Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Debate quinzenal no Parlamento

Sócrates escolhe o tema da saúde e o PSD quer esclarecimentos
O primeiro-ministro, José Sócrates, escolheu a política de saúde para tema do debate quinzenal esta quarta-feira na Assembleia da República. Luís Filipe Menezes quer ser esclarecido sobre se há ou não alterações à política de saúde com a entrada da nova ministra do sector.
Correia de Campos saiu há mês e meio do Governo no meio de protestos das populações, sobretudo contra o encerramento de urgências hospitalares, questão que a nova ministra, Ana Jorge, tem procurado pacificar.

Do ponto de vista político, além do objectivo de pacificar o sector, a escolha da saúde por José Sócrates também está relacionada com a estratégia do Governo de reforçar o discurso social.

Há um mês, na última vez em que pertenceu ao executivo a escolha do tema do debate parlamentar, Sócrates dedicou o discurso inicial ao anúncio de novos equipamentos sociais e de novas de medidas de apoio à natalidade.

Ana Jorge, na primeira vez em que compareceu perante a Comissão Parlamentar de Saúde, na semana passada, considerou "inaceitável" o indicador de que quase meio milhão de portugueses tem de aguardar uma primeira consulta hospitalar, dos quais 120 mil esperam por uma consulta de oftalmologia.

Perante os deputados, a ministra congratulou-se com o aumento do número de consultas externas nos hospitais, que passou de 8,386 milhões em 2005 para 9,279 milhões em 2007, mas reconheceu que essa evolução favorável não foi suficiente para acompanhar o aumento da procura.

Ana Jorge reiterou depois o empenho do Governo nas Unidades de Saúde Familiar para melhorar o acesso aos cuidados de saúde primários, garantindo que, até ao final deste ano, deverão estar criadas 150 e mais 100 até 2009.

Outra aposta do Governo, segundo a titular da pasta da Saúde, refere-se aos cuidados continuados integrados. Até Março deste ano foram já celebrados 110 acordos, num total 1.921 camas em funcionamento.

Na Comissão Parlamentar de Saúde, Ana Jorge indicou ainda que existem 198 mil inscritos para cirurgia (menos 18 por cento do que no final de 2005) e que a mediana do tempo de espera é agora de 4,3 meses. Em 2007 foram realizadas 403 cirurgias.

Desafio de Menezes

Entretanto, o líder do PSD, Luís Filipe Menezes, desafiou hoje o primeiro-ministro a esclarecer "definitivamente" no debate de amanhã na Assembleia da República, se há ou não alterações às orientações do anterior ministro da Saúde para o sector.

"Espero que o primeiro-ministro esclareça definitivamente se há ou não alteração às orientações do anterior ministro da Saúde", sublinhou.

Questionado sobre o que espera do debate, Menezes, que não estará na Assembleia da República já que não é deputado, disse esperar ouvir de José Sócrates esclarecimentos acerca das orientações do Governo para a área da Saúde.

Entre os temas está o encerramento de serviços no interior do país, as dificuldades existentes com o projecto de cuidados continuados e a "grande dificuldade que está a haver no recrutamento de profissionais" para as unidades de saúde familiares.

Além disso, acrescentou o líder do PSD, o primeiro-ministro deverá ainda falar sobre o processo de construção dos novos hospitais.

Fonte: SIC Online Com Lusa
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
Manifestação em Lisboa

Lisboa vai ser palco, no próximo dia 12 de Abril 2008, de uma grande manifestação em prol da legalização do tuning. A iniciativa pretende levar a voz dos tuners desde a Rotunda do Marquês de Pombal até à Assembleia da República. O ponto de encontro será o Parque Eduardo VII (junto à rotunda), e a partida da manifestação (que será feita a pé e de forma ordeira apesar das palavras de ordem que se esperam) ocorrerá por volta das 14h30.
Segundo a Maxi Tuning apurou a Manifestação será feita com o devido conhecimento do Governo Civil e autoridades conforme a lei vigente.

Maxi Tuning...

cumps, marcosilva
 
Última edição:

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Correios/Greve: CTT garantem que a greve de hoje e 5.ª-feira não afectará os serviços

Os CTT - Correios de Portugal garantem que a greve marcada para hoje e quinta-feira por cinco sindicatos não afectará o normal decorrer dos serviços, apesar de os sindicatos que convocaram a paralisação esperarem uma forte adesão.

Na passada semana, nove sindicatos (dos 14 existentes nos CTT) assinaram um novo Acordo de Empresa (AE) [documento que rege as relações entre a empresa e os seus funcionários], garantindo aos trabalhadores os seus empregos, remunerações e "os benefícios inerentes ao acesso ao Sistema de Saúde dos Correios (IOS)", refere a empresa.

O novo AE, "respeitando a vida privada e familiar dos trabalhadores", garante a progressão nas carreiras e mantém a carga horária nas 39 horas semanais, prevendo ainda que o número de dirigentes sindicais com dispensa total passe de mais de 100 para 55, "principal motivo que levou os sindicatos a convocarem esta greve", considerou fonte oficial dos CTT, à Lusa.

"Há um universo muito grande de trabalhadores que não irá aderir à greve", segundo a fonte oficial dos correios, o que leva a crer que "o serviço irá manter-se normal ou próximo do normal, salvo situações pontuais em algumas localidades".

Os CTT afirmam terem preparadas algumas medidas de contingência, de modo a assegurar a normalidade dos serviços e, principalmente, a entrega do correio considerado prioritário.

Em declarações à agência Lusa, José Arsénio, um dos dirigentes do Sindicato Democrático dos Trabalhadores das Comunicações e dos Media (Sindetelco), um dos nove assinantes, afirmou hoje não apoiar a greve, considerando que "a julgar pela reacção dos trabalhadores, que até agora não se mostraram descontentes [com o novo AE], esta greve não terá uma adesão muito grande por parte dos funcionários".

De acordo com o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), Vítor Narciso, a adesão será igual ou superior à da greve do dia 25 de Fevereiro (cerca de 72 por cento, segundo o sindicato), com a distribuição, as centrais de tratamento e as estações de correios a serem os sectores mais afectados.

Em declarações à Lusa, Vítor Narciso explicou que o SNTCT não assinou o novo AE porque "as propostas da empresa [CTT] eram demasiado gravosas", nomeadamente a cláusula referente à caducidade dos acordos.

"Para nós [SNTCT] a negociações ainda não acabaram, apesar de a administração tê-las dado por encerradas. Esta não será a última greve se a administração não recuar", afirmou Vítor Narciso.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Quatro camiões que prestam serviços aos CTT encontrados com pneus furados

Quatro camiões de três transportadoras que "há anos fazem o transporte de correios para os CTT, numa base diária", foram encontrados com os pneus furados, segundo fonte oficial dos Correios.

O incidente afectou o normal decorrer dos serviços, registando-se atrasos nas entregas de correios, mas "o trabalho está a ser retomado ao longo do dia", garantiu fonte oficial de uma das transportadoras.

Os camiões foram, na sua maioria, encontrados com os pneus furados junto das estações de correios, mas um deles estava "à porta de casa do motorista", afirmou a mesma fonte.

O porta-voz dos CTT - Correios de Portugal, Fernando Marante, garantiu à agência Lusa que esta é uma "situação anormal, que nunca tinha acontecido".

Fernando Marante disse ainda ser "muita coincidência esta situação acontecer num dia em que está a decorrer uma greve"

"As empresas transportadoras são diferentes e estão em sítios diferentes, e a única coisa que têm em comum são os CTT", afirmou.

Vítor Narciso, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) afirmou à Lusa desconhecer tal sucedido, afirmando ser "apenas uma coincidência".

Fernando Marante adiantou que os CTT mandaram uma carta a todos os sindicatos existentes na empresa, informando-os do incidente e "encorajando-os a falar caso saibam de alguma coisa".

Os trabalhadores dos CTT encontram-se hoje e quinta-feira em greve, estando marcada para hoje uma manifestação que decorrerá desde a estação dos CTT nos Restauradores até à residência oficial do primeiro-ministro.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
SNTCT aponta para adesão de 75,56%, mas CTT avançam com 17,9%

Os sindicatos dizem que a adesão ao primeiro dia de greve nos CTT atingiu 75,56 por cento, no turno da manhã, mas a empresa afirma que não passou de 17,9 por cento e que não afectou os serviços.

António Marques, director dos recursos humanos dos CTT - Correios de Portugal, afirmou à agência Lusa que a empresa está "muito satisfeita, porque a taxa de adesão [registada até às 11:00 de hoje] é muito baixíssima, menos nove por cento que os números registados a 25 de Fevereiro [data da última greve]".

O mesmo responsável disse que, apesar destes números não serem definitivos, prevê-se que a taxa de adesão pouco se altere ao longo dia, com os serviços a decorrerem "praticamente dentro da normalidade".

De acordo com os CTT, todas as centrais de distribuição postal (340) e todas as centrais de tratamento (8) estão "a funcionar a 100 por cento", com apenas três, das 960 estações de correios, encerradas (Campo de Besteiros, Santa Margarida e Benfica do Ribatejo).

Os dados avançados pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), relativos a 10 distritos, apontam para o sector da distribuição como o mais afectado, verificando-se maior adesão em Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria, Porto, Viseu, Faro e Funchal.

Fonte oficial dos CTT contactada pela Lusa considera que os números avançados pelo SNTCT não correspondem à realidade.

Vítor Narciso, secretário-geral do SNTCT, afirmou que a greve "até poderia ser de 10 ou 20 por cento, porque iria, de qualquer modo, afectar o normal decorrer dos serviços nos correios".

Narciso, explicando a taxa de adesão à greve avançada pelos CTT, disse que os Correios não estão a contabilizar com o número de trabalhadores a quem deram férias, folgas de compensação ou dispensa no período da Páscoa, "coisa que nunca tinham feito".

O secretário-geral do SNTCT afirmou também que 20 por cento dos trabalhadores (cerca de 3.600 funcionários) foram "obrigados a trabalhar", porque "foram requisitados pela empresa para assegurar os serviços mínimos".

O SNTCT acredita que o novo Acordo de Empresa, assinado na semana passada por nove dos 14 sindicatos existentes nos CTT, prejudica os trabalhadores nos seus direitos, mobilidade e horários.

Por isso, durante a passada semana, "400 associados de sindicatos assinantes mudaram-se para o SNTCT, nomeadamente 90 por cento do Sindetelco [Sindicato Democrático dos Trabalhadores das Comunicações e dos Media]", segundo Vítor Narciso.

José Arsénio, dirigente do Sindetelco, confirmou que "cerca de 300 associados saíram do Sindetelco para o SNTCT, mas cerca de 200 saíram do SNTCT para o Sidetelco, porque percebem que estão a ser alvo de desinformação".

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Hospital Amadora-Sintra será entidade pública empresarial

A partir de 2009 Hospital Amadora-Sintra será entidade pública empresarial.

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Hospital Amadora-Sintra será uma entidade pública empresarial a partir de 2009 e que os concursos para o Hospital de Todos os Santos (Lisboa) e do Algarve serão lançados já em Abril.

Falando na Assembleia da República, José Sócrates anunciou hoje que o Hospital Amadora-Sintra será uma entidade pública empresarial a partir de 2009 e que os concursos para o Hospital de Todos os Santos (Lisboa) e do Algarve serão lançados já em Abril.

O primeiro-ministro defendeu que o Governo tem uma orientação "clara" sobre as parcerias público-privadas nos hospitais. "As parcerias público-privadas são úteis para a construção; a gestão hospitalar, essa, deve permanecer pública", sustentou.

Numa crítica implícita aos governos PSD/CDS, o primeiro-ministro declarou que, "ao contrário de outros", o seu executivo teve "o sentido de responsabilidade de cumprir os contratos que já estavam em curso".

"Para não fazer o país perder mais tempo, mantivemos os termos dos concursos de quatro novos hospitais, em parcerias público-privadas, que já haviam sido lançados. Mas todas as novas parcerias lançadas já por este Governo obedecem à separação clara entre o que é construção (que pode ser privada) e o que é gestão (que deve ser pública)".

Neste contexto, o primeiro-ministro adiantou então que o Governo decidiu passar o Hospital Amadora-Sintra para a gestão pública, quando terminar no final deste ano o contrato de gestão privada.

"Esta decisão não significa nenhuma menorização da participação da iniciativa privada na organização e prestação de cuidados de saúde", começou por apontar o primeiro- ministro.

No entanto, de acordo com Sócrates, "não há nenhuma razão para que o modelo de hospitais EPE (entidade pública empresarial), que tem tido resultados positivos, não se aplique também ao Hospital Amadora-Sintra".

"O Governo é a favor da moderna gestão pública; mas não está disposto a abdicar da responsabilidade própria do Estado na gestão do Serviço Nacional de Saúde", justificou.

Além desta decisão, o primeiro-ministro referiu-se também ao calendário de "dois investimentos absolutamente estratégicos na rede hospitalar".

"O concurso para o Hospital de Todos os Santos, em Lisboa, será lançado a 10 de Abril; e o concurso para o novo hospital central do Algarve será lançado no dia 30 de Abril", disse.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Utentes com mais de 65 anos vão pagar metade das taxas moderadoras

O Governo vai reduzir em 50 por cento o valor de todas as taxas moderadoras na saúde para os utentes com mais de 65 anos. O anúncio foi feito hoje pelo primeiro-ministro José Sócrates no Parlamento.

“Esta é uma medida de elementar justiça que pode ser finalmente tomada mercê da boa gestão financeira do SNS [Serviço Nacional de Saúde], disse o primeiro-ministro, durante a intervenção inicial do debate quinzenal.

Na sua intervenção, o líder da bancada do PSD, Santana Lopes, acusou o primeiro-ministro de fazer propaganda, já que a redução das taxas moderadoras só abrange 20 por cento dos idosos. A maioria já é isenta do pagamento de taxas moderadoras. “É só propaganda”, disse Santana Lopes, muito aplaudido pela sua bancada, depois de José Sócrates reconhecer que 80 por cento dos idosos com mais de 65 anos já estão isentos.

Outra das medidas anunciadas é a transformação do Hospital Amadora-Sintra numa entidade pública empresarial em Janeiro de 2009. A decisão “não significa uma menorização da participação da iniciativa privada na organização e prestação dos cuidados de saúde”, sublinhou José Sócrates. O Governo “é a favor da moderna gestão pública, mas não está disposto a abdicar da responsabilidade própria do Estado na gestão do SNS, justificou o primeiro-ministro.

80 por cento dos idosos já estão isentos de taxas moderadoras

O líder da bancada do PSD, Pedro Santana Lopes, acusou o primeiro-ministro de fazer propaganda, já que a redução das taxas moderadoras só abrange 20 por cento dos idosos. A maioria já é isenta do pagamento de taxas moderadoras. “É só propaganda”, disse Santana Lopes, muito aplaudido pela sua bancada, depois de José Sócrates reconhecer que 80 por cento dos idosos com mais de 65 anos já estão isentos.

Público
 

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
5,760
Gostos Recebidos
0
tava a ver que estavam loucos e metiam os idosos sem pagar, enfim tou para ver quando vem a próxima medida brilhante e cada uma dssssssss
 

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
5,760
Gostos Recebidos
0
nao vai afectar dizem eles, entao porque é que nao recebi hoje algo que me foi enviado ontem, e foi dentro de lisboa, nem vem de longe
 

Apollo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
67
Gostos Recebidos
0
Menos um R8

Acidente junto ao hospital de São João no Porto provoca a saida de mais um R8 das nossas estradas :(







 

guidoes

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 21, 2007
Mensagens
3,905
Gostos Recebidos
0
que pena um carro tao bonito:Espi43::Espi43::Espi43:
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Cavaco Silva declinou convite para ir à abertura dos Jogos Olímpicos

Presidente do Parlamento Europeu apelou a boicote.

O Presidente da República, Cavaco Silva, declinou o convite que lhe foi dirigido pelo Comité Olímpico para estar presente na abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em Agosto, noticiou a Radio Renascença.

Não foram adiantadas as razões da recusa do chefe do Estado. A rádio diz que estes Jogos Olímpicos deverão ter apenas a presença do ministro Pedro Silva Pereira, que tutela a área no Governo, e do secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.

O presidente do Parlamento Europeu, o alemão Hans-Gert Poettering, apelou entretanto, na terça-feira, aos líderes da UE para que boicotem a cerimónia de abertura dos jogos de Pequim, devido à instabilidade e repressão no Tibete. A organização de defesa dos direitos dos jornalistas e da liberdade de expressão Repórteres Sem Fronteiras apelou no mesmo sentido devido à violação dos direitos humanos na China e à violenta repressão no Tibete.

Para Teresa Nogueira, da Amnistia Internacional, o facto de Cavaco Silva “ter declinado o convite resulta da situação no Tibete ou do reconhecimento de que a China está a reprimir cada vez mais os seus próprios cidadãos, à medida que a contagem decrescente para os Jogos Olímpicos avança. Nós só temos de nos congratular com isso e agradecer ao Presidente da República pela posição tomada”. “Esperamos que seja também a posição do Governo, no seu todo”, acrescenta, citada pela Renascença.

Público
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
CGTP marcou manifestações para 16 e 17 de Abril

Protesto em Lisboa e no Porto

A CGTP marcou quarta-feira duas "grandes manifestações" contra "a revisão gravosa do Código do Trabalho" para os dias 16 e 17 de Abril, nas cidades do Porto e de Lisboa, respectivamente.

A decisão foi tomada numa reunião do Conselho Nacional da Intersindical e tem como objectivo proporcionar aos trabalhadores de todo o país a oportunidade de protestarem contra "a revisão gravosa do Código do Trabalho e das leis laborais da Administração Pública".

A melhoria dos salários dos trabalhadores e o combate à precariedade são outros dos objectivos do protesto anunciado em conferência de imprensa pelo secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva.

O sindicalista aproveitou o encontro com os jornalistas para lembrar as últimas lutas dos trabalhadores da administração pública e dos trabalhadores de dezenas de empresas, "que se têm sacrificado na luta pelos seus direitos e pelo desenvolvimento do país".

Carvalho da Silva salientou ainda que a luta pela contratação colectiva tem sido difícil, mas "vai dando resultados".

A CGTP divulgou na conferência de imprensa um documento de balanço da contratação colectiva que mostra que têm sido conseguidos acordos que estabelecem aumentos salariais acima dos 3%.

Lusa
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Dia do Sono: Uma em cada quatro crianças tem problemas de sono.

Uma em cada quatro crianças tem problemas de sono, muitas vezes provocados por uma actuação incorrecta dos pais. Na casa dos Abreu, a filha dorme apenas três horas por dia e a mãe está "à beira da loucura".

Às quatro da manhã, Elsa Abreu e a pequena Beatriz decidem pintar aguarelas. Na televisão já não dá nada de interessante e é preciso ocupar as horas da menina de sete anos até ser dia.

Segundo o presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Luís Januário, "25 por cento das crianças normais experimenta, em algum momento da infância, um problema do sono". Bia não pertence a este grupo de crianças: sofre de neurofibromatose e é hiperactiva.

"Para ela, basta dormir três horas e ganha energias para o dia todo. O pior é que eu não consigo acompanhar o ritmo", diz Elsa Abreu que, depois de oito horas a trabalhar no serviço de pediatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra, ainda faz limpezas para duas senhoras. Quando chega a casa só sonha descansar, mas tem à sua espera a filha com hiperactividade.

"É extremamente complicado do ponto de vista psicológico e físico. O corpo ressente-se por não dormir à noite, noto que não tenho a mesma memória nem a mesma paciência. Sinto que entrei numa depressão, mas não posso fazer qualquer medicação, porque senão não ouço a Bia", diz.

Sem apoio do pai, é Elsa quem está presente todas as noites, quando Beatriz não tem sono. Os serões são passados a ver televisão, pintar, jogar cartas e playstation, que comprou por sugestão de um dos muitos médicos da filha.

"A sorte é que com os canais por cabo há sempre desenhos animados para ver. Mas às vezes ela farta-se de ver bonecos. Ontem, às quatro da manhã dei por mim a pintar aguarelas", recorda a mãe, que se esforça por aproveitar todos os minutos livres para tentar pôr o sono em dia.

No entanto, as noites de martírio não são exclusivas das famílias com crianças doentes. Em muitos lares, a chegada da noite é sinónimo de horas difíceis. O momento de ir deitar é vivido com ansiedade por crianças e pais, que desconhecem ser muitas vezes os responsáveis pela situação.

"Os distúrbios do sono são muito frequentes nas crianças e o mais frequente é a má definição de limites. Os miúdos recusam-se a ir dormir e os pais têm dificuldade em exercer uma autoridade normal e saudável, criando maus hábitos", alerta Teresa Paiva, especialista em distúrbios de sono, a propósito do Dia Mundial do Sono, que se assinala sexta-feira.

A opinião é partilhada pelo presidente da SPP, Luís Januário, que aponta a resistência ao adormecimento como um distúrbio do sono associado a "regras parentais pouco firmes relativamente à hora de deitar".

Nos primeiros anos de infância, "a situação mais frequente é a perturbação associada ao início do sono, em que as crianças não têm capacidade para adormecer sozinhas e, de cada vez que acordam, são incapazes de readormecer", sublinha.

Já nas crianças mais velhas e nos adolescentes "predomina a dificuldade em iniciar ou manter o sono e a privação crónica de sono". Os terrores nocturnos e os pesadelos também são responsáveis por muitas noites mal dormidas.

Depois de "noites de pesadelo", as crianças podem ficar muito irritadas e verdadeiramente insuportáveis, sobretudo para quem não percebe que na origem daquele comportamento está um problema do sono.

Luís Januário admite que "alguns pais, educadores e médicos não relacionam comportamentos desorganizados, irritabilidade excessiva e dificuldades de concentração com perturbações do sono".

O especialista lembra que "não existe uma receita pronta a usar" para uma boa noite de sono, mas deixa alguns conselhos: criar uma disciplina na hora de ir para a cama e criar um ambiente propício a uma noite tranquila.

Conhecer os ciclos do sono e o modo como estes se organizam pode também ser uma mais valia na guerra contra as noites em branco.
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Aprovada redução a metade das taxas moderadoras pagas pelos idosos.

O Conselho de ministros aprovou hoje um decreto-lei que reduz a metade as taxas moderadoras das consultas e internamentos para idosos com idade igual ou superior a 65 anos.

Em conferência de imprensa no final da reunião do conselho de ministros, a ministra da Saúde, Ana Jorge, reiterou que a medida «abrange cerca de 350 mil idosos».

A medida «vai ao encontro da política de melhor acesso aos cuidados de saúde principalmente na população mais idosa» quer nas consultas, quer nos meios complementares de diagnóstico ou internamentos.

A resolução do conselho de ministros refere ainda que a medida «é agora possível em consequência do efeito positivo resultante do rigor alcançado na gestão das finanças públicas e, em particular, do Sistema Nacional de Saúde».

A medida foi quarta-feira anunciada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, no debate quinzenal no Parlamento. Os partidos da oposição, sobretudo o PSD e o CDS-PP, desvalorizaram o alcance da iniciativa por 80 por cento dos idosos já estar isenta do pagamento das taxas.
 

mica-1

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
139
Gostos Recebidos
0
Preço do gasóleo está a subir a um ritmo que é o dobro do da gasolina

Uma má notícia já que se compra cada vez mais carros a diesel
O preço do gasóleo subiu 19,2 por cento num ano, face à subida de 8,4 por cento registada pela gasolina sem chumbo 95 octanas, mas não é previsível que a curto prazo o preço do gasóleo ultrapasse o da gasolina.

Comparando os preços do gasóleo e da gasolina na Páscoa do ano passado, face aos preços actuais, verifica-se que a subida do preço do gasóleo tem sido muito mais acentuada do que o da gasolina, avança a «Lusa».

No ano passado, a gasolina custava em média 1,293 euros por litro e este ano custa 1,402 euros por litro. Já o gasóleo passou de 1,033 euros o litro no ano passado para 1,231 euros por litro este ano. Isso significa que encher nesta Páscoa um depósito médio de 60 litros vai custar mais 11,88 euros do que no ano passado na mesma altura do ano. Para quem utiliza carros a gasolina, esse aumento vai ser de 6,54 euros por depósito.

Não se espera, contudo, que a curto prazo os preços do gasóleo ultrapassem em Portugal os da gasolina, tal como se verificou em Espanha na semana passada.

Segundo o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), José Horta, essa situação verificou-se em Espanha porque o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) é mais baixo e pouco difere entre a gasolina e o gasóleo. O ISP sobre o gasóleo é em Portugal de 0,3644 euros por litro e em Espanha é de 0,3020 euros por litro.

Na gasolina, o ISP é em Portugal de 0,5829 euros por litro e em Espanha é de 0,39569 euros por litro.

Isto significa que, numa situação de aumento da cotação do gasóleo, é muito mais fácil em Espanha o preço ultrapassar o da gasolina, do que o mesmo se verificar em Portugal.

O aumento do preço do gasóleo é, contudo, uma má notícia para um mercado onde se compra cada vez mais carros a diesel.

O parque automóvel português constitui-se actualmente em cerca de 30 por cento por carros a diesel e em 70 por cento a gasolina.

Esta proporção tende a aumentar. Os últimos dados da ACAP, relativos a Fevereiro, apontam para 69,5 por cento de vendas de carros a diesel e 29,5 por cento de vendas de carros a gasolina.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Lisboa: Mulher encontrada morta em casa, com sinais de ter sido degolada, na madrugad

Lisboa: Mulher encontrada morta em casa, com sinais de ter sido degolada, na madrugada de quinta-feira

Lisboa, 21 Mar (Lusa) - Uma mulher com cerca de quarenta anos foi encontrada morta, com sinais de ter sido degolada, na madrugada de quinta-feira na casa onde vivia na Madragoa, em Lisboa, disse à Lusa fonte policial.

De acordo com outras informações recolhidas no local pela Lusa, o alerta foi dado por colegas de trabalho da mulher, que estranharam a falta ao emprego e resolveram contactar as autoridades.

A vítima tem nacionalidade italiana e vive há vários anos em Portugal, segundo as mesmas fontes.

Dado o alerta, PSP e INEM deslocaram-se ao local, um bairro típico da cidade de Lisboa, onde encontraram a mulher já sem vida, por volta das 01:30, com sinais de ter sido degolada por um objecto contundente.

A mulher vivia sozinha e, de acordo com as mesmas fontes, não havia sinais de arrombamento nem de assalto, uma vez que nada foi levado da habitação.

Os familiares da vítima foram já contactados através da Embaixada Italiana em Portugal e as autoridades aguardam agora a sua chegada ao país.

O corpo seguiu para o Instituto de Medicina Legal e o caso está agora nas mãos da Polícia Judiciária.


MCL/SV.

Fonte Inf.- Lusa/Fim


.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Euromilhões -- Concurso: 12/2008 Data do sorteio: 21/03/2008

Euromilhões
Concurso: 12/2008 Data do sorteio: 21/03/2008

Chave: 2 10 18 22 36 + 4 6 Ordem Saída: 10 2 22 18 36 + 6 4


Prémio Acertos Número de vencedores Valor
Portugal Total
1.º Prémio 5 Números + 2 Estrelas 0 1 € 15.000.000,00
2.º Prémio 5 Números + 1 Estrela 3 9 € 295.037,90
3.º Prémio 5 Números + 0 Estrelas 0 10 € 75.354,27
4.º Prémio 4 Números + 2 Estrelas 37 139 € 3.872,26
5.º Prémio 4 Números + 1 Estrela 463 1.790 € 200,46
6.º Prémio 4 Números + 0 Estrelas 662 2.798 € 89,77
7.º Prémio 3 Números + 2 Estrelas 1.273 5.862 € 61,21
8.º Prémio 3 Números + 1 Estrela 15.887 70.395 € 25,99
9.º Prémio 2 Números + 2 Estrelas 16.385 77.238 € 20,44
10.º Prémio 3 Números + 0 Estrelas 26.729 116.947 € 14,42
11.º Prémio 1 Número + 2 Estrelas 78.581 380.510 € 9,52
12.º Prémio 2 Números + 1 Estrela 202.797 937.962 € 9,18


Estatísticas
Receita ilíquida apostas € 71.765.978,00
Montante para prémios € 35.882.989,00
Nº de Bilhetes registados em Portugal 2.638.365
Nº de Combinações registadas em Portugal 6.720.762
Nº de Apostas registadas em Portugal 7.650.409
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
Operação Páscoa: Cinco mortos e 11 feridos graves nos dois primeiros dias

22 de Março de 2008,

Cinco mortos e 11 feridos graves é o balanço dos dois dias da "Operação Páscoa 2008", realizado pela Brigada de Trânsito da GNR, que começou às 00:00 de quinta-feira e se prolonga até às 24:00 de domingo.

De acordo com o Tenente Silva Lopes, da GNR, o dia de sexta-feira ficou marcado pela existência de quatro mortos e oito feridos graves.

Nos dois dias da "Operação Páscoa 2008" registaram-se 432 acidentes, menos 85 do que em 2007, dos quais resultaram cinco mortos (igual número ao do ano passado) e 11 feridos graves (menos um do que no ano transacto).

Segundo a mesma fonte foram ainda contabilizados 106 feridos ligeiros, menos 33 do que em 2007.

No âmbito da Operação Páscoa, cerca de 1.700 militares da GNR, 800 patrulhas e 700 viaturas patrulham as estradas portuguesas, centrando a sua atenção sobretudo no excesso de velocidade, de álcool e de substâncias psicotrópicas, uso do cinto de segurança, transporte de crianças, estado de conservação dos pneus e iluminação.

Para evitar acidentes, a Brigada de Trânsito aconselha os automobilistas a moderaram e adaptarem a velocidade à estrada e às condições climatéricas, a guardarem a distância necessária do veículo da frente, usarem cinto de segurança e não ingerirem bebidas alcoólicas.

LMP

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Agente da PJ detido

22 Março 2008 - 00.43h

Por desobediência à BT
Inspector da PJ detido

Um inspector da Polícia Judiciária foi detido pela Brigada de Trânsito da GNR (BT) ontem, cerca das 06h00, após o veículo em que seguia ter colidido com um pesado de mercadorias ao quilómetro 21 da A2. Segundo fonte oficial da BT, o referido inspector, de 36 anos, "recusou-se a fazer o teste de alcoolemia alegando estar de serviço".

'Quando a patrulha da BT do destacamento de Coina chegou ao local do acidente, o indivíduo identificou-se como inspector da PJ e, enquanto tal, não era obrigado a ‘soprar no balão’', relatou ao CM a mesma fonte.
De acordo com a lei, qualquer condutor que se recuse a fazer o teste do álcool fica detido por desobediência e é notificado para comparecer em tribunal. 'É à entidade judicial que compete aferir se a recusa em fazer o teste é legítima e justificada. A BT apenas cumpre o que está na lei.'
O infractor – levado para o posto da BT em Coina e libertado cerca das 08h00 – foi notificado para comparecer no Tribunal do Barreiro na segunda-feira. O CM apurou que o referido inspector, a prestar serviço em Lisboa, 'apresentava sinais claros de embriaguês' e seguia sozinho num Renault Megane registado em nome do Estado Português, que colidiu com a traseira de um camião. Do acidente não resultaram quaisquer feridos, apenas danos materiais.
O CM procurou obter esclarecimentos em relação a este incidente junto da Polícia Judiciária mas as respostas às nossas questões foram remetidas para segunda-feira.


Fonte (CM)
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Apresentadora da SIC assume homossexualidade

Rui Vasco, Activa
21 Março 2008 - 11.00h

Activistas gay dizem que revelação vai contribuir para melhorar situação dos jovens homossexuais portugueses.

Apresentadora da SIC assume homossexualidade
Solange F., de 31 anos, apresentadora do programa da SIC Radical ‘Curto-Circuito’, assumiu publicamente, no Expresso on-line, que é homossexual. "Sou lésbica, e então?", revela quem pretende, ao expor a sua orientação sexual, sair em defesa de raparigas lésbicas expulsas de casa pelos pais. A sua decisão, caso raro entre figuras públicas em Portugal, é encarada como um gesto de grande coragem entre os dirigentes de associações que lutam em defesa dos direitos dos homossexuais.

António Serzedelo, presidente da Opus Gay, confessa que 'é de se tirar o chapéu a esta mulher coragem'. As suas afirmações 'vêm romper com a pouca visibilidade que as lésbicas ainda possuem na sociedade portuguesa'.
Por sua vez, a dirigente da associação Tangas Lésbicas, Marita Ferreira, reconhece que as mulheres homossexuais não se expõem tanto como os homens, pelo que 'é muito positiva a atitude de Solange'. 'Por ser uma mulher bonita, vem também colocar em causa o preconceito de que as lésbicas são feias e gostam de mulheres porque os homens não as querem. É uma humilhação que nos tentam impor e que o rosto de Solange vem provar não ser verdade'.
Marita Ferreira sublinha que, por Solange F. apresentar um programa para jovens, as suas afirmações são mais relevantes. 'Fazer frente aos pais e família é sempre muito complicado, sobretudo numa fase da vida em que por serem menores não têm autonomia económica. Ao serem expulsos de casa, se não contarem com a solidariedade de amigos, correm o risco de viver na rua', disse.
A dirigente das Tangas Lésbicas critica o Estado por esses pais não serem penalizados ao tomarem esta atitude. 'Expulsar um filho de casa é um crime. E quantos são os pais que são penalizados por isso?', interroga. Sérgio Vitorino, porta-voz dos Panteras Rosa, adianta que 'este é também um problema de muitos rapazes, que por assumirem que são gays conhecem a rua como destino e vivem sem o apoio de ninguém, entregues à sua própria sorte'.
Solange F. sublinha que 'ninguém tem o direito de julgar seja quem for'. E, acrescenta, em entrevista ao semanário ‘Expresso’: 'Ainda assim, há muitas raparigas que conheço que foram expulsas de casa por dizerem que são homossexuais'. 'É de uma grande violência quando um pai perde o amor por um filho', diz.
A rede de apoio a jovens Ex Aequo confirmou ao CM casos de violência que atingem menores de 14 e 15 anos, por vezes vítimas de agressões físicas e que, contudo, preferem poupar os pais a uma denúncia na polícia. Um jovem que trabalha na associação, e que preferiu manter o anonimato, disse que numa primeira fase ajudam os menores a tentarem uma conciliação com os pais, mas em casos mais complicados aconselham a Linha de Emergência para a Criança (número 213 433 333).
A associação Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) revela que a discriminação apresenta níveis muito elevados. No relatório ‘A Exclusão Social da Juventude Lésbica, Gay, Bissexual e Transexual na Europa’ da IGLYO/ILGA Europa – no qual participaram também jovens portugueses –, os números revelam a dimensão da discriminação. Em mais de 700 questionários respondidos em 37 países europeus, verificaram-se níveis muito elevados de discriminação e preconceito: 61,2 por cento enfrenta discriminação na escola, 51,2 na vida familiar e 29,8 no seu círculo de amigos. Por isto, Paulo Corte Real, da direcção da ILGA, concorda que a revelação de Solange F. ajuda a luta contínua contra discriminação.

SOLANGE F. ROMPEU COM UMA 'POSTURA DÚBIA'
'As pessoas têm de sorrir para a vida. Não têm de se preocupar com a discriminação, nem com o levantar o dedo', diz Solange F. quando confrontada com a possibilidade de ser discriminada na sua vida profissional e pessoal com a 'sua abertura ao Mundo', forma com classifica ter assumido a homossexualidade. Nascida a 28 de Dezembro de 1976, em Lisboa, e com o curso Superior de Actor, Solange confessa na sua página da internet w-w.solangef.next-designs.net que, embora seja actriz, entende que 'o seu currículo é demasiado ‘virgem’ para se proclamar actriz'. Conhecida do grande público como apresentadora de televisão, a jovem de 31 anos confessa que 'havia pessoas que desconfiavam que sim e outras achavam que não era lésbica. Isto por assumir uma postura que não era fechada mas dúbia'. Num conselho a outros homossexuais, diz que 'devem seguir o seu coração' e acredita que numa sociedade correcta não seria preciso falar da sexualidade de cada um.

PREPARADA PARA TUDO
'Não sei a reacção que as pessoas irão ter. Possivelmente vão dizer: ‘Grande maluca!’ Não sei. Não estou à espera de nenhuma reacção positiva ou negativa. Simplesmente sei que vou lidar com as coisas de frente, quer se trate de uma reacção ou da outra', garante Solange F.

EXEMPLO CONTRA HOMOFOBIA
Luís Rodrigues, advogado de Teresa e Helena, duas mulheres que pretendem casar-se, diz que palavras de Solange F. vêm combater a homofobia.

REACÇÕES
REVELAÇÃO AJUDA NA LUTA
Para Paulo Corte Real, da ILGA, revelação de Solange é muito positiva na luta contra discriminação sexual.

JOVENS CAEM NA RUA
Sérgio Vitorino, das Panteras Rosas, diz que muitos jovens são postos na rua pelos pais por assumirem ser gays.

ATITUDE DE GRANDE CORAGEM
António Serzedelo, da Opus Gay, entende que assumir ser lésbica é gesto de grande coragem.

GAYS COM MESMOS DIREITOS LABORAIS
Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, que detém, entre outros, a SIC e o semanário ‘Expresso’, ficou na história como o primeiro patrão de um grupo de média português a dar uma licença de casamento a um dos seus funcionários numa união homossexual, no caso Nuno Graça Dias, pivô da SIC Notícias. O gesto valeu ao empresário um prémio atribuída pela associação de gays e lésbicas ILGA.
Pinto Balsemão soube do casamento do jornalista, que se realizou em Toronto, Canadá, em Março de 2007, e intercedeu junto do departamento de Recursos Humanos da SIC para que o pivô gozasse da licença, apesar da legislação portuguesa não permitir a união entre pessoas do mesmo sexo.
Nuno Graça Dias usufruiu de 15 dias (11 dias úteis) de licença e, à semelhança do que acontece nos casamentos heterossexuais, não sofreu descontos no ordenado.
A atitude de Pinto Balsemão valeu ao empresário o prémio Arco-Íris, entregue pela ILGA Portugal em Novembro de 2007. A distinção foi atribuída pelos 'contributos para uma democracia mais aberta, inclusiva e verdadeira, baseada na valorização da diversidade e na igualdade de direitos', referiu na altura a associação.
A boa vontade de Pinto Balsemão não é comum à maior parte dos empresários. Há milhares de homossexuais que não têm idênticas regalias. António Serzedelo, da Opus Gay, estima em 5,5 por cento o total de trabalhadores portugueses que são homossexuais, baseando-se na percentagem verificada no Reino Unido.

FIGURAS DO ENTRETENIMENTO QUE ASSUMIRAM A HOMOSSEXUALIDADE
JODIE FOSTER
Famosa desde a pré-adolescência, a actriz foi apontada ao longo dos anos como uma das figuras gay de Hollywood mesmo tendo dois filhos. Só assumiu publicamente a orientação sexual em Dezembro de 2007. Após receber um prémio destinado às mulheres da indústria do entretenimento, fez um discurso emocionado onde agradeceu à companheira pelos 14 anos de vida em comum.

ADRIANA CALCANHOTTO
Menos interessada em revelar a intimidade, a cantora brasileira conta histórias cheias de sentido para as fãs homossexuais nos seus concertos. Já recordou quando ouvia a canção ‘Devolva-me’, mais tarde um dos seus êxitos, escondida do pai no quarto da empregada. 'Se ele implicava com a música, imagine então o que aconteceria se ele me pegasse com a empregada', gracejou.

ELLEN DEGENERES
A actriz norte-americana não fez por menos e 'saiu do armário', em Abril de 1997, numa célebre capa da revista, ‘Time’. 'Sim, sou gay', foi o título que pôs termo a qualquer dúvida. Exactamente ao mesmo tempo, a mulher que interpretava numa série assumiu ser lésbica, tornando-se a primeira personagem principal homossexual na televisão norte-americana.



João Saramago
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Sequestro: Suspeitos exigiram 11 milhões de euros e eram conhecidos do empresário esp

Lisboa, 22 Mar - O sequestro do empresário espanhol, resgatado quinta-feira pela Polícia Judiciária (PJ) no Algarve, foi planeado por um conhecido da vítima que exigia 11 milhões de euros de resgate, revelou hoje a PJ.

O empresário espanhol do ramo da importação de bens alimentares, de 62 anos, resgatado na noite de quinta-feira em Monte Gordo, no Algarve, depois de 15 dias de cativeiro, já se encontra em Madrid depois de ter prestado declarações à polícia.

Em conferência de imprensa, o responsável pela Direcção Central do Combate ao Banditismo (DCCB) explicou que "o sequestro foi planificado por um conhecido da vítima e da família da mesma que conhecia muito bem a sua capacidade financeira".

"Foi pedido um resgate de 11 milhões de euros, mas depois de um posterior contacto com familiares esse valor baixou", acrescentou Luis Neves.

Segundo o responsável da DCCB, também director-adjunto da PJ, "as investigações ao desaparecimento do cidadão espanhol começaram domingo passado e na segunda-feira o caso foi comunicado ao Ministério Público".

A polícia necessitou de quatro dias para resolver o caso porque, explicou Luis Neves, "não sabiam onde estava o ofendido e porque quando está em causa uma vida humana tem de se actual com certezas e garantias".

O grupo de sequestrados era formado por seis pessoas. Quatro portugueses e um espanhol foram detidos em Portugal e uma mulher espanhola, mulher do mandante, foi detida em Espanha.

Os cinco detidos estão a ser ouvidos no tribunal de Tavira, no primeiro interrogatório judicial, para que lhe sejam aplicadas as medidas de coacção.

Luis Neves revelou também que, entre os portugueses detidos, "há ligações, mas não familiares, não se conhecendo nenhum passado criminal".

Entre o material apreendido estão duas pistolas de alarme, um revólver também de alarme, medicamentos, nomeadamente comprimidos para dormir, algemas, correntes, cadeados, máscaras, tacos de basebol e telemóveis.

Jesus Páscoa, chefe da brigada espanhola de delinquência especializada, revelou que inicialmente foram sequestradas duas pessoas, mas que uma foi abandonada alguns dias depois a centenas de quilómetros de Madrid.

"A vítima percorreu milhares de quilómetros dentro da bagageira de um automóvel, tendo entrado e saído de Portugal várias vezes" por várias fronteiras, no norte, centro e sul do país, disse Jesus Páscoa.

Na conferência de imprensa, o director nacional da PJ, Alípio Ribeiro, salientou "a boa cooperação entre as autoridades policiais portuguesas e espanholas e os frutos que esse trabalho conjunto tem dado".
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Totoloto --Concurso: 12/2008 Data do sorteio: 22/03/2008

Totoloto
Concurso: 12/2008 Data do sorteio: 22/03/2008

Chave: 3 16 32 33 41 43 + 35 Ordem Saída: 33 43 41 3 32 16 + 35



Prémio Número de vencedores Valor
A lista de prémios não está disponível.


Estatísticas
Nº de Bilhetes/Matrizes 887.696
Nº de Apostas 5.415.771
Receita ilíquida apostas € 2.166.308,40
Montante para prémios € 704.050,23
 

filopox

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
167
Gostos Recebidos
0
Jovem Desaparecida - 14 anos de idade- Ajuda Urgente

Exmos. Senhores:

Desde ontem, por volta das 7h30m, que a minha filha se encontra desaparecida.
Foi feita uma participação na Esquadra da Policia em Santa Apolónia.

Solicitamos a V/ ajuda.
Em anexo foto da menina de seu nome Ana Sofia Galiado.
Para quaisquer contactos, por favor, ligue os seguintes números:

918 648 373
960 043 806
912 591 086
Obrigada.
A mãe, Luzia Galiado.
 
Última edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo