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Cantinho da Velocidade / WTCC

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Petter Solberg testou o novo Oreca-Courage LC70E/AIM V10

Campeão do mundo de ralis em 2003, o norueguês Peter Sollberg é mais um piloto de ralis a deixar-se seduzir pelas corridas em circuito e, em especial, pelos sport-protótipos. Fê-lo ontem ao volante do novo Courage-Oreca LC70E equipado com o motor AIM V10, naquele que foi o primeiro ensaio do carro com que a marca francesa pretende disputar o LMS este ano.
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"É absolutamente incrível! Como muitos outros pilotos de rali após a sua primeira experiência em circuito, foram a potência de travagem e a velocidade de passagem em curva que mais me surpreenderam. Era a minha primeira experiência em circuito e igualmente com um automóvel deste tipo. Sem estar a exagerar, tem-se que reaprender tudo. É um mundo completamente diferente do mundo dos ralis. No plano físico, o corpo não sofre os mesmos constrangimentos, dado que são sobretudo os músculos do pescoço os que são mais solicitados, e muito. A adaptação fez-se bem; a equipa andou sempre comigo na 'palma das mãos'. Apenas conhecia a ORECA de nome e descobri uma equipa extremamente profissional e entusiasta. Tudo foi feito para que esta experiência corresse bem, e correu mesmo! Fiquei muito satisfeito com o desenrolar deste primeiro dia e creio que vou dar uma 'apitadela' ao meu amigo Sébastien Loeb, esta noite, para lhe contar tudo."

Foi assim que Petter Solberg reagiu à sua primeira experiência em circuitos, hoje, ao do novo Courage-Oreca LC70E equipado com o motor japonês AIM V10 desenvolvido pelos ingleses da Judd, naquele que foi o primeiro ensaio do carro com que a marca francesa pretende disputar o LMS este ano.

Campeão do mundo em 2003 e vice-campeão em 2002, 2004 e 2005, Solberg é mais um piloto de ralis a deixar-se seduzir pelas corridas em circuito e, em especial, pelos sport-protótipos.
Ainda sem programa confirmado para 2009, após o abandono da Subaru do Mundial de Ralis, o norueguês, no seu site, remete para este fim-de-semana o anúncio do seu programa para o ano corrente, e, quem sabe, este teste não possa significar algo mais que uma simples 'brincadeira'...

Para além de Solberg, outro campeão mundial, o de Turismos, Yvan Muller, se sentou ao volante do protótipo francês, juntando-se aos pilotos titulares da equipa (e únicos já confirmados) Olivier Panis e Nicolas Lapierre.

As primeiras reacções foram positivas e o carro irá agora continuar o seu desenvolvimento, sobretudo ao nível aerodinâmico, de forma a poder disputar o LMS 2009 nas melhores condições.

Vítor Ribeiro
 

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Karun Chandhok confirmado na ORT

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A Ocean Racing Technology de Tiago Monteiro anunciou que Karun Chandhok se irá juntar à equipa para a GP2 Series 2009. O piloto indiano de 25 anos, torna-se assim no primeiro a ser confirmado na equipa portuguesa para a competição principal da GP2:
Karun Chandhok confirmado na ORT -

"É muito importante para a Ocean Racing Technology garantir a presença de um piloto talentoso como o Karun Chandhok. Ele é rápido, trabalha bem e já tem no seu currículo alguns bons resultados em diferentes tipos de circuitos.", referiu o patrão da equipa, Tiago Monteiro.AS
 

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Ocean Racing Technology contrata Karun Chandhok

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Tiago Monteiro: "Piloto certo para chegarmos depressa aos nossos objectivos"
A Ocean Racing Technology acaba de garantir a primeira contratação para a Main Series da GP2. O piloto indiano Karun Chandhok assinou pela equipa portuguesa e torna-se assim o primeiro piloto confirmado por Tiago Monteiro.
Tiago Monteiro: "Piloto certo para chegarmos depressa aos nossos objectivos" -

Chandhok, de 24 anos, já tem no currículo duas temporadas de GP2 onde alcançou duas vitórias, pelo que a sua experiência será determinante para a evolução da equipa. Uma contratação que deixa a Ocean Racing Technology confiante e naturalmente satisfeita:

"É muito bom termos desde já garantido um piloto com a qualidade do Karun Chandhok. É um piloto muito rápido e trabalhador que consegue prestações muito consistentes em todos os traçados. Nas duas épocas que já fez teve sempre um excelente relacionamento com os engenheiros e demais responsáveis das equipas onde correu e além disso já venceu na GP2. É muito bom que tenha assinado com tanta antecedência porque assim podemos começar a trabalhar desde já no projecto para a temporada da Main Series. Para nós é muito importante que um piloto com a experiência do Karun tenha apostado e confiado numa nova equipa. Ele é o piloto certo para chegarmos depressa aos nossos objectivos: queremos ser competitivos e ser uma presença regular nos pontos", afirma Tiago Monteiro.AS
 

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Karun Chandhok: "Objectivo é sermos competitivos no primeiro ano"

Karun Chandhok tornou-se assim o primeiro piloto confirmado por Tiago Monteiro na ORT. Chandhok, de 24 anos, já tem no currículo duas temporadas de GP2 onde alcançou duas vitórias, a primeira das quais logo na época de estreia.

Chandhok venceu em SPA, um dos traçados mais exigentes do campeonato. Foi também considerado o piloto com melhor evolução na temporada 2007.

Em 2008 o piloto indiano assinou com a iSport international onde continuou a mostrar um ritmo impressionante, em especial na vitória em Hockenheim, tendo recebido no final da temporada a distinção de piloto com o melhor estilo de pilotagem.

Os primeiros sinais do talento de Chandhok surgiram logo nos primeiros anos de competição e ficaram comprovados quando se sagrou campeão na temporada inaugural do Campeonato Fórmula Renault V6 asiático, em 2006. Uma vitória que lhe carimbou o passaporte para a GP2. Nesta terceira temporada o piloto sabe que está mais perto da Fórmula 1 e acredita na Ocean Racing Technology:

"Estou muito contente por ter chegado a acordo com a Ocean Racing Technology. Conheço o Tiago há alguns anos, já que chegámos a correr juntos na World Series, e acredito que ter um piloto a dirigir a equipa é uma importante mais valia porque ele consegue perceber a nossa linguagem. Claro que apostar numa nova equipa tem alguma dose de risco para um piloto. É preciso sempre algum tempo para atingir a performance desejada, mas o objectivo será estarmos competitivos logo neste primeiro ano."

"O Tiago e o José fizeram uma excelente proposta a nível técnico e financeiro e o acordo aconteceu facilmente. Os engenheiros em que a Ocean apostou, o Nigel Clyde e o Tom Davis são bons elementos que já conheço e estou certo de que serão determinantes para o nosso sucesso. Os meus parceiros Punj Lloyd, JK Tyre e Amaron vão continuar a apoiar-me em 2009 e estamos todos entusiasmados para trabalhar com a Ocean este ano."

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ASM testou Ginetta-Zytek no Estoril

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O Ginetta-Zytek 09S, nova arma da Quifel ASM Team para a Le Mans Series já está em Portugal. Após o "shakedown" realizado no Estoril António Simões e Miguel Pais do Amaral estão optimistas para a temporada de 2009. Na equipa só o carro será novo já que se mantém a dupla de pilotos e Miguel Pais do Amaral vai continuar a dividir o volante com o piloto francês Olivier Pla durante toda a época. Apesar das novas limitações, os principais intervenientes do projecto ficaram satisfeitos.

Miguel Pais do Amaral não hesitou em afirmar que "o Zytek é melhor que o Lola. O meu carro anterior tinha um motor turbo, que causava algumas dificuldades à saída das chicanes e das curvas lentas, por causa do "turbo lag". Este é mais fácil de conduzir e funciona melhor a média rotação". O habitáculo do Zytek ser mais estreito, mas o piloto português não acredita que "possa ser um problema. É mais apertado mas não é desconfortável, apenas pode ser um problema para entrar e sair do carro". Olivier Pla, que já havia experimentado um protótipo da Zytek o ano passado e conhecia o potencial do carro, chegou ao Estoril pronto para "começar a experimentar afinações e ver se as novas peças funcionam bem". Pla também declarou estar apreensivo em relação à nova temporada, uma vez que "vamos ter que lutar contra equipas compostas inteiramente por pilotos profissionais, como o Lola da Racing Box".

Quanto a António Simões, o lídera da equipa ficou satisfeito por não se terem manifestado problemas de fiabilidade no primeiro contacto, "e como andámos menos que o previsto, vamos fazer um programa de testes mais extenso com a Dunlop. Já vimos que o Zytek perde alguma carga aerodinâmica, cerca de oito por cento emrelação ao ano passado, mas o mais problemático é que esta asa causa mais arrasto. Como também perdemos cerca de 50 cavalos por causa do novo restritor, sinto que estamos bastante penalizados, mas vamos trabalhar para minimizar estas questões e creio que em prova iremos continuar a fazer os mesmos tempos que em 2008". AS
 

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Zytek satisfeita com parceria com ASM

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Richard Dean, representante da Zytek (da qual o seu empregador, a LNT, é accionista), veio ao Estoril para acompanhar o teste do Ginetta G50 Z (ver caixa), mas não deixou de estar atento à evolução do Ginetta-Zytek 09S.

Dean, que foi adversário de António Simões nas pistas britânicas, afirmou que "a ASM é a equipa mais profissional que está na categoria LMP2. Nos últimos anos provaram o seu valor, e sabendo nós a capacidae da equipa e o potencial do carro, acreditamos que esta é uma oportunidade importante para os dois lados. Vamos continuar a trabalhar com eles para evoluirmos o carro durante a época".


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Tom Boardman de SEAT privado no WTCC

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Depois de várias épocas a participar nos troféus SEAT Leon da Grã-Bretanha, Espanha e Europa, Tom Boardman vai finalmente fazer a sua primeira época completa no WTCC, onde será segundo piloto da Sun RED, ao lado de Tom Coronel.

Boardman já pilotou no WTCC no Estoril, como prémio pelo resultado na corrida de Pau da SEAT Leon Eurocup. O piloto inglês conta poder lutar pelas vitórias no Troféu Yokohama de Independentes, ao volante de um SEAT Leon a gasolina.AS
 

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48 inscritos no Campeonato de Portugal de Clássicos Circuitos

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O Campeonato de Portugal de Clássicos - Circuitos e a sua variante de 1300 cc estão assegurados para a temporada de 2009.

A Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos confirmou a inscrição de um total de 48 pilotos entre as duas competições, depois de ter contactado vários pilotos que poderiam estar interessados em participar no campeonato.

Entre as novidades para 2009, destaca-se a possibilidade de participação de carros construídos até 1986, bem como a criação de uma BMC Classic Cup, para carros das marcas da British Leyland até 1300 cc, e duas divisões baseadas nos andamentos dos carros.AS
 

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V Open CAM foi substituído por 'Track Day'

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Tal como se previa, em virtude do escasso interesse manifestado pelas equipas e pilotos do automobilismo de velocidade nacional, o Clube Automóvel do Minho viu-se forçado a cancelar o V Open CAM agendado para o dia 8 de Fevereiro.

Em sua substituição, o clube bracarense vai promover um "Track Day", abrindo da mesma forma o Circuito Vasco Sameiro para todos os que querem preparar a nova época que tem início no final do mês de Março.

Para os pilotos que já estavam inscritos no V Open, as condições para utilização do traçado bracarense serão especiais, enquanto para os restantes as condições são as actualmente em vigor.

Recorde-se que para o próximo fim-de-semana estavam agendados treinos cronometrados e corridas do Campeonato de Portugal de Circuitos (CPC/PTCC) 2009, Campeonato de Portugal de Clássicos (Circuitos) (CPCC) 2009, Campeonato de Portugal de Clássicos 1300 (Circuitos) (CPCC 1300), Campeonato Portugal de Resistência 2009 e Challenge Desafio Único.AS
 

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Bruno Senna não voltará à GP2

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Bruno Senna afastou, definitivamente, a hipótese de regressar à GP2 para mais uma temporada naquela categoria.
Bruno Senna não voltará à GP2 -

De acordo com uma noticia revelada pelo Autosport.com, o piloto brasileiro continua na expectativa de saber aquilo que a ex-equipa Honda conseguirá colocar de pé para a temporada de 2009 de Fórmula 1 ou de um eventual lugar na Toro Rosso, tendo já comunicado à iSport, sua antiga equipa na GP2, que não voltará à categoria antecâmara da F1.

Falta, agora, uma comunicação oficial do piloto brasileiro para que o mercado de pilotos da GP2 se defina de forma mais precisa. Caso não encontre uma vaga no Mundial de F1, resta saber o que o sobrinho de Ayrton Senna irá fazer na temporada de 2009.AS
 

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Petter Solberg na calha para as 24 Horas de Le Mans

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O norueguês Petter Solberg pode vir mesmo a pilotar um LMP1 da equipa Oreca, depois da boa prestação realizada nos recentes testes de Paul Ricard, tendo mesmo impressionado o director da equipa, Hugues de Chaunac.
Petter Solberg na calha para as 24 Horas de Le Mans -

A revista Autosport britânica revelou que o líder da equipa acredita que Solberg tem tudo o que seria preciso para efectuar a mítica prova de resistência automobilística.

"Antes do teste, eu estava preparado para dizer que era apenas um teste. Agora digo: 'por que não?'. Ele tem o talento para correr em Le Mans", disse Chaunac, acrescentando que "o Petter fez um trabalho impressionante".

Chaunac revelou, ainda, que Solberg deverá encontrar-se novamente com a equipa dentro de duas semanas para discutir um possível projecto conjunto para Le Mans. "Não excluo a hipótese de ele correr com a nossa equipa neste ano, ainda que, para estar preparado ele tenha de fazer ainda muitos testes", explicou o líder da equipa.

Já Petter Solberg confessou, também, que gostaria de participar em Le Mans, lembrando que a sua posição actual o liberta para fazer tudo o que quiser.

"Estou desempregado neste momento pelo que posso dizer sim ao que eu quiser (...) e eu gostaria de correr com o carro. Seria bom", afirmou o ex-campeão do mundo de WRC (2003).

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24 Horas de Le Mans são hipótese para Yvan Muller

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Para além de Petter Solberg, também Yvan Muller, campeão do Mundo de Carros de Turismo - WTCC - testou um dos Oreca-Judd da equipa de Hughes de Chaunac, com este a revelar que o francês também poderá vir a pilotar um dos seus carros nas 24 Horas de Le Mans.

Na mesma ocasião em que o ex-piloto de ralis pôde testar o LMP1 francês, Muller esteve também aos comandos do protótipo. Nessa altura, e dadas as boas indicações, Chaunac deixou a porta aberta para a presença de Muller com o seu carro.

"O Yvan demorou um pouco mais [do que Solberg] a habituar-se à potência, à velocidade e à carga aerodinâmica, mas ao fim de meio dia ele já tinha uma boa sensação do carro", disse o líder da equipa à revista Autosport britânica.

"Agora, ele tem de decidir se quer fazer Le Mans outra vez", concluiu.
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WTCC adere aos biocombustíveis de segunda geração

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Os responsáveis do Campeonato WTCC anunciaram hoje a introdução do biocombustível de segunda geração (2G Biofuel).
WTCC adere aos biocombustíveis de segunda geração -

O fornecimento dos combustíveis para 2009 e 2010 será feito pela PANTA Racing, que envidou grandes esforços na procura de soluções mais amigas do ambiente.

Assim, o novo biocomubustível será composto de dez por cento de bioetanol de segunda geração e 90 por cento de gasolina sem chumbo, no caso dos carros a gasolina, ao passo que as viaturas diesel irão receber dez por cento de biodiesel vegetal.

Luca Perani, da PANTA, referiu que "a opção pelo E10 deveu-se à necessidade de encontrar um compromisso entre reduzir as emissões e preservar os carros actuais", explicando ainda que com o E10, "os carros actuais não precisam de qualquer alteração".

"O etanol contém oxigénio, o que ajuda o combustível normal a queimar de forma mais limpa e completa. Reduz também o uso o petróleo em 6,3 por cento e reduz também as emissões de monóxido de carbono e agentes poluentes para o ambiente", acrescentou Perani.

Esta medida insere-se no leque de outras com vista à redução do impacto ambiental daquela competição automóvel, que já apresenta catalisadores de alta eficácia para reduzir as emissões poluentes dos gases de escape, sobretudo nos diesel, bem como combustível sem chumbo.AS
 

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Racing Engineering confirma Dani Clos para 2009

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A Racing Engineering, equipa vencedora do título de 2008 da GP2 com Giorgio Pantano, confirmou a contratação do ex-piloto de Fórmula 3, Dani Clos.
Racing Engineering confirma Dani Clos para 2009 -

Alfonso de Orleans-Borbon, patrão da equipa, está ciente que 2009 será uma ano de aprendizagem para Clos, apesar de estar convencido que o piloto espanhol poderá surpreender muita gente:

"Este é um projecto a dois anos, pelo que o primeiro será naturalmente para o Dani se adaptar à equipa, mas tendo em conta a sua experiência, pois recordo que já guiou um Fórmula 1, estou certo que ele nos irá surpreender a todos. No segundo ano, é para lutar pelo título.", referiu.

Relembre-se que a Racing Engineering é uma das equipas onde Álvaro Parente poderá dar sequência à sua carreira na GP2 Series.AS
 

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Kevin Harvick vence Bud Shootout

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Kevin Harvick foi o vencedor surpresa do Budweiser Shootout, a primeira corrida de qualificação para as 500 Milhas de Daytona. Depois de problemas iniciais que o atiraram para a cauda do pelotão, o piloto da Richard Childress Racing passou por Jamie McMurray como um tiro na última volta.

Jamie McMurray manteve sempre uma boa distância na última volta, que teve início com o fim de um período de bandeiras amarelas, não esperando sequer que Harvick pudesse montar um ataque. Tony Stewart e Jeff Gordon subiram ao terceiro e quarto lugares depois de um acidente na última curva.

Muitos pilotos reclamaram que é impossível um carro manter-se na linha com as condições da pista, e foi o que aconteceu a Casey Mears, que perdeu o controlo do seu carro e tocou na traseira de Jimmie Johnson, entrando em pião e forçando ainda Denny Hamlin a atrasar-se.

Classificação:
1º Kevin Harvick (RCR/Chevrolet)
2º Jamie McMurray (Roush-Fenway/Ford)
3º Tony Stewart (Stewart-Haas/Chevrolet)
4º Jeff Gordon (Hendrick/Chevrolet)
5º AJ Allmendinger (Petty/Dodge)
6º Kasey Kahne (Petty/Dodge)
7º Carl Edwards (Roush-Fenway/Ford)
8º Matt Kenseth (Roush-Fenway/Ford)
9º Kurt Busch (Penske/Dodge)
10º Kyle Busch (Joeg Gibbs/Toyota)
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Truex na pole-position para Daytona 500

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Martin Truex Jr. garantiu a pole-position para as 500 Milhas de Daytona, no final da sessão de três horas, com um tempo de 47,872s. O piloto da Dale Earnhardt Inc. bateu o seu ex-colega Mark Martin, agora na Hendrick Motorsports, por 47 milésimos.

A sessão de qualificação serviu apenas para garantir os dois primeiros lugares para a grelha de partida da prova inaugural do calendário da NASCAR. Os restantes pilotos terão que qualificar-se baseados nos resultados das duas corridas do Gatorade Duel 150, onde Truex e Martin saem da pole-position.

Além de Martin, Ryan Newman, Juan Pablo Montoya, Bill Elliott, Jimmie Johnson e Aric Almirola foram os únicos a ficar a menos de um décimo de segundo de Truex.AS
 

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Jake Rosenzweig é segundo piloto da Carlin

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A Carlin Motorsport completou a sua equipa de pilotos para a F3 Euroseries, contratando o americano Jake Rosenzweig para pilotar o segundo Dallara-Mercedes da equipa britânica, como colega de equipa de Brendon Hartley.

Apesar de ter apenas um ano de experiência em automóveis e de ter sido apenas oitavo na Fórmula Renault WEC, onde pilotou para a Team Epsilon, Rosenzweig impressionou Trevor Carlin com os seus conhecimentos técnicos.

Jake Rosenzweig acredita que, apesar deste ser o primeiro ano de Fórmula 3, já se adaptou o suficiente às pistas europeias para ser mais competitivo este ano.AS
 

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Bruno Correia quer regressar

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Bruno Correia, antigo Campeão Nacional de Fórmula Ford, está a equacionar um regresso à competição automóvel, tendo recentemente testado um Ginetta G50 GT4.

O piloto algarvio, residente em Portimão, voltou a sentir o "bichinho" das corridas depois da construção do Autódromo Internacional do Algarve. Correia, que foi o mais rápido entre os vários potenciais clientes portugueses do Ginetta, pretende correr com o carro britânico no Campeonato Espanhol de GT.

Correia foi Campeão Nacional de Fórmula Ford 1600 em 1996, tendo depois passado pelo Campeonato Espanhol de Fórmula Renault, onde foi oitavo classificado em 1997, mas na altura foi obrigado a interromper a sua carreira desportiva devido à falta de patrocínios.AS
 

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Gião e Couceiro continuam na Playteam

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Manuel Gião e Pedro Couceiro renovaram a sua ligação à Scuderia Playteam Sarafree por mais um ano, continuando a pilotar o Ferrari 430 GT2 da equipa italiana no Open Internacional de GT, que visita o Autódromo do Algarve a 17 de Maio.
Gião e Couceiro continuam na Playteam -

A dupla portuguesa lutou pelo título o ano passado, tendo sido obrigados a entregar uma vitória garantida em Barcelona. Este ano, os dois pilotos pretendem fazer "pelo menos tão bem como o ano passado, mas estamos conscientes que a concorrência vai ser ainda mais feroz este ano".

Além do outro Ferrari da Playteam, Couceiro e Gião vão ter que lidar com os Ferrari 430 GT2 da Edil Cris, Trottet Racing e Advanced Engineering, os Porsche 997 GT3-RSR da Autorlando e IMSA Performance e os novos Lamborghini Gallardo GT2 da MIK Corse.AS
 

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Pedro Lamy renovou com a Peugeot

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Pedro Lamy foi hoje oficialmente apresentado como piloto oficial da Peugeot Sport para a temporada de 2009. A cerimónia que decorreu em Paris, serviu ainda para apresentar o programa desportivo para 2009, bem como o nome dos pilotos que irão dividir os comandos dos dois 908 HDi FAP da marca francesa.
Pedro Lamy renovou com a Peugeot -

Para Pedro Lamy: "Esta renovação é o reconhecimento do trabalho que tenho desenvolvido ao longo destes últimos anos e que me deixa bastante orgulhoso. A Peugeot é uma excelente equipa a todos os níveis. Todos trabalham com o mesmo entusiasmo, sejam os engenheiros, mecânicos ou pilotos, todos dão 110% para que o objectivo seja cumprido".

O programa hoje apresentado tem como objectivo preparar a participação nas 24 Horas de Le Mans conforme explicou o piloto português: "O nosso principal objectivo é lutar pela vitória nas 24 Horas de Le Mans. Para isso, é necessário muitos testes e preparar da melhor forma possível a nossa participação.

Para já, iremos participar nas 12 Horas de Sebring (prova inaugural do American Le Mans Series e nas 24 Horas de Spa-Francorchamps (8 a 10 de Maio). A Peugeot Sport esta ainda a equacionar a participação em outras provas a seguir a Le Mans, embora ainda não tenha divulgado quais".

Lamy com Minassian e Bourdais

Outra das novidades da conferência de imprensa é a constituição das equipas que irão dividir os comandos dos dois 908 HDi FAP: "Ao contrário dos últimos anos, em que dividi sempre o carro com o Stephane Sarrazin, terei como companheiros de equipa em Sebring, Nicolas Minassian e Sebastien Bourdais. São excelentes pilotos e tenho uma relação muito boa com ambos. Espero que tenhamos condições de formar uma equipa equilibrada. O Stephane Sarrazin irá ter companheiros de equipa, Franck Montagny e Christian Klien".

Algumas alterações a nível mecânico e de aerodinâmica foram também apresentadas: "Temos testado diferentes soluções de forma a cumprir as alterações do novo regulamento e tornar o carro ainda mais competitivo. A grande diferença a nível aerodinâmico foi o facto de asa traseira ter sido encurtada de dois para 1.60m e foi necessário fazer algumas alterações na aerodinâmica total do carro. Estivemos a testar em Barcelona e já se nota uma boa evolução".AS
 

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Pedro Lamy com Minassian e Klien

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Afinal, e ao ocntrário do que foi inicialmente divulgado pela Peugeot Sport, Pedro Lamy irá ter como companheiros de equipa para a primeira prova da temporada de 2009 - 12 Horas de Sebring - Nicolas Minassian e Christian Klien, enquanto que o segundo 908 HDi FAP irá ser entregue a Stephane Sarrazin, Sebastien Bourdais e Franck Montagny.
Pedro Lamy com Minassian e Klien -

"Estava previsto fazer equipa com o Minassian e o Bourdais, mas a Peugeot Sport optou por fazer uma alteração no conjunto de pilotos para as 12 Horas de Sebring. Sendo assim, o Klien (Christian) passará a fazer equipa comigo, enquanto que Bourdais (Sebastien) passará para o outro carro. Esta decisão foi certamente pensada de forma a tornar ambas as equipas mais competitivas e homogéneas. Nos EUA teremos hipótese de ver se esta opção foi a mais acertada, de qualquer forma, todos os pilotos da Peugeot Sport têm grande experiência na competição automóvel e seja em que carro for, estou certo que daremos o nosso melhor", comentou Pedro Lamy ansioso pelo início da época desportiva.

Para as 12 Horas de Sebring, 1ª jornada do American Le Mans Series, a Peugeot Sport irá inscrever apenas 2 carros, um entregue a Lamy/Minassian/Klien e outro a Sarrazin/Bourdais/Montagny. Contudo, no seu plantel, conta ainda com David Brabham, Marc Gené e Alexander Wurz, que deverão assumir os comandos de um terceiro 908 HDi FAP nas 24 Horas de Spa-Francorchamps e nas 24 Horas de Le Mans.
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Peugeot Sport apresentou programa 2009

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Apesar da decepção de 2008, que depois de ter estado perto de conquistar a vitória nas 24 Horas de Le Mans, acabou por perder face à concorrência, a Peugeot decidiu prosseguir em 2009 com o programa de competição, já que o 908 HDi FAP quase sempre se mostrou competitivo, como o provaram as quatro vitórias nas cinco corridas das Le Mans Series.

Resolução de problemas foi prioritária

Desde então, toda a equipa Peugeot Sport concentrou o seu trabalho prioritariamente na resolução dos problemas que a fragilizaram na luta pelo triunfo em Le Mans: a optimização do controlo de tracção, o aperfeiçoamento da posição dos radiadores para evitar o acumular de sujidade e a melhoria da montagem das rodas, com o objectivo de facilitar a sua substituição pelos mecânicos durante a corrida.

Alterações nos regulamentos da ACO

Isto, antes de virar a sua atenção para a adaptação do 908 ao novo regulamento editado do ACO (Automobile Club du Mans), que pretende uma redução significativa das performances das viaturas. Bruno Famin, director técnico da Peugeot Sport, explica as principais alterações:

"Tivemos de refazer todos os parâmetros do motor tendo em conta as novas dimensões dos restrictores da entrada de ar e a pressão mais baixa do turbo, que resultou numa perda de potência de aproximadamente 10%. Trabalhámos igualmente com grande afinco toda a aerodinâmica do 908, procurando uma solução para o reequilíbrio do carro, consequência da redução muito significativa do comprimento do aileron (asa) traseiro, de 2 metros para 1,60m."

"Já trabalhámos muito e vamos continuar empenhados no desenvolvimento da instalação de um sistema de climatização do habitáculo, que nos possibilite manter as temperaturas no cockpit dentro do regulamento." revelou o responsável técnico da Peugeot Sport.

"Simultaneamente, continuamos a desenvolver o desempenho da viatura, ao nível do aligeiramento do peso do carro, aproximando-o do peso mínimo regulamentar, apesar do novo ar-condicionado, ao nível da optimização da combustão diesel, dos filtros de partículas (com a Dow), da injecção de combustível (com a Bosch), além da busca da melhor adequação possível entre o chassis e os pneus (com a Michelin)."

A Peugeot Sport escolheu 9 pilotos, confiando nos que satisfizeram a equipa durante os dois primeiros anos nas corridas de Endurance:
* Sébastién Bourdais (França), 30 anos.
* David Brabham (Austrália), 43 anos.
* Marc Gené (Espanha), 35 anos.
* Christian Klien (Áustria, 26 anos.
* Pedro Lamy (Portugal), 37 anos
* Nicolas Minassian (França), 36 anos.
* Frank Montagny (França), 31 anos.
* Stéphane Sarrazin (França), 33 anos.
* Alexander Wurz (Áustria), 35 anos
AS
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Olivier Quesnel: "Teremos um programa de preparação muito activo"

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O objectivo principal da Peugeot Sport para a temporada de 2009 serão as 24 Horas de Le Mans e, como revelOU Olivier Quesnel, a Equipa Peugeot Total vai submeter-se a um programa de preparação muito activo: "O nosso programa de testes vai ser muito duro, particularmente com treinos de simulação de corridas de resistência em diversos circuitos e com a participação em duas corridas antes das 24 Horas de Le Mans, que serão para nós como testes em grande escala para todos os elementos da equipa."

"Escolhemos participar, em Março, nas 12 Horas de Sebring (USA), a prova de abertura da American Le Mans Series, com dois carros e 6 pilotos. Depois levaremos 3 carros para a Bélgica, para os 1000 km de SPA-Francorchamps, de 8 a 10 de Maio. Ficará por decidir qual o programa de participações depois das 24 Horas Le Mans.2

"Estudaremos a seguir quais as provas que possam assegurar uma grande visibilidade à nossa Marca, graças à promoção, à mediatização e ao nível da competição. Para terminar, quero registar a nova imagem do 908 HDi FAP."

"Todos os carros terão predominantemente a cor azul, com a cobertura do cockpit pintado numa cor "alumínio reflector", que ajude a baixar a temperatura ambiente dentro do carro."AS
 

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Álvaro Parente estreia-se na GP2 Asia

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Álvaro Parente vai pilotar esta semana um monolugar da GP2 Asia, tendo aceite o convite da Qi-Meritus Mahara para conduzir na corrida nocturna do Qatar.
Álvaro Parente estreia-se na GP2 Asia -


O piloto português vai substituir Earl Bamber na equipa malaia, fazendo equipa com Marco Bonanomi. Parente, que nunca tinha corrido na versão asiática da GP2 (que usa os monolugares da GP2 da anterior geração) espera que "a minha experiência em GP2 e A1GP possa ajudar a equipa a conseguir um bom resultado".

A Qi-Meritus conseguiu um segundo lugar na primeira jornada na China, através de Earl Bamber, mas nunca mais pontuou na competição desde então.

AS
 

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GP2: Como vai o mercado

Enquanto a crise económica tem feito com que a GP2 Asia tenha mudanças constantes de pilotos, a grelha para a GP2 está cada vez mais completa. Álvaro Parente e Filipe Albuquerque são prováveis mas continuam na expectativa.


iSport: Confirmados: Giedo van der Garde e Diego Nunes

ART: Confirmados: Pastor Maldonado e Nico Hülkenberg

Campos: Confirmados: Vitaly Petrov e Romain Grosjean

Super Nova: Prováveis: Javier Villa e Luca Filippi

DAMS: Confirmados: Kamui Kobayashi e Jérôme d'Ambrosio

Racing Engineering: Confirmado: Dani Clos. Provável: Álvaro Parente

Arden: Confirmado: Sergio Pérez. Provável: Edoardo Mortara

Durango: Confirmado: Davide Valsecchi. Provável: Marcello Puglisi

FMSI: Confirmado: Andreas Zuber. Provável: Luiz Razia

Trident: Prováveis: Sakon Yamamoto e Nelson Panciatici

Piquet: Confirmados: Roldán Rodríguez e Alberto Valério

DPR: Confirmado: Michaël Herck. Provável: James Jakes

Ocean: Confirmado: Karun Chandhok. Provável: Filipe Albuquerque
 
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