Portal Chamar Táxi

Cantinho da Velocidade / WTCC

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Experiências da ASM à chuva em Portimão

17022010_paisamaral_500.jpg

A ASM foi obrigada a mudar os planos para os testes realizados nos últimos dois dias em Portimão. A chuva que se fez sentir fez com que a formação nacional deixasse as experiências programadas para piso seco na gaveta e optasse por um plano B.

Ainda sem algumas inovações técnicas criadas pela Zytek, mas que não chegaram a tempo porque a ACO se atrasou a revelar os regulamentos para 2010, Miguel Pais do Amaral e Olivier Pla comprovaram que: “também à chuva, continuamos entre os mais rápidos do campeonato”, disse o piloto/empresário.

Para António Simões, responsável pela ASM, o facto da chuva ter alterado o programa dos testes não foi grave porque assim a equipa pôde “permitiu testar várias soluções de pneus para piso molhado que poderão revelar-se importantes ao longo da época, nomeadamente em Le Mans, onde quase sempre chove durante um período da corrida”.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Campaniço não é campeão GT3

f8bd69ba.jpeg

A organização do Campeonato Europeu de GT3 confirmou a atribuição do título à dupla Christopher Mies/Christopher Haase, acabando com a possibilidade de César Campaniço ficar com o título.

A Hexis Racing AMR, que ficou com o segundo lugar do campeonato, protestou a legalidade do Audi R8 da Phoenix Racing na prova de Zolder, mas o RACB, órgão federativo belga, recusou o protesto feito pela equipa francesa. Repetiu-se uma situação vista em Oscherselben, em que foi possível verificar que um carro estava ilegal na segunda manga mas não foi possível prová-lo em relação à primeira.

Caso a desclassificação tivesse sido confirmada, César Campaniço e Nicolas Armindo teriam sido campeões europeus, mesmo sem terem ganho uma única prova. Assim, Campaniço ficou apenas em terceiro e não teve direito ao prémio monetário correspondente à vitória, o que vem dificultar o seu objectivo de ascender ao novo Mundial de GT1.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pedro Lamy: "Reconhecimento do bom trabalho dos últimos três anos com a Peugeot"

e96bc1d0.jpeg

A Peugeot Sport apresentou hoje Pedro Lamy como piloto oficial da Peugeot Sport para a temporada desportiva de 2010, o que sucede pelo quarto ano consecutivo. A cerimónia serviu ainda para apresentar o programa desportivo para 2010, bem como o nome dos pilotos que irão dividir os comandos dos três 908 HDi FAP oficiais da marca francesa.

A grande aposta da Peugeot Sport em 2010 é, sem dúvidas, a renovação do título das 24 Horas de Le Mans. Para tal, a equipa oficial tem já agendado um intenso programa de testes durante a primeira metade da temporada, contando com nada mais, nada menos, que 11 sessões de treinos antes da mais importante prova de resistência do mundo. Em termos de competição, a equipa de Pedro Lamy alinhará, para já, nas 12 Horas de Sebring (18 a 20 de Março), 1000Km de Spa-Francorchamps (7 a 9 de Maio). A seguir às 24 Horas de Le Mans (6 a 13 de Junho), está para já agendada a participação nos 1000Km de Silverstone (10 a 12 de Setembro) e na International Le Mans Cup em Xangai (12 a 14 de Novembro).

Para Pedro Lamy: "Esta renovação deixa-me muito orgulhoso pois é o reconhecimento do bom trabalho que tenho vindo a realizar nestes últimos 3 anos para a Peugeot. É uma excelente equipa a todos os níveis. Todos trabalham com grande entusiasmo, sejam os engenheiros, mecânicos ou pilotos, todos dão 110% para que o objectivo seja cumprido e sinto-me muito bem por fazer parte desta equipa. O nosso principal objectivo é lutar pela vitória nas 24 Horas de Le Mans e para isso é necessário muitos testes e preparar da melhor forma possível a nossa participação. Além do calendário já divulgado, a Peugeot Sport esta ainda a equacionar a participação em outras provas a seguir a Le Mans, embora ainda não tenha decidido quais".

As formações oficiais para as 24 Horas de Le Mans nos 3 carros da Peugeot Sport serão: Marc Gene, Alexander Wurz e Anthony Davidson no Peugeot nº 1, Nicolas Minassian, Franck Montagny e Stephane Sarrazin no Peugeot nº2 e Pedro Lamy, Sebastien Bourdais e Simon Pagenaud no 908 HDi FAP nº3. Para as restantes provas, poderão surgir algumas alterações pontuais nas formações.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
STOCK-CAR,.Felipe Maluhy e Duda Pamplona serão os pilotos da Officer em 2010

FMaluhy.jpg

O paulista Felipe Maluhy vai disputar sua sétima temporada de Stock Car defendendo as cores da equipe Officer Motorsport. O acordo, válido para o Campeonato Brasileiro de 2010, foi firmado ontem após negociações que tanto Maluhy quando Duda Pamplona - piloto e proprietário da operação baseada em Petrópolis -, consideram que aconteceram de maneira “rápida e tranquila, como esperamos que seja nossa campanha este ano”.

O primeiro contato de Maluhy com seu novo carro, o Chevrolet Vectra identificado pelo número 33, será na próxima semana, quando acontecem os treinos livres da Stock Car em Interlagos.

“Correr ao lado do Duda Pamplona é uma alegria muito grande: a gente se conhece há muitos anos e disputamos vários campeonatos juntos, inclusive o Brasileiro de F-Chevrolet de 1997, quando ele foi campeão. A maneira como conduzimos nossas negociações e como chegamos a um acordo me deixou muito animado para a temporada que começa dia 28 de março”.

Pamplona, que no ano passado completou cem largadas na categoria, também está otimista para o certame de 2010 e justifica seu entusiasmo pela experiência do seu novo companheiro de equipe:

“O Maluhy é um piloto rápido e batalhador e tem uma boa bagagem internacional, onde se destacam suas passagens pela F-Audi Palmer na Inglaterra e, mais recentemente, a TC 2000 na Argentina. Essa experiência será muito importante para nossa equipe. Ao anunciar oficialmente a chegada de Maluhy quero agradecer a colaboração do Nonô Figueiredo, que esteve conosco nas últimas três temporadas e contribuiu bastante para o nosso crescimento”.

O lançamento oficial da equipe Officer Motorsport está confirmado para o dia 2 de março, às 17 horas, no Transamérica Expo Center, quando serão anunciadas mais novidades sobre a organização em evento que deverá reunir mais de 4 mil pessoas.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Lamy com a BMW em Nurburgring

26022010_lamy_500.jpg

A BMW anunciou esta manhã que Pedro Lamy vai voltar a conduzir um M3 nas 24 Horas de Nurburgring. Para disputar esta prova, que terá lugar a 15 e 16 de Maio, o piloto português recebeu uma autorização especial por parte da Peugeot. Lamy irá, assim, estar ao lado de Jörg Müller, Dirk Werner, Dirk Müller, Andy Priaulx, Augusto Farfus, Uwe Alzen and Dirk Adorf.

“Estamos muito satisfeitos por ter Pedro Lamy nas nossas fileiras neste seu regresso ao Nurburgring”, disse o director da BMW Motorsport, Mário Theissen. “Ele mostrou ser um especialista em carros de GT e é um dos mais rápidos e consistentes pilotos no Nordschleife. Os nossos dois BMW M3 GT2 estão agora bem entregues nas mãos de quatro bons pilotos.”

Pedro Lamy, por seu turno, diz que não vê a hora de se sentar ao volante do sucessor do M3 GTR porque, “as minhas vitórias em Nurburgirng continuam a constituir um marco na minha carreira e queria aumentar esse sucesso com a BMW.”
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Veloso Motorsport no CPGT com um Lamborghini Gallardo

A Veloso Motorsport vai participar em 2010 no novo Campeonato de Portugal de GT, com Patrick Cunha e José Carlos Ramos a tomarem parte ao volante de um Lamborghini Gallardo.
6b3b2bbc.jpeg

Luis Veloso afirma a sua satisfação por conseguir colocar de pé este projecto, "é uma aposta muito importante para a Veloso Motorsport, que depois de toda a experiência acumulada com as competições ao nível de carros de turismo, onde conseguimos sempre vencer, entra agora numa fase nova da sua vida com os GT, um patamar onde queremos também chegar longe".

A dupla de pilotos que vai encabeçar esta nova aposta da Veloso Motorsport dispensa apresentações. O mais experiente dos dois, Patrick Cunha, tem no seu currículo entre outros títulos, a conquista do Campeonato Nacional de Velocidade, sendo reconhecidamente um dos mais rápidos pilotos portugueses. Para Patrick esta será também ela, uma nova aposta na sua carreira, facto que traz motivos acrescidos de motivação para o piloto de Vieira do Minho.

"Vai ser na verdade uma experiência completamente nova para mim e que por isso se torna também muito aliciante. Espero conseguir adaptar-me bem ao Lamborghini e ser competitivo logo desde as primeiras provas. Esta foi na realidade uma aposta muito grande em algo completamente diferente em Portugal, num novo campeonato, que se aguarda esteja à altura da aposta dos nossos patrocinadores."

Depois de uma evolução muito positiva no PTCC, para José Carlos Ramos esta será também uma nova aposta na sua carreira, sendo um desafio que o piloto do Porto encara com grande entusiasmo. "A participação neste campeonato, será um passo muito importante na minha carreira, um desafio muito grande para mim e para o qual espero estar à altura. Este é também o concretizar de um sonho, por isso estou muito motivado para fazer uma época em grande, com objectivos concretos de vencer. Estou muito honrado por fazer equipa com um piloto como o Patrick Cunha, cuja experiência e valor falam por si."

A Veloso Motorsport vai iniciar os testes no dia 5 de Março em Magny Cours, circuito francês onde pilotos e equipa vão ter o seu primeiro contacto com o Lamborghini Gallardo. O carro será depois transportado para Portugal, onde vão entretanto prosseguir os testes e a necessária adaptação dos pilotos ao novo bólide da equipa nortenha, antes da estreia oficial em competição aprazada para o final do mês de Março em Braga.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Tiago Monteiro continua no WTCC com a Seat

O piloto luso vai fazer equipa com o actual campeão em título, Grabriele Tarquini, e com Tom Coronel na Sunred Engineering, que passará a chamar-se SR-Sport e que será apoiada pela Seat Sport
Tiago-Monteiro_Seat_250.jpg

O piloto português Tiago Monteiro vai estar novamente em 2010, pela quarta época consecutiva, com a Seat no Campeonato do Mundo de Carros Turismo (WTCC). O corredor luso vai fazer equipa com o actual campeão em título, Grabriele Tarquini, e com Tom Coronel na Sunred Engineering, que passará a chamar-se SR-Sport e que será apoiada pela Seat Sport.

Depois de nas últimas três épocas Tiago Monteiro ter estado sempre em plano de destaque, é com enorme satisfação que o piloto encara mais esta participação: “Estou muito satisfeito por poder, uma vez mais, disputar o WTCC e de fazer parte da família Seat. O WTCC, excepção feita à F1, é dos Campeonatos que maior retorno dá e de maior nível de competitividade. Nos últimos anos aprendi bastante, para além de ter tido o prazer de fazer parte de um paddock único. Este desfecho era realmente o que mais ambicionava”.

Apesar de a época de 2010 ser distinta das transactas, Tiago Monteiro mostra-se confiante: “Vou dar o tudo por tudo para conseguir os melhores resultados possíveis ao longo da época. É somente com esta postura que consigo estar sempre que entro em qualquer prova”. O WTCC tem a primeira corrida de 5 a 7 de Março no Brasil e visita Portugal de 2 a 4 de Julho, em prova que se irá disputar no Autódromo Internacional do Algarve.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
ALMS testaram em Sebring

87435323.jpeg

Os homens da ALMS anunciaram um 'plantel' de 35 inscritos para as 12 Horas de Sebring, onde iremos ter dupla presença portuguesa, consubstanciada em Pedro Lamy, que corre num dos dois Peugeot oficias e João Barbosa, que corre no Ferrari da XTreme Speed, uma nova equipa.

Por estes dias decorreu o habitual teste em Sebring, sendo que a corrida realiza-se a 20 de Março. A prova irá decorrer sob as regras da ACO - as excepções da ALMS são Petit Le Mans e Sebring - pelo que terá as classes LMP1 e LMP2. Com a ausência da Audi, a Peugeot é a grande favorita, e na Florida terá dois carros para Gené, Wurz e Davidson e outro Peugeot 908 HDi FAP para Lamy, Bourdais e Minassian. Entre os restantes carros da LMP1 destaque para a Aston Martin Racing.

Na classe LMP2, destaque vai para os campeões Patrón Highcroft Racing, que estarão em Sebring com o novo HPD ARX-01c (ex-Accura) para Brabham, Pagenaud e Marino Franchitti. Entre os mais fortes opositores, destaque para a equipa Muscle Milk Team Cytosport, com o Porsche RS Spyder (Picket/Graf/Maassen) e a Dyson Racing Team, com Lola Mazda (Dyson, Smith e Meyrick).

Muitos e bons motivos para seguir a corrida, mas entretanto, mostramos as máquinas que pode ver dentro de três semanas em Sebring. De referir que os Peugeot não testaram em Sebring, mas em Paul Ricard.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
João Barbosa desenvolve Porsche Panamera

João Barbosa foi contratado pela N. Technology para fazer o desenvolvimento do Porsche Panamera S que vai correr na Superstars em 2010.
40a2b966.jpeg

Barbosa também vai correr com o Panamera na segunda jornada de 2010, que terá lugar no Algarve a 18 de Abril. Esta será a estreia do piloto português no circuito, pois não pôde correr na Le Mans Series nem no Open GT em 2010.

Barbosa explica que "o programa com a N. Technology e o Porsche Panamera S é uma grande oportunidade. Permite-me aprofundar a ligação com a Porsche ao mesmo tempo que estabeleço uma relação de trabalho com a N. Technology".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
BMW Z4 GT3 pronto para as pistas

Já de acordo com as especificações para o Campeonato Europeu de GT3, GT Open, ADAC GT Masters ou 24 Horas de Nurburgring, o novo BMW Z4 GT3 é a nova arma da marca de Munique para os seus clientes que queiram competir nessas categorias de forma particular.
f54688a8.jpeg

Com 480 cv de potência derivados do bloco que já equipa o M3 GT2, este Z4 GT3 apresenta ainda uma caixa sequencial de seis velocidades, ABS de competição ou até mesmo ar condicionado como opcional. Este BMW estará disponível para entrega a partir da segunda metade de 2010 a um preço de 298 mil euros. Eventuais interessados, poderão contactar a BMW Motorsport através do mail [email protected].
76640110.jpeg
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Rodolfo Ávila estreia novo Porsche na Taça Porsche Carrera Ásia

9c3c0e5b.jpeg

O piloto português de Macau Rodolfo Ávila teve o primeiro contacto com a nova versão do Porsche 911 GT3 Cup no "Teste Oficial" da Taça Porsche Carrera Ásia realizado no passado fim-de-semana no Circuito Internacional de Sepang, Malásia.

Ávila, que este ano irá alinhar pelo Team Jebsen, concentrou-se nestes dois dias na adaptação à nova viatura, mais potente e com uma aerodinâmica mais apurada, e aos métodos de trabalho da sua nova equipa. Sob um calor abrasador, o piloto do carro nº 20 voltou a mostrar que há que contar com ele na luta pelos lugares cimeiros.

"O primeiro dia foi destinado a fazer a rodagem do carro, enquanto no segundo focamos as nossas atenções nas afinações, principalmente no desgaste dos pneus. Obter um bom tempo não era a nossa maior preocupação, apesar de ter feito a segunda melhor marca nas sessões de
domingo. No entanto, é sempre difícil comparar os tempos obtidos, porque os pilotos mais rápidos fizeram as suas melhores marcas em alturas diferentes do dia, sendo que as condições da pista não eram exactamente as mesmas", explicou o piloto de 23 anos.

Dividida por seis eventos e onze corridas, a Taça Porsche Carrera Ásia terá em 2010 um recorde de inscritos. Ao todo serão 23 concorrentes presentes a tempo inteiro provenientes de quatro continentes.

O primeiro evento da temporada 2010 da Taça Porsche Carrera Ásia decorre de 16 a 18 de Abril no Circuito Internacional de Xangai, fazendo parte do programa de provas do Grande Prémio da China de Fórmula 1, prova em que em 2009 Ávila conquistou a pole-position e dois terceiros lugares.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Lamy, segundo nas 12 Horas de Sebring

phpThumb.php

A equipa do piloto português Pedro Lamy e dos franceses Nicolas Minassian e Sébastien Bourdais, em Peugeot 908 HDi-FAP, foi segunda classificada, este domingo, na 58.ª edição das 12 Horas de Sebring, primeira prova do campeonato de resistência American Le Mans Series (AMLS) que começou, sábado, naquele circuito da Florida.

"O nosso grande objectivo de 2010 é voltar a vencer em Le Mans. O trabalho de desenvolvimento do 908 HDi FAP, principalmente para estar ao mais alto nível com as novas regras introduzidas para este ano, começou imediatamente após a edição de 2009. Desde então conseguimos três 'dobradinhas' consecutivas, o que prova o excelente trabalho realizado por todos os membros da equipa", disse Lamy.

Para a Peugeot, os únicos problemas durante a prova foram os dois piões de Davidson e Bourdais - que fez a melhor volta da prova (1.44,972 minutos) - ambos provocados pelo enorme tráfego registado na pista norte-americana.

"Alguns incidentes normais no decorrer das 12 horas de prova impediram que fossemos nós a subir ao lugar mais alto do pódio, contudo todos contribuímos para esta vitória e para o domínio absoluto da Peugeot em Sebring. Fiquei muito satisfeito com este resultado e julgo que estamos de parabéns", frisou o piloto português.

Da mesma equipa, o espanhol Marc Gené, o austríaco Alex Wurz e o britânico Anthony Davidson, venceram a prova depois de terem largado da "pole position" e cumprido 367 voltas.

No terceiro lugar, já a três voltas dos dois carros franceses, ficou o Lola equipado com motor Aston Martin, pilotado pelo alemão Stefan Mcke, pelo suíço Harold Prémat e pelo mexicano Adrian Fernández, que tinham largado de igual posição na grelha.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
‘Racing Weekend’ no Circuito Vasco Sameiro em Braga

Nacional de Velocidade arranca este fim-de-semana
Estoril.JPG

O primeiro fim-de-semana de 2010 do Nacional de Velocidade que arranca este fim-de-semana no Circuito Vasco Sameiro em Braga conta com a participação de 60 pilotos e tem no programa dez corridas. O ‘Racing Weekend’ como será agora chamado congrega um conjunto de Campeonatos que permite ao público um programa mais atractivo e diversificado.

Assim, em pista de 26 a 28 de Março estará o PTCC/Campeonato de Portugal de Circuitos, o recém criado Campeonato de Portugal de GT e Sport Protótipos, o Campeonato de Portugal de Clássicos e Clássicos 1300, um total de 60 equipas com mais de 70 pilotos entre eles: José Pedro Fontes, Diogo Castro Santos, César Campaniço, José Monroy, etc.

Os GT e Sport Prótotipos correrão em conjunto tendo como cabeça de cartaz, José Pedro Fontes, campeão em título do PTCC, que fará equipa com Diogo Castro Santos no Aston Martin DBRS9. Também César Campaniço estará em acção neste campeonato, pese embora, não nesta jornada em particular, mas será certamente um dos concorrentes a ter em conta. Outra das novidades é a participação de Patrick Cunha no potentíssimo Lamborghini Gallardo. Nos Sport Prótotipos pode-se contar com a presença de Paulo Ramalho, António Calado ou João Estrela.

No PTCC, apesar do número de inscritos estar longe da realidade de outros anos, conta com José Monroy (Mitsubishi Racing Lancer Evo IX) como principal candidato ao título. Porém, e tal como já se verificou no passado, a aposta nos SEAT Leon Supercopa volta a ser uma realidade. A competitividade destes carros atrai os pilotos que querem discutir as vitórias. Assim, Monroy vai ter a árdua tarefa de se defender, ou talvez não, de pilotos como Nuno Batista ou Fábio Mota que em 2009 abrilhantaram a categoria 3 ou até mesmo de Gonçalo Manahu, António Silva ou António Costa.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Álvaro Parente de regresso ao FC Porto

phpThumb.php

Álvaro Parente vai voltar ao volante do monolugar do FC Porto, na terceira temporada da Superleague Fórmula, que arranca, a 3 de Abril, no circuito inglês de Silverstone, anunciou, esta sexta-feira, o clube, no seu síde oficial.

Parente, que este ano esteve perto de ser piloto de testes da Virgin Racing, equipa de Fórmula 1, já disputara e vencera, pelos dragões, uma das corridas, no Autódromo do Estoril, na ronda portuguesa da época passada da Superleague Fórmula.

"Quando entro numa competição tenho sempre como objectivo vencer. É claro que não vai ser fácil, dado que estão confirmados muitos pilotos de grande qualidade. Penso, no entanto, que com trabalho e aplicação, com a ajuda da equipa, poderemos estar na luta pelos lugares cimeiros em cada corrida e batalhar pelo campeonato até à última prova", disse Parente.

O piloto, que se assume como adepto dos "dragões", substitui o francês Tristan Gommendy, que, depois de duas temporadas a pilotar o monolugar do FC Porto, trocou a equipa portuguesa pelo Galatasaray.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
José Ramos: "Com estes azares e a polémica dos 'handicaps' foi impossível vencer"

A segunda corrida do Campeonato de Portugal de Circuitos hoje disputada no Circuito de Braga, não correu de feição a Patrick Cunha e José Ramos, que terminaram os sessenta minutos de prova na terceira posição da geral, alcançando o segundo lugar entre os carros da categoria GT3, ainda que o Lamborghini Gallardo da Veloso Motorsport, tenha assumido a liderança repartida do campeonato.
eeb09b37.jpeg

Com um início de corrida a papel químico da corrida do dia anterior , foi de novo Patrick Cunha a ter a responsabilidade de fazer o primeiro turno de condução. Uma partida menos conseguida, relegou o piloto de Vieira do Minho para a segunda posição, lugar que ocuparia durante as primeiras voltas da corrida, antes de assumir a liderança da prova à 13ª volta. Foi nessa posição e depois de efectuar a volta mais rápida da corrida que Cunha entraria nas boxes para trocar de posição com José Ramos.

Seria neste processo de troca de pilotos que iria surgir a polémica relacionada com o tempo de paragem obrigatória dos principais adversários do Lamborghini da Veloso Motorsport, os homens da Vodafone Wedo Samsung Team, do Aston Martin de José Pedro Fontes e Diogo Castro Santos, que, segundo referem os homens da Veloso Motorsport, não terão efectuado a sua paragem obrigatória respeitando o tempo indicado para o respectivo 'handicap'.

Para piorar a situação, em pista, a dupla Cunha /Ramos viria ainda a fazer um pião, já que devido ao tempo quente que se fez sentir ontem em Braga, Ramos deparar-se-ia com um carro muito difícil de conduzir, dado o já elevado desgaste dos pneus. Essa terá sido mesmo a principal razão para o pião que o piloto portuense efectuou numa das curvas mais lentas do circuito e que iria revelar-se fatal para as aspirações da equipa em termos de posição na corrida.

O carro da Veloso Motorsport manteria ainda assim a segunda posição que ocupava após a troca de pilotos, perdendo no entanto mais um lugar, devido a um problema com a caixa de velocidades, que bloqueou momentaneamente e por duas vezes na mesma volta, facto que impediu a defesa da posição.

"Tal como no início da corrida de sábado, o carro esteve ontem também muito complicado de conduzir, devido a estar com a caixa de velocidades, pneus e travões ainda frios, mas depois das primeiras voltas ficou melhor e pude então atacar a liderança. Tentei a ultrapassagem na travagem para a chicane, mas acabei por ser tocado e não consegui passar para a frente. Com a entrada do meu adversário nas boxes, assumi o comando e tentei ganhar o máximo de vantagem possível, o que consegui. Depois entreguei o carro ao José Ramos, julgava eu que na primeira posição, mas tal não se viria estranhamente a verificar. Foi pena porque acho que tínhamos muitas hipóteses de repetir o triunfo de ontem." disse Patrick Cunha.

"No meu turno de condução, os pneus já estavam muito degradados e por isso tive muitos problemas para manter o carro em pista. Acabei por fazer um pião na chamada "curva do gatilho", perdi muito tempo e em consequência as hipóteses de ainda tentar chegar à liderança da prova. Entretanto comecei a ser pressionado pelo concorrente que seguia na terceira posição, acabando por ter de ceder o lugar devido a ter ficado duas vezes com a caixa momentaneamente encravada. Foi pena, porque esperávamos conseguir vencer de novo e com estes azares e a polémica dos 'handicaps', tal tornou-se impossível." Disse por sua vez José Ramos, visivelmente agastado com a situação.

Classificação Final - Corrida 2:
1º José P. Fontes / Diogo Santos - Aston Martin DBRS9, 42 voltas em 1h00:40s606
2º António Nogueira / António Coimbra - Porsche 911 GT2, a 1s993
3º Patrick Cunha / José Ramos - Lamborghini Gallardo GT3, a 9s161 ...

Classificação no Campeonato Absoluto:
1º José P. Fontes / Diogo Santos - 18 pontos
1º Patrick Cunha / José Ramos - 18 pontos
3º António Nogueira / António Coimbra - 10 pontos
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
ORECA lidera primeira sessão em Paul Ricard; ASM em segundo nos P2

A primeira sessão de treinos livres para a corrida deste fim-de-semana da Le Mans Series foi liderada pelo Peugeot 908 HDI da ORECA, com Olivier Panis, Nicolas Lapierre e Stéphane Sarrazin a baterem o Audi R15 TDI de Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish por 0,243s. Na luta pela categoria LMP2, o carro da Quifel ASM ficou com o segundo posto, sendo batido pelo Strakka HPD.
c183da17.jpeg

Na frente da tabela de tempos no circuito de Paul Ricard, outro carro da equipa ORECA ficou no terceiro posto, este construído pela própria equipa, ficando a cerca de meio segundo do 908 HDI, ao passo que o melhor dos Lola da Rebellion ficou com o quinto posto.

Na classe LMP2, a Strakka viu o seu empenho com o HPD (antigamente conhecido como Acura na American Le Mans Series) ser recompensado neste primeiro ensaio, batendo o Ginetta de Miguel Amaral, Olivier Pla e Warren Hughes por cerca de um segundo.

Quanto às restantes categorias, se nos GT1 o Saleen da Larbre Competition foi inequivocamente o melhor, já que é o único da categoria, nos GT2 a luta foi mais intensa, se bem que os Ferrari F430 tenham levado a melhor. Destes, o melhor foi o carro da CRS Racing, pilotado por Andrew Kirkaldy e Tim Mullen, batendo o carro da AF Corse e o Porsche de Richard Westbrook e Marco Holzer.

1 Panis/Lapierre/Sarrazin P1 ORECA Peugeot 1.44,154s 28 Voltas
2 Capello/Kristensen/McNish P1 Audi +0,243 19
3 Ayari/Andre/Duval P1 ORECA +0,506 21
4 Prost/Jani P1 Rebellion Lola +0,646 25
5 Belicchi/Boullion/Smith P1 Rebellion Lola +1,414 22
6 Fernandez/Primat/Mucke P1 Aston Martin +1,855 22
7 Ragues/Mailleux/Ickx P1 Signature Aston +2,953 27
8 Leventis/Watts/Kane P2 Strakka HPD +4,006 24
9 Mansell/Mansell/Mansell P1 Beechdean Ginetta +4,118 11
10 Amaral/Pla/Hughes P2 Quifel Ginetta +4,911 20
11 Erdos/Newton/Wallace P2 RML Lola +5,397 21
12 Geri/Piccini/Piccini P2 Racing Box Lola +6,067 21
13 Hein/Moreau P2 Oak Pescarolo +6,770 21
14 Ojjeh/Greaves/Ebbesvik P2 Bruich. Ginetta +6,789 23
15 Salini/Salini/Gommendy P2 WR-Zytek +8,893 24
16 Cioci/Perazzini/Ardizzone P2 Racing Box Lola +9,360 23
17 Toulemonde/Zollinger/Zampatti LC Formula Le Mans +11,996 25
18 Zacchia/Moro/Kaufmann LC Formula Le Mans +12,360 27
19 Beche/Pillon/Capillaire LC Formula Le Mans +12,425 25
20 Frey/Meichtry/Dueck P2 Race Perf. Radical +12,463 21
21 Kraihamer/de Crem/Delhez LC Formula Le Mans +12,700 23
22 Pourtales/Noda/Kennard P2 KSM Lola +12,784 10
23 Stirling/Hines/Piscopo LC Formula Le Mans +14,385 27
24 Schell/Metz/da Rocha P2 Pegasus Courage +14,517 14
25 Gardel/Goueslard/Canal GT1 Larbre Saleen +14,801 17
26 Kirkaldy/Mullen GT2 CRS Ferrari +14,825 20
27 Barlesi/Cicognani/Chalandon LC Formula Le Mans +15,485 25
28 Bruni/Melo GT2 AF Cornse Ferrari +15,817 20
29 Kutemann/Basso/Hartshorne LC Formula Le Mans +15,941 22
30 Holzer/Westbrook GT2 Prospeed Porsche +16,247 16
31 Bell/Turner GT2 JMW Aston Martin +16,283 23
32 Lieb/Lietz GT2 Felbermayr Porsche +16,314 20
33 Farnbacher/Simonsen GT2 Farnbacher Ferrari +16,559 26
34 Fisichella/Vilander/Alesi GT2 AF Corse Ferrari +16,603 23
35 Ehret/Quaife/Kaffer GT2 CRS Ferrari +16,804 21
36 Companc/Russo GT2 AF Corse Ferrari +17,005 26
37 Narac/Pilet GT2 IMSA Porsche +17,268 24
38 Dumbreck/Coronel/Bleekemolen GT2 Spyker +17,692 23
39 Ragginger/Ried/Long GT2 Felbermayr Porsche +18,462 21
40 Muller/Werner GT2 BMW +18,769 29
41 Lahaye/Nicolet P2 Oak Pescarolo Sem tempo
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Pedro Lamy sobe ao pódio no Nordschleife

26042010_lamy_500.jpg

Pedro Lamy concluiu a terceira ronda do Campeonato VLN de Resistência, que teve lugar no passado fim-de-semana, no circuito alemão de Nordschleife, na segunda posição.

O resultado é um bom indicador para o piloto português e para a equipa BMW Motorsport, que concluiu a sua intensa jornada de testes de preparação para as 24 Horas de Nürburgring, com os seus dois carros no pódio.

«Este último teste de preparação para as 24 Horas de Nürburgring foi muito positivo. A equipa realizou um excelente trabalho de preparação e o carro evoluiu bastante entre estas duas últimas corridas. Temos um carro bastante competitivo e julgo que teremos boas hipóteses de lutar pela vitória das 24 Horas», afirmou Pedro Lamy.

A vitória das 4 horas de Nordschleife acabou por pertencer à dupla do Porsche 911 GT3 R, Chris Mamerow e Wolf Henzler, com Pedro Lamy, Augustus Farfus e Jorg Muller (BMW M3 GT2), na segunda posição e Dirk Werner, Dirk Müller, Andy Priaulx e Dirk Adorf (BMW M3 GT2), no terceiro posto.

A prova ficou, ainda, marcada pelo trágico acidente que vitimou o piloto alemão Leo Lowenstein.
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
WTCC: Tiago Monteiro quinto no Mundial

O português Tiago Monteiro (Seat Leon) conseguiu um terceiro e um quarto lugar na segunda etapa do Campeonato de Mundo de Carros de Turismo (WTCC) que decorreu em Marraquexe, Marrocos, e subiu ao quinto lugar da geral.

Tiago Monteiro foi terceiro na corrida inaugural, tendo conseguido o quarto lugar na segunda corrida, que contou apenas com duas voltas.

O português subiu assim à quinta posição do Mundial de pilotos, com 33 pontos.

O circuito italiano de Monza recebe entre 21 e 23 de Maio a próxima corrida do WTCC.
"abola"
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Desafio de peso para Tiago Monteiro em Monza

Tiago Monteiro estará no próximo fim-de-semana no circuito italiano de Monza para a terceira e quarta rondas do WTCC.

O piloto português quer continuar os bons resultados conseguidos esta temporada e que lhe permitem ocupar a 5ª posição na tabela de pilotos e à SEAT liderar o campeonato de construtores.

Mas a equipa sabe que a tarefa vai ser difícil, já que o sistema de compensação de resultados vai entrar em vigor pela primeira vez, com os SEAT a receberem mais 40kg de peso, enquanto os BMW permanecem inalterados e os Chevrolet terão menos 20kg.

Tiago reconhece que a missão será mais complicada mas, mesmo assim, o piloto está confiante num bom resultado e parte determinado a conquistar pontos nas duas corridas:

"Sabemos que as coisas não deverão ser fáceis, porque o carro vai estar mais pesado e isso influência tudo, desde o comportamento em curva ao desgaste dos pneus. Mas pela minha parte acredito que é possível conseguir um bom resultado e somar pontos. Gostava de poder sair de Monza no quarto lugar dos pilotos e contribuir para um bom resultado da equipa. Estou a apenas 6 pontos do Andy Priaulx e os ritmos de corrida certamente vão estar muito aproximados, mas vou lutar muito pelos meus objectivos," garantiu Tiago.

Em Monza o SEAT León TDI de Tiago terá a bordo uma das câmaras que permitirá ver de perto o piloto português em acção. Como sempre o Eurosport vai acompanhar todo o fim-de-semana do WTCC, em directo. A qualificação, agendada para Sábado, 22 de Abril, pode ser acompanhada a partir das 15 horas no Eurosport 2. No Domingo, 23 de Abril, o Warm up tem lugar às 8 horas, com transmissão no Eurosport, o mesmo canal que garante a transmissão das duas corridas, às 11h45 e 13h45, hora Portuguesa.

Para esta etapa do Mundial de Turismos em solo italiano os pilotos podem contar com céu pouco nublado e temperatura máxima de 24ºC. Uma jornada aguardada com grande expectativa já que a nova distribuição de pesos pode ditar algumas surpresas.
"JG"
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Correr pela Ferrari traz pressão, admite Jaime Melo

le-mans-ferrari.jpg

Terão início nesta quarta-feira (9) os treinos livres e classificatórios para a 78ª edição das 24 Horas de Le Mans. A tradicional corrida francesa será disputada entre sábado e domingo, com três pilotos brasileiros entre os inscritos. Os paranaenses Jaime Melo e Augusto Farfus disputam a classe GT2, enquanto o carioca Thomas Erdos vai atuar na LM P2. O grid terá 56 carros, distribuídos nas quatro subdivisões admitidas pelo regulamento.

Melo trabalha pela terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans. “A gente normalmente pensa em uma corrida de cada vez, mas é claro que aqui o modo de encarar as coisas é diferente. A competição faz Le Mans ser um evento especial, o nível mais alto do mundo. É uma corrida muito especial, sempre com a multidão que vem para cá acompanhar. É ótimo voltar uma vez mais”, considera o piloto brasileiro, que defende a Risi Competizione.

O início dos treinos remete Melo e seus parceiros, o alemão Pierre Kaffer e o italiano Gianmaria Bruni, à uma fase de trabalho intenso. “A semana é longa e nós precisamos trabalhar conforme um planejamento, sem correria. Claro, sempre focados e concentrados, tentando dar à equipe o máximo possível de informações para termos um carro rápido e ao mesmo tempo consistente. É uma fórmula que já conhecemos bem, há vários anos”, ele comenta.

Voltar a Le Mans depois de vencer nos dois últimos anos, segundo Melo, aumenta a responsabilidade do trio. “Sempre há uma pressãozinha, nós corremos de Ferrari e a pressão existe, é uma coisa que a gente administra sem problema nenhum. Todos sabem o potencial do carro, da equipe. O carro da Ferrari e os pneus da Michelin formam um conjunto que realmente dá gosto”, diz o campeão do Mundial FIA GT e da American Le Mans Series.

O fato de ser a última participação da Ferrari com o modelo F430 nas 24 Horas também motiva o piloto. “A gente quer marcar o fim desta história com mais uma vitória aqui. É uma história vitoriosa”, observa. “A categoria GT2 vai ter 18 carros, todo mundo no mesmo nível, vai ser um páreo duríssimo. Por outro lado, é isso que motiva a gente ainda mais. Vão ser cinco dias de muito trabalho, e só um carro pode vencer. Vamos trabalhar para que seja o nosso”.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Beto Monteiro ganha troféu na NASCAR

nascar-2010-beto-monteiro.jpg

O piloto Beto Monteiro, que disputa a Fórmula Truck no Brasil, foi premiado com o Troféu Coca-Cola Move of The Race Award neste domingo (6 de junho) na disputa das 200 Milhas de Martinsville, na KN Pro Series da NASCAR no estado de Virgínia, Estados Unidos.

O piloto de Pernambuco recebeu o troféu por ter sido o piloto mais combativo da prova, com o maior número de ultrapassagens. "Foi uma prova cansativa, mas segundo o dono da equipe Troy Willimas, foi uma corrida como o americano gosta. Larguei em 27º, fiz várias ultrapassagens, rodei, voltei para a pista, passei mais gente e cheguei em sétimo", contou com entusiasmo Beto Monteiro, piloto da Scuderia ABF/Iveco na Fórmula Truck.

Foi a segunda vez que Beto Monteiro correu pela TW Racing na K&N Pro Series, categoria de acesso a NASCAR Sprint Cup Séries, principal categoria da Associação norte-americana de automobilismo mais popular no país. Em fevereiro, o brasileiro também foi sétimo em All Star Showdown em Los Angeles e ficou no agrado da equipe de Troy Williams.

Desta vez, o piloto que representou a Fórmula Truck na NASCAR foi ainda mais elogiado por seu desempenho agressivo na disputa com um grid de 40 carros. "Agora vou pensar na corrida da F-Truck de Campo Grande (dia 27), mas se me convidarem volto a correr nos ovais. Já estou me acostumando", comemorou Beto Monteiro.
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Lamy e Peugeot candidatos à vitória

Lamy e Peugeot candidatos à vitória


O piloto português Pedro Lamy, aos comandos de um Peugeot 908 HDi, é um dos sérios candidatos à vitória nas míticas 24 horas de Le Mans, que se disputam este fim-de-semana.

A 'dobradinha' conquistada pela Peugeot Sport no ano passado, que encerrou o domínio de vários anos da equipa oficial da Audi, deu ainda maior motivação à equipa francesa, que anunciou de imediato o seu grande objectivo para a temporada de 2010, repetir o triunfo nas 24 Horas de Le Mans.


Na sua 11.ª participação nas 24 Horas de Le Mans, Pedro Lamy vai partilhar um dos Peugeot com Sebastien Bourdais e Simon Pagenaud.


A marca francesa vai competir na principal categoria com três carros, com Pedro Lamy a ser o piloto de saída do Peugeot 908 HDi, número 3.


“O nosso trabalho de preparação começou imediatamente após a edição do ano passado das 24 Horas de Le Mans. Todos na equipa trabalharam durante meses para que pudéssemos ter um carro competitivo e que nos permitisse concretizar o nosso objectivo e, julgo que neste momento, podemos afirmar que somos candidatos à vitória em Le Mans”, referiu Pedro Lamy.


O piloto português, que no início do mês venceu pela quinta vez as 24 Horas de Nurburgring, admitiu que “estão reunidas as condições para a equipa poder lutar pelo pódio”, acrescentando: “Seria a realização de um sonho que busco há vários anos”.


Na segunda categoria de protótipos, os LMP2, Portugal vai estar representada pelo Quifel ASM Team, com o português Miguel Pais do Amaral a fazer equipa com Olivier Pla e Warren Hughes.


Após os treinos livres agendados para hoje, realizam-se duas sessões de qualificação para definir a grelha de partida para sábado.



Sapo Desporto
____________
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
24 horas de Le Mans: Lamy parte na frente

A equipa do piloto português, que partilha o Peugeot 908 HDi com Sebastien Bourdais e Simon Pagenaud, ficou em primeiro lugar na última sessão de qualificação para a corrida das 24 horas de Le Mans, que se disputa este sábado.

A sessão foi dominada pelos Peugeot, que garantiram as primeiras quatro posições. As duas primeiras linhas de partida estarão, assim, ocupadas por carros da marca francesa. Só depois surge os Audi R15 TDI, que ocupam os três lugares seguintes.

A 78ª edição das 24h de Le Mans começa a correr-se este sábado, às 14h00 de Lisboa.


abola
_____
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Especial - As 24 horas de Le Mans

lemans-2008-img0200.jpg

Neste sábado, 12 de junho, exatamente às 10 horas da manhã (15 horas na França) foi dada a largada para a 78ª edição da famosa "24 horas de Le Mans", uma das corridas mais tradicionais e charmosas do mundo.

Serão 55 carros de quatro categorias diferentes que lutarão durante 24 horas por um dos títulos mais cobiçados do automobilismo mundial.

O Autoracing trará tudo que acontecer em Le Mans até a bandeirada final às 10 horas do domingo. Conheça Le Mans e saiba de antemão o que pode acontecer na corrida!

História
26 de Maio de 1923, 16 horas. No circuito permanente de la Sarthe, próximo da cidade de Le Mans, iniciava-se a primeira edição da corrida que atingiria um prestígio inimaginável, seja para os seus organizadores, seja para os poucos espectadores que a presenciaram e para seus pilotos. O objetivo do Automobile-Club de l'Ouest era realizar uma competição cujo caráter contribuísse para a evolução do progresso técnico e favorecer o desenvolvimento do automóvel. A prova deveria aliar velocidade e resistência dos carros...
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Le Mans: Lamy lidera no fim da primeira volta

Primeira desistência, Michel Lewis fica fora da prova ainda na primeira volta com problemas técnicos.

Início de corrida marcado pela luta pelo 4.º lugar entre o Peugeot de Nicolas Lapierre e o Audi de Allan McNish

No fim da primeira volta, Lamy lidera a prova com 1,118s de avanço sobre o 2.º classificado, Marc Gene.

Lamy entra bem na corrida e sai à frente na primeira curva. A Audi não consegue ultrapassar nenhum Peugeot.

-E começam as 24h de Le Mans, 56 carros e 168 pilotos só vão saber quem ganhou amanhã, pelas 14h. A pista já está praticamente seca, o que significa que vamos ter muita velocidade em La Sarthe

Os carros já se estão a alinhar na grelha de partida, com bancadas completamente cheias - cerca de 250.000 pessoas espalhadas por todo o circuito. Falta menos de meia hora para o arranque da mais mítida corrida de resitência do mundo

Pilotos correm para os carros, entram nas viaturas e iniciam a marcha. Pedro Lamy, Nigel Mansell, Marc Gene e Jean Alesi estão entre os pilotos que revivem os velhos tempos em La Sarthe.

Uma curiosidade: foi durante uma corrida em Le Mans que nasceu a tradição de estourar e espirrar o champagne no pódio, em vez de o beber. Quem inventou a moda foi Dan Gurney e AJ Foyt em 1967, quando viram abaixo deles o seu chefe Henry Ford, as suas esposas e vários jornalistas que tinham previsto uma corrida sem ganhos para os dois pilotos. Naquela data não tiveram dúvidas: agitaram as garrafas e molharam toda a gente, criando assim, uma tradição que já dura mais de 40 anos.
Será Lamy o próximo a repetir esse gesto?

Faz-se ouvir "A Portuguesa" no circuito de La Sarthe. Estando a tocar os Hinos Nacionais de todos os carros, o português não foi excepção, graças à Quifel - ASM Team, que está sediada em Lisboa.

Pilotos, monolugares, mecânicos e pitbabes já fazem delirar os milhares de fãs nas bancadas junto à recta da meta. Alinhados bem de frente para o público, as marcas já mostram os bólides com que vão participar nesta dura prova.

Bandeiras de vários países estão bem alto, para assinalar a presença. Saltam à vista pela quantidade as bandeiras da França, Inglaterra e Holanda. Mas pelo menos uma portuguesa também se faz parte desta miscelânea de cores e nacionalidades.

Depois de uma noite chuvosa na região de Le Mans, a pista ainda se encontra molhada o que pode fazer com que tenhamos um início de corrida bem emocionante a partir das 14.00, hora portuguesa, nesta prova do 24h Le Mans. Neste momento, são aos milhares os espetadores que desde bem cedo se começam a sentar nas bancadas do circuito de La Sarthe para assistir à corrida.


O português Pedro Lamy, piloto do carro n.º 3 da Peugeot, irá largar da "Pole Position", depois de o seu companheiro de equipa, Sébastien Bourdais, ter conseguido o melhor tempo (3.19,711m) na quinta-feira.


A Peugeot dominou as sessões de qualificação alcançando os 4 primeiros lugares da grelha de partida, seguida pelos 3 Audi. O carro da Quifel - ASM Team (equipa Lisboeta, onde corre Miguel Pais do Amaral) larga da 11.ª linha da grelha de partida, depois de ter obtido o 4.º melhor tempo na sua classe (LMP2), e o 21.º tempo da geral.


Grelha de Partida

1.º Pedro Lamy (POR)
2.º Marc Gene (ESP)
3.º Franck Montagny (FRA)
4.º Nicolas Lapierre (FRA)
5.º Timo Bernhard (ALE)
6.º Allan McNishn (GBR)
7.º Marcel Fässler (SUI)
8.º Stefan Mucke (ALE)
9.º Darren Turner (GBR)
10.º Soheil Ayari (FRA)
"RC"
 
Topo