar um Fórmula 1 o ano passado, mas devo dizer que as circunstâncias são algo particulares desta vez. Vou estar no meio de todos os outros pilotos da F1 durante testes oficiais. Espero não fazer uma figura ridícula! Será apenas um dia de testes e prefiro desde já cortar rente qualquer especulação sobre a minha eventual reconversão para a F1- No próximo ano continuarei ao volante de um Citroën C4 WRC no Campeonato do Mundo de Ralis!"AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
L. di Montezemolo: "Dupla da Ferrari é a mais forte e não vamos mudá-la!"

d92429cc.jpeg
Nos últimos dias voltaram a surgir em alguma imprensa internacional rumores relativos a uma possível troca entre Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, logicamente entre a Ferrari e a Renault.

Luca di Montezemolo apressou-se em negar esses rumores, ao dizer muito claramente que tem dois pilotos sob contrato, e não vai mudá-los em 2009.

"Não quero demonstrar falta de respeito para ninguém nem com Fernando Alonso mas a minha equipa já tem dois pilotos. Vamos ficar com os pilotos que já temos! Tudo o que se diga a mais é pura especulação que espero ver parar o mais depressa possível. Temos igualmente confirmados os dois pilotos de testes, Badoer e Gené e em equipa que ganha - Construtores bem entendido - não se mexe. E nós ganhámos!"

"Espero que o Kimi regresse à fabulosa performance de 2007, e do início deste ano. O Hamilton também errou e teve a sorte de apanhar gravilha e não os rails! A saída de Raikkonen nunca esteve em discussão. A dupla da Ferrari é a mais forte e não vamos mudá-la! Não sei como será o futuro, mas no próximo ano queremos recuperar o título de Pilotos, com o Massa e o Raikkonen, e temos plena confiança que o vamos conseguir.", referiu Montezemolo ao "La Repubblica".AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
GP da China passa para Abril

7385641f.jpeg

A FIA divulgou um novo calendário para a temporada 2009 de Fórmula 1, no qual a principal alteração se prende com a passagem do GP da China para o mês de Abril.

O grande prémio chinês deixa, assim, de ser a penúltima prova do campeonato, passando para a primeira metade da temporada, perfazendo um total de quatro provas antes de se entrar numa primeira ronda de corridas europeias.

Com esta mudança, a temporada de 2009 irá terminar mais cedo, já que a prova final - Abu Dhabi - irá ser disputada a 1 de Novembro.

Entretanto, e da reunião tida hoje em Paris, pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, não saiu nenhuma novidade de monta em relação à composição do calendário, mantendo-se a ausência do Canadá e não substituição do GP de França, entretanto cancelada pelos próprios organizadores.

Calendário para 2009:

29 Março Austrália
5 Abril Malásia
19 Abril China
26 Abril Bahrein
10 Maio Espanha
24 Maio Mónaco
7 Junho Turquia
21 Junho Grã-Bretanha
12 Julho Alemanha
26 Julho Hungria
23 Agosto Europa (Valência)
30 Agosto Bélgica
13 Setembro Itália
27 Setembro Singapura
4 Outubro Japão
18 Outubro Brasil
1 Novembro Abu Dhabi
AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
FIA torna penalizações mais transparentes

932f7e5c.jpeg
A FIA anunciou uma série de novas medidas de modo a tornar as penalizações impostas aos pilotos mais transparentes na próxima temporada, impedindo que surjam polémicas como as que se verificaram nesta temporada.

Assim, e de modo a impedir que as polémicas atinjam as proporções que tiveram em 2008, em especial após o caso de Lewis Hamilton em Spa-Francorchamps, curtas explicações serão dadas no site da FIA após a corrida, bem como imagens específicas do incidente.

A particularidade é que essas imagens podem não ter sido divulgadas na televisão, mas logo após a corrida e, de modo a explicar o ponto de vista dos comissários, o site da FIA disponibilizará essas imagens.

Também será introduzido um novo sistema de repetição, com o objectivo de que todas as decisões sejam tomadas durante o curso da corrida em questão, sendo que, apenas em casos especiais (como a necessidade de reunir mais provas) o caso seja estudado após a prova.

Para além disso, a Federação irá exigir mais experiência aos comissários desportivos, que verão os seus currículos expostos no site da FIA e da Fórmula 1 antes de cada grande prémio, com a FIA a sugerir ainda que antigos pilotos tomem o lugar de comissários. A acontecer essa hipótese, isso não invalida que os ex-pilotos estejam dispensados dos requisitos necessários para adquirirem a Super-Licença de comissários desportivos.

Da reunião do Conselho Mundial saiu ainda a confirmação de que os motores terão de aguentar três corridas em 2009, ratificando a proposta da FOTA.

AS

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Eddie Irvine: "Hamilton tem de ir para a Ferrari"

e6dda004.jpeg
O irlandês Eddie Irvine, ex-piloto da Jordan, Ferrari e Jaguar, afirmou recentemente que Lewis Hamilton terá de pensar em mudar-se para a Ferrari no futuro.

Em declarações à Virgin Media, o polémico irlandês é da opinião que a equipa italiana tem de ser um dos seus objectivos para o futuro, enaltecendo que a Ferrari é uma equipa especial.

"Ele pode vencer mais uns dois títulos com a McLaren e ser leal ao Ron Dennis mas, em algum ponto, ele tem de ir para a Ferrari", começou por referir Irvine, vice-campeão do mundo em 1999, explicando o seu ponto de vista logo de seguida.

"Tendo lá estado, vi como é e é diferente de estar em qualquer outra equipa", concluiu.AS

roberts

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2007
Gostos Recebidos
0
Nicole Scherzinger é a mais bela da Fórmula 1

0,,14746587-EX,00.jpg

Nicole Scherzinger, vocalista das PussycatDolls e namorada do piloto britânico Lewis Hamilton, está definitivamente a ganhar o seu espaço mediático no grande circo da Fórmula 1. Numa votação online promovida pelo The Sun, Nicole está na “pole position” como a mais sexy de entre várias companheiras de pilotos de F1.

Confira os resultados:

Nicole Scherzinger (Lewis Hamilton): 59%
Luna Schumacher (Ralf Schumacher): 6%
Raquel Rosario (Fernando Alonso): 15%
Jenni Dahlman (Kimi Raikkonen): 8%
Karen Minier (David Coulthard): 5%
Anna Rafaela (Felipe Massa): 3%
Luna Fisichella (Giancarlo Fisichella): 2%

JR