• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cantinho da Velocidade / WTCC

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP2: Jules Bianchi vence corrida, Parente termina em nono

Jules Bianchi (Lotus ART) dominou a primeira corrida do fim de semana da GP2 Series em Silverstone, enquanto Álvaro Parente, que começou a prova do segundo posto, acabou por terminar no nono lugar.

4898a52e.jpeg


Pouco antes do início da corrida, uma chuvada deixou a pista bastante molhada, com a organização a decidir dar o início da prova atrás do safety car, assim se mantendo durante três voltas. Com a saída do safety car de pista, Jules Bianchi de imediato começou a fugir a Álvaro Parente, a braços com um carro menos competitivo. Graças a isso, o piloto português da Carlin viu-se ultrapassado por Christian Vietoris na sétima volta, para depois à 13ª ser Dani Clos a chegar ao terceiro posto.

Nesta fase, já os pneus do monolugar de Parente pareciam demasiado gastos face a uma pista cada vez mais seca, dificultando a defesa aos ataques de Clos. Os dois produziram uma interessante batalha ao longo da 13ª volta, trocando de posições de forma contínua e leal e, se numa primeira fase, Parente ainda conseguiu responder e recuperar o seu terceiro lugar, na segunda vez, o espanhol soube defender-se e de imediato começou a fugir de Parente.

Tendo Marcus Ericsson (iSport) sido o primeiro a trocar para pneus slick à 12ª volta, depressa se percebeu que os pneus para piso seco eram os mais eficazes, com Romain Grosjean (autor de uma interessante recuperação tendo partido de 13º) Giedo van der Garde e Johnny Cecotto Jr (o único piloto da Ocean hoje em prova) a pararem na 13ª volta. Para Parente, o facto de ter ficado mais tempo em pista com os pneus para piso molhado acabou por atirá-lo para o 11º posto após a troca de pneus e longe dos líderes.

Pouco depois, o português ainda viria a recuperar duas posições fruto do toque entre Esteban Gutierrez e Jolyon Palmer, acabando por ocupar o nono lugar durante a fase final, então em perseguição a van der Garde, na expectativa de ainda conseguir um lugar pontuável e a pole position para a segunda corrida. Terminou perto de o conseguir, mas Parente ficou mesmo em nono.

Entretanto, na frente, se na primeira fase da corrida parecia que Bianchi teria uma corrida solitária, as primeiras voltas com pneus secos viriam a produzir uma interessante batalha pelo comando com Christian Vietoris, com os dois a lutarem de forma musculada entre si, mas sempre sem efetuarem qualquer contacto. Vietoris chegou a passar pelo comando, mas logo na resposta o francês da ART retomou o comando numa manobra arrojada, para depois começar a afastar-se e a vencer pela primeira vez em 2011.

No segundo posto ficou Vietoris, enquanto Marcus Ericsson tirou partido da sua estratégia acertada para subir ao pódio. Romain Grosejan terminou em quarto, tendo aproveitado um deslize de Sam Bird para o ultrapassar já nas últimas voltas. Dani Clos foi o sexto, Stefano Coletti o sétimo (um grande resultado depois de ter começado do 21º lugar) e van der Garde o oitavo (tendo partido de 19º).

Quanto à Ocean Racing Technology (ORT), hoje apenas representada por Johnny Cecotto Jr, em virtude da lesão no ombro de Kevin Mirocha, não foi além do 13º lugar final, depois de no início ainda ter chegado a rodar no nono lugar e, depois, em luta num grande grupo com vários pilotos, entre eles Ericsson, Max Chilton, Esteban Gutierrez, Sam Bird, Romain Grosjean e Charles Pic.

Autosport
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
GP2: Ocean Racing Technology com fim de semana para esquecer em Silverstone

91f8d305.jpeg


Não correu nada bem o fim de semana de Silverstone à Ocean Racing Technology, já que a equipa, para além de alinhar só com um piloto devido a uma lesão de Kevin Mircoha, ainda passou por outros problemas que incluíram mesmo um piloto a quase atropelar mecânicos nas boxes. O saldo final de resultados resumiu-se assim a Johnny Cecotto Jr., que foi 13º na primeira corrida, e abandonou na segunda.

Johnny Cecotto Jr. foi 13º na primeira corrida, depois de ter protagonizado um incidente nas boxes. O piloto entrou falhou a travagem e por pouco atingia os mecânicos da Ocean que, felizmente, escaparam sem qualquer ferimento. Já na segunda corrida, o venezuelano conseguiu imprimir um ritmo de corrida competitivo depois ter perdido quatro lugares na partida. No entanto, à décima volta começou a sentir dificuldades no monolugar que acabaria por parar uma volta depois:

"Na partida tive um problema com a embraiagem e isso fez-me perder várias posições. Depois o carro ficou excelente, com um ritmo muito competitivo. Optei por poupar os pneus sem perder velocidade e quando outros já estavam a lutar com dificuldades de tração eu continuava à vontade. Mas a certa altura o carro começou a falhar e percebi que não ia chegar ao fim. Foi uma pena. É um fim de semana para esquecer, a começar no incidente de sábado, que lamento imenso. Mais uma vez quero pedir desculpas à equipa. Vamos seguir em frente e agora vamos focar-nos na próxima corrida," disse Cecotto.

A Ocean não contou em Silverstone com Kevin Mirocha. O piloto alemão lesionou-se no ombro esquerdo, o que inviabilizou a participação nas duas corridas.

Fonte: Autosport
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Lewis Williamson vence na GP3, Félix da Costa foi nono

2ebf843b.jpeg


Lewis Williamson obteve hoje em Silverstone a sua primeira vitória na GP3 Series, enquanto António Félix da Costa foi apenas nono classificado, em novo fim de semana muito abaixo das suas possibilidades.

O vencedor, piloto da The MW Arden, partiu da segunda posição da grelha, mas perdeu posições após a largada, mas posteriormente realizou uma boa recuperação, e assim que chegou à liderança, abriu uma margem que os seus adversários nunca conseguiram diminuir.

António Félix da Costa foi o último dos homens do grupo que lutava pela quinta posição. Depois do 20º posto no sábado, o piloto português conseguiu recuperar várias posições nas voltas iniciais, mas estabilizou na nona posição depois do pião do seu colega Lukashevich e de passar Nico Müller, colando-se a Nigel Melker, mas sem encontrar oportunidades para passar.

Classificação

1. Lewis Williamson MW Arden 26m51.435s
2. Dean Smith Addax a 5.090s
3. Alexander Sims Status a 7.202s
4. Rio Haryanto Manor a 8.178s
5. James Calado ART a 11.238s
6. Nick Yelloly Atech CRS a 11.619s
7. Conor Daly Carlin a 12.080s
8. Nigel Melker RSC Mucke a 13.051s
9. Antonio Felix da Costa Status a 14.660s
10. Simon Trummer MW Arden a 20.947s
11. Nico Muller Jenzer a 22.574s
12. Valtteri Bottas ART a 23.987s
13. Michael Christensen RSC Mucke a 25.338s
14. Gabby Chaves Addax a 30.864s
15. Adrian Quaife-Hobbs Manor a 32.965s
16. Zoel Amberg Atech CRS a 35.349s
17. Pedro Nunes ART a 37.013s
18. Aaro Vainio Tech 1 a 38.579s
19. Luciano Bacheta RSC Mucke a 39.642s
20. Tamas Pal Kiss Tech 1 a 41.457s
21. Thomas Hylkema Tech 1 a 41.759s
22. Vittorio Ghirelli Jenzer a 42.038s
23. Leonardo Cordeiro Carlin a 45.566s
24. Ivan Lukashevich Status a 49.993s

Abandonos

Tom Dillmann Addax 13 voltas
Marlon Stockinger Atech CRS 8 voltas
Matias Laine Manor 3 voltas
Mitch Evans MW Arden 0 voltas
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
António Félix da Costa em declarações após a prova em Silverstone

2cf57963.jpeg


António Félix da Costa teve hoje uma boa prestação na segunda corrida da GP3 Series, inserida no Grande Prémio de Fórmula 1 da Grã-Bretanha. Depois do infortúnio de ontem, em que uma má escolha de pneus (slicks) o fez terminar apenas na 20.ª posição, o piloto português não baixou os braços e partindo do 19.º lugar, logrou recuperar até à 9.ª posição final, mostrando grande garra e determinação.

No final, o piloto de 19 anos mostrava-se desiludido com o fim de semana, mas ciente da boa corrida que fez esta manhã: "Saio de Silverstone com uma certa frustração, pois o andamento nesta segunda corrida faz-me crer que poderia ter lutado pela vitória, pena os problemas de ontem que me fizeram largar tão de trás na grelha. Ataquei ao máximo e recuperei muitas posições, mais era difícil...", referiu no final.

A prova foi vencida pelo escocês Lewis Williamson, seguido de Dean Smith e Alexander Sims.

Fonte: Autosport
 
Última edição:

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Futuro do Circuito da Boavista com WTCC ou mesmo FIA GT1

Boavista+09.jpg


A evolução qualitativa do evento portuense deverá conduzir ao prolongamento do contrato com o WTCC, que expirou após esta edição (continua por mais um ano em Portimão). A organização do Eurosport sugeriu inclusive que a prova passasse a ser anual, mas fonte da Câmara Municipal revelou ao AutoSport que há poucas possibilidades de isso acontecer, atendendo ao esforço financeiro e logístico que seria necessário, assim como de perturbação para os moradores locais.

O objetivo da Porto Lazer é continuar a organizar o Circuito de dois em dois anos, mantendo eventos separados para históricos e contemporâneos e com um fim de semana pelo meio (tal como este ano com o S. João) para aumentar o tempo de preparação para o segundo evento. O facto de a pista estar agora homologada em Grau 3 permitiria receber o Mundial FIA de GT1, uma hipótese que já foi proposta à autarquia, mas que terá de ser analisada em termos de custos e benefícios. A quinta edição do Circuito, contudo, parece estar garantida, provavelmente para 2013.

Depois disso, o primeiro passo para o Circuito da Boavista poder continuar a 'respirar' estará sempre dependente do resultado das próximas eleições autárquicas e da simpatia do sucessor de Rui Rio por este projeto.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Superleague Formula ruma à Bélgica

Ese fim de semana o Circuito de Zolder, recebe a segunda ronda da temporada 2011 da Superleague Fórmula. Na primeira corrida da temporada, que decorreu em Assen no mês passado, Craig Dolby, ao volante do carro da Grã-Bretanha, venceu a Super Final à frente de Antonio Pizzonia (Brasil) e Yelmer Buurman (Holanda - PSV Eindhoven).

e6108e1c.jpeg


Esta vitória colocou Dolby no topo da lista de prémios e a equipa da Inglaterra em terceiro lugar, atrás dos leaders Japão e Austrália, que terminaram, respetivamente, no 7º e 6º lugares na Corrida 1, e na primeira e segunda posições na Corrida 2.

Craig Dolby está ansioso por voltar a correr este fim de semana, especialmente num circuito que bem conhece. "Zolder é um traçado de que gosto muito. Comecei a correr em monolugares na Bélgica, e ganhei lá o Campeonato Belga de Formula Renault. Também venci em Zolder na Superleague em 2009, por isso espero poder manter esta tendência de vitória", declarou o piloto Britânico.

Apesar de ter vencido a Super Final em Assen, nem tudo correu de feição a Craig Dolby nessa ronda. "Assen foi sem dúvida um grande resultado para nós, mas tivemos um erro frustrante na Qualificação, já que me chamaram erradamente à box, e isso deixou-nos em 9º. Por isso, na Corrida 1 largámos de 9º e conseguimos chegar em 2º, o que foi excitante. A Corrida 2 foi mais normal, tendo arrancado mais lá atrás. A Super Final foi a melhor maneira de fechar o fim de semana, marcámos uns bons pontos na tabela, o que nos deixa em boa posição após a primeira ronda. O nosso objetivo é lutar pelo título, por isso fiquei satisfeito."

No entanto, Zolder vai ser mais difícil para Dolby, com a estreia do super-rápido piloto Russo Mikhail Aleshin, e os regressos à Superleague dos seus rivais Chris van der Drift e Max Wissel. Dolby sabe que a competição irá ser cada vez mais difícil, mas também se sente nele um desejo de se pôr à prova.

"É bom ver o Aleshin a juntar-se à Superleague Formula, é bom ver esse tipo de talento a fazer parte desta competição. No ano passado tivemos o Bourdais, este ano o Aleshin. Os Superleague Formulas são dos carros mais difíceis de guiar em todo o mundo, e felizmente penso que os consigo dominar. Por isso, se as pessoas consideram o Aleshin um dos melhores novos valores mundiais, para mim é bom ter essa comparação. Quero dar-lhe as boas-vindas a este campeonato, e será muito interessante ver como ele se sai."

"Estou também muito contente por voltar a ter o Chris van der Drift e o Max Wissel de volta à competição, eles são dois dos meus melhores amigos, por isso fico contente por regressarem em Zolder, fico mesmo feliz por eles. E sei que ambos vão estar mais fortes que nunca."

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Confirmada fusão entre GP2 Series e GP2 Asia

O responsável pela GP2 Series, Bruno Michel, anunciou hoje a fusão da série principal com a competição asiática, que neste ano apenas contou com duas provas em virtude do cancelamento das rondas previstas para o Bahrein.

253f5216.jpeg


A intenção de Bruno Michel passa por estabelecer um calendário mais extenso e com rondas fora da Europa já a partir de 2012, substituindo dessa forma a existência de um calendário próprio, tanto mais que o facto de ser o mesmo monolugar nas duas competições ajuda a essa decisão.

"Em 2011, quase 85 por cento dos pilotos que fizeram a Asia Series tomam parte na competição europeia já que estamos a utilizar o monolugar GP2/11 em ambas as categorias. Este ano também ficou marcado por ser a primeira vez que 13 equipas participam em ambas as séries. Falámos com elas e decidimos que o mais lógico era ter uma única série a partir de 2012", referiu Michel acerca desta decisão.

"A fusão vai definitivamente ajudar os pilotos a ganharem mais experiência nas pistas de Fórmula 1 em redor do mundo e vai tornar a competição ainda mais atrativa e competitiva. Iremos anunciar o calendário de 2012 e o número de eventos mais tarde", acrescentou.

Novidade será também a realização de uma corrida única a disputar em conjunto com o GP de Abu Dhabi em 12 e 13 de novembro, na qual todas as equipas irão competir por um prémio monetário.

Autosport
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
BMW à porta fechada

13072011_bmw_500.jpg


A BMW já tem o M3, que vai marcar o regresso do construtor ao campeonato alemão de turismo, pronto. Numa sessão exclusiva para a administração e alguns empregados da marca, a equipa fez o primeiro teste ao carro no circuito de Aschheim.

O novo director da competição da BMW, Jens Marquardt, confessou que “um momento como este é sempre muito especial”. A Marca quis mostrar o carro primeiro àqueles que trabalham no grupo mas no próximo dia 15 fará a apresentação pública numa acção do DTM que se realiza em Munique.

De qualquer forma, Marquardt já disse que “o desenvolvimento do carro vai prosseguir e haverá grandes diferenças entre o modelo actual e a versão que surgirá na primeira corrida” do campeonato do próximo ano

Autohoje
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Filipe Albuquerque e DTM em mega evento no Estádio de Munique

Filipe Albuquerque vai estar este fim de semana em Munique onde o DTM organiza um mega evento no Estádio Olímpico, numa prova ao melhor estilo da Corrida dos Campeões, onde os pilotos da Audi do DTM vão confrontar os homens da Mercedes, num 'Show Event' que vai, certamente, proporcionar lutas renhidas e muito interessantes. Experiente neste tipo de acontecimentos Albuquerque espera proporcionar um bom espetáculo mas sobretudo dar à Audi a vitória.

5918eb15.jpeg


Ao volante do seu habitual carro, o Audi A4 DTM, Filipe está mais confiante que nunca: "Apesar deste evento não ser pontuável para o Campeonato, é uma prova muito importante para ambas as marcas, pelo que ninguém vai querer ceder. Tenho sido feliz neste tipo de competições e claro que espero, não só proporcionar um bom espetáculo para os milhares de pessoas que vão lá estar, mas também conseguir bons resultados para a Audi", disse.

"Já tive oportunidade de testar a pista e o acerto do carro vai ter um papel preponderante para o desempenho final. Estou muito confiante e acredito que vai ser um evento memorável para todos quanto gostam de desportos motorizados, em particular o DTM", concluiu Filipe Albuquerque.

A Sporttv vai fazer a transmissão do evento no Domingo, 17 de Julho, em direto às 11.45h na Sporttv 3 e às 17h na Sporttv HD.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
A sorte de Mike Rockenfeller em Le Mans

A Audi revelou que Mike Rockenfeller não teria a possibilidade de ter regressado tão depressa à competição caso o seu acidente em Le Mans tivesse tido contornos ligeiramente distintos. De acordo com o que o piloto revelou, assim que o seu Audi tocou no Ferrari, foi direto aos rails, e caso o embate se tivesse dado, à velocidade que foi, a cerca de 300 kms/h, exatamente a 90 graus, as consequências teriam sido bastante mais nefastas para o piloto, mas o facto do carro ter "inclinado" ligeiramente mais, foi o suficiente para bater com a frente direita, a um ângulo que permitiu ao chassis absorver boa parte da energia, e dessa forma "poupar" o piloto.

7cd4d5ad.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Audi planeia modificações no R18 TDI

Depois da fabulosa vitória nas 24 Horas de Le Mans, a Audi já pensa em 2012, e nesse contexto estão planeadas alterações no R18. Segundo o Dr. Wolfgang Ulrich, responsável máximo da Audi Motorsport "no próximo ano teremos um carro que será muito parecido com o R18, mas nem sequer está decidido ainda se terá a mesma denominação.", referiu, com a possível alteração na denominação a dever-se á tecnologia híbrida que está a ser desenvolvida na Audi Sport.

229c3d55.jpeg


Autosport
 

iMarco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jul 8, 2011
Mensagens
370
Gostos Recebidos
0
Problemas de motor afetam treino de Tiago Monteiro em Donington

e467bda5.jpeg


Após a boa prestação verificada no traçado da Boavista, Tiago Monteiro voltou a debater-se com dificuldades no motor 1.6 Turbo do seu SEAT Leon, não conseguindo registar qualquer tempo no treino desta tarde do WTCC em Donington Park.

Enquanto o piloto luso não chegou, sequer, a sair das boxes, Yvan Muller marcou o ritmo na sessão de testes com o seu Chevrolet Cruze, com uma volta em 1.37,194s, deixando atrás de si o Volvo C30 da Polestar, com Robert Dahlgren a não ficar muito longe (0,285s).

Alain Menu, noutro Chevy, ficou em terceiro com uma volta em 1.38,125s, enquanto Robert Huff foi o quarto. Tom Coronel foi o melhor dos BMW, com o quinto posto, sendo seguido por Gabriele Tarquini no melhor dos SEAT Leon 1.6 T.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Jaguar pondera regresso a Le Mans

Após o anúncio da Porsche de regressar às 24 Horas de Le Mans, também a Jaguar, sete vezes vencedora da competição, estará a preparar um eventual regresso às competições de resistência.

b00ae249.jpeg


Afastada do mais alto palco competitivo desde o ano de 1991, a Jaguar poderá seguir as pisadas da Porsche e anunciar o seu regresso a Le Mans com um protótipo LMP1 para os próximos anos, refere a revista britânica Autosport desta semana.

Ainda de acordo com o mesmo órgão de comunicação, a Tata, empresa que detém a Jaguar, já terá dado uma primeira luz verde para avaliar um programa para competição, mesmo se não se conhece ainda qualquer baliza temporada para a estruturação desse mesmo projeto.

A possibilidade de se poder vir a contar com tecnologia híbrida na modalidade nos próximos anos terá sido um dos fatores que mais pesou no anúncio da Porsche e poderá ser também um dos fatores chave para a marca britânica, tendo em conta a recente confirmação de produção do superdesportivo elétrico, o C-X75, que contará com tecnologia híbrida fornecida pela Williams F1.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
As primeiras imagens do BMW M3 DTM

A BMW já efetuou os primeiros testes com o seu novo competidor para o DTM. Embora tenham decorrido à porta fechada, já foi possível encontrar na Internet as primeiras imagens do modelo bávaro para o ataque ao DTM.



Eurosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Campeonato de Espanha de GT de visita a Portugal

O Campeonato de Espanha de GT regressa a Portugal neste fim de semana, para a tradicional visita à pista do Estoril. Mais uma vez, a jornada portuguesa adota um formato especial, com uma única corrida de 70 minutos disputada no domingo.

1242cf82.jpeg


A temporada tem sido dominada essencialmente por portugueses, tanto pilotos e equipas, e nas três primeiras provas houve sempre pelo menos um português no lugar mais alto do pódio. Como mais de metade do plantel da competição espanhola é constituído por equipas nacionais, a maior parte dos intervenientes vai ter uma viagem curta para a pista.

A vitória à geral deverá ser discutida pelo Porsche 911 da Drivex, onde militam Manuel Gião e Miguel Pais do Amaral, o novo Ferrari 458 dos irmãos Miguel e João Ramos, o Ferrari 430 da Aurora, com Hugo Godinho e o espanhol Celso Miguez ao volante, bem como vários carros da classe GTS (a categoria secundária), o Audi R8 da Novadriver, com o qual César Campaniço e João Figueiredo lideram o campeonato à geral (!), o Mercedes SLS AMG do Team Vodafone e o Lamborghini Gallardo da Goodsense Racing Team.

A equipa bracarense deverá também tentar ganhar a categoria GT Light com o Aston Martin e o Ginetta, o mesmo se passando com o Aston Martin da NGT Motorsport.

Com o desaparecimento dos vários troféus que acompanhavam o Campeonato de Espanha de GT, a prova do Estoril terá apenas uma competição de apoio, o Estoril Gentlemen Drivers, com duas corridas abertas a modelos Caterham com especificação de troféu.

HORÁRIO

Sábado, 16 de julho
13h30 CEGT (qual. 1)
15h15 Gentlemen Drivers (qual. 1)
16h15 CEGT (qual. 2)

Domingo, 17 de julho
10h15 Gentlemen Drivers (corrida 1)
11h30 CEGT (corrida 2h10m)
14h10 Gentlemen Drivers (corrida 2)

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
BMW revela M3 DTM Concept Car em Munique

A BMW revelou esta noite o protótipo do seu modelo M3 para o Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM), em Munique. Debaixo de muita expectativa, o M3 DTM Concept Car foi revelado à imprensa mundial por Klaus Draeger, membro do Conselho de Administração da BMW AG, e por Jens Marquardt, diretor da BMW Motorsport, mostrando a sua cor preto mate, a mesma que utilizou no primeiro ensaio em pista.

785803aa.jpeg


Ainda que não seja o modelo final que estará à partida do campeonato 2012 do DTM, este M3 Concept Car dá já uma ideia daquilo que se pode esperar da marca bávara, tendo já confirmado os primeiros dois pilotos da equipa, com Andy Priaulx e Augusto Farfus a receberem desde já a tarefa de defesa das cores da BMW no campeonato.

"É bom ver o nosso projeto do DTM a ganhar forma. No próximo ano, a BMW regressa ao DTM após duas décadas de ausência. Vamos enfrentar os nossos principais adversários no segmento Premium e estamos ansiosos pelo desafio", referiu Klaus Draeger, lembrando ainda que esta nova incursão da BMW no DTM "significa um regresso às raízes".

"Montar um novo programa de competição e colocá-lo a correr é como um puzzle. As novas peças são acrescentadas quase diariamente e temos de as por no sítio para criar a imagem geral. O novo BMW M3 DTM Concept Car é um marco importante no nosso caminho para a temporada 2012", afirmou Marquardt, novo responsável máximo do programa desportivo da BMW.

"Andy Priaulx e Augusto Farfus também estão envolvidos e vão formar parte da nossa dupla de pilotos em 2012. As suas performances importantes nos carros de turismos e GT fazem deles especialmente adequados para o DTM e estamos certos de que também vão deixar a sua marca na série", acrescentou.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Audi também revela novo modelo para o DTM

Após a BMW, a Audi também revelou qual o modelo com que irá participar no Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM), tendo a escolha recaído no novo A5, que conhecido interna e interinamente como 'R17', irá substituir a partir de 2012 o atual A4 DTM de quatro portas.

5b2658b8.jpeg


"Em 2012, os novos regulamentos técnicos vão entrar em vigor no DTM. Temos exatamente o modelo certo no A5. Estamos convictos de que poderemos continuar com este modelo a história de sucesso da Audi no DTM", afirmou o responsável máximo da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich.

Um dos aspetos mais trabalhados neste A5 DTM será o da segurança, com Ullrich a explicar que "os nossos engenheiros estiveram envolvidos na tarefa de aumentarem a segurança no DTM, que já era alta, para o nível mais elevado possível", tendo recordado também os exemplos vistos na passada edição das 24 Horas de Le Mans, na qual dois dos Audi R18 foram destruídos em acidentes mas sem consequências físicas para os pilotos.

"Em Le Mans este ano, vimos novamente que o nosso conceito de desenho de estruturas de segurança é bom e apropriado. Isto é exatamente aquilo que estamos a tentar levar para o DTM em conjunto com os nossos colegas da BMW e da Mercedes-Benz", referiu.

À imagem dos outros modelos do DTM, este novo A5 DTM tem como base uma monocoque em fibra de carbono combinada com uma estrutura tubular, destacando-se também a obrigatoriedade do pilar B estar montado pouco à frente da cabeça dos pilotos para melhor proteção em caso de acidente.

"Temos melhorado continuamente nesta área e vamos continuar a fazê-lo no futuro. Os novos modelos de DTM são a melhor prova de que se pode tornar algo seguro em algo ainda mais saudável. Essa é outra coisa que queremos dizer com a sigla 'Vorsprung durch Technik' [Evolução através da Tecnologia]".

O motor escolhido será um V8 capaz de produzir 460 cv adaptado do A4 DTM quase sem alterações, acoplado a uma transmissão de seis velocidades. A imagem entretanto apresentada dá apenas uma ideia do que será o novo A5 DTM, sendo que o modelo está agora em construção em Ingolstadt para ser revelado publicamente no próximo Salão de Frankfurt.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Donington: Chevrolet lideram treino da manhã; Monteiro em terceiro

Os Chevrolet Cruze voltaram a dominar o primeiro treino livre do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC) para a prova de Donington, com Robert Huff a bater Yvan Muller por apenas 0,248s.

83abc307.jpeg


Numa sessão que contou com presença de chuva forte, Huff acabou por destacar-se com uma volta em 1.51,058s, enquanto Muller ficou logo atrás. Depois de problemas no teste de ontem, em que problemas de motor impediram o piloto luso sequer de completar uma volta, Tiago Monteiro foi hoje o terceiro melhor do treino livre inicial com o seu SEAT Leon 1.6 T, embora tenha ficado já a mais de um segundo do tempo de Huff.

A comprovar a boa prestação de ontem, Robert Dahlgren levou o seu Volvo até ao quarto posto, logo na frente de Pepe Oriola, com o jovem espanhol a colocar o seu SEAT na quinta posição. Alain Menu levou o terceiro Chevy Cruze oficial até ao sexto posto.

1. Rob Huff Chevrolet 1.51,058s
2. Yvan Muller Chevrolet + 0,248s
3. Tiago Monteiro SUNRED SEAT + 1,241s
4. Robert Dahlgren Polestar Volvo + 1,253s
5. Pepe Oriola SUNRED SEAT + 1,690s
6. Alain Menu Chevrolet + 2,094s
7. Michel Nykjaer SUNRED SEAT + 2,290s
8. Tom Coronel ROAL BMW + 2,409s
9. Franz Engstler Engstler BMW + 2,465s
10. Kristian Poulsen Engstler BMW + 2,593s
11. Mehdi Bennani Proteam BMW + 2,808s
12. Fredy Barth SUNRED SEAT + 3,098s
13. Yukinori Taniguchi Bamboo Chevrolet + 3,445s
14. Gabriele Tarquini SUNRED SEAT + 4,005s
15. Javier Villa Proteam BMW + 4,379s
16. Norbert Michelisz Zengo BMW + 4,435s
17. Colin Turkington Wiechers BMW + 4,621s
18. Darryl O'Young Bamboo Chevrolet + 5,331s
19. Aleksei Dudukalo SUNRED SEAT + 5,405s
20. Fabio Fabiani Proteam BMW + 16,198s

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
WTCC - Donington:Tiago Monteiro parte de quarto; Chevrolet dominam qualificação

A Chevrolet dominou novamente a sessão de qualificação para a corrida do Mundial de Turismos (WTCC) em Donington, com Yvan Muller a alcançar a pole position para a segunda corrida, na frente de Robert Huff e de Alain Menu.

7a8fccb8.jpeg


Uma vez mais, e tal como na Boavista, Tiago Monteiro foi o melhor dos representantes da SUNRED, qualificando o seu Leon 1.6 T na quarta posição, numa prestação novamente bastante consistente do piloto luso e a mostrar que pode ser um dos principais animadores da prova de amanhã.

Na fase decisiva da qualificação, a Q2, o piso foi secando de forma progressiva, permitindo aos pilotos melhorarem os seus registos. Muller foi o melhor, então, ao rodar em 1.38,470s, sendo ligeiramente mais veloz do que Huff, que havia liderado as sessões de treinos livres. A diferença entre ambos cifrou-se em 0,081s, enquanto Menu ficou já a 0,324s.

Monteiro colocou-se a 0,697s, conseguindo ficar na frente de Colin Turkington, que a jogar em casa, conseguiu realizar o quinto melhor tempo com o BMW da Wiechers-Sport. Darryl O'Young (Bamvoo Chevy) foi o sexto, com o top 10 a ficar completo com as presenças de Franz Engstler (Engstler BMW), Tom Coronel (ROAL BMW), Javier Villa (Proteam BMW) e Michel Nykjaer (SUNRED SEAT). Villa, no entanto, irá perder cinco lugares na grelha de partida devido a uma penalização que remonta à prova lusa da Boavista.

Surpresa foi o facto de Gabriele Tarquini ter ficado de fora logo na Q1, devido à demora na pesagem do seu SEAT ainda no decorrer da sessão, acabando por se queixar disso, na medida em que contava entrar com facilidade no top 10. Outra surpresa foi o 19º tempo de Robert Dahlgren, que não conseguiu repetir a boa prestação verificada nos treinos livres.

Na Q1, Tiago Monteiro fez o sétimo melhor tempo, com Tom Coronel a ser o décimo e quatro Chevrolet Cruze nas quatro primeiras posições, com Yvan Muller a liderar.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Nissan vence corrida de qualificação em Paul Ricard

Michael Krumm e Lucas Luhr venceram a corrida de qualificação do Mundial FIA GT1 em Paul Ricard, França, aos comandos do Nissan GT-R da JRM Racing.

bde9adaa.jpeg


Com temperaturas escaldantes superiores a 30ºC, a dupla do Nissan número 23 acabou por vencer, com a equipa JRM a entrar na última volta com os seus dois carros nas duas primeiras posições, mas na linha de meta, a serem dois Aston Martin da Young Driver AMR a subirem aos dois lugares mais baixos do pódio. Isto porque Richard Westbrook (que faz parceria com Peter Dumbreck no Nissan nº 22 da JRM) não conseguiu suster os ataques dos dois Aston Martin, sendo primeiro ultrapassado por Tomas Enge (Alex Muller) e, depois, por Darren Turner (e Stefan Mucke).

Dumbreck liderou a fase inicial de prova com o seu Nissan, tendo partido da pole position, sempre seguido pelo carro da mesma equipa, acabando depois por se ver batido nas paragens das boxes. Na quinta posição terminou o Ford GT da Marc VDS pilotado por Fred Makowiecki e Maxime Martin, enquanto Christian Hohenadel e Andrea Piccini ficaram em sexto com um Aston Martin.

Os vencedores da última corrida, em Navarra, Nicky Pastorelli e Dominik Schwager foram obrigados a desistir a 20 minutos do final de prova, quando o motor do Lamborghini Murcielago perdeu potência, o mesmo sucedendo ao carro dos líderes do campeonato, Marc Basseng e Markus Winkelhock, embora este tenha terminado em sétimo.

1 Michael Krumm / Lucas Luhr Nissan GT-R 27 voltas em 1:01:48.063
2 Tomas Enge / Alex Müller Aston Martin DB9 8.350
3 Stefan Mücke / Darren Turner Aston Martin DB9 9.406
4 Richard Westbrook / Peter Dumbreck Nissan GT-R 10.375
5 Frederic Makowiecki / Maxime Martin Ford GT Matech 17.171
6 Christian Hohenadel / Andrea Piccini Aston Martin DB9 21.142
7 Markus Winkelhock / Marc Basseng Lamborghini Murcielago 670 R-S 23.547
8 Dimitri Enjalbert / Michael Rossi Corvette Z06 25.986
9 Nicky Catsburg / Enrique Bernoldi Nissan GT-R 37.111
10 Jamie Campbell-Walter / David Brabham Nissan GT-R 58.282

Autosport
 
Topo