Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Reunião de quatro horas sela acordo para redução de custos na F-1

Os termos ainda não foram anunciados, mas finalmente a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a FOTA (Associação das Equipes da Fórmula 1) chegaram a um acordo para reduzir as despesas na categoria máxima do automobilismo. A conclusão foi anunciada em comunicado divulgado pela FIA após a reunião, que durou quatro horas em Mônaco.

"FIA e FOTA fizeram a mais bem-sucedida reunião da Fórmula 1 que os participantes do encontro se recordam. Um acordo foi alcançado para ser aplicado pela FIA em 2010, e com a participação da FOTA, que fez propostas para mudar significamente os custos em 2009", explicou a FIA.

A entidade anunciou que as mudanças serão coloadas em votação na sexta-feira pelo Conselho Mundial e a medida atenderá algumas das exigências feitas pela FOTA para evitar novas baixas na categoria como ocorreu com a Honda.

Um dos pontos de divergência entre os lados é a implantação do motor padrão para a Fórmula 1. O pedido feito pela FIA para 2010 não contou com a simpatia de pilotos e a aprovação das montadoras, que defendem a criação de um propulsor mais baratos e de maior resistência.

Em comum, as duas entidades pedem a redução do número de testes, a limitação do uso de túneis de vento e um maior número de peças padronizadas para a categoria. Na semana passada, após o fechamento da Honda, a Mercedes Benz chegou a falar em redução de 50% dos custos da F-1 até 2010.

A diminuição dos gastos ganhou força após a crise econômica mundial, que afetou diretamente as empresas de automóveis. Hoje, cinco equipes da Fórmula 1 são respaldadas por grandes montadoras: Mercedes (McLaren), Fiat (Ferrari), Renault, Toyota e BMW.

Fonte: UOL Esporte
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
FIA e FOTA satisfeitas com resultado da reunião

d692718e.jpeg

A FIA e a Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) acreditam ter dado ontem um passo para um entendimento no que diz respeito ao corte dos custos na Fórmula 1, com as duas entidades a manifestarem agrado com os resultados da reunião do Mónaco.
FIA e FOTA satisfeitas com resultado da reunião -

Ainda que nenhum detalhe tenha transpirado para fora da sala de reuniões, foi emitida uma declaração em conjunto pela Federação e pela Associação de Equipas na qual era possível ler que foi salvaguardado o carácter de "pináculo do desporto automóvel, reforçando o seu apelo".

Ainda no rescaldo do encontro entre Max Mosley e os responsáveis das equipas, a declaração menciona que "no que diz respeito à Fórmula 1 esta foi a reunião mais proveitosa de que qualquer participante se consegue lembrar".

Entre as medidas acordadas deverão estar a limitação do número de testes privados, do uso dos túneis de vento das equipas e do desenvolvimento aerodinâmico. Também na mesa deverá ter estado a possibilidade de uso de mais peças standard e de motores, com os construtores a terem garantido a hipótese de continuarem a competir com os seus próprios motores mesmo que os motores únicos sejam introduzidos.

Na mesma missiva, a opinião dos dois principais responsáveis era unânime em considerar a reunião um sucesso. "Estou muito contente com o resultado desta reunião", disse Mosley, ao passo que Luca di Montezemolo, presidente da FOTA, garantiu que a "unidade das equipas foi fundamental para ir ao encontro dos objectivos para a nova Fórmula 1, mas com o mesmo DNA, como foi pedido pela FIA".

As medidas acordadas irão agora ao Conselho Mundial da FIA, que se irá realizar amanhã, só depois sendo reveladas ao público. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Adam Parr satisfeito com reunião "avassaladora"

abc97da8.jpeg
Adam Parr, director executivo da Williams, considerou que a reunião de ontem entre a FIA e a FOTA foi "avassaladora", referindo-se às medidas que foram acordadas no decorrer do encontro.
Adam Parr satisfeito com reunião "avassaladora" -

Parr, que na semana passada, de forma muito pessimista, previa a debandada de mais outro construtor, é da opinião que as decisões ontem alcançadas irão possibilitar aos construtores manterem-se na modalidade, promovendo um corte radical nos custos.

Em declarações à imprensa, Parr recorda que antes da reunião no Mónaco, as expectativas não eram as melhores. "Antes de entrar, havia uma certa noção de que teríamos um enorme desacordo", começou por referir, lembrando que "a certo ponto parecia evidente que as duas partes iriam chegar a um beco sem saída".

"Mas então a solução tornou-se aparente e toda a gente disse 'vamos a isso', acrescentou o responsável da equipa de Grove, reforçando que foi uma "reunião avassaladora e muito, muito impressionante".

"Deve-se tirar o chapéu tanto ao Max [Mosley] como ao Luca [di Montezemolo] porque ambos estavam [empenhados] nisso. Foi um grande dia", explicou Parr, para quem as medidas "farão uma grande diferença" para as equipas envolvidas na modalidade.

Parr é da opinião, ainda, que se estes cortes tivessem sido acordados mais cedo, "talvez a Honda não tivesse saído da Fórmula 1".

Quanto às tão propaladas medidas, essas continuam rodeadas de grande secretismo, devendo ser apresentadas amanhã no Conselho Mundial da FIA.

AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Ingressos para GP Brasil começam a ser vendidos na semana que vem

A organização do GP Brasil de Fórmula 1 informou nesta quinta-feira que a venda de ingressos para a edição 2009 da prova, agendada para 18 de outubro, começará já na próxima semana, no dia 15 de dezembro, por meio do site oficial.

A antecipação das vendas atende a um pedido do público e permite maior parcelamento do valor das entradas com pagamento via cartão de crédito. Agora, comprando os ingressos em dezembro, é possível parcelar em até nove vezes.

Os ingressos serão vendidos em duas opções: para os três dias de disputa (treinos livres de sexta-feira, treino oficial de sábado e corrida no domingo), e para os dois últimos dias (sábado e domingo). Os preços variam entre R$ 356 e R$ 2.220.

Ingressos para sexta, sábado e domingo*:

Setor A - R$ 550
Setor B - R$ 1.458
Setor M - R$ 1.150
Setor D - R$ 1.900
Setor E - R$ 2.220
Setor F - R$ 1.100
Setor G - R$ 410
Setor V - R$ 1.656

Ingressos para sábado e domingo*:

Setor A - R$ 526
Setor B - R$ 1.368
Setor M - R$ 1.060
Setor D - R$ 1.790
Setor E - R$ 2.120
Setor F - R$ 994
Setor G - R$ 356
Setor V - R$ 1.440

*Preços válidos até 29/05/2009

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Apesar de problemas, Alonso fica feliz com testes

A equipe Renault completou hoje seu último teste da temporada 2008, com o espanhol Fernando Alonso terminando o dia com o dia na sexta colocação com o tempo de 1min19s319.

Ontem o bicampeão teve um grande susto. Ele perdeu o controle do carro e bateu nas barreiras de proteção. Alonso não sofreu nada, mas o programa definido pela equipe foi prejudicado.

O programa da escuderia tinha com o objetivo identificar de que melhor maneira o carro se comportaria com os novos pneus slick e as mudanças aerodinâmicas propostas pela categoria para o ano que vem.

"Foi um dia bom, pois conseguimos desenvolver um bom trabalho de quilometragem no carro e entender melhor o uso dos pneus. Já comecei a realizar o trabalho físico para a próxima temporada e esses testes foram muito importantes para minha preparação. Estou muito ansioso para andar com o novo carro em janeiro," contou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Fãs da F-1 desejam mais ultrapassagens, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada recentemente revelou que a maioria dos fãs da F-1 gostaria de ver mais ultrapassagens e que os circuitos e carros fossem melhorados para privilegiar esse aspecto. O estudo foi feito com mais de 70 mil fãs em 160 países.

Sobre o futuro da F-1, 96% dos entrevistados disseram que gostariam de ver corridas mais emocionantes e com ultrapassagens; 81% gostariam de ver os carros modificados para conseguirem esse objetivo e 70% acreditam que as pistas deveriam ser alteradas.

O resultado da pesquisa mostra que a qualidade das corridas continua sendo o fator determinante para os fãs. No entanto, 90% acreditam que a F-1 deve continuar em locais clássicos e 83% disseram que o importante tem que ser o piloto.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
FIA anuncia corte de gastos para a F1 e aprova motor padrão com ressalvas

O Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta sexta-feira, em encontro realizado em Mônaco, mudanças na Fórmula 1 previstas para 2009 e 2010 cujo objetivo será reduzir significativamente os custos da categoria.

Embora o corte de gastos já fosse esperado, ganhou força maior após a saída da Honda da categoria devido à crise financeira mundial.

A principal medida ficará para daqui a dois anos: a adoção do motor único, defendida fortemente pelo presidente da entidade, Max Mosley. A aprovação da mudança, porém, foi feita com ressalvas.

As equipes que não produzem o próprio motor - atualmente Williams, Toro Rosso, Red Bull e Force India - terão um propulsor a sua disposição mediante o pagamento de 5 milhões de euros por temporada.

O motor, que será usado em 2010 e 2011, poderá ser produzido por uma empresa independente, desde que ela se pronuncie até 20 de dezembro deste ano, ou por uma das atuais fabricantes da F1 (BMW, Ferrari, Mercedes, Toyota e Renault), contanto que a candidata atenda aos requisitos pré-estabelecidos. Essas mesmas montadoras também poderão continuar fabricando seus próprios motores.

A maior parte das demais mudanças previstas para 2010 ainda terá de passar por nova aprovação. Confirmados, por enquanto, estão a padronização dos sistemas de telemetria e rádio e o banimento do reabastecimento nos finais de semana de corrida, entre outras medidas.

Para 2009, a principal alteração já estava decidida: a utilização de um mesmo motor por três corridas, e não mais duas provas, como foi na temporada 2008. Além disso, conforme já se especulava, estarão proibidos os testes coletivos durante a temporada, com exceção das sessões livres nas sextas-feiras que antecederem os GPs.

Somadas essas e outras medidas aerodinâmicas, a FIA espera que os gastos da F1 sejam reduzidos em pelo menos 30% da atual temporada para o próximo ano.

O Conselho informou ainda que entre as medidas a serem estudadas está a adoção de um sistema novo de classificação e de pontuação, este último baseado na entrega de medalhas. As duas propostas estão sendo colocadas à prova em uma pesquisa de público e de mercado encomendada pela FIA.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Redução de custos na Ferrari chega ao nível dos anos 90

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, que também acumula a função de presidente da FOTA (Associação de Times de F-1) falou que a escuderia de Maranello deve reduzir os custos do time para os níveis dos anos 90.

Depois da reunião entre a associação e os representantes da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) Montezemolo afirmou que a categoria será completamente nova em 2012, com um grande espírito de inovação, mas com índices econômicos dos anos 90.

Várias propostas para a redução de custos foram feitas. A mais comentada e também polêmica é a introdução de motores padrão na categoria. Porém algumas equipes têm se mostrado contrárias a idéia tida como muito drástica.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton espera ter menos pressão em 2009

O campeão Lewis Hamilton declarou que espera estar menos pressionado na próxima temporada já que conseguiu ser campeão neste ano. O inglês admitiu que abriu mão de muitas coisas, para se concentrar na conquista do título e por este motivo ele sabe que valeu todo o trabalho realizado.

"No ano que vem eu quero aproveitar um pouquinho mais," falou o inglês que participou de um evento do patrocinador da equipe ao lado do bicampeão Mika Hakkinen.

O piloto disse que o fato de curtir um pouco mais, não fará com que ele esqueça de suas obrigações. "Isso não significa que eu vou para festas todos os dias, apenas vou ter mais tempo para ver meus amigos e sair um pouco," explicou.

Hamilton comentou que não acredita que passará pela mesma experiência que teve no GP Brasil, ao levar o título mundial faltando apenas uma curva para o fim da prova.

"Agora sinto que estou menos pressionado, pois as pessoas sabem o que posso fazer. Sei que tinha uma certa pressão sobre mim, por isso eu não saía e ficava sempre no hotel durante os finais de semana de competição. Agora quero desfrutar do meu título e voltar a fazer um bom trabalho," finalizou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Renault apresenta R29 no Algarve

35171c10.jpeg

A Renault irá desvendar o seu R29 no Autódromo do Algarve, tendo a marca antecipado a sua revelação.
Renault apresenta R29 no Algarve -

A marca francesa previa revelar o monolugar de 2009 a 28 de Janeiro, no circuito de Paul Ricard, mas decidiu antecipá-la para dia 19, tendo escolhido o novo traçado de Portimão para o fazer.

Fernando Alonso e Nelson Piquet vão-se encarregar, depois, de efectuar os primeiros testes com o novo chassis.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
FOTA elogia espírito de cooperação das equipas

c75da72b.jpeg

A Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) expressou publicamente a sua satisfação pelos acordos alcançados na reunião de quarta-feira com Max Mosley, presidente da FIA, salientando o espírito de colaboração nunca antes visto.
FOTA elogia espírito de cooperação das equipas -

"Estou muito satisfeito com o clima de enorme colaboração no encontro [com a FIA]. Existe uma noção comum do momento difícil do desporto. Ontem [quarta-feira], testemunhamos a grande responsabilidade de todos os participantes", comentou Luca di Montezemolo através de um comunicado.

"A crise económica global e o enorme aumento dos custos da Fórmula 1 nos últimos anos conduziram a FIA e o seu presidente a dar um certo e forte impulso para cortar os custos até 2010 de modo a ter o nosso desporto em dimensões económicas aceitáveis para que todas as equipas possam participar", acrescentou, referindo que a "resposta encontrada ultrapassou todas as nossas expectativas".

"A grande união, nunca antes vista, e a paixão de todos os intervenientes por este desporto fizeram com que os membros da FOTA superassem mesmo os pedidos do Presidente Max Mosley", referiu, explicando que "as propostas apresentadas, com o DNA da Fórmula 1 em mente - tanto de tecnologia como de competição - vai permitir-nos reduzir drasticamente os custos na próxima época, de maneira a termos uma nova Fórmula 1 em 2012, projectada para o futuro, distinguindo-se pelo seu espírito inovador e grande preocupação ambiental, mas aos níveis económicos dos anos 90".

O presidente da FOTA mostrou-se, ainda, "muito orgulhoso do trabalho realizado pela FOTA, uma associação que não existia até Setembro e que uniu as equipas, ultrapassando as rivalidades, o sal da competição, mas que poderia ter sido um obstáculo à cooperação".

Garantindo que as propostas da FOTA foram apreciadas por Max Mosley, Montezemolo explica que ainda "há muito trabalho para fazer noutras áreas, como no formato dos fins-de-semana". Mas para o italiano, conquistou-se outra 'vitória': "conseguimos garantir a necessidade de organizar uma reunião com a FOM (Formula One Management) para discutir os ganhos das equipas de Fórmula 1".AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
FIA revela medidas para reduzir os custos da F1

e51d1349.jpeg

A FIA já revelou quais as medidas que foram acordadas com a FOTA (Associação de Equipas de Fórmula 1) para reduzir os custos na modalidade nos anos vindouros.
FIA revela medidas para reduzir os custos da F1 -

Por entre as medidas já esperadas, como o fim dos testes durante a temporada, está a surpresa de que a proposta do motor standard, tão defendida por Max Mosley, não será aplicada.

A medida, que provocou muitas críticas por parte dos construtores, foi abandonada depois das conversações da passada quarta-feira com a FOTA, tendo-se chegado, no entanto, a alternativas que tornarão viável a Fórmula 1 nos próximos anos.

Assim, os motores terão que durar mais tempo, prevendo-se que a sua vida útil seja duplicada. No entanto, a regra dos três fins-de-semana para cada motor manter-se-á em 2009. Cada piloto só poderá usar oito motores por temporada, fora quatro para testes, perfazendo assim o total de 20 por época. Para se atingir esse desiderato já em 2009 as rotações foram limitadas a 18.000, sendo proibido modificar o motor internamente.

Em 2010, as equipas independentes terão acesso aos motores de construtores, seja de um fornecedor independente, seja dos já presentes, cujo custo não deverá ultrapassar os 5 milhões de euros por época.

A utilização do túnel de vento também foi limitada, passando a ser proibida a utilização de modelos superiores a 60% e 50 metros/segundo. As fábricas terão de ser fechadas seis semanas por ano.

A FIA acredita que estas medidas irão permitir cortar cerca de 30 por cento em 2009, com os maiores ganhos a surgirem nos próximos anos.

Em declarações à rádio da BBC, John Howett, Presidente da Toyota Motorsport e vice-presidente da FOTA, referiu que "não existe a intenção de correr com motores únicos. Podemos oferecer os mesmos motores a preços muito competitivos com apoio técnico adequado ao longo do fim-de-semana de corrida".

"As equipas cliente terão um grande pacote e os fãs terão grandes motores e um desafio entre cada um", completou.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Lista das principais medidas da FIA

cc3cbe82.jpeg

Eis a lista completa das medidas previstas pela FIA para cortar os custos na Fórmula 1 nos próximos anos:
Lista das principais medidas da FIA -

2009

Motor

Os motores devem durar o dobro. Cada piloto poderá usar um máximo de oito motores por época mais quatro para testes (20 no total). A regra de três corridas de duração irá continuar activa;
Motores limitados a 18.000 rpm;
Proibição de ajustes internos. Ajustes nas trompetas e injectores
Preço dos motores a equipas independentes serão reduzidos em 50% face a 2008;
Motor Renault poderá ser modificado para 2009. Todos os outros permanecerão inalterados.

Testes
Fim dos testes privados durante a temporada

Desenvolvimento aerodinâmico
Proibição do uso da escala superior a 60% no túnel de vento e limitação a 50 m/s;
Uma fórmula para equilibrar os túneis de vento será ainda encontrada

Fábrica
A fábrica será forçada a encerrar seis semanas por ano, de acordo com as leis locais

Fim-de-semana de corrida
Número de pessoas será reduzido em virtude de medidas como a partilha de informações dos pneus e combustível, eliminando os "spotters"

Espectáculo desportivo

Esta a ser conduzida uma pesquisa de mercado para analisar a reacção do público a um numero de novas ideias, tais como possíveis mudanças na qualificação e a substituição dos pontos por medalhas para os pilotos. As propostas serão entregues à FIA quando os resultados forem conhecidos.

Nota: Estas medidas irão permitir Às equipas poupar cerca de 30% dos seus orçamentos comparado com 2008, ao passo que as poupanças para os independentes serão ainda maior.

2010
Conjunto motor-transmissão

Os motores serão disponibilizados às equipas independentes por menos de 5 milhões de euros por ano. Estes poderão ser de um construtor independente ou de outro construtor já presente, com garantia de continuidade. Se for com um fornecedor independente, o acordo terá de ser assinado até 20 de Dezembro de 2008.
Este mesmo motor continuará a ser utilizado em 2011 e 2012;
Ainda sujeito a questões praticabilidade, a mesma transmissão será usada por todas as equipas.

Chassis

Uma lista de elementos do chassis será preparada e uma decisão tomada em respeito de cada elemento no que diz respeito a saber se continuará a ser um diferenciador de performance (elemento competitivo);
Alguns elementos diferenciadores de performance serão homologados para esta época;
Alguns elementos vão continuar a ser diferenciadores de performance mas com recurso a materiais mais baratos;
Elementos que não sejam diferenciadores de performance serão prescritos e obtidos ou construídos da maneira mais económica possível.

Fim-de-semana de corrida

Sistemas de rádio e telemetria estandardizados;
Fim das coberturas de aquecimento dos pneus;
Fim do reabastecimento
Possível redução da distancia de corrida ou duração (proposta de acordo com o estudo de mercado)

Fábrica

Mais restrições no desenvolvimento aerodinâmico;
Análise completa das instalações de cada fábrica

Longo termo

A FIA e a FOTA irão estudar a possibilidade de um conjunto motor-transmissão inteiramente novo para 2013, baseado na eficiência energética (obtendo mais potencia com menor energia consumida). As regras ainda terão de ser estabelecidas para assegurar que o desenvolvimento de tal conjunto contribui de forma decisiva para a eficiência energética dos transportes de estrada.

Um sistema KERS melhorado deverá tornar-se um elemento muito importante desse conjunto no futuro. A curto-prazo, o KERS faz parte dos regulamentos para 2009 mas não é obrigatório. Para 2010, a FIA está a considerar propostas para estandardizar o sistema KERS. A FIA aguarda propostas.

Uma série de outras medidas foram adoptadas para o regulamento técnico e desportivo de 2009 e 2010.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Max Mosley: "Será a mesma Fórmula 1 de sempre"

cb280c4b.jpeg
No rescaldo de uma semana muito movimentada no que ao futuro da Fórmula 1 diz respeito, Max Mosley, presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA) já veio enaltecer o espírito das novas medidas, as quais classificou como um duplo sucesso para a modalidade, ao manterem os objectivos da categoria enquanto categoria pináculo do automobilismo e ao assegurarem a sua continuidade no futuro.
Max Mosley: "Será a mesma Fórmula 1 de sempre" -

"É um grande passo em frente. Obvio que existe uma crise devido à queda nas vendas de automóveis dos maiores construtores, e ninguém sabe se irá piorar antes de melhorar. Temos de nos precaver dessa possibilidade", começou por referir o britânico à Press Association (PA).
Para Mosley, o principal ponto a destacar do pacote de medidas ontem revelados diz respeito ao facto de que as diferenças para os espectadores serão imperceptíveis.

"O mais significante de todas estas mudanças é que quando se percorrer a via das boxes, sentar nas bancadas ou assistir em casa, não se irá notar qualquer diferença. Será a Fórmula 1 tal como a conhecemos mas muito menos dispendiosa", observou Mosley, visivelmente satisfeito e optimista com estas novas regras.

Contudo, para se alcançarem estes cortes, as equipas deverão ter de recorrer a despedimentos de modo a baixar o número de trabalhadores, com Mosley a considerar que isso "é uma inevitabilidade de qualquer indústria".

"Haverá, obviamente, algumas perdas de trabalho porque neste momento as equipas levam pessoas para as provas que não fazem nada a não ser observar o nível de combustível e os pneus das outras equipas", começou por elucidar, explicando que "essas pessoas vão desaparecer porque essa informação agora vai ser partilhada".

"Infelizmente, os despedimentos fazem parte dos cortes. Mas se se vir o outro lado da questão, actualmente empregam-se 700 a 1000 pessoas só para dois carros, o que não é sustentável", continuou o principal responsável da FIA, acrescentando que "mesmo sem crise seria uma situação impossível de manter por muito tempo".

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
África do Sul quer Fórmula 1 de volta

2a434c16.jpeg
A África do Sul mostrou interesse em voltar a organizar uma prova do Mundial de Fórmula 1, depois de uma nova empresa, a Guateng Motorsport, ter sido formada para organizar eventos em Kyalami.
África do Sul quer Fórmula 1 de volta -

De acordo com a empresa, o objectivo passa por fazer regressar o Mundial de F1 àquele país, contando para isso, com a melhoria geral das infra-estruturas do circuito.

Mandla Nkomfe, um dos membros do conselho executivo da Guateng Motorsport, acredita na perspectiva de fazer regressar os monolugares de F1, referindo que "a Guateng tem a capacidade e a competência para realizar eventos de classe mundial graças às excelentes instalações e é a altura certa para trazer estes eventos de volta ao país".

Desconhecendo-se quais as intenções para o traçado, isto é, se será remodelado ou construído um novo circuito do zero, fala-se que Kyalami já recebeu a visita de Hermann Tilke, um dos principais encarregados pela construção e remodelação de alguns dos mais recentes traçados mundiais, e de Charlie Whiting, Director de Corrida da F1.

Para 2009, Nkomfe garante que o traçado tem "uma agenda muito preenchida com muitos eventos excitantes como prova do empenho no desenvolvimento do automobilismo em Guateng".

Recorde-se que a última prova de Fórmula 1 a realizar-se em Kyalami teve lugar em 1993, corrida que terminou com a vitória de Alain Prost, logo seguido de Ayrton Senna e Mark Blundell (na foto).AS
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Em noite de premiação da F-1, Hamilton se diz orgulhoso de título ganho na volta final

O GP Brasil foi realizado há mais de um mês, em 2 de novembro, mas ainda assim esteve no discurso dos dois envolvidos na decisão do título durante a premiação da FIA, em Mônaco, na noite da última sexta-feira.

Lewis Hamilton, Felipe Massa e Kimi Raikkonen ganharam troféus por terem sido os três primeiros da temporada 2008, e Stefano Domenicali recebeu prêmio por a Ferrari ter sido campeã entre os construtores.

Até a Junção, Massa tinha o título, pois Hamilton era o sexto colocado em Interlagos. Mas tudo mudou quando o inglês ultrapassou Timo Glock, cujos pneus para seco estavam muito desgastados na chuva.

Hamilton afirmou que esse fim de campeonato foi marcante. "Este ano foi muito especial em minha vida, o ano da realização de um sonho que tinha desde a infância", disse.

"O fato de eu ter vencido o campeonato na última volta da última corrida é algo que me deixa orgulhoso dos nossos esforços em 2008."

Massa, maior vencedor de corridas do ano, tentou não ficar chateado com o que aconteceu. "Foi uma temporada incrivelmente disputada, o que produziu um final incrível. Quando você perde um campeonato por um ponto, tendo o tido por alguns segundos, é fácil encarar [essa perda] de forma negativa, mas prefiro olhar para o futuro e ver as coisas de maneira mais positiva."

"Venci seis corridas e fiz minha parte no campeonato de construtores, que eu sei que também é importante para a Ferrari."

Campeão de 2007, Raikkonen falou sobre sua temporada. "Preferiria estar aqui para receber o troféu de campeão pela segunda vez consecutiva, mas, neste ano, as coisas não foram ao meu encontro. A temporada teve um bom começo, mas, por várias razões, a situação complicou e, quando voltamos à boa forma, já era muito tarde", declarou.

"Mas aprendemos lições valiosas, que serão úteis no próximo ano. Estou muito feliz por a Ferrari ter sido campeã; é uma equipe excepcional que nunca desiste."

Domenicali, chefe da Ferrari desde o começo de 2008, recebeu o troféu pela primeira vez. "É fruto do trabalho duro, da paixão e da determinação de todos em Maranello", disse. Foi a 16ª vez que a escuderia italiana faturou o prêmio, a oitava vez nos últimos dez anos.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Toyota testa jovem holandês no Bahrein

Nos testes privados que a equipe Toyota realizou nesta última semana no circuito de Sakhir, no Bahrein, o holandês Henki Waldschmidt, de 20 anos, da F-3, teve a chance de guiar um carro de F-1. Waldschmidt faz parte do programa de jovens pilotos da equipe.

"Estou muito satisfeito por poder testar um F-1, com a Toyota, pela primeira vez, declarou Henki Waldschmidt -- que completou 128 voltas pela pista e a melhor delas em 1min33s430, mais de 1s5 mais lento que o titular da equipe Jarno Trulli.

A Toyota, com Trulli, no Bahrein aproveitou para conseguir o máximo de dados possível dos novos pneus slicks e da nova configuração aerodinâmica para 2009. "Foi um teste bastante produtivo", disse Gerd Pfeiffer após três dias de trabalho.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Cingapura é destaque na Noite de Gala da FIA

Como até já era aguardado pelos especialistas, o GP de Cingapura de F-1 em 2008, recebeu dois prêmios na Noite de Gala da FIA, que aconteceu em Mônaco, nesta sexta-feira (12).

A prova, primeira noturna na história da categoria, foi premiada com o troféu de Melhor Organização por conta da promoção de um evento noturno que nunca tinha sido realizado.

Cingapura também foi considerada a etapa que teve a melhor transmissão pela TV do ano. Em 2009, a corrida está mais uma vez confirmada e - claro - novamente acontecerá à noite.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Dono da Force India encerra rumores e mantém dupla de pilotos

O magnata Vijay Mallya encerrou de uma vez por todas as especulações sobre a dupla de pilotos da Force India para 2009. Em comunicado postado no site oficial da escuderia, o dono do time confirmou que Giancarlo Fisichella e Adrian Sutil seguirão com a equipe na próxima temporada, tal como o piloto de testes Vitantonio Liuzii.

"Eu acredito firmemente que o próximo ano será a grande chance de nossa equipe", escreveu Mallya. "Em Giancarlo, Adrian e Tonio nós temos um incrível equilíbrio entre experiência e ambição, e agora consistência".

Em outubro, o dono da Force India já havia declarado que manteria o trio para 2009. Entretanto, o acordo de cooperação técnica assinado com a McLaren no mês passado levantou rumores de que Pedro de la Rosa poderia ficar com um dos assentos da jovem equipe, principalmente pelo fato de o espanhol ser convidado a testar com o time em Barcelona.

Na época, Mallya admitiu que ouviria conselhos da escuderia britânica, mas negou que a McLaren teria influência na escolha dos pilotos da Force India.

Com a confirmação de Fisichella e Sutil, restam apenas duas vagas de titulares no grid de 2009, ambos na Toro Rosso. Sébastien Buemi, Takuma Sato e Sébastien Bourdais são os principais concorrentes, mas Jenson Button e Bruno Senna, que ficaram 'órfãos' após a saída da Honda da F1, podem abocanhar os postos.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Sem festa, carro da Williams entra na pista em janeiro

A exemplo da equipe Toyota e na esteira da famigerada crise financeira planetária, a equipe Williams (dos pilotos Nico Rosberg e Kazuki Nakajima) decidiu não fazer nenhum evento de lançamento do seu carro 2009 - a ser usado no Mundial de F-1 que começa em março.

O modelo FW31 simplesmente irá para a pista durante um dos testes coletivos marcados para o início de 2009, em janeiro, e que visam o próximo campeonato.

Todavia, a imagem do carro com as novas cores não será vista antes do mês de fevereiro. A primeira corrida da próxima temporada acontecerá na Austrália, em Melborune - no dia 29/3.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Mosley: público decidirá sobre o sistema de medalhas

Max Mosley, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) acredita que poderá ser um erro trocar o sistema de pontos atual, na Fórmula 1, por um sistema de medalhas -- como insiste o chefão Bernie Ecclestone nas últimas semanas.

Mosley pensa que se a mudança ocorrer deverá contar com o apoio dos torcedores. E foi mais longe: declarou que a introdução do atual sistema de pontos foi um erro. Hoje, os oito primeiros de uma corrida pontuam com respectivamente: 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1.

"Faremos uma avaliação de marketing e vamos decidir baseados nesses resultados", declarou Max Mosley para o jornal italiano Gazzeta dello Sport.

"Foi um erro mudar o sistema e oito passarem a somar pontos. Como foi um erro diminuir a diferença entre o vencedor e o 2º colocado. Mas, sou contra mudar o sistema com tanta frequência. Isso deixa os torcedores confusos", falou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Schumacher vê em Vettel os "genes" de campeão

Michael Schumacher elogiou o seu compatriota Sebastian Vettel, parceiro na conquista da Alemanha na Corrida dos Campeões, no último final de semana, em Wembley.

Para o heptacampeão da F-1, o piloto da Red Bull será campeão em breve; basta apenas desenvolver um pouco mais a sua personalidade.

"Eu adoro assisti-lo. Ele tem a sua própria personalidade, precisa desenvolvê-la, e então os resultados vão aparecer. Ele tem os genes para se tornar campeão mundial um dia, ele demonstrou isso neste ano", disse Schumacher ao jornal italiano "Gazzetta dello Sport".

Ele também falou sobre as mudanças no regulamento para a próxima temporada. O alemão não crê em mudança drástica entre as principais equipes.

"As principais equipes continuarão como principais equipes, eles têm a melhor organização e as melhores pessoas. Algumas equipes serão capazes de dar um passo à frente, mas o equilíbrio não será derrubado só porque existem novas regras", afirmou.

Schumacher, porém, afirmou que as regras vão melhorar a disputa entre os pilotos.

"Potencialmente, eu penso que isso pode tornar mais empolgante. Eu não sou nem um projetista técnico ou aerodinâmico, porém a coisa essencial foi reduzir a carga aerodinâmica e aumentar a parte mecânica."

"Os carros, agora, serão capazes de se deslocarem mais próximos um do outro e talvez isso seja o bastante para oferecer mais para o espetáculo", declarou o ex-piloto.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Peugeot e Citroën interessadas em comprar a equipe Honda

O grupo PSA, que reúne duas grandes montadoras de carros francesas, Peugeot e Citroën, ao que parece, estaria interessado em comprar a 'ex-equipe Honda' de Fórmula 1. Pelo menos, esses são os rumores que circulam pela imprensa européia.

De acordo com o jornal belga Autosportnieuws, o grupo PSA teria solicitado informações sobre a escuderia nos últimos dias. O último envolvimento da empresa com a Fórmula 1 se resumiu ao fornecimento de motores para a extinta equipe Prost.

Atualmente, a marca Citroën faz sucesso no automobilismo com o modelo C4 e o francês Sébastien Loeb - pentacampeão mundial de rali. Já a Peugeot retornou para o cenário das provas de longa duração, como as 24 Horas de Le Mans, com o protótipo 908.

O grupo PSA, segundo as especulações, pretenderia fazer o investimento na F-1 porque não teria sido tão atingido pela crise mundial como outras empresas foram. Além disso, a França subsidiará o setor automobilístico nos próximos meses.

Até rumores sobre pilotos circulam pelo velho continente. O grupo PSA estaria interessada em manter Jenson Button como um dos titulares. Ao seu lado estaria o francês Sébastien Loeb, hoje na Toro Rosso, ainda sem contrato definido para 2009.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hamilton perde prêmio de melhor do ano na Inglaterra

Lewis Hamilton foi o grande nome da F-1 em 2008. Campeão, o mais jovem da história. O primeiro negro a conquistar o título. E o primeiro britânico desde Damon Hill, em 1996. Mas, isso não foi suficiente para ele ser considerado o melhor do ano na Inglaterr.

O prêmio é organizada pela BBC. O piloto da McLaren foi batido pelo ciclista tricampeão olímpico Chris Hoy. E com folga. Hoy teve 283.630 votos contabilizados contra 163.864 de Lewis.

"Eu realmente não estava esperando isso", declarou Chris Hoy. "Foi um grande surpresa. Eu olhava as pesquisas nas últimas semanas e me via em terceiro, atrás da Rebecca (Adlington) e de Lewis", completou.

Também campeã olímpica, a nadadora Rebecca Adlington acabou na terceira colocação no prêmio da BBC.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
McLaren derrota Ferrari em testes no Algarve

A McLaren foi mais rápida que a Ferrari no circuito do Algarve, em Portugal, nesta terça-feira, segundo dia de testes no local.

O piloto reserva da equipe de Woking, Pedro de la Rosa, fez 1min30s080 na melhor de suas 68 voltas, enquanto Luca Badoer e Marc Gené ficaram com, respectivamente, 1m31s320 e 1min33s076.

O espanhol andou com o carro da McLaren híbrido equipado com o KERS, sistema de recuperação de energia cinética.

Embora tenha tido dificuldades iniciais com a aderência por estar frio e por ser uma pista nova, De la Rosa encontrou velocidade e pôde completar testes aerodinâmicos para 2009. Ele experimentou um aerofólio dianteiro cujas lâminas são ajustáveis pelo próprio piloto, novidade da próxima temporada.

Fonte: Tazio
 
Topo