Animado com início da temporada, Button se inspira em Mansell e exalta mística do ‘5 vermelho’
Em 2013, Jenson Button vai correr com o segundo número que mais venceu corridas na história da F1. O britânico terá a chance de levar o mítico numeral pelo qual Nigel Mansell, ícone do automobilismo mundial, a disputar 93 GPs entre 1985 e 1992, sempre pela Williams
Pela primeira vez em 14 anos de F1, Jenson Button, segundo piloto mais experiente do atual grid da categoria, vai usar o número 5. Não se trata de um número qualquer, especialmente no automobilismo britânico. Foi com este numeral que Nigel Mansell, um dos grandes ícones do esporte a motor na terra da princesa Kate Middleton, disputou 93 GPs, entre 1985 e 1992 — sempre pela Williams.
No ano da estreia do ‘Leão’ pela Williams, em 1985, a Williams usou os numerais 5 e 6. Mas, como a grafia era bastante parecida, a escuderia britânica pintou o 5 de vermelho para diferenciar do número 6, ostentado por Keke Rosberg, a partir do GP do Canadá daquele ano. Nas transmissões da F1 para o Reino Unido, o lendário narrador Murray Walker apelidou o carro de Mansell como ‘Red Five’ [cinco vermelho], marca eternizada pelo britânico, que levou o 5 vermelho até mesmo para seu primeiro ano de Indy, em 1993, na Newman-Haas.Animado pelo começo da temporada e por usar um número tão significativo — o 5 é o segundo numeral que mais vitórias conquistou na F1, 130, inferior somente ao número 1, com 168 triunfos —, Button, em entrevista ao diário britânico ‘The Guardian’, falou que a inspiração em Nigel vem desde os tempos de criança, quando o atual piloto da McLaren ainda dava suas primeiras aceleradas no kart.
"Estou indo com o número 5 porque foi nesta posição que terminamos o campeonato do ano passado. E nossos números [na McLaren] são sempre vermelhos. Portanto, isso é mais do que sorte. Luke Skywalker também era 'Red 5', não?", lembrou Button, fazendo menção ao código da nave do personagem na série 'Star Wars'. Mas, para o piloto da McLaren, correr com o número 5 traz boas recordações mesmo é de Mansell.
“Nigel significou muito para cada criança que estava crescendo, quer você quisesse ir para a F1 ou não, já que a F1 era muito popular no fim dos anos 90 e começo dos anos 90. Isso foi chamado de Mansell-mania, especialmente quando ele venceu em Silverstone”, comentou Jenson. Mansell venceu no mítico circuito usando o número 5 em três oportunidades: 1986, 1991 e 1992, ano do seu único título mundial.
“As pessoas estavam enlouquecendo”, lembrou. “Foi um tempo muito bom para o automobilismo em geral, mas especialmente no Reino Unido. Aqueles tempos significam muito e foi assim que eu cresci. Foi quando estava correndo de kart naquela época, quando tinha 12 anos. Muitas boas lembranças”, disse Button, hoje com 33 anos.
Sem Lewis Hamilton, que apresentará nesta segunda-feira (4) o Mercedes W04, o primeiro carro pela nova equipe, a McLaren terá Button como líder em 2013. Jenson, que terá como companheiro de equipe o mexicano Sergio Pérez, não escondeu a empolgação pelo início da pré-temporada, nesta terça-feira, em Jerez de la Frontera, e até se mostrou tranquilo para os eventos que antecedem o início do Mundial.
“Muitos pilotos dizem que estão animados para a temporada, mas não gosto dessas coisas de pré-temporada, as entrevistas, os eventos de patrocinadores, não estamos aqui para fazer isso, não é o que nós amamos”, revelou. “Mas, neste ano, cheguei e pensei: ‘Estou muito animado para trabalhar com os patrocinadores, tentando fazer todo o possível, tornar isso o mais divertido possível, e tem sido muito bom até agora.”
“Estou até gostando de falar com vocês, cara. Isso não é normal, há algo de errado comigo”, brincou o piloto. “Mas estou em um ótimo lugar e muito animado para guiar o carro na terça-feira”, finalizou Button, ansioso para guiar o McLaren MP4-28 na primeira sessão da pré-temporada.