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Cantinho da Velocidade / WTCC

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Recorde de velocidade recorre a motor da Superleague Formula

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Apresentado em Londres por Richard Noble, o Bloodhound SSC irá tentar bater o recorde mundial de velocidade, utilizando um motor V12 da Menard Competition Technologies (MCT), o mesmo usado pelos monolugares da Superleague Formula, como parte do conjunto de propulsão, além de um motor a jacto Eurofighter.

O projecto Bloodhound, que tem por objectivo promover o estudo da engenharia no Reino Unido, já esta em produção e os testes preliminares estão programados para Julho. A intenção é bater o recorde mundial em Setembro de 2009, que é de 1.228 Km/h. Caso o veículo alcance Mach 1,4 a 1.609 km/h, o V12 tornar-se-á o motor a pistão mais rápido da história.

A fonte primária de energia para o Bloodhound SSC é um motor a jacto Eurofighter, um foguete de 18 polegadas movido a peróxido de hidrogénio, que será alimentado pelo V12 da MCT, que será ainda responsável pelos sistemas electrónico, auxiliar e pela bomba hidráulica que inicia a turbina.

Com um peso de 140kg, o V12 de 750 cavalos e 4,2 litros é o mesmo utilizado pela Superleague Formula e foi desenvolvido especificamente para o campeonato. Durante as corridas, o motor normalmente limitado a 11.000 rpm, pode ter sua potência ampliada a 12.000 rpm através de um simples toque no botão "Push to Pass", uma vantagem extra nas tentativas de ultrapassagem. Após o seu uso, a potência do motor cai para menos de 9.000 rpm e o recurso fica indisponível por outros dois minutos, o uso do mecanismo.

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Ocean Racing Technology quer brilhar no Qatar

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A Ocean Racing Technology tem no próximo fim-de-semana um desafio inédito. Pela primeira vez os monolugares da GP2 vão correr à noite. O palco será o circuito de Doha, no Qatar, que recebe mais uma etapa da GP2 Series. Para a Ocean esta será a terceira ronda, mas Tiago Monteiro olha a prova com especial expectativa, depois dos vários contratempos que impediram a formação portuguesa de revelar de forma mais evidente a sua competitividade:

"O Qatar vai ser um desfio redobrado. É a primeira vez que a GP2 faz uma prova à noite e acredito que vai ser espectacular. Para a Ocean é uma honra fazer parte desta estreia. Nós, como a maioria das equipas, não conhecemos o circuito, mas as poucas que já lá estiveram têm boa impressão. O nosso projecto continua a ganhar ainda mais solidez. Já garantimos que o Fabrizio Crestani vai ficar connosco durante toda a Asia Serie e o Yelmer Buurman também continua na equipa. Estamos muito motivados. Depois de dois fins-de-semana a fazer só uma corrida, por vários contratempos, agora esperamos que esta seja uma boa oportunidade para fazer muitos quilómetros, mostrar onde estamos e quem sabe, somar alguns pontos", afirma Tiago Monteiro.

Buurman quer surpreender

Com a aposta na continuidade da mesma dupla de pilotos a equipa portuguesa espera continuar o trabalho realizado nas duas etapas anteriores onde os dois monolugares se mostraram competitivos, tendo Buurman comprovado que consegue rodar ao ritmo dos da frente. O holandês assegura que o fim-de-semana no Qatar estará cheio de novidades e pode ser uma caixa de surpresas.

"Será diferente por uma série de factores. O facto de ser à noite cria uma grande expectativa. Há a questão dos reflexos que pode complicar a nossa prestação em pista, mas como é uma situação para todos não me preocupa tanto. Espero que seja um bom fim-de-semana para nós. Não conheço a pista mas estou confiante que depois dos treinos livres vamos ter tudo encaminhado para uma boa prestação na qualificação e nas corridas", assegura Yelmer Buurman.

Para Fabrizio Crestani esta será mais uma ronda para continuar o trabalho de adaptação aos carros da GP2 Asia Series. O italiano já mostrou que é rápido, em especial depois da recuperação de 25º para 17º no Bahrain, um circuito onde é muito difícil ultrapassar.

As duas corridas da GP2 Asia Series no Qatar terão transmissão no Eurosport 2, sexta-feira às 16H00 (directo) e Sábado às 17H00 (diferido, uma hora depois do início da prova). A esta distância as previsões da meteorologia para Doha indicam sol e temperatura máxima de 23ºC.

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Peugeot confiante na vitória

Apesar do actual ambiente económico difícil, a Peugeot decidiu prosseguir em 2009 com todos os programas de competição, quer de Endurance de alto nível, quer de promoção desportiva dos seus produtos. Esta crise levou a direcção da Peugeot a utilizar sinergias dentro do Grupo PSA Peugeot Citroën, nomeando Olivier Quesnel para liderar a Peugeot Sport.

A decepção foi grande em 2008 por a Peugeot ter estado tão perto de conquistar a vitória nas 24 Horas de Le Mans com um 908 HDi FAP que, apesar disso, se mostrou tão competitivo como o provaram as 4 vitórias nas 5 corridas das Le Mans Séries. Desde então, toda a equipa Peugeot Sport concentrou o seu trabalho prioritariamente na resolução dos problemas que a fragilizaram na luta pelo triunfo em Le Mans: a optimização do controlo de tracção, o aperfeiçoamento da posição dos radiadores para evitar o acumular de sujidade e a melhoria da montagem das rodas, com o objectivo de facilitar a sua substituição pelos mecânicos durante a corrida. Isto, antes de virar a sua atenção para a adaptação do 908 ao novo regulamento editado do ACO, que pretende uma redução significativa das performances das viaturas.

Bruno Famin, director técnico da Peugeot Sport, explica as principais alterações: “Tivemos de refazer todos os parâmetros do motor tendo em conta as novas dimensões dos restrictores da entrada de ar e a pressão mais baixa do turbo, que resultou numa perda de potência de aproximadamente 10%. Trabalhámos igualmente com grande afinco toda a aerodinâmica do 908, procurando uma solução para o reequilíbrio do carro, consequência da redução muito significativa do comprimento do aileron (asa) traseiro, de 2 metros para 1,60m. Já trabalhámos muito e vamos continuar empenhados no desenvolvimento da instalação de um sistema de climatização do habitáculo, que nos possibilite manter as temperaturas no cockpit dentro do regulamento" revelou o responsável técnico da Peugeot Sport.

"Simultaneamente, continuamos a desenvolver o desempenho da viatura, ao nível do aligeiramento do peso do carro, aproximando-o do peso mínimo regulamentar, apesar do novo ar-condicionado, ao nível da optimização da combustão diesel, dos filtros de partículas (com a Dow), da injecção de combustível (com a Bosch), além da busca da melhor adequação possível entre o chassis e os pneus (com a Michelin)."

Conforme referido, o objectivo principal para a temporada de 2009 serão as 24 Horas de Le Mans e, como revela Olivier Quesnel, a Equipa Peugeot Total vai submeter-se a um programa de preparação muito activo: "O nosso programa de testes vai ser muito duro, particularmente com treinos de simulação de corridas de resistência em diversos circuitos e com a participação em duas corridas antes das 24 Horas de Le Mans, que serão para nós como testes em grande escala para todos os elementos da equipa. Escolhemos participar, em Março, nas 12 Horas de Sebring (USA), a prova de abertura da American Le Mans Séries, com dois carros e 6 pilotos. Depois levaremos 3 carros para a Bélgica, para os 1000 km de SPA-Francorchamps, de 8 a 10 de Maio. Ficará por decidir qual o programa de participações depois das 24 Horas Le Mans. Estudaremos a seguir quais as provas que possam assegurar uma grande visibilidade à nossa Marca, graças à promoção, à mediatização e ao nível da competição. Para terminar, quero registar a nova imagem do 908 HDi FAP. Todos os carros terão predominantemente a cor azul, com a cobertura do cockpit pintado numa cor "alumínio reflector", que ajuda a baixar a temperatura ambiente dentro do carro. Este programa de resistência só é possível graças à ajuda dos nossos parceiros".
 

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Nico Hulkenberg venceu no Qatar

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Nico Hulkenberg venceu a primeira corrida da GP2 Asia que se realizou hoje no Qatar, na sequência duma boa corrida em que terminou com uma margem de treze segundos para Sérgio Perez, o segundo classificado.

A prova não correu nada bem entre as hostes lusas, já que Álvaro Parente foi apenas 17º, enquanto Yelmer Buurman se "enfaixou" na traseira do monolugar de Sakon Yamamoto que ficara imobilizado na grelha de partida. Felizmente ninguém se aleijou, mas dado o aparato do acidente, chegou a temer-se o pior. Do mal o menos e Fabio Crestani levou o segundo carro da ORT ao décimo posto da geral.

Mais pormenores sobre a prestação da ORT e de Álvaro Parente assim que possível.

Classificação

1º N. Hulkenberg ART -
2º S. Perez Barwa Campos 00'13"295
3º V. Petrov Barwa Campos 00'14"343
4º K. Kobayashi DAMS 00'14"746
5º J. D'Ambrosio DAMS 00'23"419
6º D. Valsecchi Durango 00'33"919
7º E. Mortara Arden 00'35"214
8º L. Razia Arden 00'35"341
9º J. Jakes Super Nova 00'41"162
10º F. Crestani ORT 00'43"774
16º M. Bonanomi Qi-Meritus 01'20"001
17º A. Parente Qi-Meritus 01'31"986
26º Y. Buurman ORT -
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Parente novamente em baixo de forma na GP2 Asia

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Álvaro Parente foi apenas 16º na segunda corrida nocturna da GP2 Asia no Qatar, depois de várias saídas de pista. Os dois carros da Campos dominaram, com Sergio Pérez a bater Vitaly Petrov.
Parente novamente em baixo de forma na GP2 Asia -


O piloto português bem tentou recuperar mas saiu de pista várias vezes depois de alargar a trajectória em algumas curvas, um problema que afectou muitos pilotos. Na Ocean Racing Technology, Fabrizio Crestani foi caindo progressivamente para 23º e Yelmer Buurman não alinhou devido a ter ficado com o carro destruído depois do acidente do dia anteiror.

Sergio Pérez e Vitaly Petrov surpreenderam tudo e todos no arranque e ficaram logo na frente da corrida, com o russo a servir como escudeiro do seu colega. Nico Hülkenberg ficou afastado da luta pela vitória depois de ficar várias voltas preso atrás de Edoardo Mortara, mas conseguiu terminar em terceiro.

Mortara foi perdendo tempo até permitir a aproximação de Davide Valsecchi, que mesmo assim foi apenas quinto. O italiano da Durango garantiu esta posição depois de uma batalha algo física com Luiz Razia, que ficou com o último ponto nesta Corrida Sprint.AS
 

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Euro 3000 com antigos carros do A1GP

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A Euroseries 3000 vai ter um carro novo a partir da temporada 2009, permitindo agora correr com o antigo carro do A1 Grand Prix, originalmente construído pela Lola e agora renomeado B05/52.

O ex-A1GP vai correr este ano conjuntamente com o antigo B02/50 de F3000, mas será o único carro permitido em 2010. A organização da competição baseada na Itália vai manter os aspectos originais, incluindo o motor Zytek ZA1348 de 550 cv e o botão "powerboost".

Um novo patrocinador, que a organização do campeonato ainda não quis divulgar, vai também oferecer como prémio ao vencedor da Euro 3000 uma temporada na GP2 no ano seguinte.AS
 

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Audi divulga oficialmente R15 TDI

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A Audi Sport resolveu mostrar uma foto oficial do R15 TDI, o novo protótipo da categoria LMP1.
Audi divulga oficialmente R15 TDI -

A marca alemã vai disputar apenas as grandes corridas internacionais de 2008, incluindo as 12 Horas de Sebring (prova de estreia) e as 24 Horas de Le Mans. Na Le Mans Series, os antigos R10 continuarão a ser usados pela equipa semi-privada Kolles.

Apesar do grande secretismo por parte da Audi com o desenvolvimento do projecto, o LMP1 alemão continua a ser um chassis de cockpit aberto, ao contrário dos rivais Peugeot e Aston Martin.AS
 

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Equipa de tiago Monteiro conquistou primeiro top 10

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A Ocean Racing Technology conquistou este fim-de-semana o primeiro top 10 da equipa. Fabrizio Crestani foi 10º na Feature Race depois de ter partido da 15ª posição. Já na Sprint Race, o italiano mostrou-se muito competitivo sendo por várias vezes o mais rápido em pista entre a 13ª e a 16ª volta. Crestani estava determinado em chegar aos pontos mas um desgaste súbito do pneu da frente do lado esquerdo retirou qualquer hipótese de manter o ritmo. Ainda assim, o piloto faz um balanço positivo deste fim-de-semana:

"Foi uma corrida incrível e quando o pneu começou a desgastar-se nem queria acreditar. O carro estava muito equilibrado e isso permitiu-me ser o mais rápido em pista. Mostra que a equipa está lá e eu também. Gostei de correr à noite, as condições no circuito são boas e a visibilidade excelente. Agora só penso na próxima corrida. Na Malásia se não houver contratempos sei que podemos estar nos pontos," garante Crestani.

Yelmer Buurman acidentado

Yelmer Buurman protagonizou o momento mais dramático da primeira corrida. O holandês colidiu de forma violenta contra o carro de Sakon Yamamoto que tinha ficado imobilizado na grelha de partida. Buurman fez uma largada canhão do 23º lugar - depois de problemas na bomba de combustível na qualificação - e a ultrapassar vários concorrentes não teve visibilidade para o carro da ART, tendo sido impossível evitar a colisão que provocou um incêndio no carro da Ocean e danos graves que impediram a participação na segunda corrida. Felizmente, os dois pilotos saíram ilesos deste acidente. O holandês assume que o susto foi grande:

"Aconteceu tudo muito depressa. O carro respondeu muito bem e estava a ganhar lugares. Nem cheguei a ver o Yamamoto. Só me apercebi de um impacto enorme e não sabia em quem tinha batido. As consequências podiam ter sido bem piores e estas coisas acontecem. De qualquer forma é frustrante não ter feito nem uma volta no Qatar, porque sei que estamos competitivos," diz Buurman.

Tiago Monteiro satisfeito

Tiago Monteiro mostra-se satisfeito por não ter havido consequências para o holandês no acidente e faz questão de sublinhar o ritmo em pista de Fabrizio Crestani:

"Foi muito interessante ver o Fabrizio como o mais rápido em pista durante várias voltas consecutivas. Não foi uma volta por acaso, já que ele estava a baixar os tempos. O problema no pneu é difícil de explicar e não retira o mérito ao piloto nem ao trabalho da equipa. Já o Yelmer tem sorte de não se ter magoado. O acidente foi muito violento e na televisão parecia muito feio. Agora vamos tratar do carro para estarmos na máxima força na próxima corrida."

Será a 4 e 5 de Abril que terá lugar a penúltima etapa da GP2 Asia Series. No Circuito Internacional de Sepang, na Malásia, a GP2 partilha a pista com o Campeonato do Mundo de Fórmula 1.AS
 

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António Félix da Costa com o A1 Team Portugal na África do Sul

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Depois de uma boa estreia na Nova Zelândia ao volante do monolugar A1GP das cores lusas, onde se cotou como o melhor estreante na sessão reservada aos pilotos rookies, António Félix da Costa quer continuar a ajudar a equipa nacional na África do Sul.

Sendo o traçado de Kyalami totalmente desconhecido para o piloto de 17 anos, o objectivo passa por ajudar a encontrar as melhores soluções no set-up do carro português nas sessões de rookies: "Parece-me um circuito muito exigente, pelo que tenho-me focado bastante na preparação física para que possa ajudar o mais possível o Filipe. Agora que já conheço o carro, espero poder tirar melhor partido dos pneus e fazer ainda melhor que em Taupo" (Nova Zelândia), referiu Félix da Costa que em 2009 irá disputar o Campeonato Eurocup de Formula Renault 2.0, além do Campeonato Norte Europeu.

Recorde-se que a equipa portuguesa ocupa actualmente a 3ª posição no competitivo campeonato A1GP, cabendo a Filipe Albuquerque a responsabilidade de dar continuidade aos bons resultados até aqui alcançados. Por sua vez, António Félix da Costa conduzirá o monolugar A1GP Powered by Ferrari verde e rubro, em ambas as sessões destinadas a pilotos rookies. Esta será a segunda experiência do actual Vice-Campeão Norte Europeu de Formula Renault 2.0 no campeonato do mundo de países A1GP.

As duas sessões rookies de 30 minutos cada, estão marcadas para 6ª feira, dia 20 de Fevereiro, a primeira entre as 10.45 e as 11.15 da manhã, a segunda entre as 11.35 e 12.05 da manhã, hora local, duas horas mais do que Portugal Continental.AS
 

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Ginetta da Aurora Racing Team testa em Donington Park

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No próximo dia 23 de Fevereiro, a equipa Aurora Racing Team estará presente em Donington com Ricardo Teodósio e Bruno Correia, de modo a testar o Ginetta G50 e fazer um primeiro contacto com o carro britânico.

Estes pilotos estão a considerar seriamente participar no Campeonato Espanhol de GT, na categoria GT Light, onde poderão correr carros da Taça da Europa de GT4. No primeiro teste irá ser estudada toda a mecânica do carro, de modo a que os responsáveis da equipa possam avaliar o potencial do carro.

De momento, apenas está apalavrado um carro para esta dupla de pilotos nacionais, mas é intenção da equipa participar com mais um, desde que surjam pilotos para o segundo carro. Neste momento, o Ginetta G50 é uma das opções mais baratas entre os carros do regulamento GT4.

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Rampa Figueiró dos Vinhos 2009 não se realiza

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O Clube Automóvel da Marinha Grande emanou um comunicado onde refere que não realizará a edição de 2009 da Rampa de Figueiró dos Vinhos, prova do calendário do Campeonato de Portugal de Montanha.

Na origem desta decisão, está a não conformidade do traçado com os requisitos estipulados na observação pelo órgão federativo, na edição transacta da prova, nomeadamente, a insuficiente altura dos rails de protecção e a necessidade de beneficiação do piso, em diversos locais do traçado, requisitos estes, que segundo o CAMG eram da exclusiva competência da autarquia local.

O CAMG consultou a Câmara de Figueiró dos Vinhos no sentido desta proceder às alterações que se impunham, mas esta indeferiu a pretensão, alegando que, na conjuntura económica actual, a requalificação em causa não é considerada absolutamente necessária para a normal utilização da via. Sem alternativas, nada mais restou ao CAMG que pura e simplesmente anular a prova.AS
 

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Matt Kenseth vence Daytona 500

Matt Kenseth foi declarado vencedor das 500 Milhas de Daytona, prova inaugural da NASCAR Sprint Cup. O piloto da Roush-Fenway Racing, que partiu do 43º e último lugar, tinha passado para a liderança poucas voltas antes da chuva obrigar à interrupção da prova, quando tinham sido disputadas 152 das 200 voltas.


Kyle Busch liderou grande parte das voltas iniciais, lutando com Dale Earnhardt Jr., Jeff Gordon, Carl Edwards e Jamie McMurry, mas foi apanhado no acidente causado à 124ª volta quando Earnhardt tocou em Brian Vickers, espalhando a confusão.

Kevin Harvick, que recuperou de 39º, terminou a prova em segundo, seguido de AJ Allmendinger, outro piloto que andou longe dos lugares cimeiros.

Classificação:
1º Matt Kenseth (Roush/Ford), 152 voltas
2º Kevin Harvick (RCR/Chevrolet), a 0,532s
3º AJ Allmendinger (Petty/Dodge), a 0,903s
4º Clint Bowyer (RCR/Chevrolet), a 1,438s
5º Elliott Sadler (Petty/Dodge), a 1,975s
6º David Ragan (Roush/Ford), a 2,666s
7º Michael Waltrip (Waltrip/Toyota), a 3,216s
8º Tony Stewart (Stewart-Haas/Chevrolet), a 4,115s
9º Reed Sorenson (Petty/Dodge), a 4,809s
10º Kurt Busch (Penske/Dodge), a 5,311s
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Ni Amorim testou no Estoril

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A RSV Motorsport realizou uma sessão de testes no Autódromo do Estoril, tendo em vista sua preparação para o Campeonato de Grande Turismos de Espanha.



A equipa de Ni Amorim e Ronald Severin irá participar neste campeonato com um Aston Martin N24, na categoria GT4, tendo como principais concorrentes os Nissan e Porsche.



Ni Amorim percorreu cerca de 800 km, e estava contente no final da sessão: "o saldo foi muito positivo, com uma enorme margem de progressão do carro em relação às participações do ano passado. Conseguimos evoluir cerca de 1,8 segundos/volta, o que é muito significativo e nos permite encarar a próxima temporada com grande confiança e ambição". Para este facto, contribuiu a aquisição de um novo motor pela equipa, mais potente que o anterior, a debitar actualmente 485 cavalos contra os 465 do ano transacto.



"Antevejo um campeonato muito competitivo e interessante, partindo a nossa equipa com o objectivo de lutar pelo título da categoria GT4. No entanto, até iniciar o campeonato vamos continuar a trabalhar na evolução do carro, de forma a iniciarmos a época da melhor forma", referiu ainda Ni Amorim

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Sébastian Bourdais: "Aliar a F1 e Le Mans? Já fiz pior!"

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Com a sua presença na Toro Rosso confirmada para esta temporada, Sébastien Bourdais pretende também marcar presença nas 24 Horas de Le Mans, onde está previsto correr com um Peugeot, com o francês a considerar que aliar a F1 a essa prova não é nada de impossível.
"Até Le Mans eu estarei extremamente ocupado mas está longe de ser impossível", começou por mencionar o piloto ao site Crash.net, acrescentando ainda que "já fiz pior no passado".



Questionado sobre como consegue diferenciar a pilotagem de um F1 e de um carro de Le Mans, Bourdais refere que "tenho duas caixas dentro de mim, uma para a F1 e outra para as corridas de Endurance - as duas nunca se misturam".



"Eu nasci e cresci em Le Mans, por isso, numa base sentimental, é a minha corrida favorita. Todas as provas em que Peugeot participe antes de Le Mans serão excelentes testes em termos de escala e de natureza. As corridas americanas também nos permitem trabalhar bastante as estratégias, o que fazem delas bons exercícios para todos os envolvidos - pilotos, mecânicos, engenheiros e carros", referiu o piloto, para quem Le Mans "é uma corrida mítica que todos os pilotos gostariam de adicionar no seu currículo".



Já quanto à Fórmula 1, onde estará pelo segundo ano consecutivo com a Toro Rosso, Bourdais refere-se esperançado "que possa ter uma época muito forte - a qual me iria permitir ter boas possibilidades para o futuro -o mesmo sucedendo com uma vitória em Le Mans, que é um dos meus sonhos de criança".



"O objectivo da Peugeot para Le Mans é a vitória. (...) Vamos fazer os possíveis para vencer - é o nosso trabalho - e os nossos adversários já demonstraram que a experiência é um factor de grande importância", concluiu.
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Tony Teixeira: "Fórmula 1 quer ser como a A1GP"

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É sabido que entre Bernie Ecclestone e Tony Teixeira, presidente da A1GP, as relações não são as melhores. E não deverão melhorar depois das críticas do luso descendente ao império construído por Ecclestone, com Teixeira a afirmar que a F1 "tem inveja da A1GP".
Com um campeonato cada vez mais apelativo para pilotos e espectadores, Tony Teixeira (na foto com Felipe Massa) admitiu ao jornal sul-africano The Times que "a A1GP é tudo aquilo que a Fórmula 1 tenta ser". Indo mais longe, o empresário brinca mesmo que, "em vez de copiarem todas as ideias da A1GP, comprem os meus direitos", referindo-se à imposição de motores idênticos em termos de especificações e também à ideia da existir uma equipa a representar uma nação, referindo-se à Force India.



Teixeira afirma, ainda, que os custos da F1 tornaram-se quase proibitivos, apontando que devido à crise mais equipas poderão seguir o exemplo da Honda e deixar a modalidade, nomeando a Toyota, Renault e BMW como principais 'candidatas'. Também o modelo desportivo da F1 é criticado com Tony Teixeira a sugerir que a F1 parece-se cada vez mais com o wrestling profissional e teatralizado e com pouca credibilidade.



Contudo, num ano de crise mundial, o homem-forte da A1GP sabe que a sua categoria não irá escapar aos seus efeitos nefastos:



"Se eu tiver uma corrida que dê prejuízo (a aproximar-se), não iremos lá competir. Claro que não ficarei com o dinheiro dos bilhetes sem realizar o evento, mas se for claro que a procura é reduzida, esse evento não se realiza", começou por dizer. Sempre muito frontal, Tony Teixeira diz que "se alguém não gostar disso eu digo-lhes 'Paguem as minhas contas!'".



"Também nós estamos a enfrentar uma grande crise e temos de arranjar forma de a contornar. Eu não teria encomendado os novos carros da Ferrari se soubesse da crise. Os anteriores monolugares já estavam pagos", comentou, advertindo, no entanto, que já se estão a tomar medidas para combater a crise na sua categoria.
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Le Mans: Peugeot entrega 908 a Pescarolo

SURPRESA NO DIA EM QUE FORAM REVELADOS OS 55 INSCRITOS




O Automobile Club de l'Ouest (ACO), entidade organizadora das 24 Horas de Le Mans, a mais importante prova de resistência do automobilismo mundial, revelou esta quinta-feira a lista de 55 carros inscritos na competição deste ano, que se disputa a 13 e 14 de junho.

Entre as equipas eleitas está a portuguesa Quifel ASM Team - que vai participar na categoria de LMP2 com o novo Ginetta Zytek GZ09SA -, repetindo as presenças dos anos anteriores, mas a grande surpresa é o fato de a Peugeot ter cedido um dos seus 908 HDi à Pescarolo Sport, apresentando assim 4 carros para fazer face à "armada" da Audi, que apresenta 5 protótipos.

"A Peugeot fez-me esta proposta mesmo em cima do fecho das inscrições. Fiquei muito surpreendido, mas como recusar esta oferta? O 908 é um carro fabuloso contra o qual bati-me muito", revelou Henri Pescarolo, que vai fazer alinhar um Pescarolo-Judd, igualmente na principal categoria da mais importante corrida de resistência a nível mundial.

Segundo Olivier Quesnel, o novo "patrão" da Peugeot, a marca francesa apostou nesta estratégia - os 3 carros da equipa oficial, um deles com o contributo do piloto português Pedro Lamy, mais um entregue a Pescarolo - para "responder" à Audi, que defende o título de 2008 com 3 novos R15, entregues às equipas Audi Sport Team Joest (2) e Audi Sport North America, e 2 R10, estes com as cores da Kolles.

"Pescarolo esteve na génese do 908 e é de todo natural que me tenha voltado para ele", acrescentou Quesnel, para justificar a opção pela Pescarolo Sport, que receberá, em maio, um Peugeot 908 que é uma evolução do modelo de 2008 - ano em que a marca francesa alcançou os 2.º e 3.º lugares em Le Mans.

Lista de inscritos

LMP1
1 - Audi Sport Team Joest - Audi R15 TDI
2 - Audi Sport North America - Audi R15 TDI
3 - Audi Sport Team Joest - Audi R15 TDI
4 - Creation Autosportif - Creation CA07-Judd
6 - Team LNT - Ginetta Zytek GZ09S
7 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi
8 - Team Peugeot Total - Peugeot 908 HDi
9 - Peugeot Total Sport - Peugeot 908 HDi
10 - Team Oreca Matmut AIM - Courage LC70E-AIM
11 - Team Oreca Matmut AIM - Courage LC70E-AIM
12 - Signature Plus - Courage LC70E-Judd
13 - Speedy Racing Team Sebah - Lola B08/60-Aston Martin
14 - Kolles - Audi R10 TDI
15 - Kolles - Audi R10 TDI
16 - Pescarolo Sport - Pescarolo 01-Judd
17 - Pescarolo Sport - Peugeot 908 HDi
20 - Epsilon Euskadi - Epsilon Euskadi EE1-Judd
23 - Strakka Racing - Ginetta Zytek GZ09S
007 - Aston Martin Racing - Aston Martin LMP1
008 - AMR Eastern Europe - Aston Martin LMP1
009 - Aston Martin Racing - Aston Martin LMP1

LMP2
5 - Navi Team Goh - Porsche RS Spyder
24 - OAK Racing - Pescarolo 01-Mazda
25 - RML - Lola B08/86-Mazda
26 - Bruichladdich-Bruneau - Radical SR9-AER
30 - Racing Box SRL - Lola B08/80-Judd
31 - Team Essex - Porsche RS Spyder
33 - Speedy Racing Team Sebah - Lola B08/80-Judd
35 - OAK Racing - Pescarolo 01-Mazda
40 - Quifel ASM Team - Ginetta Zytek GZ09S
41 - GAC Racing Team - Zytek 07S
44 - Kruse-Schiller Motorsports - Lola B09/86-Mazda
49 - Vitaphone Racing Team - Porsche RS Spyder

GT1
55 - IPB Spartak Racing - Lamborghini Murcielago R-GT
60 - Gigawave Motorsport - Aston Martin DBR9
63 - Corvette Racing - Chevrolet Corvette C6.R
64 - Corvette Racing - Chevrolet Corvette C6.R
66 - Jetalliance Racing - Aston Martin DBR9
68 - JLOC Isao Noritake - Lamborghini Murcielago R-GT
72 - Luc Alphand Aventures - Chevrolet Corvette C6.R
73 - Luc Alphand Aventures - Chevrolet Corvette C6.R

GT2
76 - IMSA Performance Matmut - Porsche 997 GT3-RSR
77 - Team Felbermayr-Proton - Porsche 997 GT3-RSR
78 - AF Corse SRL - Ferrari F430GT
80 - Flying Lizard Motorsport - Porsche 997 GT3-RSR
82 - Risi Competizione - Ferrari F430GT
83 - Risi Competizione - Ferrari F430GT
84 - Team Modena - Ferrari F430GT
85 - Snoras Spyker Squadron - Spyker C8 Laviolette
87 - Drayson Racing- Aston Martin V8 Vantage GT2
89 - Hankook Team Farnbacher - Ferrari F430GT
92 - JMW Motorsport - Ferrari F430GT
96 - Virgo Motorsport - Ferrari F430GT
97 - BMS Scuderia Italia - Ferrari F430GT
99 - JMB Racing - Ferrari F430GT

RESERVA
R1 - Team Seattle Advanced Engineering - Ferrari F430GT
R2 - Endurance China Team - Porsche 997 GT3-RSR
R3 - IMSA Performance Matmut - Porsche 997 GT3-RSR
R4 - Barazi-Epsilon - Zytek 07S
R5 - Gerard Welter - WR LMP2008-Zytek
R6 - Epsilon Euskadi - Epsilon Euskadi EE1-Judd
R7 - Team Felbermayr-Proton - Porsche 997 GT3-RSR
R8 - Snoras Spyker Squadron - Spyker C8 Laviolette
R9 - Larbre Compétition - Saleen S7-R
R10 - Racing Box SRL - Lola B08/80-Judd
"Rc"
 

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GP2 Series: Di Grassi na Racing Engineering

BRASILEIRO SUBSTITUI CAMPEÃO GIORGIO PANTANO

Clique Aqui


Lucas Di Grassi vai ser piloto da Racing Engineering na próxima temporada das GP2 Series, substituíndo o campeão Giorgio Pantano.

O piloto brasileiro chegou a dizer que não voltaria a correr no campeonato, mas falhou em encontrou um lugar na Fórmula 1 e voltou atrás.

"Continuo a ter o mesmo objetivo, que é competir na Fórmula 1, mas sei que será difícil, sobretudo nesta altura de crise. Se tiver êxito na pista a minha oportunidade chegará", disse Di Grassi, que em 2008 foi 3.º classificado na competição."Rc"
 

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Piloto português na armada Seat à reconquista do título

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Tiago Monteiro: "Nos turismos é essencial ser rápido mas a regularidade também é muito importante"
É já amanhã que se inicia a época do WTCC, em Curitiba, no Brasil. A Seat, equipa onde está integrado Tiago Monteiro, tem este ano uma responsabilidade acrescida, ao ter de defender o título de construtores.
O piloto português está entre os principais candidatos ao título. Com os mesmo quatro colegas de equipa, entre eles o campeão em título Yvan Muller, Monteiro sabe que pode usar a seu favor a experiência adquirida nos dois anos anteriores, já que rapidez não lhe falta.



O piloto português trabalhou muito no desenvolvimento do León TDI durante a pré-época e admite que as primeiras corridas serão especialmente difíceis:



"Os testes correram bem e a progressão foi muito boa mas os novos regulamentos penalizam-nos bastante. Por isso só agora no Brasil é que vamos perceber como é que estamos em relação às outras equipas. No entanto estou bastante confiante e ansioso por voltar à competição. A Seat é uma equipa muito profissional. O facto de sermos os mesmos, tanto pilotos como engenheiros, faz com que a comunicação seja perfeita e isso é muito importante. Estamos cá para defender o título," assegura Tiago.



A nível pessoal Tiago Monteiro sabe que o Mundial de Turismos é um campeonato onde a experiência é essencial. Depois de ter vencido duas corridas em 2008 (Puebla, México e Estoril, Portugal) o piloto garante que está mais maduro e que retirou ensinamentos importantes nos dois campeonatos em que alinhou pela Seat Sport:



"Nos turismos é essencial ser rápido mas a regularidade é também muito importante. Basta ver que o Yvan (Muller) foi campeão com três vitórias, apenas mais uma que eu. É verdade que houve várias corridas em que aconteceram imponderáveis daqueles que não dá mesmo para evitar, mas é fundamental ficar longe de confusões e gerir as corridas com cuidado para não danificar o carro, porque isso pode ser o suficiente para não pontuar. Daí que este ano o meu objectivo é estar sempre nos pontos. Já esta semana em Curitiba quero pontuar, para começar bem o campeonato."



O Autódromo Internacional de Curitiba tem uma extensão de 3965m e será mais uma vez o palco da corrida inaugural do WTCC. A previsão dos técnicos da meteorologia aponta para aguaceiros e temperatura máxima de 24º.



A jornada do Mundial de Turismos em Curitiba terá transmissão em directo nos canais Eurosport, com a qualificação no Sábado, 7 de Março, às 19h (Eurosport), o warm-up no Domingo, 8 de Março às 12h30 (Eurosport 2) e as duas corridas às 16h (Eurosport 2) e às 19h (Eurosport), hora portuguesa.

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Álvaro Parente: " É um grande desafio mas vamos trabalhar muito para garantir resulta

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Há vários anos que o talento de Álvaro Parente desperta a atenção de equipas e pilotos de vários quadrantes do desporto automóvel. O piloto português sagrou-se campeão de F3 britânica em 2005.
Dois anos depois o português voltou a colocar a bandeira nacional em destaque ao vencer as World Series by Renault, título que lhe permitiu assinar com uma equipa de GP2.



O talento confirmou-se mais uma vez com a vitória de Parente na corrida de estreia, no Circuito da Catalunha. Foi também em 2008 que o piloto teve o primeiro contacto com um Fórmula 1, ao testar pela Renault F1 em Jerez, durante os testes colectivos de Janeiro. Agora, Álvaro admite que este é um novo grande desafio que o deixa muito motivado:



"Estou muito contente por ter chegado a acordo com a Ocean. Vai ser uma época interessante. Vamos ter de trabalhar muito para garantir bons resultados, porque é tudo novo. Por isso é um grande desafio. Mas estou certo de que o nosso trabalho vai dar frutos rapidamente, porque a equipa tem grandes profissionais. Também é uma motivação ainda maior o facto de ser uma equipa portuguesa porque vou estar a defender as cores nacionais e tenho a certeza de que vamos contar com um enorme apoio dos portugueses," referiu Álvaro Parente.



Para a época que se avizinha o ex-campeão da Fórmula 3 Britânica e da Fórmula Renault 3.5 World Series sabe que terá fortes oponentes em pista mas, com a ambição e a tenacidade que lhe é reconhecida, procurará exprimir nos circuitos o talento que o caracteriza. "O meu objectivo para 2009 é lutar pelos lugares cimeiros em todas as corridas. Depois de uma temporada de estreia que considero como muito positiva, sinto-me mais preparado e estou certo de que terei todas as condições por parte da Ocean Racing Technology para alcançar os desideratos a que me proponho para esta época", concluiu.

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Organização retirou tempos a Álvaro Parente

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Os tempos de Álvaro Parente na sessão da tarde do segundo dia de testes da GP2, em Paul Ricard, foram anulados, devido ao piloto ter feito uma volta a mais que o permitido.

A mesma penalização foi aplicada a Edoarto Mortara, da Arden. O piloto português teria sido o oitavo mais rápido à tarde em condições normais, depois de ter testado algumas evoluções à afinação base da manhã, onde havia sido sétimo mais rápido



Parente acredita que a equipa tem uma boa base de trabalho para ser competitiva em 2009, mas alguns membros da equipa técnica da Ocean Racing Technology ainda precisam de ganhar mais experiência a trabalhar com monolugares.

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Lucas di Grassi liderou tempos da GP2 em Paul Ricard

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Lucas di Grassi foi o mais rápido na sessão da tarde dos testes da GP2 em Paul Ricard.
O piloto brasileiro, ao volante de um dos monolugares da Fat Burner Racing Engineering, rodou em 1.08,841s, batendo o seu companheiro de equipa Dani Clos por pouco mais de um décimo.



O venezuelano Pastor Maldonado (ART Grand Prix) foi o terceiro mais veloz, logo na frente de Javier Villa (Super Nova) e de Vitaly Petrov (Barwa Campos Racing). Kamui Kobayashi, da DAMS, ficou em sexto, na frente de Nico Hulkenberg, da ART. Jerome D'Ambrosio (DAMS), Romain Grosjean (Barwa Campos Team) e Davide Rigon (Trident Racing), campeão da Superleague Formula, completaram o lote dos dez mais rápidos.



Quanto à Ocean Racing Technology, Karun Chandhok foi o 14º, com um tempo de 1.09,564s com este a completar 25 voltas. Quanto a Álvaro Parente, o português efectuou o oitavo melhor tempo da tarde, mas viu os seus tempos excluidos por uma infracção regulamentar (ler aqui ).



Na sessão da manhã, Romain Grosjean havia sido o mais rápido, com um tempo de 1.09,015s, ao passo que Álvaro Parente levou o monolugar da ORT ao sétimo tempo, com uma melhor volta de 1.09,215s.



TEMPOS DA MANHÃ
1. Romain Grosjean Barwa Campos Team 1m09.015 34
2. Dani Clos Fat Burner Racing Engineering 1m09.047 43
3. Javier Villa Super Nova Racing 1m09.077 33
4. Pastor Maldonado ART Grand Prix 1m09.122 41
5. Michael Herck DPR 1m09.169 37
6. Lucas Di Grassi Fat Burner Racing Engineering 1m09.180 33
7. Alvaro Parente Ocean Racing Technology 1m09.215 35
8. Andreas Zuber Fisichella Motor Sport Int. 1m09.221 38
9. Jérôme d'Ambrosio Dams 1m09.335 38
10. Nico Hülkenberg ART Grand Prix 1m09.335 41
11. Luca Filippi Super Nova Racing 1m09.367 45
12. Roldan Rodriguez Piquet GP 1m09.417 38
13. Kamui Kobayashi Dams 1m09.422 36
14. Davide Valsecchi Durango 1m09.524 36
15. Alberto Valerio Piquet GP 1m09.525 36
16. Vitaly Petrov Barwa Campos Team 1m09.567 19
17. Karun Chandhok Ocean Racing Technology 1m09.576 31
18. Diego Nunes iSport International 1m09.578 57
19. Giedo Van der Garde iSport International 1m09.653 33
20 Edoardo Mortara Telmex Arden International 1m09.769 25
21. Hamad Al Fardan Trident Racing 1m09.811 35
22. Luiz Razia Fisichella Motor Sport Int. 1m10.102 45
23. Davide Rigon Trident Racing 1m10.393 52
24. Sergio Perez Telmex Arden International 1m10.466 32

TEMPOS DA TARDE
1. Lucas Di Grassi Fat Burner Racing Engineering 1m08.841 39
2. Dani Clos Fat Burner Racing Engineering 1m08.961 44
3. Pastor Maldonado ART Grand Prix 1m08.985 33
4. Javier Villa Super Nova Racing 1m09.076 38
5. Vitaly Petrov Barwa Campos Team 1m09.100 30
6. Kamui Kobayashi Dams 1m09.220 46
7. Nico Hulkenberg ART Grand Prix 1m09.326 30
8. Jerome D Ambrosio Dams 1m09.383 30
9. Romain Grosjean Barwa Campos Team 1m09.424 38
10. Davide Rigon Trident Racing 1m09.429 41
11. Luca Filippi Super Nova Racing 1m09.437 35
12. Roldan Rodriguez Piquet GP 1m09.469 31
13. Alberto Valerio Piquet GP 1m09.527 30
14. Karun Chandhok Ocean Racing Technology 1m09.564 25
15. Andreas Zuber Fisichella Motor Sport Int. 1m09.564 13
16. Davide Valsecchi Durango 1m09.598 17
17. Hamad Al Fardan Trident Racing 1m09.604 45
18. Sergio Perez Telmex Arden International 1m09.649 42
19. Diego Nunes iSport International 1m09.815 37
20 Michael Herck DPR 1m09.831 33
21. Giedo Van der Garde iSport International 1m10.170 37
22. Nelson Panciatici Durango 1m10.231 28
23. Giacomo Ricci DPR 1m10.604 24
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António Félix da Costa entre os mais rápidos em Le Mans

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António Félix da Costa iniciou a preparação para a nova temporada. O piloto de 17 anos que irá disputar o Campeonato Eurocup de Formula Renault 2.0, além do NEC (Norte Europeu), esteve bastante activo nos últimos dias, tendo testado dois dias em Barcelona e outros dois em Le Mans.



O actual Vice-Campeão Norte Europeu de Formula Renault 2.0 testou na semana passada no circuito de Montmeló em Barcelona, naquele que foi o primeiro teste oficial da temporada. António Félix da Costa aproveitou estes 2 dias para rodar à chuva no primeiro dia e seco no segundo, tendo testado variadíssimas soluções no set-up do seu monolugar, chegado a importantes conclusões:



"Foi um teste positivo, aproveitei para recuperar ritmo e à chuva estivemos entre os 3 mais rápidos. A seco procuramos desenvolver o carro e focamo-nos essencialmente na questão da barra estabilizadora. Apenas um pequeno problema no último dia em que o motor começou a perder rendimento, devido a uma fuga de óleo", salientou o piloto da Motopark Academy.



Já esta semana, o piloto voltou às pistas, desta feita ao traçado de Le Mans, uma pista que Félix da Costa desconhecia por completo. Já com o problema de motor resolvido e depois de uma rápida adaptação ao circuito, António rodou sempre entre os mais velozes, tendo alcançado no final a 4ª melhor marca: "Gostei da pista, e acho que demos mais um passo em frente. A verdade é que o entendimento com o meu engenheiro é quase perfeito e temos trabalhado muito bem. O nível do Eurocup está muito forte e há que continuar o bom trabalho para estarmos ao melhor nível aquando da primeira prova", adiantou o piloto agenciado pela Sowhat.



Já na próxima semana continuam os testes oficiais da Formula Renault 2.0, desta feita 3 dias de testes de preparação para o campeonato. Assim, o piloto português irá estar presente em Spa Francorchamps na 2ª feira, seguindo depois com a sua equipa para Nurburgring onde testa na 4ª e 5ª feira.

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Scott Dixon leva Acura LMP1 à 'pole' em Sebring; Lamy terceiro

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A Acura surpreendeu tudo e todos em Sebring, ao conseguir a 'pole position' para a corrida de 12 Horas, por intermédio de Scott Dixon.
Scott Dixon leva Acura LMP1 à 'pole' em Sebring; Lamy terceiro -

O piloto da equipa De Ferran Motorsports deu a melhor estreia possível ao novo ARX-02a, ao levar o novo LMP1 ao primeiro lugar nos últimos momentos da qualificação, com uma volta em 1.45,278s, batendo o AUDI de Tom Kristensen por meros 0,082s.

Logo a seguir ficou o Peugeot 908HDI de Pedro Lamy, Christian Klien e Nicolas Minassian, com estes a ficarem a 0,184s do primeiro, o que deixa boas perspectivas para a longa corrida.

O AUDI de Mike Rockenfeller ficou em quarto, à frente do outro 908 HDI, pilotado por Sébastien Bourdais, em quinto, e do segundo Acura, com David Brabham ao volante, que foi o sexto melhor.

O dia correu tanto melhor para a Acura na medida em que também nos LMP2, a marca de luxo da Honda garantiu a 'pole', com Adrian Fernandez a ser o mais rápido.

Nos GT1, o Corvette de Oliver Gavin foi o mais veloz e nos GT2 a Porsche bateu a Ferrari, com Dirk Werner, da Farnbacher Loles, a bater o outro 911 GT3 RSR de Jorg Bergmeister, ao passo que Gianmaria Bruni foi o terceiro, com o melhor dos Ferrari.
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Ford e Nissan animam campeonato FIA GT

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O campeonato FIA GT irá receber mais dois participantes de peso já em 2009, sob a forma do Nismo Nissan GT-R e do Ford GT1 Matech Concept, revelados ontem por Stéphane Ratel, organizador do campeonato.

Os dois modelos irão estar em pista já nesta temporada, estando já de acordo com as novas regras para os GT1 a partir de 2010, que têm como objectivo reduzir os custos.

Os carros de 2010 poderão ser desenvolvidos por construtores ou por preparadores independentes, sendo que os modelos de GT1 poderao ser especificamente desenvolvidos para a categoria ou evoluções dos actuais GT3 ou um GT2 de 2010 com um kit de performance.

Graças a estes novos regulamentos, a Reiter Engineering já confirmou que pretende ter um Lamborghini Murcielago GT1 a competir naquela série em 2010, sendo o terceiro a enquadrar-se nas novas regras para os GT1, seguindo-se aos já citados Ford e Nissan.

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Tiago Monteiro segundo no WTCC

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Tiago Monteiro conquistou o seu primeiro pódio do ano, secundando nova vitória de Yvan Muller, enquanto Gabriele Tarquini completou o pódio para a SEAT.
Tiago Monteiro segundo no WTCC -


Dos quatro pilotos da frente da SEAT, Jordi Gené foi o único a deixar-se envolver pela confusão da partida e acabou na primeira curva. Enquanto Muller e Tarquini lutavam pelo primeiro posto, Tiago Monteiro esperou até que o italiano queimou uma travagem, saltando para o segundo posto, mas nunca atacando o líder.

Tarquini ficou com os pneus demasiado gastos e permitiu a aproximação de Jörg Müller. O alemão da BMW atacou o italiano da SEAT até ao fim mas na última curva acabou por ceder o quarto e o quinto posto para Augusto Farfus e Andy Priaulx.

Tom Coronel esteve em quinto grande parte da corrida mas não conseguiu resistir aos BMW oficiais, acabando em sétimo como melhor dos Independentes. Sergio Hernández aguentou-se em oitavo enquanto os Chevrolet não pontuaram.

Classificação:
1º Yvan Muller (SEAT Leon TDI) 23m13.675
2º Tiago Monteiro (SEAT Leon TDI) a 1.884
3º Gabriele Tarquini (SEAT Leon TDI) a 4.157
4º Augusto Farfus (BMW 320si) a 5.364
5º Andy Priaulx (BMW 320si) a 5.855
6º Jörg Müller (BMW 320si) a 5.943
7º Tom Coronel (SEAT Leon) a 8.096
8º Sergio Hernández (BMW 320si) a 12.106
9º Stefano d'Aste (BMW 320si) a 13.301
10º Félix Porteiro (BMW 320si) a 15.846
11º Nicola Larini (Chevrolet Cruze) a 16.461
12º Alessandro Zanardi (BMW 320si) a 22.528
13º Rickard Rydell (SEAT Leon TDI) a 23.038
14º Mehdi Bennani (SEAT Leon) a 25.385
15º Alain Menu (Chevrolet Cruze) a 26.381
16º Franz Engstler (BMW 320si) a 32.002
17º Tom Boardman (SEAT Leon) a 33.042
18º Marin Colak (SEAT Leon) a 33.730
19º Vito Postiglione (BMW 320si) a 34.781
20º Viktor Shapovalov (Lada 110 2.0) a 38.341
21º Jaap van Lagen (Lada 110 2.0) a 1v
22º Robert Huff (Chevrolet Cruze) a 1v
"Rc"
 
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