"NOUTROS PAÍSES AS VÍTIMAS SÃO MORTAS"
Correio da Manhã – O estrato social dos pais de Madeleine condicionou as investigações?
Carlos Anjos – Os pais não foram sujeitos a um brutal interrogatório. Prestaram declarações. E são os principais interessados.
– Estará ou não a ser feito o que deve ser feito?
– Seguramente. Mas há uma grande diferença entre a polícia e a Sky News. O único elo é que ambos desejaríamos ter as respostas.
– Havendo um retrato-robô porque não divulgá-lo?
– A PJ tem o dever de agir com rigor. A divulgação obedece a um rigor na sua elaboração, para que transmita a imagem exacta do suspeito. E a margem de dúvida deve ser mínima. Senão é impedida a sua divulgação.
– Porque razão demoraram 12 horas a fechar as fronteiras?
– Não temos a informação correcta sobre o número de horas mas a participação de desaparecimento não origina, em lado algum, o fecho das respectivas fronteiras.
– Como vê o criticado silêncio da polícia na fase inicial?
– Experiências contrárias, noutros países, dizem que na maioria dos casos a vítima é encontrada tempos depois morta. São métodos que a polícia portuguesa normalmente não utiliza e que não gostaríamos de ver implementados.
PORMENORES
FOTOGRAFIAS
A polícia britânica lançou um apelo aos turistas que estiveram na Praia da Luz, durante as últimas duas semanas, e que tiraram fotografias junto ao local onde Madeleine McCann desapareceu, para enviarem as imagens às autoridades. O objectivo é tentar identificar eventuais responsáveis pelo rapto da menina britânica, depois de passar as imagens pelas bases de dados inglesas.
DONATIVOS
O site
www.findmadeleine.com já teve mais de cem milhões de visitas em poucos dias e recolheu mais de 115 mil libras de donativos (cerca de 169 mil euros). Gerry McCann chegou hoje de manhã de uma curta viagem a Inglaterra, onde foi tratar da gestão do fundo.
IGREJA
Kate, a mãe da pequena Madie, voltou ontem de manhã com amiga à Igreja da Luz para rezar pela filha. O marido, Gerrad, deslocou-se a Inglaterra.
EMOÇÃO
O pai de Maddie, Gerry McCann, não conteve a emoção ao presenciar em Rothely, Leicestershire, a quantidade de fitas amarelas, símbolo de esperança, colocadas por milhares de pessoas que desejam o regresso da menina desaparecida. Em Inglaterra desde domingo à noite a tratar de assuntos pessoais, está previsto que Gerry McCann chegue hoje a Portugal.
LIVERPOLL UNIDO POR MADDIE
A equipa de futebol inglesa Liverpool também se associou ao drama do casal McCann. No dia em que partiram para Atenas, na Grécia, para disputar a final da Liga dos Campeões contra os italianos do AC Milan, Rafael Benítez e os seus jogadores apelaram ao regresso de Maddie.
O CASO VISTO EM INGLATERRA
A Comunicação Social inglesa mantém o caso de Maddie em alta. O pedido de fotos do local, feito pela policia inglesa, o relato emocionante da avó e a visita do pai à praça central de Rothely, onde o casal vive, mereceram o destaque do dia.
'THE SUN'
A avó de Maddie conta ao jornal que os irmãos gémeos lançam beijos para a televisão sempre que vêem imagens da irmã desaparecida. Outra noticia faz referência ao disco rígido do computador do russo Malinka, que foi apagado.
'BBC NEWS'
Um agente afirma que Maddie ainda pode estar escondida na Praia da Luz. A polícia está a pedir a todos os turistas que estiveram no Ocean Club para enviarem fotografias do local para o site
www.madeleine.ceopupload.com.
'THE GUARDIAN'
O jornal inglês dá conta do apelo da polícia inglesa aos turistas que visitaram o Ocean Club, para que enviem fotografias do local durante as duas semanas que antecederam o rapto. O objectivo é tentar reconhecer o raptor.
'DAILY MAIL'
Fonte da polícia portuguesa é citada a dizer que restam poucas esperanças em encontrar Maddie com vida. O jornal acrescenta ainda que o efectivo policial foi reduzido drasticamente de 200 para 50 agentes.
UM MINUTO DE SILÊNCIO
Um apelo na net marcou para ontem um minuto de silêncio, ao meio-dia. Funcionários da Região de Turismo do Algarve cumpriram à porta.
ORAÇÃO NACIONAL
O Carmelo de Faro difundiu ontem por e-mail a todas as paróquias um apelo para uma oração nacional por Madeleine, hoje, pelas 22h00.
Correio da Manhã