Portal Chamar Táxi

TT - Todo o Terreno

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
João Rosa: "É importante poupar a mecânica nesta altura"

3e52fdd9.jpeg

João Rosa, em Yamaha WR450F, continua a sua ascensão na classificação geral do Dakar. Apesar do pó e do calor que se faz sentir na Argentina, o piloto de 42 anos, que se estreia na prova, concluiu a terceira etapa no 53º lugar da geral. Desta forma, o piloto trepou nove posições na tabela, situando-se agora no 48.º posto

Ao final da tarde, apenas 119 dos 201 pilotos que ontem chegaram ao bivoauac já tinham percorrido os 694 quilómetros da tirada, que tinha a especial mais longa de todo o rali, com 551 quilómetros cronometrados.

"Tal como nos primeiros dias, o calor e o pó foram intensos, com a agravante de termos apanhado algum vento. Continuo a fazer a minha corrida, ultrapassando muitos pilotos, e já consegui entrar nos 50 primeiros. É importante poupar a mecânica da moto nesta altura, porque ainda há muita prova para fazer. As longas rectas favorecem as maiores cilindradas e, por isso, espero pela chegada das tiradas mais duras" comentou o piloto de Viana do Castelo, que hoje foi o quarto melhor português.

Hoje os pilotos enfrentam uma tirada entre Jacobacci e Neuquen, com 488 quilómetros, 459 deles ao cronómetro. Os terrenos pedregosos surgem pela primeira vez no percurso, que inclui ainda a passagem por alguns rios secos. É o início das etapas mais duras da prova, que continua a ser dominada pelo espanhol Marc Coma (KTM), que ontem venceu a tirada.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Equipa Bianchi Prata melhora posições

a42596b6.jpeg

A especial entre Puerto Madryn e Jacobacci, a terceira da prova, provou ser dura e longa. A equipa Bianchi Prata/CIN esteve em bom plano, e apesar do muito pó, rectas demasiado longas e um piso diferente dos dias anteriores, de pedra e terra dura, a equipa aproveitou para melhorar a sua posição na classificação geral.

A especial de 551km correu bem a ambos os motard, com os pilotos da equipa a melhorarem as suas posições. As BMW G 450 X, provaram o seu valor, fiabilidade e capacidade de resistência numa das etapas mais longas do Dakar.

Para Pedro Bianchi Prata, a especial foi muito longa e de certa forma monótona: "Muitas rectas, muito pó e um piso completamente diferente de anteontem. A terra é mais dura, mas mesmo assim largou muito pó prejudicando a visibilidade. As rectas longas não deixaram hipótese contra as outras motos de maior cilindrada. Houve partes com muita pedra em que tive mais atenção por causa dos estragos que podia fazer à moto. Ontem tive que parar porque um pau se enfiou na cremalheira e perdi algum tempo a verificar a moto toda. Para mim, chegar ao fim é um objectivo. O Dakar é uma prova longa em que num minuto pode-se partir a moto e acabar com a corrida, é preciso preserva-la nesta fase inicial. Até agora, tem corrido muito bem, a BMW G 450 X é uma verdadeira máquina e tem-se aguentado muito bem contra o calor, o pó e os pisos variados que temos enfrentado."

Já para Luís Ferreira, as dificuldades não foram muito distintas: "Hoje correu bem, a parte inicial foi rápida e consegui ultrapassar bem. Tentei recuperar os lugares que perdi ontem por ter ficado sem gasolina. Estava menos calor hoje mas mesmo assim havia muito pó. Foi um dia diferente de ontem, houve paisagens bonitas com montanhas e um piso muito variado. Perto do fim havia muitas rectas, as motos mais rápidas foram impossíveis de apanhar! Hoje, com a entrada na Patagónia, o tipo de piso mudou muito. Havia partes com muita pedra em que era preciso ter algum cuidado. A moto tem se portado muito bem. Mesmo com o calor e o pó não tenho tido problemas nenhuns."

Hoje a forma física dos pilotos vai ser posta à prova numa especial de mais de 400km de Jacobacci à Neuquen. Um percurso marcado pela muita pedra e alguns rios em que a força física vai ser um factor determinante. Todo o cuidado será pouco nesta etapa, principalmente nas zonas de areia e pistas fora de estrada em que um erro pode custar a corrida aos pilotos.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Francisco Pita recupera

394461e8.jpeg

A terceira etapa correu de feição a Francisco Pita, já que depois de partir do 115º lugar, foi galgando posições, encontrando-se agora no 105º lugar da classificação geral. Isto vem confirmar as ambiciosas aspirações que a dupla Francisco Pita e Humberto Gonçalves levaram na bagagem para a Argentina.

Depois das dificuldades de comunicações e do incrível capotanço da 2ª etapa, Pita recupera finalmente dos azares nos primeiros dias. A etapa de hoje é marcada por uma mudança significativa de terreno, numa paisagem montanhosa e um percurso entre lagos que servirão de referência de orientação às equipas.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Marc Coma na frente, Hélder Rodrigues em sexto

4ffd0d35.jpeg

À passagem do km 136, Marc Coma, em KTM Repsol lidera a etapa, alargando assim, provisoriamente a vantagem que dispõe na classificação geral.
Marc Coma na frente, Hélder Rodrigues em sexto -

Hélder Rodrigues está a dar boa sequência à etapa de ontem e para já, é sexto classificado, a cerca de minuto e meio de Coma. Boas perspectivas para o motard da Lagos Team, que se prepara para nova ascensão na classificação geral.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hélder Rodrigues, 13º, Marc Coma distancia-se

4ffd0d35.jpeg

Marc Coma continua na frente da etapa de hoje do Argentina-Chile Dakar, acumulando assim vantagem para todos os seus adversários na classificação geral.
Hélder Rodrigues, 13º, Marc Coma distancia-se -

O piloto da KTM Repsol foi primeiro na frente em todos os controlos intermédios e prepara-se para dilatar a vantagem para o segundo classificado, pois, por exemplo o segundo da geral David Fretigne, já acumulou mais quatro minutos perdidos para Coma.

Hélder Rodrigues, passou em sexto nos primeiros controlos horários, mas ao km 310 já tinha caído para 13º.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Carlos Sainz lidera etapa equilibrada

7f8e5177.jpeg

Equilíbrio é a nota dominante na etapa de hoje do Argentina-Chile Dakar! Carlos Sainz lidera a tirada, mas apenas com um segundo de avanço para Nasser All-Attiyah, confirmando-se que os homens dos ralis dão cartas neste Dakar, pois o percurso é-lhes favorável. Pelo menos até aqui.
Carlos Sainz lidera etapa equilibrada -

Na terceira posição roda Giniel de Villiers, mas já a 1m17s do seu companheiro de equipa, oito segundo na frente de Dieter Depping, noutro VW. O primeiro Mitsubishi é o de Stéphane Peterhansel, a 1m39s do líder provisório da etapa.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Argentina-Chile Dakar 2009: 4ª Etapa

6ee42936.jpeg

Hélder Rodrigues 8º, Marc Coma mais líder
Como se esperava, Marc Coma dilatou a sua liderança, alargando para 42m57s a diferença para o segundo classificado, que é agora o norte-americano J. Street, piloto que logrou ascender de quinto para segundo na geral.
Hélder Rodrigues 8º, Marc Coma mais líder -

O piloto da KTM Repsol foi o mais rápido à passagem por todos os controlos horários, chegando mesmo a ter uma margem de mais de dois minutos e meio para Cyril Després, que no final conseguiu reduzir para 1m17s as perdas para o líder da prova. De qualquer modo, perda relativa, já que o francês foi quem mais ascendeu na classificação, que com a segunda posição na etapa, logrou passar de 21º...para 10º.

David Fretigne caiu de segundo para terceiro, enquanto J. Villadoms ascendeu da sexta à quarta posição.

Hélder Rodrigues foi 13º na etapa, e com isso passou a ocupar a oitava posição da geral. Uma boa tirada do jovem piloto da Lagos Team, que chegou a passar na sexta posição nos controlos de passagem.

Já Paulo Gonçalves foi 15º na etapa, facto que lhe permitiu ascender à posição anteriormente ocupada por Rodrigues, a 13ª. Dos restantes portugueses falaremos mais tarde.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Luta Carlos Sainz e Al-Attiyah ao rubro

9576c944.jpeg

Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah voltaram a dar espectáculo, numa etapa onde os dois pilotos oriundos dos ralis terminaram separados apenas por seis segundos, o que significa que o espanhol dilatou a margem que o separa do qatari, colocando-a em 3m46s.
Luta Carlos Sainz e Al-Attiyah ao rubro -

A dupla voltou a ser a protagonista da tirada, de tal forma, que o terceiro classificado, Luc Alphand, terminou a 2m24 de Sainz, e Alphand era apenas 10º. Quem mais perto estava dos dois homens da frente quedou-se por posições mais modestas o que significou ainda mais atraso na geral. Agora, estão todos, para lá da dezena de minutos do espanhol da VW, deixando, cada vez mais, para Sainz e Attiyah as despesas da corrida.

Fosso acentua-se

Há muita prova ainda pela frente e no Dakar, não é novidade para ninguém que tudo pode suceder, em qualquer momento, mas a verdade é que os sinais, oriundos, especialmente da Mitsubishi não são famosos.

Na geral, Giniel de Villiers manteve a terceira posição, na frente do primeiro Mitsubishi, o de Stéphane Peterhansel que foi apenas oitavo na especial de hoje. O francês está já a 15m41 de Sainz. Nani Roma é quinto, quatro minutos atrás do seu companheiro de equipa.

No top 10 rodam ainda Mark Miller, em VW, que está muito perto de Nani Roma, enquanto Orlando Terranova está a ter uma boa prestação, classificado apenas a quatro minutos do americano da VW, e na frente de Luc alphand e Robby Gordon.

A informação sobre os portugueses, só poderá ser conhecida bem mais tarde.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Hélder Rodrigues: "Sinto que estou a andar a um bom ritmo"

8560bfef.jpeg

Hélder Rodrigues continua em boa forma, dando sequência à sua prestação na etapa de ontem. O piloto Lagos Team/TMN, que chegou a rodar, por diversas vezes, perto do top 5, concluiu a especial na 13ª posição ganhando mais cinco lugares na tabela geral das motos, situando-se agora no oitavo lugar.

Para surpresa de todos, a etapa teve de ser encurtada em 78 quilómetros, por razões administrativas, passando a especial a ter 380 quilómetros, e foi novamente dominada pelo espanhol Marc Coma em KTM.

Disputada no mesmo troço da véspera, a caravana do Dakar voltou a rodar nos já conhecidos percursos da Patagónia e da Pampa, numa etapa rápida onde os participantes redobraram de atenção para evitar as muitas zonas traiçoeiras e de pedra, que estiveram na ordem do dia.

Cortando o CP1 na 11ª posição, "colado" ao holandês Visser que fechou o "top ten" no único check-point do dia, Hélder Rodrigues continua a ser o melhor português em prova, repetindo o ritmo confiante.

Após mais uma etapa, difícil, o piloto patrocinado pela TMN comentou: "Esta foi mais uma etapa a "sério", onde andei muito rápido na parte inicial para abrandar depois na zona final devido ao piso mais agressivo, com muita pedra e pó. Sinto que estou a andar a um bom ritmo e só posso estar satisfeito por ocupar agora o oitavo lugar da geral."
Acrescentou ainda "A especial era muito técnica, com muita navegação mas devido ao muito pó perdi-me por duas vezes mas não me atrapalhei e mantive um ritmo regular até ao fim".

Classificação da quarta etapa (motos)
1.º Marc Coma em 4h 9min 32s
2.º Cyril Despres, a 1min 17s
3.º Jonah Street, a 1min 21s
...
13.º Hélder Rodrigues, a 16min 31s
Classificação geral após 4 etapas (motos)
1.º Marc Coma em 14h 41 min 21s
2.º Jonah Street, a 42min 57s
3.º David Frétigné, a 43min 42s
...
8º Hélder Rodrigues, a 1h 23min 04s

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
João Rosa abandona devido a queda

3e52fdd9.jpeg

João Rosa (Yamaha) teve uma estreia para esquecer no rali Dakar Argentina-Chile. O piloto de Viana do Castelo sofreu uma violenta queda hoje, no decorrer da quarta etapa, entre Jacobacci e Neuquen, devido a falha mecânica.

A peça que liga o quadro (chassis) da sua moto à roda traseira partiu e deixou o piloto português por terra. João Rosa foi assistido no local e evacuado pelos serviços médicos da organização.

"O braço oscilante da moto partiu-se quando ia atravessar um rio seco. A queda foi feia. Parti um pulso e fiquei sem um dedo. Não sei se os médicos o vão conseguir recuperar", explicou o piloto de 42 anos, que será operado ainda hoje. O seu regresso a Portugal está previsto para os próximos dias.

Após duas tentativas falhadas de participar no Dakar, João Rosa conseguiu finalmente alinhar à partida da mais mítica das corridas de todo-o-terreno. Quando foi forçado a desistir, seguia já nos cinquenta primeiros e a recuperar posições.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
"Sinto-me como se fosse o Maradona"

704a6f48.jpeg

Andrés Memi, argentino, motard com o dorsal 196, realiza o seu primeiro Dakar e está absolutamente fascinado pela paixão que os argentinos nutrem pelos desportos motorizados:

"Aqui o futebol move massas, o basket também, mas confesso que não esperava ver tanta gente reunida à volta do Dakar.", referiu o piloto que pelos vistos nunca se apercebeu da festa popular que o Rali da Argentina proporciona por aquelas paragens:

"O que mais me admira é o seu patriotismo! Estou sem palavras. Mesmo nos lugares mais recônditos como Jacobacci, há sempre gente a tocar-nos, animar-nos, só porque somos argentinos Há gente por todo o lado, não entendo. Sinto-me como se fosse o Maradona."AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Dakar'2009: Impressionante

DIÁRIO DE BORDO DOS IRMÃOS INOCÊNCIO



"O dia foi bom, quase sempre em paisagem deserta, muito pó, claro, mas por incrível que se possa imaginar havia milhares de pessoas a assistir. A corrida até estava a correr bem mas, quando entrei num dos "oueds" com cerca de 20 km, o meu co-piloto, Paulo Fiúza, deu-me instruções para virar de direcção, não obedeci e enfiei-me num buraco. Ele ficou fulo comigo, claro! Perdemos tempo, tivemos que cavar, mas entretanto apareceu um camião, retirou-nos e prosseguimos a etapa. À chegada, deparámo-nos com um espetáculo impressionante, um enorme cordão humano de uma simpatia inigualável. Momentos que ficam no pensamento e nos dão força, para prosseguir com muito mais garra."
FRANCISCO INOCÊNCIO

"Parti atrás, as ultrapassagens foram muito dificeís, havia muito pó, e não há respeito nenhum pelo sentinela, o que nos coloca a todos num perigo constante. Hoje não surgiram problemas técnicos, graças a Deus! As pessoas são de uma esfuziante alegria quando passamos por elas! Estou satisfeito, consegui ser o 1.º português da etapa, o que me dá força para prosseguir a corrida mais louca do mundo!"
NUNO INOCÊNCIO

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Elisabete Jacinto à porta dos 20 primeiros

eff5cc56.jpeg

Elisabete Jacinto não baixou os braços após os azares de ontem e hoje a piloto portuguesa votou a demonstrar um bom andamento, colocando-se às portas de um lugar no Top 20.
Elisabete Jacinto à porta dos 20 primeiros -

No entanto, o dia de hoje esteve longe de ser fácil: o atraso verificado na etapa de ontem obrigou Elisabete Jacinto a ter hoje um dia marcado pela enorme nuvem de pó que carros e camiões levantam. Ainda assim, ao longo dos quase 400 quilómetros de sector selectivo, ultrapassou 15 camiões e 35 carros, vendo assim os seus esforços recompensados com a subida de quase 10 posições na geral - é 21ª.

"Era uma etapa bastante engraçada, mas em que fui forçada a sofrer bastante, já que poucos foram os minutos em que não "viajámos" atrás de uma nuvem de pó", referiu Elisabete Jacinto, que criticou o comportamento pouco cooperativo de alguns concorrentes.

"Mesmo com o sentinel, muitos são os concorrentes que não têm o comportamento correcto que se lhes exige e demoram uma eternidade até nos deixarem passar. Isso cria situações muito complicadas e até, por vezes, alguns acidentes. Felizmente que connosco está tudo bem e estou muito feliz por amanhã poder voltar a partir mais à frente".

Quanto aos objectivos, esses permanecem intactos para a piloto do Team Oleoban MAN Portugal: "Espero conseguir recuperar mais alguns lugares e melhorar a nossa classificação".

Amanhã entre Neuquén e San Rafael terá lugar o teste mais importante da primeira semana. A grande quilometragem (506 cronometrados) obrigará os competidores a manter um nível de concentração constante. Os pilotos também serão confrontados com as primeiras dunas. Grandes trechos fora da pista vão alternar-se com partes muito mais técnicas, na subida dos rios. A Cordilheira dos Andes ocupa o horizonte.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Francisco Pita escala posições na geral

8f5fe22b.jpeg

O azar parece ter ficado para trás e agora o Dakar Argentina-Chile está a correr de feição para Francisco Pita, presidente da Federação de Jet Ski e piloto da equipa Toyota France.

Francisco Pita escala posições na geral -
E nem mesmo o facto de o seu Toyota Land Cruiser ter ficado afectado por um incrível capotanço faz as prestações do português abrandarem, com o piloto a continuar a subir posições na geral. Pita e Gonçalves iniciaram a competição em 150º lugar da geral e, apesar de vários reveses, conseguiram terminar a etapa de hoje em 88º lugar.

Uma proeza tendo em conta que a equipa perdeu algum tempo com dois furos e também a rebocar uma colega de equipa atolada.

"Esta foi a etapa mais dura até agora devido às diferenças de piso. Apanhámos gravilha, muita pedra e também muita areia. O percurso era muito variável", explicou Francisco Pita que garante, porém, continuar em boa forma para imprimir a mesma velocidade e os mesmos resultados nas próximas etapas.

"Estamos a adorar a prova. Está a ser espectacular", garantiu Pita no final da etapa, cansadíssimo mas com moral elevada. AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Solidariedade marcou etapa de Pedro Bianchi Prata

57caf6d4.jpeg

A quarta etapa do Dakar Argentina-Chile saldou-se por um misto de sentimentos para a equipa Biachi Prata/CIN.
Solidariedade marcou etapa de Pedro Bianchi Prata -

Por um lado, o portuense Pedro Bianchi Prata foi autor de uma boa primeira parte de prova, começando ao ataque e ultrapassando mais de 30 pilotos até ao CP1, mas por outro, a infelicidade de João Rosa acabou por marcar também a etapa do portuense que, demonstrando um espírito de solidariedade imprescindível nas provas deste género, esperou a seu lado pela chegada da assistência médica.

"Esta etapa foi uma etapa típica do Dakar, foi um dia de rali à serio com muita navegação e variedade de pisos. Comecei motivado e consegui ultrapassar muitos pilotos até chegar ao CP1", começou por explicar o motard.

"Apesar do resto da etapa correr bem, parei algumas vezes, cerca de quatro, para ajudar outros pilotos que caíram pelo caminho. Perdi mais tempo com o João Rosa que sofreu um tombo violento e optei por esperar com ele até a chegada do helicóptero. Ainda não sei se esse tempo vai ser descontado, só amanhã. De qualquer maneira, hoje já se começou a sentir o verdadeiro espírito do Dakar e amanhã há mais."

Já Luis Ferreira, autor de uma prova em bom nível até agora, sofreu uma pequena queda, da qual resultou um furo no radiador da sua BMW G 450 X, o que deu origem ao sobreaquecimento excessivo do motor. Para evitar males maiores, Luis Ferreira ia parando de tempos a tempos.

Neste momento, a luta continua para ver se consegue chegar ao acampamento antes da partida de amanhã com a moto arranjada de forma a continuar a sua prestação neste rali de todo-o-terreno, ainda que o piloto se demonstre confiante que tal possa suceder.

"Estou confiante que vamos conseguir arranjar o radiador a tempo para continuar a correr. Foi uma queda pequena mas que causou um furo no radiador. O aquecimento do motor causa danos graves e por isso decidi parar para arranjar a moto. Estou bem, não me magoei e isso é importante. Isto é o Dakar, estas coisas acontecem mas desistir não faz parte dos meus planos", elucidou.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Leal dos Santos dá mais um salto na tabela

6347d4f0.jpeg

As peripécias continuam a fazer parte do quotidiano deste Dakar para Ricardo Leal dos Santos e Pedro Pires de Lima, em BMW X5.
Leal dos Santos dá mais um salto na tabela -

A dupla do Pioneer Desert Team Delta Q continua sem conseguir fazer uma etapa isenta de problemas, ainda que isso não tenha impedido os portugueses de subir mais 15 posições.

Contudo, o pulo na classificação teria sido ainda maior, não fora o caso de terem ficado sem combustível a 40 quilómetros do final, numa clara prova de que no Dakar tudo pode acontecer.

"Depois dos problemas de ontem o carro só ficou pronto pouco antes da nossa hora de partida e tivemos de fazer esta etapa com o turbo grande. Ele até dá para andar rápido mas em alta rotação", explicou Leal dos Santos, enaltecendo que isso causou os problemas de consumo excessivo da máquina alemã.

"Foi por isso que o consumo disparou e o gasóleo acabou a 40 quilómetros do final. Até então estivemos com um andamento regular e fizemos a etapa quase toda a rolar na 30ª posição. Quando percebi que o consumo tinha disparado passei a andar um pouco mais devagar mas não foi suficiente. O público ajudou-nos mas paramos várias vezes e perdemos quase uma hora e meia", concluiu.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Motard francês perde a vida no Dakar

494fe22b.jpeg

O Dakar Argentina-Chile causou a primeira vítima mortal, ainda que as circunstâncias em redor da mesma continuem envoltas em mistério.

O motard francês Pascal Terry, desaparecido desde a etapa de domingo, foi encontrado morto na noite de ontem a cerca de 15 metros da sua moto, numa área bastante remota e com vegetação muito densa, anunciou hoje a organização.

A causa da morte está ainda por apurar, não sendo por enquanto de fácil explicação, tanto mais que o gaulês terá tirado o seu capacete e trazia comida e água consigo, colocando-se de parte a hipótese de falta de alimentação ou desidratação.

A policia argentina iniciou já os procedimentos de investigação acerca desta morte, a 26ª em provas do Dakar, não sendo de excluir a hipótese de algum problema de saúde com o piloto.

Pascal Terry, de 49 anos, fazia este ano o seu primeiro Dakar com uma Yamaha com o número 192.

AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Rodrigues e Gonçalves no top 10; Coma perde tempo

8560bfef.jpeg

Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves iniciaram a quinta etapa do Dakar Argentina-Chile ao ataque com Rodrigues a ser o melhor e a passar ao km 102 no quinto lugar, a 5m06s do mais rápido nesse ponto, que foi o chileno Francico 'Chaleco' Lopez.

Rodrigues e Gonçalves no top 10; Coma perde tempo -

Mas o piloto da Lagos Team não foi o único a estar em bom nível nos quilómetros iniciais, já que Paulo Gonçalves também esteve em grande nível, colocando a sua Honda no nono lugar, a 7m12s do mais rápido.

Depois de passar ao km 31 em segundo lugar a poucos segundos de Lopez, Marc Coma passou ao km 102 a cerca de 19 minutos do mais veloz, num indicio de que o piloto da KTM poderá ter sofrido algum problema.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Portugueses criam a Africa Tracking

d05b9224.jpeg

Está prestes a nascer mais uma prova desportiva com África como pano de fundo. Trata-se da Africa Tracking 2009, prova de navegação e aventura organizada pelos portugueses da 4x4 Rodas, Lda e direccionada para os amantes do Todo-o-Terreno africano.

A Páscoa foi a data escolhida para esta competição de navegação em Marrocos, que durará cinco dias, ao longo dos quais a paisagem será a montanha e o deserto marroquino. A prova terá 2 tipos de etapas, numas o objectivo será encontrar waypoints, noutras o objectivo será fazer o percurso na menor distância, ainda que a velocidade máxima permitida seja de 90km/h.

Vocacionada para os participantes amadores, o Africa tracking pretende desafiar as capacidades de navegação e condução utilizando um veículo 4x4 por pistas ou em terrenos variados, deserto, montanha, planícies e areia, sendo que as equipas serão constituídas por dois elementos, piloto e navegador.

Ao longo da prova, o controlo será feito através de GPS, com o qual serão observados os seguintes parâmetros: distâncias percorridas, confirmação da localização dos waypoints, localidades, horários de partida e chegada e passagem nos controlos.

O preço de inscrição é de 500 euros por pessoa, caso seja paga em duas partes, 250€ de cada vez, ou 600, se for paga de uma só vez a 20 de Março, a que acrescem os custos de alojamento e do ferry-boat. Para mais informações, a organização criou um site próprio, Africa Tracking - Navegação e Aventura
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
João Rosa: "O braço oscilante partiu e embrulhei-me com a moto"

3e52fdd9.jpeg

João Rosa (Yamaha) já foi operado ao dedo mindinho da mão direita e deverá regressar a Portugal dentro de dois dias. Depois da queda sofrida ontem, o piloto de Viana do Castelo viu os médicos da prova recuperarem grande parte do seu dedo, e continua com queixas no pulso direito.

"Estava a andar bem, e foi o primeiro dia em que decidi andar depressa. Contudo, pouco depois do quilómetro 200 da especial apanhei uma vala de dois metros, numa altura em que rodava a mais de 120 km/hora. O braço oscilante partiu e embrulhei-me com a moto. Caso contrário não tinha caído. Começaram a parar alguns pilotos. O Bianchi Prata foi um dos que ficou comigo e ele próprio ficou admirado por ter sofrido poucas lesões. Já fui operado e os médicos conseguiram reconstruir quase todo o dedo. Perdi só um bocadinho. Mas estou todo dorido", contou o piloto português.

"Foi a primeira queda que dei em quatro dias de prova. Nos primeiros dias não estava a gostar muito do percurso, até porque havia muito pó, mas o vento ajudou e já tinha passado à volta de dez pilotos", concluiu.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pilotos lusos continuam em destaque nas motos

bbc58040.jpeg

Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves mantêm o bom andamento já evidenciado nos primeiros quilómetros da quinta etapa do Dakar Argentina-Chile, com os dois motards lusos a passarem no ponto de controlo ao km 170 dentro do top 10.

Hélder Rodrigues passou nesse local em quinto lugar, a 7m43s do mais rápido, que continua a ser 'Cheleco' Lopez, demonstrando uma boa performance que o poderá fazer saltar mais alguns lugares na geral, caso mantenha o ritmo.

Já Paulo Gonçalves passou ao km 170 no décimo posto, mostrando igualmente um bom andamento, confirmando as boas indicações dadas nas etapas anteriores.

Marc Coma mantinha os mesmos 19 minutos de atraso para o líder.AS
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Pilotos britânicos em coma após acidente

Os britânicos Paul Green e Matthew Harrison, que na etapa inaugural do Dakar sofreram um violento acidente, encontram-se em coma artificial, com ambos a terem um prognóstico reservado devido a problemas pulmonares.

De acordo com o responsável da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Santa Rosa, Jose San Emérito, Green sofre de "ferimentos graves no tórax e na coluna vertebral".

"Estamos a tentar tirar os auxílios respiratórios", continuou o responsável à agência argentina Telam, acrescentando que "a sua situação é grave mas tem um prognóstico favorável, ainda que este tipo de ferimentos apenas se possam julgar consoante os dias vão passando e conforme as complicações apareçam.

Quanto ao seu co-piloto. Matthew Harrison, a situação continua grave, aguardando-se mais evoluções nas próximas horas.

Por enquanto, os dois estão em coma induzido, por forma a reduzir o nível de dor e facilitar os tratamentos.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Stéphane Peterhansel lidera ao km 102

98c2268c.jpeg

Pela primeira vez desde que esta edição do Dakar se iniciou, a Mitsubishi dá sinais de rapidez, com Stéphane Peterhansel a liderar a quinta etapa dos automóveis à passagem do km 102.
Stéphane Peterhansel lidera ao km 102 -

O piloto do Racing Lancer cruzou aquele ponto de cronometragem com cinco segundos de vantagem sobre Robby Gordon, que está a demonstrar que o Hummer H3 também pode ser bastante competitivo no Todo-o-Terreno.

Logo atrás da formação norte-americana surgia o Volkswagen de Dieter Depping, a 41 segundos de distância. O seu colega de equipa Mark Miller encontrava-se na posição seguinte, a 1m06s, ao passo que Luc Alphand era o quinto classificado.

Novitskiy era o sexto, e o líder da geral, Carlos Sainz era o sétimo.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Dakar'2009: Lista de participantes mortos

FRANCÊS PASCAL TERRY É MAIS RECENTE NOME



Lista dos concorrentes ou membros da caravana do Dakar'2009 que perderam a vida durante a prova:

1979: Um jovem "motard" morre em Agadés, no Níger, quando se encontrava fora de corrida.

1982: O piloto holandês de motos Bert Ooesterhuis morre na sequência de uma queda.

1983: O "motard" francês Jean-Noel Pineau é colhido mortalmente por um carro, a 100 quilómetros do final de uma etapa que terminava em Ougadougou.

1986: O piloto japonês Yasuo Kaneko morre na sequência de um acidente com a sua moto, quando se encontrava a efectuar o percurso entre Paris e Sete, em França.

A queda de um helicóptero provoca a morte dos seus cinco ocupantes, entre os quais o organizador e fundador do rali, Thierry Sabine, o cantor Daniel Balavoine, a jornalista Nathalie Odent, o piloto François-Xavier Bagnoud e Jean-Paul Le Fur, técnico da Rádio Televisão do Luxemburgo.

O italiano Giampaolo Marinoni morre 48 horas depois de terminar um percurso. Durante o mesmo, uma queda provocou graves lesões no fígado do piloto, tendo este, no entanto, prosseguido em prova sem se dar conta da gravidade dos ferimentos.

1988: Naquela que foi a 10¦ edição do Dacar morrem seis pessoas: o piloto de camião holandês Kees Van Loevezijn, o piloto francês Patrick Canado (Automóveis), o "motard" Jean-Claude Hugger, uma criança da aldeia de Kitta, no Mali, e uma mulher e um menino na Mauritânia.

1991: O francês Charles Cabannes, piloto de um camião de assistência da Citroen, morre vítima de disparos, em Im Kaduane, no Mali, na sequência da troca de tiros disparados pela população tuareg do norte.

1992: O camião de assistência dos franceses Jean-Marie Sounillac e Laurent Le Bourgeois despista-se quando chegava à meta da segunda etapa e causa a morte dos seus dois ocupantes.

Morre o francês Gilles Lalay, vencedor do Dacar em 1989, após chocar com a sua moto Yamaha contra um veículo de assistência médica.

1994: O "motard" belga Michel Sansen, de 59 anos, morre na sequência de uma queda sobre uma pista de areia, numa edição em que também é vítima uma criança senegalesa, atropelada por um veículo de assistência médica.

1996: O francês Laurent Gueguen, piloto de um dos camiões em prova, morre após chocar com uma mina abandonada durante a quinta etapa do percurso.

1997: O francês Jean-Pierre Leduc, da KTM, morre na sequência de uma queda da sua moto quando efectuava a passagem ao 247.º quilómetro da segunda etapa, disputada entre a localidade senegalesa de Tambacunda e Kayes, no Mali.

2002: O preparador de veículos da equipa Toyota Trophy, Daniel Vergnes, morre quando se dirigia para Tidjikja (Mauritânia), a meta da 11.ª etapa.

2003: O co-piloto francês Bruno Cauvy, acompanhante do seu compatriota Daniel Nebot, morre num acidente numa travessia das dunas durante a 10.ª etapa, disputada na Líbia.

2005: O motard amador espanhol José Manuel Perez morre quatro dias depois de ter caído durante a sétima etapa, disputada entre Zouerat e Tichit, na Mauritƒnia.

Um dia depois da morte de Perez, morre o motard italiano Fabrizio Meoni, duplo vencedor do Dacar em 2001 e 2002, vítima de uma queda durante a 11¦ etapa, disputada entre Atar e Kiffa, igualmente na Mauritƒnia.

2006: O motard australiano Andy Caldecott (KTM) morre vítima de uma queda durante a nona etapa da prova, disputada entre Nouakchott e Kiffa, na Mauritƒnia.

2007: O motard sul-africano Elmer Symons (KTM) morre vítima de uma queda durante a quarta etapa, disputada entre Er Rachidia e Uarzazate, em Marrocos.

O "motard" francês Eric Aubijoux (Yamaha), de 42 anos, é vitimado por uma paragem cardíaca na ligação da penúltima etapa, entre as cidades senegalesas de Tambacunda e Dacar.

2009: O motard francês Pascal Terry foi encontrado morto, dois dias depois de estar a ser procurado pela organização da prova, que pela primeira vez se disputa na Argentina e Chile. O piloto, que se estreava no Dakar, foi encontrado numa zona de difícil acesso, numa área com vegetação densa.

"Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Elisabete Jacinto abandona "Dakar"

eff5cc56.jpeg

Os dois carros arderam completamente na sequência do acidente.
O Dakar Argentina-Chile terminou de forma inglória para a portuguesa Elisabete Jacinto, que se viu obrigada a abandonar depois um acidente em que se viu envolvida com o buggy de Yvan Muller.
Elisabete Jacinto abandona "Dakar" -

A piloto da Team Oleoban Man Portugal estava a realizar uma boa prova, tendo ontem recuperado diversas posições, o que lhe valeu o 21º lugar à partida para a etapa de hoje.

Contudo, ao km 40, um choque com o carro do piloto francês, campeão do WTCC em 2008, obrigou ao abandono de ambos os concorrentes, já que tanto a viatura do francês como a de Elisabete Jacinto se incendiaram. De acordo com as últimas informações, não existem feridos a registar.

De acordo com Elisabete Jacinto, pouco havia a fazer para evitar o sucedido: "Rodava no pó do buggy do Yvan Muller, e de repente ele teve um problema, e eu toquei no carro dele. Não se via nada e as duas viaturas acabaram por ficar enganchadas. Deu-se um princípio de incêndio, que em poucos minutos consumiu o meu camião e o buggy dele.", referiu Elisabete Jacinto.AS
 
Topo