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Assumidamente candidata
Mais ambiciosa que nunca, a BMW Sauber F1 Team apresentou hoje, em Valência, no Circuito Ricardo Tormo, o seu novo monolugar para a temporada de 2009, o F1.09, também ele radicalmente diferente do seu antecessor por forca das novas regras que entram em vigor esta época. Batida unicamente pela Ferrari e McLaren em 2008, a equipa dirigida por Mario Theissen acredita que este será, finalmente, o seu ano.
Assumidamente candidata -
"Basicamente, os nossos objectivos foram definidos há já quatro anos, Chegar aos pontos em 2006, ao pódio em 2007 e às vitórias em 2008. Em rigor, cumprimos todas essas metas até agora, pelo que em 2009, tal como prometido, vamos lutar assumidamente pelo campeonato, juntamente com as duas principais equipas do plantel", anunciou Mário Theissen durante a apresentação oficial da equipa. "É verdade que somos a mais pequena das três equipas de topo, tanto a nível de pessoal como de orçamento. Mas a nossa ambição será discutir o título em 2009 com Ferrari e McLaren".
Robert Kubica e Nick Heidfeld formam, novamente, o line-up da equipa em 2009. Os dois pilotos somaram um total de 135 pontos na última temporada, onde garantiram 11 pódios, uma histórica dobradinha no GP do Canadá (com Kubica à frente de Heidfeld), além de uma "pole-position" (Kubica) e uma volta mais rápida (Heidfeld).
Apesar dos seus tenros 24 anos, Kubica é tido, uma vez mais, como a grande esperança da BMW-Sauber para lutar pelas vitórias, agora de uma forma bem mais regular: "Espero que tudo seja diferente do ano passado... para melhor. Se lutarei pelo título? Bem, como piloto, apenas posso prometer que vou dar o meu máximo. A equipa fez um bom trabalho no ano passado, especialmente na primeira metade do calendário...
Em 2009, espero poder repetir esse bom início e, claro, fazer melhor que na segunda metade do ano", afirmou o polaco, antes de analisar as mudanças ditadas pelo novo regulamento: "Como todos sabem, o regulamento mudou drasticamente para este ano. A aerodinâmica, por exemplo, será reduzida em 40 a 50 por cento, o que forçosamente vai obrigar os pilotos a adaptarem a sua forma de conduzir, o mesmo se passando em relação ao regresso dos pneus slicks,... Se acho que isso vai tornar as corridas mais espectaculares? Talvez um pouco mais Mas desengane-se quem pense que a F1 se vai tornar igual às corridas de karting ou de carros de turismo", analisou ainda Robert Kubica, quarto classificado no último Mundial de Pilotos.
Do lado do mais experiente Nick Heidfeld (152 GP disputados, 11 pódios e um total de 200 pontos conquistados desde 2000), 2009 será um pouco o ano do tudo ou nada:
"Espero ter a oportunidade de estar na luta pelo título. A equipa atingiu sucessivamente os seus objectivos em 2006, 2007 e 2008, pelo que seria normal acreditar que também será assim este ano. Contudo, e face às novas regras que vao estar em vigor, nada pode ser dado como um dado adquirido. Admito que as coisas até sejam mais equilibradas, com mais ultrapassagens e, no meu entender, também mais toques... Mas é tudo uma grande incógnita ainda", admitiu o alemão, sexto classificado no último Mundial.
KERS ou não KERS?
Principal defensora da introdução do "KERS" na F1, apesar de algumas equipas já terem defendido o seu abandono, até porque questões de custos, a BMW-Sauber admitiu que poderá ainda não fazer uso deste sistema na prova inaugural deste ano, em Melbourne (29 Março): "É algo que ainda não está totalmente decidido. Mas se não for logo em Melbourne, seguramente que será numa das outras provas que se seguem", garantiu Mário Theissen. "O importante é não abandonar esta ideia, até porque a grande parte do dinheiro que as equipas já gastaram foi no seu desenvolvimento, não fazendo agora qualquer sentido abandonar o projecto sem o rentabilizar no futuro".
Este ano sem a Crédit Suisse como parceiro, a equipa Sauber BMW F1 Team tem ainda dois a tres espacos livres nos seus monolugares que poderao ser preenchidos de futuro. "É algo que poderá acontecer ainda antes da primeira prova ou durante a época. O importante é que o orcamento para 2009 está já viabilizado à partida", concluiu Theissen. AS

Mais ambiciosa que nunca, a BMW Sauber F1 Team apresentou hoje, em Valência, no Circuito Ricardo Tormo, o seu novo monolugar para a temporada de 2009, o F1.09, também ele radicalmente diferente do seu antecessor por forca das novas regras que entram em vigor esta época. Batida unicamente pela Ferrari e McLaren em 2008, a equipa dirigida por Mario Theissen acredita que este será, finalmente, o seu ano.
Assumidamente candidata -
"Basicamente, os nossos objectivos foram definidos há já quatro anos, Chegar aos pontos em 2006, ao pódio em 2007 e às vitórias em 2008. Em rigor, cumprimos todas essas metas até agora, pelo que em 2009, tal como prometido, vamos lutar assumidamente pelo campeonato, juntamente com as duas principais equipas do plantel", anunciou Mário Theissen durante a apresentação oficial da equipa. "É verdade que somos a mais pequena das três equipas de topo, tanto a nível de pessoal como de orçamento. Mas a nossa ambição será discutir o título em 2009 com Ferrari e McLaren".
Robert Kubica e Nick Heidfeld formam, novamente, o line-up da equipa em 2009. Os dois pilotos somaram um total de 135 pontos na última temporada, onde garantiram 11 pódios, uma histórica dobradinha no GP do Canadá (com Kubica à frente de Heidfeld), além de uma "pole-position" (Kubica) e uma volta mais rápida (Heidfeld).
Apesar dos seus tenros 24 anos, Kubica é tido, uma vez mais, como a grande esperança da BMW-Sauber para lutar pelas vitórias, agora de uma forma bem mais regular: "Espero que tudo seja diferente do ano passado... para melhor. Se lutarei pelo título? Bem, como piloto, apenas posso prometer que vou dar o meu máximo. A equipa fez um bom trabalho no ano passado, especialmente na primeira metade do calendário...
Em 2009, espero poder repetir esse bom início e, claro, fazer melhor que na segunda metade do ano", afirmou o polaco, antes de analisar as mudanças ditadas pelo novo regulamento: "Como todos sabem, o regulamento mudou drasticamente para este ano. A aerodinâmica, por exemplo, será reduzida em 40 a 50 por cento, o que forçosamente vai obrigar os pilotos a adaptarem a sua forma de conduzir, o mesmo se passando em relação ao regresso dos pneus slicks,... Se acho que isso vai tornar as corridas mais espectaculares? Talvez um pouco mais Mas desengane-se quem pense que a F1 se vai tornar igual às corridas de karting ou de carros de turismo", analisou ainda Robert Kubica, quarto classificado no último Mundial de Pilotos.
Do lado do mais experiente Nick Heidfeld (152 GP disputados, 11 pódios e um total de 200 pontos conquistados desde 2000), 2009 será um pouco o ano do tudo ou nada:
"Espero ter a oportunidade de estar na luta pelo título. A equipa atingiu sucessivamente os seus objectivos em 2006, 2007 e 2008, pelo que seria normal acreditar que também será assim este ano. Contudo, e face às novas regras que vao estar em vigor, nada pode ser dado como um dado adquirido. Admito que as coisas até sejam mais equilibradas, com mais ultrapassagens e, no meu entender, também mais toques... Mas é tudo uma grande incógnita ainda", admitiu o alemão, sexto classificado no último Mundial.
KERS ou não KERS?
Principal defensora da introdução do "KERS" na F1, apesar de algumas equipas já terem defendido o seu abandono, até porque questões de custos, a BMW-Sauber admitiu que poderá ainda não fazer uso deste sistema na prova inaugural deste ano, em Melbourne (29 Março): "É algo que ainda não está totalmente decidido. Mas se não for logo em Melbourne, seguramente que será numa das outras provas que se seguem", garantiu Mário Theissen. "O importante é não abandonar esta ideia, até porque a grande parte do dinheiro que as equipas já gastaram foi no seu desenvolvimento, não fazendo agora qualquer sentido abandonar o projecto sem o rentabilizar no futuro".
Este ano sem a Crédit Suisse como parceiro, a equipa Sauber BMW F1 Team tem ainda dois a tres espacos livres nos seus monolugares que poderao ser preenchidos de futuro. "É algo que poderá acontecer ainda antes da primeira prova ou durante a época. O importante é que o orcamento para 2009 está já viabilizado à partida", concluiu Theissen. AS