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Cantinho da Fórmula1:

sneto2000

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Camisola do Vasco e gato preto constrangem Hamilton em SP

Estrela de campanha da Johnnie Walker em parceria com o UOL, o inglês Lewis Hamilton foi alvo de humoristas brasileiros, na noite desta quinta-feira. Líder do Mundial da Fórmula 1, o piloto da McLaren teve seu brilho ofuscado por brincadeiras que roubaram a cena na divulgação do projeto Piloto da Vez, em São Paulo.

O primeiro a se aventurar com o simpático piloto foi Rafinha Bastos, do programa CQC. O apresentador entregou uma camisa do Vasco - time conhecido por amargar seguidos vice-campeonatos -, desejou sorte e pediu para que ele termine o campeonato em segundo lugar. Hamilton olhou para a camisa, esboçou um sorriso e questionou: "está limpa?"

A disputa pelo título mundial está restrita a apenas dois postulantes. Com 94 pontos, Hamilton lidera com sete pontos de vantagem sobre o brasileiro Felipe Massa. O último capítulo da disputa será escrito no domingo, a partir das 15h, horário previsto para a largada do GP do Brasil, o último da temporada.

Antes de dar carona para um sorteado, Hamilton respondeu a seis perguntas dos jornalistas presentes. Próximo do encerramento do evento, o Repórter Vesgo, do Pânico na TV, também fez a sua gracinha.

O humorista desejou sorte, afirmou que todos no Brasil são fãs de Hamilton e que iriam torcer por ele no domingo, mas queria entregar um presente. O Repórter Vesgo jogou um gato preto de pelúcia e todos os presentes caíram na risada.

Constrangido, Hamilton foi 'socorrido' pelo mestre de cerimônias do evento, que não permitiu que o inglês pegasse o 'presente'. "A gente deixou eles entrarem. Constranger não constrange, mas tem que explicar para o piloto o que é que está acontecendo para que não pense que está passando por ridículo. Ele é assim simpático e não treina resposta", explicou Eduardo Bendziuf, gerente de marketing da Diageo, empresa dona da marca Johnnie Walker.

Após as brincadeiras, Hamilton deixou o local discretamente para seguir a programação do projeto Piloto da Vez. A campanha da Johnnie Walker em parceria com o UOL incentiva as pessoas a dirigirem com responsabilidade e escolher um motorista que abra mão da bebida para levar todos com segurança para casa.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

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Hamilton conta como seria uma conversa com Felipe Massa no táxi

Dois brasileiros tiveram o direito de ganhar uma carona de Lewis Hamilton pelas ruas de São Paulo nesta quinta-feira, em ação da campanha Piloto da Vez, promovida por uma fabricante de bebidas alcoólicas. Mas e se em lugar de Emerson da Silveira e Ana Cilene Silva o passageiro fosse Felipe Massa, seu único rival na disputa pelo título mundial de Fórmula 1?

Depois de hesitar um pouco antes de falar, o britânico, ao receber a pergunta, preferiu desconversar. "Nós não falaríamos sobre Fórmula 1. Eu perguntaria sobre a comida brasileira, a cultura daqui, essas coisas", afirmou o piloto da McLaren, que disse adorar vir ao Brasil.

Mas se a conversa dentro do carro não seria assim tão empolgante, o GP Brasil promete trazer emoções fortes. A última corrida do ano será responsável por definir o campeão da temporada, e Hamilton irá à pista com sete pontos de diferença para Massa, diferença considerável.

No ano passado, a situação era bastante semelhante: Hamilton tinha grandes chances de ficar com o título, mas cometeu erros na reta final do campeonato, ficou em sétimo em Interlagos e viu o troféu cair nas mãos de Kimi Räikkönen, que estava em terceiro no Mundial, a também sete pontos de distância.

As falhas do passado, no entanto, não assombram o britânico. Pelo menos é isso que ele diz. "Estou tranqüilo. No ano passado, eu cheguei aqui depois de ter feito uma corrida ruim na China, eu estava ansioso, nervoso, e não fiz uma boa prova", lembrou Hamilton. "Sei que será um final de semana difícil, mas temos boas chances. Amadureci muito nesse último ano".

Fonte: UOL Esporte
 

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Motor é preocupação para Lewis Hamilton

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Com tanta coisa a favor até se pode ser tentado a pensar que Lewis Hamilton tem já o título no bolso, mas as coisas não são bem assim. Como reza o ditado, "para terminar em primeiro, primeiro tens de terminar" e Lewis Hamilton deverá ter mesmo de concluir o G. P. do Brasil para se sagrar Campeão do Mundo desde que nada de anormal aconteça na corrida de Felipe Massa.

Até agora o seu McLaren MP4/23 tem sido duma fiabilidade assombrosa, pois não cedeu em nenhuma corrida. O inglês só não terminou no Canadá, quando acertou no Ferrari de Raikkonen na saída das boxes, mas também não marcou pontos no Bahrein, França e Japão depois de se ter envolvido em incidentes nas primeiras voltas de cada uma dessas corridas.

Nos três casos as esperadas recuperações nunca aconteceram, com Hamilton a parecer pouco combativo, como aliás acontecera já de forma clamorosa precisamente há um ano, no Brasil, quando recuperou posições depois dos problemas que teve nas primeiras voltas, mas nunca andou verdadeiramente ao nível dum piloto que necessitava de ir mais longe para garantir o título.

Pela lei das probabilidade, já vá sendo tempo de alguma coisa ceder no McLaren de Hamilton, até porque o MP4/23 de Kovalainen tem tido a sua dose de problemas de forma regular e esse é um pensamento que seguramente está a preocupar o inglês. Acresce que deste vez Hamilton vai ter de usar um motor já rodado em Interlagos - pois na última corrida do Mundial é proibido usar o "Joker" de troca de motor sem se ser penalizado - o que o deixará numa posição menos favorável do ponto de vista técnico.

Mesmo que os construtores o neguem, toda a gente sabe que quando um motor está na sua segunda corrida de utilização, os pilotos não têm autorização para usar o limite máximo de rotações durante toda a prova, para garantir a fiabilidade dos seus V8. Isto quer dizer que Hamilton vai ter no seu carro um motor menos potente do que aquele que vai equipar Kovalainen, o que numa pista que se situa a 800 metros de altitude, é sempre um problema.

Em Interlagos, devido à altitude, estima-se que os motores de Fórmula 1 perdem oito por cento da sua potência máximo, pelo que em vez dos habituais 800 cavalos, todos vão ter pouco mais de 730 cavalos à sua disposição. Com Hamilton forçado a reduzir as rotações a bem da fiabilidade, o inglês poderá ter uma desvantagem de 25 a 30 cavalos face aos seus rivais e isso numa pista com uma longa recta em subida pode ser um problema para o líder do Mundial se defender dos ataques dos outros.AS
 

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"Dejá vú" ou talvez não...

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Lewis Hamilton parte para a última etapa do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 com sete pontos de vantagem sobre Felipe Massa, os mesmos que tinha de avanço sobre Kimi Raikkonen nas mesmas circunstâncias e na mesma altura do ano passado. Isso tem levado muita gente a considerar que o inglês está na mesma situação do que a que viveu em 2007, mas essa é uma leitura um pouco superficial das coisas, pois existem diferenças importantes em relação ao que se passava há 12 meses.

Em primeiro lugar - e esse foi um factor muito importante a nível psicológico para Hamilton - é preciso não esquecer que em 2007 havia um terceiro piloto na luta pelo título - Fernando Alonso. O espanhol, totalmente isolado no seio da McLaren-Mercedes e a duas semanas de ser forçado a abandonar a equipa inglesa, estava na segunda posição do Mundial, a quatro pontos de Hamilton e três na frente de Raikkonen.

Conjuntura mais favorável

Por isso, se este ano o inglês só tem de preocupar-se em não perder mais do que seis pontos para Massa, em 2007 tinha de estar com "um olho no burro e outro no cigano", ou seja, marcar Raikkonen à distancia mas também garantir que não perdia mais do que três pontos para Alonso. Daí que este ano Hamilton esteja numa posição mais favorável do ponto de vista desportivo, mas as diferenças não se ficam por aqui.

A nível psicológico Hamilton também está numa posição muito mais tranquila do que aquela que viveu em 2007. Por um lado, e se no ano passado tinha o apoio total dos responsáveis da McLaren e da Mercedes, não vive num clima de guerrilha interna, pois nesta altura da temporada passada o inglês e Alonso não se falavam, não partilhavam informação e na pista tratavam-se como adversários ou quase como inimigos.

É claro que a nível técnico Hamilton até estava em vantagem, pois tinha acesso à telemetria de Alonso mas a inversa não era verdadeira, contava com o total apoio da equipa, mas nem por isso lhe deixava de faltar o acesso à experiência do bi-Campeão do Mundo, ao mesmo tempo que sabia que na pista estava por conta própria, pois o espanhol era o rival que mais queria bater e não um verdadeiro companheiro de equipa.

Este ano, pelo contrário, Hamilton conta não só com o apoio total da McLaren e da Mercedes, mas tem um companheiro de equipa que não lhe faz sombra, aceita perfeitamente o seu estatuto de segundo piloto e fará tudo o que estiver ao seu alcance para o ajudar a chegar ao título. É verdade que até agora o finlandês não conseguiu tirar pontos a Massa e só em Fuji ajudou Hamilton com uma estranha saída em frente na primeira curva, que forçou Massa a também seguir recto para não lhe bater, antes do nórdico dar um ligeiro toque no Ferrari de Raikkonen, que afectou a direcção do F2008. Uma manobra que escapou à atenção dos Comissários Desportivos, num dia em que até penalizaram de forma exagerada outros pilotos.

Tirando esse momento, Kovalainen tem estado demasiado longe de Hamilton e dos Ferrari para ser de utilidade para o seu companheiro de equipa, mas desta vez nem tem necessidade de o fazer, pois Hamilton depende de si próprio e até pode terminar apenas na quinta posição para garantir o título. A Kovalainen só poderá ser pedido um sacrifício se por qualquer razão o inglês se tiver atrasado e for necessário que o finlandês lhe ceda a posição nas ultimas voltas para lhe dar a possibilidade de marcar mais um ponto.

Motor é preocupação

Muitos pensam que o título está entregue a Lewis Hamilton, mas as coisas não são bem assim. Como reza o ditado, "para terminar em primeiro, primeiro tens de terminar" e Lewis Hamilton deverá ter mesmo de concluir o G. P. do Brasil para se sagrar Campeão do Mundo desde que nada de anormal aconteça na corrida de Felipe Massa.

Como estamos de nervos?

Todas estas considerações poderão ser muito interessantes, mas a verdade nua e crua é que só por erro seu ou da equipa é que Lewis Hamilton poderá perder este Mundial. É por isso que a pressão está toda do seu lado e já se viu que quando não está tranquilo na frente duma corrida, o inglês tem tendência a cometer erros ou a baixar os braços de forma acentuada, parecendo incapaz de combater as adversidades.

Tem bastado que alguma coisa lhe corra mal - perdendo posições no arranque, por exemplo - para que Hamilton desate a errar, pois no Bahrein entrou pela traseira do Renault de Alonso na pressa de o ultrapassar, em França, recuperando duma má posição na grelha - pela penalização imposta depois do acidente com Raikkonen em Montreal - exagerou na ultrapassagem a Vettel e foi penalizado por isso, enquanto em Fuji, na pressa de recuperar a posição perdida na largada, ia levando meio pelotão consigo para a escapatória da primeira curva.

Caso tudo lhe corra de feição, Lewis Hamilton poderá instalar-se confortavelmente na terceira posição que deverá ser sua em Interlagos, deixar os Ferrari fugir à vontade e controlar Alonso e os BMW - prováveis candidatos ao quarto posto, juntamente com Kovalainen - se ter de forçar o andamento para evitar erros ou problemas mecânicos.

Mas é inevitável que se pense que bastará um pequeno grão de areia entrar na engrenagem para que Hamilton se perca novamente, pois apesar das suas sucessivas declarações nos últimos meses, ainda não vimos nada na pista que nos tenha convencido que o inglês está mais maduro, mais tranquilo e adulto do que há um ano. Pode muito bem ser que isso aconteça já no domingo no Brasil, fazendo dele um merecido Campeão do Mundo.

Luis Vasconcelos
 

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GP do Canadá conhece futuro amanhã

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O GP do Canadá de Fórmula 1 irá conhecer amanhã um episódio decisivo, quando o governo da província de Montreal der a conhecer a sua decisão sobre o possível investimento na realização da prova em 2009.

Os responsáveis do governo daquela província canadiana encontraram-se a semana passada com Bernie Ecclestone, da Formula One Management (FOM), tendo saído da reunião encorajados com as conclusões dali retiradas.

No entanto, as dificuldades para recolocar a prova canadiana no calendário deixaram de ser apenas económicas, já que para além do dinheiro necessário para saldar a dívida à FOM, será preciso também encontrar outros promotores para o evento, na medida em que os anteriores organizadores renunciaram ao evento.

Um dos nomes mais falados para assumir o cargo é George Gillet, dono de uma das mais reputadas equipas de hóquei no gelo do Canada, os Montreal Canadiens, mas até agora ainda nada foi decidido nesse campo estando, naturalmente, dependentes do que será anunciado amanhã.

Gillet não é novato na organização de eventos de automobilismo, tendo sido um dos responsáveis pela organização da antiga prova de Champ Car em Denver. Para além disso, é ainda um dos proprietários da Gillett Evernham Motorsports Nascar Sprint Cup, que inscreve os carros de Kasey Kahne (Nº 9), Elliott Sadler (Nº 19) e AJ Allmendinger (Nº 10). Também Guy Laliberte, fundador do Cirque du Soleil, é falado como uma das hipóteses.AS
 

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Mallya pronto para indemnizar Ferrari

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Vijay Mallya, dono da Force India, referiu que está preparado para pagar uma indemnização à Ferrari, caso a equipa indiana passe a utilizar os motores da Mercedes no próximo ano, dando mais algumas pistas em relação ao que poderá acontecer com a equipa em 2009.

De acordo com Mallya, a Ferrari está a par de todas as negociações da Force India com a McLaren, e que uma eventual separação será feita de forma amigável, partilhando uma ideia já ontem referida por Adrian Sutil, piloto da equipa.

"A Ferrari e nós somos amigos muito, muito próximos e temos um excelente relacionamento. Dissemos-lhes exactamente o que pretendíamos. Estamos a discutir esses pontos", garantiu o bilionário indiano, acrescentando que "está tudo a decorrer de forma transparente".

"É, também, certo que qualquer que seja a razão do afastamento, será uma separação amigável. E nisso todos estamos de acordo", acrescentou Mallya, que não se preocupa em pagar mais para compensar eventuais prejuízos que a marca italiana já tenha tido a desenvolver mais motores para a próxima temporada.

"Não vamos ser ingratos. Se eles tiverem tido gastos por nossa causa, julgo que devemos pagar-lhe uma indemnização", disse, lembrando ainda que não sabe se a Ferrari estará disponível para fornecer o conjunto inteiro composto por motor, transmissão e KERS em 2009, o que não está previsto pelo actual acordo, com prejuízo para a competitividade da equipa.

"No final de contas, que sentido faz uma equipa ter um grande motor, um grande KERS e uma caixa de velocidades que é uma tentativa? É por isso que eu quero todo o conjunto, bom, testado e fiável de uma das duas equipas de topo", explicou o responsável da equipa de Silverstone, asseverando ainda que ninguém na fábrica tem o seu lugar em risco e que comprar partes externas não significa menos trabalho.

"Digo às pessoas em Silverstone que têm uma tarefa e que valorizamos o vosso trabalho e as vossas capacidades. Iremos usá-las, mas iremos usá-las de maneira mais eficaz para nos tornarmos uma melhor equipa e termos um carro melhor. Só porque decidi comprar um conjunto de transmissão de um construtor em particular, isso não quer dizer que eles fiquem sema nada para fazer", concluiu.AS
 

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Massa confiante no título

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Com a hora da decisão do título a aproximar-se, Felipe Massa afirmou estar "100% optimista" quanto ao título, mantendo a convicção de que o apoio do público poderá ser uma vantagem crucial no dia da corrida.

"O público ajuda-me. Sou um piloto local, sou brasileiro, e como tal, isso ajuda-me e estou certo de que as pessoas vão estar todas contra o Hamilton", disse Massa, numa conferência de imprensa da Shell, patrocinadora da Ferrari na Fórmula 1.

"As minhas esperanças estão altas. Preferia chegar aqui sete pontos à frente e não atrás, mas estou optimista", acrescentou o paulista, esperançado numa boa performance. "Espero ter uma boa corrida Quero vencer o campeonato mas o resto não depende de mim. O optimismo está sempre a 100%", referiu o piloto da Ferrari.

A hipótese de a chuva marcar presença em Interlagos também não preocupa Felipe Massa, que refutou as críticas de que tem sido alvo nas corridas à chuva, explicando que "há que estar preparado para as críticas".

"As pessoas dizem que não sei pilotar à chuva, mas quando eu corria em karts e fórmulas inferiores, ganhava quando chovia. Mas na Fórmula 1 tive muitas corridas à chuva. Mas o nosso monolugar sofre com temperaturas baixas, porque os pneus não tem a mesma aderência. Não só à chuva mas também em seco com temperaturas baixas", afirmou, lembrando que "no Mônaco, era o mais rápido na chuva pelo que não acredito nesse tipo de críticas".AS
 

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Red Bull de branco para última corrida de Coulthard

O escocês David Coultahrd fará no Brasil o seu ultima grande prémio. Para marcar esse momento, o seu Red Bull terá uma decoração especial, alusiva à Fundação Wings For Life, quase toda branca.

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Já em Interlagos, foram vistos diversos mecânicos da equipa a trabalhar num monolugar dominado pela cor branca. Apenas o nariz do RB4 apresenta alguma cor, graças a um círculo amarelo. Para além disso, as palavras "Wings For Life", fundação que se dedica à procura de cura para a paralisia espinal, apoiada pela Red Bull, marcam presença no monolugar.

Em declarações aos jornalistas, o escocês explicou que está a dedicar a última corrida "à visão de tornar a paralisia curável", referindo-se a todos os doentes paraplégicos.

No entanto, para poder alinhar com uma decoração diferente da do seu companheiro de equipa, David Coulthard (e a Red Bull) teve de contar com a aprovação unânime de todas as outras equipas. "Tivemos permissão de todas as outras equipas para competir com uma decoração independente, que julgo, será a primeira vez na Fórmula 1 moderna", acrescentou Coulthard.

Recorde-se que em 1999 a BAR Honda tentou inscrever dois monolugares com decorações diferentes, tendo sido proibida de o fazer pela FIA.

Quando os semáforos se apagarem em Interlagos, no domingo, Coulthard dará início à prova final de uma carreira que começou em 1994, com a ingrata tarefa de substituir Ayrton Senna, na Williams, tendo passado depois pela McLaren, de onde saiu em 2004 para a Red Bull.

AS
 

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Fernando Alonso: "Não tenho nada contra o Hamilton"

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Fernando Alonso explicou hoje que não tem nada de pessoal contra Lewis Hamilton, elucidando apenas que apenas não quer que seja o britânico a vencer o título.

"Não, não tenho nada contra ele. Já disse muitas vezes que tenho enorme respeito pelo Lewis e falamos um com o outro. No ano passado foi a mesma coisa. Se estivéssemos na sala de imprensa, falávamos os dois e não havia problemas", começou por explicar o piloto espanhol.

No entanto, para Alonso, o seu apoio estará sempre com outra equipa que não a McLaren. "Irei sempre preferir que outra equipa ganhe que não a McLaren", acrescentou, manifestando ainda a certeza de que o título não deverá fugir ao piloto britânico.

"O Lewis é o claro favorito. Está sete pontos à frente e aqui, se ele terminar a corrida, será suficiente para vencer o campeonato. Nos cinco primeiros (é fácil porque) ele é suficientemente rápido para vencer o campeonato", explicou.

Sobre a resolução do campeonato, Alonso não se manifestou preocupado com a hipótese de um acidente poder resolver a contenda para um dos lados. "Acho que nada vai acontecer, ou felizmente, nada irá acontecer. Não vejo possibilidades de alguém bater no Felipe ou no Lewis", referiu.AS
 

sneto2000

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Alonso é o mais rápido dos treinos de sexta no GP Brasil; Massa fica em 2º

A disputa do título é entre Felipe Massa e Lewis Hamilton, mas o espanhol Fernando Alonso tratou de roubar a cena no final do segundo treino livre e terminou com o melhor tempo desta sexta-feira no primeiro dia do GP Brasil de Fórmula 1.

Na tarde desta sexta-feira, o vencedor do GP da Cingapura e do Japão cravou o tempo de 1min12s296, superando o brasileiro Felipe Massa nos minutos finais do treino. O piloto da Ferrari terminou com a segunda melhor marca do dia, com 1min12s305, registrado de manhã, e o inglês da McLaren foi o quarto colocado no cômputo geral dos tempos desta sexta-feira.

Hamilton fez 1min12s495 na primeira sessão, no qual foi o segundo colocado, e só teve o tempo superado pelo italiano Jarno Trulli. O piloto da Toyota fez 1min12s435.

Alonso já admitiu a possibilidade de ajudar Massa na briga pelo título, mas o próprio brasileiro minimizou esta hipótese. "Que ele vá fazer um bom resultado pensando em mim, eu duvido", explicou. Mas os fãs do espanhol já veicularam inclusive um vídeo, divulgado pela internet, em que mostravam em um videogame uma batida de Alonso e Hamilton no Brasil.

Sete pontos atrás do inglês, Massa precisa vencer o GP Brasil ou ficar em segundo, e torcer para Hamilton não ficar entre os cinco melhores, no caso da primeira possibilidade, ou ser o oitavo, na segunda hipótese, para levar o título para o Brasil.

Companheiro de Massa, Kimi Räikkönen foi o quinto melhor do dia com a Ferrari, enquanto Heikki Kovalainen, da McLaren, terminou apenas em 13º. Já o brasileiro Nelsinho Piquet mostrou o bom desempenho da Renault com o oitavo lugar no cômputo geral dos dois treinos, e Rubens Barrichello foi o 16º.

O resultado só agradou o brasileiro da Ferrari, que destacou a boa performance da equipe nas duas sessões desta sexta-feira. "A equipe trabalhou bem. Pelo menos de olhar, o Hamilton sofreu para acertar o carro. Tomara que isso continue e que a gente tenha um fim de semana em que o carro continue evoluindo, como a gente fez do primeiro para o segundo treino de hoje (sexta-feira)", analisou.

Para ele, apenas o fato de ter ficado à frente do concorrente direto pelo título já é suficiente. "Em alguns treinos que eles foram bem, eles foram bem mais rápidos já na sexta. E hoje não. Isso é bem positivo", apontou.

Os carros voltam à pista de Interlagos neste sábado, às 11h (horário de Brasília), para o último treino livre. Três horas depois, será a vez do treino oficial para definir o grid de largada da corrida, que está programada para às 15h de domingo.

O treino da tarde
Diferentemente do treino da manhã, os carros aproveitaram o início da sessão para deixar os boxes. Os primeiros pilotos deram a impressão que a pista estava mais rápida, mas os principais nomes não conseguiram baixar seus tempos.

Os pilotos da McLaren se preocuparam mais em acertar o carro, testaram os diferentes compostos de pneus e sequer figuraram entre os cinco melhores em boa parte da atividade. A mesma preocupação tinha Kimi Räikkönen e Felipe Massa, que mesmo assim ainda obteve o melhor tempo do treino da primeira parte do treino, com 1min12s353.

Ele teve a concorrência de Jarno Trulli na primeira metade da atividade, mas teve vantagem de 0s082 para o piloto da Toyota. Após 45min do treino, muitos pilotos optaram por preparar o carro para a corrida e todos deram mais de 30 voltas na pista paulistana.

As emoções só voltaram nos minutos finais da atividade, quando Fernando Alonso conseguiu superar o tempo que Massa havia obtido no primeiro treino e terminou com a melhor marca do dia. No treino da tarde, o brasileiro foi o segundo melhor, seguido por Jarno Trulli (1min12s435), Kimi Räikkönen (1min12s600) e Mark Webber (1min12s650).

Hamilton foi apenas o nono colocado da sessão vespertina, com 1min12s827, enquanto o seu companheiro de equipe, Heikki Kovalainen, foi o 15º lugar. O brasileiro Nelsinho Piquet terminou na sétima posição, e Rubens Barrichello foi o 16º.

Veja abaixo os resultados do segundo treino livre:

1. Fernando Alonso - Renault, 1min12s296
2. Felipe Massa - Ferrari, 1min12s353
3. Jarno Trulli - Toyota, 1min12s435
4. Kimi Räikkönen - Ferrari, 1min12s600
5. Mark Webber - Red Bull, 1min12s650
6. Sebastian Vettel - Toro Rosso, 1min12s687
7. Nelsinho Piquet - Renault, 1min12s703
8. Nico Rosberg - Williams, 1min12s761
9. Lewis Hamilton - McLaren, 1min12s827
10. Kazuki Nakajima - Williams, 1min12s886
11. David Coulthard - Red Bull, 1min12s896
12. Robert Kubica - BMW, 1min12s971
13. Nick Heidfeld - BMW, 1min13s038
14. Timo Glock - Toyota, 1min13s041
15. Heikki Kövalainen - McLaren, 1min13s213
16. Rubens Barrichello - Honda, 1min13s221
17. Sébastien Bourdais - Toro Rosso, 1min13s273
18. Jenson Button - Honda, 1min13s341
19. Adrian Sutil - Force India, 1min13s428
20. Giancarlo Fisichella - Force India, 1min13s691

Fonte: UOL Esporte
 

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Massa sai satisfeito e acredita que Hamilton "sofreu" no treino

O brasileiro Felipe Massa perdeu nos últimos minutos o melhor tempo do dia no GP Brasil de Fórmula 1, mas deixou a pista de Interlagos satisfeito com o seu resultado. Ele terminou na segunda posição, com 1min12s305, em marca obtida pela manhã, apenas 0s009 mais lento que o espanhol Fernando Alonso, da Renault.

Massa gostou do acerto feito pela Ferrari, mas comemorou principalmente o que acredita ter sido uma dificuldade da McLaren. Após ser o segundo no treino matutino, Lewis Hamilton teve apenas o nono tempo do treino da tarde, sendo o quarto na soma das duas atividades. Heikki Kovalainen foi ainda pior e terminou em 13º lugar no dia.

"Pelo menos de olhar o Hamilton sofreu para acertar o carro. Tomara que isso continue e que a gente tenha um fim de semana em que o carro continue evoluindo, como a gente fez do primeiro para o segundo treino de hoje (sexta-feira)", disse Massa.

Na sua avaliação, o acerto do carro agradou e mostra um bom sinal para o GP deste domingo. "O carro se comportou bem, foi um ótimo dia. As coisas parecem que estão positivas para nós", lembrou o brasileiro.

O piloto da Ferrari protagonizou uma disputa acirrada com Hamilton no primeiro treino da sexta-feira, mas Massa acabou levando a melhor, com 1min12s305, enquanto o inglês fez 1min12s495. Na segunda sessão, o brasileiro só foi superado com Alonso (fez 1min12s353 em sua melhor volta no período) e o inglês acabou em nono, com 1min12s827.

Assim, Hamilton terminou o dia na quarta posição na classificação geral, atrás também do italiano Jarno Trulli, que fez 1min12s435 no segundo treino da sexta-feira com a Toyota. "É lógico que a gente tem uma reunião agora e vai entrar em detalhes, mas a gente trabalhou bem para acertar o carro", avaliou Massa.

O brasileiro ainda festejou o fato de ver Kimi Räikkönen logo atrás de Hamilton na soma dos tempos desta sexta. "Em alguns treinos que eles foram bem, eles foram mais rápidos já na sexta. E hoje não foi assim. Isso é bem positivo para nós", explicou. Há duas semanas, por exemplo, o inglês da McLaren dominou os dois treinos de sexta-feira, obteve a pole no sábado e venceu o GP da China com facilidade.

Fonte: UOL Esporte
 

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Namorada de Hamilton está em São Paulo

Nicole Scherzinger, namorada do piloto Lewis Hamilton, está em Interlagos e verá o inglês decidir o título de 2008 no próximo domingo.

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A integrante do grupo Pussycat Dolls desfilou pelo paddock paulistano nesta sexta-feira, mesmo durante o segundo e último treino livre do dia, e não quis dar entrevista.

Fonte: Tazio
 

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Coulthard espera muitas emoções para domingo

O escocês David Coulthard estava bastante descontraído para o início de seu último final de semana como piloto de F-1. O britânico brincou e afirmou que esperava muita emoção para o domingo, mas de preferência para depois da bandeira quadriculada.

"Acredito que já estou emocionado, mas penso que até domingo quando eu sair do carro e ver a bandeira quadriculada pela última vez eu sinta um sentimento diferente. E difícil, para qualquer um que deixa a categoria, imagino para Rubens que está a mais tempo que eu como é difícil," comentou Coulthard.

"Mas não estou parando por que não amo GPs de F-1 ou por que não amo correr, eu estou saindo por que chegou a minha hora é uma conseqüência natural das coisas, mas sei que no domingo quando sair do autódromo vou sentir muita falta," completou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

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Trulli: "mostramos um bom nível de competitividade"

Mesmo sofrendo com uma gripe, que lhe causou febre alta nesta 5ª-feira, Jarno Trulli (Toyota) foi um dos destaques desta sexta-feira nos primeiros treinos livres para o GP Brasil de F-1. O italiano fechou o dia como o terceiro mais rápido (1min12s435).

"Passei a quinta descansando para me recuperar", declarou Trulli. "Hoje já estava bem melhor e pude guiar sem problema algum. Tive uma boa sexta-feira no geral. Trabalhamos no acerto para a corrida e na escolha dos pneus", falou o italiano.

"Ainda temos algumas áreas para melhorar no carro", continuou o piloto da Toyota. "Mas, estou satisfeito e conseguimos mostrar um bom nível de competitividade", encerrou. O mais rápido da sexta-feira foi Fernando Alonso, da Renault, com a marca de 1min12s296.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

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Vettel está preocupado com a escolha dos pneus

O jovem alemão, Sebastian Vettel (Toro Rosso), falou sobre o primeiro dia os treinos-livres para a última etapa da temporada 2008 de F-1 que será realizada neste final de semana, em Interlagos.

Vettel que marcou o sétimo melhor tempo do dia explicou que as condições meteorológicas da pista paulistana não ajudaram, já que a instabilidade do tempo permaneceu durante toda a prática prejudicando diversos trabalhos inclusive a escolha dos pneus.

"As sessões de hoje foram um pouco complicadas devido a instabilidade do clima, muitas vezes a pista estava seca, mas algumas gotas não nos deixaram trabalhar bem. Acredito que conseguimos melhorar o carro na parte da tarde. Um das dificuldades em São Paulo será encontrar a definição do melhor tipo de pneu devido as condições climáticas," falou Vettel.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

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Alonso afirma que nem tudo foi perfeito

Fernando Alonso terminou o primeiro dia de treinos livres para o GP Brasil na frente, mas afirmou que seu carro ainda não está perfeito.

O espanhol voou no final da segunda sessão e marcou 1min12s296, apenas 0s009 à frente do tempo de Felipe Massa pela manhã.

"Creio que nós ainda podemos resolver algumas coisas no carro que não foram tão perfeitas e ver se conseguimos solucionar até amanhã", disse o bicampeão, que se mostrou satisfeito com o rendimento do R28.

"Fomos competitivos novamente aqui no Brasil. Ainda tem coisas a serem resolvidas, mas, no geral, não fomos mal."

Alonso não crê que a McLaren esteja atrás da Renault, apesar de não ter marcado os melhores tempos no segundo treino livre.

"Apesar da McLaren estar atrás, todas as vezes em que eles saíam para a pista eram constantes e faziam bons tempos. Então, eu acho que não mudou muita coisa", avaliou.

Ele afirmou que o objetivo na qualificação será estar na segunda ou na terceira fila. "É o máximo que desejamos. Os tempos estão muito próximos, então não podemos inventar", completou.

Fonte: Tazio
 

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Alonso condena site com comentários racistas sobre Hamilton

Apesar de ser um desafeto do inglês Lewis Hamilton, o espanhol Fernando Alonso disse que condena qualquer tipo de manifestação racista contra o piloto da McLaren, como a que foi feita por um site.

O bicampeão mundial disse ser contra este tipo de manifestação ao tomar conhecimento da existência de um site criado para ofender o líder do campeonato.

"Logicamente, é preciso condenar qualquer tipo de atitude racista, não só na Fórmula 1, mas no esporte em geral, já que infelizmente vemos isto no futebol e em outras modalidades", afirmou.

"O esporte não é uma boa vitrine para que esta gente tente se expressar. Condeno estes atos. Casos assim não podem acontecer nem no esporte, nem na vida", acrescentou.

Alonso afirmou que não viu e nem pretende acessar o endereço. Além disso, afirmou que não espera que ocorram novos casos de racismo na Fórmula 1.

"Quero pensar que isto não é verdade. Se for, tomara que seja a última vez", afirmou.

Fonte: UOL Esporte
 

sneto2000

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Nelsinho classifica treinos como positivos

Em sua primeira experiência no circuito de Interlagos com um carro de F-1, o piloto Nelsinho Piquet terminou a sexta-feira na oitava colocação com um tempo de 1min12s703, preparando-se para a última etapa da temporada de 2008.

O piloto explicou que não conseguiu desenvolver o programa definido por sua equipe devido a instabilidade climática no circuito de Interlagos hoje. No entanto o brasileiro classificou os treinos como positivos e disse que espera melhorar ainda mais no restante do final de semana.

"Não consegui dar muitas voltas hoje do jeito que esperava para conhecer melhor o circuito. As primeiras informações que temos são interessantes, pois a pista estava muito escorregadia e por isso não consegui obter muita velocidade. Mas no geral o resultado foi positivo," falou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

sneto2000

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Barrichello ainda espera evoluir no final de semana

Com o futuro indefinido dentro da equipe Honda, o brasileiro Rubens Barrichello terminou o primeiro dia de treinos-livres para o GP Brasil na 16ª colocação.

Contente por poder estar ao lado de seus amigos e familiares, o piloto disse que não teve problemas aparentes, mas como o carro não conseguiu trabalhar bem, espera solucionar as dificuldades para tentar uma boa prova no domingo.

"Para mim é um prazer correr este final de semana em Interlagos, principalmente na frente de amigos e familiares e dos fãs brasileiros. Tivemos suas sessões de testes simples sem problemas aparentes," disse.

"o entanto o carro ficou devendo desempenho. Faremos nosso melhor para estudarmos os dados coletados e amanhã quem sabe podemos tentar entrar no segundo grupo de classificação," encerrou.

Fonte: Amigos da Velocidade
 

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Raikkonen diz ter tido dia positivo e reforça ajuda

Quinto mais veloz da sexta-feira, Kimi Raikkonen avaliou positivamente os treinos iniciais do GP Brasil.

O piloto da Ferrari não quis tirar conclusões prematuras, mas afirmou que a Ferrari só teve uma dificuldade: a instabilidade meteorológica. Ele até rodou no S do Senna na primeira sessão em Interlagos.

"Foi um dia positivo para nós, embora seja ainda sexta-feira, o que significa que é muito cedo para tirar qualquer conclusão definitiva. Trabalhamos em nossa programação usual e tentamos vários acertos no carro. A única dificuldade teve a ver com o tempo, com chuva vindo ocasionalmente", disse.

O finlandês reiterou o objetivo de ajudar Felipe Massa na conquista do título: "Minha meta? Fazer meu próprio trabalho e ajudar a equipe a alcançar seus objetivos. Sei o que tenho de fazer para que isso ocorra".

Raikkonen encerrou a entrevista dizendo que a Ferrari precisa estar preparada para qualquer eventualidade.

Fonte: Tazio
 

sneto2000

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Chuva em Interlagos preocupa Ron Dennis, que tenta conter a ansiedade

As previsões cada vez mais concretas de que o GP Brasil acontecerá sob chuva no próximo domingo, às 15h (de Brasília), estão preocupando Ron Dennis, chefão da McLaren. Mais equilibrado neste final de temporada, o carro da escuderia pode perder a vantagem que leva sobre os monopostos da Ferrari se a pista de Interlagos estiver molhada. Principalmente considerando que Felipe Massa gosta de correr sob chuva.

Diante do cenário que se desenha, Dennis revelou durante entrevista na noite desta sexta-feira que seus engenheiros e mecânicos estão tentando descobrir a melhor maneira de lidar com o tempo ruim em São Paulo.

"Estou um pouco preocupado com a chuva. Vamos mudar um pouco o programa, talvez correr com mais combustível. No treino de hoje, passamos mais tempo tentando entender o carro e nos adaptando à situação", comentou, referindo-se às duas sessões livres realizadas nesta sexta. "Todas as equipes estão preocupadas com a aderência dos pneus, e estamos tentando tomar a melhor decisão".

Apesar da apreensão em relação ao clima e às condições da pista, Dennis esbanja otimismo ao falar sobre a decisão do título mundial. Lewis Hamilton está sete pontos na frente de Felipe Massa e tem grandes chances de faturar seu primeiro campeonato.

"Estou muito calmo, muito focado. Minha emoção está ausente nesse momento, e tenho que mostrar essa postura de controle para minha equipe", assegurou o chefe da McLaren. "A emoção não tem lugar antes de uma corrida, mas eu sei que vou comemorar no final".

Tanta certeza, no entanto, limita-se apenas ao Mundial de pilotos. Isso porque, no campeonato de construtores, a McLaren está em má situação diante da Ferrari. Os italianos estão a 11 pontos dos britânicos e estão bem próximos de seu 16º título, o terceiro consecutivo.

Fonte: Tazio
 

G@ngster

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Whitmarsh admite receio de problemas mecânicos

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Os responsáveis da McLaren estão preocupados com o cenário de um eventual problema mecânico vir a roubar o título a Lewis Hamilton no GP do Brasil. O mesmo foi confirmado por Martin Whitmarsh, presidente da McLaren F1, apesar de garantir que está confiante no triunfo do piloto britânico no Mundial.

"Se algum de nós dissesse que não estava nervoso quanto à fiabilidade não estaríamos a dizer toda a verdade, porque isso é possível. É uma preocupação", afirmou Whitmarsh ao Autosport.com, acrescentando que "o quer que aconteça, queremos olhar para trás na noite de domingo e dizer que fizemos tudo o que podíamos - e esperamos que o melhor resultado".

Antes de enviarem os monolugares para o Brasil, no entanto, todas as áreas potencialmente problemáticas foram revistas na fábrica, em adição a um novo esforço no que diz respeito a alguns desenvolvimentos no capítulo da aerodinâmica, com uma nova asa traseira.

"Foi feito tudo ao nível máximo que podíamos fazer. Há muita tensão, mas queremos uma corrida sem problemas - e foi feito muito trabalho nesse sentido. Ao mesmo tempo, trabalhámos muito no carro para o melhorar", referiu ainda o responsável da McLaren.

Para Whitmarsh, contudo, melhor do que vencer, o mais importante será terminar e obter um resultado que permita arrecadar o título: "As duas primeiras curvas são muito importantes e o tempo pode desempenhar um papel fundamental. Por isso, julgo que será uma tarde muito tensa para todos - e certamente no campo da McLaren e da Ferrari", disse.

Apesar de tudo, e das lembranças nefastas do ano transacto, Whitmarsh não sente dúvidas de que poderá sair do Brasil com um título. "Temos de olhar para o lado positivo. Lutamos pelos dois títulos, o que a maior parte das outras equipas não pode. Temos dois pilotos muito jovens, bons companheiros de equipa e sentimo-nos fantásticos enquanto equipa", enumerou.

Uma última palavra para Lewis Hamilton, cuja abordagem a este grande prémio voltou a ser elogiada, enaltecendo a sua confiança e a sua calma antes de uma corrida que é decisiva.AS
 

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FIA e McLaren insurgem-se contra "pinchalaruedadehamilton"

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A FIA e a McLaren condenaram hoje os comentários depreciativos contra Lewis Hamilton, que circulam pela Internet num website espanhol denominado "pinchalaruedadehamilton".

Ao que parece, os internautas do referido website - não forçosamente espanhóis, claro está - já geraram cerca de 20.000 comentários, muitos deles aviltantes para o piloto da McLaren.

"A posição da FIA é muito clara. A descriminação não pode ter lugar na nossa sociedade. Todos no nosso desporto se juntarão a nós na condenação destes comentários abusivos e detestáveis.", referiu um porta-voz da FIA.

Não é novidade para ninguém que Lewis Hamilton não ficou nada bem visto em Espanha, depois de todos os problemas com Fernando Alonso o ano passado, e depois dos insultos racistas em Barcelona, aquando de um teste de início de época, agora foi a vez de, num site espanhol, a aversão ao piloto inglês ter novamente vindo ao de cima, desta feita com um site com um título que não deixa margem para dúvidas: Acerta na roda do Hamilton.


AS
 

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David Coulthard: "Aceito que a minha viagem na F1 chegou à sua conclusão natural"

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Passaram catorze anos desde o início da carreira de David Coulthard na Fórmula 1. Estreou-se na disciplina, como se sabe, na Williams em 1994, no lugar do malogrado Ayrton Senna.

O primeiro ano foi de aprendizagem, mas em 1995 já lutava pelas vitórias. Venceu pela primeira vez no GP de Portugal, no Estoril, tornando-se no piloto mais jovem a conseguir um pole-position, vitória e volta mais rápida. Depois disso, na McLaren, venceu mais 12 corridas e em 2001 obteve o seu melhor resultado na categoria: vice-campeão. Ruma para a Red Bull em 2005, e no ano seguinte leva à equipa ao seu primeiro pódio, no GP de Mónaco em 2006. Subiu ao pódio vestido de Super-Homem! Agora, a três dias de se despedir da F1, nem ele próprio sabe muito bem o que vai sentir quando terminar a corrida do Brasil:

"Penso que só no domingo quando sair do meu carro saberei exactamente como me vou sentir. Espero que seja com a bandeira de xadrez que esta fase da minha vida chegue ao fim. Não para por ter deixado de gostar de guiar Fórmula 1, as aceito que a minha viagem chegou à sua conclusão natural.", referiu.AS
 

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Massa na frente nos primeiros treinos livres

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Felipe Massa começou o seu grande prémio caseiro ao ataque, tal como havia prometido, ao alcançar a primeira posição nos primeiros treinos livres, que decorreram sob um céu muito cinzento, com algumas pingas de chuva pelo meio.

O piloto da Ferrari demonstrou estar em bom nível (1m12.305s), ao efectuar uma serie consistente de voltas rápidas já perto do final da sessão, mas prevê-se mais uma luta intensa com o britânico Lewis Hamilton, que se cotou como o segundo mais veloz no final da sessão, a escassos 0.190s.

Em terceiro ficou Kimi Raikkonen, da Ferrari, a apenas 0.012s de Hamilton, o que demonstra o quão rápidos os Ferrari estão em Interlagos, mesmo com temperaturas mais baixas. O finlandês acabou por apanhar um pequeno susto a meio da sessão, quando choveu com maior intensidade no traçado brasileiro, ao efectuar um pião à saída do S de Senna, depois de pisar um dos correctores já molhados.

Robert Kubica colocou o seu BMW no quarto posto, um lugar na frente de Heikki Kovalainen, da McLaren, uma vez mais longe dos tempos do seu companheiro.

Fernando Alonso ficou em sexto, à frente de Mark Webber, da Red Bull, e de Nelsinho Piquet que, a jogar também em casa, ficou com o oitavo tempo. O top 10 ficou completo com Nick Heidfeld (BMW), também longe de Kubica, e por Timo Glock, que colocou o seu Toyota em décimo.

A disputar a sua última prova, David Coulthard não foi além do 18º tempo, apenas à frente dos dois Force India, que desta vez não puderam batalhar com os Honda, já que Barrichello foi 14º e Button 15º.

De notar ainda a má prestação de Sebastien Vettel, que foi o 17º, vendo-se batido por Bourdais, que foi o 13º.

1. Massa Ferrari 1m12.305s
2. Hamilton McLaren-Mercedes + 0.190s
3. Raikkonen Ferrari + 0.202s
4. Kubica BMW Sauber + 0.569s
5. Kovalainen McLaren-Mercedes + 0.620s
6. Alonso Renault + 0.756s
7. Webber Red Bull-Renault + 0.993s
8. Piquet Renault + 1.073s
9. Heidfeld BMW Sauber + 1.121s
10. Glock Toyota + 1.161s
11. Trulli Toyota + 1.295s
12. Rosberg Williams-Toyota + 1.316s
13. Bourdais Toro Rosso-Ferrari + 1.344s
14. Barrichello Honda + 1.371s
15. Button Honda + 1.461s
16. Nakajima Williams-Toyota + 1.501s
17. Vettel Toro Rosso-Ferrari + 1.531s
18. Coulthard Red Bull-Renault + 1.556s
19. Sutil Force India-Ferrari + 2.399s
20. Fisichella Force India-Ferrari + 2.516s

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