• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Voleibol

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Pensar no apuramento para os Jogos Olímpicos

O mais importante já havia sido conseguido, um lugar no play-off de apuramento para o Europeu do próximo ano, por isso, a partida entre Portugal e a Bulgária foi uma espécie de presente para a selecção e também para o público que encheu o pavilhão da Póvoa de Varzim.

Face à grande diferença de valia, a fazer-se notar sobretudo no bloco e no serviço, os búlgaros controlaram cada set e venceram (3-0) uma Selecção Nacional que, apesar da derrota, realizou ontem o seu melhor jogo, embora nem isso tenha servido para "assustar" os búlgaros, que fizeram muitas substituições e pouparam até o influente capitão Konstantinov.

Com as contas do Europeu quase resolvidas - para já, uma vez que ainda há pela frente o segundo classificado do Grupo B, muito provavelmente a Eslovénia -, Portugal começa a pensar já no próximo fim-de-semana, altura em que disputará, em Espinho, uma presença nos Jogos Olímpicos, tendo pela frente, Indonésia, Polónia e Porto Rico. Se for a Pequim, a selecção de voleibol será a única representante dos desportos colectivos lusos.

"JG"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Vicente Araújo: «Apoio fundamental»

APELA AO PATRIOTISMO DURANTE A POULE OLÍMPICA



O presidente da Federação Portuguesa (FPV) apela ao patriotismo durante a poule olímpica que se disputa entre amanhã e domingo, em Espinho, que poderá colocar a modalidade pela primeira vez no maior evento desportivo do Mundo, sendo por outro lado a única colectiva no nosso país a poder ir a Pequim.

“Vai ser muito importante de novo a presença de todos, sobretudo de gente jovem para que os jogadores possam sentir o calor humano”, sublinha Vicente Araújo, que pode atingir também o ponto mais alto da sua liderança na FPV, que exerce desde 1996. Acumulando ainda cargos importantes na Federação Internacional, nomeadamente no Conselho de Administração.

Concorrência

A presença assídua em funções oficiais em campeonatos do Mundo e da Europa, permite a Vicente Araújo ter uma visão actualizada do nível do voleibol internacional e da qualidade das selecções adversárias de Portugal na poule olímpica: Indonésia, Porto Rico e Polónia.

“Será um apuramento muito difícil. Porto Rico é uma equipa mais forte do que muita gente julga, e a Polónia, essa sim, é fortíssima. Temos de ganhar os três jogos para chegar à qualificação”, constata o presidente da federação (FPV).

Uma prestação positiva da Selecção na qualificação europeia no último fim-de-semana, com a conquista do segundo lugar – disputa o playoff de acesso ao euro 2009 em Setembro – é igualmente mais uma forte motivação para os jogadores encararem confiantes o desafio olímpico.

“Estou convicto que nos qualificaremos para o Europeu e para Pequim. Temos um grupo motivado, embora ainda não esteja a jogar aquilo que realmente pode. Ultrapassaremos os obstáculos”.

Vicente Araújo é da opinião que não foi curto o tempo de preparação, pese embora a chegada tardia de atletas fulcrais como João José e Nuno Pinheiro. “O tempo de trabalho é o suficiente, é o mesmo das outras selecções que tiveram campeonatos longos. Agora, é verdade que teremos de jogar a noventa por cento, mas tudo está ser feito para que a Selecção atinja o pico de forma no fim-de-semana.”
Autor: ANA PAULA MARQUES E LUÍS MOREIRA RIBEIRO
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Os 12 magníficos para Espinho

SCHMIDT NÃO FAZ ALTERAÇÕES



A equipa técnica decidiu manter a aposta no mesmo grupo, deixando de fora por exemplo jogadores muito mais experientes, e que já estiveram envolvidos em outras poule de qualificação olímpica (Sydney e Atenas), como Manuel Silva. Jorge Schmidt convocou os mesmos jogadores que disputaram o apuramento europeu.

O seleccionador nacional, de resto, apela não só às capacidades e qualidades, mas também à espontaneidade dos jogadores. “Estão completamente imbuídos desse espírito e compenetrados no objectivo de virar uma página de ouro no voleibol português. Já lhes pedi para se soltarem mais, para deixarem sair aquela alegria que é uma das suas características”, refere o técnico.

“Ninguém duvide que Portugal joga para vencer. Sabemos das dificuldades, mas isso não nos assusta minimamente.”

"Rc"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Open de Barcelona: Maia e Brenha em frente

A dupla portuguesa Miguel Maia/João Brenha venceu hoje os venezuelanos Farid Mussa/Jesus Fane, por 2-0, e garantiu a continuidade no Open de Barcelona, em Espanha, sexta etapa do Circuito Mundial de voleibol de praia. Pedrosa e Rosas foram eliminados após somarem derrotas frente aos brasileiros Márcio Araujo e Fábio Luiz, por 2-0, com 21-13 e 21-15, e aos polacos Michal Kadziola e Jakub Szalankiewicz, também por 2-0, com 21-13 e 21-17. Miguel Maia e João Brenha, empenhados ainda na qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim, venceram pelos parciais de 21-13 e 21-19 e vão discutir amanhã a continuidade em prova frente aos italianos Amore/Bizzotto. A dupa Pedrosa/Rosas, cada vez mais afastada do objectivo de marcar presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, terminou a etapa catalã na 25ª posição, igualando o resultado alcançado em Xangai, China, e Roseto degli Abruzzi, Itália. Miguel Maia e Joao Brenha surgem em Barcelona com a presença em apenas uma etapa do Circuito Mundial de 2008, mais concretamente no Open de Xangai, tendo terminado no 17º lugar, recompensado com 120 pontos para o ranking.

"JG"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Sonhar com Pequim

PORTUGAL JOGA CARTADA DECISIVA



Espinho será, entre hoje e domingo, a capital do voleibol português para onde todos os caminhos dos adeptos convergem. É um ambiente de entusiasmo que jogadores e equipa técnica esperam encontrar nos três jogos que podem mudar as suas vidas.

A presença nos Jogos Olímpicos é o sonho de uma geração que catapultou o voleibol português além-fronteiras, chegando a patamares nunca antes conseguidos.

Há quatro anos, por ocasião do apuramento para Atenas, em Matosinhos, Portugal esteve muito perto de ir aos Jogos Olímpicos, perdendo com a Polónia por 2-3 no encontro decisivo. Agora volta a encontrar os polacos, uma equipa temível (5.ª do ranking mundial), mas que surge em Espinho depois de ter falhado o apuramento directo em relação ao Europeu. Portugueses e polacos defrontam-se no último dia, naquele que poderá ser o encontro de todas as decisões.

Mas as duas selecções europeias não podem desvalorizar um opositor como Porto Rico. A equipa do continente americano (8.ª) pode ser a grande surpresa; já a Indonésia não deverá sequer fazer aquecer os adversários, ainda que tenha o mesmo ranking mundial da equipa portuguesa (39.ª).
Autor: ANA PAULA MARQUES E LUÍS MOREIRA RIBEIRO
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Fidalgo convidado para treinar tigres

TÉCNICO DE MAIA E BRENHA NA VARIANTE DE PRAIA



Francisco Fidalgo foi convidado para ser o próximo treinador do Sp. Espinho, vice-campeão nacional de voleibol. O técnico, que treina Maia e Brenha na variante de praia, integrou a época passada a equipa técnica como preparador físico, podendo agora voltar a assumir o cargo de treinador."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Maia e Brenha em 13.º no Open de Barcelona

É O MELHOR RESULTADO DA ÉPOCA



Miguel Maia e João Brenha terminaram o Open de Barcelona, sexta etapa do circuito mundial de voleibol de praia, no 13.º posto.

A dupla nacional foi eliminada pelos polacos Michal Kadziola e Jakub Szalankiewicz, por 1-2, com 21-19, 18-21 e 11-15. A parelha de Leste tinha já afastado na véspera José Pedrosa e Pedro Rosas.

A dupla portuguesa, ainda empenhada no apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim, alcançou o seu melhor resultado da época, depois do 17.º lugar de Xangai, somando mais 180 pontos para o "ranking".

José Pedrosa e Pedro Rosas tinham diso eliminados quinta-feira após somarem derrotas frente aos brasileiros Márcio Araujo e Fábio Luiz e frente aos polacos Michal Kadziola e Jakub Szalankiewicz.

Pedrosa e Rosas, cada vez mais afastados do objectivo Pequim, terminaram a etapa catalã na 25.ª posição.

"Rc"
voleibol08.gif
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Polónia confirma credenciais

PORTO RICO DERROTADO NA POULE OLÍMPICA



A Polónia condirmou o estatuto de equipa teoricamente mais cotada da poule de qualificação olímpica que se está disputar em Espinho e derrotou Porto Rico por 3-0 (25-23, 25-18 e 25-14) na jornada de abertura.

Antes do referido encontro, Portugal batera a Indonésia também por 3-0 (25-23, 25-17 e 25-21).

No sábado, começam por defrontar-se polacos e indonésios (às 15 horas), com a equipa das quinas a jogar com Porto Rico às 17.
"Rc"
voleibol08.gif
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Portugal vence Porto Rico

SELECÇÃO NACIONAL DISCUTE APURAMENTO COM A POLÓNIA



Como se esperava, Portugal e Polónia vão discutir o apuramento para os Jogos Olímpicos, quando se defrontarem, no domingo, em Espinho, a partir das 17 horas. Hoje, as duas selecções teoricamente mais fortes da poule de qualificação ganharam os respectivos jogos.

A Polónia começou por derrotar a Indonésia, por 3-0 (25-20, 25-17 e 25-23). Depois, foi a vez de Portugal superar Porto Rico, cedendo apenas um parcial (25-15, 22-25, 25-11 e 25-18)."Rc"
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
153
Polónia, o último obstáculo

A Selecção Nacional venceu ontem Porto Rico e hoje, de novo em Espinho, tem na Polónia, que naturalmente derrotou a Indonésia, o último (grande) obstáculo no caminho para a conquista de um lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Com duas vitórias em outros tantos jogos, Portugal e Polónia discutem entre si a presença na mítica competição, que se disputa em Agosto próximo. A decisão inicia-se às 17 horas.
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Apuramento para os Jogos Olímpicos: Porto Rico bate Indonésia e acaba em terceiro

Uma decepcionante selecção de voleibol de Porto Rico conquistou hoje a pequena consolação de evitar o ultimo lugar na “poule” de apuramento para os Jogos Olímpicos, ao bater em Espinho a Indonésia por 3-0. Oitavos classificados do ranking mundial, os porto-riquenhos tiveram em solo luso um desempenho bem aquém das expectativas, perdendo por 3-0 com a Polónia (5ª do ranking) e 3-1 com Portugal (39ª), batendo apenas a Indonésia (25-21, 25-21 e 25-22), que partilha o 39º lugar com os lusos. Desfeito o sonho de ir aos Jogos Olímpicos, Porto Rico e Indonésia lutaram apenas para fugir ao último lugar, num jogo sem tensão ou grandes rigores tácticos.

"JG"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Portugal falha apuramento para Pequim

DERROTA EM ESPINHO COM A POLÓNIA (0-3)



Portugal falhou o apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim ao perder com a Polónia na partida decisiva por 0-3, com os parciais de 21-25, 19-25 e 24-26.

As duas selecções tinham vencido Indonésia e Porto Rico nas jornadas anteriores. Os polacos exerceram o domínio no encontro desde o início e não tiveram dificuldades em conquistar o apuramento.

No terceiro e derradeiro set, Portugal ainda conseguiu anular vários pontos de jogo ao adversário, mas foi insuficiente para evitar a derrota."Rc"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Aspirações e superioridade

Portugal perdeu em Espinho a derradeira oportunidade de conseguir qualificar-se para os Jogos Olímpicos no voleibol.

Nada de novo, infelizmente, embora isso implique que uma geração de grande qualidade ganha expressão internacional mais através de clubes estrangeiros do que com a camisola da Selecção Nacional, depois do 8.º posto no Mundial da Argentina.

Os portugueses tinham legítimas aspirações, mas a Polónia repetiu façanha anterior e vincou superioridade sem discussão.

Entretanto, no hóquei em patins, o início da discussão pelo título nacional ficou marcado por goleada do FC Porto ao Benfica. Surpresa? Nem por isso. Se os portistas são hexacampeões isso deve-se, em primeiro lugar, à classe dos seus jogadores e ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

Em simultâneo, contudo, alguém parou no tempo, ficou a viver das glórias do passado e a conjugação das duas realidades explica a transferência da hegemonia. Onde é que já se viu algo semelhante? Ah, pois, no futebol os últimos anos também têm sido neste género…
Autor: PAULO JORGE PEREIRA
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Jorge Schmidt: «Faltam horas de treino»

SELECCIONADOR ADMITE QUE PORTUGAL TEM DE TRABALHAR MAIS



Um dia após Portugal ter falhado a qualificação para os Jogos Olímpicos, Jorge Schmidt aceitou apontar as principais lacunas da Selecção Nacional, que não são novas: todos os técnicos que têm orientado a equipa queixam-se do mesmo.
“Faltam horas de treino”, reconhece o seleccionador nacional, apontando esta como uma das principais lacunas para Portugal não conseguir chegar ainda mais longe, neste caso, até Pequim.

“Tivemos apenas três semanas para preparar a poule olímpica. Gostaria de ter mais tempo. Precisamos de um sistema de trabalho, de melhorar a preparação física, de mais jogos particulares, de mais competição”, frisa o técnico brasileiro, reconhecendo igualmente que não é positiva a mudança constante da equipa técnica.

Portugal já vai no terceiro seleccionador desde a saída de Juan Diaz em 2004. “Em todas as selecções deve fazer-se trabalho de continuidade. Não sinto frustração por falharmos o apuramento. Senti, isso sim, aborrecimento, mas hoje já tenho de estar com outra cara, pois quinta-feira começaremos a preparar outros compromissos.”

Schmidt pretende cumprir o contrato até ao fim (termina a 30 de Novembro). Seja como for, sem adiantar pormenores, o técnico brasileiro pouco diz sobre o futuro, revelando, no entanto, ter em mãos uma proposta tentadora.
Autor: ANA PAULA MARQUES
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Fidalgo honrado por voltar ao Sp. Espinho

JÁ CONQUISTOU DOIS TÍTULOS COM OS TIGRES



Francisco Fidalgo está satisfeito por regressar ao comando técnico do Sp. Espinho, onde já conquistou dois títulos nacionais, um como adjunto, outro na qualidade de treinador principal. Na última temporada foi o responsável pela preparação física dos vice-campeões nacionais.

“É grande a motivação. Trata-se de um candidato aos triunfos, é da minha terra, tenho amigos lá, de atletas a dirigentes, é um privilégio orientar esta equipa”, confessa Fidalgo. Quanto à próxima época, adianta que “o Sp. Espinho vai ter uma equipa semelhante à desta última época, pois muitos jogadores já renovaram”.

Tal como Schmidt, também Fidalgo é realista quanto ao falhanço na qualificação olímpica. “Todos fizeram o que podiam mas foi insuficiente. O nosso voleibol ainda não tem lugar no quadro olímpico, há que preparar com tempo esse objectivo como outros o fizeram. Um dia chegará a nossa vez”, frisa
Fidalgo, que poderá contar com Carlos Prata como adjunto.
Autor: LUÍS MOREIRA RIBEIRO
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Pedrosa e Rosas eliminados no Polónia

DUPLA PORTUGUESA DERROTADA NA FASE DE QUALIFICAÇÃO



A dupla portuguesa José Pedrosa/Pedro Rosas foi hoje afastada do Open da Polónia de voleibol de praia, em Stare Jablonki, ao perder, por 1-2 (8-21, 21-15 e 8-15), com os brasileiros Cerruti Alison e Bernardo Romano, ainda na fase de qualificação. Desta forma, Pedrosa e Rosas terminaram no 41.º lugar, somando 18 pontos.

Já a outra dupla nacional, constituída por Miguel Maia e João Brenha, começa amanhã a disputar o quadro principal da prova, 7.ª etapa do Circuito Mundial de Voleibol de Praia, a decorrer até domingo em Stare Jablonki.

Miguel Maia e João Brenha participaram em duas etapas do World Tour deste ano, mais concretamente, no Open de Espanha (Barcelona), tendo conseguido o 13.º lugar, recompensado com 180 pontos e 3.900 dólares, e no Open da China (Xangai), onde foram 17.º classificados (120 pontos/2.500 dólares).

"Rc'
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Voltar ao trabalho com baixas de peso

PORTUGAL SEM MANUEL SILVA, ROBERTO REIS E HUGO GASPAR



Com o objectivo Pequim colocado de lado, a Selecção Nacional tem agora os olhos postos num novo desafio: uma presença condigna na Liga Europeia, retomando, hoje, na Póvoa de Varzim, a preparação para aquela competição, mas já sem três caras conhecidas: Hugo Gaspar, Manuel Silva e Roberto Reis.

O técnico Jorge Schmidt não poderá contar com Hugo Gaspar devido a compromissos do atleta na Faculdade de Medicina, para preparar o exame da especialidade.

Outro dos indisponíveis é Manuel Silva, que, após reunião com o presidente federativo, deu conta da sua impossibilidade em continuar nos trabalhos. “Ao merecer a confiança do seleccionador entreguei-me nos treinos de alma e coração, onde o objectivo era a poule olímpica. Era a minha última oportunidade. É triste quando o atleta está bem e não merece a confiança do técnico. Razões de ordem familiar obrigam-me a estar junto da minha mulher, a recuperar de um aborto de duas meninas, que deixou marcas psicológicas profundas”, assinalou.

Também invocando razões de ordem familiar, Roberto Reis não integra os trabalhos, pelo menos, durante a primeira semana.
Autor: LUÍS MOREIRA RIBEIRO
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Schmidt confiante no regresso

SELECÇÃO VOLTOU AOS TRABALHOS COM ALGUMAS AUSÊNCIAS



A Selecção Nacional retomou ontem o trabalho na Póvoa de Varzim, para preparar a próxima competição, a Liga Europeia, cujo compromisso inicial terá lugar apenas no 2.º torneio, de 19 a 21 deste mês, em Larissa (Grécia).

Confirmaram-se algumas ausências, tal como o nosso jornal já havia noticiado. Faltaram Manuel Silva, Eurico Peixoto, Hugo Gaspar e Roberto Reis. O seleccionador nacional considera, porém, que as mesmas serão apenas de dias, mostrando-se confiante que os jogadores que ontem não compareceram se juntem mais tarde ao grupo.

"Vou poder contar com o Roberto. Os casos do Eurico Peixoto e João Malveiro são também solucionáveis. Já a ausência do Hugo Gaspar, penso que será momentânea, após uma reunião que terá com o presidente da Federação", explicou Jorge Schmidt.

O técnico brasileiro, de resto, afirma que a poule de qualificação olímpica já ficou para trás. É tempo agora de olhar para a frente. "É preciso reorganizar a nossa cabeça, não pode haver frustração, aborrecimento é passado. Há que voltar a ter alegria e o grupo tem de compreender que no desporto tem de ser assim". Quanto à condição física dos atletas, Schmidt garante: "Não há nenhum problema, está tudo bem."

Depois da Liga Europeia, Portugal tem ainda outro importante desafio, em Setembro: o playoff de apuramento para o Europeu ante a Eslovénia
(
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Maia e Brenha continuam em prova

Miguel Maia e João Brenha conquistaram, ontem, uma vitória e sofreram uma derrota no primeiro dia do quadro principal do Open da Polónia, a sétima etapa do circuito mundial que decorre, até ao próximo domingo, em Stare Jablonki.

Hoje, a dupla portuguesa defronta os suecos Berg Bjorn e Hannes Brinkborg e, se ganhar, continua em competição, mas se perder será 17ª classificada.

Ontem, Miguel Maia e João Brenha, que tentam a sua quarta participação consecutiva nos Jogos Olímpicos, começaram por dominar (19-21, 24-22, 15-11) os georgianos Geor/Gia, alcunha porque são conhecidos no circuito mundial Renato Gomes/Jorge Terceiro.

Refira-se que esta dupla nasceu no Brasil e está agora naturalizada georgiana.

Depois, o par lusitano cedeu (14-21, 27-29) frente aos segundos cabeças-de-série, a dupla germânica constituída por Klemperer e Koreng.

"JG"
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Voleibol - Maia/Brenha em 13.º no Open Stare Jablonki

APURAMENTO PARA JOGOS OLÍMPICOS CADA VEZ MAIS DIFÍCIL



Miguel Maia/João Brenha ficaram em 13.º lugar no Open Stare Jablonki, na Polónia, sétima etapa do Circuito Mundial de voleibol de praia. Está cada vez mais difícil a presença em Pequim da dupla portuguesa, que perdeu com os canadianos Mark Heese e Ahren Cadieux, por 2-0, com 21-17 e 21-15.

Miguel Maia/João Brenha tinham ganho logo pela manhã Bjorn Berg e Hannes Brinkborg, por 2-0, com 21-18 e 21-19.

Ontem ganharam aos brasileiros naturalizados georgianos Geor e Gia, por 2-1, pelos parciais de 19-21, 24-22 e 15-11, e perderam com os alemães David Klemperer e Eric Koreng, por 2-0, com 21-14 e 29-27.

Miguel Maia e João Brenha somaram na Polónia mais 180 pontos para o "ranking", referente ao seu segundo 13.º posto da época, depois do Open de Barcelona, e do 17.º lugar no Open de Xangai, recompensado com 120 pontos.

"Rc"
 
Topo