Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Sem dúvida que é a mais bela...:Espi07:
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ferrari pede desculpas a Massa por erros de 2008

Stefano Domenicali prometeu a Felipe Massa que a Ferrari analisará, com calma, os problemas de confiabilidade que custaram a ele o título do Mundial de 2008.

O brasileiro perdeu o campeonato por apenas um ponto para Lewis Hamilton, 98 a 97.

"Nós lamentamos por Felipe, que teve uma temporada incrível. Nós não perdemos o campeonato no Brasil, mas, sim, antes, quando tivemos problemas com confiabilidade e cometemos erros", explicou o chefe da escuderia italiana durante a festa de fim de ano da equipe, em Maranello.

"Nós temos que analisar as causas com tranqüilidade, mas decisivamente, para estarmos certos de que isso não acontecerá novamente no próximo ano."

"Agora nós temos que parabenizar os nossos competidores, porque eles foram realmente fortes e mereceram o que eles alcançaram", disse.

Felipe Massa enfrentou problemas graves em quatro corridas de 2008: no GP da Austrália, primeira etapa do calendário, o motor de sua Ferrari falhou; em Montréal, a bomba de gasolina não funcionou em um dos reabastecimentos.

Na Hungria, caminhava para a vitória, mas o propulsor voltou a quebrar, a três voltas do fim; em Cingapura, o mecânico-chefe da escuderia acionou a luz verde antes da mangueira de combustível ser retirada do carro, e o brasileiro saiu com o equipamento.

Domenicali agradeceu os esforços que ajudaram a Ferrari a conquistar o oitavo título entre os Construtores nos últimos dez anos.

"Eu quero felicitar todos vocês pelo que fizeram neste ano; nós alcançamos este título, porque nós nunca desistimos. Foi uma temporada complicada, onde muitas coisas aconteceram, mas nós sempre sabíamos como reagir."

O chefe da equipe de Maranello também fez referências especiais ao seu antecessor, Jean Todt, e ao presidente da montadora, Luca di Montezemolo.

"Nosso presidente sempre ficou perto de nós e ele sempre nos apoiou. Todt, que teve um novo cargo neste ano, nos seguiu passo a passo, nos ajudando com sua experiência e seu conhecimento", falou.

"Eu posso assegurar que nesta posição a pressão é realmente alta, e é importante, para mim, saber que eles estão me apoiando e que eu posso contar com seu trabalho e sua paixão."

Durante o evento, Montezemolo ligou para Domenicali. O presidente da Ferrari está em Nova Iorque.

"Vocês podem ficar orgulhosos deste campeonato, o que significa muito, considerando tudo o que aconteceu", disse o dirigente.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Equipe McLaren elogia publicamente Felipe Massa

Martin Whitmarsh, diretor da equipe McLaren/Mercedes, elogiou publicamente o brasileiro Felipe Massa - da equipe rival Ferrari. Nesta 4ª-feira, durante a festa do título de Lewis Hamilton, na sede da equipe britânica na Inglaterra.

"Felipe Massa guiou de maneira brilhante para vencer o GP Brasil", comentou o dirigente.

"E quero aproveitar essa oportunidade e parabenizá-lo pela qualidade de sua pilotagem durante essa temporada e a impressionante esportividade com a qual ele enfrentou a decepção de perder o título mundial no último minuto", complementou Whitmarsh.

Claro que Martin Whitmarsh também elogiou todo o trabalho e esforço que sua equipe teve para conquistar o campeonato. Mais de mil pessoas participaram da recepção que festejou, na sede da McLaren, o título de Lewis Hamilton.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ecclestone descarta qualquer tipo de racismo na F-1

Bernie Ecclestone descartou que a F-1 tenha problemas de racismo, apesar da imprensa inglesa ter noticiado que Lewis Hamilton recebeu insultos durante o GP Brasil.

Na última semana, o site espanhol "Pincha la Rueda de Hamilton" [Fure a roda de Hamilton] foi tirado do ar após protestos de governantes ingleses contra o conteúdo supostamente racista endereçado ao piloto da McLaren.

Na pré-temporada de 2008, em Barcelona, alguns torcedores locais se fantasiaram de macacos e disseram ser da família de Hamilton.

"É tudo sem noção. Na Espanha, as pessoas apóiam Fernando Alonso e, no Brasil, elas apóiam Felipe Massa. Eu não acho que tenha nada a ver com racismo", afirmou Ecclestone à "BBC Radio 5 Live".

"Foram poucas pessoas na Espanha... e isso foi provavelmente pensado como uma piada, mais do que algo abusivo. As pessoas olham e lêem coisas em algo que não está lá."

"As pessoas são nomeadas para apoiaram quem eles querem apoiar. Quando ele foi insultado?", questionou o chefão da categoria.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ron Dennis afirma que Hamilton não é arrogante

Ron Dennis defendeu o seu pupilo e novo campeão da F-1, Lewis Hamilton, das acusações de ser arrogante.

"As pessoas dizem que Lewis é agressivo, que ele é arrogante, mas ele não é. Definitivamente, não", afirmou o chefe da McLaren ao jornal inglês "Sun".

"Ele quer vencer e às vezes as pessoas vêem positividade como arrogância, mas eles estão errados."

"Ele é notadamente um rapaz equilibrado e você tem que lembrar que ele ainda está amadurecendo", completou Ron Dennis.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Índia confirma que GP de F-1 foi adiado para 2011

O promotor do futuro GP da Índia de F-1, Suresh Kalmadi, confirmou que a primeira corrida da categoria no país foi adiada para 2011. Recentemente o chefão da F-1, Bernie Ecclestone havia declarado que o circuito de Nova Deli só seria incluído no calendário provavelmente depois de 2010.

"A F-1 será realizada na Índia em 2011. Bernie está trabalhando para que esse plano aconteça," falou o presidente da Associação Olímpica da Índia.

A entidade assinou um contrato no mês de junho do ano passado, para que um circuito desenhado por Hermann Tilke fosse construído nos arredores da capital Nova Deli.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Kubica elogia BMW, mas pede mais à equipe

Robert Kubica elogiou a temporada já encerrada da BMW, mas não deixou de pedir à equipe que se desenvolva mais para poder brigar pelo título de 2009.

O polonês ficou decepcionado com o pouco desenvolvimento do F1.08 depois do GP canadense, do qual foi o vencedor. A BMW perdeu terreno ao longo do segundo semestre e ficou atrás da Renault nas últimas etapas do ano.

"A temporada 2008 foi muito longa e extremamente dura, provavelmente a mais dura de minha carreira. Infelizmente, não conseguimos manter nosso ritmo de desenvolvimento ao longo da segunda metade da temporada", disse.

Kubica, porém, viu os lados positivos de 2008: "Demos um pulo para frente em relação ao ano de 2007. Não tive abandonos por problemas mecânicos e lutamos pelo título quase até o fim. A equipe fez um trabalho maravilhoso e podemos ficar orgulhosos de nossa temporada".

"Fui quase sempre rápido e pude mostrar meu potencial. Entretanto, sou uma pessoa que quer sempre vencer e, para mim, o segundo é o primeiro perdedor."

O piloto perdeu a terceira colocação do Mundial no GP Brasil para Kimi Raikkonen. Fechou, então, o campeonato com 75 pontos, uma vitória, uma pole e sete pódios.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Salvamos Hamilton da loucura, diz Montezemolo

Luca di Montezemolo não resistiu e fez uma ironia nesta quinta-feira sobre o resultado de 2008. O presidente da Ferrari disse que Lewis Hamilton não ficou louco porque a escuderia italiana não deixou que isso acontecesse.

O inglês conquistou o título após um fim emocionante, em que ganhou posição de Timo Glock na última volta. Se o inglês tivesse sido o sexto colocado em Interlagos, Felipe Massa teria sido o campeão.

"Conseguimos salvar Hamilton de ser mandado para o departamento psiquiátrico", afirmou Montezemolo.

Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, já admitiu que falhas da equipe tiraram o título do brasileiro.

Em 2007, Hamilton perdeu o campeonato por um ponto após duas etapas trágicas _poderia ter garantido a taça já na China. Viu Kimi Raikkonen crescer na reta final e celebrar a conquista do título.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa organiza prova de kart com presença de estrelas

Pelo terceiro ano consecutivo, Felipe Massa promove o Desafio Internacional das Estrelas, em que pilotos participam de uma prova de kart, disputada em Florianópolis. O ingressos já estão sendo vendidos e o vice-campeão da Fórmula 1 anunciou a presença do italiano Vitantonio Liuzzi, além de outras estrelas do automobilismo, como Michael Schumacher.

"É mais um grande nome na prova", comemorou Massa em referência ao italiano. Em sua primeira participação no Desafio Internacional das Estrelas, Liuzzi foi o melhor estrangeiro, ao terminar em 8º lugar no agregado das duas baterias. "Ele estava acertado para vir também no ano passado, mas cancelou a vinda porque estava resolvendo o futuro dele", acrescentou Massa.

O piloto da Ferrari está entusiasmado com o aumento da estrutura montada no Kartódromo Internacional dos Ingleses. "A capacidade total de público cresceu de 10 para 15 mil torcedores com a ampliação da área de arquibancadas", informou. "Acredito que a corrida será um sucesso ainda maior que a de 2007", acrescentou.

O heptacampeão da Fórmula 1 Michael Schumacher defenderá o título conquistado no ano passado e será novamente a grande estrela convidada, ao lado do tetracampeão da Nascar, Jeff Gordon. "Michael é um cara que leva muito a sério o que faz. Acredito até que esteja mais bem preparado desta vez, já que vem correndo regularmente de moto. Mas ele não vai ter a mesma moleza", provocou Massa, campeão em 2006 e 5º colocado em 2007.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
McLaren confirma apresentação do novo carro para janeiro

A equipe McLaren foi a terceira escuderia da F-1 a anunciar que pretende apresentar seu novo carro para a temporada 2009 da categoria em janeiro do ano que vem. Os primeiros times a anunciarem as datas foram: Toyota (16 de janeiro) e BMW (20 de janeiro).

"Estamos realmente bem avançados em nosso novo carro e devemos anunciar o lançamento para as últimas semanas do mês de janeiro," falou o diretor Ron Dennis na sede da equipe inglesa em Woking.

O novo MP4-24 levará o número 1 devido ao recente título conquistado pelo britânico Lewis Hamilton na última curva do GP Brasil, disputado em Interlagos.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Domenicali não esquece problemas que custaram título a Massa

1d5ee453.jpeg

Apesar de ter falhado o título de pilotos, a Ferrari terminou a época com saldo positivo, graças à obtenção de mais um título mundial de construtores, o 16º da sua história sexagenária, sendo também a equipa que mais provas venceu na temporada de 2008 - oito.

Para celebrar isso mesmo, a equipa transalpina deu início ontem ao "Ferrari Days", a tradicional festa anual da Ferrari, com Stefano Domenicali, director desportivo da equipa, a não esquecer, no entanto, que o título de Felipe Massa foi perdido devido a problemas de fiabilidade, mas também com erros da própria equipa.

"Temos pena pelo Felipe, que fez uma época fantástica. Nós não perdemos o título no Brasil, mas antes, quando tivemos problemas de fiabilidade e com os nossos erros", lembrou Domenicali, que não quer ver repetidos os problemas desta temporada.

"Temos de analisar as causas, com tranquilidade mas de forma exacta, para termos a certeza de que os erros não se voltarão a repetir no próximo ano", acrescentou o mais jovem director desportivo a vencer um campeonato pela Ferrari, passando depois a elogiar os trabalhadores da marca, mas também os adversários.

"Quero agradecer-vos a todos pelo que fizeram ao longo da época: merecemos este título porque nunca desistimos. Foi uma época complicada, em que muitas coisas aconteceram, mas soubemos sempre como reagir", enalteceu Domenicali. "Lembro-me que no último verão pedimos um esforço adicional quanto ao vosso trabalho, para reavermos a liderança em termos de performance: conseguimos e tenho de vos agradecer isso. Tivemos o melhor carro e o mérito é todo vosso", reforçou.

"Temos de congratular os nossos adversários, porque eles estiveram muito fortes e mereceram o que conseguiram", afirmou ainda Domenicali, referindo-se a Lewis Hamilton e à McLaren.

Os agradecimentos estenderam-se, também, ao presidente da Ferrari e a Jean Todt, antigo director desportivo da equipa, que "nos apoiaram imenso ao longo da época". Para terminar a cerimónia, Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, que não pôde estar em Maranello, fez questão de telefonar para Domenicali, agradecendo o empenho da equipa e também lançando mais uma "alfinetada" aos adversários.

"Conseguimos salvar o Hamilton de ser internado num hospital psiquiátrico... A sério, quero agradecer-vos e ao vosso chefe, Stefano Domenicali", disse Montezemolo, a partir de Nova Iorque.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
McLaren destacou pilotagem e "fair-play"

d8839559.jpeg
M. Whitmarsh: "Massa guiou maravilhosamente e tem um impressionante desportivismo"
Os melhores elogios que um piloto pode receber, são os que têm origem nos adversários! Foi o que sucedeu com Felipe Massa, a quem os responsáveis da McLaren prestaram um singelo tributo, relativamente à forma como o brasileiro lutou pelo campeonato, bem como, quando o perdeu, a forma como reagiu a esse infortúnio.

O "fair-play"" de Massa após a derrota, não passou despercebido aos responsáveis da McLaren, equipa que celebrou o seu primeiro título mundial de pilotos desde Mika Hakkinen em 1999.

Para o CEO da equipa inglesa, Martin Whitmarsh: "Felipe Massa esteve brilhante no GP do Brasil, e gostava de lhe prestar um tributo pela qualidade da sua pilotagem ao longo da época, e o impressionante desportivismo com que lidou com a derrota, já que só nos últimos momentos percebeu que não tinha sido campeão."

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
BMW satisfeita com evolução de 2008

60f191b2.jpeg
A BMW Sauber cotou-se como uma das surpresas da temporada, ao manter-se na luta pelo título até às derradeiras rondas do campeonato, com o polaco Robert Kubica, que obteve a sua primeira vitória (e a da marca) no GP do Canadá.

Para além da performance ter sido bastante consistente, nenhum dos monolugares da equipa bávara abandonou por problemas mecânicos, o que é revelador do nível de fiabilidade atingido pela BMW.

Para Willy Rampf, director técnico da BMW, a explicação da época bem o que sucedida está no facto de o F1.08 ter sido um monolugar muito bem-nascido. "Este carro foi muito especial. Não se limitou a ser uma evolução; optámos por uma abordagem muito agressiva para o F1.08. Isto foi muito importante, tendo em conta os objectivos que tínhamos definido, mas existiam muitos riscos".

Para Rampf, os meses seguintes ao lançamento do monolugar serviram para melhorarem o chassis, o que obteve como resultado uma primeira metade de campeonato acima do esperado.

Mario Theissen alinhou pelo mesmo diapasão, classificando a época de 2008 como "muito positiva". "Estamos orgulhosos desta época muito bem sucedida, na qual conseguimos atingimos, uma vez mais, os nossos objectivos", referiu Theissen, salientando que "a primeira vitória surgiu antes do esperado, e até o conseguimos com uma dobradinha".

Peter Sauber, antigo director da equipa homónima, também se congratulou pelos sucessos alcançados este ano, enaltecendo que "esta foi a melhor época que vivi". "Foi um esforço fantástico poder estar nas contas pelo título a apenas três corridas do fim", reforçou o suíço, que continua ligado à equipa.
AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sete vencedores diferentes em ano muito equilibrado

e030e0ff.jpeg
Depois de toda a controvérsia de 2007, o Mundial de Fórmula 1 de 2008, felizmente, remeteu para as pistas o drama e também alguma polémica, terminando em grande estilo. Apesar de alguma agitação com penalizações e decisões polémicas dos Comissários Desportivos, tudo foi diferente de 2007, e ao invés das salas de tribunal, tudo o que justifica nota, passou-se em pista.

Sete pilotos de cinco equipas diferentes venceram Grandes Prémios, cinco dos pilotos pela primeira vez nas suas carreiras. No fim, o recorde do mais jovem Campeão do Mundo foi novamente batido. O máximo de Fernando Alonso em 2005, passou para as mãos do seu arqui-rival, Lewis Hamilton. Em 2008, destaque igualmente para a primeira corrida de sempre disputada à noite na F1, em Singapura.

Decisões novamente na última corrida

A exemplo de 2007, o Mundial de Fórmula 1 deste ano também se decidiu por um único ponto. O percurso dos dois principais candidatos foi curioso, e chegou a ter diferenças significativas a favor de um ou outro.

Logo de início foi Hamilton, que esteve a "dar" 14-0 após o GP da Malásia, pois o começo de Felipe Massa foi bastante complicado. Contudo, o brasileiro depressa virou a contenda a seu favor, e a margem entre ambos teve o ponto alto após o GP de França, com dez pontos favoráveis a Massa.

Dois GPs depois já Hamilton voltava novamente à liderança, por quatro pontos, mas antes disso chegaram a estar quatro pilotos serparados por apenas dois pontos (Hamilton, Massa e Raikkonen empatados e Kubica apenas a dois pontos). Kimi Raikkonen teve depois disso uma longa travessia do deserto, onde perdeu todas as hipóteses de chegar ao título. Europa, Bélgica, Itália e Singapura foram um autêntico zero para o finlandês.

Quem surgiu em grande depois de Valência, onde desistiu, foi Fernando Alonso, que até ao final do Mundial foi o piloto que mais pontuou, e logo com uma diferença de 10 pontos para Massa, o segundo a alcançar mais pontos nesse período. Foi o suficiente para o espanhol suplantar Heikki Kovalainen no Mundial.

Ao estrear-se a vencer na Fórmula 1, Robert Kubica chegou a líder do Mundial após o GP do Canadá, mas essa vitória antecedeu um longo hiato de bons resultados, que somente tiveram excepção no pódio de Itália e o segundo posto do Japão.

Em termos de vitórias, Felipe Massa bateu Lewis Hamilton por 6-5, num dos raros anos em que o piloto que mais corridas ganhou não foi campeão.

Ferrari dominou nos Construtores

Nos construtores, o facto da Ferrari ter tido dois pilotos a lutar pelo título, permitiu-lhe nunca ter estado verdadeiramente ameaçada pela McLaren, ate porque Heikki Kovalainen poucas vezes deu mostras de poder andar regularmente nos lugares da frente.

Por fim um facto pouco habitual: Sete vencedores diferentes: Lewis Hamilton, Felipe Massa, Kimi Raikkonen, Robert Kubica, Fernando Alonso, Heikki Kovalainen e Sebastian Vettel. Histórico, aliás como o próprio encerramento da competição, que se decidiu somente nas últimas curvas.
AS
1b0bb2cf.jpeg
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
FOTA apoia proposta de motores a cinco milhões

ab191ce2.jpeg

A Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) está a envidar esforços no sentido de fornecer motores a cinco milhões de euros em 2010, tentando assim, evitar a introdução do motor standard na modalidade, tal como está a ser proposto pela FIA.

Numa reunião realizada esta semana em Londres, as equipas discutiram quais os caminhos a seguir para reduzir os custos, ao mesmo tempo que pretendem manter a competitividade e exclusividade da Fórmula 1.

"Esta é o primeiro pacote de propostas, alcançado por voto unânime, que irá trazer importantes reduções de custos", começou por referir o presidente da Associação, Luca di Montezemolo, ao jornal Gazzetta dello Sport.

"Concordámos em tentar ter motores a cinco milhões de euros em 2010. Também concordámos em produzir propulsores mais baratos em 2011", acrescentou o italiano, enaltecendo que é necessário mais tempo para efectuar propostas.

"É impensável julgar que o futuro da F1 pode ser decidido entre o GP da China e o GP do Brasil. Precisamos de mais tempo, mas o espírito de colaboração é muito bom", concluiu Montezemolo.

Recorde-se que a hipótese de os construtores fornecerem motores a cinco milhões euros às equipas independentes é uma das três hipóteses aventadas pela FIA para reduzir os custos na Fórmula 1, sendo que as outras duas passam pela estandardização de motores e componentes.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Ascanelli pretendido na Red Bull

f2ce8b42.jpeg
Os bons resultados da Toro Rosso não escaparam a ninguém no "paddock" e boa parte do crédito desses resultados tem sido entregue a Giorgio Ascanelli, o Director Técnico da equipa de Faenza.

Por isso, e numa altura em que diversas escuderias estão em dificuldades, o nome do engenheiro italiano está muito em foco, sendo comentado o interesse de muitas equipas no seu concurso já para 2009.

Sob contrato com a Red Bull Technologies, Ascanelli explicou-nos que, "comigo ninguém falou, mas isso não quer dizer que as coisas não mudem depois do final do campeonato." Comentando o falado interesse de Dietrich Mateschitz em enviá-lo para a Red Bull Racing, onde ocuparia o lugar que é de Geoff Willis, o italiano nem pestanejou, afirmando que, "se o Sr. Mateschitz quiser que eu vá para o Afeganistão atirar pedras, eu vou para o Afeganistão atirar pedras! Nunca ninguém me falou em ir para a Red Bull, mas se me mandarem não tenho outro remédio, pois não?"

Essa possibilidade poderia nem ser muito favorável ao bom funcionamento da Red Bull, pois o relacionamento de Ascanelli com Adrian Newey está longe de ser excelente. Os dois têm visões totalmente opostas quanto à forma de conceber, desenvolver e acertar carros, e com os resultados deste ano a darem razão ao sempre prático e realista italiano, Newey e os seus principais colaboradores ficaram com uma grande "azia" em relação a Ascanelli.

Honda na jogada

Mais interessante para Ascanelli pode ser a possibilidade de voltar a trabalhar com Ross Brawn, agora na Honda. O inglês necessita urgentemente dum colaborador de peso, que o alivie de parte das suas funções no departamento técnico da Honda e Ascanelli, com a sua enorme experiência, sentido prático e forma directa de dizer o que pensa, poderia mesmo ser o homem de que a marca japonesa precisa para dar o salto de competitividade desejado para 2009.

Mas a vontade de Brawn deverá esbarrar no contrato que liga Ascanelli à Red Bull e, por isso, o inglês está activamente no mercado à procura dum engenheiro de primeiro plano que queira assumir a gestão técnica da Honda, mesmo se a principal prioridade da marca nipónica é a de encontrar um substituto para Nick Fry, cujos dias à frente da equipa de Brackley parecem estar mesmo contados.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
BMW impediu KERS de ser adiado

715634b0.jpeg

Uma proposta da generalidade das equipas para que a estreia dos sistemas KERS fosse adiada para 2009 não passou do papel, depois da BMW ter recusado o seu acordo a esta medida.

Com muitas equipas com dificuldades técnicas para fazerem funcionar os KERS, e os custos de desenvolvimento a atingirem já valore superiores a 40 milhões de euros, a Ferrari lançou a proposta de adiamento da utilização do KERS, sendo rapidamente secundada pela maior parte das restantes equipas.

A Honda e a Williams opuseram alguma resistência a esta proposta, mas acabaram por a aceitar, só que a BMW vetou por completo esta possibilidade, por imposição da administração da marca alemã, segundo fontes próximas da equipa.

Mario Theyssen, questionado acerca deste assunto em Interlagos, explicou que, "o grosso do investimento já está feito, todos temos interesse no desenvolvimento deste tipo de tecnologia, pois será adaptável aos carros de estrada e, por isso, do nosso ponto de vista, não fazia sentido adiar tudo por um ano, pois isso não iria tornar os KERS mais baratos e só iríamos perder um ano de desenvolvimento na pista. Sinto-me muito confortável com a decisão que tomámos e não a iremos alterar, mesmo se isso não satisfizer as outras equipas."

Segundo fontes próximas da Williams a promessa dum pacote compensatório a nível económico, foi a alavanca para a decisão de Sir Frank aceitar adiar a entrada em acção do KERS, no qual a sua equipa deposita muitas esperanças.

Mas sem o acordo da BMW a equipa de Grove não ficou só privada desse dinheiro que lhe chegaria dos construtores, mas vai continuar a ter de investir no desenvolvimento do seu próprio sistema, o que é uma enorme complicação face à situação económica em que a Williams se encontra.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
KERS provoca dores de cabeça às equipas

33261008.jpeg

A Toyota foi a primeira equipa a admitir que não vai iniciar a temporada de 2009 com um chassis equipado com o sistema KERS. Mas poderá não a única já que muitas outras enfrentam dificuldades na concepção do projecto.

John Howett, presidente da Toyota, explicou em Interlagos que, "só vamos efectuar o primeiro teste com o KERS em meados de Janeiro, com um carro que não poderá competir (NDR: um TF108 híbrido que não estará conforme aos regulamentos do próximo ano) mas na melhor das hipóteses só a meio da temporada é que podemos ter o novo sistema pronto para entrar em competição. Quem está fora das equipas não pode ter a menor ideia dos problemas, das enormes dificuldades que todos estamos a ter para desenvolvermos os sistemas KERS. Existem tantos problemas de segurança, fiabilidade e performance a considerar, que é irrealista pensar que vamos todos aparecer em Melbourne com os KERS a funcionarem perfeitamente."

Se a Toyota já abriu o jogo, outras equipas poderão optar pelo mesmo caminho. A Ferrari chegou a congelar o desenvolvimento do KERS quando se esteve próximo dum acordo para adiar a introdução desta tecnologia para 2010, mas regressou agora ao trabalho em colaboração com a Magneti Marelli. Claro que o projecto está atrasado e é bem possível que só na quarta corrida de 2009 os F2009 apresentem este sistema. Quanto à Toro Rosso, já foi informada que só terá acesso ao KERS da Ferrari lá mais para o mês de Junho.

A Renault e a Red Bull, também estão a enfrentar dificuldades para o desenvolvimento desta nova tecnologia, enquanto a McLaren-Mercedes parece estar mais avançada, tal como a Honda e a Williams, sendo estas as três equipas que parecem mais certas de se apresentar em Melbourne com os seus KERS em funcionamento.AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa em situação delicada com Michael Schumacher

O heptacampeão Michael Schumacher, através da imprensa, ficou sabendo do suposto coro de 'viado' contra ele que teria sido puxado, no último domingo, 2, por Rubens Barrichello, após o GP Brasil de Fórmula 1 em festa particular da Ferrari em São Paulo.

O Diário esportivo Lance publicou matéria sobre o assunto no início da semana. E o fato de Felipe Massa, amigo de Schumacher estar presente na festa, criou uma situação constrangedora para o piloto brasileiro, novo vice-campeão mundial.

"Rubens (Barrichello) fazer algo desse tipo não nenhuma surpresa para mim", declarou Wlli Weber - empresário de Michael Schumacher para o jornal alemão Bild.

"Agora, no caso de Felipe fico surpreso porque entendo que os dois (Massa e Schumacher) têm um bom relacionamento e são amigos bem próximos", comentou Willi Weber. O ex-piloto preferiu não comentar o assunto com a imprensa.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Lucas di Grassi testará pela Honda em Barcelona

LONDRES (Reuters) - O brasileiro Lucas di Grassi, piloto de testes da Renault, vai testar pela Honda, que ainda não confirmou seus pilotos para a temporada de 2009 da Fórmula 1, no final desse mês em Barcelona, ao lado de Bruno Senna.

A Honda disse em um comunicado que Di Grassi se juntará à equipe no circuito da Catalunha para um teste com três dias de duração, de 17 a 19 de novembro.

O piloto de 24 anos compete na GP2, categoria de acesso à Fórmula 1, há três temporadas e ficou em terceiro lugar neste ano, atrás de Bruno Senna e do campeão, o italiano Giorgio Pantano.

Ele esperava uma vaga na Renault na próxima temporada, mas a equipe francesa anunciou que manterá o espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Nelsinho Piquet.

"Essa é uma oportunidade muito merecida que o Lucas tem de provar o seu potencial depois de uma performance tão impressionante nesta temporada do GP2 e durante os testes com... a Renault", disse o chefe da Honda, Ross Brawn.

A Honda anunciou nesta semana que Senna, sobrinho do tricampeão Ayrton Senna, morto em 1994, também faria testes com a equipe em Barcelona.

A equipe atual da Honda conta com o britânico Jenson Button e com o veterano Rubens Barrichello.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton: racismo não é brincadeira

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, novo campeão mundial de Fórmula 1, reagiu às sugestões de Bernie Ecclestone (o homem-mor da categoria) de que os comentários com tendência racista sobre o piloto devem ser encarados como 'brincadeira' de algumas pessoas.

"Eu não vejo isso como brincadeira", respondeu Hamilton. "É algo que aconteceu, mas agora é passado. O mais importante é que tenho total apoio de meus fãs no Reino Unido. E contar com meu país na retaguarda me dá muito orgulho", falou.

"Não li os comentários de Bernie (Ecclestone). De qualquer forma, tenho um profundo respeito por ele", encerrou Lewis Hamilton - o primeiro negro a correr na Fórmula 1 e a conquistar o título mundial.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Carros de 2009 causarão surpresa, diz engenheiro

Os protótipos dos modelos dos carros para a próxima temporada deverão causar estranhamento. Esta é a opinião de Alfonso Martinez, chefe da consultora de tecnologia Altran, que trabalha no desenvolvimento da engenharia dos monopostos para 2009.

Para o próximo ano, a F-1 prevê algumas novidades nos carros, como a volta dos pneus slick e a introdução do KERS. Contudo, segundo Martinez, com a suspensão de algumas particularidades aerodinâmicas, o desenho dos modelos deverá ser o aspecto que mais surpreenderá os observadores.

Partes aerodinâmicas especiais, como "asas de tubarão", foram completamente banidas. Fora isso, a asa dianteira será maior, enquanto que a asa traseira deverá ser consideravelmente mais alta e menor do que aquela que foi usada em 2008.

"O choque será tremendo quando estes carros forem vistos", disse Martinez ao jornal "Marca". O engenheiro, no entanto, não sabe se as alterações serão o suficiente para assegurar mais ultrapassagens.

"Continuará havendo resistência do ar no caminho, apesar de que haverá menos do que antes", completou.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton é convidado para enfrentar Schumacher em Wembley

LONDRES (Reuters) - O novo campeão mundial da Fórmula 1, Lewis Hamilton, foi convidado para enfrentar Michael Schumacher no estádio de Wembley, no próximo mês, durante a Corrida dos Campeões, um evento realizado anualmente.

O organizador da disputa, Fredrik Johnsson, afirmou em uma entrevista coletiva realizada na sexta-feira que o piloto da McLaren, 23 anos de idade, havia sido convidado.

"Lewis disse que quer participar", disse.

"Trata-se agora de saber se a equipe dele permitirá e se isso será possível em vista de sua agenda, neste momento obviamente lotada."

"O convite está de pé. Temos uma segunda vaga na equipe F1 Racing Great Britain, ao lado de David Coulthard", acrescentou Johnsson.

Hamilton ingressou na Fórmula 1 depois da aposentadoria de Schumacher, que conquistou sete títulos mundiais e venceu 91 corridas.

O britânico, que se tornou o mais jovem campeão da categoria no fim de semana passado, no Grande Prêmio do Brasil, disse lamentar nunca ter tido a chance de enfrentar o alemão.

"Certamente, a vinda de Lewis me ajudaria muito", afirmou Coulthard. "Eu adoraria correr com a ajuda dele e vencer alguma coisa."

A Corrida dos Campeões, que espalhou toneladas de asfalto no campo de Wembley para criar uma pista, conta com a participação de pilotos de várias categorias que se enfrentarão no dia 14 de dezembro a bordo de vários tipos de veículos.

O evento, criado em 1988 por Johnsson e pela francesa Michèle Mouton, ex-piloto de rali, inclui uma disputa por países na qual os pilotos formam duplas divididos segundo sua nacionalidade.

A Alemanha, com Schumacher e o piloto da Fórmula 1 Sebastian Vettel, venceu no ano passado.

Outros pilotos da Fórmula 1 confirmaram sua participação no evento deste ano. São eles: o australiano Mark Webber, o britânico Jenson Button e o recém-aposentado Coulthard, também da Grã-Bretanha.

Sebastien Loeb, cinco vezes campeão mundial de rali, também correrá ao lado do tricampeão de superbike Troy Bayliss, da Austrália, o campeão da categoria de turismo Andy Priaulx e Tom Kristensen, vencedor de Le Mans.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ecclestone reage sobre comentários de racismo

O chefão da F-1, Bernie Ecclestone, ficou furioso com a repercussão de seus comentários sobre as declarações de Lewis Hamilton a respeito racismo. O britânico afirmou que nunca disse que racismo era uma brincadeira e que sempre lutou contra comentários ofensivos contra seu compatriota.

"Eu fui o primeiro a tirar a corrida da África do Sul (depois de 1985) em apoio a Nelson Mandela e em represaria ao sistema do apartheid, antes que muitas pessoas soubessem o que era racismo," falou Ecclestone ao Times.

O detentor dos direitos comerciais da categoria contou que tentou tomar providências contra os torcedores que ofenderam Hamilton durante os testes no início de temporada em Barcelona, mas foi aconselhado a não se envolver no episódio.

"Eu disse aos promotores dos testes em Barcelona, que deveríamos pegar as pessoas que ofenderam Hamilton e colocá-las frente a frente com ele, mas fui aconselhado pela polícia a não fazer isso," explicou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Button gostaria de continuar com Barrichello na Honda

O britânico Jenson Button sugeriu que os diretores da Honda optassem por manter o brasileiro Rubens Barrichello na equipe na próxima temporada, pois para o inglês o time precisa de pilotos experientes no ano que vem.

A equipe japonesa anunciou que os jovens brasileiros Bruno Senna e Lucas di Grassi testarão com o time ainda este mês em Barcelona. Mas apesar do diretor Nicky Fry dizer que os testes são apenas para que a escuderia tenha uma avaliação de novos pilotos, Button acredita que Barrichello seria a melhor opção no momento.

"Acredito que o ideal seria termos dois pilotos experientes na Honda, devido ao novo regulamento. As mudanças aerodinâmicas, a introdução do KERS e a alteração nos pneus precisarão de uma pessoa experiente para analisar. Acho que um jovem não está preparado para isso, mas a decisão não é minha," comentou.

O britânico falou que Barrichello - dono de 11 dos 14 pontos da equipe na temporada - estava em seu melhor ano desde que ele o conhece.

"Ele teve um desempenho este ano melhor do que nos outros anos na equipe. Esta foi sua melhor temporada e ele disse que está pilotando melhor do que nunca, não imagino que esteja mentido," acrescentou.

Mesmo querendo que Barrichello permaneça na equipe, o inglês falou que a Honda estava certa em testar com dois jovens pilotos.

"Acredito que é interessante para a equipe e bom para os pilotos que terão uma chance. Os testes para os pilotos que estão começando são fundamentais, pois assim teremos uma base para analisar," concluiu.

Fonte: Amigos da Velocidade
 
Topo