César Campaniço é Campeão Nacional
César Campaniço venceu a primeira corrida do PTCC no novo circuito do Algarve sagrando-se, desde logo, Campeão Nacional. Dois anos de de participação na disciplina "rainha" da velocidade nacional, e outros tantos títulos para César Campaniço, com o piloto a reconhecer que "o conquistado este ano tem um sabor especial, não só pelo facto de ser absoluto, mas porque foi um campeonato muito disputado".
No final da primeira corrida do Circuito Automóvel do Algarve, o piloto do BMW 320si traduzia assim a satisfação pela conquista de mais um ceptro (o quarto da carreira, com dois conquistados no karting - sendo um europeu - e dois nos automóveis) depois de uma actuação em que ninguém ousou contrariar a sua superioridade. "Efectuei uma boa partida e nas primeiras voltas imprimi um ritmo forte, por beneficiar de partir com os pneus aquecidos. Como para além de rápido, o carro estava muito consistente, foi relativamente fácil manter a vantagem sobre os adversários, até por saber que podia rodar dois a três décimos de segundo mais rápido".
Com o segundo lugar, João Figueiredo conquistou um resultado que serviu os interesses do campeonato, na medida em que ascendeu à vice-liderança provisória. "Não tive andamento para o César", começou por reconhecer, com salutar humildade, o piloto do Peugeot 407 S2000. "Agora só estou preocupado com a segunda corrida e com a luta que vou travar com os pilotos do SEAT pelo ´vice´, pelo que vamos a ver como as coisas correm".
Na estreia no PTCC, Duarte Félix da Costa subiu ao derradeiro lugar do pódio, com o jovem piloto a ser o melhor entre os que utilizam os SEAT Leon Supercopa. "Honestamente estava à espera de um resultado mais positivo, mas não tive andamento para os dois primeiros. Julgo que não optámos pelas melhores afinações, mas em função do que fizeram os restantes SEAT, estou satisfeito com a classificação".
Com problemas de sobreaquecimento no motor do SEAT, "a partir da quarta volta", Francisco Carvalho não conseguiu melhor do que o quarto lugar, precedendo Patrick Cunha, com quem travou interessante duelo na segunda metade da corrida. Nas posições imediatas classificaram-se Vítor Souto, Nuno Torres (com uma boa recuperação, depois de ter sido um dos mais rápidos em pista) e António João Silva.
Na segunda prova com o Alfa Romeo 147 ex-Vasco Campos, Martine Pereira somou a segunda vitória da temporada na Categoria 3, precedendo Nuno Pina (em positivo regresso ao campeonato), Rui Alves e Vasco Campos, todos em Renault Clio RS.
Uma referência final para os problemas de José Carlos Ramos e Jorge Areal.
Corrida 1: 1º César Campaniço (BMW 320si), 11 voltas, em 21m47,759s, à média de 142,679 km/h; 2º João Figueiredo (Peugeot 407 S2000), a 9,646s; 3º Duarte Félix da Costa (SEAT Leon Supercopa), a 14,735s - 1º Categoria 2; 4º José Monroy (SEAT Leon Supercopa), a 20,332s; 5º Francisco Carvalho (SEAT Leon Supercopa), a 26,190s; 6º Patrick Cunha (SEAT Leon Supercopa), a 26,366s; 7º Vítor Souto (SEAT Leon Supercopa), a 31,907s; 8º Nuno Torres (Ford Focus ST 170), a 32,233s; 9º António João Silva (SEAT Leon Supercopa), a 34,619s; 10º Martine Pereira (Alfa Romeo 147), A 1m24,281s - 1º Categoria 3; 11º Nuno Pina (Renault Clio RS), a 1m25,972s; 12º Rui Alves (Renault Clio RS), a 1m45,832s; 13º Vasco Campos (Renault Clio RS), a 1 volta; 14º José Carlos Ramos (SEAT Leon Supercopa), a 2v;
Não classificados: Pedro Costa (Renault Clio RS) e Jorge Areal (SEAT Leon Supercopa).AS