Portal Chamar Táxi

Cantinho do Motociclismo

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
FIM anunciou plantel do MotoGP 2010

d2ab241a.jpeg

A Federação Internacional de Motociclismo anunciou hoje os 17 pilotos e respectivas equipas que irão participar no MotoGP em 2010. A saída da Hayate Kawasaki e da Scot Honda foi colmatada com a Aspar - que colocará a correr uma Ducati para Hector Barbera e Daniel Epp - e a Interwetten, que promove o campeão dos 250cc em 2009, Hiroshi Aoyama, que vai correr numa Honda.
FIM anunciou plantel do MotoGP 2010 -
Destaques também para o campeão de 2009 das Superbike, Ben Spies, que vai correr com a Tech 3 Yamaha, e o antigo campeão das 250cc, Marco Simoncelli, que participará no Mundial com a Gresini Honda. A Suzuki promove Alvaro Bautista, enquanto Aleix Espargaro corre pela Pramac Ducati.
De saída estão Chris Vermeulen e James Toseland, que regressam às Superbike. Toni Elias, Alex de Angelis, Niccolo Canepa e Gabor Talmacsi optaram pela nova Moto2 series.

Aqui fica a lista completa:

4 Andrea Dovizioso Repsol Honda Team Honda
5 Colin Edwards Monster Yamaha Tech 3 Yamaha
7 Hiroshi Aoyama Interwetten-Honda MotoGP Honda
11 Ben Spies Monster Yamaha Tech 3 Yamaha
14 Randy de Puniet LCR Honda MotoGP Honda
19 Alvaro Bautista Rizla Suzuki MotoGP Suzuki
24 Marco Melandri San Carlo Honda Gresini Honda
26 Dani Pedrosa Repsol Honda Team Honda
27 Casey Stoner Ducati Marlboro Team Ducati
36 Mika Kallio Pramac Racing Team Ducati
40 Hector Barbera Aspar MotoGP Team Ducati
41 Aleix Espargaro Pramac Racing Team Ducati
46 Valentino Rossi Fiat Yamaha Team Yamaha
58 Marco Simoncelli San Carlo Honda Gresini Honda
65 Loris Capirossi Rizla Suzuki MotoGP Suzuki
69 Nicky Hayden Ducati Marlboro Team Ducati
99 Jorge Lorenzo Fiat Yamaha Team Yamaha
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
125cc: FIM libera lista de inscritos para 2010

motogp_valentinorossi3(a).jpg

Bradley Smith deve começar como o favorito ao título de 2010 nas
125cc, cuja temporada começa em Losail dia 12 de abril. Mas ele deve
encontrar forte oposição de seu companheiro na Aspar, Nicolas Terol.

O jovem piloto inglês, Smith, terminou como o vice-campeão na última
temporda, depois de vencer em duas provas. Terol se junta ao inglês na
Aspar, depois de ter terminado em terceiro lugar, quando corria na
Jack Jones Team.

Outros retornos de pilotos de ponta, segundo a lista divulgada pela
FIM nesta quarta-feira, incluem o duas vezes vencedor Pol Espargaro, e
regular participante dos pódios Sandro Cortese, além dos jovens
pilotos, de 16 anos, Marc Marquez e Jonas Folger.

Simone Corsi, que só foi vice-campeão para Mike di Meglio em 2008, na
disputa do título das 125cc em 2008 - mas que caiu para a 11ª no ano
passado - também retorna, para disputar sua sétima temporada nas 125cc.

» Veja abaixo a lista dos inscritos na 125cc:
#5 Alexis Masbou - WorldwideRace Team - Aprilia
#7 Efren Vazquez - Bainet Derbi - Derbi
#9 Muhammad Zulfahmi - Empowerment WorldwideRace Team - Aprilia
#11 Sandro Cortese - Red Bull Ajo Motorsport - Derbi
#12 Esteve Rabat - BQR Racing - Aprilia
#14 Johann Zarco - WTR San Marino Team - Aprilia
#18 Nicolas Terol - Bancaja Aspar Team - Aprilia
#23 Alberto Moncayo - Andalucia Cajasol - Aprilia
#24 Simone Corsi - Fontana Racing - Aprilia
#26 Adrian Martin - Team WRB - Aprilia
#32 Lorenzo Savadori - Matteoni C.P. Racing - Aprilia
#35 Randy Krummenacher - Molenaar Racing - Aprilia
#38 Bradley Smith - Bancaja Aspar Team - Aprilia
#39 Luis Salom - Lambretta Reparto Corse - Lambretta
#44 Pol Espargaro - Bainet Derbi - Derbi
#50 Sturla Fagerhaug - Empowerment WorldwideRace Team - Aprilia
#69 Louis Rossi - CBC Corse - Aprilia
#71 Tomoyoshi Koyama - Racing Team Germany - Honda
#72 Marco Ravaioli - Lambretta Reparto Corse - Lambretta
#78 Marcel Schrotter - Interwetten Racing - Honda
#80 Quentin Jacquet - Molenaar Racing - Aprilia
#84 Jakub Kornfeil - Racing Team Germany - Honda
#87 Luca Marconi - WorldwideRace Team - Aprilia
#93 Marc Marquez - Red Bull Ajo Motorsport - Derbi
#94 Jonas Folger - WorldwideRace Team - Aprilia
#99 Danny Webb - Team WRB - Aprilia
#?? não divulgado - CBC Corse - Aprilia
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Circuito de Jerez presta homenagem a Jorge Aspar

MotoGP-corrida.1.jpg

O Circuito de Jerez dedicou uma curva ao ex piloto e atual Director Desportivo Jorge Martínez ‘Aspar’. Pilar Sánchez, Presidente da Câmara da cidade andaluza, fez o anuncio em Madrid durante o evento de lançamento do Grande Prêmio bwin.com da Espanha.

“O Jorge correu no nosso circuito muitas vezes e queríamos mostrar o nosso reconhecimento,” disse a Presidente da Câmara. “Durante o GP vamos organizar um evento para comemorar – ele merece. Toda a cidade quer isto.”

O quatro vezes Campeão do Mundo e chefe do Team Aspar, que tem equipes inscritas nas três categorias pela primeira vez em 2010, esteve presente e estava muito contente.

“É uma grande alegria para mim porque Jerez sempre foi como uma casa para mim,” disse Martínez. “Tive a sorte de correr nas ruas de Jerez em 1981 e venci o primeiro Grande Prêmio que foi disputado lá. Os fãs e a atmosfera são magníficos.”

‘Aspar’, que confirmou a utilização de chassis RSV na equipe de Moto2 na temporada de 2010, disse que a escolha não foi fácil.

“Foi uma escolha difícil porque queremos ter a melhor possibilidade de vencer,” disse. “Testamos muitas motos e esperamos até ao último minuto pela Aprilia, mas no final o projeto não foi possível. Acreditamos que fizemos uma boa escolha e agora temos de trabalhar na pista. Vai ser uma categoria muito disputada, assim, é importante termos uma equipe técnica e pilotos muito competitivos em todos os Grandes Prêmios.”
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Capirossi fica satisfeito, mas aguarda próximo teste em Sepang

MotoGP-LoCapirossi.Suzuki.jpg

Loris Capirossi fez uma boa avaliação em relação ao trabalho feito na GSV-R durante o teste de Sepang. O final do primeiro teste oficial da MotoGP de 2010 foi na sexta-feira, e o piloto da Rizla Suzuki ficou satisfeito com os resultados obtidos nos dois dias de trabalho.

“Sepang não foi tão ruim para nós porque tentamos entender afinação da moto,” explicou Capirossi, que completou 48 voltas na sexta-feira com um melhor tempo de 2m02,763s. “Testamos três chassis diferentes e um funcionou muito bem, e também diferentes tanques de combustível – creio que fizemos um grande trabalho.”

O italiano continuou: “Testamos muito para entendermos a base da moto para 2010. O próximo teste aqui em Sepang será importante porque vamos receber o novo motor da Suzuki e vamos ter 95% da moto de 2010. Será muito importante.”
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
TOP 10 LENDAS MOTOGP: 9º Freddie Spencer

7f222a42.jpeg


CHAMAVAM-LHE 'FAST FREDDIE',

"Spencer era como um daqueles relógios caros feitos à mão: perfeito mas frágil". Foi esta a resposta do jornalista inglês David Emmett quando lhe pedimos para descrever Freddie Spencer, o maior prodígio que atingiu o Mundial de Motociclismo na década de 1980.
O norte-americano foi, ao mesmo tempo, um fenómeno e um mistério. O mesmo piloto que venceu a primeira corrida na classe-raínha aos 20 anos e que aos 21 se tornou o mais jovem Campeão do Mundo de sempre, venceu o último GP quando tinha 23 anos... Porquê? A resposta (ou a falta dela) é o que torna a história tão singular.

Rumo ao estrelato

Freddie Spencer era um talento extraordinariamente precoce que fez a formação nas dirt-tracks americanas. Quando mudou para as pistas de asfalto, venceu o campeonato AMA de 250cc à frente de outra lenda com lugar nesta série, Eddie Lawson. Aos 18 anos, chocou o Mundo ao bater os campeões de 500cc Barry Sheene e Kenny Roberts no Desafio Transatlântico, uma interessante competição que todos os anos opunha os melhores pilotos americanos e britânicos.

Não demorou muito até que a Honda recrutasse o prodígio de Shreveport. A marca japonesa colocou-o primeiro nas Superbikes americanas e mais tarde no Mundial de 500cc (na foto), onde venceu a primeira corrida em 1982, com apenas 20 anos. É aqui que nasce a relação entre Spencer e o lendário preparador Erv Kanemoto, com quem Spencer conquistaria os seus três títulos mundiais. O primeiro surgiu em 1983, após uma batalha épica com o tricampeão da Yamaha, Kenny Roberts. A glória suprema aos 21 anos - algo que o mais importante campeonato do motociclismo nunca mais viu.

O princípio do fim

Lesões e um projecto radical (e pouco fiável) da Honda, a NSR-500 V4, minaram a defesa do título em 1984. No ano seguinte, Spencer conseguiu um dos maiores feitos da História do motociclismo. Numa incrível sucessão de corridas e vitórias, o americano começou por ganhar a mais importante prova do seu país, as Daytona 200 em três classes diferentes (!). Seguiu-se o inédito duplo título mundial de 500cc e 250cc... algo que trouxe a Spencer um estatuto de lenda mas também problemas físicos resultantes de centenas de corridas, sessões de treinos e testes. Nunca mais ganhou outro GP.
Muitos disseram que Spencer nunca lidou bem com a pressão resultante de um sucesso meteórico; outros deram uma explicação bem mais científica: Spencer sofria do Síndroma do Túnel Cárpico, uma doença que vários pilotos desenvolvem devido ao esforço exigido nos punhos e antebraços.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
MotoGP auncia mudanças técnicas para 2012

motogp-2009-stoner.jpg

A Comissão de Grandes Prêmios reuniu-se hoje em Barcelona, adiantando o Regulamento Técnico que vai entrar em vigor na temporada de 2012.

A Comissão dos Grandes Prêmios, reunida em Barcelona, redefiniu os novos regulamentos para a MotoGP em 2012. Foi confirmado o aumento da capacidade volumétrica dos motores para 1.000cc, proposta em dezembro passado. No máximo 4 cilindros e um diâmetro limite de 81mm.

As novidades decididas são peso máximo de 153 kg para motos com mais de 800cc e 150 kg para motos até 800cc; até seis motores por piloto na temporada; tanque de combustível de 21 litros, com as seguintes exceções para as equipes privadas: cada piloto poderá usar 12 motores por temporada e a capacidade do tanque de combustível será de 24 litros.

Até maio teremos novas determinações para essas equipes que ficam nominadas Claiming Rule Teams (CRT).

Foram também introduzidas mudanças na pressão dos pneus, já para 2010. Ficam proibidos os sensores da pressão dos pneus, como os da temperatura que já haviam sido banidos. Para a categoria Moto2, definiram-se procedimentos para pedidos e substituição de motores que estejam abaixo do padrão durante a temporada.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Parkalgar Honda inicia luta pelo título

c7739d96.jpeg

A temporada 2010 do Campeonato do Mundo de Supersport está prestes a ter início com a primeira prova da temporada a ter lugar a 28 de Fevereiro em Phillip Island. A Parkalgar Honda já rumou à Austrália para preparar da melhor forma possível este primeiro confronto. Miguel Praia e Eugene Laverty estão extremamente motivados, confiantes e com os objectivos bem traçados.
Parkalgar Honda inicia luta pelo título -

Conquistar o título de Campeões é o objectivo máximo da equipa portuguesa que centra em Eugene Laverty, actual vice-campeão, as esperanças máximas.

"Estou ansioso por dar início à época. Phillip Island é uma pista que gosto em particular e que proporciona corridas fantásticas. Durante os testes de pré-época em Portimão fui o mais rápido pelo que os meus objectivos para esta primeira corrida passam por vencer e destacar-me desde já na frente da classificação. Sei que vou ter concorrência forte, o Kenan Sofuoglu e o Joan Lascorz não me vão dar tréguas mas não estou intimidado. A equipa preparou cuidadosamente a Honda CBR 600 RR pelo que sinto que estamos todos aptos para o desafio", referiu confiante o piloto irlandês.

Miguel Praia está igualmente preparado para dar início à época 2010. O piloto português esteve em grande plano nos testes de Portimão e tem vindo, desde a época passada, a evoluir de forma notória a sua performance.

"Vamos fazer o lançamento da época na Austrália e estamos muito motivados pois temos uma boa base de trabalho, que estou certo, nos vai permitir lutar pelos lugares da frente. Antes do fim-de-semana de corrida vamos ter hipótese de testar em Phillip Island (dias 21 e 22) o que é óptimo para conseguirmos preparar o melhor possível a primeira corrida", disse o piloto português.

Em termos pessoais sinto-me bastante bem. Em termos físicos fiz toda a preparação possível e estou sem qualquer tipo de limitações. Depois dos resultados dos testes de Portimão penso que garantir um lugar no top 10 é o mínimo que posso desejar. Se conseguir ficar entre os cinco melhores, será excelente", concluiu Miguel Praia.

A corrida terá transmissão no Domingo, 28 de Fevereiro no Eurosport 2 às 15.30h.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Moto Gp 2010 Rossi mantém domínio nos testes em Sepang

VRossi.1.jpg

Valentino Rossi continuou seu domínio dos testes da pré-temporada da MotoGP ao marcar o melhor tempo na sessão desta quinta-feira em Sepang.

O atual campeão agora foi o mais veloz nos três dias de testes coletivos realizados neste inverno do hemisfério norte. Ele liderou os tempos com 2m01.068s, a um décimo de sua melhor volta no teste anterior há três semanas atrás.

Mas a competição foi mais acirrada do que no começo do mês, com Casey Stoner, da Ducati, 0.151s atrás de Rossi em segundo lugar. Andrea Dovizioso ficou a meio segundo na terceira posição, mas quatro colocações e 0.4s à frente de seu companheiro na Honda, Dani Pedrosa, que perdeu duas horas de treino após uma queda na curva 9.

A Suzuki mostrou uma melhoria de forma, com Loris Capirossi obtendo o quarto tempo e seu companheiro, o estreante Alvaro Bautista, em nono apesar de uma queda à tarde. Ele foi o segundo melhor entre os novatos, com Ben Spies, da Tech 3 Yamaha, em um bom quinto lugar, à frente de seu companheiro Colin Edwards.

Com Jorge Lorenzo sendo obrigado a ficar fora deste teste enquanto se recupera de um ferimento na mão sofrido em um acidente de motocross, a Yamaha deu aos pilotos de teste de fábrica, Norihiko Fujiwara e Wataru Yoshikawa, mais um dia de treinos para ajudar no desenvolvimento.


Tempos de quinta-feira em Sepang:

1. Valentino Rossi - Yamaha, 2m01.068s
2. Casey Stoner - Ducati, 2m01.219s
3. Andrea Dovizioso - Honda, 2m01.631s
4. Loris Capirossi - Suzuki, 2m01.687s
5. Ben Spies - Tech 3 Yamaha, 2m01.843s
6. Colin Edwards - Tech 3 Yamaha, 2m01.897s
7. Dani Pedrosa - Honda, 2m02.036s
8. Mika Kallio - Pramac Ducati, 2m02.038s
9. Alvaro Bautista - Suzuki, 2m02.078s
10. Marco Melandri - Gresini Honda, 2m02.086s
11. Nicky Hayden - Ducati, 2m02.221s
12. Hiroshi Aoyama - Interwetten Honda, 2m02.419s
13. Aleix Espargaro - Pramac Ducati, 2m02.447s
14. Hector Barbera - Aspar Ducati, 2m02.485s
15. Randy de Puniet - LCR Honda, 2m02.535s
16. Marco Simoncelli - Gresini Honda, 2m03.254s
17. Norihiko Fujiwara - Yamaha, 2m04.681s
18. Wataru Yoshikawa - Yamaha, 2m04.967s
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Moto GP 2010

Valentino Rossi foi novamente o mais rápido
2d7dbf60.jpeg

Valentino Rossi continua a dominar a pré-época do MotoGP depois de voltar a ser o mais rápido nos testes da disciplina, que estão, desta feita, a ter lugar em Sepang, Malásia. O italiano foi o mais rápido nas três sessões que até aqui tiveram lugar neste inverno, embora o equilíbrio seja agora maior. Sem a presença de Jorge Lorenzo, lesionado, foi Casey Stoner (Ducati) a dar mais 'luta' a Rossi, terminando a 0.151s deste. Andrea Dovizioso (Honda) foi meio segundo mais lento, mas ficou bem na frente do seu companheiro de equipa, Dani Pedrosa. Loris Capirossi (Suzuki) foi quarto na frente de Ben Spies (Yamaha), que promete um grande época no MotoGP.
Valentino Rossi foi novamente o mais rápido -

Tempos

1. Valentino Rossi ITA Fiat Yamaha Team 2min 1.068 s (47 voltas)
2. Casey Stoner AUS Ducati Marlboro Team 2min 1.219 s (33 voltas)
3. Andrea Dovizioso ITA Repsol Honda Team 2min 1.631 s (52 voltas)
4. Loris Capirossi ITA Rizla Suzuki MotoGP 2min 1.687 s (52 voltas)
5. Ben Spies USA Monster Yamaha Tech 3 2min 1.843 s (42 voltas)
6. Colin Edwards USA Monster Yamaha Tech 3 2min 1.897 s (35 voltas)
7. Dani Pedrosa SPA Repsol Honda Team 2min 2.036 s (47 voltas)
8. Mika Kallio FIN Pramac Racing 2min 2.038 s (76 voltas)
9. Alvaro Bautista SPA Rizla Suzuki MotoGP 2min 2.078 s (34 voltas)
10. Marco Melandri ITA San Carlo Honda Gresini 2min 2.086 s (52 voltas)
11. Nicky Hayden USA Ducati Marlboro Team 2min 2.221 s (61 voltas)
12. Hiroshi Aoyama JPN Interwetten Honda MotoGP 2min 2.419 s (57 voltas)
13. Aleix Espargaro SPA Pramac Racing 2min 2.447 s (35 voltas)
14. Hector Barbera SPA Paginas Amarillas Ducati 2min 2.485 s (62 voltas)
15. Randy de Puniet FRA LCR Honda MotoGP 2min 2.535 s (76 voltas)
16. Marco Simoncelli ITA San Carlo Honda Gresini 2min 3.254 s (53 voltas)
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Rossi comemora desempenho da Yamaha nos testes

MotoGP-VRossi10.jpg

Valentino Rossi está muito entusiasmado com o desempenho do modelo YZR-M1 da Yamaha nos testes de pré-temporada da MotoGP. O italiano registrou nesta sexta-feira a melhor marca da atividade em Sepang (Malásia), superando inclusive o tempo da pole position em 2009.

"Estou muito feliz por ter superado o tempo da pole, é um bom sentimento ser tão rápido em um teste. Fiz a volta com pneus velhos, mas também pude testar um jogo de pneus novos muito bom da Bridgestone, que espero poder usar na primeira corrida", disse o italiano.

"A nossa moto está em grande forma. Ainda temos algum trabalho para fazer na eletrônica mas no geral tudo está melhor, especialmente o motor e a aderência traseira. A Yamaha foi muito esperta em manter os pontos fortes da moto antiga nessa, estou muito contente com isso", prosseguiu Rossi.

"Agora vamos para o Catar e analisar o nosso nível, pois a pista de Losail não é uma das melhores para nós. Mas estamos em ótima forma, o que é muito bom nesse momento", finalizou Rossi.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Parkalgar Honda quer pódio na primeira corrida da época

Os quarto e 11º lugares na grelha foram garantidos pelos pilotos da formação lusa, respectivamente por Eugene Laverty e Miguel Praia
Parkalgar-EL2010_01_250.jpg

A Parkalgar Honda vai partir para a primeira corrida da temporada do quarto e 11º lugares da grelha de partida com Eugene Laverty e Miguel Praia respectivamente. Os pilotos da equipa portuguesa confrontaram-se na segunda sessão de qualificação com condições atmosféricas muito distintas face aos dias anteriores o que não ajudou a conseguir uma melhor posição. Ainda assim ambos os pilotos estão bastante optimistas face à corrida com Laverty a ambicionar um lugar no pódio e Miguel Praia um lugar no "top 8".

Eugene Laverty, vice-campeão em título, ambicionava um lugar na primeira linha da grelha e esse resultado acabaria por se verificar o que o deixou satisfeito. “Consegui o objectivo a que me propus e estou contente por isso. Hoje não consegui um ritmo tão forte mas estou confiante tanto no meu desempenho como no da Honda CBR 600 RR. Tive um problema eléctrico que não ajudou em nada mas ainda temos o ‘warm-up’ de amanhã para fazer melhoramentos. Penso que temos uma boa estratégia para a corrida, especialmente na segunda parte da prova e vou dar o tudo por tudo para alcançar os meus objectivos”, disse.

Já em relação a Miguel Praia, o piloto português da Parkalgar não conseguiu um lugar na segunda fila, tal como esperava, mas mantém ainda assim as esperanças na obtenção de um bom resultado, tal como garantiu: “As afinações de ontem não serviram de muito hoje devido ao arrefecimento em cerca de 12 graus o que influenciou no acerto e escolha de pneus. Fiz tudo o que podia para garantir um lugar na segunda linha da grelha mas os meus adversários estiveram mais fortes e eu, infelizmente, cometi um erro que me saiu caro. Na minha volta, na última curva alarguei a trajectória e perdi tempo precioso. No entanto, estou confiante para amanhã, e de tudo vou fazer para terminar no top 8”.
Confira agora os resultados da qualificação:

1. - Joan Lascorz – Kawasaki ZX-6R – 1m33s847
2. - Kenan Sofuoglu – Honda CBr 600 RR – 1m34s116
3. - M. Pirro – Honda CBR 600 RR – 1m34s156
4. - Eugene Laverty – Honda CBR 600 RR – 1m34s300
(…)
11. - Miguel Praia - Honda CBR 600 RR – 1m35s398
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Eugene Laverty e Parkalgar vencem Supersport na Austrália

5b541952.jpeg

Ao liderar de fio a pavio, Eugene Laverty e a Parkalgar Honda venceram hoje a primeira corrida da temporada do Campeonato do Mundo de Supersport. Miguel Praia esteve em bom plano ao conseguir o seu melhor resultado de sempre na categoria, o nono lugar.
Eugene Laverty e Parkalgar vencem Supersport na Austrália -

Desta forma, a Parkalgar Honda vai chegar a Portimão, onde se realiza a segunda jornada do Campeonato, no comando da tabela classificativa. Com o intuito claro de conseguir o título mundial, Eugene Laverty e Miguel Praia apelam a todos os portugueses para estarem presentes no Autódromo Internacional do Algarve a 28 de Março para apoiar a estrutura portuguesa.

Apesar de nem sempre o fim-de-semana ter sido fácil para a equipa portuguesa, certo é que as alterações de última hora efectuadas à Honda CBR 600 RR de Eugene Laverty deram os seus frutos: "Acabou por ser uma corrida extremamente fácil tendo em conta as dificuldades que tivemos ao longo dos últimos dois dias para encontrar as afinações ideais. Fui sempre consistente e isso revela-se melhor do que fazer apenas uma volta rápida, que foi o que aconteceu aos meus adversários", começou por dizer o piloto irlandês.

"Devo agradecer a toda a equipa que fez um trabalho excepcional. Não poderia ter esperado um desfecho melhor. Agora partimos para Portimão e espero poder dar aos portugueses mais uma vitória", concluiu Eugene Laverty.

Miguel Praia esteve igualmente em destaque ao conseguir igualar o seu melhor resultado de sempre nas Supersport com o nono posto. Ainda assim o piloto português considerou que poderia ter sido melhor: "No primeiro arranque correu tudo bem e após a primeira volta estava no sétimo posto mas a corrida teve de ser interrompida devido ao motor de um adversário se ter partido. No segundo arranque as coisas não correram tão bem e caí para o 13º lugar. Isso obrigou-me a perder demasiado tempo na recuperação de posições", começou por dizer o piloto algarvio.

"O ritmo não foi tão rápido como estava à espera pois penso que a escolha de um pneu mais largo me retirou maneabilidade nas mudanças de direcção mais rápidas. Temos de trabalhar mais no acerto da moto para este pneu, pois tenho a certeza que tem imenso potencial. Vamos agora para o Algarve, e a correr em casa e no meu circuito preferido vou lutar por um lugar no top 5", concluiu Miguel Praia.

Resultados da Corrida:
1º Eugene Laverty - Honda CBR 600 RR
2º Joan Lascorz - Kawasaki ZX-6R
3º Kenan Sofuoglu - Honda CBR 600 RR
...
9º Miguel Praia - Honda CBR 600 RR com 1.35.398
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Manager da Parkalgar sem papas na língua: "Laverty é melhor que Lascorz e Sofuoglu"

bbf6b530.jpeg


O antigo piloto inglês Simon Buckmaster é o responsável pela estrutura da Parkalgar Honda. O britânico participou no Mundial de 500cc nos anos 80 correndo ao lado de lendas como Eddie Lawson, Wayne Rainey, Kevin Schwantz ou Randy Mamola. Visto no paddock como uma figura pragmática e frontal, o Team Manager da equipa portuguesa previu o resultado da primeira corrida do Mundial de Supersport alguns dias antes da prova. No site da Parkalgar, Buckmaster fez uma interessante análise da concorrência e não parece ter errado no prognóstico, pelo menos para Phillip Island.

"Se eu fosse um homem de apostar, colocava o meu dinheiro no Eugene para Campeão do Mundo este ano. Acredito que ele a Parkalgar Honda são um conjunto mais forte do que os seus principais adversários, Kenan Sofuoglu e Joan Lascorz. Mas deixem-me explicar o meu ponto de vista.

Para começar, não acho que o Sofuoglu seja tão forte como o Lascorz. Para andar ao nível do Lascorz e do Eugene, ele vai ter de arriscar muito e deverá ter algumas quedas como em 2009. Para além disso, a Ten Kate parece estar a dar-se mal com o facto de nós termos vencido corridas. Até ao ano passado eles eram uma equipa amigável e havia uma boa relação entre nós. Mas agora parece que o nosso sucesso deixou-os um pouco irritados. O facto de eles não terem as suspensões de fábrica da Öhlins, como nós, pode dar-nos uma ligeira vantagem, mas para ser justo com a Ten Kate, eles trabalharam muito no Inverno e a moto deles está mais próxima da nossa. Mas, devido à importância da consistência, acho que o Sofuoglu vai terminar o campeonato em terceiro tal como no ano passado.

Não acho que o outro piloto da Ten Kate, Michele Pirro, tenha a consistência necessária para lutar pelo título. Ele provavelmente trouxe dinheiro para a equipa e conseguiu um bom lugar, mas se ele queria a melhor equipa Honda talvez devesse ter olhado para outro lado.

Lascorz é rápido de forma consistente e talentoso, muito próximo do Eugene em termos de habilidade e eu respeito-o muito e à sua equipa (Motocard Kawasaki, ndr). Vai ser difícil batê-lo mas acho que de uma forma geral a Parkalgar Honda é mais forte. O meu bom amigo Randy Mamola experimentou as duas motos no final do ano passado e apesar de ter confirmado que ambas são muito parecidas em termos de performance do motor, ele também disse que a Honda da Parkalgar é menos agressiva com os pneus. É aqui que devemos tirar vantagem. Uma melhor gestão dos pneus significa um final mais forte nas corridas, e isso pode ser decisivo nas últimas voltas. Se tudo correr como penso, o Lascorz vai ser segundo este ano e ele merece-o porque é um excelente piloto."

Como se vê, apesar do Mundial ainda agora ter começado, a previsão de Buckmaster foi pelo menos confirmada na Austrália.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Valentino Rossi desenvolve a Yamaha YZR-M1 2010

motogp-2010-Yamaha-YZR-M1.jpg

Enquanto Valentino Rossi desenvolve sua Yamaha para o mundial deste ano, o diretor esportivo da equipe, Davide Brivio, aproveitou para falar ao site oficial da MotoGP sobre a M1 que Rossi vai usar nesta temporada.

Durante o segundo teste oficial de pré-temporada em Sepang, Brivio explicou: “É um pouco diferente da de 2009, a começar pela frente. A Yamaha trabalhou na aerodinâmica da moto para melhorar a performance e velocidade final, além de pensar no sistema de arrefecimento. Sepang é um local muito bom para testar porque a temperatura é muito elevada e podemos ver se isto tem bons efeitos. Na verdade, fizemos um último teste e correu tudo bem, portanto esta é a versão final para 2010.”

Passando para os regulamentos técnicos que permitem um máximo de seis motores por piloto para toda a temporada, Brivio continuou: “Outra área importante onde trabalhamos esta moto foi o motor. Isto porque os regulamentos para este ano obrigam todos a usar um máximo de seis motores; tivemos de melhorar a durabilidade e confiabilidade sem perder potencia. Já temos bons resultados, mesmo porque em regimes mais baixos e médios o nosso motor é melhor que o de 2009, e até ao momento não perdemos velocidade final.”

O quadro da moto também é uma área que mereceu grande atenção, com Brivio explicando o árduo trabalho de melhorias sem perda de desempenho.

“Também trabalhamos muito na rigidez do chassi para tentarmos encontrar diferentes equilíbrios para melhorarmos a aderência dos pneus sem perdermos muito no motor. Por isso tivemos que encontrar o melhor compromisso entre aderência e manter as boas características da moto,” disse Brivio, antes de tocar em um último aspecto. “A última área em que estamos trabalhando é a eletrônica, que está melhorando a cada teste.”
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Lorenzo determinado a participar do último teste

JLorenzo.jpg

Jorge Lorenzo está determinado a participar do último teste da pré-temporada da MotoGP no Catar apesar de seu ferimento, mas não tentará fazer bons tempos.

O piloto da Yamaha ficou fora do teste de Sepang devido a um ferimento na mão sofrido em um acidente de motocross. Seus empresários sugeriram que Lorenzo provavelmente não estaria pronto para o teste de Losail na próxima semana, mas ele decidiu que precisa voltar à pista como parte de sua recuperação.

"Sim, eu vou para o teste do Catar", declarou Lorenzo à Motosprint. "Tomei essa decisão por várias razões, incluindo a necessidade de entender como está minha mão, mas certamente não para marcar o tempo mais rápido".

"Pensei em não participar do teste e ir direto para a primeira corrida. Mas prefiro ir para os testes. Gostaria de recuperar um pouco de sensibilidade e confiança, basicamente quero voltar a ter contato com minha moto. Mesmo que sejam apenas algumas voltas, quero ver como me sentirei pilotando".

Ele admitiu que o ferimento também deverá prejudicar sua forma na abertura da temporada em Losail no meio de abril, mas acredita que isso não acabará com suas esperanças de título. "Creio que não estarei bem preparado quando chegarmos à primeira corrida, e minha moto também não".

"De qualquer maneira, não quero ficar decepcionado. Continuo pensando positivo, já que a temporada é longa: 18 GPs são muitas etapas, precisamos pensar a longo prazo. Quanto à primeira prova, tentarei limitar os danos - isso já seria algo positivo para mim".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Lorenzo confirma participação no teste do Catar

JLorenzo.jpg

Jorge Lorenzo, piloto da Yamaha, recebeu aprovação para participar do último teste da pré-temporada no Catar.

O espanhol quebrou um osso de seu polegar direito em um incidente de treino há quatro semanas, e sua presença no Catar estava em dúvida. Entretanto, seus médicos confirmaram que não há risco para o osso quebrado e que ele poderá testar em Losail.

A Yamaha afirmou que o piloto ainda precisa continuar com a fisioterapia a fim de dar sequência à reparação do músculo ao redor da fratura. "Hoje, estamos indo para o Catar para o último teste de inverno", declarou Lorenzo. "Acho importante estarmos lá".

"A fratura aconteceu há menos de cinco semanas atrás, mas não poderíamos perder este último teste, porque teria sido negativo para nossa preparação; não estamos tão longe da primeira corrida da temporada. O médico fez uma proteção especial de fibra de carbono e a Dainese modificou minha luva a fim de proteger a fratura, então vamos ver como nos saímos".
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Equipa Bianchi Prata em força no Algarve

Paulo Gonçalves, na Classe TT3, e Norberto Teixeira e Pedro Bianchi Prata, na Classe TT2, vão representar a equipa na Baja Terras d’el Rei, que arranca esta sexta-feira
PauloGoncalves02_250.jpg

A equipa Bianchi Prata/Vodafone , nas suas BMW G 450X, vai estar em peso na Baja Terras d’el Rei, que tem lugar entre os dias 19 a 21 de Março, com Paulo Gonçalves na Classe TT3 e Pedro Bianchi Prata com o recente piloto da equipa, Norberto Teixeira, na Classe TT2. Esta primeira prova, pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, decorre nos concelhos de Vila Real de Stº António, Castro Morim, Tavira, Loulé, Almodôvar, Mértola e Alenquer e integra as modalidades de autos, motos, quads e buggys.

Relativamente à participação na prova, o piloto de Esposende, Paulo Gonçalves comentou a sua estreia na classe: “É a primeira vez que vou correr na classe TT3, porém espero disputar a vitória do campeonato, sempre com alguma cautela devido ainda à minha recuperação”.
NorbertoTeixeira_250.jpg

Por seu turno, o piloto do ACPmoto, Norberto Teixeira falou igualmente da sua estreia em provas do género: Até agora apenas corri em provas de Enduro, esta prova será uma novidade para mim, no entanto espero dar o meu melhor pela equipa Bianchi Prata”.

Pedro Bianchi Prata, director e piloto da Equipa Bianchi Prata/Vodafone, que irá correr com a BMW G450X utilizada no Dakar Argentina-Chile, fez uma breve antevisão da prova e anunciou os objectivos da equipa: “Vai ser a primeira prova que vou fazer depois do Dakar, o objectivo é rodar, visto que vou na moto de rali, o ritmo dos raides em Portugal é muito elevado, por isso é um óptimo treino para as provas internacionais que vamos fazer. Vou fazer toda a prova sem parar, pois vamos testar a autonomia da moto. Quanto à equipa, ainda não estamos a 100%, o Paulo Gonçalves ainda está a recuperar da lesão do Dakar e o Norberto Teixeira vai ser a primeira prova na equipa, mas tenho a certeza que todos vão dar o seu máximo. O objectivo é a vitória da geral com o Paulo e todas as provas contam, por isso ainda falta muito até ao final”.

O percurso da Baja Terras d’el Rei tem 400km de extensão com duas etapas incluídas, um Prólogo/Super Especial de 5km e um Sector Selectivo/Prova Especial de Classificação com um total de 325km. Na sexta, dia 19, irão realizar-se as necessárias verificações documentais. Já no dia 20 começa a competição propriamente dita com a dupla passagem pela Super Especial, depois da partida oficial do Rali, frente ao antigo mercado municipal de Tavira, seguindo para os restantes concelhos. A prova completa-se no domingo, dia 21, com a finalização do Sector Selectivo.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Stoner supera Rossi na última noite no Catar

MotoGP-CStoner10.jpg

Casey Stoner (Ducati) deu um fim ao domínio de Valentino Rossi (Yamaha) nos testes coletivos da MotoGP. O australiano liderou a tabela de tempos no segundo e último dia de atividades noturnas em Losail (Catar).

Stoner fez a melhor das suas 51 voltas em 1m55.353s, apesar de ter sofrido uma queda que não acarretou maiores consequências. Rossi percorreu 57 voltas e ficou 0s597 atrás.

A Honda deu um passo adiante com Andrea Dovizioso, o terceiro colocado, embora Dani Pedrosa tenha ficado apenas em 13º. Nicky Hayden (Ducati), que também teve um leve acidente, foi o quarto, seguido por Loris Capirossi (Suzuki) e Jorge Lorenzo (Yamaha).

As duplas da Tech 3 Yamaha e da Gresini Honda completaram a lista dos acidentados da sexta-feira. Agora, a próxima atividade é a abertura do campeonato, dentro de três semanas, igualmente em Losail.

Confira os tempos:

1. Casey Stoner - Ducati , 1m55.353s
2. Valentino Rossi - Yamaha , 1m55.860s
3. Andrea Dovizioso - Honda , 1m55.879s
4. Nicky Hayden - Ducati , 1m56.115s
5. Loris Capirossi - Suzuki , 1m56.195s
6. Jorge Lorenzo - Yamaha , 1m56.504s
7. Randy De Puniet - LCR Honda , 1m56.504s
8. Colin Edwards - Tech 3 Yamaha , 1m56.722s
9. Mika Kallio - Pramac Ducati , 1m56.767s
10. Ben Spies - Tech 3 Yamaha , 1m56.779s
11. Aleix Espargaro - Pramac Ducati , 1m56.897s
12. Alvaro Bautista - Suzuki , 1m56.898s
13. Dani Pedrosa - Honda , 1m56.935s
14. Marco Melandri - Gresini Honda , 1m57.222s
15. Hector Barbera - Aspar Ducati , 1m57.223s
16. Hiroshi Aoyama - Interwetten Honda , 1m57.251s
17. Marco Simoncelli - Gresini Honda , 1m57.379s
 

rafte22

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2010
Mensagens
295
Gostos Recebidos
0
mpoto GP

Eu também gosto de moto GP obrigado pela informação amigo felicidades
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Stoner termina testes na frente de Rossi

Casey Stoner deu alguma esperança à Ducati e a todos os que aguardam uma temporada equilibrada no MotoGP ao estabelecer o melhor tempo dos testes no Qatar, durante a segunda sessão nocturna em Losail. Valentino Rossi, que dominou os ensaios na Malásia e no primeiro dia no Qatar, ficou com a segunda marca no cômputo dos dois dias, a apenas 0,049s do australiano. Stoner parece ser mesmo o único real adversário do Rossi e da nova M1, pois Lorenzo não está em condições físicas de acompanhar o ritmo do italiano, e as Honda oficiais parecem claramente atrás das congéneres da Yamaha e Ducati.
526846a4.jpeg

Andrea Dovizioso foi o terceiro mais rápido do último dia, dando finalmente uma imagem decente da nova RC212V. Destaque ainda para a evolução de Ben Spies e para as dificuldades de Marco Simoncelli na sua adaptação ao MotoGP.

Melhores tempos no conjunto dos dois dias:

1º C. Stoner (Marlboro Ducati), 1m55,353s

2º V. Rossi (Fiat Yamaha), 1m55,402s

3º A. Dovizioso (Repsol Honda), 1m55,879s

4º B. Spies (Tech 3 Yamaha), 1m55,954s

5º N. Hayden (Marlboro Ducati), 1m56,115s

6º L. Capirossi (Rizla Suzuki), 1m56,195s

7º J. Lorenzo (Fiat Yamaha), 1m56,504s

8º R. De Puniet (LCR Honda), 1m56,504s

(...)

17º M. Simoncelli (Honda Gresini), 1m57,379s

O arranque do MotoGP está marcado para Losail, a 11 de Abril.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Baja TT Terras D'El Rei

172747.jpg

O piloto Luís Ferreira, da LFSport, começou da melhor forma a participação na Baja Terras D'El Rei ao acabar o prólogo da prova algarvia em oitavo, a apenas 18,4 segundos do vencedor António Maio.

Luís Ferreira destacou-se para vencer a classe de TT1, de entre 37 concorrentes em moto à prova de abertura do Campeonato Nacional de Todo-Terreno, que tradicionalmente reúne no Algarve os melhores pilotos de TT em 2 e quatro rodas e este ano volta a partir de Tavira.

Pilotando cautelosamente mas com precisão e agressividade controlada no solo pedregoso dos montes logo a norte da cidade, o "veterano" de 22 anos impôs-se a toda a concorrência da classe e disse no final: "Estou em linha para o meu objectivo de ganhar a classe com esta posição, o que é o mais importante... este prólogo era muito rápido pelo que não era fácil bater as 450", rematou ele, referindo-se aos adversários à sua frente.

De notar que Luís Ferreira, que este ano formou a sua própria equipa apoiado pela Silkolene, Delta e Monster Energy, já ganhou há uma semana também a prova inaugural do Campeonato de Cross Country em Sª Marta de Penaguião, pelo que o objectivo de se sagrar Campeão quer de Todo-Terreno, quer de Cross Country, parece nesta fase inicial perfeitamente ao seu alcance.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Aventura para todos no Portugal de Lés-a-Lés

Mais de 500 candidatos durante a primeira fase de inscrição!
172743.jpg

Confirmando o enorme interesse despertado na apresentação do 12.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor, mais de 500 mototuristas, filiados em moto clubes ou detentores do cartão UEM, procederam ao envio do respectivo boletim durante o primeiro mês de inscrições! Agora, e até 17 de Maio, a aventura organizada pela Federação de Motociclismo de Portugal está acessível a todos os motociclistas...

A enorme adesão verificada no dia da apresentação oficial do 12.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor ampliou sobremaneira as expectativas da Comissão de Mototurismo da FMP que, este ano, delineou surpreendente trajecto, condizente com a importância da data. O 20.º aniversário da entidade federativa será comemorado com a ligação, de 3 a 5 de Junho, entre os concelhos onde estão sedeados alguns dos motoclubes fundadores, numa maratona que vai unir os centros históricos das cidades de Faro e Porto, com paragem na vila-museu de Sintra.

Inédita ligação que promete festa rija aos motociclistas nacionais e estrangeiros – mesmo que não sejam sócios de motoclubes federados na FMP ou portadores de Cartão UEM – que não deverão deixar para a data limite (dia 17 de Maio) o envio da ficha de inscrição disponível no site FMP - Federao de Motociclismo de Portugal e unicamente aceite através de envio via CTT. É que correm o risco de ficar de fora da maior maratona mototurística do Mundo, que continua a ter como 1000 o número limite de participantes...

Entretanto, a organização da aventura que, ao longo de mais de uma década, une pontos extremos de Portugal Continental através das mais pitorescas e desconhecidas estradas nacionais, sempre afastado das auto-estradas, itinerários principais ou secundários, determinou já mais alguns locais de paragem, que se juntam aos já conhecidos almoços em Cuba e Lousã. Assim, o lanche da primeira etapa será oferecido em St.º Estêvão enquanto o pequeno-almoço da segunda etapa será tomado em Vale-Benfeito, pequena aldeia do sistema montanhoso da Serra de Montejunto.

Confirmado foi também o acordo com a BMW Portugal, iniciativa que proporcionará maior comodidade a todos os participantes, bem como a acção preparada pela oficina J. Saraiva, pensando, uma vez mais no bem-estar dos aventureiros. Assim, a oficina da Amadora propõe um check-up gratuito aos participantes que se deslocarem às suas instalações, na Praça Félix Correia, com um documento que ateste a inscrição no 12.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor. Pretende-se desta forma facilitar a vida dos participantes e aos mecânicos durante as Verificações Técnicas e Documentais, no Largo de S. Francisco, em Faro, limitando o número de pequenos problemas que atrasam todo o processo.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Temporada 2010 da MotoGP será transmitida em Full HD

motogp=full-hd.jpg

O Mundial MotoGP vai ser transmitido integralmente em "Full HD" pela primeira vez, depois do sistema de alta definição máxima, ter sido testado em algumas corridas na passada temporada.

Em Portugal, cabe à Sport TV mostrar as " aventuras" de Valentino Rossi, Casey Stoner, Jorge Lorenzo e Daniel Pedrosa em detalhes, mas a lista de operadores é extensa, com a Dorna, detentor dos direitos comerciais da competição, se mostrando otimista quanto a mais adesões no derrorer da temporada, depois da parceria com a Gigawave, sobretudo pelo sucesso das câmaras "onboard".

Veja quem transmitirá em Full HD
RTL Club (Bélgica), Eurosport (França), Sport TV (Portugal), Digisport (Hungria), Viasat (Escandinávia), Speed TV (Estados Unidos), ESPN ( América Latina), Globosat (Brasil), One HD (Austrália), StarHub (Singapura), Sky (Nova Zelândia), Al Jazeera (Médio Oriente), ESPN Star Sports (Ásia) e Supersport (África), são os operadores que estão preparados para oferecer transmissões "Full HD", desde a primeira corrida, no Qatar em 11 de abril.
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
Superbikes 'aquecem' no Algarve

Segunda prova do ano
O Mundial de Superbikes visita Portugal pela quinta vez com a corrida deste fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve. Eugene Laverty e a Parkalgar são os favoritos nas Supersport e Miguel Praia quer fazer a "corrida da sua vida" e chegar ao pódio.
Superbikes 'aquecem' no Algarve -

É notável o trabalho feito pelos irmãos Flammini no Mundial de Superbikes. De 1989 a 2010, a empresa dos italianos - Infront Motorsports (ex-FGSport) - conseguiu estabilizar o campeonato e torná-lo um caso de sucesso só comparável ao MotoGP. As duas principais competições da FIM mantêm filosofias distintas: os protótipos no MotoGP e as motos 'derivadas de série' nas Superbikes (tal como a Fórmula 1 e o WTCC nos automóveis). Só que o Mundial de Superbikes conseguiu atrair nada menos que sete (!) construtores - Yamaha, Ducati, Honda, Suzuki, Kawasaki, Aprilia e BMW -, além de proporcionar algumas das corridas mais espectaculares do motociclismo. Em 2010, o campeonato está ainda mais animado pois não existe um claro favorito ao título após a saída do fenómeno Ben Spies.
7a29f3d9.jpeg

'Pocket Rocket' na frente

Para se perceber esta competitividade basta ver que os três primeiros da corrida inaugural - Haslam, Fabrizio e Haga - ficaram separados por 0,7s, com o inglês a ser dado como vencedor após consulta ao 'photo-finish'; na segunda, os quatro primeiros - Checa, Haslam, Fabrizio e Guintoli - terminaram com 0,8s entre si. E não são precisos lastros ou grelhas invertidas como no WTCC...

Leon Haslam saiu da Austrália na liderança do Mundial, algo que nem estava nas previsões apesar do ritmo demonstrado nos testes na pré-época. Aos 26 anos, Haslam foi contratado por Francis Batta para liderar a Suzuki Alstare depois de ter sido sexto no ano passado com a privada (e extinta) Stiggy Honda. Filho do ex-piloto 'Rocket' Ron Haslam, o britânico será o centro das atenções em Portimão pois toda a gente quererá perceber se a forma de Phillip Island foi ocasional ou se é mesmo o homem a bater em 2010. Mas como Sylvain Guintoli também se mostrou muito rápido, as GSX-R1000 estão claramente mais competitivas do que no ano passado.

A Ducati, por outro lado, parece recuperada do título perdido em Portimão no ano passado. A 1098R foi muito rápida na Austrália, quer por intermédio dos oficiais Haga e Fabrizio, quer pelo veterano Carlos Checa, que venceu a segunda corrida com classe. Abaixo do esperado estiveram as Yamaha oficiais pois tanto o regressado James Toseland como o 'rookie' Cal Crutchlow caíram na primeira corrida e depois rodaram longe da frente. E convém não esquecer que o mais rápido nos últimos testes em Portimão foi o fogoso Johnny Rea (1m42,270s contra 1m42,557s de Haslam), que poderá surgir na frente assim como o eterno Max Biaggi. Como se vê, o lote de candidatos é grande e diversificado - tal como o povo gosta.
Ricardo S. Araújo
 

barril

GF Ouro
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
2,498
Gostos Recebidos
0
A equipa Bianchi Prata, com Elias Rodrigues e Norberto Teixeira, esteve igualmente em destaque no evento do Campeonato Nacional, que contou com a segunda prova do desafio Extreme Kia Motors
GoncaloReis-Ourem02_250.jpg

A segunda prova de Enduro, pontuável para o Campeonato Nacional 2010 desta modalidade, foi disputada em Ourém, nos dias 27 e 28 de Março, num trajecto que passou essencialmente em zonas florestais, com uma Enduro Test de sete quilómetros, Cross Test de seis quilómetros e Extreme KIA Motors 2010 com um quilómetro de extensão.



Com pouco mais de uma centena de pilotos no Parque-Fechado, o Campeonato Nacional de Enduro prosseguiu este fim-de-semana na cidade ribatejana de Ourém, centro nevrálgico da segunda ronda da temporada. Após a encharcada primeira prova em Góis no final de Fevereiro, o clube anfitrião optou por desenhar um traçado com cerca de meia centena de quilómetros, em zonas de maior facilidade para os pilotos em termos de transposição de obstáculos, caso a chuva surgisse novamente com intensidade. A opção de desenhar uma especial em zona de pinhal foi uma realidade, o mesmo se passando com a tradicional especial de motocross na pista do Escandarão, onde o Natureza Motor Clube costuma organizar os seus eventos de Motocross.
PartidaEnduro-Ourem_250.jpg

Sem o fantasma da chuva e numa região com bastantes tradições, o principal condimento do fim-de-semana foi a especial nocturna realizada no sábado à noite, com cerca de um quilómetro de extensão e que levou ao centro da cidade algumas centenas de espectadores para assistirem a uma das novidades da prova e do campeonato nacional.

Após um dia de sexta-feira reservado aos habituais procedimentos de verificações técnicas e administrativas, a prova foi para a estrada no sábado ao meio-dia, como é hábito nas provas do campeonato nacional, tendo a caravana de 104 pilotos que enfrentar três voltas ao traçado definido pela organização – uma menos para os pilotos das classes Verdes - no qual estavam igualmente incluídas as habituais especiais cronometradas (Enduro, Motocross e Extreme), sendo a última válida apenas para os pilotos da Elite e Nacional.

Após os resultados em Góis terem ditado a divisão de vitórias entre Gonçalo Reis e Paulo Felícia, ambos os pilotos eram naturalmente apontados como os mais sérios candidatos ás vitórias em Ourém. Entre eles poderia se intrometer Sandro Marcos, igualmente em evidência em Góis, o mesmo se passando com Mário Patrão, apostado em conseguir ser mais consistente desde os primeiros metros da corrida.
EspecialnocturnaEnduro-Ourem_250.jpg
Mas Gonçalo Reis mostrou estar empenhado em conseguir mesmo o sucesso, não apenas a nível de classe mas também em termos de classificação geral, algo que acabou por conseguir de forma segura em ambos os dias de prova. Sem a chuva para prejudicar a progressão dos pilotos, os duelos entre o piloto da KTM e os adversários da Yamaha foi motivo de animação ao longo de ambas sãs jornadas da prova. Com nove pilotos na classe principal, Reis bateu Sandro Marcos por pouco mais de 11 segundos no primeiro dia de prova, com Paulo Felícia a ser o único a mostrar andamento para a endiabrada dupla da frente ao terminar o dia a 14 segundos do vencedor, enquanto que Mário Patrão foi o quarto a mais de um minuto dos homens da frente.

No segundo dia, com mais uma volta ao percurso que o dia anterior, a vantagem final de Gonçalo Reis foi superior, terminando com mais de um minuto sobre Paulo Felícia, que se superiorizou por apenas dois segundos a Mário Patrão, enquanto que Sandro Marcos foi o quarto a mais de um minuto e meio do primeiro. Tal como no dia anterior, Gonçalo Reis e Paulo Felícia foram os mais fortes nas suas classes. Com esta dupla vitória Gonçalo Reis reforçou a sua posição de líder do campeonato na geral e na classe.

O Enduro de Ourém não viveu apenas das vitórias de Gonçalo Reis e Paulo Felícia nas classes maiores do campeonato e, tal como Reis, também Luís Oliveira se mostrou como o mais forte da categoria Nacional em ambos os dias de corrida, mantendo a invencibilidade que trouxe de Góis após a primeira prova.
EliasRodrigues-Ourem_250.jpg

Entre os Verdes foi Nelson Silvestre quem venceu na Verdes I no primeiro dia de confronto, com Elias Rodrigues a colocar a sua BMW no topo da classificação da Verdes II – para motos com cilindrada superior –, Mané Teixeira deu o mote entre os Veteranos e conseguiu a primeira vitória do ano, enquanto que na Promoção foi Daniel Cunha o mais forte.

No segundo dia os duelos continuaram nas chamadas classes de Iniciação, com Jorge Gouveia a levar a melhor na Verdes I enquanto que Elias Rodrigues repetiu a dose do dia anterior e voltou a assinar o melhor tempo final na Verdes II, algo que Mané Teixeira também resolveu seguir para alcançar a dobradinha, tal como Elias Rodrigues. Na Promoção surgiu um vencedor diferente face ao dia anterior, com Rodrigo Albuquerque a terminar na frente do pelotão dos pilotos menos experientes do campeonato nacional.

A próxima prova do campeonato leva a caravana ao sul do país, mais propriamente a Silves, onde se realiza a única prova do ano com apenas um dia de duração, no próximo dia 16 de Maio. Aí tudo será novo para todos os pilotos, que há muitos anos não descem tão a sul para uma prova de enduro.
NorbertoTeixeira-Ourem_250.jpg

A mítica prova de Ourém foi muito disputada e contou com mais de 100 pilotos inscritos. A equipa Bianchi Prata/Vodafone esteve presente com o piloto Elias Rodrigues na Classe Verdes II e o piloto do ACPmoto, Norberto Teixeira, na Classe Nacional, ambos aos comandos da BMW G 450X.

Norberto Teixeira conquistou o 7º lugar e ficou insatisfeito com a sua prestação no XI Enduro de Ourém: “Não correu nada bem, nunca consegui andar rápido e fiz muitos erros, vou continuar a treinar, para no futuro conseguir melhores resultados para a equipa”.

Por outro lado, o piloto Elias Rodrigues venceu os dois dias de prova, deixando o segundo classificado a mais de dois minutos. “Estou muito contente, é o segundo enduro da minha vida e venci, tenho treinado muito pois quero ganhar este campeonato, a moto esteve a 100% o que me ajudou muito nos tempos que fiz, quero agradecer a toda a equipa e em especial ao meu pai o trabalho que tem feito”, comentou o piloto.

A próxima prova da equipa da BP Ultimate será em Ferraria, nos próximos dias 24 e 25 de Abril, no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

Extreme Kia Motors 2010
muito disputada
GoncaloReis-Ourem_250.jpg

Foi no XI Enduro de Ourém que teve lugar a segunda prova do desafio Extreme KIA Motors 2010, realizado igualmente nos dias 27 e 28 de Março. A organização da prova, Natureza – A.C.E.R, delineou a extreme em destaque na pista do Escandarão, próxima à cidade de Ourém, com extensão de um quilómetro.

Durante a competição houve disputas entre vários pilotos. O vencedores da Extreme KIA Motos 2010 na Classe Elite foi Gonçalo Reis, em KTM, enquanto que na Classe Nacional o triunfo pertenceu a João Ribeiro, em GasGas, e na Classe Verdes a Nuno Pereira, em KTM.

De referir que, no final do Campeonato Nacional de Enduro, os vencedores do Desafio Extreme KIA Motors 2010 habilitam-se a ganhar variados prémios. Após o desfecho da segunda prova do desafio, o piloto que detém a liderança é Gonçalo Reis, da classe Elite, com a luta a prometer acentuar-se ao longo das provas de Enduro. A próxima prova do Desafio Extreme KIA MOTORS 2010 será em Messines, no dia 16 de Maio
JoaoRibeiro-Ourem_460.jpg

NunoPereira-Ourem_460.jpg
 
Topo