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Recorde de velocidade recorre a motor da Superleague Formula
Apresentado em Londres por Richard Noble, o Bloodhound SSC irá tentar bater o recorde mundial de velocidade, utilizando um motor V12 da Menard Competition Technologies (MCT), o mesmo usado pelos monolugares da Superleague Formula, como parte do conjunto de propulsão, além de um motor a jacto Eurofighter.
O projecto Bloodhound, que tem por objectivo promover o estudo da engenharia no Reino Unido, já esta em produção e os testes preliminares estão programados para Julho. A intenção é bater o recorde mundial em Setembro de 2009, que é de 1.228 Km/h. Caso o veículo alcance Mach 1,4 a 1.609 km/h, o V12 tornar-se-á o motor a pistão mais rápido da história.
A fonte primária de energia para o Bloodhound SSC é um motor a jacto Eurofighter, um foguete de 18 polegadas movido a peróxido de hidrogénio, que será alimentado pelo V12 da MCT, que será ainda responsável pelos sistemas electrónico, auxiliar e pela bomba hidráulica que inicia a turbina.
Com um peso de 140kg, o V12 de 750 cavalos e 4,2 litros é o mesmo utilizado pela Superleague Formula e foi desenvolvido especificamente para o campeonato. Durante as corridas, o motor normalmente limitado a 11.000 rpm, pode ter sua potência ampliada a 12.000 rpm através de um simples toque no botão "Push to Pass", uma vantagem extra nas tentativas de ultrapassagem. Após o seu uso, a potência do motor cai para menos de 9.000 rpm e o recurso fica indisponível por outros dois minutos, o uso do mecanismo.
AS

Apresentado em Londres por Richard Noble, o Bloodhound SSC irá tentar bater o recorde mundial de velocidade, utilizando um motor V12 da Menard Competition Technologies (MCT), o mesmo usado pelos monolugares da Superleague Formula, como parte do conjunto de propulsão, além de um motor a jacto Eurofighter.
O projecto Bloodhound, que tem por objectivo promover o estudo da engenharia no Reino Unido, já esta em produção e os testes preliminares estão programados para Julho. A intenção é bater o recorde mundial em Setembro de 2009, que é de 1.228 Km/h. Caso o veículo alcance Mach 1,4 a 1.609 km/h, o V12 tornar-se-á o motor a pistão mais rápido da história.
A fonte primária de energia para o Bloodhound SSC é um motor a jacto Eurofighter, um foguete de 18 polegadas movido a peróxido de hidrogénio, que será alimentado pelo V12 da MCT, que será ainda responsável pelos sistemas electrónico, auxiliar e pela bomba hidráulica que inicia a turbina.
Com um peso de 140kg, o V12 de 750 cavalos e 4,2 litros é o mesmo utilizado pela Superleague Formula e foi desenvolvido especificamente para o campeonato. Durante as corridas, o motor normalmente limitado a 11.000 rpm, pode ter sua potência ampliada a 12.000 rpm através de um simples toque no botão "Push to Pass", uma vantagem extra nas tentativas de ultrapassagem. Após o seu uso, a potência do motor cai para menos de 9.000 rpm e o recurso fica indisponível por outros dois minutos, o uso do mecanismo.
AS