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Cantinho da Velocidade / WTCC

marcosilva

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Pedro Couceiro e Manuel Gião têm tarefa difícil

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O Internacional GT Open está de volta para mais duas corridas, desta vez no traçado francês de Magny Cours. Pedro Couceiro e Manuel Gião chegam à pista gaulesa no segundo lugar do campeonato, mas para esta dupla jornada partem com um handicap de 15 segundos, o que pode complicar a vida da dupla nacional, que apesar disso não vai baixar os braços na busca de um lugar no pódio.

«É um circuito de que gosto. Penso que será também bom para os Ferrari, pelo que tenho de estar optimista para este fim-de-semana. A nossa equipa está a ser apoiada mais de perto pela Ferrari, que nos disponibilizou já o novo pack aerodinâmico de 2009 e que pode ser uma importante ajuda nesta corrida. Partimos com 15 segundos de handicap e mesmo que não consigamos ir ao pódio na primeira corrida, só nos são retirados cinco segundos, porque temos três penalizações de cinco segundos e não uma de 15», afirma o piloto de Lisboa, Pedro Couceiro.

Já Manuel Gião não esconde a paixão que sente pelo circuito francês. «É um dos meus preferidos. Já corri lá muitas vezes e gosto muito das chicanes rápidas e desta alteração que a pista sofreu na parte final em 2005. Com o novo pack aerodinâmico esperamos ganhar três ou quatro décimas, que podem ser importantes para fazer face ao grande handicap que temos. Apesar dessa dificuldade acredito que podemos conseguir um bom resultado.»

A jornada dupla de Magny Cours terá uma corrida no sábado e outra no domingo. No dia 20 a prova de uma hora começa às 15 horas, enquanto no dia seguinte a corrida de 45 minutos tem início às 12h45.

Fonte: AutoHoje
 

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A1 Team Portugal estabelece parceria com Autódromo do Algarve

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O A1 Team Portugal e o Autódromo Internacional do Algarve vão unir esforços durante um ano, com o carro tripulado por Filipe Albuquerque a ser a bandeira daquela que promete ser uma infra-estrutura para revolucionar o automobilismo nacional.

O responsável máximo pela equipa nacional, Luís Vicente, refere que toda a estrutura está «extremamente feliz e honrada por concretizar este acordo com a Parkalgar para a temporada 2008/2009 e assim podermos dar também o nosso contributo para promover o Autódromo Internacional do Algarve. Temos acompanhado este projecto de forma muito próxima e o trabalho do Engenheiro Paulo Pinheiro e da sua equipa é algo que consideramos um motivo de orgulho para todos os portugueses. É uma infra-estrutura de nível mundial e que, estou certo, poderá colocar o nosso país, de novo, na rota dos mais prestigiados eventos mundiais do automobilismo de velocidade. O apoio agora concretizado é a face visível inicial de um projecto global, que tem vindo a ser desenvolvido no último ano entre as duas entidades e que poderá contribuir ainda mais para a valorização do Autódromo Internacional de Portimão, o A1GP e o A1 Team Portugal. Esperamos que, cada vez mais, o nosso projecto possa contar com o apoio das entidades e parceiros mais representativos do nosso país e, em simultâneo, possa ser utilizado para fomentar a prática da actividade desportiva e a experiência académica dos nossos jovens compatriotas».

A quarta temporada do A1GP, que arranca no início de Outubro em Zandvoort na Holanda, vai passar pelo Algarve na Primavera de 2009. «Aguardamos com ansiedade pela oportunidade de podermos de novo lutar de igual para igual com outras 22 nações perante o nosso público, no dia 12 de Abril de 2009 em Portimão. Dentro em breve serão divulgados todos os detalhes do evento, mas peço desde já a todos os Portugueses que aceitem o convite para estarem presentes no fim-de-semana de Páscoa em Portimão para apoiarem a sua equipa nacional. Iremos com certeza tudo fazer para proporcionar a todos um excelente fim-de-semana e se possível subir ao lugar mais alto do pódio. Isso teria para nós um significado muito especial», conclui.

Fonte: AutoHoje
 

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Monteiro regressa a Imola para reforçar liderança da Seat

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Tiago Monteiro regressa no próximo fim-de-semana a Imola, em Itália, para a 17ª e 18ª rondas do WTCC. O circuito Enzo e Dino Ferrari volta a receber este evento depois de dois anos de ausência no campeonato. Para o piloto português, a última vez que rodou no circuito italiano foi em 2006, no Grande Prémio de San Marino de Fórmula 1.

«É um circuito de que gosto bastante. Tem rectas longas e curvas igualmente rápidas, pelo que tem todos os ingredientes para dar corridas interessantes no panorama actual do WTCC. Por outro lado estamos todos na expectativa do que vai acontecer. A esta distância não há favoritos. É preciso esperar para ver como se comportam os carros». refere o piloto.

A equipa SEAT ruma a Itália apostada em manter e reforçar a liderança do Mundial de Turismos, mas a verdade é que os ritmos de corrida estão muito aproximados. Outro dado importante é que este é daqueles circuitos que a esmagadora maioria dos pilotos conhece ao pormenor.

«Penso que dos pilotos que correm no WTCC todos ou, pelo menos, quase todos têm muitos quilómetros feitos em Imola. Logo, por esse lado não há vantagem para ninguém. Estou confiante num bom resultado. A motivação é grande, até porque em Oshcersleben deu para perceber que conseguimos um bom andamento numa pista muito complicada. Acho que em Imola temos condições para contrariar o peso que o SEAT tem a mais face à concorrência.» Conclui Tiago Monteiro.

Fonte: AutoHoje
 

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A1 Team Portugal com nova decoração em 2008/09

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É já conhecida a decoração do carro que Filipe Albuquerque vai tripular na quarta temporada do A1GP. Em relação a 2007/08 desaparece o branco, passando o monolugar do A1 Team Portugal a ser na sua totalidade verde e vermelho. São também já conhecidos os fatos que tanto o piloto de Coimbra, como toda a equipa de mecânicos vai utilizar sempre que estiver em pista e onde predominará o vermelho.

Está também já pronto para os testes da próxima semana em Snertetton o monolugar do A1 Team Portugal, com Filipe Albuquerque a não esconder o entusiasmo por estes ansiado ensaio. "Claro que sinto alguma ansiedade, pois estou desejoso de entrar em acção e experimentar o carro que a A1GP criou com a consultoria da Ferrari. Eu já gostava deste campeonato e agora gosto ainda mais, pois sei que estou a dar um passo em frente na minha carreira e que vou ter um carro muito melhor com o anterior, quer ao nível aerodinâmico, como de travões e de potência de motor, muito próximo do actual monolugar da GP2", diz o piloto de Coimbra.

Para o homem que vai defender as cores de Portugal em mais uma temporada do A1GP, este teste em Snertetton "é muito importante. Vai ser um teste intensivo, até para eu ficar a conhecer o carro e a equipa poder recolher o máximo de informação possível. Ao nível da fiabilidade acredito que o A1GP e a Ferrari terão testado chassis e motor até ao limite e que por aí não haverá problema, mas o traçado desta pista é muito estreito e rápido, com escapatórias pequenas, pelo que será necessário evitar saídas de pista, pois podemos perder muito tempo, que será útil para trabalharmos ao máximo no conhecimento do novo carro. Se tivesse a opção, preferiria já ter rodado em Donington, pois é um circuito que já conheço ao contrario de Snertetton onde irei rodar pela primeira vez, mas vamos tentar tirar o máximo partido destes dois dias de testes, pedindo apenas que não chova, ou que não haja nada que nos obrigue a ficar muito tempo parados", conclui Filipe Albuquerque.

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Jonathan Palmer responsável pela nova Fórmula 2

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A Motorsport Vision, do ex-piloto de Fórmula 1 Jonathan Palmer, vai ser a responsável pelo fornecimento de carros e promoção do novo Campeonato Internacional de Fórmula 2, que a FIA pretende organizar em 2009. De acordo com o grandprix.com, a F2 deverá acompanhar as rondas europeias do calendário do WTCC.

Palmer contratou a Williams para desenhar (mas não construir) o chassis, enquanto os motores serão os actuais propulsores 1.8 Turbo que Palmer actualmente utiliza na Fórmula Palmer Audi, competição monomarca de monolugares "chave na mão", tal como a FIA pretende fazer com a F2, o que poderá ajudar a competição a não passar dos 350 mil euros anuais por piloto (o objectivo inicial da FIA era 200 mil). Os actuais chassis da FPA são fornecidos pela Van Diemen, hoje propriedade do Grupo Panoz.

A FIA deverá oferecer Superlicenças aos graduados da F2, do mesmo modo que faz actualmente com a GP2, World Series by Renault e F3, mas não se sabe como este diferendo com a GP2 poderá afectar as Superlicenças dadas a esta categoria. A FIA pretende que o F2 debite 400 cv, bem menos que os monolugares da GP2 e World Series, mas mais que os 300 cv da Palmer Audi.AS
 

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Candidatos definem-se

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O principal campeonato do Mundo de Turismo, o WTCC, entra em Imola na sua recta final.

Depois da dupla jornada da pista situada nos arredores de Bolonha, ficam a faltar apenas mais três: uma em Monza e duas no Extremo Oriente, com início no Japão (Okayama) e final em Macau, a verdadeira catedral deste tipo de competições, que alberga a famosa Corrida da Guia.

Neste momento, estão ainda 80 pontos em liça e, na tabela de pilotos, teoricamente quase toda a gente está em condições de se vencer o campeonato. Porém, na prática não é bem assim - mas, como tem vindo a ser habitual, são ainda muitos os pilotos que, nesta altura do campeonato, têm hipóteses de suceder a Andy Priaulx. Yvan Muller e Gabriele Tarquini estão na frente, separados por dois pontos e o britânico está já em terceiro lugar, a 13. Depois, no simples arco de três pontos, encontram-se mais três pilotos: Ricakrd Rydell, Robbie Huff e Félix Porteiro, este o vencedor da última corrida, em Oscherleben.

Augusto Farfus, que também ganhou naquela pista alemão, está logo a seguir, com o mesmo número de pontos de Jordi Gené e Jorg Muller e a 22 do francês da Seat. Quanto a Tiago Monteiro, já assumiu que, a partir de agora, o que mais lhe interessa é ajudar a Seat a vencer o campeonato de Construtores.

Porém, também referiu que baixar os braços não é o seu estilo e que, se tiver condições para isso, não vai enjeitar nova vitória, que pode bem suceder já em Imola. Transportando um lastro de 29 quilos no seu Seat Leon TDI, Monteiro está em vantagem sobre os outros pilotos da casa espanhola - e basta-lhe uma boa qualificação e a sorte para evitar as habituais confusões das corridas do WTCC, para poder levantar os braços num qualquer lugar do pódio. Assinale-se, também, que em Imola irá estar pela primeira vez presente um terceiro Lada 110, que deverá disputar o resto da temporada, com Kirill Ladygin ao volante.AS
 

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Propostas vão ser apresentadas à FPAK

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Criada há cerca de dois meses, a ANPAC - Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos - tem já preparado um plano de acção para apresentar à FPAK com vista a recuperar a visibilidade e lotação que os dois campeonato de Clássicos de Velocidade já tiveram nos últimos anos.

egundo Kiko Mora, o principal representante da nova associação, o objectivo do grupo de trabalho assenta em três vectores: "credibilidade, representatividade e visibilidade e pretende dinamizar e orientar os concorrentes dos Clássicos que correm ou tem Clássicos parados nas garagens, através de acções que possam voltar a tornar atractiva a modalidade, numa primeira fase na Velocidade e numa segundo nos Ralis e Montanha".

Para já, a ANPAC teve a primeira reunião formal em Braga, na tarde de sábado, onde cerca de 42 pilotos (muitos dos quais não estavam a correr no fim-de-semana) tiveram a oportunidade de conhecer o conjunto de medidas que a associação pretende apresentar ao órgão federativo em prol do sucesso dos campeonatos do próximo ano e aos quais a própria FPAK deverá ter acesso ainda no decorrer desta semana.

De momento, a ANPAC preferiu não tornar pública o conteúdo das propostas apresentadas, embora, entre muitas outras coisas, uma delas vise a redução do valor das taxas de inscrição. AS
 

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"Eurocup" Troféu 500 Abarth ibérico na calha

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Tendo como base a versão Asseto Corse, o 500 Abarth prepara-se para entrar no mundo das corridas de Velocidade e poderá fazê-lo pelas mãos da Full Eventos.

A ideia é promover uma competição monomarca "Eurocup" que possa servir de suporte ao calendário do WTCC em 2009 e que apresente um regulamento técnico uniformizado de forma a que os carros dos vários troféus da marca italiana que se esperam venham a realizar um pouco por toda a Europa, possam competir no tal troféu "europeu".

A ideia é utilizar o 500 Abarth com 200 cavalos de potência, com um preço que se deverá situar entre os 30 a 32 mil euros que, curiosamente, poderão também fazer uma "passagem" por Portugal. Segundo foi possível apurar existe em cima da mesa a possibilidade da realização de uma competição ibérica, disputada entre pilotos portugueses e espanhóis e com um calendário de provas também misto entre Portugal e Espanha, a partir de uma proposta feita por um promotor madrileno.

Contudo e como seria de esperar até tudo estar "preto no branco", as reservas e cautelas, tanto em relação da promoção da "Eurocup" como do Troféu Ibérico, são ainda muitas por parte da Full Eventos, avançando apenas Nuno Couceiro e Paulo Ferreira, responsáveis máximos da empresa, que "a única coisa que dizemos é que gostávamos de fazer isso tudo para internacionalizar a Full Eventos, mas nada disso é oficial nem poderia ser nesta altura pois quem decidirá será sempre a marca Abarth".

De qualquer modo, caso a competição ibérica avance mesmo, como tudo indica, poderá ter que fazê-lo em paralelo com o Troféu Mini John Cooper Works, que, também a confirmar-se, introduzirá um carro com aproximadamente o mesmo nível de potência em solo português. Em tempo dito de crise, não será isto "canibalização" e uma forma de dividir pilotos, quando estes são cada vez menos? Se calhar vale a pena pensar nisto...AS
 

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Lamy corre em Brno

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Com o fim do campeonato Le Mans Series 2008, Pedro Lamy ganhou algum tempo livre para aceitar alguns dos muitos convites que vai recebendo ao longo do ano para participar nas mais variadas corridas e campeonatos. É isso mesmo que acontece este fim-de-semana, com o piloto português a aceitar o desafio da Charouz Racing System para pilotar um Mercedes Benz AMG C DTM no International Circuit Championship, em Brno, na República Checa.

«Recebi um convite do Antonín Charouz, dono da equipa, e fiquei muito satisfeito por poder viajar até à República Checa onde vou encontrar muitos amigos, como o Tomas Enge, que irá ser meu companheiro de equipa», disse Lamy, que já teve oportunidade de testar o bloco V8 da Mercedes, com 470 cavalos: «Este é um AMG do DTM mas, como aqui existe uma diferença no regulamento, o carro pode ser mais leve, logo mais rápido. É muito divertido de conduzir e bem mais evoluído do que o DTM que pilotei há uns anos, embora as semelhanças com o meu 908 HDi sejam naturalmente reduzidas, até porque se trata de um carro a gasolina.»

O fim-de-semana será dividido em duas partes: hoje haverá uma corrida de três horas e no domingo uma corrida mais ao estilo «sprint». Apesar de estar liberto de pressão, Lamy tem objectivos definidos: «A equipa luta pela campeonato de pilotos e de equipas e é nesse sentido que solicitaram a minha colaboração, para os poder ajudar.»

A Charouz vai estar com dois Mercedes DTM em prova. Pedro Lamy vai fazer equipa com o ex-F1 Nicolas Kiesa e Jarek Janis, enquanto o outro carro vai ser pilotado por Tomas Enge, Stephan Mucke e o patrão Antonín Charouz.

Fonte: AutoHoje
 

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Monteiro garante oitavo lugar

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Tiago Monteiro obteve o oitavo lugar na primeira sessão de treinos livres realizada em Imola, numa prova em que saiu de pista. A estreia em Imola fértil em incidentes que envolveram pilotos como Alain Menu, Jaap van Legen, Franz Engstler, Farfus, Stefano D'Aste, James Thompson ou Alessandro Zanardi.

James Thompson conquistou o primeiro lugar, à frente de Gabriele Tarquini e Tom Coronel.

Fonte: AutoHoje
 

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Monteiro com 11º lugar em Imola

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Tiago Monteiro obteve o 11º melhor tempo na qualificação do WTCC, realizada em Imola, ao registar 1. 55. 486 minutos, depois de ter conquistado um oitavo e nono lugares nas sessões de treinos.

Rickard Rydell garantiu a pole position, relegando Yvan Muller e Alan Menu para as segunda e terceira posições, a 0.067 e 0. 101 segundos, respectivamente.

Fonte: AutoHoje
 

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Albuquerque na World Series By Renault

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Filipe Albuquerque, piloto da A1 Team Portugal, aceitou o convite endereçado pela Épsilon Euskadi para efectuar as duas últimas corridas da temporada da World Series by Renault no Estoril e Barcelona, respectivamente.

Albuquerque que o ano passado integrava a estrutura, aceitou de bom grado o convite, depois do mesmo ter sido igualmente validado pela A1 GP Team Portugal: «Fiquei muito satisfeito por poder aceitar este convite. Como na altura destas corridas não terei compromissos com a A1, foi possível conciliar», disse o piloto.

A prova do Estoril decorre já no próximo fim-de-semana de 27 e 28 de Setembro: «Vou procurar fazer o melhor trabalho possível. Estou entusiasmado por poder regressar ao activo competitivo em situação real de corridas. Em termos de objectivos, penso que posso lutar pelos lugares da frente», rematou entusiasmado Filipe Albuquerque.

Fonte: AutoHoje
 

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FC Porto parte de sétimo

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Tristan Gommendy vai arrancar do sétimo lugar para a primeira corrida da Superleague Formula, depois de ter sido eliminado nos quartos-de-final dos treinos qualificativos.

O piloto do FC Porto foi o quarto mais rápido no Grupo A, o que lhe valeu a qualificação para os quartos-de-final, onde foi derrotado no confronto directo com Robert Doornbos, por um segundo. O francês afirmou que "continuamos com dificuldades para melhorar o carro. Fui mais rápido que o meu colega de equipa mas não está fácil".

Robert Doornbos, piloto do AC Milan, conquistou a pole-position batendo o representante do Galatasaray, Alessandro Pierguidi. Max Wissel, do FC Basel, e o ex-piloto de F1 António Pizzonia, no Corinthians, partem da segunda linha.

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Schneider conquista 'pole' em Barcelona

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Bernd Schneider voltou às boas prestações hoje em Barcelona, alcançando a sua 25ªa 'pole' da carreira no DTM, levando a melhor numa sessão onde a emoção reinou até ao fim.

Na luta pelo título, a vantagem pendeu para o lado de Timo Scheider (Audi), que obteve o segundo lugar, apenas suplantado nos derradeiros segundos da sessão por um Schneider à imagem dos "bons velhos tempos".

Os seus adversários na contenda, Paul di Resta, Jamie Green e Mattias Ekkstrom, ficaram classificados em posições mais baixas.

Di Resta ficou em terceiro, ainda assim em boa posição para atacar a liderança de Scheider no campeonato, ao passo que Green foi quinto e Ekkstrom sexto.

Os campeões de Le Mans Series causaram surpresa ao ficarem em sétimo e oitavo, com Mike Rockenfeller a superiorizar-se a Alexandre Premat.

1. Bernd Schneider Mercedes 1m07.248s
2. Timo Scheider Audi 1m07.279s +0.031s
3. Paul di Resta Mercedes 1m07.305s +0.057s
4. Martin Tomczyk Audi 1m07.346s +0.098s
5. Jamie Green Mercedes 1m07.384s +0.136s
6. Mattias Ekstrom Audi 1m07.404s +0.156s
7. Mike Rockenfeller Audi 1m07.494s +0.246s
8. Alexandre Premat Audi 1m07.583s +0.335s
9. Tom Kristensen Audi 1m07.551s +0.303s
10.Bruno Spengler Mercedes 1m07.564s +0.316s
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Dia difícil para a dupla Gião/Couceiro

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O dia de hoje esteve longe de correr de feição para a dupla portuguesa composta por Manuel Gião e Pedro Couceiro, que em Magny-Cours teve de lutar muito para terminar a primeira corrida de Open GT em quarto lugar.

Na primeira qualificação, Gião conseguiu colocar o Ferrari 430 GT2 no quarto posto, apesar de algumas queixas relativamente ao comportamento do carro, que fugia de frente. No entanto, a situação piorou quando a equipa detectou um problema com o fundo plano do carro italiano no final dessa sessão, sendo que a reparação desse problema impediu que Pedro Couceiro fosse além do 12º tempo na segunda sessão.

Na largada para a primeira corrida, Couceiro perdeu cinco lugares na primeira curva, vendo-se envolvido na confusão que aí se gerou e caíndo para nono. A partir daí, Couceiro encetou uma boa recuperação, entregando o carro a Manuel Gião já na oitava posição. O português continuou ao ataque e subiu mais quatro lugares terminando em quarto, limitando os estragos no campeonato.

Para Couceiro, a largada foi um momento decisivo, já que "para evitar os toques tive de passar pela gravilha e caí para nono". O piloto referiu, então, que a partir daí o objectivo foi "impor um bom ritmo, mas não de máximo ataque para poupar os pneus para o turno do Manuel".

Já Manuel Gião sabe que a prova de amanhã será igualmente complicada. "Amanhã saímos muito de trás e apesar de termos reduzido o handicap, este continua a ser de 10 segundos, o que dificulta muito a nossa tarefa", explicou o piloto luso.


Resultados da Primeira Corrida:
1º Fassler/Moser - Ferrari 430 GT2, 35 voltas em 1h01m01,033s
2º Maceratesi/Montermini - Ferrari 430 GT2 a 24,297s
3º Pasini/Bonetti - Ferrari 430 GT2 a 38,968s
4º Gião/Couceiro - Ferrari 430 GT2 a 53,321s

Campeonato:
1º Maceratesi/Montermini - 125 pontos
2º Gião/Couceiro - 112
3º Lietz/Roda - 109
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NASCAR: Jeff Gordon é pole em Dover

Jeff Gordon (Chevrolet) conseguiu assegurar a pole, com um tempo de
22,921s, para a prova em Dover, a 28ª etapa da Nascar Sprint Cup, que
será realizada no Dover International Speedway, neste domingo.

Mark Martin (Chevrolet) irá largar ao seu lado na 1ª fila.

1. Jeff Gordon Chevrolet DuPont 22.921s (157.061 mph)
2. Mark Martin Chevrolet U.S. Army 22.922s
3. Denny Hamlin Toyota FedEx Ground 23.001s
4. Kurt Busch Dodge Miller Lite 23.021s
5. Greg Biffle Ford 3M 23.035s
6. Clint Bowyer Chevrolet Jack Daniel's 23.125s
7. David Gilliland Ford Ford. Drive one. 23.134s
8. Matt Kenseth Ford DEWALT 23.145s
9. Jamie McMurray Ford IRWIN Industrial Tools 23.149s
10. Dale Earnhardt Jr Chevrolet National Guard 23.151s
11. Kyle Busch Toyota Interstate Batteries 23.151s
12. Elliott Sadler Dodge McDonald's 23.161s
13. Tony Raines Chevrolet Haas Automation 23.192s
14. David Reutimann Toyota UPS 23.199s
15. Travis Kvapil Ford Hitachi Power Tools 23.201s

Fonte: Super SpeedWay
 

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Monteiro garante 13º lugar em Imola

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Tiago Monteiro concluiu no 13º lugar a primeira prova disputada no circuito de Imola, em Itália, tendo ficado a 14. 743 segundos de Yvan Muller, que conquistou a liderança. O piloto da Seat chegou a lutar pelo oitavo posto, mas foi prejudicado depois de uma saída de pista provocada por um toque de Alessandro Zanardi.

Na luta pelo mundial, Yvan Muller ficou mais isolado, ao registar 76 pontos, mais oito do que Gabriele Tarquini, quinto nesta corrida, e mais 18 do que Rickard Rydell, segundo na prova inaugural em Imola.

O piloto da Seat disputa a segunda corrida do fim-de-semana a partir das 14. 35 horas, onde Jörg Muller irá partir no primeiro lugar da grelha partida.

Fonte: AutoHoje
 

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FC Porto garante melhor resultado da época

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O FC Porto concluiu no quinto lugar a segunda corrida disputada em Nurburgring, o que é melhor resultado na Superleague Formula, depois da oitava posição ocupada na primeira prova do fim-de-semana.

Tristan Gommendy, piloto da equipa portuguesa, lutou sempre pelos lugares cimeiros, mas não conseguiu atingir o tão ambicionado lugar no pódio. O PSV Eindhoven venceu a segunda jornada desta competição, após a vitória do AC Milan, enquanto Anderlecht e Beijing Gouan fecharam o pódio, à frente da AS Roma.

Fonte: AutoHoje
 

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Milhões de Briatore não seduzem Alonso

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Fernando Alonso garante que o aumento de orçamento que a Renault pretende aplicar na próxima temporada, confirmado por Flavio Briatore, não vai influenciar quando tiver de decidir se fica na marca francesa ou ruma à BMW, cenário que continua a estar em cima da mesa.

«Quando se injecta mais dinheiro numa equipa de Fórmula 1 só pode ser para melhor, mas isso não irá ter influência na decisão», garantiu Alonso à Marca.

Aliás, o pilto espanhol até parece duvidar que o aumento do orçamento irá ser aplicado em 2009: «Há momentos na temporada em que Flavio Briatore faz determinadas declarações para confundir um pouco as pessoas. Se calhar, também me confunde. Não devemos levar isto a sério, nem a brincar.»

Apoio a Massa e...aposta em Hamilton

Fernando Alonso prefere que Felipe Massa conquiste o título de campeão mundial, mas defende que Lewis Hamilton tem mais possibilidades de garantir o primeiro lugar: «Gostaria que ganhasse Massa, porque senão vencerá Hamilton. É difícil fazer um prognóstico, pois estão quase empatados, mas nestas quatro corridas vejo Hamilton como mais favorito. Tem sido mais constante e se apostasse dinheiro, apostaria em Hamilton».

Fonte: AutoHoje
 

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Pedro Lamy foi segundo nas 3 Horas de Brno

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Pedro Lamy terminou as 3 horas de Brno, corrida pontuável para o campeonato da República Checa, na segunda posição. O português, liberto de compromissos do Le Mans Series, onde é piloto oficial da Peugeot, aceitou o convite de Antonín Charouz para guiar um dos dois Mercedes AMG C DTM da equipa checa, Charouz Racing System, juntamente com Nicolas Kiesa e Jarek Janis.

"Cumprimos os objectivos planeados, ficando nos dois primeiros lugares da classificação e contribuindo de forma decisiva para o apuramento do campeão de pilotos e marcas. Foi uma corrida muito divertida e o resultado o ideal. Foi óptimo voltar a conduzir um DTM e espero repetir a experiência novamente", disse Pedro Lamy, que domingo regressa a Portugal onde volta a estar 100% dedicado no projecto Peugeot 908 HDi FAP.

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Internacional GT Open

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Gião e Couceiro com boa recuperação em Magny Cours
A segunda corrida do Internacional GT Open que decorreu hoje em Magny Cours antevia-se difícil para a dupla lusa, que partiu do 12º lugar da grelha. Contudo, a determinação de Gião e Couceiro levaram-nos a protagonizar uma boa recuperação que lhes permitiu terminar a prova no quarto lugar. Ocupam agora o terceiro lugar do Campeonato a onze pontos dos líderes.

Ficou a cargo de Manuel Gião o arranque, que conseguiu a par e passo e saindo incólume dos inúmeros incidentes, entregar o carro a Pedro Couceiro no sexto lugar: "Foi uma corrida com muita 'batida', mas conseguimos evitar os incidentes. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Melhor teria sido impossível. Lamentamos apenas alguma falta de andamento do carro, mas acreditamos que a equipa solucionará o problema para a próxima prova", disse.

Coube a Pedro Couceiro a segunda parte da corrida: "Com os 10 segundos de 'handicap' caímos para o oitavo lugar, mas depois, com muita garra e determinação conseguimos subir até ao quarto posto. Estamos muito satisfeitos com o resultado, até porque com o número de voltas que o 'safety-car' esteve em pista, a corrida acabou por ser ao sprint", disse.

Com os dois quartos lugares conseguidos este fim-de-semana os pilotos do Ferrari F430 com o número quatro da Playteam consegue anular parte dos 'handicaps', estando agora apenas com uma penalização de cinco segundos para a jornada de Monza: "Estamos na luta pelo título, e o facto de termos limpo parte dos 'handicaps' vai-nos ajudar bastante na próxima ronda", concluiu Pedro Couceiro.

Classificação:

1º Lietz/Roda - Porsche 997 RSR
2º Zonca/Belicchi - Porsche 997 RSR a 3.197
3º Monfardini/Frezza - Ferrari F430 a 8.026
4º Gião/Couceiro - Ferrari F430 a 9.430

Classificação do Campeonato:
1º Montermini/Maceratesi com 133 pontos
2º Lietz/Roda com 132 pontos
3º Gião/Couceiro com 122 pontos
AS
 

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James Thompson vence segunda corrida

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Tiago Monteiro termina em 11º
James Thompson venceu a segunda corrida do WTCC, que teve lugar em Imola. O piloto britânico, que chegou ao comando depois de ultrapassar Jorg Muller, ofereceu assim à Honda a sua primeira vitória do ano, transformando-a na quarta marca a conquistar o primeiro lugar do pódio este ano. Pódio que, desta feita, ficou completo com Muller e Robbie Huff, este em Chevrolet Lacetti.

A corrida não começou da melhor forma, com Gabriele Tarquini a deixar "morrer" o motor do Seat Leon TDI no momento da largada e sendo embatido violentamente pelo BMW de Felix Porteiro. O acidente provocou a presença do "safety car" em pista por seis voltas e foi no reabrir das hostilidades que Thompson acabou por suplantar o BMW germânico.

Tiago Monteiro, por sua vez, viu-se envolvido numa luta musculada com os Seat Leon TFSI de Tom Coronel e Pierre-Yves Corthals, recebendo então alguns toques mais violentos, que provocaram alguns momentos mais delicados ao piloto português. Porém, depois de se desembaraçar dos seus dois adversários, Monteiro fez das tripas coração para se aproximar de Sérgio Hernández, incluindo mesmo a melhor volta da corrida. Porém, o décimo lugar que o espanhol ocupava revelou-se inacessível e teve que se contentar com um algo cinzento 11º lugar final.AS
 

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Formula ADAC Masters

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Armando Parente ainda mais líder
O jovem Armando Parente teve mas um fim-de-semana profícuo, já que logrou aumentar a margem que o separava do segundo classificado no campeonato, depois de nas duas corridas disputadas, ter conquistado uma vitória e um quarto lugar.

Vinte e oito pontos é agora a vantagem pontual de Armando Parente para o segundo classificado, quando faltam apenas duas jornadas para o fim do campeonato.

Um resultado que supera as melhores expectativas, na medida em que se trata da época de estreia do piloto em monolugares, ainda para mais numa disciplina tão competitiva como a Formula ADAC Masters, por onde já brilharam nomes como por exemplo Sebastien Vettel, Ralf Schumacher, Nico Rosberg, Timo Glock, Christian Klien e Adrian Sutil.

Depois da vitória na primeira corrida do fim-de-semana, "um resultado que ambicionava há muito e que me permitiu começar a sonhar com a conquista do ceptro", Armando Parente encarava a segunda com expectativa, na certeza de que competia aos mais directos adversários arriscar. Um sentimento que saiu reforçado na sequência da chuva que se abateu sobre a pista de Sachsenring, condições em que o piloto nacional nunca sequer rodou em testes.

Ao partir da segunda fila da grelha de partida, Armando Parente evitou "as confusões em que são férteis as primeiras voltas e cheguei mesmo a cair para a quarta posição. Umas voltas mais tarde ascendi ao terceiro lugar, mas como o piloto que me seguia estava mais rápido e o meu mais directo adversário no campeonato estava em posições secundárias, não arrisquei nada na defesa de um lugar no pódio".

Na realidade, com o quarto lugar final, Armando Parente, à frente do principal opositor, o jovem piloto nacional reforçou a liderança do Campeonato Alemão de Formula ADAC Masters, passando a dispor de uma vantagem de 28 pontos. "Honestamente, nunca pensei que isto fosse possível na minha época de estreia em monolugares. Estou muito contente, até porque acho que tenho hipóteses de ser campeão. É verdade que ainda faltam duas jornadas - quatro corridas - para o término da temporada, pelo que há muitos pontos em disputa, mas em função da vantagem pontual, se não for vítima de grandes azares, quem sabe se não posso terminar o ano na primeira posição".

O Campeonato Alemão da Formula ADAC Masters está de regresso nos próximos dias 11 e 12 de Outubro, com a pista de Oschersleben a ser o palco da sétima e penúltima jornada do calendário.

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Escocês venceu em Barcelona

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Luta pelo título a dois no DTM

Paul Di Resta venceu em Barcelona, diminuindo assim um pouco margem que o separa do líder do campeonato, Timo Scheider, com os dois pilotos a ficarem separados por apenas sete pontos, a duas corridas do final da competição.

Na corrida, a luta cingiu-se, curiosamente, aos dois pilotos que ocupam as posições cimeiras no campeonato, com o resultado desta prova a atirar, em definitivo, o actual campeão, Mattias Ekstrom, e Jamie Green, para fora das "contas", ainda que, matematicamente, ainda lhes seja possível alcançar o ceptro.

No arranque, Scheider e Di Resta foram superiores a Bernd Schneider, que tinha sido o autor de mais uma "pole position - a 25ª da sua carreira no DTM - e, ao longo das primeiras voltas da prova, nunca estiveram separados por mais de alguns décimos de segundo até que Di Resta alcançou uma curta vantagem, que depois geriu até à bandeira de xadrez. O veterano Schneider conseguiu garantir o terceiro lugar, resistindo da melhor forma à pressão de Martin Tomczyk.

Classificações: Corrida - 1º Paul Di Resta (AMG Mercedes C-Klasse), 58 voltas em 1h07m42,884s; 2º Timo Scheider (Audi A4 DTM), a 4,531s; 3º Bernd Schneider (AMG Mercedes C-Klasse), a 11,751s; 4º Martin Tomczyk (Audi A4 DTM), a 15,785s; 5º Mike Rockenfeller (Audi A4 DTM), a 35,613s; 6º Alexandre Prémat (Audi A4 DTM), a 35,715s; 7º Jamie Green (AMG Mercedes C-Klasse), a 36,504s; 8º Ralf Schumacher (AMG Mercedes C-Klasse), a 1m05,969s. AS
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Campeonato de Espanha de Fórmula 3

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Francisco Villar foi 17ª e 15ª
Francisco Villar classificou-se na 17ª e 15ª posições nas duas corridas do fim-de-semana de Magny Cours, evento a contar para o Campeonato de Espanha de Fórmula 3. A explicação para estes resultados abaixo das possibilidades do piloto é simples, e deve-se a problemas de bateria no monolugar, que surgiram logo nos treinos livres.

A falta de potência no motor era notória, pelo que Villar não foi além do último lugar na qualificação, se bem que na corrida logrou ascender algumas posições. Villar regressa à acção já no próximo fim-de-semana, em Valência, onde tem "a vantagem de conhecer a pista, "coisa que nunca consegui em Magny-Cours."
AS
 
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